You are on page 1of 51

Escola de Administrao Fazendria

Prova 1 e Prova Discursiva

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO Concurso Pblico 2008

Cargo: ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE - CGU


Nome: N. de Inscrio

Instrues
123Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra para posterior exame grafolgico: (Martius) 456DURAO DAS PROVAS: 5 horas, includo o tempo para a elaborao da Prova Discursiva e para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 42 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

cursiva,

Sonhar preciso, agir na direo da realizao de um sonho fundamental.

789-

10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11 - A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12 - Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala. Quanto Prova discursiva: 1 - Identique-se apenas na capa da prova (pgina 15); sua prova discursiva no poder ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais identicadores. 2 - Use as folhas pautadas deste caderno para desenvolver sua prova discursiva. 3 - As folhas em branco, no nal do caderno, podero ser usadas para rascunho. 4 - No escreva no espao direita Reservado ao Examinador.

Boa prova!

LNGUA PORTUGUESA 1- Em relao s idias do texto, assinale a opo correta. Um tema objeto de alguns painis no recmencerrado Frum Econmico Mundial foi a desigualdade na distribuio de renda no mundo globalizado, mesmo durante o processo em que milhes de pessoas saram da pobreza na ltima dcada nas diversas partes do mundo emergente, da China Rssia e Amrica Latina. Muito alm dos aspectos puramente econmicos, o tema foi tratado como uma questo poltica, assim como cultural e mesmo emocional, j que a percepo de distribuio injusta seria mais importante do que uma medida puramente econmica. Se no for atacada, a questo da pobreza pode se transformar, segundo alguns especialistas, em uma crise mundial. Como exemplo, foi lembrado que a previso que a populao do globo vai ser de 12 bilhes por volta de 2100 e, se nada for feito, cerca de metade pode estar na pobreza, o que seria insustentvel. A melhora social propiciada pelo crescimento econmico generalizado, se por um lado demonstra as vantagens da economia globalizada, por outro estimula o aumento do consumo por populaes que estavam fora desse circuito, o que traz problemas na cadeia de distribuio de alimentos, e estimula o justo desejo por maior participao nos frutos do desenvolvimento, exacerbando a percepo da injustia na distribuio de renda, tanto entre pases quanto entre cidados. (Merval Pereira, O Globo, 31/01/2008.) a) O Frum Econmico Mundial ignora a desigualdade na distribuio de renda no mundo globalizado. b) Na ltima dcada, uma parcela insignicante da populao mundial saiu da linha de pobreza. c) A insero de parcela antes excluda das vantagens do desenvolvimento promove problemas na cadeia de distribuio de alimentos. d) O desejo de maior participao nos frutos do desenvolvimento atenua a injustia na distribuio da renda. e) As vantagens da economia globalizada so disfaradas pela melhora social propiciada pelo crescimento econmico.

2- Se havia alguma dvida sobre a forte desacelerao no ritmo de atividade da economia americana, os mais recentes pronunciamentos das autoridades monetrias entre as quais o prprio presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke e dados estatsticos deixaram claro que preciso car muito atento para o comportamento dos mercados nos Estados Unidos este ano. Um dos alertas foi a baixa gerao de empregos em dezembro. As autoridades esto preocupadas com o risco de recesso e isso j se reete nos programas dos pr-candidatos dos partidos Republicano e Democrata Casa Branca.
(O Globo, 15/01/2008 Editorial)

Subentende-se das idias e informaes do texto que a) no h mais crena na desacelerao da economia americana. b) a baixa gerao de emprego em dezembro refora a idia da desacelerao da economia americana. c) os dados estatsticos reforam a idia da acelerao da economia americana. d) os polticos no se preocupam com a situao recessiva da economia americana. e) as autoridades no deixam dvidas de que ser forte, este ano, o ritmo de atividade da economia americana. 3- Em relao s idias e estruturas do texto, assinale a opo correta. No embalo da dinmica mundial, talvez se justique rever a ironia que tem revestido a referncia ao Brasil como o pas do futuro. Com presena internacional crescente, um 5 quadro geral propcio na economia, iniciativas relevantes, dinamismo real em vrios setores e sendo objeto de apostas favorveis para um futuro visvel por parte de analistas presumidamente competentes e distantes da 10 briga poltica domstica e da correspondente atribuio de culpas e mritos, dir-se-ia que a promessa do pas comea a cumprir-se. Com todos os muitos problemas e as reservas que a idia envolve...
(Fbio Wanderley Reis, Valor Econmico, 14/01/2008.)

a) Estaria gramaticalmente correta a substituio de justique (. 2) por justica. b) As vrgulas aps crescente (.4), economia (. 5) e relevantes (. 6) tm a mesma justicativa gramatical.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 2 Prova Objetiva - 1

c) Infere-se do texto que a promessa implcita na expresso pas do futuro, aplicada ao Brasil, nunca se concretizar. d) Os analistas que estudam a situao do Brasil so indiscutivelmente competentes. e) Subentende-se das idias do texto que os analistas no acreditam no desempenho favorvel do pas. 4- Em relao ao texto, assinale a opo correta. preciso que sejam adotadas medidas indispensveis para dar continuidade ao crescimento, entre elas os investimentos necessrios nossa infra-estrutura (energia 5 eltrica, portos, rodovias e ferrovias), a melhoria no nvel da educao, aprovao das reformas tributria, sindical, previdenciria e trabalhista e a desburocratizao dos servios pblicos. Sem isso, estaremos condenados costumeira 10 gangorra de sempre, com nmeros bons num ano e ruins no outro, eternos dependentes dos humores da economia mundial. Ao contrrio do que previam os pessimistas, no nal do sculo passado, o processo de 15 globalizao est favorecendo o comrcio exterior de pases como o Brasil, que tem ainda muitas reas inaproveitadas para expanso da lavoura.
(Jornal do Commercio (PE), 12/01/2008)

a) Indivduos que no bebem nem se exercitam tm risco menor de apresentar doenas cardiovasculares do que os bebedores moderados sicamente ativos. b) A ingesto moderada de lcool combinada com atividades fsicas mostrou-se mais ecaz para a sade do corao do que a absteno alcolica somada inatividade. c) Manter-se sicamente ativo e beber moderadamente causam mais riscos na reduo de risco de doenas do corao do que abster-se de lcool mas freqentar academias de ginstica. d) Estudo dinamarqus revelou que a combinao de lcool, independentemente da quantidade ingerida, com exercitao fsica causa menos risco sade do que a no-ingesto somada inatividade. e) Combinar atividade fsica com lcool apresenta maior perigo para a sade do corao do que a exercitao moderada somada absteno alcolica. 6- Em relao ao texto, assinale a opo correta. Preocupados com o mau desempenho recente das exportaes do Brasil para os Estados Unidos, exportadores e especialistas em comrcio exterior prevem um perodo de 5 maiores diculdades para os prximos meses. O desaquecimento da economia americana a causa mais bvia que apontam de um menor crescimento das compras no Brasil. O favoritismo do Partido Democrata tambm 10 citado por alguns exportadores como um fator que pode dicultar as exportaes brasileiras, pois os democratas so considerados mais conservadores do que seus rivais republicanos em matria de comrcio exterior o que, 15 ressalve-se, nem sempre foi comprovado na prtica. Qualquer que seja o efeito prtico desses fatores sobre as exportaes brasileiras para o mercado americano, o governo brasileiro pouco ou nada poder fazer para cont-los.
(O Estado de S. Paulo, 13/01/2008, Editorial)

a) A substituio dos parnteses (. 4 e 5) por travesses prejudicaria a correo gramatical do perodo. b) O sinal indicativo de crase em costumeira (. 9) justica-se pela regncia de estaremos. c) A expresso costumeira gangorra (. 9 e 10) est sendo empregada em sentido denotativo. d) O emprego da primeira pessoa do plural em nossa (. 4), estaremos (. 9) indica que o autor fala em nome de um departamento do governo. e) A vrgula aps Brasil (.16) justica-se por ser a orao subseqente subordinada adjetiva explicativa. 5- Assinale a opo que reproduz corretamente as idias contidas no trecho abaixo. Estudo feito por cientistas dinamarqueses revelou que pessoas que bebem moderadamente e so sicamente ativas tm menor risco de morte por doenas cardiovasculares do que aquelas que no bebem e so inativas. Esta a primeira pesquisa a avaliar a inuncia combinada de atividades fsicas e de ingesto regular de lcool.

a) A forma verbal prevem(. 4) est no plural para concordar com Estados Unidos. b) A forma verbal apontam(. 7) est no plural para concordar com prximos meses. c) O termo pois(.12) pode, sem prejuzo para a correo gramatical, ser substitudo por porque, porquanto ou conquanto. d) Em do que seus rivais(.13) a eliminao de do prejudica a correo gramatical do perodo. e) Em cont-los(. 19), -los retoma o antecedente fatores.
3 Prova Objetiva - 1

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

7- Assinale a opo em que o trecho do Valor Econmico (15/01/2008 com adaptaes) apresenta erro gramatical. a) Vrias lies foram aprendidas com o apago de 2001 e no h dvida de que a situao em que o Pas se encontra para prevenir e enfrentar a eventual repetio de cortes forados de energia so muito melhores que as de sete anos atrs. b) H pelo menos dois anos o abastecimento de gs natural deixou de ser convel, e no ser pela proximidade de escassez de energia que o problema mudar de natureza. c) A questo da necessidade de medidas de economia de energia, sejam elas quais forem inclusive a que deveria ser item permanente de todos os governos, todos os anos: a racionalizao do uso , passou a ser encarada pelo governo como um desao. d) O modelo energtico atual privilegiou a garantia de fornecimento da energia e a modicidade tarifria para novos empreendimentos. Tem pontos fortes e fracos, como todos os modelos. Ele estatista e centralizador, sem que, por isso, esteja condenado inecincia. e) Ao contrrio, a previsibilidade de todo o sistema hoje maior, embora isto tampouco seja uma garantia de que as necessidades do futuro sero atendidas por medidas adequadas no presente. Se o planejamento for seguido risca, a situao da oferta do gs tem condies de melhorar em 2008. 08- O texto abaixo adaptado de O Estado de S. Paulo, 12/01/2008. Assinale o trecho que apresenta erro gramatical. a) Embora tenham registrado o expressivo crescimento de 49,2% em 2007, as vendas de mquinas agrcolas, no total de 38,3 mil unidades, ainda caram abaixo do recorde registrado em 2004, de cerca de 43 mil unidades. b) A Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores (Anfavea), que rene tambm os fabricantes de mquinas agrcolas, acredita que, na prxima safra, a atividade no campo se manter intensa, com aumento da rea plantada e da produo de gros. c) Prev que, neste ano, as vendas crescero cerca de 15% em relao s de 2007, resultado muito bom. As novas estimativas do governo para a prxima safra justicam a previso dos fabricantes.

d) Se ela se conrmar, as vendas do setor alcanaro, e provavelmente superaram, os nveis de 2002 e 2004, o perodo de melhor desempenho do setor em toda a histria, e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado. e) Os fabricantes de mquinas agrcolas confessam-se surpreendidos com os resultados de 2007. Esperavam o crescimento das vendas, mas como disse o vice-presidente da Anfavea para a rea de mquinas agrcolas, Milton Rego, o que surpreendeu foi o vigor da recuperao. 9- Assinale o trecho do texto adaptado do Jornal do Commercio (PE), de 12/01/2008, que apresenta erro de regncia. a) Depois de um longo perodo em que apresentou taxas de crescimento econmico que no iam alm dos 3%, o Brasil fecha o ano de 2007 com uma expanso de 5,3%, certamente a maior taxa registrada na ltima dcada. b) Os dados ainda no so denitivos, mas tudo sugere que sero conrmados. A entidade responsvel pelo estudo foi a conhecida Comisso Econmica para a Amrica Latina (Cepal). c) No h dvida de que os nmeros so bons, num momento em que atingimos um bom supervit em conta-corrente, em que se revela queda no desemprego e at se anuncia a ampliao de nossas reservas monetrias, alm da descoberta de novas fontes de petrleo. d) Mesmo assim, olhando-se para os vizinhos de continente, percebe-se que nossa performance inferior a que foi atribuda a Argentina (8,6%) e a alguns outros pases com participao menor no conjunto dos bens produzidos pela Amrica Latina. e) Nem preciso olhar os exemplos da China, ndia e Rssia, com crescimento acima desses patamares. Ao conjunto inteiro da Amrica Latina, o organismo internacional est atribuindo um crescimento mdio, em 2007, de 5,6%, um pouco maior do que o do Brasil.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

Prova Objetiva - 1

10- Assinale a opo que no serve de ttulo para o trecho abaixo por reproduzir erradamente informao a contida. Por trs dos nmeros recordes de gerao de emprego formal no governo Lula, o mercado de trabalho com carteira assinada avana em ocupaes de baixa escolaridade e salrios menores, enquanto, em nome da globalizao e dos ganhos de produtividade das empresas, posies mais bem remuneradas nas reas de superviso e gerncia tendem atroa.
(Soa, Julianna, Folha de S. Paulo, 6/1/2008, B1.)

c) Est no mesmo tempo e modo verbal de saibamos (. 5) a forma: adiremos, do verbo aderir. d) O adjetivo favorveis(.13) refere-se ao termo votos(. 12). e) Ocorre elipse do verbo funcionar no trecho ... e as tribunas no parlamento...(.14 e 15), que entendido assim: ...e as tribunas funcionam no parlamento... 12- As opes trazem propostas de continuidade ao trecho abaixo, diferentemente redigidas. Assinale a que contm erro de regncia e/ou de concordncia. Como ningum quer falar em aumento de impostos, todos se aferram expresso mgica: reforma tributria. O tema evoca um pas moderno, com distribuio mais justa dos valores arrecadados.
(Krieger, Gustavo. Agenda necessria e agenda possvel, Correio Braziliense, 7/1/2008, p. 4)

a) Baixa qualicao puxa alta do emprego b) Criao de vagas se deu em ocupaes que exigem menos qualicao c) Aumento de remunerao atinge as posies de trabalho globalizado d) Crescimento atual do emprego favorece mo-de-obra de baixa escolaridade e) Acanham-se no atual quadro de trabalho as funes de gerncia e superviso 11- Assinale a opo correta a respeito dos sentidos e dos elementos lingsticos do texto abaixo. Estamos nos deparando com uma cantilena a nos cobrar sobre o voto consciente. Quanto aos candidatos, todos so bons at que nos provem o contrrio. H muitos interesses em 5 jogo, preciso que saibamos distingui-los. Na campanha, algum nos falou que iria votar a favor ou contra a CPMF? Da mesma forma, algum nos disse que iria votar a favor da cobrana de contribuio ao aposentado? 10 um cheque em branco que ns damos aos partidos, que durante quatro anos iro manobrar os votos de suas bancadas, que nem sempre so favorveis ao povo que os elegeu. O povo funciona como massa de manobra, e 15 as tribunas no parlamento como um palanque poltico eleitoral. Na verdade, o que menos interessa o povo. (Antonio Pereira, Londrina (PR), Sr. Redator,
Correio Braziliense, 30/12/2007, p. 14.)

a) Bonito na retrica. Quando o assunto chega mesa de discusses, o clima muda. O governo federal no quer dividir seu caixa. Estados e Municpios sempre querem mais dinheiro. b) bonito at chegar mesa de discusses. A ningum quer perder. Ao contrrio: todos lutam para aumentar sua fatia do bolo. c) Tudo vai bem at o assunto chegar mesa de discusses. Unio, Estados e Municpios se digladiam para no perderem nenhuma partezinha do que arrecadam. O que querem mesmo ganhar mais. d) Todos concordam at se sentarem na mesa de discusses, quando se inicia os mais acalorados debates. Ningum quer perder. Estados e Municpios buscam aumentar seu quinho na nova diviso do dinheiro arrecadado. e) Falar em reforma tributria bonito. O xis da questo bot-la no papel, quando os interesses da Unio, Estados e Municpios se chocam na busca de uma fatia maior do bolo para cada um.

a) O autor do texto um missivista insatisfeito com o redator do Correio Braziliense. b) Esto includas na cantilena a que se refere o Sr. Antonio Pereira as mensagens eletrnicas enviadas pelo povo aos parlamentares pedindo-lhes para votarem contra a prorrogao da CPMF.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 5 Prova Objetiva - 1

13- Assinale a opo que reescreve as expresses sublinhadas no trecho abaixo com vocabulrio e morfossintaxe condizentes com a norma escrita formal da Lngua Portuguesa. Em sua ltima reunio, o Conselho Deliberativo da UNACON colocou em pauta as condies de trabalho de analistas e tcnicos em todas as regies do Brasil. Depois de ouvir o que atrapalhava o seu trabalho, (1) o Conselho deliberou encaminhar CGU um relato dessas diculdades, com sugestes para car mais fcil (2) as operaes de controle e nanas nos Estados. a) (1) Ao ouvir os tropeos que trazia bices no seu trabalho, (2) para deixar mais efetivo b) (1) Ao ter cincia das diculdades que se interpunham no decorrer das atividades, (2) para tornar mais viveis c) (1) Depois de saber que obstculos pelos quais passavam em seu trabalho, (2) de como desobstaculizar d) (1) Assim que tomaram conhecimento de tudo o que impedia a realizao do trabalho, (2) corretivas a efetivar e) (1) Cienticando-se dos entraves em prol do bom desempenho de suas atividades (2) evitveis desses entraves para 14- Os trechos abaixo constituem um texto (Leandro Konder, Jornal do Brasil,12/01/2008), mas esto desordenados. Ordene-os, indique a ordem dentro dos parnteses e assinale a opo que corresponde ordem correta. ( ) Para sublinhar sua deciso de uma recusa radical daquilo que acontecia no mundo germnico, modicou seu nome do alemo Karpfen para o francs Carpeaux. ( ) Sua vida tinha se tornado impossvel na ustria que Hitler tinha anexado Alemanha. ( ) Em agosto de 1939, Carpeaux chegou ao Brasil fugindo da Holanda, em companhia de sua mulher, dona Helena. ( ) Carpeaux, de fato, era catlico e tinha aspectos conservadores em seu pensamento. Mas a acusao era grotesca, pois o homem tinha vindo para c, fugindo do nazismo. ( ) Um grupo de jovens de esquerda, percebendo que Carpeaux, em seus artigos, criticava o marxismo-leninismo, acusou-o de ser um simpatizante do nazismo.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 6

a) b) c) d) e)

3,2,1,5,4 5,4,2,1,3 4,3,2,1,5 1,5,3,2,4 4,3,1,2,5

15- Assinale a opo em que o trecho foi transcrito com erro de pontuao. a) Ao longo dos ltimos anos, na reforma do Judicirio, o Congresso municiou o Supremo com ferramentas novas para imprimir maior eccia ao sistema. A corte, entretanto, as vem utilizando com certa timidez. b) A mais poderosa dessas armas o efeito vinculante. Trata-se de dispositivo que permite ao Supremo editar smulas xando jurisprudncia que deve obrigatoriamente ser seguida pelas instncias inferiores da Justia e pela administrao pblica. c) Criado em 2004 e regulamentado dois anos depois, o mecanismo s foi utilizado em trs ocasies, nenhuma delas envolvendo contedo muito controverso. d) Caminho semelhante segue o princpio da repercusso geral, que possibilita ao STF, recusar recursos extraordinrios e agravos em aes com baixa relevncia social, no entendimento da maioria dos ministros. e) Associadas, a edio de novas smulas vinculantes e a excluso das matrias sem repercusso geral teriam o condo de livrar o Judicirio de milhares de processos repetitivos, cujo desfecho j conhecido de antemo.
(Folha de S. Paulo, 2/2/2008)

Prova Objetiva - 1

ATENO
Somente responda as questes de lngua INGLESA se esta tiver sido sua opo, quando de sua inscrio. LINGUA INGLESA Your answers to questions 16 to 18 must be based on the text below entitled Land of Promise:
Land of Promise Source: www.economist.com/specialreports April 12th 2007 (Adapted)

d) not as stable. e) the least steady. 18- In paragraph 3, progress and inertia are cited as the two a) complementary forces in Brazils promising future. b) opposing forces in the Brazilian battleground. c) foes of Brazils past growth as a world economy. d) forces that triggered Brazils economic growth. e) realities which are likely to coexist in Brazils economic scenario. Your answers to questions 19 to 21 must be based on the text below entitled Brazils president is wildly popular:
Brazils President is Wildly Popular Source: Special Double Issue Newsweek Dec 31st, 2007/ Jan 7th, 2008 (Adapted)

In 2003 Goldman Sachs, an investment bank, selected Brazil, along with Russia, India and China, as one of the BRICs- the developing countries that would share dominance of the world economy by 2050. In some ways Brazil is the steadiest of the BRICs. Unlike China and Russia it is a full-blooded democracy; unlike India it has no serious disputes with its neighbours. It is the only BRIC without a nuclear bomb. The Heritage Foundations Economic Freedom Index, which measures such factors as protection of property rights and free trade, ranks Brazil (moderate free) above the other BRICs (mostly unfree). One of the main reasons why Brazils growth has been slower than Chinas and Indias is that Brazil is richer and more urbanized. The survey will argue that disgruntlement persists because Brazil is a battleground between progress and inertia. Since independence was proclaimed by the son of the Portuguese king, Brazil has been adding layer upon layer of change rather than sweeping away the old and starting afresh. 16- In paragraph 1, four countries are referred to as a) unlikely to play a key role in the world economic scenario. b) the slowest-growing economies of the present. c) likely to dominate the world economy in the future. d) the fastest-growing economies over the past 50 years. e) being todays richest and most prosperous economies. 17- In paragraph 2, the author compares Brazils growth to Chinas and Indias and, therefore, denes it as a) not being as fast. b) dependent on the latter. c) unexpectedly higher.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 7

For Brazilian President Luiz Incio Lula da Silva, 2007 has been a good year. The economy is surging, even as the United States shows signs of weakness. Rising real wages, school enrollments and life expectancy have nally nudged Brazil into the United Nations elite of high human development nations. One by one Lula has seen top aides and allies fall to corruption scandals, but so far nothing seems to dim his aura. Now some of Lulas most ardent devotees in the ruling Workers Party (PT) are even pushing to change the Constitution to allow him to run for a third consecutive term in ofce. All the stars are aligned, says Walter Molano, a specialist in emerging markets with BCP Securities. 19- The opening sentence of the text refers to the year of 2007 as having been a) challenging. b) lost. c) positive. d) negative. e) gloomy. 20- The text reports that the Brazilian economy is surging. In other words, a) b) c) d) e) its scenario had urged caution. its growth has been slowing down. it will emerge in the near future. it is undergoing a process of growth. its development has been hindered.
Prova Objetiva - 1

21- According to the text, the Brazilian President a) could have run for a third consecutive term. b) might have to face a second consecutive term in ofce. c) must have run for a third term. d) ought to have faced a second election round. e) is not currently allowed to run for a third consecutive term.

d) presiona el volumen de crdito bancario. e) est bajo el inujo de los precios energticos y alimenticios. 17- De acuerdo con el texto, para los tcnicos de Gestha, el diferencial de precios espaol con respecto al de la zona euro: a) afecta la capacidad econmica para adquirir bienes y servicios. b) se estima en un 23% del PIB espaol. c) eleva la capacidad exportadora del pas. d) ha estimulado la circulacin de dinero ilegal. e) supone un aumento de los ingresos.

ATENO
Somente responda as questes de lngua ESPANHOLA se esta tiver sido sua opo, quando de sua inscrio. LNGUA ESPANHOLA EL IPC DE ESPAA Para el Cuerpo de Tcnicos de Gestin de la Hacienda Pblica (Gestha), el repunte de la inacin armonizada (4,3% en tasa interanual) y el consecuente diferencial de la economa espaola respecto a la media de la zona euro (1,2 puntos) no se deben a la dependencia energtica de ese pas y al encarecimiento de los alimentos, sino al mayor porcentaje de economa sumergida (estimada en el 23% del PIB, frente a la media europea de 10%) y al exceso de dinero negro en circulacin existente en Espaa (56.438 millones de euros). Desde la entrada en funcionamiento del euro, el volumen de crdito bancario en Espaa dobla ya al del resto de los pases con la misma moneda. Gestha opina que este nivel de economa sumergida agrava el diferencial de precios con respecto al de la zona euro, lo cual merma el poder adquisitivo unos diez puntos por encima de otros pases europeosy la competitividad del comercio exterior, que sita a Espaa a la cabeza del dcit del PIB exterior mundial. Los Tcnicos de Hacienda proponen un aumento de los ingresos, una reduccin del fraude scal y la economa sumergida, a lo que hay que sumar una rebaja especca del IRPF. (El Mundo. Espaa, 16.01.08) 16- En el texto se dice que la tasa inacionaria espaola: a) rebasa la media europea. b) es menor que la media de la zona euro. c) ha aumentado.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 8

Vigilancia del erario cuesta La Secretara de la Funcin Pblica (SFP) prev un gasto de 122 millones 66 mil pesos para sus labores de auditora del erario pblico federal. Eso representa 8% de sus recursos, pues el presupuesto global de la dependencia, a cargo de Salvador Vega Casillas, es de mil 520 millones 601 mil 500 pesos para 2008. El gobierno federal destina ms de 3 mil millones de pesos anuales a scalizacin y cada ocina gubernamental con un rgano interno de control (OIC) debe pagar su operacin de su presupuesto, aunque su autoridad mxima es la SFP. En la administracin pblica federal encabezada por la Presidencia de la Repblica existen 212 OIC, es decir, uno por cada dependencia federal. De enero a junio de 2006, el costo de esos rganos fue de mil 811.7 millones de pesos; para el mismo periodo de 2007 pas a mil 796 millones de pesos, segn informacin de la SFP. Para 2008 an no hay datos sobre el gasto de los 212 OIC; sin embargo, a partir de datos de los dos aos previos se inere un gasto anual de alrededor de 3 mil millones de pesos, integrando el presupuesto de la SFP y el costo de los OIC. Segn la SFP una de las funciones centrales de la Secretara es reforzar los mecanismos de scalizacin para mejorar la gestin pblica.
(El Universal, Mxico, 11.01.08)

Prova Objetiva - 1

18- De acuerdo con el texto, la Secretara de la Funcin Pblica (SFP) de Mxico prev: a) gastos menores en 2008. b) menos del 10% de sus recursos para scalizar el tesoro pblico. c) recursos adicionales para scalizar el erario. d) ms de tres billones de pesos para auditora. e) un aumento de sus dependencias. 19- En el contexto del texto y sin ninguna alteracin de signicado o estructura, la palabra aunque puede ser sustituida por: a) b) c) d) e) mientras. pese a. pero. entretanto. ms.

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 22- Trs meninos, Pedro, Iago e Arnaldo, esto fazendo um curso de informtica. A professora sabe que os meninos que estudam so aprovados e os que no estudam no so aprovados. Sabendo-se que: se Pedro estuda, ento Iago estuda; se Pedro no estuda, ento Iago ou Arnaldo estudam; se Arnaldo no estuda, ento Iago no estuda; se Arnaldo estuda ento Pedro estuda. Com essas informaes pode-se, com certeza, armar que: a) Pedro, Iago e Arnaldo so aprovados. b) Pedro, Iago e Arnaldo no so aprovados. c) Pedro aprovado, mas Iago e Arnaldo so reprovados. d) Pedro e Iago so reprovados, mas Arnaldo aprovado. e) Pedro e Arnaldo so aprovados, mas Iago reprovado. 23- Maria foi informada por Joo que Ana prima de Beatriz e Carina prima de Denise. Como Maria sabe que Joo sempre mente, Maria tem certeza que a armao falsa. Desse modo, e do ponto de vista lgico, Maria pode concluir que verdade que: a) Ana prima de Beatriz ou Carina no prima de Denise. b) Ana no prima de Beatriz e Carina no prima de Denise. c) Ana no prima de Beatriz ou Carina no prima de Denise. d) se Ana no prima de Beatriz, ento Carina prima de Denise. e) se Ana no prima de Beatriz, ento Carina no prima de Denise. 24- Sabendo que e que , ento o valor da expresso cos(x - y) igual a:

20- En el texto se dice que los rganos internos de control mexicanos: a) b) c) d) e) generan recursos propios. dependen del presupuesto de la SFP. costarn 3 mil millones de pesos en 2008. funcionan en cada ocina federal. estn desvinculados de la SFP.

Sin embargo, la hipottica integracin de los diversos bancos confederados no es ni mucho menos fcil. Un ejemplo: la remuneracin media en el Banco Exterior es la ms alta de la banca, un 30% superior a la media. En este contexto, si se propusiera la fusin sin ms del Exterior y Caja Postal, lo lgico es que los empleados de esta ltima entidad quisieran igualarse, y no precisamente por debajo, con los de la primera. REAL ACADEMIA ESPAOLA: Banco de datos (CORDE) [en lnea]. Corpus diacrnico del espaol. <http://www.rae.es> [Consulta del 20.01.08] 21- En el contexto del texto la palabra propusiera signica que la fusin: a) b) c) d) e) se haba propuesto. no se habra propuesto. se propuso. se propondr. no se ha propuesto.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

Prova Objetiva - 1

25- Qualquer elemento de uma matriz X pode ser representado por xij, onde i representa a linha e j a coluna em que esse elemento se localiza. A partir de uma matriz A (aij), de terceira ordem, constri-se a matriz B(bij), tambm de terceira ordem, dada por:

CONHECIMENTOS GERAIS 28- Na explosiva e irrequieta dcada de 1960, a cultura brasileira no cou imune ao processo histrico vivido pelo pas e pelo mundo. No mesmo contexto de um teatro politicamente engajado, surgiam o i-i-i e um movimento que se singularizava por suas inovadoras propostas estticas. Combinando elementos arcaicos e de vanguarda, urbanos e perifricos, esse movimento reunia artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Z, Capinam e Torquato Neto, entre outros. Trata-se do (da) a) b) c) d) e) Modernismo. Tropicalismo. Samba de raiz. Jovem Guarda. Bossa Nova.

Sabendo-se que o determinante da matriz A igual a 100, ento o determinante da matriz B igual a: a) b) c) d) e) 50 -50 0 -100 100

26- Uma empresa de consultoria no ramo de engenharia de transportes contratou 10 prossionais especializados, a saber: 4 engenheiras e 6 engenheiros. Sorteando-se, ao acaso, trs desses prossionais para constiturem um grupo de trabalho, a probabilidade de os trs prossionais sorteados serem do mesmo sexo igual a: a) b) c) d) e) 0,10 0,12 0,15 0,20 0,24

29- H cem anos morria Machado de Assis, considerado o maior escritor brasileiro e um dos maiores expoentes da lngua portuguesa. De sua obra literria, em que sobressaam os romances e as crnicas de na sensibilidade e de aguda percepo da realidade, destacam-se as que se seguem, exceto: a) b) c) d) e) Iai Garcia. Dom Casmurro. Memrias pstumas de Brs Cubas. Memrias de um sargento de milcias. A mo e a luva.

27- Um quadriltero convexo circunscrito a uma circunferncia possui os lados a, b, c e d, medindo (4 x - 9), (3 x + 3), 3 x e 2 x, respectivamente. Sabendo-se que os lados a e b so lados opostos, ento o permetro do quadriltero igual a: a) b) c) d) e) 25 30 35 40 50

30- Entre 1945 e 1964, o Brasil conheceu difcil e complexa experincia democrtica, cujo eplogo foi o golpe de estado que derrubou o governo Goulart. Aps duas dcadas de regime autoritrio, inicia-se nova fase democrtica que tem na Constituio de 1988 seu marco jurdico-poltico. Relativamente trajetria histrica do Brasil contemporneo, assinale a opo correta. a) O nico perodo entre 1945 e 1964 que esteve imune a crises, inclusive militares, foi o de Juscelino Kubitschek, qinqnio marcado pelo xito do Plano de Metas, responsvel pelos 50 anos em 5 que consagraram seu governo. b) A queda de Joo Goulart, em 1964, deveu-se, antes de tudo, intransigncia do presidente em se recusar a promover as reformas de que o pas carecia, as denominadas Reformas de Base, tese defendida pelas Foras Armadas. c) De Castelo Branco a Joo Figueiredo, o regime militar pautou-se pela continuidade e pela integral uniformidade de projetos e de aes, tanto no plano da poltica interna quanto no das relaes exteriores.
10 Prova Objetiva - 1

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

d) A eleio direta que consagrou a trajetria do experiente poltico mineiro Tancredo Neves assinalou o m do regime militar, com a reabertura do Congresso Nacional e a decretao da anistia. e) Denida como Constituio cidad por Ulysses Guimares, a Carta de 1988 completa 20 anos tendo sofrido diversas modicaes, inclusive a que permite a reeleio para cargos executivos. 31- O Brasil ostenta hoje um dos mais altos ndices de urbanizao que o mundo conhece, superior a 80% segundo o Censo mais recente. Entre outros aspectos, chama ateno a rapidez com que se deu o processo de transformao de uma sociedade tradicionalmente rural em urbana. A respeito desse processo, assinale a opo correta. a) A construo da nova Capital, Braslia, na regio central do Pas, inscreve-se no Plano de Metas de JK (a meta-sntese) e tambm se subordina ao projeto de interiorizao do desenvolvimento nacional, historicamente ligado regio litornea. b) H consenso de que a urbanizao foi decisiva para a eliminao do quadro de desigualdade regional e social que historicamente caracterizou o Brasil, fenmeno que se explica pela expanso das oportunidades de emprego e de educao nas cidades. c) A urbanizao do Brasil contemporneo fugiu ao modelo caracterstico do chamado Terceiro Mundo, pois que assentado no planejamento e, no geral, atento s necessidades de saneamento bsico e de infra-estrutura de transporte, moradia e de educao, apesar de decincias pontuais na rea de sade pblica. d) Passada a fase inicial, quando surgiram algumas poucas metrpoles, com So Paulo e Rio de Janeiro frente, o atual cenrio urbano brasileiro caracteriza-se pela concentrao populacional nas capitais e pelo esvaziamento demogrco e econmico das cidades localizadas no interior. e) Diferentemente do ocorrido na maioria dos pases, a urbanizao brasileira se deu independentemente de transformaes econmicas, isto , malgrado a persistncia da base econmica assentada no campo, as cidades se multiplicaram e cresceram em face do xodo rural.

32-Pode-se armar que a denominada globalizao, ainda que centrada na economia, a ela no se reduz, e promove a conexo dos mais diversos setores da vida contempornea. Assim, em que pese a singularidade de cada pas e de cada cultura, determinados temas acabam por entrelaar o planeta. Considerando essa realidade e a posio do Brasil no panorama mundial contemporneo, assinale a opo correta. a) A questo ambiental adquire crescente importncia na agenda mundial e o temor de que a natureza possa sofrer impactos ainda mais danosos coloca em campos opostos os governos nacionais, comprometidos com o desenvolvimento sustentvel, e a opinio pblica, vida por oportunidades de trabalho a qualquer preo. b) Em pelo menos um ponto h indiscutvel consenso entre o Estado brasileiro e o movimento ambientalista nacional e mundial, em suas distintas vertentes: o agronegcio e a expanso da fronteira agrcola no pas no oferecem risco ao meio ambiente, pois preservam as reas de orestas nativas, como atestam recentes monitoraes por satlite. c) Entre aspectos marcantes do cotidiano brasileiro, destaca-se a questo educacional: embora o Pas tenha praticamente universalizado o acesso a um dos nveis da educao bsica o ensino fundamental, nica etapa de escolaridade obrigatria nela ainda persiste o quadro de decincia, de que so exemplos os altos ndices de repetncia. d) Provavelmente em face da repercusso negativa que causaria imagem do Brasil no exterior, o Congresso Nacional no conseguiu instalar a Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) que examinaria a atuao de organizaes no-governamentais (ONGs) no Pas, algumas das quais estrangeiras e com forte presena na Amaznia. e) Com a inao controlada em nveis satisfatrios, o Brasil encontra diculdades para inserir-se na economia global, fato que se manifesta nas sucessivas derrotas que sofreu em controvrsias arbitradas pela Organizao Mundial do Comrcio (OMC) e por sua frgil presena no mercado mundial de commodities.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

11

Prova Objetiva - 1

ADMINISTRAO PBLICA 33- Indique a opo que completa corretamente as lacunas das frases a seguir: H trs modos pelos quais historicamente se formam os Estados: Os modos ______________ em que a formao inteiramente nova, o Estado nasce diretamente da populao e do pas; os modos _____________, quando a formao se produz por inuncias externas e os modos ______________, quando vrios Estados se unem para formar um novo Estado ou quando um se fraciona para formar um outro. a) b) c) d) e) originrios derivados secundrios derivados contratuais originrios contratuais derivados naturais naturais originrios derivados secundrios naturais originrios

d) Coordenao especializao, hierarquia e centralizao. e) Controle impessoalidade, hierarquia e formalismo. 37- Considerando a diferenciao conceitual para ns didticos dos modelos patrimonialista, burocrtico e gerencial da administrao pblica no Brasil, selecione a opo que conceitua corretamente o modelo burocrtico de gesto. a) Estado centralizador, onipotente, intervencionista e espoliado por uma elite que enriquece e garante privilgios por meio de excluso da maior parte da sociedade. b) Estado centralizador, prossional e impessoal que busca a incorporao de atores sociais emergentes e estabelece normas e regras de funcionamento. c) Estado desconcentrado que privilegia a delegao de competncias para os municpios e foca o controle social de suas aes. d) Estado coordenador de polticas pblicas nas trs esferas da federao, visando desburocratizao dos processos governamentais. e) Estado descentralizado que tem como foco de suas aes o contribuinte, que visto como cliente dos servios pblicos. 38- Apesar da heterogeneidade de situaes que caracterizam a administrao pblica brasileira nos diferentes nveis de governo, a Unio tem promovido reformas em sua estrutura para fazer face aos processos de industrializao e crise scal do Estado. A modernizao da administrao pblica por meio do uso de instrumentos prprios da gesto de empresas privadas, a criao de uma administrao indireta com procedimentos prprios de contratao e gesto de funcionrios e de processos de compras pblicas so caractersticas presentes ........ Selecione a opo que completa corretamente a frase acima. a) b) c) d) na criao do DASP. na criao de Agncias Reguladoras. na formao do Estado brasileiro. nas aes implementadas a partir do Decreto-Lei 200. e) no alinhamento ao Estado mnimo.

34- O movimento que incorporou gesto pblica caractersticas como a competio na prestao de servios, a perspectiva empreendedora, a descentralizao, o foco em resultados e a orientao para o mercado denominado: a) b) c) d) e) Patrimonialista. Governana Corporativa. Reinventando o Governo. Administrao Pblica Societal. Ps-Burocrtico.

35- Indique a opo que no apresenta uma caracterstica da administrao pblica gerencial. a) Uso de indicadores de desempenho transparentes. b) Disciplina e parcimnia no uso dos recursos. c) Descentralizao administrativa. d) Administrao prossional, autnoma e organizada em carreiras. e) nfase nas prticas de controle dos processos. 36- Indique a opo que apresenta respectivamente o objetivo central do modelo burocrtico de gesto e suas principais caractersticas. a) Qualidade prossionalismo, transparncia e especializao. b) Produtividade hierarquia, descentralizao e padronizao. c) Ecincia padronizao, descentralizao e autonomia.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 12

Prova Objetiva - 1

39- O Estado moderno constitudo de trs poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio, que podem estar nitidamente separados ou no em funo do sistema de governo adotado. Escolha a opo correta. a) No parlamentarismo, o sistema de governo monrquico. b) No presidencialismo, o chefe de governo escolhido pela Assemblia Legislativa. c) No parlamentarismo, o monarca exerce a chea do Estado e do governo. d) No parlamentarismo, h uma ntida separao entre a chea de Estado e de governo. e) No presidencialismo, os poderes Executivo e Legislativo esto nitidamente separados. 40- Durante a crise do Estado dos anos 1980 e 1990, palavras e expresses foram forjadas para possibilitar o entendimento de suas diferentes dimenses e propiciar a busca de solues. Neste contexto, quando um governo est preocupado em legitimar decises e aes se diz que ele est buscando maior ........... Complete a frase com a opo correta. a) b) c) d) e) governabilidade. efetividade. governana. accountability. ecincia.

42- No mbito da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, foram previstas instituies privadas, sem ns lucrativos com nalidade pblica. A qualicao de uma organizao por meio de Termo de Parceria, por sua iniciativa, visando ao fortalecimento da esfera pblica no estatal e o aumento do estoque de capital social so caractersticas inerentes a ............Escolha a opo correta. a) Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico. b) Organizaes no-Governamentais. c) Organizaes Sociais. d) Organizaes Sociais de Classe. e) Organizaes a Servio do Interesse Pblico.

41- Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, instituiu-se novos modelos organizacionais visando modernizao da gesto da administrao pblica: agncias executivas e agncias reguladoras. Selecione, do ponto de vista conceitual, a opo correta. a) Agncias reguladoras so criadas por determinao do Presidente da Repblica. b) As atividades das agncias executivas so denidas por Lei pelo Congresso Nacional. c) Agncias reguladoras esto sujeitas mudana de governo. d) A nalidade das agncias executivas prestar servios pblicos exclusivos do Estado. e) Os dirigentes das agncias reguladoras so de livre nomeao e exonerao do Presidente da Repblica.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

13

Prova Objetiva - 1

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Escola de Administrao Fazendria

Gabarito

1
Nome:

Prova 2

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO Concurso Pblico - 2008

Cargo: ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE - CGU


N. de Inscrio

Instrues
12Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra para posterior exame grafolgico: (Martius) 567DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova.

34-

cursiva,

O que nos faz diferente a paixo com que realizamos nossos sonhos .

89-

10 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 11 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 12 - A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 13 - Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

Boa prova!

DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - Assinale a nica opo que esteja em consonncia com os direitos e deveres individuais e coletivos assegurados pela Constituio. a) A recusa de ocial do registro civil de registrar tambm no nome do companheiro lho de pessoa que no seja casada, quando a mulher comparecer sozinha para fazer o registro da criana, no viola a igualdade de homens e mulheres em direitos e obrigaes nos termos da Constituio. b) livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientca e de comunicao, observados os limites estabelecidos pela censura e obteno de licena nos termos da lei. c) So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a pagamento pela utilizao devidamente autorizada e o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. d) Nenhuma pena passar da pessoa do condenado, mas a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens vai at o limite do valor do patrimnio dos sucessores. e) A prtica do racismo constitui crime inaanvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei. 2 - A Repblica Federativa do Brasil possui fundamentos e as relaes internacionais do Pas devem ser regidas por princpios. Assinale a nica opo que contempla um fundamento da Repblica e um princpio que deve reger as relaes internacionais do Brasil. a) Soberania e dignidade da pessoa humana. b) Prevalncia dos direitos humanos e independncia nacional. c) Cidadania e valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Pluralismo poltico e repdio ao terrorismo e ao racismo. e) Defesa da paz e soluo pacca dos conitos. 3 - O Estado brasileiro tambm regido por um princpio de estatura constitucional que visa a impedir que sejam frustrados os direitos polticos, sociais, culturais e econmicos j concretizados, tanto na ordem constitucional como na infraconstitucional, em ateno aos objetivos da Repblica Federativa do Brasil, que so os de promover o bem de todos, sem quaisquer formas de discriminao, constituir uma sociedade livre, justa e solidria, erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzir as desigualdades
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 2

sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Assinale a opo que denomina com exatido o princpio constitucional descrito. a) Proibio do retrocesso no domnio dos direitos fundamentais e sociais. b) Proibio de juzo ou tribunal de exceo. c) Proibio de privao da liberdade ou de bens patrimoniais sem o devido processo legal. d) Proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos. e) Proibio de privao de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico losca ou poltica. 4 - Assinale a nica opo correta relativa organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, segundo as normas da Constituio de 1988. a) Compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos soberanos, nos termos da Constituio. b) A criao de territrios federais, que fazem parte da Unio, depende de emenda Constituio. c) O Distrito Federal chamado de Braslia e com esse nome constitui a Capital Federal. d) A criao de Municpios deve ser feita por lei complementar federal. e) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios criar distines entre brasileiros ou estrangeiros. 5 - Assinale a nica opo que contempla competncias materiais comuns da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. a) Combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos, estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. b) Estabelecer princpios e diretrizes para o sistema nacional de viao e promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico. c) Elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenao do territrio e de desenvolvimento econmico e social e preservar as orestas, a fauna e a ora.
Prova 2 - Gabarito 1

d) Instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitao, saneamento bsico e transportes urbanos e cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de decincia. e) Exercer a classicao, para efeito indicativo, de diverses pblicas e de programas de rdio e televiso e planejar promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente as secas e as inundaes. 6 - Assinale a nica opo que contempla princpios aos quais deve obedecer a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. a) Ecincia e acessibilidade aos cargos, empregos e funes pblicas aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas em igualdade de condies. b) Economicidade e exerccio exclusivo de funes de conana por servidores ocupantes de cargo efetivo, e preenchimento de cargos em comisso, destinados apenas s atribuies de direo, chea e assessoramento, por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei. c) Legalidade e precedncia da administrao fazendria e seus servidores scais, dentro de suas reas de competncia, sobre os demais Poderes da Unio, na forma da lei. d) Moralidade e contratao de obras, convnios, compras e alienaes mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies aos concorrentes, permitidas exigncias de qualicao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes, nos termos da lei. e) Publicidade e destinao prioritria de recursos para a realizao de atividades das administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes scais, desde que haja autorizao judicial para tanto. 7 - Assinale a nica opo que contempla normas reguladoras do Poder Legislativo previstas na Constituio. a) A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo de cada Municpio e do Distrito Federal eleitos pelo sistema proporcional. b) As deliberaes de cada Casa e de suas comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros, salvo acordo de lderes partidrios.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 3

c) O Senado compe-se de trs representantes de cada Estado e do Distrito Federal eleitos segundo o princpio majoritrio para mandato de oito anos. d) Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, xar idntico subsdio para Deputados Federais e Senadores, assim como para o Presidente, o Vice-Presidente da Repblica e Ministros de Estado. e) Desde a expedio do diploma, os Deputados e os Senadores no podero ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada. 8 - Leia o trecho a seguir, que retrata situao ocorrida na vigncia da Constituio Federal de 1946, e, depois, assinale a nica opo correta relativa ao Poder Executivo segundo as normas da Constituio de 1988: Abertas as urnas, Jnio Quadros venceu a corrida presidencial com 5.626.623 votos (48%), contra 3.846.825 de Lott (28%) e 2.195.709 (23%) de Adhemar de Barros. Mas seu companheiro de chapa, Milton Campos, apesar de ter recebido 4.237.719 votos (36%), perdeu para Joo Goulart, que foi novamente eleito vice-presidente com 4.547.010 votos (39%). (Fbio Koifman [Org.]. Presidentes do Brasil: de Deodoro a FHC. Rio de Janeiro: Rio, 2002, p. 547). a) Com resultado de eleio proporcionalmente idntico ao narrado no texto no haveria segundo turno. b) O presidente e o vice-presidente da Repblica tomam posse em sesso do Tribunal Superior Eleitoral. c) No ocorreria diferena no nmero de votos entre o candidato a presidente e o candidato a vice-presidente. d) O cargo ser declarado vago se, na data xada para a posse, o presidente ou o vice-presidente no o assumir. e) No caso de vacncia dos cargos de presidente e de vice-presidente da Repblica nos ltimos trs anos do mandato, o Congresso Nacional far eleio para ambos os cargos trinta dias depois da ltima vaga.

Prova 2 - Gabarito 1

9 - Assinale a nica opo incorreta relativa scalizao contbil, nanceira e oramentria. a) Deve prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. b) Comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto eccia e ecincia da gesto oramentria, nanceira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado, so nalidades do sistema de controle interno que devem ser mantidos de forma integrada pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. c) O Tribunal de Contas da Unio possui competncia para aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. d) O Tribunal de Contas da Unio no possui competncia para realizar, por iniciativa prpria, inspees e auditorias de natureza contbil, nanceira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. e) O ato de sustar a execuo de contrato ilegal no de competncia do Tribunal de Contas da Unio porque deve ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 10- Assinale a nica opo incorreta relativa ao Poder Judicirio. a) So rgos do Poder Judicirio os Tribunais e Juzes Eleitorais, inclusive as Juntas Eleitorais. b) So rgos do Poder Judicirio os Tribunais e Juzes Militares, inclusive o Tribunal Martimo. c) A participao em curso ocial ou reconhecido por escola nacional de formao e aperfeioamento de magistrados constitui etapa obrigatria do processo de vitaliciamento do juiz. d) A lei pode limitar a presena, em determinados atos dos rgos do Poder Judicirio, inclusive julgamentos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes. e) As decises administrativas dos tribunais sero motivadas e em sesso pblica, inclusive as disciplinares, que tambm devem ser tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

11- Assinale a nica opo incorreta relativa ao Ministrio Pblico. a) A Constituio Federal confere explicitamente apenas ao Ministrio Pblico a incumbncia de defender o regime democrtico. b) O Ministrio Pblico possui a faculdade de propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, a poltica remuneratria e os planos de carreira. c) O Procurador-Geral de Justia do Ministrio Pblico dos Estados e o do Distrito Federal e Territrios pode ser destitudo por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva. d) O Procurador-Geral de Justia do Ministrio Pblico dos Estados e o do Distrito Federal e Territrios nomeado pelo respectivo governador, que o escolhe de lista trplice elaborada pelos integrantes da carreira. e) Alm das previstas na Constituio, o Ministrio Pblico pode exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua nalidade, mas lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. 12- Assinale a nica opo correta relativa ao Sistema Tributrio Nacional. a) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podem instituir impostos, taxas e contribuies de melhoria e, sempre que possvel, esses tributos devem ter carter pessoal e serem graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte. b) A Unio, os Estados e o Distrito Federal podem instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias prossionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas. c) Os Municpios e o Distrito Federal podem instituir contribuio para custeio dos servios de iluminao e segurana pblicas. d) A lei poder atribuir a sujeito passivo de obrigao tributria a condio de responsvel pelo pagamento de taxa ou contribuio de melhoria, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituio da quantia paga, caso no se realize o fato gerador presumido. e) Aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios vedado estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, mas a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo poder pblico expressamente permitida, inclusive para a Unio.
4 Prova 2 - Gabarito 1

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

13- Assinale a nica opo correta relativa s Finanas e ao Oramento Pblico. a) O plano plurianual estabelecer as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio nanceiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias nanceiras ociais de fomento. b) Ao Banco Central proibido conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio nanceira, mas possui a faculdade de comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. c) A lei oramentria anual compreende o oramento scal referente aos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, excetuado o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. d) O oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo poder pblico, compatibilizado com o plano plurianual, tambm ter entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. e) A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e xao da despesa, nem autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito por antecipao de receita. 14- Assinale a nica opo incorreta relativa s polticas pblicas na Constituio de 1988. a) O amparo s crianas e adolescentes carentes constitui um dos deveres do Estado com a assistncia social e ser efetivado inclusive mediante a garantia de educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas com at cinco anos de idade. b) A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. c) Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies constitucionais e nos termos da lei, executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 5

d) Direitos humanos a crianas e adolescentes devem ser assegurados com absoluta prioridade pela famlia, pela sociedade e pelo Estado, e as aes governamentais com esse objetivo devem ser organizadas com base em diretrizes que incluem participao da populao por meio de organizaes representativas na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis. e) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. 15- Assinale a nica opo correta relativa aos Poderes, as respectivas funes e organizao do Estado brasileiro, considerando a supremacia da Constituio Federal. a) Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observados os princpios da Constituio Federal, por isso que Constituio estadual pode criar rgo de controle administrativo do Poder Judicirio do qual participem representantes de outros poderes ou entidades. b) facultado aos Estados, desde que colocada previso na Constituio estadual, disciplinar a convocao do Presidente do Tribunal de Justia pela Assemblia Legislativa para prestar, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, sob pena de crime de responsabilidade. c) O princpio da separao do exerccio das funes estatais no impede que o Poder Legislativo examine o acerto ou o desacerto de deciso judicial, especialmente quando o prprio regimento interno da Casa Legislativa admita possibilidade de instaurao de comisso parlamentar de inqurito sobre matrias pertinentes competncia do Poder Judicirio. d) No plausvel, em face do ordenamento constitucional brasileiro, a existncia de leis interpretativas que veiculariam a denominada interpretao autntica. Leis interpretativas consubstanciariam usurpao das atribuies institucionais do Poder Judicirio e, em conseqncia, ofenderiam o postulado fundamental da diviso funcional do Poder. e) Ainda que os Poderes Legislativo e Executivo detenham prerrogativas de formular e executar polticas pblicas, o Poder Judicirio pode determinar a rgos estatais inadimplentes que implementem polticas pblicas denidas pela prpria Constituio, cuja omisso possa comprometer a eccia e a integridade de direitos sociais e culturais.
Prova 2 - Gabarito 1

DIREITO ADMINISTRATIVO 16- Quanto aplicao de princpios constitucionais em processos administrativos, entendimento pacicado no Supremo Tribunal Federal, constituindo smula vinculante para toda a administrao e tribunais inferiores, que, nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio, asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa a) mesmo quando da deciso no resultar anulao ou revogao de ato administrativo que benecie o interessado, inclusive a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. b) quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que benecie o interessado, sem exceo. c) quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que benecie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. d) quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que benecie o interessado, inclusive na apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. e) quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que benecie o interessado, inclusive a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, exceto reforma e penso. 17- Decorrente da presena do poder hierrquico na Administrao, agura-se a questo da competncia administrativa e sua delegao. Sobre o tema correto armar, exceto: a) a competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. b) um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte de sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. c) a edio de ato de carter normativo no pode ser objeto de delegao. d) a deciso de recursos administrativos pode ser objeto de delegao. e) o ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio ocial.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 6

18- Em uma licitao na modalidade prego, na forma eletrnica, o pregoeiro um dia antes da abertura constatou um vcio no edital. A alterao necessria implicou alterao na formulao das propostas. Diante das circunstncias, a autoridade superior recomendou-lhe que republicasse a licitao da mesma forma que a publicao original. A recomendao da autoridade superior se deu para que houvesse a observncia do princpio da: a) vinculao ao instrumento convocatrio. b) moralidade. c) impreviso. d) economicidade. e) proporcionalidade. 19- Sobre os contratos administrativos, correto armar que: a) o contratado, na execuo do contrato, sem prejuzo das responsabilidades contratuais e legais, no poder subcontratar partes da obra. b) a Administrao Pblica responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdencirios resultantes da execuo do contrato, nos termos do art. 31 da Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991. c) executado qualquer objeto contratual, a lei admite apenas o recebimento denitivo do objeto. d) constitui motivo para a resciso unilateral do contrato o atraso superior a 60 dias dos pagamentos devidos pela Administrao. e) a supresso resultante de acordo celebrado entre os contratantes sobre a reduo no quantitativo do objeto no poder exceder a 25% do valor inicial atualizado do contrato. 20- Determinada repartio militar teve parte de suas unidades operacionais e parte do prdio da administrao destrudas em razo de uma exploso em seu centro de munio. Em decorrncia da exploso, vericou-se que diversos equipamentos blicos e plvoras caram expostos ao tempo, sofrendo risco de perecimento. Diante da urgncia, decidiu-se realizar a contratao por emergncia para recuperao de todas as instalaes da unidade. Cabe ressaltar que a assessoria jurdica do rgo alertou os servidores envolvidos para o fato de que a contratao emergencial somente poderia ser utilizada para resguardar a integridade e segurana de bens e pessoas. Diante da situao exposta, assinale a opo correta.

Prova 2 - Gabarito 1

a) A Administrao agiu corretamente, porque seria possvel realizar toda a tarefa no prazo de 190 dias, portanto inferior a 240 dias. b) A Administrao no agiu corretamente, por no estar caracterizada a situao emergencial, e, por conseguinte, pela necessidade de realizar licitao para todas as unidades atingidas indiscriminadamente. c) A Administrao no agiu corretamente, porque a dispensa de licitao por emergncia somente poderia ocorrer para a recuperao dos compartimentos em que estavam contidos os equipamentos blicos e plvoras, por correrem risco de perecimento, devendo a recuperao do prdio da Administrao ocorrer por licitao pblica. d) A Administrao agiu corretamente em razo de os equipamentos blicos e plvoras estarem expostos ao tempo e a recuperao do prdio da administrao tambm ser importante, mesmo sua recuperao total estando prevista para ser feita no prazo de 190 dias. e) A Administrao agiu corretamente porque, em que pese o prazo previsto para o trmino das obras ser de 190 dias, a lei prev a possibilidade de prorrogao do prazo mximo para a contratao por emergncia. 21- A respeito das necessidades temporrias de excepcional interesse pblico correto armar, exceto: a) considera-se necessidade temporria de excepcional interesse pblico as atividades especiais nas organizaes das Foras Armadas para atender rea industrial ou encargos temporrios de obras e servios de engenharia. b) considera-se necessidade temporria de excepcional interesse pblico as atividades nalsticas do Hospital das Foras Armadas. c) considera-se necessidade temporria de excepcional interesse pblico a admisso de professor substituto e professor visitante. d) as contrataes para substituir professor afastado para capacitao cam limitadas a 10% (dez por cento) do total de cargos de docentes da carreira constante do quadro de lotao da instituio. e) no ser admitida a contratao de professor e pesquisador visitante estrangeiro. 22- Considere as seguintes assertivas a respeito dos servidores da Administrao Pblica, nos termos da Constituio:

I. os vencimentos dos cargos do Poder Executivo e Legislativo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Judicirio. II. o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. III. garantido ao servidor pblico civil e militar o direito livre associao sindical. IV. a administrao fazendria e seus servidores scais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. Assinale a opo correta. a) b) c) d) e) II e IV so verdadeiras. II e III so falsas. I e III so verdadeiras. III e IV so falsas. I e II so verdadeiras.

23- So formas de provimento de cargo pblico, exceto: a) aproveitamento. b) transferncia. c) reconduo. d) promoo. e) reverso. 24- A respeito do processo administrativo disciplinar, correto armar que: a) mesmo que o fato narrado no congure evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia no poder ser arquivada. b) o prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder a sessenta dias, contados da oitiva do investigado, admitida a sua prorrogao por prazo no superior a trinta dias. c) no inqurito, o servidor ter que acompanhar o processo pessoalmente. d) no poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou am, em linha reta, at o segundo grau. e) como medida cautelar e a m de que o servidor no venha a inuir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da remunerao.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

Prova 2 - Gabarito 1

25- Sobre o regime de concesso e permisso da prestao de servios pblicos correto armar: a) nos contratos de nanciamento, as concessionrias no podero oferecer em garantia os direitos emergentes da concesso. b) para garantir contratos de mtuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a contratos de concesso, em qualquer de suas modalidades, no se admite que as concessionrias cedam ao mutuante, em carter ducirio, parcela de seus crditos operacionais futuros. c) incumbe concessionria a execuo do servio concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuzos causados ao poder concedente, aos usurios ou a terceiros. A responsabilizao ser atenuada em razo da existncia da scalizao exercida pelo rgo competente. d) o contrato de concesso poder prever o emprego de mecanismos privados para resoluo de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, nos termos da lei. e) a encampao e a caducidade no extinguem a concesso, vez que sua extino ocorrer pelo advento do termo contratual, pela resciso, ou pela anulao. 26- Parceria pblico-privada - PPP o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa. Sobre a PPP correto armar: a) aps a celebrao do contrato, poder ser constituda sociedade de propsito especco, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria. b) o contrato no poder prever o pagamento ao parceiro privado de remunerao varivel. c) as obrigaes pecunirias contradas pela Administrao Pblica em contrato de parceria pblico-privada podero ser garantidas mediante garantia prestada por organismos internacionais ou instituies nanceiras que no sejam controladas pelo Poder Pblico. d) o certame para a contratao de parcerias pblico-privadas no obedecer ao procedimento previsto na legislao vigente sobre licitaes e contratos administrativos, mas a legislao especca. e) vedada a celebrao de contrato de parceria pblico-privada cujo perodo seja inferior a dois anos.

27- Sobre as contrataes de consrcios pblicos correto armar que: a) os objetivos dos consrcios pblicos sero determinados pela lei. b) admitida a clusula do contrato de consrcio que preveja determinadas contribuies nanceiras ou econmicas de ente da Federao ao consrcio pblico, salvo a doao, destinao ou cesso do uso de bens mveis ou imveis e as transferncias ou cesses de direitos operadas por fora de gesto associada de servios pblicos. c) o contrato de consrcio pblico deve, como condio de validade, ser celebrado por todos os entes da Federao que subscreveram o protocolo de intenes. d) a execuo das receitas e despesas do consrcio pblico no dever obedecer s normas de direito nanceiro aplicveis s entidades pblicas, por se constituir como pessoa jurdica de direito privado. e) para o cumprimento de seus objetivos, o consrcio pblico poder ser contratado pela administrao direta ou indireta dos entes da Federao consorciados, dispensada a licitao. 28- Sobre as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico - OSCIP, julgue as assertivas a seguir: I. a outorga da qualicao como OSCIP ato discricionrio. II. as entidades de benecio mtuo destinadas a proporcionar bens ou servios a um crculo restrito de associados ou scios so passveis de qualicao como OSCIP prevista na lei. III. a promoo da segurana alimentar e nutricional uma das nalidades exigidas para a qualicao como OSCIP, instituda pela lei. IV. as organizaes sociais so passveis de qualicao como OSCIP. V. as fundaes, sociedades civis ou associaes de direito privado criadas por rgo pblico ou por fundaes pblicas no podero ser qualicadas como OSCIP. Assinale a opo correta. a) b) c) d) e)
8

I, II e III so verdadeiras e IV e V so falsas. II e III so falsas e I, IV e V so verdadeiras. I e III so verdadeiras e II, IV e V so falsas. I, III e V so verdadeiras e II e IV so falsas. I, II e IV so falsas e III e V so verdadeiras.
Prova 2 - Gabarito 1

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

29- A respeito do instituto da cesso, a Lei n. 9.636, de 15 de maio de 1998, em seu art. 18 dispe que: imveis da Unio podero ser cedidos a critrio do Poder Executivo, gratuitamente ou em condies essenciais, sob qualquer dos regimes previstos no Decreto-lei n. 9.760, de 1946. Quanto cesso de bens pblicos, correto armar que a competncia para autorizar a cesso de que trata o dispositivo supra a) no poder ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, sendo vedada a subdelegao. b) poder ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, sendo permitida a subdelegao. c) poder ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, sendo vedada a subdelegao. d) no poder ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, porm permitida a subdelegao. e) no poder ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, mas somente ao Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto, sendo vedada a subdelegao. 30- Assinale a opo correta, no que tange aos processos administrativos. a) Devem ser objeto de intimao os atos do processo que resultem para o interessado em imposio de deveres, nus, sanes ou restrio ao exerccio de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse. b) Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo, no podendo os atos serem praticados fora dessas condies. c) Os atos do processo devem realizar-se necessariamente na sede do rgo, cienticando-se o interessado. d) O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos e a renncia a direitos pelo administrado. e) Os processos administrativos obrigatoriamente vo depender de forma determinada. ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA 31- O Oramento um dos principais instrumentos da poltica scal do governo e traz consigo estratgias para o alcance dos objetivos das polticas. Das armaes a seguir, assinale a que no se enquadra nos objetivos da poltica oramentria ou nas funes clssicas do oramento.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 9

a) Assegurar a disponibilizao para a sociedade dos bens pblicos, entre os quais aqueles relacionados com o cumprimento das funes elementares do Estado, como justia e segurana. b) Utilizar mecanismos visando universalizao do acesso aos bens e servios produzidos pelo setor privado ou pelo setor pblico, este ltimo principalmente nas situaes em que os bens no so providos pelo setor privado. c) Adotar aes que visem fomentar o crescimento econmico. d) Destinar recursos para corrigir as imperfeies do mercado ou atenuar os seus efeitos. e) Cumprir a meta de supervit primrio exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 32- No Brasil, para que o controle oramentrio se tornasse mais ecaz, ao longo dos anos, tornou-se necessrio estabelecer alguns princpios que orientassem a elaborao e a execuo do oramento. Assim, foram estabelecidos os chamados Princpios Oramentrios, que visam estabelecer regras para elaborao e controle do Oramento. No tocante aos Princpios Oramentrios, indique a opo correta. a) O oramento deve ser uno, ou seja, no mbito de cada esfera de Poder deve existir apenas um s oramento para um exerccio nanceiro. b) O princpio da exclusividade veda a incluso, na lei oramentria anual, de autorizao para aumento da alquota de contribuio social, mesmo respeitando-se o prazo de vigncia previsto na Constituio. c) A vinculao de receitas de taxas a fundos legalmente constitudos incompatvel com o princpio da no-afetao, denido na Constituio Federal. d) O princpio da especicao estabelece que a lei oramentria anual dever especicar a margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. e) O princpio do equilbrio constitucionalmente xado e garante que o montante das receitas correntes ser igual ao total das despesas correntes.

Prova 2 - Gabarito 1

33- De acordo com a Constituio Federal, foi reservada Lei de Diretrizes Oramentrias a funo de: a) denir, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos, as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio nanceiro subseqente. b) estabelecer critrios e forma de limitao de empenho, nos casos previstos na legislao. c) disciplinar as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. d) dispor sobre alteraes na legislao tributria. e) dispor sobre o equilbrio entre receitas e despesas. 34- A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF instituiu mecanismos mais rigorosos para a administrao das nanas nas trs esferas de governo e funciona como um cdigo de conduta para os administradores pblicos, que devem obedecer s normas e limites estabelecidos na lei. Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a opo incorreta. a) A LRF estabelece limites para gastos com pessoal, sendo que na Unio esse limite chega a 50% do total das Receitas Correntes. b) So princpios gerais da LRF o Planejamento, a Transparncia e a Responsabilizao. c) Esto sujeitos s disposies da LRF todos os entes da federao inclusive suas empresas estatais dependentes na forma denida na Lei. d) So exemplos de instrumentos de transparncia da gesto scal, segundo a LRF: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal. e) A LRF probe a realizao de operao de crdito entre entes da Federao, inclusive por intermdio de fundo, ainda que sob a forma de novao de dvida contrada anteriormente. 35- A Constituio Federal instituiu o Plano Plurianual - PPA e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000) raticou sua obrigatoriedade para todos os entes da federao. De acordo com a Constituio e os ltimos planos aprovados para o governo federal, indique a opo incorreta. a) Aps a Constituio Federal, no h mais a possibilidade da existncia de planos e programas nacionais, regionais e setoriais, devendo ser consolidado em um nico instrumento de planejamento que o PPA.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 10

b) A regionalizao prevista na Constituio Federal considera, na formulao, apresentao, implantao e avaliao do Plano Plurianual, as diferenas e desigualdades existentes no territrio brasileiro. c) Na estrutura dos ltimos planos plurianuais da Unio, as metas representam as parcelas de resultado que se pretende alcanar no perodo de vigncia do PPA. d) A Constituio Federal remete lei complementar a disposio sobre a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do PPA e, enquanto no for editada a referida lei, segue-se o disposto no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. e) Toda ao nalstica do Governo Federal dever ser estruturada em Programas orientados para a consecuo dos objetivos estratgicos denidos para o perodo do Plano Plurianual. 36- Com a publicao da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000), a Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO assumiu novas prerrogativas, entre as quais a de apresentar o Anexo de Metas Fiscais AMF e o Anexo de Riscos Fiscais ARF. Em relao ao AMF e ARF no se pode armar: a) no ARF, sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. b) o AMF estabelece as metas de Receita, Despesa, Resultado Primrio e Nominal e montante da dvida pblica a serem observadas no exerccio nanceiro a que se refere, alm de indicar as metas scais para os dois exerccios seguintes. c) de acordo com as ltimas Leis de Diretrizes Oramentrias da Unio, os riscos scais podem ser classicados em duas grandes categorias: Riscos oramentrios e Riscos de dvida. d) faz parte do AMF o demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. e) considerando os riscos dos dcits atuariais dos sistemas de previdncia, a LRF determina que integre o ARF a avaliao da situao nanceira e atuarial do regime prprio dos servidores pblicos.

Prova 2 - Gabarito 1

37- Das armaes a seguir relacionadas com a Lei Oramentria Anual - LOA, assinale a que no se enquadra nas regras estabelecidas na legislao federal. a) As empresas sob controle direto da Unio, que recebam no exerccio nanceiro recursos do Tesouro a ttulo de aumento de participao acionria, devero integrar os oramentos Fiscal e da Seguridade Social. b) As emendas ao Projeto de Lei Oramentria no podem acarretar aumento na despesa total do oramento, a menos que sejam identicados erros ou omisses nas receitas, devidamente comprovados. c) Os recursos para emendas parlamentares no podem ter como fonte o cancelamento de despesas com pessoal, benefcios previdencirios, juros, transferncias constitucionais e amortizao de dvida. d) Todas as empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto integram o oramento de investimento das estatais, exceto aquelas enquadradas no conceito de empresa estatal dependente na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal. e) A elaborao da Proposta de Lei Oramentria Anual uma prerrogativa do Poder Executivo, podendo o poder legislativo efetuar emendas. 38- A LRF estabelece a obrigatoriedade do Poder Executivo elaborar a programao nanceira e o cronograma de execuo mensal de desembolso e, quando for o caso, poder ser promovida a limitao de empenho e de movimentao nanceira. No que se refere a esses procedimentos, assinale a opo correta. a) Em nenhuma hiptese sero objeto de limitao as despesas que constituam obrigaes constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do servio da dvida. b) Se vericada a necessidade de contingenciamento, cada um dos poderes, por ato prprio e nos montantes necessrios, ter at o nal do bimestre seguinte para efetuar a limitao de empenho e movimentao nanceira. c) No governo federal, os saldos de caixa apurados ao nal do exerccio e que integraram o supervit primrio so utilizados para pagamento da dvida pblica, independentemente de sua vinculao.

d) Os critrios para realizao da limitao de empenho e de movimentao nanceira sero estabelecidos na Lei Oramentria Anual. e) A limitao de que trata a LRF somente acontecer se vericado que ao nal do quadrimestre a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio e nominal estabelecidas na LDO. 39- Ao longo do exerccio nanceiro, pode ocorrer a necessidade de abertura de crditos adicionais para cobrir despesas no-computadas ou insucientemente dotadas. Com base na legislao vigente, relativa a esse assunto, identique a opo incorreta. a) A abertura dos crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis para atender despesa e ser precedida de exposio justicada. b) Somente ser admitida a abertura de crdito extraordinrio para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto na Constituio Federal. c) A vigncia dos crditos especiais no pode ultrapassar o exerccio nanceiro em que foram autorizados, em respeito ao princpio oramentrio da anualidade. d) Tero vigncia at o nal do exerccio nanceiro os crditos extraordinrios cujo ato de autorizao tenha sido promulgado nos primeiros 4 (quatro) meses do exerccio nanceiro. e) Para ns de abertura de crditos suplementares e especiais, consideram-se recursos disponveis os provenientes do excesso de arrecadao, ou seja, do saldo positivo das diferenas, acumuladas ms a ms, entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

11

Prova 2 - Gabarito 1

40- Considerando a premissa constitucional de elaborao do Plano Plurianual PPA, o Governo Federal desde 1998 vem adotando aes no sentido de organizar a forma de elaborao e gesto do PPA e consolidou conceitos em relao ao Ciclo de Gesto do PPA. Segundo o previsto na legislao federal, indique a opo correta. a) O Ciclo de Gesto do PPA um conjunto de eventos integrados que viabilizam o alcance dos objetivos de governo e compreende os processos de elaborao da programao oramentria, a implementao, o monitoramento, a avaliao e a reviso dos projetos. b) A Reviso do PPA se traduz no contnuo acompanhamento da implementao do Plano, referenciado na estratgia de desenvolvimento e nos desaos, com o objetivo de subsidiar a alocao dos recursos, identicar e superar restries sistmicas, corrigir rumos, sistematizar elementos para subsidiar os processos de avaliao e reviso, e, assim, contribuir para a obteno dos resultados globais desejados. c) Na fase de Elaborao do PPA, acontece a denio de orientaes estratgicas, diretrizes e objetivos estruturados em programas com vistas ao alcance do projeto de Governo. d) O Monitoramento do PPA o processo sistemtico de aferio peridica dos resultados e da aplicao dos recursos, segundo os critrios de ecincia, eccia e efetividade, permitindo o aperfeioamento do Plano Plurianual e o alcance dos objetivos de governo. e) Na fase da Avaliao do PPA, adequa-se o Plano s mudanas internas e externas da conjuntura poltica, social e econmica, por meio da alterao, excluso ou incluso de programa, resultante do processo de avaliao. 41- Sobre os conceitos e classicaes relacionados com Receita Pblica, assinale a opo correta. a) Toda receita oramentria efetiva uma receita primria, mas nem toda receita primria uma receita oramentria efetiva. b) So exemplos de receitas correntes as receitas tributrias e as oriundas de alienao de bens. c) So exemplos de receitas de capital aquelas derivadas de alienaes de bens imveis e de recebimento de taxas por prestao de servios. d) As receitas intra-oramentrias constituem contrapartida das despesas realizadas entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal, da Seguridade Social e de investimento das empresas.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 12

e) O ingresso de recursos oriundo de impostos se caracteriza como uma receita derivada, compulsria, efetiva e primria. 42- Sobre os conceitos e classicaes relacionados com Despesa Pblica, assinale a opo correta. a) Segundo a Portaria Interministerial n. 163/2001, a discriminao da despesa, quanto sua natureza, dever constar da Lei Oramentria, no mnimo, por categoria econmica, grupo de natureza de despesa, modalidade de aplicao e elemento da despesa. b) Os Grupos de Natureza da Despesa podem relacionar-se indistintamente com qualquer Categoria Econmica da Despesa. c) So exemplos de despesas de capital aquelas derivadas do pagamento do servio da dvida: Juros e amortizao da dvida. d) A Modalidade de Aplicao permite a identicao das despesas intra-oramentrias. e) Toda despesa corrente uma despesa primria, mas nem toda despesa primria uma despesa corrente. 43- A execuo da receita oramentria segue algumas etapas consubstanciadas nas aes desenvolvidas e percorridas pelos rgos e pelas reparties encarregados de execut-las respeitando-se o princpio do caixa nico ou da unidade de tesouraria. Em relao a esse tema e tendo por base a legislao federal e o disposto na 4 edio do Manual de Receitas Pblicas, institudo pela Portaria STN/SOF n. 2 , de 08 de agosto de 2007, marque a opo correta. a) A Previso se caracteriza pela estimativa de arrecadao da receita oramentria e no pode ser superior ao valor estabelecido na Lei de Diretrizes Oramentrias. b) As receitas oramentrias originrias para serem arrecadadas dependem de autorizao na Lei Oramentria Anual. c) Independentemente da natureza, a receita passa pelo estgio do lanamento. d) As receitas intra-oramentrias decorrem da realizao de despesas intra-oramentrias, mas no alteram o saldo da Conta nica do Tesouro no Banco Central, traduzindo-se em meros lanamentos contbeis. e) No Governo Federal, o Recolhimento a transferncia dos valores arrecadados, pelos agentes arrecadadores autorizados, para a Conta nica do Tesouro mantida no Banco do Brasil.

Prova 2 - Gabarito 1

44- A Despesa Pblica segue um ordenamento jurdico, com requisitos que precisam ser atendidos em uma seqncia especca, predeterminada e ordenada. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem e marque a opo que corresponde ordem correta. I. vedada a realizao da despesa sem prvio empenho, mas em casos especiais, previstos na legislao especca, poder ser dispensada a emisso da nota de empenho. II. Ao nal do exerccio, no ser anulado o empenho da despesa cujo contrato estabelecer como data-limite, para a entrega do servio, dia 31 de maro. III. As despesas de exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crditos prprios, com saldo suciente para atend-las, que no tenha sido processadas, na poca prpria, e cuja obrigao tenha sido cumprida pelo credor, devero ser inscritas em Restos a Pagar do exerccio e pagas como tal. IV. O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos, exceto no caso de crditos extraordinrios. V. Entre os estgios da despesa oramentria, somente na liquidao que se reconhece a obrigao a pagar. a) V,V,F,V,F b) V,V,F,F,V c) F,V,F,F,V d) V,F,V,F,F e) V,F,V,V,F 45- Existem ocorrncias especiais na execuo da despesa pblica, tais como os restos a pagar. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem e marque a opo que corresponde seqncia correta. I. Compreendem somente despesas empenhadas, liquidadas ou no, e no-pagas at o nal do exerccio. II. O pagamento da despesa inscrita em Restos a Pagar independe de autorizao oramentria. III. A despesa empenhada e liquidada passvel de inscrio em Restos a Pagar - Processados, enquanto as despesas empenhadas, mas no-liquidadas, somente so passveis de inscrio em Restos a Pagar - No-Processados, se forem atendidas determinadas condies. IV. O supervit nanceiro do exerccio deve ser reservado preferencialmente para pagamento de Restos a Pagar. V. As dvidas de exerccios anteriores, reconhecidas na forma da legislao pelo ordenador de despesa e que no foram pagas no exerccio devero ser inscritas como Restos a Pagar.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 13

a) b) c) d) e)

V, V, F, F, F F, F, V, F, F V, V, V, F, F V, F, F, V, V F, F, V, V, V TCNICAS DE CONTROLE

46- Sobre o tema controle externo, nos termos da Constituio Federal, correto armar que: a) exercido, no mbito federal, pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. b) exercido, no mbito federal, pelo Senado Federal com o auxlio do sistema de controle interno dos demais Poderes. c) exercido, no mbito estadual, pelo Congresso Nacional com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. d) exercido, no mbito federal, pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da Unio e, no mbito estadual e municipal, exclusivamente pelas respectivas Assemblias Legislativas e Cmaras de Vereadores. e) exercido, no mbito federal, exclusivamente pelo Tribunal de Contas da Unio e, no mbito estadual e municipal, exclusivamente pelos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais. 47- Acerca da natureza, competncia e jurisdio do Tribunal de Contas da Unio (TCU), segundo sua Lei Orgnica, correto armar que: a) compete ao TCU julgar as contas do Governo de Territrio Federal, no prazo de sessenta dias a contar de seu recebimento, na forma estabelecida em seu Regimento Interno. b) compete ao TCU apreciar, para ns de registro, a arrecadao da receita a cargo da Unio, mediante inspees e auditorias, ou por meio de demonstrativos prprios, na forma estabelecida em seu Regimento Interno. c) a jurisdio do TCU abrange os responsveis por entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado que recebam contribuies parascais e prestem servio de interesse pblico ou social. d) ao Tribunal de Contas da Unio, no mbito de sua competncia e jurisdio, assiste o poder de polcia, podendo, em conseqncia desse poder, expedir atos e instrues normativas sobre matria de suas atribuies e sobre a organizao dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade. e) a resposta sobre consulta que lhe seja formulada por autoridade competente, a respeito de dvida suscitada na aplicao de dispositivos legais e regulamentares concernentes a matria de sua competncia, tem carter normativo e constitui prejulgamento do fato ou caso concreto.
Prova 2 - Gabarito 1

48- Nos termos da Lei Orgnica do TCU, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidria, visando apurao dos fatos, identicao dos responsveis e quanticao do dano, dever imediatamente adotar providncias com vistas instaurao da Tomada de Contas Especial diante dos seguintes casos, exceto: a) omisso no dever de prestar contas. b) descumprimento de recomendaes exaradas pelo Tribunal em julgamento de contas de exerccios anteriores. c) no comprovao da aplicao dos recursos repassados pela Unio, na forma prevista no art. 5o, inciso VII, da citada lei. d) ocorrncia de desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores pblicos. e) prtica de qualquer ato ilegal, ilegtimo ou antieconmico de que resulte dano ao errio. 49- De acordo com a Lei n. 10.180/01, so de competncia dos rgos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal as seguintes aes, exceto: a) avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual. b) avaliar a execuo dos oramentos da Unio. c) realizar auditoria sobre a gesto dos recursos pblicos federais sob a responsabilidade de rgos e entidades pblicos e privados. d) realizar auditorias nos sistemas contbil, nanceiro, oramentrio e de pessoal das entidades privadas que guardem ou gerenciem recursos pblicos federais. e) avaliar o desempenho da auditoria interna das entidades da administrao indireta federal. 50- Nos termos do Decreto n. 3.591/00, as atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal destinam-se, preferencialmente, a subsidiar: a) o exerccio do controle externo, a cargo do Congresso Nacional. b) a superviso ministerial. c) o aperfeioamento da gesto pblica, nos aspectos de formulao, planejamento, coordenao, execuo e monitoramento das polticas pblicas. d) os rgos responsveis pelo ciclo da gesto governamental, quais sejam, planejamento, oramento, nanas, contabilidade e administrao federal. e) o exerccio da direo superior da Administrao Pblica Federal, a cargo do Presidente da Repblica.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 14

51- De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, tem-se como correto que a circularizao de informaes confere suporte bsico ao procedimento da seguinte tcnica de auditoria: a) b) c) d) e) Cut-Off. Correlao das Informaes Obtidas. Conrmao Interna. Rastreamento. Conrmao Externa.

52- Nos termos da IN SFC/MF n. 001/2001, assim como as auditorias, as scalizaes podem ser realizadas sob as seguintes formas, exceto: a) b) c) d) e) centralizada. integrada. compartilhada. simplicada. terceirizada.

53- O servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, no decorrer de qualquer atividade, deve prestar especial ateno quelas transaes ou situaes que denotem indcios de irregularidades. Acerca do tema impropriedades e irregularidades, nos termos da IN SFC/MF n. 001/2001, correto armar que: a) a irregularidade consiste em falhas de natureza formal de que no resulte dano ao errio, porm evidencia-se a no-observncia aos princpios de legalidade, legitimidade, ecincia, eccia e economicidade. b) o objetivo primordial das atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal no a busca de impropriedades ou de irregularidades. c) ao vericar a ocorrncia de impropriedades, o servidor deve registrar o assunto e aguardar pela nalizao dos trabalhos de campo, quando s ento ser solicitado ao dirigente da unidade ou entidade examinada prestar os esclarecimentos e justicativas pertinentes. d) a impropriedade caracterizada pela no-observncia aos princpios de legalidade, legitimidade, ecincia, eccia e economicidade, constatando a existncia de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuzo quanticvel para o Errio. e) ao vericar a ocorrncia de irregularidades, o servidor deve registrar o assunto e aguardar pela nalizao dos trabalhos de campo, quando s ento ser solicitado ao dirigente da unidade ou entidade examinada prestar os esclarecimentos e justicativas pertinentes.
Prova 2 - Gabarito 1

54- No mbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, a mensurao de indicativos e indicadores que expressam a variao positiva da relao custo/benefcio, na qual se busca a otimizao dos resultados na escolha dos menores custos em relao aos maiores benefcios, revelando a ateno da gesto com o bom uso qualitativo dos recursos nanceiros, desde a adequao da proposta oramentria das metas a serem atingidas, passando pela coerncia com respeito aos preos de mercado, o desenvolvimento de fontes alternativas de receita e a obteno dos menores custos por produto gerado, permite aferir a a) b) c) d) e) legalidade da ao avaliada. eccia da ao avaliada. economicidade da ao avaliada. ecincia da ao avaliada. efetividade da ao avaliada.

55- Para a IN SFC/MF n. 001/2001, no decorrer do processo de planicao dos trabalhos de controle, o conceito de materialidade refere-se a) importncia relativa ou papel desempenhado por uma determinada questo, situao ou unidade, existentes em um dado contexto. b) obrigatoriedade de, em uma Amostra Aleatria Simples, cada elemento da populao ter a mesma chance de pertencer amostra. c) ao quadro de situaes crticas efetivas ou potenciais a auditar ou scalizar, identicadas em uma determinada unidade ou programa. Trata-se, portanto, da composio dos elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes, das trilhas de auditoria ou scalizao. d) ao montante de recursos oramentrios ou nanceiros alocados por uma gesto, em um especco ponto de controle (unidade, sistema, rea, processo, programa ou ao), objeto dos exames de auditoria ou scalizao. e) obrigatoriedade de, face a uma populao pequena, o auditor lanar mo de uma abordagem censitria e no por amostragem. 56- Em suas incurses sobre o controle interno administrativo, segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal deve ter em mente que: a) em decorrncia do rodzio de funes, a estrutura das unidades/entidades deve prever a separao entre as funes de autorizao/aprovao de operaes, execuo, controle e contabilizao, de tal forma que nenhuma pessoa detenha competncias e atribuies em desacordo com este princpio.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 15

b) os controles internos administrativos implementados em uma organizao devem, prioritariamente, ter carter repressivo, sendo de sua responsabilidade instaurar e conduzir o devido processo administrativo disciplinar, no caso de desvio ou alcance de recursos pblicos. c) o objetivo geral dos controles internos administrativos evitar a ocorrncia de impropriedades e irregularidades, por meio dos princpios e instrumentos que lhe so prprios. d) a delegao de competncia, conforme previsto em lei, ser utilizada como instrumento de centralizao administrativa e apenas nos casos em que seja imprescindvel assegurar maior rapidez e objetividade s decises. e) nalidade do rgo de Contabilidade (e no, conseqentemente, do controle interno administrativo) assegurar, nas informaes contbeis, sua exatido, conabilidade, integridade e oportunidade. 57- De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, correto armar que esto sujeitos a) Prestao de Contas as pessoas fsicas que recebam recursos da Unio, para atender necessidades previstas em lei especca. b) Tomada de Contas os dirigentes das entidades supervisionadas da Administrao Indireta Federal. c) Prestao de Contas aqueles que arrecadem, gerenciem ou guardem dinheiros, valores e bens da Unio, ou que por eles respondam. d) Tomada de Contas os responsveis por entidades ou organizaes, de direito pblico ou privado, que se utilizem de contribuies para ns sociais, recebam subvenes ou transferncias conta do Tesouro. e) Prestao de Contas os ordenadores de despesas das unidades da Administrao Direta Federal. 58- Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o planejamento das aes de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal divide-se em quatro grandes tpicos, com a seguinte estrutura, exceto: a) b) c) d) e) aes sob controle. oramento global do Ministrio. programas e programaes sob controle. hierarquizao. decises do TCU.

Prova 2 - Gabarito 1

59- De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, a opinio do rgo ou Unidade de Controle Interno do Poder Executivo Federal deve ser expressa por meio dos seguintes instrumentos, exceto: a) b) c) d) e) Certicado. Auto de Infrao. Nota. Parecer. Relatrio.

60- Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o documento que representa a opinio do Sistema de Controle Interno sobre a exatido e regularidade, ou no, da gesto e a adequacidade, ou no, das peas examinadas, devendo ser assinado pelo Coordenador-Geral ou Gerente Regional de Controle Interno, ou ainda, por autoridades de nvel hierrquico equivalentes nos rgos e unidades setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, denomina-se: a) Certicado. b) Relatrio. c) Parecer do Dirigente do rgo de Controle Interno. d) Registro das Constataes. e) Solicitao de Auditoria.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

16

Prova 2 - Gabarito 1

Escola de Administrao Fazendria

Cargo: ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE - CGU

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO Concurso Pblico 2008

Prova 3
Nome:

rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno


N. de Inscrio

Instrues
123Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra para posterior exame grafolgico:

cursiva,

Onde existe uma mente aberta, sempre haver uma nova fronteira a desbravar. (Charles Kettering)
456DURAO DA PROVA: 5 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

789-

10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11 - A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12 - Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

Boa prova!

ORAMENTO E CONTABILIDADE 1 - medida que as tcnicas de planejamento e oramento foram evoluindo, diferentes tipos de oramento foram experimentados, cada um com caractersticas especcas. Com relao a esse assunto, marque a opo incorreta. a) No oramento tradicional, a nfase se d no objeto do gasto, sem preocupao com os objetivos da ao governamental. b) O oramento Base Zero foi um contraponto ao oramento incremental, e tem como caracterstica principal a inexistncia de direitos adquiridos sobre as dotaes aprovadas no oramento anterior. c) A grande diferena entre o oramento de desempenho e o oramento-programa que o oramento de desempenho no se relaciona com um sistema de planejamento das polticas pblicas. d) O oramento-programa se traduz no plano de trabalho do governo, com a indicao dos programas e das aes a serem realizados e seus montantes. e) O oramento de Desempenho representou uma evoluo do oramento incremental, na busca de mecanismos de avaliar o custo dos programas de governo e de cada ao integrada ao planejamento. 2 - A 4 edio do Manual de Receitas Pblicas, institudo pela Portaria STN/SOF n. 2, de 08 de agosto de 2007, estabelece para todos os entes da federao a classicao por Destinao da Receita, que tem uma correlao com a classicao por fonte de recursos. No que se refere classicao estabelecida pelo Manual, indique a opo incorreta. a) O indicador de Grupo de Destinao de Recursos separa os recursos em destinaes primrias e destinaes nanceiras e d indicao sobre o exerccio no qual ocorreu a arrecadao - se corrente ou anterior. b) O cdigo de destinao de recursos compe-se de quatro (04) dgitos, sendo que o primeiro dgito determina o Identicador de Uso, o segundo dgito o Grupo de Destinao de Recursos e os dois seguintes a Especicao da Destinao de Recursos. c) A diviso das destinaes de recursos em Destinaes Primrias ou No-Financeiras e Destinaes No-Primrias ou Financeiras importante para elaborao do Demonstrativo
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 2

do Resultado Primrio exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. d) O Identicador de Uso destina-se a indicar se os recursos compem contrapartida nacional de emprstimos ou de doaes ou a outras aplicaes. e) A classicao da receita por destinao agrupa os recursos arrecadados de acordo com a sua destinao legal. 3 - Suponha os seguintes dados extrados do Anexo de Metas Fiscais-AMF do Governo Federal:
Discriminao Resultado Primrio Dvida Lquida Receitas No-Financeiras 20X1 4% do PIB 20X2 4,5% do PIB 0% do PIB 20X3 5% do PIB 39% do PIB 1,5% do PIB 35% do PIB

45% do PIB 43% do PIB

Resultado Nominal - 1% do PIB

25% do PIB 30% do PIB

Os dados consideram a metodologia de apurao de Resultados Fiscais, sob a tica acima da linha, utilizada no Brasil. De acordo com os dados e a metodologia de apurao das Necessidades de Financiamento do Setor Pblico, marque a opo correta. a) Quando da elaborao da Proposta Oramentria para o ano de 20X1, as despesas primrias estaro limitadas a 22% do PIB. b) A previso de que, em 20X2, os juros nominais sejam de 5% do PIB. c) Somente em 20X3 o Supervit Primrio ser maior do que os juros nominais do exerccio. d) O Resultado Nominal nulo, em 20X2, indica que o pas conseguir pagar toda a sua dvida. e) A reduo da dvida lquida ao longo dos trs exerccios em parte decorrente da diminuio das despesas primrias ao longo dos trs exerccios.

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

4- Considere os seguintes dados de receitas e despesas constantes da proposta oramentria de um determinado ente da federao (valores em mil):
Receitas: Previso de Arrecadao

Receitas de Servios Receitas de Alienao de Bens Receitas de Juros Receitas Tributrias Receitas de Operaes de Crdito - Contratual Receitas de Contribuies Receitas de Operaes de Crdito Renanciamento da Dvida Receitas de Dvida Ativa
Despesas:

2.000 3.400 2.300 15.300 15.500 12.500

5 - A Administrao Pblica necessita, em determinadas situaes, utilizar-se de sistemtica especial, conhecida como Suprimento de Fundos, para realizar despesas que, por sua natureza ou urgncia, no possam aguardar o processamento normal da execuo oramentria. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opo que corresponde seqncia correta. I. O servidor que receber suprimento de fundos ca obrigado a prestar contas de sua aplicao procedendo-se, automaticamente, a tomada de contas se no o zer no prazo assinalado. II. Poder ser concedido suprimento de fundos nos casos em que a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classicar em regulamento. III. No permitida a concesso de suprimento de fundos para servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na repartio outro servidor. IV. A autorizao para concesso de suprimento de fundos cabe ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente. V. Na execuo da despesa por meio de suprimento de fundos, o empenho emitido aps a prestao de contas do suprido, pois nesse momento tem-se a identicao da despesa realizada. a) b) c) d) e) F, F, V, F, V V, V, V, F, V F, V, F, V, F V, V, V, F, F V, F, F, V, V

20.000 2.000
Dotao

Despesa de Pessoal Despesa de Inverso Financeira Despesa de Juros Despesa de Investimentos Despesa de Amortizao Outras Despesas Correntes

21.000 13.000 2.500 7.500 20.000 9.000

Com base nos dados apresentados, marque a opo correta. a) A proposta respeita o princpio oramentrio do equilbrio, mas apresenta um dcit no oramento corrente. b) O ente ainda poder incorporar na proposta oramentria novas operaes de crdito com a nalidade de realizar despesas correntes, at o montante de 5.000, sem desrespeitar a regra de ouro estabelecida na Constituio Federal. c) O supervit do oramento de capital foi de 1.600. d) A aprovao de crdito suplementar no montante de 10.000 para pagamento de juros referente ao renanciamento da dvida, tendo como fonte de recursos receitas de operaes de crdito, precisar de aprovao do legislativo por maioria simples. e) O ente poder destinar a totalidade ou parte da Receita de Alienao de Bens para pagamento de juros da dvida.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 3

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

6 - So consideradas etapas da execuo oramentria e nanceira, os ingressos de recursos na conta nica do Tesouro e as descentralizaes de crditos e recursos entre as unidades integrantes do Sia. No que diz respeito ao assunto, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opo que corresponde seqncia correta. I. A unidade gestora que recebe crditos oramentrios por descentralizao, sob a forma de destaque, receber os recursos nanceiros sob a forma de repasse. II. A unidade gestora que descentralizou crditos oramentrios por meio de proviso receber os recursos nanceiros sob a forma de sub-repasse. III. A descentralizao de recursos realizada no Sia por meio da Nota de Programao Financeira, que o documento utilizado para registrar e contabilizar as etapas da programao nanceira. IV. A Guia de Recolhimento da Unio - GRU documento utilizado para efetuar todo e qualquer depsito na conta nica do Tesouro, excetuadas as receitas recolhidas mediante a Guia de Previdncia Social GPS e por meio do Documento de Arrecadao de Receitas Federais - DARF. V. A Secretaria do Tesouro Nacional permite que autarquias, fundos e fundaes pblicas que contarem com autorizao legislativa especca efetuem aplicaes nanceiras dirias na conta nica. a) b) c) d) e) F,V,F,F,V V,V,V,V,V F,F,F,F,F V,V,V,V,F V,F,V,V,V

b) A ao, reconhecida na estrutura pelo cdigo DDDD, determina a escolha da subfuno, reconhecida pela codicao BBB, estabelecendo uma relao nica. c) A subfuno, cdigo BBB, poder ser combinada com qualquer funo, cdigo AA, em razo da competncia do rgo responsvel pelo programa. d) Quando o primeiro dgito da codicao DDDD for um nmero mpar signica que a ao uma atividade. e) As operaes especiais so aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resultam um produto, e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios e so identicadas pelo primeiro dgito da codicao EEEE. 8 - Sobre os enunciados dos Princpios Fundamentais de Contabilidade, estabelecidos na Resoluo n. 750/1993, so apresentadas as seguintes assertivas: I. desde que tecnicamente estimvel, o registro das variaes patrimoniais deve ser feito, de imediato e com a extenso correta, independentemente das causas que as originaram, mesmo na hiptese de somente existir razovel certeza de sua ocorrncia. II. aps sua integrao ao patrimnio, o bem, direito ou obrigao no podero ter alterados seus valores intrnsecos, admitindo-se, to-somente, sua reavaliao e atualizao monetria e a decomposio em elementos e/ou sua agregao, parcial ou integral, a outros elementos do patrimnio lquido. III. consideram-se realizadas as receitas sempre que houver a extino, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior. IV. quando da classicao e avaliao das mutaes patrimoniais, quantitativas e qualitativas, devem ser consideradas a continuidade ou no da entidade, bem como sua vida denida ou provvel, pois inuencia o valor econmico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extino da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsvel. V. quando se apresentarem opes igualmente aceitveis diante dos demais Princpios Fundamentais de Contabilidade, deve-se escolher a hiptese de que resulte menor patrimnio lquido.

7 - A classicao funcional e a estrutura programtica visam ao fornecimento de informaes das realizaes do governo e considerada a mais moderna das classicaes oramentrias da despesa. A juno das duas, quando da execuo da despesa no Sia, forma o Programa de Trabalho com a seguinte estrutura: Programa de Trabalho: AA.BBB.CCCC.DDDD.EEEE Com relao ao assunto, indique a opo correta. a) Na estrutura do Programa de Trabalho, a codicao CCCC representa o Programa e a codicao EEEE a ao governamental.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 4

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

Considerando que a seqncia das assertivas apresentadas no guarda necessariamente correlao com a seqncia das opes apresentadas, das assertivas apresentadas, a nica incorreta aquela que se refere ao Princpio da (do): a) b) c) d) e) Continuidade. Prudncia. Competncia. Registro pelo Valor Original. Oportunidade.

10- Ao longo da existncia de uma entidade, vrios fatos podem acontecer e que reetem no patrimnio desta de forma positiva ou negativa. Em relao aos fatos contbeis e suas respectivas variaes no patrimnio, julgue os itens que se seguem e marque a opo incorreta. a) A Insubsistncia Passiva acontece quando algo que deixou de existir provocou efeito negativo no patrimnio da entidade. b) Quando ocorre uma Supervenincia Passiva, a Situao Lquida diminui. c) As Supervenincias provocam sempre um aumento do passivo ou do ativo. d) O desaparecimento de um bem um exemplo de Insubsistncia do Passivo. e) Toda Insubsistncia do Passivo uma Insubsistncia Ativa. 11- A Cincia Contbil estabeleceu diversas teorias doutrinrias sobre as formas de classicar os componentes do sistema contbil, que so denominadas Teorias das Contas. Sobre o assunto, indique a opo incorreta. a) A Teoria Materialstica divide as contas em Integrais e de Resultado. b) Na Teoria Personalstica, as contas dos agentes consignatrios so as contas que representam os bens, no ativo. c) Segundo a Teoria Personalstica, so exemplos de contas do proprietrio as contas de receitas e de despesas. d) Na Teoria Materialstica, as contas traduzem simples ingressos e sadas de valores, que evidenciam o ativo, sendo este representado pelos valores positivos, e o passivo representado pelos valores negativos. e) Na contabilidade atual, h o predomnio da Teoria Patrimonialista, que classica o ativo e passivo como contas patrimoniais.

9 - Com base nos critrios de avaliao de ativos e passivos, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opo que corresponde seqncia correta. I . Os direitos e ttulos de crdito, e quaisquer valores mobilirios no classicados como investimentos, sero avaliados, pelo custo de aquisio ou pelo valor de mercado, se este for menor. II. Os elementos do ativo decorrentes de operaes de longo prazo sero ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante. III. A diminuio do valor dos elementos dos ativos imobilizado, intangvel e diferido ser registrada periodicamente nas contas de: Depreciao, Amortizao e Exausto. IV. As obrigaes, encargos e riscos classicados no passivo exigvel a longo prazo sero ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante. V. Os estoques de mercadorias fungveis destinadas venda podero ser avaliados pelo valor de mercado, quando esse for o costume mercantil aceito pela tcnica contbil. a) b) c) d) e) V,V,F,F,F V,V,V,F,V F,F,V,F,F V,F,F,V,V F,V,V,V,V

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

12- O Balancete de Vericao de uma empresa apresenta as seguintes contas e respectivos saldos ao nal do exerccio social (31.12.20X8): Mveis e Utenslios Bancos Vendas Duplicatas a Pagar Despesa de Salrios Contas a Receber Despesas de Juros Receitas de Servios Despesa de Aluguel Prejuzos Acumulados Edifcios de Uso Custo das Vendas Emprstimos a Pagar 530 4.000 50.000 6.000 10.000 8.000 2.000 17.000 3.000 4.000 12.000 40.000 3.000

IV. Sero classicadas como reservas de capital as contas que registrarem o produto da alienao de partes benecirias e bnus de subscrio, o prmio recebido na emisso de debntures e as doaes e as subvenes para investimento. V. Sero classicadas como ajustes de avaliao patrimonial, enquanto no computadas no resultado do exerccio em obedincia ao regime de competncia, as contrapartidas de aumentos ou diminuies de valor atribudo a elementos do ativo e do passivo, em decorrncia da sua avaliao a preo de mercado. a) b) c) d) e) V,V,F,F,F V,V,V,F,V F,F,V,F,F V,F,F,V,V F,F,V,V,V

Com base nos dados acima e nas regras de apurao de resultado, pode-se armar que: a) aps a apurao do resultado, os Prejuzos Acumulados foram transformados em lucros acumulados de 12.000. b) o Lucro do Perodo foi de 52.000. c) o Capital Social de 7.530. d) o Patrimnio Lquido de 8.000. e) o Ativo e o Passivo somam 33.000. 13- Em relao a estrutura, contedo e classicao das contas patrimoniais, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opo que corresponde seqncia correta. I. No ativo, as contas sero dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: ativo circulante; ativo realizvel a longo prazo; ativo permanente, dividido em investimentos, imobilizado, intangvel e diferido. II. O patrimnio lquido pode ser dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reservas de lucros, aes em tesouraria e prejuzos acumulados. III. No ativo imobilizado, sero registrados os direitos que tenham por objeto bens corpreos destinados manuteno das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa nalidade, inclusive os decorrentes de operaes que transram companhia os benefcios, riscos e controle desses bens.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 6

14- Em relao ao patrimnio de uma empresa e s diversas situaes patrimoniais que pode assumir de acordo com a equao fundamental do patrimnio, indique a opo incorreta. a) A empresa tem passivo a descoberto quando o Ativo igual ao Passivo menos a Situao Lquida. b) A Situao Lquida negativa acontece quando o total do Ativo menor que o passivo exigvel. c) Na constituio da empresa, o Ativo menos o Passivo Exigvel igual a zero. d) A situao em que o Passivo mais o Ativo menos a Situao Lquida igual a zero impossvel de acontecer. e) A Situao Lquida positiva quando o Ativo maior que o Passivo Exigvel.

FINANAS 15- Com relao composio do Sistema Financeiro Nacional, aponte a entidade que no desempenha o papel de supervisora no referido Sistema. a) b) c) d) e) Banco Central do Brasil. Secretaria de Previdncia Complementar. Superintendncia de Seguros Privados. Instituto de Resseguros do Brasil. Comisso de Valores Mobilirios.

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

16- O Conselho de Gesto da Previdncia Complementar CGPC o rgo responsvel pela regulao das atividades das entidades fechadas de previdncia complementar. No integra(m) o Conselho de Gesto da Previdncia Complementar: a) o Ministro de Estado da Previdncia Social, o Secretrio de Previdncia Complementar do Ministrio da Previdncia Social e um representante da Secretaria de Previdncia Social do Ministrio da Previdncia Social. b) um representante do Ministrio da Fazenda e um representante do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. c) um representante da Superintendncia de Seguros Privados. d) um representante dos patrocinadores e instituidores de entidades fechadas de previdncia complementar e um representante das entidades fechadas de previdncia complementar. e) um representante dos participantes e assistidos das entidades fechadas de previdncia complementar. 17- Identique a armativa incorreta com relao ao Banco Central do Brasil. a) O Banco Central um rgo da administrao direta do Ministrio da Fazenda. b) O Banco Central tem como principal responsabilidade zelar pela qualidade da moeda nacional. c) A atuao do Banco Central dene as condies de liquidez da economia. d) A Constituio Federal de 1988 vedou ao Banco Central a concesso direta ou indireta de emprstimos do Tesouro Nacional. e) O Banco Central assume cinco papis: banco dos bancos, gestor do Sistema Financeiro Nacional, executor da poltica monetria, banco emissor e banqueiro do governo. 18- A Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) uma Autarquia Especial vinculada ao Ministrio da Fazenda. A Lei Complementar n. 126, de 15 de janeiro de 2007, transferiu SUSEP a competncia de scalizar tambm as operaes de: a) assistncia complementar fechada. b) crdito do Conselho Nacional de Previdncia Social. c) cosseguro, resseguro, retrocesso e sua intermediao. d) captao de poupana imobiliria popular. e) mercado de capitais (fundos de penso).
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 7

19- O Conselho Monetrio Nacional (CMN) o rgo deliberativo mximo do Sistema Financeiro Nacional. Ao CMN no compete: a) adaptar o volume dos meios de pagamento do pas, tendo em vista a melhor utilizao dos recursos em moeda estrangeira. b) autorizar as emisses de papel moeda pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e as normas reguladoras do meio circulante. c) regular as condies de constituio, funcionamento e scalizao das instituies nanceiras. d) estabelecer diretrizes gerais de poltica monetria, creditcia e cambial. e) disciplinar os instrumentos de poltica scal, sendo o rgo executor dessa poltica. 20- A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) constitui rgo integrante do subsistema normativo do mercado de valores mobilirios. Aponte a nica opo incorreta no que diz respeito CVM. a) uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, criada pela Lei n. 6385/76. b) As funes da Comisso de Valores Mobilirios repercutem junto a trs grandes grupos: instituies de mercado, companhias abertas e investidores. c) A Comisso de Valores Mobilirios tem por nalidade a scalizao e a regulao do mercado de ttulos de renda varivel. d) No cumprimento de sua misso de ser o agente da sociedade para assegurar o equilbrio monetrio, a CVM zela pela adequada liquidez da economia. e) A CVM, dada a natureza de suas atividades, recebe, processa e coloca disposio do mercado uma enorme massa de informaes que exige constante atualizao para permitir rapidez de acesso.

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

21- O Sistema Especial de Liquidao e CustdiaSELIC um sistema informatizado do Banco Central do Brasil. Com relao ao SELIC, aponte a nica opo falsa. a) O SELIC destinado custdia de ttulos escriturais de emisso do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil. b) O SELIC opera na modalidade de Liquidao Bruta em Tempo Real (LBTR). c) O SELIC, alm da custdia, realiza o registro e a liquidao das operaes realizadas com os ttulos escriturais de emisso do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil. d) Integram o SELIC os mdulos complementares de Oferta Pblica Formal Eletrnica (Ofpub) e o Leilo Informal Eletrnico de Moedas e Ttulos (Leinf). e) O SELIC tambm depositrio de ttulos privados, de ttulos pblicos estaduais e municipais e de ttulos representativos de dvidas de responsabilidade do Tesouro Nacional. 22- Com relao ao mercado de opes, identique a nica opo incorreta. a) O mercado de opes permite que o investidor opere de maneira alavancada. b) Lanador o comprador da opo, ou seja, aquele que adquire o direito de exercer a opo, pagando por isso um prmio. c) Sries de opo so opes do mesmo tipo (compra ou venda), para a mesma ao-objeto, e com a mesma data de vencimento. d) Prmio o preo de negociao da opo ou preo de mercado. e) Opo de compra a modalidade em que o titular tem o direito de comprar certo lote de aes a um preo predeterminado, at determinada data. 23- No Brasil, os mercados de derivativos vm nos ltimos anos apresentando signicativa evoluo. Identique a opo falsa em relao aos derivativos. a) O mercado futuro apresenta as caractersticas de que o investimento inicial no pequeno em relao ao compromisso assumido e a durao de um contrato futuro ilimitada. b) No Brasil, a Bolsa de Mercadorias & Futuros fornece a segurana necessria para a negociao com derivativos. c) Para existir um mercado de derivativos, tem que existir um mercado a vista (spot) organizado para que a formao do ativo-objeto seja a mais transparente possvel.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 8

d) A Bolsa de Mercadorias & Futuros uma instituio na qual so negociados os mais variados tipos de contratos futuros, desde produtos agropecurios (caf, boi gordo, algodo, entre outros) at produtos nanceiros (ouro, dlar, ndice de aes, etc.). e) Os mercados de derivativos existem para a transferncia de risco da atividade econmica. 24- As aes so os principais ttulos negociados no mercado de capitais. Com relao ao mercado acionrio, assinale a nica opo falsa. a) Uma ao representa a menor parcela do capital social de uma empresa. b) O detentor de uma ao (acionista) no um credor da empresa, mas sim um de seus proprietrios e, como tal, possui direito participao nos resultados da empresa proporcionalmente ao nmero de aes que detm. c) As aes preferenciais asseguram preferncia na distribuio de resultados e conferem direito a voto. d) O retorno do investimento em aes pode se dar na forma de ganho de capital e eventos distribudos pelas empresas (dividendos, juros sobre o capital, bonicaes em novas aes e subscrio). e) Por serem objetos de negociao diria, os preos das aes podem aumentar ou diminuir de acordo com o maior ou menor interesse dos investidores. 25- No que tange denio e classicao dos ttulos de renda xa, no se pode armar que: a) os ttulos de renda xa so aqueles cujos rendimentos e prazos de resgate so estabelecidos por ocasio da emisso do papel ou ttulo, podendo os rendimentos ser prexados, ps-xados ou utuantes. b) os ttulos de renda xa esto divididos em ttulos pblicos de renda xa e os ttulos privados de renda xa, que so os emitidos por instituies nanceiras e no nanceiras. c) a remunerao dos ttulos que apresentam rendimento ps-xado somente conhecida na data do resgate do papel. d) a modalidade utuante assemelha-se com a ps-xada e diferencia-se, basicamente, pela xao de taxas contratadas.

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

e) as principais funes do mercado secundrio de ttulos de renda xa, no qual ocorre a transferncia de titularidade dos papis e ocasiona aumento ou diminuio de recursos pelos emissores, so dar liquidez ao mercado primrio de ttulos pblicos e privados e permitir que a autoridade monetria realize poltica monetria. 26- Para negociar aes, uma vez aberta a conta de valores e provisionado o recurso suciente para operar, o cliente poder emitir as ordens de compra e venda pertinentes. Identique a nica opo correta relacionada ordem com stop de compra. a) Nesta ordem, o cliente estabelece o preo mximo pelo qual ele quer comprar determinada ao. b) Este tipo de ordem permite total controle do preo de execuo, mas pode ser de execuo demorada. c) A ordem executada to logo seja recebida no prego, ao preo que puder ser obtido no momento. d) A ordem executada quando a cotao, durante um movimento de alta, atinge um valor igual ou maior ao determinado pelo cliente. e) Nesse tipo de ordem, o cliente especica corretora apenas a quantidade e as caractersticas das aes que deseja comprar. 27- So trs os fatores que explicam as diferentes taxas de juros entre ativos: risco, liquidez e prazo. As instituies nanceiras recorrem a vrios expedientes para diminuir o risco dos emprstimos. Indique a nica opo, com relao ao risco, no observada pelas instituies. a) Carter conservador, ou seja, emprestam recursos para aquelas empresas que j possuem boa reputao no mercado. b) Exigncia do maior nmero possvel de garantias por parte dos tomadores. c) Elaborao de contratos de emprstimos complexos, inclusive com imposies de clusulas restritivas sobre a utilizao dos recursos. d) Exigncia de no comprometimento de recursos prprios dos tomadores com projeto, por exemplo. e) A busca da maximizao do retorno esperado, escolhendo uma carteira que maximize a rentabilidade para determinado risco, ou minimize o risco para determinada rentabilidade (anlise risco-retorno).

28- O risco, de uma maneira bem simples, a probabilidade de no ocorrer o evento esperado. No caso de uma aplicao nanceira, o risco pode ser entendido como a no-realizao do retorno esperado. Assinale a nica opo falsa no que tange a risco e retorno. a) O risco de determinada aplicao nanceira pode ser dividido em sistemtico e no sistemtico, cuja soma destes compe o risco total de um investimento. b) O investidor racional decide de acordo com sua averso ao risco e seu nvel de utilidade, sendo que o ndice Sharpe representado pela relao entre o risco assumido e o prmio pago. o ndice indicado para a anlise de todo e qualquer tipo de fundo. c) Todo investidor dever preferir investimentos que apresentam elevado retorno e baixo risco. d) O risco total de uma carteira de investimentos no depende apenas do risco individual de cada ativo que compe a carteira, mas tambm de que forma eles se relacionam. e) O risco sistemtico possibilita quanticar a sensibilidade do retorno do ativo nanceiro em relao ao retorno do mercado.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

POLTICAS PBLICAS 29- De acordo com a literatura em polticas pblicas, agenda governamental consiste em um conjunto de temas que, em dado momento, so alvo de sria ateno tanto por parte das autoridades governamentais como de atores fora do governo mas estreitamente associadas s autoridades. Sobre a formao ou construo da agenda de polticas pblicas, pode-se armar que: a) consiste em um processo de identicao e reconhecimento de problemas, o que a distingue da formulao, que consiste na especicao das alternativas de ao governamental. b) consiste em uma lista de temas que so objeto das preocupaes de todos os agentes governamentais, independentemente dos diferentes nveis e setores de governo. c) depende de uma diferenciao entre o que uma situao e o que um problema, com base em valores, na anlise de dados empricos, em presses polticas, em eventos crticos e at no uxo da poltica. d) no envolve a excluso de problemas, que naturalmente causada pela mudana da realidade ou do foco de ateno das autoridades, pela banalizao das situaes ou pela dinmica dos ciclos sociais. e) determinada pelos meios mediante os quais as autoridades tomam conhecimento das situaes, como, por exemplo, os indicadores, os eventos-foco, crticas severas do Congresso ou da mdia. 30- A implementao o processo mediante o qual decises relativas a polticas pblicas tornam-se interveno concreta na realidade. Para que esse processo seja exitoso, algumas condies devem ser observadas, independentemente do modelo de implementao. Entre os enunciados abaixo, relativos a tais condies de xito da implementao, assinale o nico incorreto. a) A legislao deve denir os objetivos da poltica de modo claro e consistente e restringir a emergncia de outras polticas que tenham objetivos conitantes ou que concorram pelos mesmos recursos. b) Os agentes responsveis pelas instituies implementadoras devem dispor de capacidade gerencial e de habilidades polticas e devem estar comprometidos com os objetivos da poltica. c) O arranjo institucional da implementao deve prever os mecanismos necessrios de integrao hierrquica entre as agncias envolvidas.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 10

d) A poltica deve contar com o apoio de alguns parlamentares e lderes do Executivo e no deve sofrer restries por parte do Judicirio. e) A legislao deve estruturar o processo de implementao de maneira que tanto os agentes implementadores quanto os grupos-alvo entendam o seu papel e possam ter o desempenho esperado. 31- A despeito das inmeras e profundas mudanas pelas quais vem passando o Estado brasileiro nas ltimas dcadas, algumas caractersticas das polticas pblicas permanecem. Examine os enunciados abaixo e assinale o que no verdadeiro sobre as polticas pblicas no Estado brasileiro contemporneo. a) Nos anos recentes, observa-se a superao da fragmentao das polticas pblicas, j que os atores sociais e o terceiro setor vm atuando no sentido de cobrir as lacunas de articulao e cooperao entre diferentes agncias setoriais. b) As polticas geralmente emperram devido competio interburocrtica, que faz com que sejam fragmentadas em reas de controle de cada agncia, na busca de uma convivncia pacca; ou que provoca superposies que levam baixa racionalidade e ao desperdcio de recursos. c) As polticas sofrem com a descontinuidade administrativa, pois as mudanas de dirigentes provocam alteraes de rumo ou de prioridade, levando ao redimensionamento, reorientao, substituio, suspenso ou abandono de aes em andamento. d) Existe uma forte clivagem entre formulao/deciso e implementao, que faz com que a percepo da complexidade das polticas pblicas se restrinja ao ambiente/fase da formulao/deciso, enquanto a implementao vista como um conjunto de tarefas de baixa complexidade, acerca das quais as decises importantes j foram tomadas. e) Apesar dos esforos de descentralizao poltica, ainda reduzida a autonomia das agncias implementadoras e, em termos gerais, frgil a capacidade de gesto de polticas pblicas nos nveis subnacionais de governo.

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

32- Sobre os atores envolvidos nas polticas pblicas, assinale o nico enunciado incorreto. a) Atores so exclusivamente aqueles que tm algum tipo de interesse em jogo em uma poltica pblica e variam conforme a sua insero institucional, os seus recursos de poder e suas expectativas quanto aos efeitos das decises sobre tais interesses. b) Os atores visveis denem a agenda de polticas enquanto os atores invisveis tm maior poder de inuncia na escolha das alternativas de resoluo dos problemas. c) So atores invisveis aqueles que, embora atuem fora do centro das atenes da sociedade, so dotados de elevado poder de inuenciar as polticas pblicas devido sua posio econmica, como nancistas, banqueiros, empreiteiros. d) Tambm so atores invisveis as comunidades de especialistas que agem de forma relativamente coordenada: acadmicos, consultores, assessores e funcionrios legislativos, burocratas de carreira e analistas ligados a grupos de interesses. e) Os empresrios polticos so atores de origem diversa, dispostos a investir recursos para promover polticas que possam lhes favorecer, por exemplo: polticos eleitos ou sem mandato, burocratas de carreira, lobistas, jornalistas, acadmicos. 33- Qual dos instrumentos de planejamento abaixo tem como estrutura conceitual-metodolgica o tringulo de governo? a) Quadro Lgico QL. b) Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos ZOPP. c) Marco Lgico ML. d) Plano de Gesto do Ciclo do Projeto PMC. e) Planejamento Estratgico Situacional PES. 34- Todo tipo de avaliao compreende diversas etapas. Qual das etapas abaixo no se inclui entre as etapas especcas da Anlise Custo-Efetividade (ACE)? a) b) c) d) e) Denio do problema. Diagnstico da situao. Anlise de pr-factibilidade. Seleo da melhor alternativa. Incerteza e anlise de sensibilidade.

35- O debate sobre a formulao de programas e projetos envolve um extenso rol de conceitos. Todos os enunciados abaixo esto corretos, exceto: a) os objetivos so declaraes de inteno quanto a cenrios futuros, que sintetizam hipteses acerca das relaes entre os meios e ns de uma interveno. b) uma meta representa um detalhamento de um objetivo ou produto de uma interveno, a ser usado como um parmetro de desempenho contra o qual o resultado obtido ser comparado. c) as metas so compromissos expressos em termos de quantidade, objeto e prazo, devendo ser realistas, precisas e mensurveis. d) numa rvore de objetivos, a identicao dos meios delimita as possveis alternativas de interveno, que devem ser selecionadas com base em critrios claros. e) a construo de uma rvore de problemas baseia-se na concertao entre interesses distintos, com o objetivo de estabelecer uma inteligibilidade compartilhada quanto a uma situao real. 36- Entre as modernas abordagens do planejamento destaca-se o Planejamento Estratgico Situacional PES. Considerando as caractersticas do PES, analise os enunciados abaixo e depois selecione a resposta correta. 1. A premissa principal do Planejamento Estratgico Situacional a complexidade e conituosidade da realidade social, na qual coexistem atores com objetivos contraditrios e perspectivas diferenciadas quanto ao contexto em que atuam. 2. O Planejamento Estratgico Situacional baseia-se na anlise das relaes entre causa e efeito e entre antecedentes e conseqentes dos fenmenos sociais, de maneira a desvendar a lgica que preside a sua complexidade. 3. De acordo com o Planejamento Estratgico Situacional, nenhum ator social ou poltico tem hegemonia para controlar todas as variveis da realidade, sendo o planejador mais um ator num processo interativo. 4. O Planejamento Estratgico Situacional uma ferramenta de governo, que rejeita a concepo do planejamento como monoplio do Estado ou de qualquer fora situacionalmente dominante. a) b) c) d) e)
11

Todos os enunciados esto corretos. Todos os enunciados esto incorretos. Somente o enunciado 1 est incorreto. Somente o enunciado 2 est incorreto. Somente os enunciados 1 e 3 esto corretos.
Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

37- Apesar das muitas controvrsias entre os tericos, na rea de avaliao existem alguns conceitos e distines razoavelmente consensuados, como os que se referem avaliao somativa e avaliao formativa. Sobre os objetivos da avaliao formativa, examine os enunciados abaixo e depois marque a resposta certa. 1. Proporcionar feedback imediato para alimentar revises de programas e projetos em fase de teste-piloto. 2. Estimar o grau de eccia das estratgias adotadas na implementao de um programa e orientar decises sobre sua continuidade. 3. Identicar aspectos ambientais favorveis e desfavorveis ao xito de um projeto ou programa em fase inicial de implementao, a m de denir estratgias para melhorar o seu desempenho. 4. Informar sobre as necessidades de ampliao da cobertura de um programa ou da viabilidade de sua replicao. a) Todos os enunciados acima so objetivos da avaliao formativa. b) Nenhum dos enunciados acima objetivo da avaliao formativa. c) Somente o enunciado 2 objetivo da avaliao formativa. d) Somente os enunciados 1 e 3 so objetivos da avaliao formativa. e) Somente os enunciados 2 e 4 so objetivos da avaliao formativa. 38- A Anlise Custo-Benefcio (ACB) proporciona um guia para hierarquizar alternativas de investimentos em projetos a serem executados ou j em processo de execuo. Examine as assertivas abaixo sobre a Anlise Custo-Benefcio e assinale a opo incorreta. a) A relao entre custos e produtos proporciona elementos para analisar a ecincia operacional, mas no informa sobre a eccia do projeto em relao ao pblico-alvo escolhido. b) Na avaliao social, a Anlise Custo-Benefcio utiliza suposies da taxa de desconto diferentes das que so aplicadas na avaliao privada, porque deve incluir os impactos distributivos, os efeitos intangveis e at o valor da vida humana. c) A diferena mais importante entre a avaliao privada e a avaliao social que na primeira a Anlise Custo-Benefcio utiliza como referncia o preo de mercado, enquanto que na avaliao social so utilizados preos sombra, de ecincia, ou seja, preos sociais.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 12

d) A taxa de desconto utilizada na Anlise Custo-Benefcio tem por objetivo traduzir a um valor presente os custos e benefcios que resultaro do projeto no futuro e xada sobre a base do custo de oportunidade do capital. e) A Anlise Custo-Benefcio permite averiguar se os projetos so ou no rentveis, comparando os uxos atualizados de benefcios e os custos previstos em sua implementao. TCNICAS DE CONTROLE 39- De acordo com a NBC-T-11, o Parecer do Auditor Independente, segundo a natureza da opinio que contm, pode ser classicado das seguintes formas, exceto: a) b) c) d) e) parecer sem ressalva. parecer com ressalva. parecer irregular. parecer adverso. parecer com absteno de opinio.

40- Considerando o que dispe a NBC-T-11, assinale a opo correta. a) Testes de transaes e de saldos so testes substantivos. b) Considera-se erro o ato intencional de omisso ou manipulao de transaes, adulterao de documentos, registros e demonstraes contbeis. c) Os testes substantivos visam obteno de razovel segurana de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administrao esto em efetivo funcionamento e cumprimento. d) Considera-se fraude o ato no intencional resultante de omisso, desateno ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e demonstraes contbeis. e) Procedimentos de reviso analtica so testes de observncia. 41- De acordo com a NBC-T-11, Risco de Auditoria a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinio tecnicamente inadequada sobre demonstraes contbeis signicativamente incorretas. Nesse contexto, h risco de auditoria nos seguintes casos, exceto: a) na possibilidade de o auditor considerar os controles internos ecientes quando na realidade no so. b) na possibilidade de o auditor considerar incorreto o saldo de uma conta quando na realidade este saldo esteja correto.
Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

c) na possibilidade de o auditor considerar os controles internos inecientes quando na realidade so. d) na possibilidade de o auditor considerar correto o saldo de uma conta quando na realidade este saldo esteja incorreto. e) na possibilidade de o auditor considerar os controles internos inecientes quando na realidade no so. 42- Sobre o tema amostragem estatstica em auditoria, segundo o que dispe a NBC-T-11, incorreto armar que: a) na seleo da amostra vedada a seleo casual, a critrio do auditor, baseada em sua experincia prossional. b) ao usar mtodos de amostragem estatstica ou no-estatstica, o auditor deve projetar e selecionar uma amostra de auditoria, aplicar a essa amostra procedimentos de auditoria e avaliar os resultados da amostra, de forma a proporcionar evidncia de auditoria suciente e apropriada. c) na determinao da amostra o auditor deve levar em considerao, entre outros fatores: a populao objeto da amostra; o tamanho da amostra e o risco da amostragem. d) a amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relao direta com o volume de transaes realizadas pela entidade na rea ou transao objeto de exame, como tambm com os efeitos na posio patrimonial e nanceira da entidade e o resultado por ela obtido no perodo. e) ao determinar a extenso de um teste de auditoria ou mtodo de seleo de itens a serem testados, o auditor pode empregar tcnicas de amostragem. 43- Quando da aplicao dos testes de observncia e substantivos, o auditor deve considerar alguns procedimentos tcnicos bsicos. Um deles a reviso analtica tal como a dene a NBC-T-11, consiste no(a): a) exame de registros, documentos e de ativos tangveis. b) acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execuo. c) obteno de informaes junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transao, dentro ou fora da entidade. d) conferncia da exatido aritmtica de documentos comprobatrios, registros e demonstraes contbeis e outras circunstncias.

e) vericao do comportamento de valores signicativos, mediante ndices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas identicao de situao ou tendncias atpicas. 44- De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, os controles internos administrativos implementados em uma organizao devem possuir as seguintes caractersticas, exceto: a) prevalecer como instrumentos auxiliares de gesto. b) prioritariamente, ter carter preventivo. c) estar direcionados para o atendimento a todos os nveis hierrquicos da administrao. d) primar pela abordagem corretiva e, subsidiariamente, punitiva. e) permanentemente, estar voltados para a correo de eventuais desvios em relao aos parmetros estabelecidos. 45- No nal da dcada de 1990, empresas como Enron, Tyco, HealthSouth e WorldCom entraram em processo de falncia em decorrncia de graves escndalos contbeis, gerando uma forte crise no mercado de capitais norte-americano. Por causa disso, em julho de 2002, entrou em vigor dispositivo legal que, visando melhorias em governana corporativa, deniu novos controles para as operaes de negcio e processos relacionados aos relatrios nanceiros, afetando no s o comportamento das organizaes, em especial as de capital aberto cujos papis circulam pelos principais mercados nanceiros mundiais, mas tambm as prticas internacionais de auditoria interna at ento vigentes. Trata-se, aqui, da(s): a) b) c) d) e) Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei Sarbanes-Oxley. Lei Barack-Obama. Lei das Sociedades por Ao. Normas da INTOSAI.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

13

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

46- Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o procedimento que tem por objetivo avaliar as aes gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administrao pblica federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a nalidade de emitir uma opinio sobre a gesto quanto aos aspectos da ecincia, eccia e economicidade, procurando auxiliar a administrao na gerncia e nos resultados, por meio de recomendaes que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial, classica-se como: a) b) c) d) e) Auditoria de Avaliao da Gesto. Auditoria Contbil. Auditoria de Acompanhamento da Gesto. Auditoria Operacional. Auditoria Especial.

b) a opinio decorrente dos exames ca prejudicada, quando ento, mediante cincia do rgo superior, emitir-se- o Certicado com Negativa de Opinio. c) a opinio decorrente dos exames ca sobrestada, encaminhando-se os autos do processo ao Tribunal de Contas da Unio, a quem caber determinar a instaurao da devida Tomada de Contas Especial. d) a opinio decorrente dos exames ca prejudicada, quando ento, mediante cincia do rgo superior, emitir-se- o Certicado de Irregularidade. e) a opinio decorrente dos exames ca sobrestada, encaminhando-se os autos do processo ao Tribunal de Contas da Unio, a quem caber julgar os motivos determinantes do sobrestamento, decidindo, ao nal, pela regularidade ou no da gesto. ANLISE DE PROJETOS 49- Um projeto de investimento apresenta economias de escala quando o a) custo mdio de produo diminui quando a escala do projeto reduzida. b) custo mdio de produo aumenta quando se aumenta a utilizao do fator varivel de produo. c) custo marginal de produo aumenta quando se aumenta a utilizao do fator varivel de produo. d) custo total de produo aumenta com o passar do tempo. e) custo mdio de produo diminui quando a escala do projeto ampliada. 50- Quando um projeto de investimento realizado em um setor de atividade bem descrito pelo modelo de concorrncia perfeita, razovel que se descubra que a) o valor presente lquido do projeto aproximadamente igual a zero. b) a taxa interna de retorno do projeto inferior ao custo de oportunidade do capital. c) o valor presente lquido do projeto negativo. d) o custo de oportunidade do capital igual taxa de retorno de ativos livres de risco. e) a taxa interna de retorno do projeto superior taxa mnima de atratividade.

47- Acerca do tema papis de trabalho, na forma como o trata a IN SFC/MF n. 001/2001, assinale a opo incorreta. a) So documentos que fundamentam as informaes obtidas nos trabalhos de auditoria e scalizao, do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte. b) Quando elaborados durante o processo de vericaes in loco, tm por nalidade, entre outras, evidenciar o trabalho feito e as concluses emitidas. c) Devem estar acondicionados em arquivos do tipo permanente, corrente e especial. d) Quando elaborados durante o processo de vericaes in loco, tm por nalidade, entre outras, fornecer um meio de reviso dos trabalhos de auditoria pelos superiores. e) Referncias cruzadas so teis para a sua organizao em arquivos. 48- Nos casos em que a Unidade de Controle Interno do Poder Executivo Federal no obtiver elementos comprobatrios sucientes e adequados, de tal modo que o impea de formar opinio quanto regularidade da gesto, a IN SFC/MF n. 001/2001 determina que: a) a opinio decorrente dos exames ca sobrestada, por prazo previamente xado para o cumprimento de diligncia pelo rgo ou entidade examinado, quando ento, mediante novos exames, emitir-se- o competente Certicado.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008 14

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

51- Outros fatores sendo iguais, a possibilidade de utilizao de mtodos de depreciao acelerada num projeto de investimento, em lugar da depreciao pelo mtodo da linha reta, a) no ter efeito algum sobre o valor presente lquido do projeto, pois a despesa de depreciao no um uxo de caixa. b) aumentar o valor presente lquido do projeto. c) diminuir o valor presente lquido do projeto. d) no ter efeito algum sobre o valor presente lquido do projeto, pois a despesa de depreciao no uma despesa incremental. e) far com que seja preciso fazer novos investimentos antes do trmino originalmente previsto para o projeto. 52- Ao se fazer a avaliao de um projeto de investimento, o custo de pesquisa e desenvolvimento incorrido em anos anteriores ao momento da avaliao deve ser a) considerado, pois um uxo de caixa que est associado ao projeto que est sendo avaliado. b) ignorado, pois um uxo de caixa que no pode ser alterado pela deciso de realizar ou no o projeto. c) considerado e corrigido pela inao ocorrida durante os anos anteriores e at a data da avaliao do projeto. d) ignorado, pois o resultado desse esforo de pesquisa e desenvolvimento muito incerto. e) ignorado, pois a empresa no obrigada a divulg-lo explicitamente na demonstrao de resultado do exerccio. 53- Entende-se por ponto de nivelamento de um projeto de investimento a) o momento no qual o valor acumulado das entradas de caixa do projeto iguala-se ao investimento inicial no projeto. b) o momento em que as entradas de caixa do projeto se estabilizam. c) o nvel de entradas de caixa que suciente para tornar o projeto rentvel. d) o nvel de operao do projeto em que o resultado de um perodo igual a zero. e) o momento no qual a taxa interna de retorno do projeto compensa exatamente a inao observada desde o incio do projeto.

54- Na elaborao dos uxos anuais de caixa de um projeto de investimento, a projeo de capital de giro deve ser a) ignorada, porque o valor do projeto s depende dos investimentos em ativos permanentes. b) ignorada, porque o investimento em capital de giro cresce na mesma proporo das receitas geradas pelo projeto. c) considerada, na medida das variaes anuais dos saldos das contas de capital de giro. d) considerada, medindo-a pelo valor total que estiver aplicado, a cada nal de ano, nas contas includas no capital de giro. e) ignorada, porque o investimento em capital de giro que feito no incio do projeto acaba sendo recuperado no nal do projeto. 55- Para levar em conta a inao na anlise de um projeto de investimento, o procedimento correto : a) usar uxos de caixa projetados e ajustados pela inao estimada e descont-los taxa determinada nas condies correntes de mercado. b) usar uxos de caixa projetados em poder aquisitivo constante e descont-los taxa determinada nas condies correntes de mercado. c) usar uxos de caixa projetados e ajustados pela inao estimada e descont-los taxa de mercado menos a inao estimada. d) ignorar completamente a inao futura, j que ela incerta. e) ignorar completamente a inao futura, j que impossvel que ela permanea constante. 56- A avaliao de dois projetos de investimento mutuamente excludentes que tm o mesmo nvel de risco pelo critrio da taxa interna de retorno incremental feita para lidar com o fato de que o critrio usual da taxa interna de retorno, isto , a comparao direta das taxas internas dos dois projetos, no leva em conta a) as diferenas de escala entre os dois projetos. b) o efeito da inao sobre os uxos de caixa futuros do projeto. c) as diferenas de durao entre os dois projetos. d) o fato de que os dois projetos tm o mesmo custo de oportunidade de capital. e) a desigualdade entre os prazos de recuperao do investimento nos dois projetos.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

15

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

57- Na avaliao de um projeto de investimento do ponto de vista social, a previso de ocorrncia de uma externalidade negativa, como a poluio do meio-ambiente, se causada pela operao do projeto, deve ser levada em conta porque a poluio faz com que a) os benefcios sociais produzidos pelo projeto sejam superiores aos benefcios privados. b) os custos sociais gerados pelo projeto sejam inferiores aos benefcios sociais. c) os custos sociais gerados pelo projeto sejam superiores aos custos privados. d) os benefcios privados do projeto sejam superiores aos benefcios sociais. e) os custos privados do projeto sejam superiores aos benefcios privados. 58- Quando os uxos de caixa futuros anuais estimados de um projeto de investimento com durao de 10 anos so constantes, o valor presente desses uxos de caixa pode ser calculado simplesmente a) somando-se todos esses uxos de caixa anuais. b) dividindo-se qualquer um desses uxos de caixa anuais pela taxa de desconto. c) dividindo-se qualquer um desses uxos de caixa anuais pela taxa interna de retorno do projeto. d) obtendo-se o perodo de recuperao do investimento inicial. e) multiplicando-se um desses uxos de caixa anuais pelo fator apropriado de valor presente de uma anuidade. 59- O VaR (value at risk) de um projeto de investimento determinado pelos seguintes fatores: a) taxa mnima de atratividade e prazo de durao do projeto. b) risco total, valor presente e durao do projeto. c) nvel de risco aceitvel, custo de oportunidade do capital e risco total do projeto. d) nvel de risco aceitvel, valor presente e risco total do projeto. e) valor presente do projeto, taxa mnima de atratividade do investimento e setor de atividade no qual o projeto realizado.

60- Em diversas ocasies, pode ser prefervel abandonar um projeto de investimento antes do prazo originalmente previsto para seu trmino. Essa deciso de abandono, quando tomada racionalmente, equivale (ao) a) venda de um contrato futuro referenciado no projeto. b) exerccio de uma opo de compra referenciada no projeto. c) exerccio de uma opo de venda referenciada no projeto. d) compra de um contrato futuro referenciado no projeto. e) compra de uma opo de compra referenciada no projeto.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2008

16

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao/Controle Interno

Concurso Pblico - 2008 Cargo: ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE - CGU

Gabaritos
(antes dos recursos)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO
Lngua Inglesa ou Lngua Espanhola 20 21 22 23 24 25

Prova 1 - Comum a todas as reas / Aplicada em 22/03/2008 - Sbado


18 19

C B B E B E A D D C E D B A D C A B C D E A C A D
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42

D B B D E A C A C E E B D E C D A
Prova 2 - Comum a todas as reas - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Manh Prova de Gabarito 1
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

E
21

D
22

A
23

C
24

A
25

B
26

C
27

C
28

D
29

B
30

D
31

E
32

B
33

A
34

E
35

C
36

D
37

A
38

B
39

C
40

E
41

A
42

B
43

E
44

D
45

C
46

E
47

E
48

B
49

A
50

E
51

B
52

D
53

A
54

A
55

E
56

A
57

A
58

C
59

C
60

E
1

D
2

D
3

B
4

C
5

A
6

C
7

B
8

D
9

A
10

E
11

D
12

B
13

C
14

D
15

C
16

A
17

E
18

B
19

C
20

Prova de Gabarito 2

B
21

A
22

C
23

E
24

C
25

D
26

E
27

E
28

A
29

D
30

A
31

B
32

D
33

C
34

B
35

E
36

A
37

C
38

D
39

E
40

B
41

C
42

D
43

B
44

A
45

E
46

B
47

B
48

D
49

C
50

B
51

D
52

A
53

C
54

C
55

B
56

C
57

C
58

E
59

E
60

B
1

A
2

A
3

D
4

E
5

C
6

E
7

D
8

A
9

C
10

B
11

A
12

D
13

E
14

A
15

E
16

C
17

B
18

D
19

E
20

Prova de Gabarito 3

D
21

C
22

E
23

B
24

E
25

A
26

B
27

B
28

C
29

A
30

C
31

D
32

A
33

E
34

D
35

B
36

C
37

E
38

A
39

B
40

D
41

E
42

A
43

D
44

C
45

B
46

D
47

D
48

A
49

E
50

D
51

A
52

C
53

E
54

E
55

D
56

E
57

E
58

B
59

B
60

D
1

C
2

C
3

A
4

B
5

E
6

B
7

A
8

C
9

E
10

D
11

C
12

A
13

B
14

C
15

B
16

E
17

D
18

A
19

B
20

Prova de Gabarito 4

A
21

E
22

B
23

D
24

B
25

C
26

D
27

D
28

E
29

C
30

E
31

A
32

C
33

B
34

A
35

D
36

E
37

B
38

C
39

D
40

A
41

B
42

C
43

A
44

E
45

D
46

A
47

A
48

C
49

B
50

A
51

C
52

E
53

B
54

B
55

A
56

B
57

B
58

D
59

D
60

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao / Sade - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D
21

C
22

E
23

E
24

A
25

B
26

D
27

D
28

B
29

B
30

C
31

E
32

C
33

A
34

A
35

C
36

D
37

A
38

E
39

C
40

B
41

D
42

B
43

E
44

A
45

C
46

D
47

B
48

E
49

A
50

C
51

A
52

D
53

D
54

C
55

A
56

B
57

D
58

E
59

A
60

A
1

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao / Obras Pblicas - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

C
21

C
22

B
23

A
24

D
25

B
26

E
27

D
28

E
29

E
30

A
31

A
32

B
33

D
34

A
35

A
36

B
37

E
38

D
39

E
40

E
41

B
42

A
43

D
44

C
45

A
46

B
47

B
48

A
49

C
50

B
51

C
52

E
53

A
54

D
55

C
56

B
57

B
58

C
59

E
60

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao / Estatstica e Clculos Atuariais - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

C
21

D
22

D
23

A
24

B
25

A
26

D
27

B
28

B
29

C
30

A
31

B
32

D
33

A
34

D
35

A
36

E
37

C
38

C
39

E
40

E
41

E
42

C
43

D
44

B
45

E
46

A
47

B
48

C
49

E
50

A
51

C
52

D
53

C
54

C
55

D
56

B
57

E
58

E
59

A
60

Prova 3 - rea: Auditoria e Fiscalizao / Controle Interno - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

E
21

A
22

C
23

B
24

D
25

E
26

B
27

D
28

E
29

D
30

A
31

C
32

B
33

C
34

D
35

C
36

A
37

C
38

E
39

D
40

E
41

B
42

A
43

C
44

E
45

D
46

D
47

B
48

C
49

A
50

A
51

C
52

E
53

C
54

E
55

D
56

D
57

B
58

C
59

A
60

Prova 3 - rea: Correio - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

C
21

D
22

A
23

B
24

A
25

E
26

B
27

A
28

D
29

C
30

A
31

E
32

D
33

E
34

E
35

C
36

A
37

B
38

D
39

C
40

C
41

A
42

B
43

E
44

B
45

E
46

C
47

A
48

D
49

C
50

E
51

B
52

E
53

D
54

C
55

D
56

E
57

A
58

A
59

B
60

Prova 3 - rea: Tecnologia da Informao / Infra-Estrutura de TI - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D
21

D
22

C
23

E
24

D
25

B
26

A
27

C
28

E
29

A
30

A
31

A
32

B
33

D
34

C
35

D
36

E
37

B
38

E
39

B
40

E
41

B
42

E
43

C
44

D
45

C
46

C
47

B
48

A
49

E
50

D
51

B
52

A
53

C
54

A
55

B
56

C
57

D
58

A
59

D
60

Prova 3 - rea: Tecnologia da Informao / Desenvolvimento de Sistemas de Informao Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D
21

A
22

D
23

C
24

E
25

E
26

A
27

B
28

D
29

B
30

B
31

A
32

C
33

C
34

E
35

E
36

B
37

C
38

A
39

A
40

B
41

D
42

E
43

E
44

B
45

A
46

C
47

A
48

D
49

B
50

D
51

A
52

E
53

C
54

E
55

C
56

D
57

A
58

B
59

A
60

Prova 3 - rea: Desenvolvimento Institucional - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

B
21

B
22

E
23

B
24

E
25

D
26

C
27

D
28

C
29

A
30

D
31

A
32

B
33

E
34

C
35

E
36

C
37

C
38

C
39

E
40

D
41

A
42

A
43

C
44

A
45

A
46

D
47

B
48

B
49

D
50

B
51

C
52

A
53

E
54

D
55

C
56

A
57

A
58

C
59

B
60

Prova 3 - rea: Preveno da Corrupo - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

E
21

B
22

C
23

D
24

A
25

B
26

E
27

C
28

C
29

D
30

A
31

E
32

D
33

B
34

C
35

E
36

C
37

E
38

C
39

E
40

A
41

B
42

D
43

B
44

A
45

A
46

B
47

B
48

A
49

A
50

D
51

C
52

E
53

C
54

D
55

E
56

E
57

D
58

A
59

C
60

MINISTRIO DA FAZENDA ESCOLA DE ADMINISTRAO FAZENDRIA - ESAF EDITAL ESAF N 25, DE 27 DE MAIO DE 2008 (*) CONCURSO PBLICO PARA ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO - CGU O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA DE ADMINISTRAO FAZENDRIA-ESAF, no uso de suas atribuies, em cumprimento ao estabelecido no subitem 9.5 do Edital ESAF n 02, de 08/01/2008, publicado no Dirio Oficial da Unio de 09/01/2008, regulador do concurso pblico para o cargo de Analista de Finanas e Controle da CGU e, em acolhimento aos pronunciamentos da Banca Examinadora emitidos em razo dos recursos apresentados s Provas Objetivas 1, 2 e 3 do referido concurso, RESOLVE: I - ANULAR as questes abaixo relacionadas, em seus respectivos gabaritos, e ATRIBUIR os pontos a elas correspondentes a todos os candidatos presentes s provas, independentemente de terem ou no recorrido: a) na Prova 1 - Conhecimentos Bsicos (comum a todas as reas), as questes n. 39, 40 e 41, da disciplina Administrao Pblica; b) na Prova 2 - Conhecimentos Especficos (comum a todas as reas), em todos os gabaritos (1, 2, 3 e 4), as questes n. 19, 24 e 26 da disciplina Direito Administrativo; n. 37, da disciplina Administrao Financeira e Oramentria; e n. 50, da disciplina Tcnicas de Controle; c) na Prova 3 - Conhecimentos Especializados: c.1) rea: Sade - as questes n. 4, da disciplina Sade Coletiva e Gesto do SUS; n. 21 e n. 27, da disciplina Doenas Infecciosas de interesse da Sade Pblica; n. 36 e n. 44, da disciplina Doenas Crnico-Degenerativas; n. 52 e n. 56, da disciplina Sade da Criana e do Adolescente; c.2) rea: Obras Pblicas - as questes n. 19 e n. 21, da disciplina Obras de Edificaes e Especiais; n. 45, da disciplina Obras Rodovirias; e n. 53, da disciplina Obras Hdricas; c.3) rea: Estatstica e Clculos Atuariais - as questes n. 4, 26 e 28, da disciplina Cincias Atuariais; c.4) rea: Controle Interno - a questo n. 14, da disciplina Oramento e Contabilidade; c.5) rea: Correio - a questo n. 59, da disciplina Correio no Poder Executivo; c.6) rea: Tecnologia da Informao/Infra-Estrutura de TI- as questes n. 5, da disciplina Gesto de Tecnologia da Informao; n. 30 e n.33, da disciplina Redes de Computadores; e n. 51, da disciplina Segurana da Informao; c.7) rea: Tecnologia da Informao/Desenvolvimento de Sistemas de Informao - as questes n. 9 e n. 19, da disciplina Gesto de Tecnologia da Informao; e n. 55, da disciplina Gerenciamento de Dados e Contedo WEB; c.8) rea: Desenvolvimento Institucional - as questes n. 11 e n.26, da disciplina Gesto de Pessoas e Aprendizagem Organizacional; e n. 32 e n. 33, da disciplina Licitaes, Contratos e Convnios; c.9) rea: Preveno da Corrupo - a questo n. 12, da disciplina Cincia Poltica e Gesto Pblica; II - ALTERAR as respostas das questes abaixo indicadas, em seus respectivos gabaritos: a) na Prova 2 - Conhecimentos Especficos (comum a todas as reas), a resposta da questo n. 60, da disciplina Tcnicas de Controle, da letra C para a letra A (gab.1); da letra E para a letra A (gab.2); da letra B para a letra A (gab.3); da letra D para a letra A (gab.4); b) na Prova 3 - Conhecimentos Especializados: b.1) rea: Obras Pblicas questo n. 57, da disciplina Obras Hdricas, da letra C para a letra B; b.2) rea: Correio questes n. 2, da letra D para a letra C e n. 9, da letra D para a letra E, ambas da disciplina Direito Penal e Processual Penal; questo n. 48, da disciplina Correio no Poder Executivo, da letra D para a letra E; b.3) rea: Tecnologia da Informao/Infra-Estrutura de TI - questes n. 2, da letra D para a letra A e n. 8, da letra C para a letra B, ambas da disciplina Gesto de Tecnologia da Informao; questo n. 49, da disciplina Segurana da Informao, da letra D para a letra B; b.4) rea: Tecnologia da Informao/Desenvolvimento de Sistemas de Informao - questes n. 14, da letra C para a letra A e n. 16, da letra E para a letra B, ambas da disciplina Gesto de Tecnologia de Informao; questo n. 56, da disciplina Gerenciamento de Dados e Contedo WEB, da letra E para a letra C; b.5) rea: Desenvolvimento Institucional - questo n. 59, da disciplina Legislao Aplicada CGU e Reg. Jurdico do Serv. Pblico, da letra B para a letra D; b.6) rea: Preveno da Corrupo - questo n. 6, da disciplina Cincia Poltica e Gesto Pblica, da letra B para a letra D e questo n. 40, da disciplina Relaes Internacionais, da letra C para a letra E; III - VALIDAR os gabaritos divulgados, com as anulaes constantes do item I e as alteraes constantes do item II, ambos deste Edital. IV - JULGAR improcedentes os demais recursos apresentados quanto s provas objetivas; V - DIVULGAR, em anexo, em cumprimento ao disposto no subitem 8.8 do Edital ESAF n 02/2008, regulador do certame, o resultado definitivo das Provas Objetivas 1, 2 e 3 e o resultado provisrio da Prova Discursiva, por rea/Campo de Atuao/Unidade da Federao ou rgo Central; VI - REITERAR que: a) o contedo dos pareceres referentes ao indeferimento ou no dos recursos apresentados quanto s provas objetivas estar disposio dos candidatos ou de seus procuradores legalmente constitudos, para vista, no rgo Central da ESAF - Bloco C sala CT-1 - Rodovia BR 251 - Km 04 - Lago Sul - Braslia-DF, exclusivamente durante os 2 (dois) dias teis subseqentes publicao deste Edital, no horrio de 09:00 s 12:00 horas e de 14:00 s 17:00 horas, na forma do disposto no subitem 9.3 do Edital ESAF n. 02/2008; b) o resultado provisrio da prova discursiva poder ser objeto de recurso nos dois (2) dias teis subseqentes publicao deste Edital, podendo o candidato, inclusive mediante procurador legalmente constitudo, ter vista de sua prova, no rgo do
1

Ministrio da Fazenda constante do Anexo II do Edital regulador do concurso, correspondente a localidade onde prestou as provas, sendo-lhe facultado, somente no perodo e horrio indicados na alnea a supra, o fornecimento da respectiva cpia de sua prova; c) eventuais recursos devero ser apresentados em formulrio prprio, conforme modelo disponibilizado no endereo www.esaf.fazenda.gov.br e entregues no rgo do Ministrio da Fazenda constante do Anexo II do Edital regulador do concurso, correspondente localidade onde prestou as provas, no horrio de 09:00 s 12:00 e de 14:00 s 17:00 horas ou remetido, via SEDEX, dirigido Diretoria de Recrutamento e Seleo da ESAF - Rodovia BR 251 - Km 4 - CEP 71.686-900 - Braslia-DF; VII - CONSIDERAR reprovados e excludos do concurso, para todos os efeitos, os candidatos no classificados nas provas objetivas para efeito de correo da prova discursiva, de conformidade com o subitem 8.7 do Edital ESAF n.02/2008. MAURO SRGIO BOGA SOARES
(*) Publicado no Dirio Oficial da Unio de 28/05/2008, seo 3.

ANEXO RESULTADO DEFINITIVO DAS PROVAS OBJETIVAS E RESULTADO PROVISRIO DA PROVA DISCURSIVA Cargo: AFC001 - rea Auditoria e Fiscalizao / Sade
UF: AC Inscr. 9168508 9242384 9057579 UF: AP Inscr. 9076948 9753397 9749373 UF: AM Inscr. 9624694 9577882 9293329 9829717 9798110 9418776 UF: MT Inscr. 9430199 9404813 9005390 9270558 9620729 9191925 UF: PA Inscr. 9307311 9741798 9229876 UF: RO Inscr. 9414754 9090207 9371982 UF: RR Inscr. 9549110 9570020 9363327 UF: TO Inscr.

Nome IZAIAS GOMES DE OLIVEIRA JOSE FABIO COSTA RIBEIRO TEIXEIRA VALDEMAR NETO OLIVEIRA BANDEIRA

ND1 26.00 18.00 26.00

Nobj 212.50 195.50 215.50

Ndisc 81.00 57.00 72.00

Nfinal 293.50 252.50 287.50

Nome FERNANDO SOUZA MENDONCA DE LIMA LUANA CAROLINE CAMPELO DE SOUSA MARTA REGINA SANTOS DO CARMO

ND1 24.00 30.00 16.00

Nobj 205.00 213.50 189.00

Ndisc 65.00 62.00 68.00

Nfinal 270.00 275.50 257.00

Nome ANA KARINA ALVES MOURA DENIELI MARIA COELHO RODRIGUES FREDERICO GERMANO LOPES CAVALCANTE LEANDRO MEIRELES CHAVES MAX TULIO RIBEIRO MENEZES THIAGO MACHADO PEREIRA MONTEIRO

ND1 28.00 28.00 26.00 30.00 20.00 24.00

Nobj 208.50 194.00 189.50 211.00 188.00 214.00

Ndisc 42.00 76.00 0.00 28.00 33.00 61.00

Nfinal 250.50 270.00 189.50 239.00 221.00 275.00

Nome AUDRIA CRISTINA COELHO CONSTANTIN CLAUDIA REGINA DEVECHI CLAUDIO LIMA DE OLIVEIRA DANIEL ALMEIDA DE MACEDO IRAN ANTONIO BRESSAN LUIZ HENRIQUE GOMES DA SILVA DE REZENDE

ND1 28.00 26.00 26.00 28.00 30.00 26.00

Nobj 210.00 200.00 195.50 196.00 216.00 207.50

Ndisc 81.00 0.00 45.00 71.00 72.00 75.00

Nfinal 291.00 200.00 240.50 267.00 288.00 282.50

Nome AGTON FLAVIO NOVAES DE CASTRO ANA LUIZA CAVERZAN GUIMARAES CLAUDIO BENTO DA SILVA

ND1 20.00 26.00 24.00

Nobj 199.50 201.50 191.00

Ndisc 66.00 39.00 39.00

Nfinal 265.50 240.50 230.00

Nome FERNANDO COSTA NEIRA OMILSON CLAYTON DIAS TAVARES JUNIOR PAULA GIGLIANE DE OLIVEIRA Nome CRISTIANO RIBEIRO GONCALVES AFFONSO JOAO PEDRO RODRIGUES COSTA RODRIGO ARAUJO SERRANO DE ANDRADE

ND1 26.00 24.00 28.00 ND1 24.00 30.00 28.00

Nobj 202.50 212.50 203.00 Nobj 201.50 202.50 202.00

Ndisc 68.00 75.00 69.00 Ndisc 77.00 68.00 78.00

Nfinal 270.50 287.50 272.00 Nfinal 278.50 270.50 280.00

Nome

ND1

Nobj

Ndisc

Nfinal 2

You might also like