You are on page 1of 4

a l o c s e Na

Fotografia e Histria
Professor, este suplemento foi elaborado com o objetivo de ajud-lo a trabalhar o contedo dos artigos da Revista de Histria da Biblioteca Nacional em sala de aula. Pretende contribuir para se pensar, de forma estimulante e criativa, a construo do conhecimento histrico, a questo das identidades e a historicidade de temas transversais e de contedos abordados nos livros didticos.
Proposta

Nesta ocasio, recuperamos o artigo Sem perder a pose, [RHBN n 7, janeiro de 2006, pp. 77-81] e o especial Retrato em branco e preto [RHBN n 30, maro de 2008, pp.80-85] para analisar os chamados lbuns de famlia, principal forma de produo e divulgao das fotograas na sociedade imperial.
Quando oferecer esta aula

Os artigos abordam a construo da autoimagem da classe senhorial branca e o uso que os libertos faziam da fotograa, como meio de driblar os estigmas da escravido. Sugerimos situar a presente proposta aps o contedo sobre a abolio do trco de escravos (1850) e a legislao que restringia o cativeiro no Brasil (Lei do Ventre Livre em 1871, Lei dos

Fotografia e Historia.indd 1

6/22/09 2:03:45 PM

Sexagenrios em 1885). A crise da sociedade escravista, nas dcadas nais do sculo XIX, estimula a discusso sobre o lugar que ocupavam os libertos e os homens livres de cor no contexto da transio para o trabalho livre.

Abordagem conceitual

No Imprio, a fotograa cumpria a importante funo de mostrar o pertencimento a um grupo familiar. Era utilizada para projetar o poder das elites, ostentando seus hbitos refinados, riqueza, educao erudita e crculo de amizades. Por outro lado, a mesma tecnologia funcionava como um passaporte para a ascenso dos libertos, representando o desejo de reconhecimento de sua cidadania. Uma diferena que ajuda a reetir sobre a questo racial. Para ingressar nessa sociedade, o liberto precisava parecer branco, adotando o comportamento do grupo dominante, presente em expresses, roupas e mobilirio dos lbuns de famlias negras. Este fato remete concepo difundida no Brasil de que, para ser negro, o indivduo precisa parecer negro. A mestiagem no condio suciente para conformar a identidade negra entre ns, ao contrrio, por exemplo, dos Estados Unidos.

A fotografia nos artigos

Sem perder a pose [RHBN n 7, janeiro de 2006] e lbum de famlia [RHBN n 30, maro de 2008] nos mostram o valor da fotografia para as elites. Predominam os retratos de celebraes especiais, como casamentos, noivados, formaturas e comunhes. A mudana de estado civil propiciada pelo matrimnio era frequentemente registrada. Uma forma de comunicar a posio dos cnjuges e os laos sociais que uniam famlias ricas e tradicionais. A exibio de poder inclua a escolha do fotgrafo, algum entre os mais renomados da Corte, como Joaquim Insley Pacheco ou J. F. Guimares, distinguido pelo valor de seus servios e pelos prmios acumulados nas exposies universais. Outro recurso visual que realava o prestgio era a presena recorrente de empregados e dependentes pessoais, como a governanta francesa que gura no primeiro dos dois artigos [RHBN n 7, p. 79]. O valor da aparncia [RHBN n 30, maro de 2008] nos mostra como os negros alforriados e seus lhos recorriam fotograa. Ser cidado em uma sociedade que baseava a identidade dos indivduos na ascendncia e na cor signicava romper com as amarras do passado. O semblante sbrio, a economia de gestos, a roupa ornamentada, o mobilirio cnico no eram simples imitaes do comportamento da elite. Comunicavam visualmente a condio de cidado, reforando a certeza de um futuro promissor. Por meio da fotograa, os forros afastavam os estigmas da escravido. As roupas e o recorte seletivo das lentes ocultavam marcas de castigos, aoites e ferros, que dicultavam o acesso de ex-escravos s posies sociais de destaque, apesar da conquista da liberdade. Para este grupo, os lbuns de famlia estavam longe de representar alianas matrimoniais,

Fotografia e Historia.indd 2

6/22/09 2:03:46 PM

riqueza e opulncia. Expressavam o orgulho da estabilidade familiar e da liberdade dos lhos, prova visual de sua integrao social e de seu ingresso na igualdade da cidadania.

Atividades didticas

1. Professor, pea aos alunos que tragam seus lbuns e fotograas diversas (colhidas na Internet, em revistas e jornais), para confront-las com as imagens que ilustram os artigos. Como eles percebem a mudana no uso da imagem? Os modos de vestir, de expressar, a composio do cenrio e os objetos portados so elementos que ajudam a comparar as temporalidades. importante desfazer o senso comum de que a imagem seja um simples espelho do real, apresentando-a como um recorte seletivo sobre a realidade, que sempre exprime as intenes de seu produtor e os valores de uma sociedade. Em seguida, cabe apresentar-lhes questes que orientem a percepo da imagem. Exemplos: o que consideramos relevante para merecer nosso registro? A que tipo de evento dedicamos mais fotografias? Como nos apresentamos diante das lentes? A forma espontnea predomina sobre os instantes de excessiva formalidade. Somos mais fotografados sozinhos ou em ambientes familiares? Mesmo sem deixar de gurar nossos elos sociais, as fotos de hoje trazem uma forte marca do individualismo. Seria interessante explorar os contrastes entre a sociedade retratada nos artigos e o mundo atual. Mais do que o avano tecnolgico, que propiciou a difuso da fotograa, o que mudou foram as funes da imagem. Quando foi inventada, em 1835, a fotograa funcionava como instrumento de valorizao da aparncia e da condio social, tanto para as elites como para os libertos. Hoje ela se tornou mero arquivo pessoal e expresso do individualismo, especialmente visvel nos materiais de publicidade, que cultuam padres de beleza e consumo.

2. Ao lado das diferenas, h um signicado que aproxima as fotograas das famlias de senhores e de ex-escravos. As imagens apresentam as mulheres desempenhando um papel valorizado socialmente, ligado administrao domstica e preservao familiar. Sugerimos analis-las, indicando os elementos visuais que espelhavam o modelo de comportamento feminino, reforando sua condio de dominao. Compare as guras da viscondessa de Ub e de sua lha [RHBN n 7, pp. 78 e 80]. Ambas posam com suas joias, o leque e a lira ao alcance das mos. A exigncia de renamento e cultura musical da mulher nobre retorna em outra fotografia que merece ateno [p. 79]. Ela tem como centro uma governanta francesa e um piano, cercados pelas crianas em simetria perfeita, expressando o ideal de disciplina e moral na educao familiar da elite (note-se que as meninas esto sentadas e os meninos, de p). Outro aspecto valioso da representao da mulher o seu lugar na cena fotogrca, quando aparece junto ao marido [p. 81]. Trata-se de um padro presente tambm nos lbuns de famlia dos libertos [RHBN n 30, pp. 84 e 85]. Nestes casos, a mulher est sempre de p, ao lado ou atrs do marido, com a mo a tocar seu ombro, sinalizando dependncia.

Fotografia e Historia.indd 3

6/22/09 2:03:46 PM

Principais objetivos de aprendizagem

1. Compreender que a imagem, a fotograa em particular, no reproduo el da realidade. Encerra uma dimenso histrica ao expressar intenes, valores e hierarquias distintos dos nossos. 2. Perceber o contraste entre a nfase coletiva e familiar da fotograa na sociedade oitocentista e o individualismo no mundo atual, em que a imagem artigo banal. 3. Compreender o conceito de apropriao, por meio dos usos da fotograa, entre a exaltao das elites e a inverso da condio de dominao de ex-escravos.

Saiba Mais:
BORGES, Maria Eliza Linhares. Histria & fotograa. Belo Horizonte: Ed. Autntica, 2003. ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do sculo XIX . Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2004. MUAZE, Mariana. As memrias da viscondessa: famlia e riqueza no Brasil Imprio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

A Revista de Histria da Biblioteca Nacional quer saber a sua opinio. A atividade proposta alcanou bons resultados? Compartilhe sua experincia com outros professores. Envie seus comentrios, sugestes e crticas para revistadehistoria@revistadehistoria.com.br Cpia deste encarte e dos artigos citados nas atividades podem ser obtidos no link www.revistadehistoria.com.br/naescola

Coordenador do projeto e editorao: Luciano Figueiredo Produo executiva: Nvia Pombo Projeto grco: Locus Solus Pesquisa e redao: Alexandre Paiva de Rio Camargo Consultoria pedaggica: Suzana Maria Aquino de Souza e Silva Copidesque: Bella Stal Uma realizao da Revista de Histria da Biblioteca Nacional com o apoio nanceiro da FAPERJ.

Fotografia e Historia.indd 4

6/22/09 2:03:46 PM

You might also like