You are on page 1of 4

4.

Num campo eletrico uniforme, proximo a superficie da Terra, uma particula de carga igual a - 2,0 x 10-9 C sofre a a~ao de uma for~a eletrica de 3,0 x 10-6 N, que aponta para baixo. (a) Determine a modulo do campo eletrico. (b) Quais sao 0 modulo, a direc;ao e 0 senti do da forc;a eletrica exercida sabre um proton colocado neste campo? (c) Qual e a forc;a gravitacional que atua sobre 0 pr6ton? Cd) Qual e a razao entre a forc;a eletrica e a gravitacional neste caso? 5. Qual e a magnitude de urna carga porrtual escolhida de modo que 0 modulo do campo eletrico, a 75,0 cm de distfulcia, seja de 2,30 N/C? 6. Calcule 0 mornento de dipolo de urn eletrorr e urn proton separados pela distancia de 4,30 nrn. 7. Calcule 0 m6dulo do campo eletrico devido a urn dipolo eletrico cujo momenta de dipolo e de 3,56 x 10-29 C . rn, num ponto situ ado a distancia de 25,4 nrn, ao longo da mediatriz do dipolo. 8. Determine 0 campo eletrico no centro do quadrado da Fig. 21. Considere q = 11,8 nC e a = 5,20 em. 9. 0 rnostrador de urn relogio possui cargas pontuais negativas -q, -2q, - 3q, ..., -12q fix as nas posic;6es dos numerais correspon,- dentes. Os ponteiros do relogio nao perturbam 0 campo. A que horas o ponteiro das horas aponta no mesmo sentido do campo eletrico existente no centro do mostrador? (Sugesttio: Considere cargas diametralmente opostas.) 10. Na Fig. 4, snponha que ambas as cargas sejam positivas. Mostre que 0 valor de E no ponto P da figura, supondo x :P d, e dado por

r
a

-q
<~ __

+2q
3.

l....

E=_l_

2q

4nEo x2

11. Na Fig. 4, considere urn ponto situado a uma distancia z do centro


de urn dipolo, ao fongo do seu eixo. (a) Mostre que, para valores gran des de z, 0 campo eletri.co e dado por 1 E---

2nE{) Z3 .

(Compare com 0 campo nurn ponto situado sobre a bissetriz.) (b) Quais sao a direc;:ao e 0 sentido de E?

13. Urn tipo de quadrupolo e16trico e formado por quatro cargas localizadas nos vertices de urn quadrado de lado 2a. 0 ponto Pesta situado a distancia x do centro do quadrupolo, sobre urna linha paralela a dois lados do quadrado, como rnostra a Fig. 23. Para x :P a, rnostre que 0 campo el6trico em P e dado aproximadamente por E = 3(2qa2)

2nEox4
(Sugesttio: Trate dipolos.)
0

quadrupolo como se fosse constitufdo par dois

-q@
-e

@+q

....
I!f __

)01

A Fig. 24 mostra urn tipo de quadrupolo eletrico. Ele consiste em dois dipolos cujos efeitos em pontos externos nao se cancelam completamen~e. Mostre que 0 valor de E sobre 0 eixo do quadrupolo, para pontos sltuados a distancia z do seu centro (considere z ~ d), e dado por

-.---tP
I I
f I

E=

3Q
41l'oZ4 '

I
I

onde Q (= 2qtF-) e denorninado momenta de quadrupolo da distribuiC;ao de cargas. As cargas + q e - 2q estao fixadas distancia duma da outr<t;como rnostra a Fig. 29. (a) Determine Enos pontos A, B e C. (b) Fa~a urn esboc;o aproximado das Enhas do campo eletrico.

I
I
I

~+q
I
df

I~"'-d'

. r-dI2TdI2~"""-1 '---d +q

dl

I @-q ~-q I
~-p

fit

-2q

I ~+q

24.

Mostre que a Eq. 27, que se refere ao campo eltrico de urn disco carregado, em pontos situados sabre 0 seu eixo, se reduz ao campo de uma carga pontual quando z ~ R. 25. A que distancia, ao Ion go do eixo de urn disco carregado de raio R, a intensidade do campo eltrico igual a metade do valor do campo sobre a superffcie do disco, no seu centro? 26. A que distancia, ao longo do eixo de urn and carregado de raio R, a intensidade do campo eltrico axial e maxima?

20. (a) NaFig.~27, localize 0 ponto (au pontos) em que 0 campo eltrico e nulo. (b) Esquematize quaiitativamente as linhas de for~a.

I-...--a
-5q

>-1
G)
+2q

Fig. 27 Problema 20. 30. Urn fino bastao de vidro esta curvado num cfrculo de raio T. Uma carga +q esta uniformemente distribuida ao longo da metade superior, e uma carga -q, ao longo da metade inferior, como rnostra a Fig. 30. Determine 0 campo eletrico E em P, 0 centro do semidrculo.

31.

Urn fino bastao nao condutor, de comprimento finito L, possui uma carga total q, uniformemente distribuida em toda a sua extensao. Mostre que E, no ponto P situado sobre a mediatriz que aparece na Fig. 31, e dado par

+1

>1

32. Urn bashlo isolante de cornprimento L possui urna carga -q uniformernente distribufda ao longo do seu comprirnento. como rnostra a Fig. 32. (a) Qual e a densidade linear de carga do bastao? (b) Determine 0 campo eletrico no ponto P situado a distancia a da extremidade do basilio. (c) Se P, cornparado com L. estivesse muito longe do bastao, este pareceria uma carga pontual. Mostre que sua resposta para (b) se reduz ao campo eletrico de uma carga pontual quando a. ~ L.

l~
83.

1-

- I

L-~>l~a~

Seja E a magnitude do campo num ponto P situado a uma distancia D de urn plano. uniforrnemente carregado com densidade superficial de carga cr, A maior contribui<;ao para E provem dos pontos mais pr6ximos de P sobre 0 plano. Mostre que a regiao do plano situada a uma distancia ::;; 2D do ponto P e responstlvel pela metade (E/2) do campo em P. Urn fio retilineo de comprimento 1esta uniformemente carregado com densidade linear de carga A. (a) Calcule 0 campo eletrico nurn ponto situado sobre 0 prolongamento do fio. a uma distancia d de sua extremidade. (b) Calcule a magnitude do campo, se 1 = d = Sem e a carga total do fio e de 3 !J.c.

.34 ~

~5. Dois fios retilfneos de mesmo comprimento


a, separados por uma distancia b, estao uniformemente ~arregados coIp.densidades lineares de carga A e - A (fig.). Calcule 0 campo eletrico no centro P do retangulo de lados a e
b

Urn fio quadrado de lado 21 esti uniforrnemente carregado com densidade linear de carga A. Calcule 0 campo eletrico num ponto P situado sobre a perpendicular ao centro do quadrado. a distaneia D do seu plano (fig.). Sugestao : Use componentes cartesianas e considera<;6es de simetria.
eo

36

~Sff\~

4) ey \500 Nt
b) 2ft,iJN

Qk)

O~ Rf
1f2'&Jt4

c) 1/0' i(;2G tJ
<:1)
~5.j()1o

?o) E:::~~
?7tJ) ~=:SVL ~ E=---4-:-

5)
G)

l~~ pc
-2B
~ca.\O

4i%c{L-tc0

C'm

=l-) 19?-~
CO) 11i,38

Nt
tJ!c ,.

~~) <9 E= At
~lf~d(~d)

b)
3~
:;

E~5JlI-1O~
,

~/c
l'

9)

9:~

E~

~)\Q

~ d{l+po)a.J

.. If&, b

let-ttfj"
QAtD

~Q;}

F == -Li- ~ ~ !1 4D&J cl2.l


~;:: t4. -.L S\--

3G)E =
If ~

Cf +ff)C~,f +1ft

~
~=-~ ~~

dU

2~

?y

0=

.-E- ~ R:(3
IT
3

You might also like