You are on page 1of 9

RIO - Das 100 perguntas listadas pelo MonsterBrasil.com, selecionamos 50, algumas bem incomuns.

Confira abaixo:

Veja as 20 perguntas mais comuns na entrevista de emprego. 1. Fale sobre voc No existe regra. Cada entrevistador tem uma expectativa. No geral, o selecionador quer saber mais sobre a formao acadmica do candidato, o que ele gosta de fazer (hobby), seus sonhos e expectativas. A orientao direcionar o discurso para o mbito profissional. 2. Quais so seus objetivos em curto prazo? O candidato tem de pensar qual o seu objetivo antes da entrevista. S assim vai saber se determinada oportunidade de emprego interessante para ele. necessrio que o profissional entreviste tambm a empresa e averigue se a proposta significante para sua carreira. Tendo isso em mente, s ser honesto. 3. Quais so seus objetivos em longo prazo? Como em uma relao a dois, primordial que a pessoa deixe claro quais so seus anseios na vida profissional. Para isso, preciso ter clareza. O erro da maioria dos candidatos a passividade, isto , aceitar uma proposta sem saber o que relevante para sua trajetria profissional. 4. Como voc lida com as presses do trabalho? O candidato deve dar exemplos vivenciados por ele. Isso vai dar consistncia resposta e segurana para o entrevistador enxergar que o profissional tem potencial para ocupar determinada posio. 5. Por que devemos contrat-lo? Dizer que voc tem sede de aprender, de crescer profissionalmente e de contribuir com a empresa no so respostas satisfatrias. O candidato deve expor como pode colaborar com o desenvolvimento da organizao. 6. Como voc poder contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa? O entrevistado deve se fazer essa pergunta antes de ser questionado. Quais as expectativas da empresa com relao ao profissional que vai ocupar a vaga disponvel? Se isso no estiver claro, o candidato deve questionar o selecionador antes que ele pergunte. 7. Quais foram suas maiores realizaes profissionais? Cite at trs exemplos. Procure falar sobre as realizaes mais relevantes em sua vida profissional que estejam atreladas s expectativas ou ao negcio da empresa. 8. Quais so seus pontos fortes? O candidato deve listar suas principais caractersticas e eleger o que considera ser atributos de um talento. Pergunte-se: o que os seus colegas de trabalho diriam positivamente de voc? Pense em sua rotina profissional e escolha as qualidades que mais o definam no trabalho. Fuja dos clichs. 9. Quais so os seus pontos a desenvolver? Cite um exemplo e foque no que voc est fazendo para superar a dificuldade. No d nfase ao seu ponto fraco. 10. Qual o seu maior sonho? Para responder a essa pergunta o candidato deve saber exatamente o que quer. Quanto mais autntico ele for, maior ser a probabilidade de encontrar uma empresa alinhada ao seu perfil. 11. Por qual motivo voc saiu da empresa anterior? Diga que est em busca de crescimento profissional e melhores oportunidades de carreira.

12. Por que ficou pouco tempo nos empregos anteriores? Justifique afirmando que busca acima de tudo uma empresa que investe nos funcionrios, valoriza o seu trabalho e d oportunidades de crescimento. 13. Por que est h tanto tempo no emprego atual? Voc pode dizer que a empresa atual possui valores compatveis com os seus e o valoriza enquanto funcionrio. Explique que no momento quer alcanar outros objetivos e ganhar experincia em empresas diferentes. 14. Voc j recebeu crticas sobre o seu trabalho? Como reagiu? Crticas so sempre bem-vindas, pois ajuda o profissional a perceber os erros para no comet-los novamente. Voc pode responder que o feedback essencial para o crescimento profissional. 15. O que voc considera importante em uma empresa? Responda com palavras que estejam ligadas aos seus valores pessoais. Exemplos: organizao, seriedade, valores profissionais e sociais, conforto para trabalhar e um quadro de funcionrios estvel. 16. Como voc se comporta no trabalho? Diga o que as empresas gostam de ouvir, desde que seja verdade, claro. Exemplo: sou pontual, dedicado, comprometido, responsvel, criativo, dinmico, eficaz, flexvel e sei trabalhar em equipe. 17. Com que tipo de pessoa voc prefere trabalhar? Pense em caractersticas pessoais valorizadas pelas empresas. Voc pode dizer que gosta de trabalhar com pessoas comprometidas, responsveis e que tenham esprito de equipe. 18. Com que tipo de pessoa voc encontra dificuldade em trabalhar? Pense em caractersticas que firam o clima da organizao e acabam influenciando negativamente o rendimento no trabalho. Exemplo: pessoas arrogantes, impacientes e sem esprito de equipe. 19. Por que voc escolheu essa carreira? Diga que voc se identifica com a rea, dedica-se a ela e sente prazer no que faz. 20. Como voc se comporta quando algo no sai como planejou? Nessas horas, o importante manter a calma e tentar reverter a situao de outra maneira para atingir o objetivo. Se voc age dessa forma esta uma resposta convincente.

1 - Quais so seus pontos fortes? 2 - Quais so seus pontos fracos? 3 - Por que voc quer este emprego? 4 - Onde voc quer estar na sua carreira daqui h cinco anos? 5 - Me conte sobre a sua principal conquista. 6 - Se voc estiver num almoo de negcios e o seu fil chega bem passado em vez de mal passado, como voc geralmente gosta, o que voc faria? 7 - Se eu te desse o salrio que voc pediu, mas deixasse voc decidir quais seriam as suas funes na nossa empresa no ano que vem, o que voc diria? 8 - Como voc se sentiria em trabalhar para algum que sabe menos que voc? 9 - Qual a companhia ideal? 10 - O que te atrai na nossa empresa? 11 - O que voc busca em termos de desenvolvimento profissional? 12 - D exemplos de ideias que voc teve ou implementou. 13 - D um exemplo de quando voc teve que lidar com um conflito no trabalho. 14 - Qual foi o ltimo livro que voc leu?

15 - Qual seria o ambiente de trabalho ideal para voc? 16 - Por que eu deveria contrat-lo? 17 - O que voc menos gostou no seu ltimo trabalho? 18 - Qual a sua opinio sobre os seu ltimo chefe? 19 - Voc tem alguma pergunta pra mim? 20 - O que voc pode fazer por ns que os outros candidatos no fariam? 21 - Diga trs coisas que o seu chefe falaria sobre voc. 22 - Que faixa salarial voc busca? 23 - Qual o seu histrico de salrio? 24 - Voc tem planos de ter filhos no futuro? 25 - Quais foram as suas responsabilidades na sua ltima posio? 26 - O que voc conhece sobre a nossa companhia? 27 - Quanto tempo levar para que voc mostre uma contribuio importante? 28 - Podemos realocar seu local de trabalho? 29 - Qual foi o ltimo projeto que voc liderou e qual foi o resultado? 30- O que faria se ganhasse na loteria? 31 - Voc j esteve numa equipe onde algum no colaborava tanto assim? E de que forma voc lidou? 32 - Me diga uma ocasio em que voc teve que dar um feedback ruim para algum. Como voc lidou com a situao? 33 - Qual foi a sua maior derrota, e o que voc aprendeu com ela? 34 - O que mais te irrita nas outras pessoas, e qual a sua reao? 35 - Qual foi a coisa mais importante que voc aprendeu na escola? 36 - Se voc estivesse entrevistando algum para esta posio, que caractersticas voc procuraria? 37 - Diga cinco palavras para descrever a sua personalidade. 38 - Se eu fosse o seu supervisor e eu te pedisse para fazer algo que voc no concorda, o que voc faria? 39 - Por que voc est deixando o seu trabalho atual? 40 - O que voc faz no seu tempo livre? 41 - O que voc faz quando tem um no como resposta? 42 - Por que voc escolheu fazer esse curso universitrio? 43 - Quais so as caractersticas de um bom lder? E de um ruim? 44 - O que o irrita em outras pessoas e por qu? 45 - Se voc descobrisse que a sua companhia estava fazendo algo contra a lei, como um golpe, o que voc faria? 46 - Que tarefa foi difcil de cumprir e como voc resolveu o problema? 47 - Se voc tivesse que escolher algum poder de superheri, qual seria e por qu? 48 - Que tcnicas ou ferramentas voc usa para se manter organizado? 49 - Caso seja selecionado, qual ser a sua estratgia para os prximos 90 dias? 50 - Me diga 10 maneiras de usar um lpis. Escrever no vale.

Eis uma traduo de um artigo do blog bhuvans. wordpress.com, redigido por sua vez a partir do livro The Accelerated Job Search de Wayne D. Ford. Como estamos em mar de busca acelerada de emprego, pensei que fosse muito oportuno apresentar aqui a minha traduo livre. Segue as 50 perguntas que mais frequentemente surgem em entrevistas de emprego, e que podem ser usadas nos dois papis, quer como entrevistador, quer como entrevistado: 1. Fale-me sobre voc: Esta ser talvez a pergunta mais frequente numa entrevista de emprego. Precisar de trazer na sua mente uma resposta breve mais ou menos memorizada, mas procure no deixar transparecer que trazia a resposta preparada, j que isso dar de si uma imagem de fraca espontaneidade. Evite mencionar interesses ou atividades que no se refiram diretamente sua atividade laboral e aborde-os apenas se estes lhe forem especificamente apresentados. Descreva aqui que j realizou na sua vida profissional, focando particularmente naquilo que se relaciona com a vaga a que est a responder. Comece no passado e prossiga a sua breve descrio at ao presente. 2. Porque deixou o seu ltimo emprego? Seja l quais foram as circunstncias, mantenha sempre um toque positivo. Nunca, mas nunca mesmo, mencione problemas graves na sua organizao anterior e jamais, mais jamais mesmo, mencione conflitos com os seus superiores ou colaterais. Se o fizer, perder o emprego com toda a certeza. Diga que saiu por uma qualquer razo positiva, como a procura de uma nova oportunidade profissional. 3. Que experincia tem neste campo? Seja especfico a temas que se referem posio que est na mesa. Se no tiver experincia especfica, tente aproximar-se o mais possvel. Evite todos os temas que no tm diretamente nada a ver com o campo para que est a concorrer. 4. Considera-se um homem/mulher de sucesso? Tem que responder obrigatoriamente que sim e explicar sumariamente porque pensa dessa forma, listando os objetivos que traou para si prprio no passado e a forma como os alcanou e como espera alcanar os restantes num futuro prximo. 5. O que pensam os seus colegas de si? Leve mentalmente consigo uma ou duas frases citadas de um dos seus colaboradores, colaterais ou superiores. Se no se lembrar de nada diga O Joaquim diz sempre que eu sou o trabalhador mais eficiente e persistente que j conheceu. 6. O que conhece sobre esta organizao? imperativo que investigue a organizao antes da entrevista. Tente conhecer tudo sobre a organizao, quais so os seus planos de expanso, a sua solidez econmica, etc. 7. O que fez para melhorar os seus conhecimentos tcnicos no ltimo ano? Mencione todas as atividades de melhoria da sua performance nas ltimas funes, desde aquelas que foram financiadas pela anterior organizao at aquelas que eventualmente pagou do seu prprio bolso.

8. Est a concorrer tambm a responder a ouras ofertas de emprego? Seja sincero, mas limite ao mnimo as suas respostas j que o importa manter o foco no emprego sobre a mesa, no nenhum dos outros. 9. Porque que quer trabalhar nesta organizao? Esta poder ser a sua resposta mais importante. Baseie-se na pesquisa que fez sobre a organizao. Seja absolutamente sincero, j que qualquer falsidade poder determinar a sua eliminao. 10. Conhece algum que trabalha para ns? Esta pergunta pode ser fatal h organizaes que no contratam familiares e mencione apenas amigos se este estiver previamente avisado e fr de absoluta confiana no seria o primeiro a ser enganado por falso amigo que quando questionado sobre ns nos d uma imagem oposta ao esperado e profundamente negativa. 11. Qual salrio que espera poder obter? Uma pergunta de resposta delicada cuidado se responder primeiro, razo pela qual o mais avisado ser evitar responder e se perguntar algo do gnero: diga -me qual tipo de salrio que est aqui em questo? Alguns entrevistadores respondero, outros no praticamente nenhuns o levaro a mal por ter fugido resposta. Se contudo, achar que tem mesmo que responder, d um valor to vago e impreciso quanto o possvel. 12. Como se d com o trabalho em equipa? No ter outra opo alm de dizer que sim, que se d muito bem e que gosta mesmo muito, muito. Tenha exemplos mo, prontos a citar e quanto mais recentes melhor. Exemplifique com casos em sacrificou o seu prprio bem estar ou a sua glria pessoal em nome do desempenho da equipa. Nunca se vanglorie, mas procure manter-se no domnio dos factos, tanto quanto o possvel. 13. Durante quanto tempo espera trabalhar para ns? No seja muito especfico. Diga algo vago como durante muito tempo ou enquanto acharem que estou a fazer um bom trabalho. 14. J teve que despedir algum? O que sentiu ento? Outra questo em que a qualidade da resposta vital Nunca deixe transparecer que gostou de o fazer, mesmo se essa pessoa mereceu tal despedimento. Mencione que teve que fazer aquilo que tinha que ser feito, e pronto. Diga que quando se trata de defender a organizao ou o indivduo tem sempre que optar pela primeira. 15. Qual a sua filosofia quanto ao Trabalho? Nem pense em alongar-se longamente sobre este tema Diga o que pensa dos trabalhos que tm que ser feitos, e daqueles que so especialmente urgentes e do quanto pretende sacrificar para os cumprir. Seja positivo, mostrando um foco especial nos benefcios para a organizao. 16. Se tivesse hoje dinheiro suficiente para se reformar, f-lo-a? No. claro que tem que dizer que no diga que prefere trabalhar a estar reformado 17. J alguma vez lhe pediram para deixar uma funo?

Se sim, seja honesto mas com brevidade e sempre sem dizer nada de negativo sobre a circunstncia em que isso aconteceu. 18. Explique como poderia ser um ativo til para a organizao Uma das respostas mais importantes de toda a entrevista esta Use -a para destacar os seus pontos mais positivos, especialmente aqueles que mais se relacionam com a oportunidade sobre a mesa.

19. Porque que deveramos contratar? Sublinhe em que medida que as suas capacidades correspondem s necessidades da organizao. Nunca mencione que melhor do que qualquer outro concorrente, nem sequer no abstrato.

20. Conte-me uma sugesto recente que tenha feito no seu ltimo emprego V para a entrevista com uma destas sugestes j preparada. Esta dever ser uma que foi aceite (de forma a manter o tom positivo) e que tenha tido uma aplicao bem sucedida. Idealmente, dever ser diretamente aplicvel no tipo de funes a que est agora a concorrer.

21. O que o irrita mais nos seus colaterais? No lhe cheira a armadilha? Se no devia, porque exatamente disso que aqui se trata Simule que est a pensar em alguma coisa e depois diga que no lhe ocorre nada neles que o irrite e que o seu relacionamento com eles to bom que no lhe acorre agora nada que o irrite neles. 22. Qual a sua maior fora? Pode dar uma de vrias respostas. Desde que seja um aspecto claramente positivo. As respostas mais comuns so algo do gnero: a sua capacidade para prioritizar a resoluo de problemas ou projetos, a sua capacidade para trabalhar sobre presso, os seus conhecimentos tcnicos ou a sua capacidade de liderana.

23. Descreva aquele que seria para um emprego de sonho Procure no se referir a nenhum emprego que tenha tido no passado, nem sequer aquele que est agora na mesa. No mencione especificamente um outro trabalho que no aquele que corresponder a esta entrevista, porque isso poder dizer ao entrevistador que sair na primeira oportunidade. O melhor manter-se no campo das generalidades.

24. Porque pensa que se adaptar bem a este emprego? Mencione as suas capacidades, experincia e motivao.

25. O que procura num trabalho? Veja a resposta 23

26. Com que tipo de pessoa recusaria trabalhar? Mencione deslealdade para com a organizao, violncia fsica ou verbal ou ilegalidade. Qualquer coisa menos grave do que isto deve ser omitida.

27. O que mais importante para si; dinheiro ou trabalho? O dinheiro sempre importante, mas o tipo de trabalho e a satisfao que se retira dele pesa sempre mais.

28. Qual era o seu ponto forte, segundo o seu anterior superior hierrquico? H aqui vrias respostas possveis, como lealdade, energia, capacidade de liderana, conhecimentos tcnicos, etc

29. Conte-me o maior problema que j teve com um superior hierrquico Mais uma armadilha A ideia coloc-lo a falar mal do seu superior. Se cai nela, a entrevista est concluda. A soluo pode ser manter-se positivo e alegar falta de memria, exatamente como fazem os polticos quando se sentem mais apertados.

30. O que o desapontou antes num emprego? No seja negativo. Fale de falta de desafios ou se foi afastado numa qualquer reorganizao ou se a empresa fechou as portas, use essa informao agora. 31. Conte qual a sua capacidade para trabalhar sobre presso Diga que gosta de certos tipos de presso. D exemplos que se possam relacionar com o cargo a que est a concorrer.

32. As suas capacidades so mais adequadas para este emprego ou para outro? Provavelmente, este. No d pistas de que poderia quer mais outro emprego alm deste.

33. O que que o motiva a trabalhar melhor? Depende de si Mas pode usar chaves como Desafios, esprito d realizao pessoal e organizativa, reconhecimento do bom trabalho feito. Etc

34. Est disposto a trabalhar para alm do seu horrio? Fazendo noites e fins de semana? Sim, claro Se necessrio e se a organizao precisar, ter que estar disposto a tudo.

35. Como vai saber se teve sucesso neste emprego? Existem varias formas de medir o sucesso. Definindo elevados padres de qualidade e desempenho e cumprindo-os. Mas somente o seu superior que saber de facto se foi ou no bem sucedido.

36. Se fosse necessrio, estaria disposto a mudar de local de trabalho? Deve ser claro e honesto. Devendo recolher junto da sua prpria famlia a sua disponibilidade para tal mudana se lhe parecer provvel que o questionem sobre tal. Nunca diga que est disposto a mudar-se e depois no o faa J que isso poder determinar o fim da sua carreira.

37. Est disposto a colocar os interesses da organizao acima dos seus prprios? Esta questo pretende aferir a sua potencial lealdade. No se alongue. Limite-se a responder que sim.

38. Descreva o seu estilo de gesto Fuja dos chaves de gesto, porque parecem exatamente aquilo que so: ocos. Contudo, pode usar termos comuns como progressivo, gerador de consensos (como apregoa Obama) e diga que o altera de acordo com as necessidades de cada circunstncia.

39. O que aprendeu de erros anteriores? Uma armadilha, de novo No mencione nada de realmente grave, mas no deixe de mencionar um ou outro pequeno erro, sublinhando sempre o aspecto positivo (medidas corretivas, aprendizagem obtida, etc)

40. Tem alguns pontos fracos? No lhes d pistas Obviamente que os tem como toda a gente mas deixe ao seu futuro empregador a tarefa de os descobrir. Refugie-se na frase de que ningum bom juiz em casa prprio.

41. Se estivesse a contratar algum para este trabalho, o que procuraria nela? Obviamente, seja l o que for que diga, mencione sempre caractersticas que j possua e deixe de parte todas aquelas que no tem.

42. Acha que est sobrequalificado para esta vaga? Diga qualquer coisa menos sim. Se pensar assim, e se o confirmar dizendo, est a dizer ao seu potencial empregador que ir sair na primeira oportunidade

43. Como se prope compensar a sua falta de experincia? Se tem alguma experincia relevante de que o entrevistador ainda no tem conhecimento, refira-a agora. Se no, concentre-se em confirmar o seu empenhamento e a sua capacidade de esforo.

44. Que qualidades procura num superior hierrquico? Seja genrico e positivo. Aluda a confiana, sentido de humor (todos julgamos que o temos, especialmente os chefes) e conhecimentos.

45. Exemplifique um caso em que teve que resolver uma disputa entre colaboradores D um caso concreto e aluda sobretudo forma como resolveu o problema.

46. Que posio prefere numa equipa que esteja a trabalhar sobre um dado projeto? Seja honesto. Indique se trabalha bem em equipa, se tem capacidades de liderana e exemplifique sumariamente com exemplos concretos.

47. Descreva a sua tica de trabalho Mencione tudo aquilo que possa beneficiar a organizao, como esprito de misso e gosto pela satisfao recolhida pela pura execuo de um trabalho com qualidade e eficincia.

48. Qual foi, at hoje, o seu maior desapontamento profissional? Diga l o que disser, nunca pode mencionar algo que estivesse sob o seu controlo direto. Demonstre esprito de aceitao e evite negativismos.

49. Qual foi a coisa mais divertida que fez no trabalho? Algo que contribuiu para a organizao e dentro do normal prosseguimento das suas funes, naturalmente

50. Tem alguma pergunta? Leve sempre mentalmente uma lista preparada de perguntas, fruto das suas pesquisas na Internet e que tenham a ver com a forma como pode contribuir para a organizao. Questione sobre os projetos que esto a decorrer e sobre aqueles que esto prestes a comear e sobre a estrutura onde se ir integrar.

You might also like