You are on page 1of 5

Estabilidade Quando uma pessoa resolve realizar um concurso pblico, um dos principais fatores que o leva a realizar tal

ao se da pelo fato de conseguir se manter em um emprego onde possa ter uma estabilidade. Mas o que seria a estabilidade? De acordo com a constituio, a estabilidade garantir um emprego fixo pessoa que garantiu tal vaga atravs de um concurso pblico. Nesse caso a estabilidade no ser do cargo em especifico, pois a Administrao poder transferir a pessoa de setor para exercer outras atividades, desde que a mesma esteja correlacionada ao cargo de efetivao no concurso. A estabilidade se dar pelo fato da pessoa possuir um vinculo pblico de carter definitivo. No entanto, para a estabilidade vir de carter definitivo, o servido pblico dever passar pelo estgio probatrio no qual ser explicado posteriormente. Resumidamente a estabilidade seria um emprego pblico vitalcio. No ponto de vista do funcionrio essa estabilidade poder se abranger de vrias formas, como por exemplo, a pessoa que assumir um servio pblico possuir tambm uma estabilidade financeira e conseqentemente uma estabilidade emocional.

Estgio Probatrio O Estgio Probatrio ser um perodo no qual o funcionrio pblico recm concursado passar para saber se ele realmente responde a todas as expectativas esperadas para o cargo. O comportamento e atitudes do funcionrio sero primordiais para que ele passe por essa fase sem que nada lhe acontea, caso o funcionrio no satisfaa os requisitos citados ele poder ser exonerado pela Administrao desde que a mesma comprove administrativamente sua incapacidade ou inadequao para o servio pblico. Porm a exonerao no est apenas restrita aos funcionrios em estgio probatrio, ela poder ser aplicada em qualquer fase ao estvel e ao instvel, sendo que na fase estvel fica um pouco mais difcil a exonerao, e que para isso acontea o servidor dever ter cometido algo srio como uma infrao disciplinar ou crime funcional ou judicial. Em relao ao perodo do Estgio Probatrio a Emenda Constitucional (EC) n. 19/1998, definiu que o prazo do estgio probatrio dos servidores pblicos de trs anos. A mudana no texto do artigo 41 da Constituio Federal instituiu o prazo de trs anos para o alcance da estabilidade, o que, no entender dos ministros, no pode ser dissociado do perodo de estgio

probatrio, ou seja, aps trs anos o funcionrio ser considerado estvel, antes disso podemos dizer que ele instvel.

Aposentadoria Aposentadoria um direito do funcionrio pblico, no qual ele ser remunerado durante a sua inatividade. A constituio garante trs tipos de aposentadoria que normalmente tambm se encontram escritas na Lei Orgnica dos Municpios, os trs tipos so: por invalidez permanente, compulsria, aos 70 anos de idade e voluntria, A aposentadoria por invalidez ocorrer quando houver uma doena ou por algum tipo de acidente, ou seja, um beneficio de natureza previdenciria que se presta a reparar financeiramente o trabalhador sujeito a condies de trabalho inadequadas. A aposentadoria especial um beneficio que visa garantir ao beneficiado do regime geral de Previdncia Social uma compensao pelo desgaste resultante do tempo e servio prestado em condies prejudiciais a sua sade, em outras palavras, o salrio do aposentado por invalidez ser o mesmo de quando trabalhava. A aposentadoria compulsria se da quando a pessoa completa 35 anos de trabalho (se homens) ou 30 anos (se mulher), porm, por diversas razes, a pessoa mo trabalhou todo esse tempo, ento ele ter que esperar completar 70 anos para se aposentar compulsoriamente. A aposentadoria compulsria tem uma desvantagem, ela no apresenta nenhuma regra de transio (da atividade para a inatividade), diferente da aposentadoria voluntria (aquele que acontece quando se atingiu o tempo de servio ou de contribuio a previdncia social). Por isso, essa aposentadoria pode ser evitada caso o servidor j tenha preenchido os requisitos para a aposentadoria voluntria que lhe garante proventos integrais, ao contrrio da compulsria que calculada uma mdia de todos os salrios anteriores, ou seja, o salrio do aposentado sempre vai ser menor do que o ltimo que ele recebeu quando trabalhava, pois a mdia no ira considerar os ajustes das inflaes para os dias atuais. A aposentadoria especial insalubridade uma espcie de aposentadoria concedida em razo do exerccio de atividades consideradas prejudiciais sade ou integridade fsica, ou seja, um beneficio de natureza previdenciria que se presta a reparar financeiramente o trabalhador sujeito a condies de trabalho inadequadas. A aposentadoria especial um beneficio que visa garantir ao beneficiado do regime geral de Previdncia Social uma compensao pelo desgaste resultante do tempo e servio prestado em condies prejudiciais a sua sade.

Por fim a aposentadoria voluntria, ela se d quando requerida pelo servidor, nas seguintes condies: aps trinta e cinco anos de servio, se for homem; aps trinta anos, se mulher, com proventos integrais; aps trinta anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor, e vinte e cinco, se professora, com proventos integrais; aps trinta anos de servio, se homem, e vinte cinco, se mulher, com proventos proporcionais; e aos 65 anos, se homem, e 60, se mulher, tambm com proventos proporcionais. . No caso do funcionrio ter sido beneficiado por alguns bnus ou acrscimo durante o seu tempo de servio, esse acrscimo ser acrescido ao salrio da aposentadoria. No entanto a pessoa aposentada por ter contribudo muito com os seus servios para o desenvolvimento do seu pas no to bem remunerado. Geralmente as pessoas aposentadas so idosos ou deficientes, e na maioria das vezes essas pessoas utilizam boa parte de seu salrio para cuidar da sua prpria sade, gastam uma grande quantia com plano de sade particular que acaba ocupando boa fatia de seu salrio, o restante do dinheiro acabam sendo para remdios e o restante para suas necessidades pessoais. O IBGE divulgou um grfico na qual explicita a situao dos aposentados no Brasil.

FONTE: IBGE

Concluso Em geral, a busca por uma vaga de emprego no setor pblico continua crescendo, e as razes disso esto expostas nesse texto, no qual a palavra chave para essa grande procura a estabilidade. Aps o perodo probatrio de trs anos no quais todos os servidores deveram passar, a pessoa adquiri a estabilidade e isso faz com que optem por um servio pblico ao invs de um servio privado, embora este ltimo muitas vezes oferea um salrio maior e um plano de carreira muito mais atrativo. A aposentadoria um direito de todo trabalhador, seja ela concursada, contratado ou autnomo, (no caso dos autnomos ele mesmos tero de pagar uma parcela para a previdncia para que consiga se aposentar). Alguns aspectos devero se levar em consideraes na hora de aposentar, como cargo, sexo entre outras, pois a previdncia tem uma variabilidade enorme e algumas anuncias quanto aos direitos de aposentadoria. Quanto ao valor, deveria ser feito uma reforma na Previdncia Social no Brasil, a fim de rever a quantia correta de remunerao para os aposentados, mas isso no que parece estar muito longe de acontecer.

Bibliografia _____.Curso de Ps Graduao na rea de Administrao Pblica. Direito Aplicado Gesto de Pessoas no Setor Pblico. Braslia-DF POSEAD 2010. APOSENTADORIA Compulsria. INSS.NET. [S.D] [S.L]. Disponvel em:< http://inss.net/aposentadoria-compulsoria.html> Acesso em: 06 jan 2014. APOSENTADORIA Especial Insalubridade. INSS.NET. [S.D] [S.L]. Disponvel em:< http://inss.net/aposentadoria-especial-insalubridade.html > Acesso em: 06 jan 2014. ESTGIO probatrio dos servidores pblicos de trs anos. STJ Superior Tribunal de Justia. [S.L]. 24 abril 2009. Disponvel em: <http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.text o=91739> Acessado em: 06 de jan 2014

You might also like