You are on page 1of 3

O valor do universo ldico nas pequenas comunidades A compreenso do universo e a antecipao da realidade fazem parte da arte de brincar.

A concluso da mestre em educao, Renata Meirelles, que coordena o projeto Brincadeiras Infantis na Regio Amaznica (Bira). Em suas viagens pela regio Norte do pas, ela e o marido, o documentarista norte-americano David Reeks, registraram em documentrio um vasto repertrio do patrimnio ldico de comunidades ribeirinhas e indgenas. O Brasil uma nao rica na cultura prpria da infncia, especialmente em reas mais afastadas da cidade grande, avalia Renata, que descobriu, nessa experincia, que a diverso comea desde a fabricao do brinquedo e no na relao de consumo. A pesquisa comeou quando Renata decidiu introduzir brincadeiras no ensino, na poca em que dava aulas de educao fsica em escolas particulares de So Paulo. Comecei com os jogos tradicionais, mas no sabia como fazer direito. Resolvi ento viajar pelo pas para acompanhar de perto atividades diversas, conta. Como turista na Amaznia, descobriu que as crianas fabricavam seus prprios brinquedos e tinham uma forma diferente de brincar. Foi a que criamos o projeto Bira, para fazer um intercmbio de repertrio e aproximar realidades, sem perder a diversidade, explica. Durante seis meses, Renata e Reeks visitaram 13 comunidades ribeirinhas e trs indgenas da regio Amaznica. Criamos um olhar apurado e reconhecemos nessas comunidades um potencial ldico muito grande. Eles no compram brinquedos, mas tm uma infncia extremamente divertida, cheia de atividades e brinquedos feitos por eles mesmo, relata. A habilidade das crianas ao manipular faces, galhos e sementes chamou a ateno da professora. Elas so muito independentes. Decidem o que querem como brinquedo e fazem. Saem em busca da matria prima, esculpem e lixam com a lngua do peixe pirarucu. Um trabalho artesanal, perfeito, diz Renata.

Livre para brincar O trabalho de Renata e Reeks utilizado em oficinas e apresentaes em escolas e instituies de ensino, para auxiliar no processo educativo por meio do brincar. As brincadeiras trazem a essas crianas conotaes de nomes, de conhecimento, da prpria cultura. So ricas e essenciais para o desenvolvimento delas, avalia. Renata afirma que mais fcil ver jovens sem brinquedos na cidade de So Paulo do que nas comunidades visitadas na regio Amaznica, uma vez que as crianas so ensinadas a providenciar sua diverso. Dentro da comunidade essas atitudes so uma reproduo da realidade em que vivem, como fazer uma casa, como buscar madeira no meio da floresta. a compreenso de si e do mundo, considera. Renata alerta que, se uma criana no brinca, se fecha aos processos exteriores e interiores. Ser uma pessoa com mais dificuldades na vida adulta. Ela no estar exercitando a compreenso do que acontece nela prpria e ao seu redor, pois no brincar que inicia a forma de conhecer, afirma. E para realizar esse processo no h necessidade de muitos recursos, acredita a mestre em educao. Pode ser at mesmo areia, gua e terra, onde a crianas comeam a conhecer a natureza. Brincar exerccio espontneo e livre da criana. uma atividade divertida que, infelizmente, ainda no bem aceita em alguns centros educacionais, lamenta. Renata aconselha que os adultos abram mais espao para os jovens e os deixem mais livres para suas atividades, sem a direo especfica do professor. O educador seria um acompanhante no processo livre da criana. Mas preciso que ele acredite nesse processo, salienta. De acordo com a professora, outros pases so mais tmidos no quesito brincadeira e so poucos os que valorizam o ldico na educao. Em suas viagens aos Estados Unidos, tem tentado fazer um intercmbio com as crianas norte-americanas. Ela leva as brincadeiras e os vdeos feitos nas comunidades indgenas e ribeirinhas e aprende novas maneiras de brincar. Por mais

tecnolgica que seja a educao, as crianas sempre buscam recursos culturais, se adaptam ao lugar onde esto, conclui. (Rafnia Almeida)

You might also like