You are on page 1of 5

VIII Seminrio Tcnico de Proteo e Controle

28 de Junho a 1o de Julho de 2005 Rio de Janeiro RJ

Artigo: ST-40

SATURAO DE TRANSFORMADORES DE CORRENTE UM ESTUDO DE CASO Odemar Solano Klock Jr. (odemar@copel.com)

COPEL TRANSMISSO SA

RESUMO Este artigo mostra a anlise de uma perturbao que trata da abertura de uma linha de transmisso onde as atuaes das protees foram corretas porm, pela anlise dos oscilogramas foi verificado que houve saturao do transformador de corrente. Para investigar este problema foi utilizado um programa computacional que foi desenvolvido para simular o comportamento transitrio de um transformador de corrente e que apresentado neste artigo. A concluso da anlise foi de que o dimensionamento dos cabos secundrios de ligao aos transformadores de corrente impunham uma carga secundria que fazia com que os transformadores de corrente saturassem. Como a maioria dos rels de proteo que so aplicados atualmente utilizam tecnologia digital, a carga de seus respectivos transformadores de corrente tende a ser puramente resistiva, evidenciando o fato, muito importante, de que a carga nominal de um transformador de corrente agora menor, tendo em vista que para a maioria dos transformadores de corrente, para servio de proteo, utilizados atualmente, a carga nominal ser reduzida pela metade (o fator de potncia nominal 0,5). PALAVRAS-CHAVE: ANLISE; SATURAO DE TCs.

1. FUNDAMENTOS DE TRANSFORMADORES DE CORRENTE Segundo a ABNT[1], um transformador para instrumentos um transformador destinado a reproduzir, no seu circuito secundrio, a tenso ou corrente do seu circuito primrio, com sua posio fasorial substancialmente mantida, em uma proporo definida, conhecida e adequada para o uso com instrumentos de medio, controle e proteo. Os transformadores para instrumentos garantem um isolamento contra o circuito de alta tenso, fornecendo em seu secundrio valores proporcionais de corrente ou tenso do circuito ao qual est ligado. Os transformadores de corrente tem seu enrolamento primrio ligado em srie com o circuito de alta tenso. A impedncia do transformador, vista do lado primrio, desprezvel, comparada com a do sistema ao qual est ligado, mesmo levando em conta a carga em seu secundrio. Desta forma, a /corrente que circula no primrio dos transformadores de corrente ditada pelo circuito de potncia. Um circuito equivalente aproximado PERTURBAO; para um transformador de corrente mostrado na figura 1.

R. Pe Agostinho, 2600 Curitiba PR. CEP:80710-000

1 : n

ZH n Ie I H /n Rm

ZL

Is C a rg a (Z B )

Xm

Figura 1 - Circuito equivalente do transformador de corrente A corrente primria (IH) diminuda em amplitude atravs da transformao sem perdas (perfeita). A impedncia de disperso primria (ZH) modificada por n, quando referida ao secundrio. A impedncia de disperso secundria ZL. Os componentes de perdas no ncleo e de excitao so representados por Rm e Xm. A corrente primria transformada, sem erros de relao, ou de ngulo de fase, na corrente IH/n que chamada, geralmente, de corrente primria referida ao secundrio. Parte desta corrente consumida na excitao do ncleo, e esta corrente (Ie) chamada de corrente de excitao secundria. A diferena entra ambas a verdadeira corrente secundria. A corrente de excitao secundria (Ie), funo da tenso de excitao secundria (Vs) e da impedncia de excitao secundria (Zm). A curva que relaciona Vs com Ie chamada curva de excitao secundria, um exemplo desta curva mostrada na figura 2.

Considera-se que um transformador de corrente para servio de proteo est dentro de sua classe de exatido quando seu erro de relao percentual no for superior ao valor especificado, desde a corrente secundria nominal at uma corrente igual a 20 vezes a corrente secundria nominal. O erro de relao percentual pode ser obtido pela seguinte equao E %
IH n IS IS 100

Segundo a ABNT, as cargas nominais so designadas por um smbolo formado pela letra "C", seguida do nmero de Volt-Amperes, com a corrente secundria de 5A. Variam de C2,5 a C200, correspondendo, respectivamente a 2,5VA (0,1 Ohms) e 200VA (8 Ohms). A tabela I mostra as cargas nominais padronizadas pela norma ABNT.

Potncia Designao ABNT C2,5 C5,0 C12,5 C25 C50 C100 Resistncia OHM 0,09 0,18 0,45 0,50 1,0 2,0 4,0 Indutncia nH 0,116 0,232 0,580 2,3 4,6 9,2 18,4 Aparente VA 2,5 5,0 12,5 25 50 100 200

Fator de Potncia Impedncia OHM 0,90 0,90 0,90 0,50 0,50 0,50 0,50 0,1 0,2 0,5 1,0 2,0 4,0 8,0

1000

C200

Tabela I Cargas Nominais padronizadas


100

V o l ts

10

2. O PROGRAMA DE SIMULAO A componente assimtrica das correntes de falta em sistemas de potncia causa, em certas situaes, algum grau de saturao nos transformadores de corrente. Aps a ocorrncia de saturao, a corrente que alimenta os rels de proteo mostrar evidncias de distoro e o desempenho dos esquemas de proteo pode ser afetado. A distoro da corrente secundria que se obtm atravs do transformador de corrente comea sempre que a densidade de fluxo no ncleo entra na regio de saturao. Quando se tem uma corrente primria, com um deslocamento provocado pela presena de corrente contnua, como mostrado na figura 3, ocorrer um aumento do fluxo no ncleo muitas vezes maior do que o requerido para se transformar apenas a componente de 60Hz da corrente.

1 0 .0 0 1 0 .0 1 0 .1 A m p eres 1 10 100

Figura 2 - Curva de Excitao Secundria

Este circuito generalizado pode ser reduzido. A impedncia primria ZH pode ser desprezada uma vez que no causa influncia na corrente transformada idealmente (IH/n), nem na tenso atravs de Zm. Geralmente ZL resistiva. A corrente de excitao Ie atrasada em relao a Vs e a principal fonte de erro. Note, ento, que o efeito da existncia de Ie tornar Is menor e adiantada em relao corrente transformada idealmente (IH/n). Este circuito fornece um bom meio para se explicar e estimar o desempenho aproximado a ser esperado deste equipamento. Segundo a ABNT, os transformadores de corrente so enquadrados em uma das seguintes classes de exatido: 5 (erro percentual at 5%); 10 (erro percentual at 10%) 2

C O R R EN T E

programa e traz uma simplificao pois desconsidera a histerese e as perdas no ncleo. A curva gerada ponto a ponto e os pontos intermedirios so obtidos por interpolao linear. A corrente IH/n simulada como uma fonte de corrente com a seguinte expresso:
T EM P O

IH n

V Z

sen wt

sen

i(0 )

Figura 3 Corrente primria de falta A figura 4 mostra o aumento da densidade de fluxo no ncleo de um transformador de corrente, quando uma corrente deslocada pela componente contnua aplicada a um transformador de corrente com uma carga secundria resistiva. A componente contnua da corrente introduz um fluxo contnuo no ncleo do transformador de corrente sobre o qual oscila o fluxo devido a componente alternada da corrente. Assim, uma corrente assimtrica necessita mais corrente de excitao do que a curva de excitao secundria indicaria e, como resultado, a sada de um transformador de corrente na presena da componente contnua menor do que a esperada. A saturao devido componente contnua especialmente importante porque em casos severos pode reduzir a sada de um transformador de corrente a quase zero para os primeiros ciclos da falta. A durao desta condio determinada pela relao X/R do sistema.

onde V [Volts] o mdulo da tenso fase terra 2 2 2 do sistema; Z= R +w L [Ohms] o mdulo da impedncia de defeito; o ngulo da tenso em que a falta aplicada; o ngulo de Z; e i(0) a corrente de carga. Pela expresso da corrente verifica-se que a maior assimetria obtida para - = 90. A janela do programa est mostrada a seguir na figura 5.

Figura 5 Janela do programa


F lu x o

Assim que sejam fornecidos todos os seguintes dados: Dados do Sistema de Potncia Dados do Transformador de Corrente Dados da Curva de Excitao Acionando o boto <Executa>, o programa calcula o comportamento transitrio do transformador de corrente para os primeiros seis ciclos de falta e apresenta os grficos da corrente primria, tenso secundria, fluxo no ncleo, corrente secundria e corrente de Figura 4 Fluxo no ncleo excitao em valores secundrios do lado esquerdo da janela. Acionando o boto <Espectro>, que habilitado aps a simulao, Os mtodos de soluo utilizados pelo o programa apresenta o valor eficaz e uma programa de simulao do comportamento transitrio anlise espectral da corrente secundria. de transformadores de corrente so os mesmos usados no programa Electromagnetic Transients Program EMTP[3]. 3. ANLISE DA OCORRNCIA Para se resolver o circuito equivalente do transformador de corrente precisamos simular a O registro oscilogrfico do circuito curva de excitao do transformador de corrente que, Pinheiros-138kV da subestao Foz do geralmente, dada pela tenso eficaz como uma Chopim est mostrado na figura 6. Como pode funo da corrente de excitao eficaz. No EMTP ser observado, a corrente de falta est bem existe uma subrotina auxiliar (CONVERT) que distorcida indicando a existncia de saturao transforma a curva de excitao em uma curva do transformador de corrente da fase A. fluxo x corrente. Esta rotina foi implementada no
F lu x o T r a n s it r io TC F lu x o M x im o F lu x o A lte r n a d o A C Pic o F lu x o A lte r n a d o Tem po

F lu x o T o ta l

Figura 6 - Oscilograma Figura 9 Resultado da simulao Foi solicitado ao pessoal de campo que fizesse o levantamento, no local, da impedncia e da curva de excitao secundrias dos transformadores de corrente do circuito Pinheiros-138kV da subestao Foz do Chopim. Os valores obtidos foram - cabo da caixa do transformador de corrente at o painel (4x4mm) = 1,10 e painel de proteo mais registrador digital = 0,55 , resultando num total de 1,65 . Para o transformador de corrente GECALSTHOM 10A400C100 1200-5A RM, que na relao de 600-5A apresenta 10A200C50, o valor medido da resistncia secundria foi de 0,275 e a curva de excitao, levantada em campo, est mostrada na figura 8. A tenso de saturao calculada para este transformador de corrente foi de 215V. A anlise espectral da corrente secundria, que est mostrada na figura 10, fornecida pelo programa, tambm traz o valor eficaz da corrente secundria com a qual pudemos calcular o erro de relao percentual que dado por E % 52 , 7 44 . 76 100 17 % ,
44 . 76

acima do permitido por norma que de 10%.

Figura 10 Anlise espectral


V
300

Para tentar resolver o problema, foi acionada a empresa responsvel pelo 250 empreendimento turn key que apresentou um memorial de clculo das cargas, correntes e 200 tenses que teoricamente devem ocorrer nos 150 secundrios dos transformadores de corrente, 100 da subestao Foz do Chopim, que traz as seguintes concluses: 50 1. As cargas e tenses calculadas so 0 mA inferiores s mximas permitidas pelas 0 500 1000 1500 2000 2500 normas para as relaes de transformao utilizadas. Figura 8 Curva de excitao secundria 2. Os cabos de controle que interligam os transformadores de corrente aos painis esto corretamente dimensionados, no havendo justificativa de troca dos mesmos. Num clculo aproximado, verificamos que com uma corrente secundria de 52A e uma Porm, se tudo estava correto e dentro impedncia total de 1,10+0,55+0,275 = 1,925 , a tenso secundria de 100V, e como a tenso de das normas, por que a saturao? Para demonstrar o que est joelho calculada para o transformador de corrente acontecendo, utilizando o programa de de 215V surgiu a pergunta: por que a saturao? Partimos para a simulao utilizando o simulao, que se mostrou uma ferramenta programa descrito anteriormente cujo resultado est muito til e poderosa, vamos alterar a carga mostrado na figura 9. Como pode ser observado, o secundria do transformador de corrente de resultado obtido pela simulao est muito prximo uma carga resistiva pura para uma carga indutiva pura. O resultado desta simulao do observado na oscilografia. 4

Curva de excitao secundria

est mostrado na figura 11. O que ocorre o esperado pelas anlises aproximadas realizadas preliminarmente e pela empresa responsvel pelo empreendimento, no existe saturao e tudo est certo.

Est se estudando a troca das relaes de transformao dos transformadores de corrente para 1200-5A, pois mesmo com a substituio dos cabos de ligao no se conseguiria uma resistncia secundria de 1 . Entretanto, como esta soluo implica em reduzir a sensibilidade das protees, estamos convivendo com o problema, at a entrada de mais um transformador interligador na subestao Foz do Chopim, o que aumentar o nvel de curto-circuito propiciando, desta forma, a troca das relaes dos transformadores de corrente.

REFERNCIAS 1. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6856. Rio de Janeiro, ABNT, 1992. 2. DAJUZ, ARY et al . Equipamentos Figura 11 Resultado da simulao Eltricos: especificao e aplicao em subestaes de alta tenso, Rio de Janeiro, FURNAS, 1985. 3. DOMMEL, H.W. Electromagnetic 4. CONCLUSO Transients Program - Reference Manual, Portland, Bonneville Power Administration, Deste fato, podemos concluir ento, que a 1986. carga resistiva do transformador de corrente que est provocando a saturao. A carga nominal normalizada para este transformador de corrente, na relao 600-5A, de 2 , porm da tabela I, para um transformador de corrente designado por C50, temos que a resistncia secundria normalizada de 1 . Assim sendo, se a resistncia secundria do transformador de corrente estiver acima de 1 o comportamento do transformador de corrente estar comprometido. Como, a maioria dos rels de proteo que so aplicados atualmente utilizam tecnologia digital a carga de seus respectivos transformadores de corrente tende a ser puramente resistiva, evidenciando o fato, muito importante, de que a carga nominal do transformador de corrente agora bem menor. Note-se que, para a maioria dos transformadores de corrente para servio de proteo utilizados atualmente, a carga nominal ser reduzida pela metade (fator de potncia 0,5 tabela I). Desta forma, a metodologia de clculo aproximada utilizando a curva de excitao secundria para a verificao da exatido de transformadores de corrente deve levar em conta o fator de potncia da carga secundria ligada ao transformador de corrente. Para a soluo do problema da saturao do transformador de corrente do circuito Pinheiros138kV da subestao Foz do Chopim vrias possibilidades foram aventadas, tais como: a troca da relao dos transformadores de corrente, a troca dos cabos secundrios de ligao aos transformadores de corrente e at a substituio dos transformadores corrente. 5

You might also like