You are on page 1of 25

PSICOLOGIA ESCOLAR

Professora: Gergia Freitas

INTRODUO

Falar da Psicologia Escolar engloba agentes da educao, tais como: sujeito aprendente, o sujeito mediador a situao de aprendizagem. Esta engloba teorias, encaminhamentos que so a via para a interao no aprendizado. Imaginamos por que seria to importante falar de Psicologia na Educao. A Psicologia uma rea multidisciplinar. O seu ponto de contato com a Educao data de muitos anos e reafirmou-se com tericos que marcaram seus estudos de forma experimental, observadora. O advento da Psicologia na Educao reafirmou-se com esses tericos em clnicas com seus pacientes, como foi o caso de Skinner. A importncia de se estudar a teoria e os tericos, dando a devida nfase ao campo da Educao e a contribuio da Psicologia no somente vlida pelo que se conheceu nas experincias com os tericos. At os dias atuais, ns, professores, dos deparamos com situaes que nos pedem a aplicao da contribuio daqueles psiclogos. Seguir apenas uma teoria? No sabemos se convm, As contribuies da Psicologia fizeram-se to ricas ao longo da Histria da Educao que os podemos lanar mo das teorias de forma a se complementarem na sala de aula. Atravs deste material, passearemos pelos nomes da Psicologia da Educao. Todos so importantes at hoje, No existe uma psicologia educacional ultrapassada ou superada. At hoje elas se complementam e podem ser aplicadas prtica de forma separada ou complementar. importante aliar a essas informaes a contribuio da Psicanlise, relevando o papel freudiano em nosso campo de ao. Independente de questes ideolgicas, pois muitos no aderem ao que Freud props, havemos de concordar que as marcas do inconsciente da criana cada vez mais saltam aos nossos olhos, pedindo socorro. Seja em qualquer fase de desenvolvimento.

E VOC, PROFESSOR? O QUE PENSA SOBRE TUDO ISSO?

VAMOS CONHECER A PROPOSTA DE CONTEDO DESTE CURSO. ELE SERVIR PARA RELEMBRAR, PARA MUDAR POSTURAS, OPINIES. NOSSO CONHECIMENTO ATIVO E DINMICO, NUNCA ESTTICO. ESPERAMOS PODER ACRESCER MAIS INFORMAES POSITIVAS SUA BAGAGEM. SEJA MUITO BEM-VINDO!

1) ROGERS: O CLIENTE COMO CENTRO DA APRENDIZAGEM

Antes de mais nada, conhecer a psicologia rogeriana despojar-se das amarras e conceitos do ensino tradicional. um convite a rever o novo conceito de aprendizagem eliminando a transmisso por via nica.

1.1.QUEM FOI CARL R. ROGERS?

Carl Ransom Rogers (08/01/1902) formou-se Psicopedagogo nos Estados Unidos e suas idias enquanto pensador naquele pas no somente influenciaram a educao l. Introduziu preceitos relacionados a uma Psicologia Humanista a qual teve como relao a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) Ele estudou casos de crianas com necessidades especiais dando-lhes a oportunidade de expressarem-se, conduzidas por tcnicas de aconselhamento. As aes induzidas e centradas no clientes, determinadas por Carl Rogers, seguiam rumo positividade para elevar a estima do paciente.

Para Carl Rogers a abordagem positiva centrada no cliente deveria ser conduzida por uma interao afetuosa e dual. Para o Psicopedagogo, o processo educacional deve ser conduzido por essa educao, o que individualiza o aluno, resvalando-se da padronizao dos dias atuais. E interao sem afeto no produziria bons frutos.

PROFESSOR: COMO A SUA INTERAO COM OS SEUS ALUNOS?

A TRADE ROGERIANA

AUTENTICIDADE

ACEITE EMPATIA

A trade rogeriana consta dos trs elementos acima que sugerem pilares para que a interao entre professor e aluna seja positiva. Esses pilares ajudam, de acordo com Rogers, a entender os sentimentos do aluno, ter afeio contnua, compreender o aluno e seu comportamento. Esses trs

pilares da trade rogeriana contribuem para que o aprendizado possa ser construtivo. Um professor que impe um clima severo, talvez negativo, expe a prpria figura a um aprendizado repressivo, gerando ansiedade na sua turma. O professor autntico revela que pode ser severo em um clima de extrema ousadia positiva.

PROFESSOR: EXAMINE A SUA IMAGEM. COMO OS SEUS ALUNOS LHE VEM?

A ansiedade cria transtorno no aluno e interfere na aprendizagem. comprovado casos de dores de cabea, baixo ventre, nusea por conta da sobrecarga que a figura do educador pode repercutir na criana. Nem sempre o professor cria para si uma atmosfera cordial, mas despeja os alunos atividades em seqncia o que ocasiona situao de stress. Esse cenrio, certamente repercute na interao professor e aluno de forma qualificativa.

PARA ROGERS, A EDUCAO NO-DIRETIVA.

Quanto mais o estudante liberar a sua capacidade, o seu potencial de aprendizado, mais ele torna-se autnomo e responsvel pelo seu caminho. Rogers diz ainda: a tendncia para desenvolver-se, autodirigir-se, reajustar-se; essa tendncia deve ser liberada no-diretivamente.

Mas o que no direcionar o aprendizado?

- deixar fluir as apreenses do aluno; - despertar o potencial de busca; - crer na promoo e autoconhecimento da criana.

Os mtodos rogerianos do aprendizado so representados por:

- Aprendizado programado. - Dinmica de grupo; - Contrato de trabalho.

Um

aprendizado

programado

um

termo,

aprioristicamente,

contraditrio idia de liberdade rogeriana. Mas o que Rogers chama, juntamente com o seu amigo Skinner que conheceremos mais tarde, so os caminhos sugeridos aos alunos para que ele siga sozinho. As etapas no so impostas pelo educador, mas sim apresentadas por ele ao aluno.

PROFESSOR: IMPORTANTE NA PRTICA CENTRADA NO ALUNO O FEEDBACK POSITIVO. PASSE A BOLA, MAS NO ERRE O GOL.

SE A CRIANA VIVE COM ACEITAO E AMIZADE, APRENDE A ENCONTRAR O MUNDO! (Dorothy Low Nolte)

1.2. Como o professor pode aproveitar as idias rogerianas?

Aplicar Rogers na prtica cotidiana parece ser fcil, mas no um conto de fadas. Muitos alunos j chegam para a nossa sala com histrico de rejeio. necessrio que sejam trabalhados e direcionados no sentido de harmonizar o que vivenciaram de negativo. Algumas colocaes de Rogers:

A) No julgar ou emitir julgamentos tendenciosos; B) No rotular e lanar diagnsticos; C) Ouvir a criana com seriedade SEMPRE; D) No fazer perguntas que tenham negativismos nas aes das crianas. (Por que voc no cansa de falar, hein?) E) Usar frases EU (Eu queria corrigir esse exerccio...) F) No tomar como propositais aes errneas dos alunos. G) Respeita a criana SEMPRE H) Ser severo, mas sem ofensas ou recriminaes. I) Respeitar o posicionamento da criana quando ela no quer ler (por vergonha, timidez), quando no quer falar sua resposta para a turma.

A questo da abordagem centrada no cliente pode ser utilizada em sala de aula. Todavia, um processo educacional que rege o individual. Em uma turma grande trabalhar-se-ia com a teoria rogeriana com os alunos que nos apresentassem dificuldades: e os outros? Tambm teriam que ser trabalhados e ter a opo de escolherem o prprio caminho. Pensemos.

2) O BEHAVIORISMO

Falar do Behaviorismo para muitos pedagogos e educadores um castigo seqencial. Muitos tm d dos bichinhos que foram testados. Mas tudo isso foi por uma boa causa. O Behaviorismo carrega per si a tnica do reforo. Na vida, somos receptores de reforos contnuos.

PROFESSOR: PASSANDO A LIMPO O SEU COTIDIANO QUAIS SO OS REFOROS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE VOC CARREGA AO LONGO DO DIA?

O reforo pode ter diversas tnicas. A questo como o receptor e ele o foco na aprendizagem recebe os estmulos. Um beb chorando para muitos sinal de aborrecimento, de barulho. Para outros uma necessidade de fazer-se entender pela criana. Uma comida amarga, um caf sem acar

um reforo negativo para alguns. Para outros, que associam o acar ao corpo magrrimo, nem to negativo assim. Se na escola de Rogers a abordagem centrada no cliente na INTERAO. No behaviorismo h um processo de observao e experimentao, As faces comportamentais das crianas so testadas. Enquanto professores, testamos o nosso aluno a todo momento. Caso ele no responde ao premeditado, ns fazemos o reforo. Behavior comportamento em ingls. Da o nome dado escola: behaviorista. Esta, adotou um caminho a ser seguido e testado. Toda vez que testamos o nosso aluno,seguimos o percurso:

E-R

E = estmulos R = reao

A temperatura de uma panela pode ser um estmulo. Quando temos contato com a temperatura quente de uma panela, temos uma reao natural orgnica que a de tirar a mo rapidamente. Neste caso de exemplificao, houve uma situao inicial, o sujeito e o instrumento (panela), houve a situao intermediria, o sujeito com a mo na panela, houve uma situao final, a mo repelindo a panela pela alta temperatura. A todo momento fazemos isso com os nossos filhos, alunos: prever uma situao

Voc vai se machucar. No corre! Voc vai se atrasar no dever de casa!

Voc vai comer tudo!

Essas previses so to utilizadas em prol da autoridade, que j constituem um reforo negativo. Por qu? Porque a repetio, na atualidade, no o foco do aprendizado. Repetir construtivamente SIM; repetir negativamente, NUNCA. Quando falamos com a criana: NO CORRE! Ela est bem consciente de que no se deve correr. Conscientizar trazer luz da conscincia o que est no inconsciente. Portanto, a criana sabe, em algum lugar do seu inconsciente (isso ser importante para a psicanlise) que correr por ocasionar queda. O adulto deve estimular esse processo. Simplesmente falar No corre! Gerar um estmulo correr para ver o que acontece. O adulto pode: correr com a criana at a exausto, testar a queda, brincando de cair, explorar localidades correndo. Nesses casos, ele trouxe conscincia que correr uma atividade saudvel, mas que gera riscos. O que acontece: a escola behaviorista diz que para cada estmulo h a previsibilidade de um, duas, ou trs respostas. Ou seja: no existiria estmulo que provocasse uma resposta desconhecida. Essa restrio de caminhos pode desfavorecer o potencial criativo do aluno. Ser mesmo que todas as alternativas so previsveis?

PROFESSOR;: PENSE NISSO NO CONTEXTO DE UMA AVALIAO EM FORMA DE PROVA. VOC ACHA QUE AS SOLUES SO RESTRITAS E PREVISIVEIS?

A questo a ser colocada aqui que o homem no previsvel. A escola behaviorista tem grandes estudos que tentam provar isso. Todavia, as massas no cabem na mesma forma. Cada uma tem uma especificidade. E isto vale e muito para a educao. Prever uma determinada resposta cabe para o contexto da prova avaliativa como CRITERIOS ADOTADOS. Por isso que temos avaliao, reavaliao e demais suplementos que no so objeto de anlise de nosso curso. Na aprendizagem, cada criana deve achar o seu rumo. Um dado interessante como as crianas adquirem o conhecimento da tabuada. Forma mais fcil de aprender: decorando. Devemos decorar e entender o porqu a resposta da tabuada tem a exatido que conhecemos. Para isso CONDICIONAMOS a criana. A questo da repetio mecnica ficou restringida mera repetio mecnica. E nada se construra com isso.

PROFESSOR; DECORAR NO REPETIR GUARDAR NO CORAO (DECORO DE CORAO, POIS CORE CORAO)

Decorar? uma forma de condicionamento. Tentamos a todos momento condicionar o nosso aluno para provas, com atividades seqncias. Mas at que ponto isso relevante para o aprendizado significativo. Fazer o aluno repetir tarefas pode ser uma tentativa de prever um aprendizado que nico, pois cada um tem a sua forma de aprender. PAVLOV falou de condicionamento. Este fisiologista russo observou que os ces tm a salivao intensificada quando so estimulados com o cheiro da comida. Este um dos estudos mais importantes do behaviorismo. Ele testou os ces at que se esgotassem todas as possibilidades de estmulo resposta. E com os humanos? Ser que seria o mesmo?

PROFESSOR: OS ALUNOS PODEM RESPONDER A QUESTES COM A MESMA REAO POR MAIS QUE VOC OS CONDICIONE?

A resposta no: cada um, ainda que voc d a resposta PRONTA ter o seu modo de responder. A prova parte da nossa sensibilidade mestra: voc, professor, pode ter vrias Ana Claras na turma, mas cada uma te passa um estmulo e uma reao.

Sprinthall, R.C e Sprinthall, N. A. falam dos comportamentos ocasionados na escola a partir do estmulo. Leiam alguns trechos:

Os educadores precisam conhecer o processo de condicionamento. Uma das razes para isso que muitos reflexos automticos podem ser condicionados enquanto a criana ainda est na escola. [...] Respostas automticas, tais como suores, acelerao dos batimentos cardacos ou sentimentos de ansiedade geral, podem ser causadas por certas disposies de esprito que passam a ser associados com vrios aspectos da situao escolar. Crianas que tenham sido condicionadas de tal modo que ficam paralisadas pelo medo simples viste de um problema matemtico no sero capazes de aprender muita matemtica. [...] No se est dizendo que professores criam esses medos

intencionalmente, mas eles podem, inconscientemente, montar o palco para tal condicionamento. Por exemplo: um problema de matemtica apresentado, seguindo alguma outra ao do professor, a qual pode, na experincia passada a criana j estar associada com sentimentos de tenso. Agora, o problema de matemtica, em si, provoca reaes automticas de ansiedade por parte da criana. Aps umas poucas associaes desse tipo, a mera apresentao do problema de matemtica comea a eliciar ansiedade. Algumas vezes esse processo ocorre porque os professores, eles mesmos, tm um medo condicionado da matemtica e, inconscientemente, o transmitem a seus alunos sob a forma de rabugice, ameaas ou uma abordagem difcil aprendizagem da matria.1

Nas palavras dos autores, a todos instantes os professores reforam INCONSCIENTEMENTE o repdio a uma situao de aprendizagem. Quanto
1

SPRINTHALL, R. C. e SPRINTHALL, N. A, Educational Psychology, Addison-Wesley Publishing Co., Reading, Mass., 1977, p. 280

mais o professor esfora para dar a previso matemtica, menos respostas ele ter, pois, o retorno desse tipo de aprendizado pode se dar por vrios caminhos, como j dito. No somos previsveis. Tentar ser previsvel a todos instante, a todo momento, controlando todas as reaes no uma situao sadia. Vide o T.O.C, (Transtorno Obsessivo Compulsivo) no qual o sujeito tenta se cercar, inconscientemente, de todas as defesas para auto-proteo. So inmeros os casos de TOC no colgio. Crianas j em idade fundamental adquirem manias, ditas pela doena, como um processo de autodefesa que transcorreu desde cedo. Certo aluno meu tinha a compulsibilidade de tomar banho. Ele passava horas ao longo do dia, quando voltava da escola, para se limpar do contato com as pessoas. Esta era a sua defesa. SKINNER foi um outro terico behaviorista que testou as condies de estmulo resposta. Para Skinner, o ambiente porta os estmulos direcionados ao aluno. Pensaramos, por conseguinte, como criar o ambiente (situao de aprendizagem) real, reforando positivamente o aprendizado. Skinner aproximou essa realidade a tcnicas que ajudariam o professor.

2.1.

A teoria de Skinner: o reforo

Muitos educadores, orientadores, quando se formam no magistrio ou na Pedagogia trabalham com aulas particulares. Esta caracteriza-se pelo reforo, preceito, behaviorista, dissecado por Skinner. Enquanto orientadores particulares, individuais ou de grupos pequenos. Trabalhamos condicionalmente o preparo e a formao, sem estar em um ambiente similar ao da sala de aula. Isso importante para professores recm-formados e experientes tambm. Atualmente, a tecnologia tem sido tambm um reforo positivo para o aprendizado. Foi Skinner quem classificou os reforos em negativos e positivos. Mas qual e a funo do reforo? dar o correto direcionamento ao aluno na

escola behaviorista garantindo a previsibilidade da resposta do aluno e uma seqncia esperada de respostas. Para Skinner, o professor tem o papel de reforar os caminhos tomados pelos estudantes. importante que o estudante tenha tambm o retorno do certo, do errado com as devidas sinalizaes de seus professores. Se o aluno fizer a atividade e o professor no apontar a direo atravs de suas correes o aluno estar enquadrado em um processo chamado de extino, ou ausncia de resposta. Nas orientaes das aulas particulares ou em pequenos grupos, Skinner importantssimo. Por ele a Aprendizagem Programa utiliza um mtodo individual para orientar o aluno com interveno direta do professor. As caractersticas do mtodo programa so:

- Resumo da matria - fixao dos contedos dos resumos; - Intensificao das atividades, acompanhando o ritmo e a resposta do aluno.

Se focarmos as tcnicas dos cursinhos de pr-vestibular, cursos para concursandos, o mtodo altamente skinneriano. Ou seja, de verificao imediata.

3) A GESTALT

A gestalt, tal qual o behaviorismo, no tem uma traduo direta para o portugus para ajudar a trazer a significao do seu campo de atuao luz educacional. Vimos at aqui que Behaviorismo est relacionado comportamento, campo este que ter oposio a conhecimentos com os tericos cognitivistas.

Voltando Psicologia da Gestalt, esta atua nos processos de percepo do educando. A Teoria Gestltica da Percepo a parte e o todo. A relao entre esses dois elementos ajuda no relacionamento interpretado em uma situao de aprendizagem. Um exemplo claro do que a gestalt o filme passado no cinema, A pelcula formada por cenas representa devidamente a relao do todo com a parte. Cada parte realiza no toda uma funo que dar o contexto geral. Vejamos uma criana quando est em fase de aquisio de leitura. Quando ns exploramos a silabao,a relao dos pedacinhos das palavras com o todo que pode ser representado por vrias palavras (ta ti tu) > tatu, Tati, Tita, estamos mostrando para a criana que h a possibilidade criar uma percepo global em torno do seu atual objeto de conhecimento que a palavra escrita, Gradualmente, a criana apreende que esses pedacinho de palavras relacionam de forma diferente com o seu todo. E que esse processo, alm de ser criativo, ele gradual, ou seja, constitui um relacionamento de gradao.

Tatu Tit Tati Titu Tuta

E assim sucessivamente, conforme os pedacinhos forem aumentando. Na aprendizagem a teoria da gestalt mostrou a educadores que gradao, assimilao, consistente reteno so propriamente dentro do fenmenos que estabelecem na relacionamento conhecimento adquiridos

aprendizagem. Todo o conceito deve ser passado dentro de um todo.

PROFESSOR: NO H APRENDIZAGEM ISOLADA. CADA ETAPA DA APRENDIZAGEM DEVE ESTAR RELACIONADA COM UM CONCEITO PRECEDENTE.

interessante perceber que a Gestalt tem relao com a leitura. O trabalho da leiturizao passado de vrias formas inclusive por questionrio. Muitas escolas trabalham o crculo de leitura sem viabilizar uma grande tenha do conhecimento que est se formando. Preferem reter registros individuais sobre o livro a partir de cada aluno. A experincia da leitura global, da vivncia da leiturizao, pode ser aplicada juntamente com a teoria da gestalt. Ensino e leitura podem dar conta de todo o aprendizado escolar. O texto a real unidade de aprendizado. O texto liga todas as reas de conhecimento.

TEXTO

Histria

Portugus Matemtica

Geografia

Um mtodo global de leiturizao, dando o foco reas ou a uma experincia de aprendizado multidisciplinar poderia ser uma alternativa para educandos portadores de dislexia, de dficit de ateno dentre outros.

4) BANDURA: O NOVO BEHAVIORISTA

Bandura foi um psiclogo comportamentalista que fundou a importncia da convivncia social para a aprendizagem, pois nesse processo de interao a criana aprenderia com modelos. H poucas semanas, no Jornal Nacional, fora noticiado a forma como um cidado, pai e tio, ensinava o ofcio do furto, do assalta para duas crianas pequenas. Ele as mostrava como segurar a arma, como assaltar, como repreender a vtima. E usando um boneco como exemplo concreto para demonstrar as suas aes s crianas.

Link da notcia: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1188361-5598,00POLICIA+PRENDE+HOMEM+QUE+ENSINOU+FILHO+E+SOBRINHA+A+RO UBAR+EM+SC.html

Sabemos que este UM dos milhares de casos que ocorrem no pas e fora dele. Em muitos, no h necessidade nem de dar as estratgias para as crianas. A criana v o que pai e aprende pelo seu exemplo, ainda que no se valham de intervenes. Essa a teoria do Bandura. Bandura diz que a criana aprende pelo modelo sem que se aponte como essa aprendizagem deve ocorrer. A criana aprende com outras crianas, aprende com pais, aprende com professores, com irmos mais

velhos. A criana cria para si paradigmas a partir de pessoas que esto em sua convivncia. Qual a menina que no sente vontade de se vestir como a me? Qual o menino que no se porta como o pai ou como o irmo mais velho?

BANDURA DIZ QUE A PARTIR DO COMPORTAMENTO A CRIANA APRENDE PELA IMITAO.

Nesse contexto, o aprendizado por IMITAO requer o reforo legado behaviorista e a modelao. O reforo no aprendizado por imitao no direto, mas sim indireto. J a modelao, na aprendizagem social de Bandura, so os estmulos criados no ambiente para que a criana imite. Uma criana imita o professor na sua casa. Quando uma menina brinca de escolinha fica claro os modelos que ela tem. Se a professora grita, ela gritar. Se a professora for amvel ela demonstrar amabilidade. Passando a um outro contexto de aprendizagem. Uma criana que nasceu no sul do Brasil e viveu sua vida inteira no nordeste do pas ter que sotaque impresso em sua fala? Aquele sob o qual ela ficou mais exposta. No aprendizado de uma lngua estrangeira, quanto mais se vivenciar o idioma, mais estaremos afeito a reproduzi-lo. Seguimos um modelo. Este modelo idiomtico pode ser vivenciado por imerso ou no. No primeiro caso, o falante de uma lngua estrangeira exposto a uma nova lngua quando passa a viver em outro pas. Por instinto de sobrevivncia ele recorre aos modelos anteriores, presente na lngua materna, e os reporta para a lngua a ser vivenciada. So aprendizados por modelos. O observatrio de uma criana muito rico. De acordo com Fitzgerald, H e Strommen:

Enquanto que a aprendizagem por observao um processo claramente importante no desenvolvimento do comportamento, h

provavelmente limites naquilo que pode ser aprendido por imitao. A aprendizagem por observao provavelmente mais efetiva quando os comportamentos observados no so muito complexos, quando a criana j aprendeu os componentes do comportamento observado ou quando o novo comportamento envolve novas recombinaes de comportamentos previamente aprendidos. Enquanto a aprendizagem por observao por si s no suficiente, uma combinao criteriosa a demonstrao dos modelos, da oportunidade para praticar com eles e recompensa pelo desempenho correto pode fornecer uma situao de aprendizagem altamente potente.2

5) COGNITIVISTAS

Opondo-se aos estudos behavioristas, os cognitivistas surgiram com o pleno interesse de dar relevncia ao conhecimento. Este a inspirao da motivao interna do aluno. BRUNER, que representou a linhagem dos tericos cognitivistas, apresentou algumas diretrizes:

A) CURIOSIDADE para aprender; B) Aquisiao de COMPETNCIA; C) Aquisio de TRABALHO COOPERATIVO.

Essas diretrizes aplainam o caminho do cognitivismo. Este, no anula o reforo de SKINNER, de BANDURA e outros tericos do behaviorismo. A recompensa importante na aprendizagem e o aluno estar consciente do processo no qual est inserido tambm, BRUNNER reafirma que

instruo um estado provisrio cujo objetivo tornar o aprendiz autosuficiente. Assim, o aluno no pode se tornar to dependente dos reforos de

FITZGERALD, H e STROMMEN, E. Psicologia do desenvolvimento. So Paulo; Editora Brasiliense, p. 110

seu professor de modo que precise estar sempre presente. O prprio aluno chegar a uma funo autocorretiva

Motivar positivamente, atravs de desafios, atravs da prpria realizao do aluno. O professor deve motivar o aluno pela realizao. As atitudes de certos professores ao exporem os alunos diante da classe extremamente desmotivador socialmente para o aluno. Dois grandes representantes desta linha so: Vygostki e Jean Piaget; temos hoje, instituies que seguem verdadeiramente essa linha de construo do aprendizado, que NO UM MTODO. E sim, terica. Ser construtivista, h muito, virou conceito de convite para se conseguir clientela. Atuar no construtivismo jamais seguiu-se como abordagem metodolgica e sim como terica.

6) A PSICANLISE

Acredita-se que a principal referncia Psicanlise seja o seu fundador, Sigmund Freud. Este terico foi bem a fundo em estudos sobre a psicose, a histeria e demais associaes comportamentais geradas a partir do inconsciente.

Freud nasceu em 1856 e morreu no ano de 1939. Na sua vida, grandes fatos contraditrios aconteceram. Um deles foi a premiao do prmio Nobel e a outra a perseguio pelos nazistas, pois Freud era de famlia judia e por muito tempo refugiou-se em territrio norte-americano. Freud dizia que a busca pelos conceitos de motivao era atravs do prazer.

Freud estudou fenmenos psicticos e seus estudos marcaram e revolucionaram a Psicologia. Por ter sido radical, muitos, at hoje, no so a favor deste terico. Para a educao ele tambm foi um marco. interessante quando pedimos para a criana fazer um desenho. Quando vamos interpret-lo, h como no buscar elementos do inconsciente daquela criana que no foram motivados? Freud revolucionou todos os campos de conhecimento com trs instncias psquicas chamadas de ID, SUPEREGO, EGO. O ID a parte instintiva do homem. Ns temos o instinto. Agimos por impulso a favor da natureza. O SUPEREGO a necessidade da convivncia social, de seguir a religio, a moral. Ope-se ao ID. O EGO o equilbrio do ID e do SUPEREGO. O desequilbrio dessas instncias propicia o aparecimento de distrbios. Tudo isso acontece nas instncias do consciente e do inconsciente que so nveis mentais estudados por Freud. Na educao a Psicanlise reuniu todos esses conceitos para observar os episdios da vida infantil, dos 18 aos 12 anos. Nesse nterim a personalidade da criana formada e, quando chega vida adulta, o resgate comea na infncia de traumas e episdios que marcaram o indivduo. Cuidar das instncias mentais da criana na infncia intentar imprimirlhe marcas boas.

7) SITUAOES CORRENTES NO CONTEXTO ESCOLAR

7.1. A dislexia

A dislexia denominada a cegueira simblico ou seja, o veto orgnico de ter a clareza e o entendimentos da lngua materna nas suas diversas formas de expresso. Esse diagnstico ocorre aps o processo de alfabetizao, quando a criana est em processo de aquisio da linguagem.

PROFESSOR: NS, EDUCADORES, NO PODEMOS LANAR DIAGNSTICO! APENAS ENCAMINHAMOS PARA UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COM PSICLOGOS, FONAUDILOGOS, PSICOPEDAGOGOS.

normal nas crianas dislxicas a facilidade de memorizar. A dificuldade expressar esse aprendizado atravs da leitura e da escrita. Por isso, a grade necessidade de ofertar a essas crianas um ambiente de aprendizagem diferenciado, motivador e com reforamento positivo. Conforme o senso comum ou uma cultura errnea, a criana dislxica no dotada de menos potencial do que as crianas normais. Por isso, pode comumente ser exposta em uma classe normal, com as devidas adaptaes para o seu dficit. Como avaliar NA ESCOLA se um aluno tem caractersticas da dislexia?

a) inverso freqente de letras. Mar Ram b) Confunde no ditado as letras: ta-da c) Espelhamento (aps a consolidao da escrita)

Esses so apenas alguns dados dentro das nuances dos dislxicos no processo de leitura e escrita, pois a dificuldade do dislxico lidar com a simbologia.

O professor, mediante uma criana dislxica, pode presumir falta de vontade, preguia, desmotivao, baixa-estima. Na verdade, tudo isso pode ser considerado fatores conseqenciais. A criana dislxica deve estar exposta a um aprendizado multissensorial, investigativo, que atue em vrios prismas da sua percepo, para que ela encontre motivao em aprender e partilhar do grupo social.

7.2. A mentira

A mentira no s a ausncia de verdade, mas a falta de vivenciar a verdade. Quando no h vivncia do real a criana muitas vezes busca a imaginao. Dizem filsofos que a mentira a verdade que esqueceu de acontecer. E quando acontece com as crianas, no contexto escolar? Alguns psiclogos infantis dizem que a criana tem a necessidade de se ajustar aos meios. Para isso, ela se utiliza de recursos como: a curiosidade, o teste direito de pessoas e da mentira. como se ela defendesse de algo que precisa aceitar em determinado ambiente. Para ser melhor que o colega na atividade, receber elogios em um ambiente ativado para a competio, uma criana pode se fazer valer da mentira. Muitos professores classificam o excesso ou ausncia de mentira pelo carter da criana. O que no para ser feito. Se o aluno tem o hbito de mentir, isso um sinal de que ele precisa dizer algo mais a respeito de suas apreenses e sentimentos.

O temor de castigos, de reprimendas, a tenso originada pelo meio escolar e, sobretudo, familiar levam s mentiras de desculpa. Onde reina a inquietude, no h quase nunca boa escolaridade. Onde a confiana regra, as mentiras escolares so raras. por isso que a mentira escolar deve ser uma advertncia para o sistema pedaggico empregado at aqui; h possibilidade de reconsiderar o

clima escolar e familiar, de esclarecer a origem das dificuldades da criana e de experimentar um remdio.3

importante que no se rotule a criana que mente. Muitas vezes ela exposta ao seu meio social escolar como se fosse uma pessoa de carcter duvidoso. No assim. A criana no pode se desafiada em situao nenhuma de forma to covarde. Olha-se no olho dela e pergunta:

- Fulano, conta para a tia o que realmente aconteceu. Sou sua amiga e no vou deixar de contar com voc nesse momento. Eu confio em voc.

E assim vai.

PROFESSOR: VOC J FOI TESTADO COM MENTIRA PELO SEU ALUNO?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FITZGERALD, H. e STROMMEN, E. Psicologia do desenvolvimento. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1984 MURRAY, E. Motivao e emoo. Rio de Janeiro. Ed. Zahar, 1983. NOVAES, M.H. Psicologia da criatividade. Petrpolis. Vozes, 1980 PENTEADO, W.M.A. Psicologia e ensino. So Paulo: Papelivros, 1980.

BHLER, Charlotte. A professora, o aluno e seus problemas. Rio de Janeiro. Ed, Fundo de Cultura, 1971.

You might also like