You are on page 1of 7

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

Ciclo da Mitose
I T!"#U$%" A reposio de clulas mortas do organismo e o aumento do nmero de clulas durante o perodo de crescimento dado por um processo de diviso celular denominado mitose. Neste trabalho ser explicado detalhadamente como se d esse processo e a explicao de suas respectivas fases: pr fase! metfase! anfase e tel fase. MIT"S& ou CA!I"CI &S& 'mito ( tecer ) *inesis ( movimento+ A mitose est sempre presente nos organismos e pode ser considerada como processo fundamental da diviso celular dos seres vivos. " um mecanismo #ue garante uma distribuio de cole$es id%nticas de genes para as clulas formadas: uma clula dipl ide &ndash #ue possui cromossomo aos pares! ou 'n se divide em duas clulas(filhas tambm dipl ides. Nos procariontes! como as bactrias! esta distribuio relativamente simples. ) *NA bacteriano se duplica! en#uanto o citoplasma se estrangula em duas partes! ficando cada uma delas com uma das c pias. Nos eucariontes! o material gentico se modifica durante a diviso! passando na forma de filamentos de cromatina espalhados no nucleoplasma para a forma compacta de cromossomos. ) processo pode ser observado ao microsc pio comum e em algumas clulas dura vinte minutos+ em outras! pode durar algumas horas. Algumas clulas muito especiali,adas! como as clulas musculares e nervosas! param de se dividir #uando esto totalmente maduras. -xistem mecanismos! ligados . nature,a #umica do glicoclix! #ue controlam a diviso celular. A mitose estudada em #uatro fases: ,r-.ase ( fase preparat ria! a mais longa+ met.ase ( fase de ordenao dos cromossomos+ an.ase ( fase de separao dos cromossomos) tel-.ase ( fase da diviso celular. /r-.ase /pro 0 antes1. 2nicia(se com mudanas fsico(#umicas no citoplasma! passando gua deste para o interior do ncleo! tornando(o mais volumoso e menos denso. -ntra em atividade o centro celular #ue evolui e acaba por originar dois outros! funcional e estruturalmente iguais. -sse fato a primeira indicao efetiva #ue a clula vai dividir(se. )s dois centro celulares iniciam um movimento de aproximao e afastamento! deslocando(se nas proximidades do ncleo.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Ap s! eles migram cada um! para um dos p los da clula / a migrao polar1. 3 medida #ue se verifica a migrao dos centros celulares! comea! por entre eles! a formao de finas fibrilas citoplasmticas proticas /estas fibrilas so constitudas por molculas de protenas ligadas por pontes de enxofre1 #ue! em con4unto formaro o fuso acromtico! #ue se estende de um p lo a outro da clula! h o surgimento do ster! este um feixe de microtbulos #ue surge em cada p lo da clula. 5endo #ue o aparelho mit tico o con4unto formado pelo ster e pelo fuso acromtico.6ela hidratao do ncleo! facilitada pela permeabilidade da carioteca! diminui a viscosidade da cariolinfa e o volume do ncleo aumenta! facilitando! posteriormente! a movimentao dos cromossomos. A essa altura! os cromossomos tornam(se visveis como delgados filamentos espiralados! de di7metros irregulares e desdobrados longitudinalmente em duas cromtides! unidas pelo centr8mero+ o nuclolo est visvel! tendendo a diminuir de tamanho e desaparecer at o final da fase. No incio da diviso! #uando os filamentos de cromatina aparecem enovelados! na forma de cromossomo! eles 4 esto duplicados /foram duplicados na interfase1. 9ontudo! a regio conhecida como centr8mero demora um pouco mais para se duplicar. *essa forma! os cromossomos resultantes da duplicao permanecem algum tempo presos pelo centr8mero. -n#uanto permanecem assim! cada cromossomo recebe o nome de cromtide! e o con4unto das duas cromtides presas pelo centr8mero so c pias exatamente iguais do filamento inicial de cromatina. Ao longo da pr fase! os filamentos de cromatina sofrem um progressivo enrolamento! tornando(se suficientemente condensados para serem visuali,ados ao microsc pio ptico sob a forma de cromossomos. )s nuclolos desaparecem /seus gros se espalham no citoplasma e do origem aos ribossomos1. /romet.ase0 Alguns defendem a exist%ncia ! ap s a pr fase! de uma fase denominada prometfase. -la seria um curto perodo de transio da pr fase para metfase. As transforma$es deste perodo! na maioria das ve,es! englobada! so a desintegrao da membrana nuclear /ela incorpora(se ao retculo1 e a conse#:ente ;#ueda; dos cromossomos no citoplasma. -stes ento se dirigem . regio e#uatorial da clula! aonde vo se prender as fibras do fuso por meio de seus centr8meros. Met.ase /meta 0 depois1. 9ada cromossomo sofre uma contrao nuclear+ diminui o nmero de espirais! o di7metro aumenta e torna(se regular! uma conse#:%ncia do acmulo de *NA. Algumas fibrilas do fuso acromtico! denominam(se fibras cromoss8micas! prendem(se ao centr8mero dos

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br cromossomos por uma estrutura denominada cinet coro+ outras fibrilas estendem( se de um centro celular a outro /so as fibras contnuas1! sem contactarem com os cromossomos. )s centr1olos 4 esto ocupando p los opostos na clula. )s cromossomos duplicados esto presos pelo centr8mero .s fibras do fuso acromtico! ocupando a regio mediana da clula. )s cromossomos alinhados nessa regio formam a chamada placa e#uatorial! com as cromtides(irms /as #ue se prendem no mesmo centr8mero1 voltadas uma para cada p lo da clula. -ssa a fase de maior visuali,ao dos cromossomos! por isso chamada fase do cari tipo! para facilitar o estudo cromoss8mico! a diviso celular pode ser interrompida na metfase! por subst7ncias como a colchinina e vimblastina! #ue impedem a polimeri,ao das protenas do fuso mit tico. An.ase /Ana 0 para cima1. )s centr8meros finalmente se dividem! permitindo a separao das cromtides! #ue so arrastadas para p los opostos da clula /metacinese1! pelo encurtamento dos filamentos do fuso. As cromtides! agora cromossomos(filhos! afastam(se em direo aos centros celulares opostos! com as extremidades dos braos voltadas para o plano mediano da clula. No deslocamento dos cromossomos(filhos agem simultaneamente duas foras: trao! por parte das fibras cromoss8micas! devido ao encurtamento das fibrilas por perda das molculas proticas+ impulso por parte das fibras contnuas. -n#uanto estes fatos ocorrem! inicia(se o estrangulamento citoplasmtico de fora para dentro. A igualdade das cromtides(irms e a posio #ue ocupavam na metfase garantem uma distribuio id%ntica de material gentico para os dois p los e! conse#:entemente! para as duas clulas #ue vo se formar! assim no final dessa fase! em cada p lo h nmero de cromossomos igual ao #ue havia na clula #ue iniciou a diviso! embora agora com apenas um filamento cada um. <em incio a desespirali,ao dos cromossomos. <el fase /telo 0 final1. A chegada dos cromossomos filhos aos p los da clula marca o incio da tel fase. =ma ve, nos p los! inicia(se a desespirali,ao dos cromossomos! #ue se transformam em massas de cromatina. -stas so circundadas por cisternas do retculo endoplasmtico! #ue depois se soldam umas .s outras dando origem a novas membranas nucleares. )s cromossomos desespirali,ados esto dispostos em ' con4untos! um em cada p lo. ) ncleo tambm ressurge. )s nuclolos reaparecem sendo formados a partir da ,ona 5A< de certos cromossomos. As fibras de ster e do fuso desaparecem. >inalmente! verifica(se! em clulas animais! #ue na regio e#uatorial da clula a membrana nuclear se invagina formando um sulco de diviso! e! . medida #ue se aprofunda! aumenta o estrangulamento nessa regio! ocorre a separao das ' clulas(filhas.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br " a citodierse /plasmodierse ou citocinese1 . -sse estrangulamento ocorre de fora para dentro! ra,o pelo #ual! a citocinese animal dita centrpeta. *urante a citocinese h distribuio dos componentes citoplasmticos .s clulas filhas em #uantidades aproximadamente iguais. Assim! ao final da mitose surgem ' clulas( filhas com o mesmo nmero de cromossomos #ue a clula(me! embora no visvel no final da diviso! pois o ncleo de cada uma 4 se encontra no estado interfsico. 2lo3ueio da Mitose 9ertos agentes fsicos e #umicos so capa,es de inibir a mitose. Alguns desses inibidores so usados no tratamento do c7ncer! pois inibem a proliferao de clulas cancerosas. ? dois tipos de inibidores da mitose: inibidores da sntese de *NA e inibidores do fuso. -ntre as subst7ncias #umicas capa,es de inibir a sntese de *NA! podem ser citados o iperita ou gs de mostarda e o @(fluoracilo. )s raios A so agentes fsicos #ue inibem a sntese de *NA. A inibio da formao do fuso feita por uma subst7ncia #umica denominada colchinina. -la! ao ser adicionada a uma clula em incio da diviso! permita #ue esta progrida somente at a metfase. As radia$es so capa,es de destruir as liga$es entre os cromossomos e o centr8mero. 9om isso! os cromossomos no migram aos p los! sendo blo#ueada a diviso. 4aria5es no Teor de # A e na /loidia '6uantidade de Cromossomos+. *urante o ciclo mit tico celular! ocorrem modifica$es na #uantidade de *NA da clula! mas no na #uantidade de cromossomos. 6ara se evitar confus$es na #uantidade de filamentos de cromatina e a #uantidade de cromossomos! a contagem de cromossomos se baseia na #uantidade de centr8meros. A variao na #uantidade de *NA durante o ciclo celular obedece ao seguinte grfico: B a ploipidia /#uantidade de lotes cromoss8micos1 tem outro comportamento. Cessalte(se #ue a mitose pode ocorrer em clulas n! 'n! Dn! etc. <odas originam duas clulas filhas com o mesmo nmero de cromossomos. A durao da etapa do ciclo mit tico varia bastante de uma clula para outra. )bserve alguns exemplos! expresso em horas:

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

G1 S G2 Mucosa intestinal de 9 rato Meristema 5 a 15 da raiz Fibroblastos em cultura 6

Mitose
7 1a5 1

10 a 30

3a9

2a6

1a2

Eesmo as fases da mitose t%m durao varivel: Pr ase Met! ase $%o de dros ila & min' Fibroblasto de &5 min' ran(o )*lula de +(ado & ,oras de rato "n! ase
30 se(' 6 min'

#el ase
1 min' 2 min' 50 se(' 10 min'

10 min'

30 min'

30 min'

9onst7ncia -specfica do Nmero de 9romossomos -m todas as clulas de um mesmo organismo! observa(se a const7ncia o nmero! dimens$es e estrutura dos cromossomos. )s organismos so constitudos por um con4unto somtico dipl ide de cromossomos /'n1! resultantes da unio de gametas portadores de um con4unto hapl ide /n1 de cromossomos. )s cromossomos so distribudos regularmente pela mitose somtica! mantendo constante seu nmero em todas as clulas do organismo. )s gametas como clulas integrantes do organismo! tambm deveriam ter 'n cromossomos. 5e assim fosse! pela fecundao /unio de gametas masculinos e femininos1! resultariam uma clula ovo ou ,igoto com o dobro /Fn1 de cromossomos. *esta forma os cromossomos! iriam sendo duplicados em cada gerao! deixando de haver a const7ncia especfica do nmero de cromossomos. -sta situao inadmissvel por#ue! em poucas gera$es! o nmero de cromossomos aumentaria gradativamente e seria material impossvel! aos mesmos! caberem no ncleo! a no ser #ue este aumentasse muito de tamanho! o #ue no ocorre. 5e o nmero de cromossomos da clula de um organismo for 'n /dipl ide1! nas clulas germinais! esse nmero redu,ido . metade n /hapl ide1. )s gametas! com a metade dos cromossomos normais da espcie /n1! unindo(se! do origem a

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br uma clula ovo 'n #ue! por mitoses sucessivas! originar todas as clulas do organismo! todas 'n cromossomos. ) organismo humano possui clulas 'n /FG cromossomos1 #ue! por divis$es mit ticas! continuam originando sempre clulas 'n /FG cromossomos1. 5e duas destas clulas pertencentes a organismos de sexos diferentes se unissem pela fecundao! resultaria o ovo com Fn cromossomos /H' cromossomos1. -m cada gerao o nmero de cromossomos duplicar(se(aI 6ara #ue no ocorra esta duplicao! durante a formao das clulas germinais! o nmero de cromossomos redu,ido . metade /n 0 'D cromossomos1 atravs da diviso redutora ou meiose. 6ela fecundao /unio de gametas n 0 'D cromossomos1 resulta uma clula /'n 0 FG cromossomos1 #ue! por mitoses sucessivas! origina todas as clulas do organismo! sempre 'n 0 FG cromossomos. )bservao: JA mitose tem durao varivel de uma h algumas horas dependendo da espcie da clula e das condi$es do ambiente! podendo chegar mesmo a 'F horas de durao. 5endo #ue a temperatura ambiental pode acelerar! retardar ou mesmo blo#uear o processo mit tico. JNo caso do homem! em particular! temperaturas muito redu,idas ou superiores a F@K 9 blo#ueiam a mitose. JA descrio do processo mit tico indireta! baseando(se na observao de clulas mortas.! convenientemente preparadas. J9aracteri,a(se por modifica$es nucleares /cariodierse1 e por alterna$es citoplasmticas /citodierse1 /#ue ocorrem simultaneamente1. JA mitose pode ser blo#ueada com o emprego de certas subst7ncias como! por exemplo! a colchinina. <al subst7ncia impede a formao do fuso e migrao dos cromossomos(filhos para os p los da clula. 2sto #uer di,er #ue a diviso paralisa na metfase. 2sto feito por pes#uisadores a fim de estudar o cari tipo da clula. JA mitose em clulas animais astral /h centrolos1 e nos vegetais superiores anastral /no se observa centrolos1. J*urante a metfase! nas clulas vegetais os cromossomos se disp$em em toda a regio e#uatorial formando uma coroa. J-m tecidos #ue esto em crescimento verificam(se mitoses sucessivas.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

JAlguns autores dividem a fase a mitose em mais uma fase! a prometfase! #ue seria uma fase complementar da pr fase #ue se caracteri,a especificamente pelo desaparecimento da carioteca. C" C7US%" ) processo de mitose compreende uma diviso #ue tem por ob4etivo de uma clula me! a formao de duas clulas filhas id%nticas com o mesmo nmero de cromossomos #ue a clula #ue a criou. *urante a mitose foi observado! neste trabalho! #ue h mecanismos #ue podem interromper o processo. -xistem tambm diferenas de tempos do processo! #ue depende da temperatura do ambiente e sobretudo o tipo de clula cu4o processo mit tico est sendo reali,ado.

L2LM2)NCA>2A <ratado de >isiologia Edica =N2>-56 52MO2A *2-9PEANN

You might also like