You are on page 1of 5

XII Encontro de Ps-Graduao e Pesquisa

Universidade de Fortaleza 22 26 de Outubro de 2012

FORMAO DO GESTOR E A PRXIS DOCENTE: UMA ARTICULAO ENTRE TEORIA E PRTICA


Regiane Rodrigues Arajo1* (IC), Emanuelle Oliveira da Fonseca2 (PG), Maria Socorro Lucena Lima3 (PQ). 1Graduao em Filosofia, Universidade Estadual do Cear, Fortaleza-CE. 2 Mestrado Acadmico em Educao, 3 Programa de Ps-graduao em Educao, Universidade Estadual do Cear, Fortaleza-CE Email: regianearaujjo@hotmail.com Palavras-chave: Leitura. Ensino superior. Formao docente.

Resumo
Muitos professores que atuam no curso de licenciatura possuem uma formao esvaziada de leituras significativas para seu processo de formao. Baseado nessa concepo, a presente pesquisa vem analisar a concepo de leitura na perspectiva histrico-cultural, compreendendo como se d uma prtica social de produo, transmisso e apropriao de sentidos pelos sujeitos leitores, baseada numa interao entre leitor, texto e autor. O objetivo compreender o papel formador da leitura na vida dos docentes, bem entender como a mesma constituda na universidade e como ela pode intervir no exerccio da sua profisso. Para tanto, ser utilizada uma pesquisa pesquisa qualitativa com anlise de contedo e a reviso terica de autores que estudam sobre e histria da leitura, leitura na universidade e formao docente. E uma pesquisa de campo, de carter exploratrio, cujos sujeitos entrevistados foram nove alunos de graduao do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri, localizada 500 km de Fortaleza, Cear. A pesquisa mostrou que os graduandos tem conscincia da importncia da leitura para sua formao docente, no que concerne ao conhecimento cienfifico. Porm, a construo do conhecimento daquilo que est sendo aprendido s acontece quando o mesmo estiver pautado na fundamentao terica. Outro achado da pesquisa o fato de que alguns universitrios possuiem dificuldades de compreender os textos. Isso acontece pela falta de leitura no ensino bsico, favorecendo assim para uma m formao intelectual no ensino superior.

Introduo
Grande parte dos professores que trabalharam com os alunos que hoje esto nos cursos de licenciatura demonstram que estes tiveram uma educao esvaziada de leituras que contribuissem para o processo de formao dos professores enquanto leitores. Esse foi um dos motivos pelo qual se configurou a problemtica da pesquisa: Livros recomendados na Universidade? Nesse mbito, cabe discutir o papel da Universidade na formao do leitor crtico e problematizar alguns aspectos que caracterizam a prtica de leitura neste nvel de ensino; sobretudo no que se refere s deficincias de leitura apresentadas pelo corpo discente ao ingressar na Universidade, o que compromete o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Analisa-se, portanto, a concepo de leitura na perspectiva histrico-cultural, que a compreende como uma prtica social de produo, transmisso e apropriao de sentidos pelos sujeitos leitores, atravs da interao entre leitor, texto e autor, demarcada histrica e ideologicamente. Este trabalho apresenta um estudo decorrente de uma pesquisa realizada no curso de Pedagogia da URCA- Universidade Regional do Cariri, intitulada Formao de professores: a leitura na aprendizagem da profisso. Temos como objetivo compreender o papel formador da leitura na vida dos docentes, bem entender como a mesma constituda na universidade e como ela pode intervir no exerccio da sua profisso.
ISSN 1808-8457
1

Concebemos a prtica da leitura como fundamental na vida dos professores, pois atravs dela os sujeitos adquirem a capacidade de refletir constantemente acerca da sua prtica docente, alm de contribuir para a formao de leitores conscientes de seu mundo.

Metodologia
A metodologia utilizada se refere a uma pesquisa qualitativa com anlise de contedo e a reviso terica de autores que estudam sobre e histria da leitura, leitura na universidade e formao docente. E uma pesquisa de campo, de carter exploratrio, cujos sujeitos entrevistados foram nove alunos de graduao do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri, localizada 500 km de Fortaleza, Cear. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizamos questionrios com a seguinte reflexo: Fale sobre as leituras na universidade, entretanto, com o objetivo identificar como essas leituras so feitas no ensino superior e como eles veem essas leituras. A partir dessa reflexo pretendemos interligar as prticas de leituras e o processo de formao dos seres em processo de formao. Acreditamos que o processo de significao da leitura no esttico, nem mecnico, porm dotado de vrios mecanismos como contradio, transformao, reproduo que se relacionam diante de uma leitura. Portanto, consideramos que a aquisio de sentidos por parte dos sujeitos-leitores dada de forma histrica, com base nas suas experincias pessoais de linguagem e na capacidade de problematizar/compreender as diversas formas de leitura.

Resultados e Discusso
1. A HISTORIA DA LEITURA: UMA ANLISE NO CONTEXTO EDUCACIONAL Para compreendermos a histrica da leitura preciso compreendermos como se d a articulao entre o relato cronolgico dos eventos que possibilitaram a sua evoluo com as formas de produo, de socializao e de representaes da leitura na sociedade. Acerca da histria da leitura e como ela teve inicio Fischer (2006) acreditar que os primeiros Homo Sapiens liam entalhes em ossos, todavia os entalhes continham significados que era usado em marcao de dias ou de ciclos lunares, outra leitura da poca era a arte rupestre, repleta de smbolos, informaes e significados. No sculo XXI, a leitura ocupa um papel fundamental, principalmente no mercado de trabalho onde necessita, exigindo mo-de-obra qualificada. Todavia, o ato de ler no est relacionado apenas as leituras que proporcionam prazer ou distrao, mas aquelas que precisam e necessitam ser feita no ambiente de trabalho ou no meio acadmico. Para Zilberman (1999), a leitura iniciou quando a sociedade teve a necessidade de criar um cdigo que fosse aceito por todos, tais cdigos seria usado para intermediar as relaes sociais, econmicas e familiares. Acreditamos que a leitura cumpre um papel fundamental no processo de transformao da realidade educacional, social e cultural, j que o hbito ou a falta da mesma tambm uma questo cultural. Portanto, sem a leitura (livros), haver uma fragmentao na cultura e poder a partir da surgir novos tipos de cultura da leitura como as que so feitas atravs da internet. Com relao ao futuro da leitura alguns acreditam que no haver devido ao advento da tecnologia e dos sistemas de comunicao por voz, a respeito do futuro da leitura Fischer (2006, p.14), diz que:

ISSN 1808-8457

A leitura do futuro est sendo moldada tambm por novos equipamentos. As publicaes no se limitam mais impresso. A publicao em microfilme e microficha permite um amplo armazenamento de materiais escritos (em geral, bibliotecas, arquivos ou sries a serem documentados preservados e vendidos, realizada a custo baixssimo).

necessrio compreendermos os sons, as imagens e objetos, logo estamos fazendo uma leitura de tudo o que nos cerca. Todavia, no podemos desconsiderar a importncia que os livros possuem no processo de formao humana, proporcionando um o processo de conscientizao, ou seja, uma elevao da conscincia ingnua conscincia crtica resultando no processo de educao crtica e dialgica. Da a necessidade de proporcionar uma formao baseada numa fundamentao teorica slida que seja capaz de instigar os docentes ao hbito da leitura que resultem em uma vida melhor para todos os sujeitos, visveis em uma qualidade melhor de ensino. 2. PRTICAS DE LEITURAS NA UNIVERSIDADE: UMA REFLEXO SOBRE A FORMAO DOCENTE

O desafio de formar leitores, pelo que temos observado atravs dos indicadores educacionais e demogrficos, um problema que est presente em todo o processo de evoluo histrica e de democratizao do acesso educao no Brasil, necessitando ser analisado a partir de determinantes variadas (culturais, econmicas, socias e polticas). De acordo com Libnio (2006) existem de um lado, as polticas educacionais e as diretrizes organizacionais e curriculares que abordam idias e prticas que vo influenciar os profissionais da escola no processo de desenvolvimento das prticas formativas dos alunos. E de outro os profissionais da educao que podero aderir ou no as polticas e diretrizes do sistema escolar, assim como podem dialogar com elas e formular de forma coletiva prticas formativas e inovadoras. Esses profissionais devem ter uma conscincia critica sobre o papel transformador que desempenha na sociedade, procurando conduzir uma aprendizagem que favorea o conhecimento critico do aluno. Para estudar a leitura na aprendizagem da profisso docente consideramos que os futuros professores estejam abertos para a reflexo sobre a leitura que possuem contato durante seu cotidiano e as que so estudadas na Universidade. Porm, essas leituras acadmicas devem proporcionar uma reflexo critica sobre o assunto abordado. As prticas de leitura desenvolvidas nesses espaos restringiam-se s finalidades de elaborao de resumos e fichamentos, ou em decorrncia dos trabalhos em grupo, na diviso e apresentao dos textos que compunham as apostilas das disciplinas em tpicos. Esvaziadas de sentido, essas prticas no tinham a possibilidade de colaborar para o processo de formao dos professores enquanto leitores, que, de acordo com Lima (2004, p.29), precisam ter a conscincia do seu prprio prazer para a leitura para que possam fazer dessa leitura, uma conversa com sua prtica pedaggica. O professor deve trabalhar o poder da escuta e no somente a da fala, proporcionando abertura para um dilogo, tendo o cuidado e a sensibilidade para perceber o que o educando traz para socializar e interagir com o contedo apresentado. Com efeito, a formao dos profissionais da educao encontra guarida neste modo desses sujeitos que implica formao para a emancipao, para a liberdade, para a cidadania. 3. RESULTADOS DA PESQUISA
ISSN 1808-8457
3

Para complementar essa investigao sobre leitura na universidade, fizemos uma entrevista com os participantes do grupo focal. Entretanto, a pesquisa foi realizada na URCA- Universidade Regional do Cariri no curso de Pedagogia os mesmos eram nove alunos, sendo oito mulheres e apenas um homem. A integrao na pesquisa foi opo dos alunos, aps aberta, as inscries para esse fim. De inicio os resultados da pesquisa de campo foram nos mostrando que os alunos participantes da pesquisa veem a leitura na universidade como um resgate do valor da mesma, eles percebem isso quando iniciam as leituras que so recomendadas, principalmente aquelas do inicio do semestre. Alm de tudo os graduandos acabam reconhecendo a importncia da mesma para o desempenho acadmico, esse reconhecimento acontece no momento em que os professores recomendam ou obriga -os a fazerem determinadas leituras, contudo, alguns falam das dificuldades que muitos enfrentam devido a falta ou o hbito de ler, tais afirmaes so possveis de serem verificadas nas falas dos investigados em destaque:
Portanto, com o ingresso na universidade tivemos a oportunidade de expandir o nosso olhar no que diz respeito a leitura, pois reconectamos e somos incentivados a ler os mais diversos livros, como: os de Paulo Freire, Saviani, Libneo entre outros. Estar na universidade uma oportunidade nica e l onde temos a oportunidade de abrir os nossos horizontes. Aluno: A. No inicio do semestre passado resgatar o hbito da leitura foi um pouco complicado, j que na universidade as leituras so dirias. O estudante universitrio no consegue viver sem a leitura, pois a mesma indispensvel. Um novo mundo comea a surgir, os hbitos so diferentes, porm comea a ser construda uma nova viso de mundo real, comeamos a perceber as pessoas por outro lado. Aluno B. Desde o primeiro semestre temos na graduao os mais variados textos. Inicialmente, h uma cobrana para o cumprimento de tarefas com base nas leituras, mas, impressionante as falhas que os estudantes apresentam, as dificuldades em cumprir estas tarefas. Devido a isso pude notar que os professores incentivam os alunos mais pelo fato de se apropriarem do conhecimento do que mesmo pela relao que a leitura tem com a vida. Todavia, pude perceber o quanto posso ler na universidade e o quanto a leitura importante para enxergarmos a realidade. Os textos auxiliam no meu desempenho durante a formao. Aluno C.

A entrada na universidade marca um perodo novo na vida de cada estudante. Desse modo, ao entrar em contato com os diversos tipos de textos os alunos devem se sentir envolvidos com as atividades destinadas ao seu crescimento acadmico. No importando o suporte utilizado (textos, livros, internet), as atividades propostas devem colaborar para o desenvolvimento de bons leitores, assim como estimular a criticidade na produo de textos. Para tanto, observamos na fala deles que muitos sentem-se sobrecarregados com a aquelas leituras acadmicas que so tidas como obrigatrias ao longo do curso. Entretanto, eles conseguem compreender que a prtica da leitura na universidade essencial para a formao docente, bem como para a vida. inquestionvel que a leitura assume um papel muito significante ao longo de nossas vidas, a partir disso, entendemos que as diversas atividades interativas e cognitivas que envolvem os leitores, tm dependncia direta com a construo de conhecimentos e com as experincias pessoais trazidos por estes.

Concluso
Ao longo da pesquisa percebemos que os graduandos tem clareza de que a leitura na universidade faz a diferena na formao docente, no que concerne ao conhecimento cienfifico. Todavia, acreditamos que a construo do conhecimento daquilo que est sendo aprendido s se consolidar quando o mesmo estiver pautado na fundamentao terica, contudo, essa fundamentao terica encontra-se nas leituras cientificas que so feitas na universidade, ou seja, no decorrer do curso. Outro achado da pesquisa que se
ISSN 1808-8457
4

constitui de suma importncia o fato de que alguns universitrios tem dificuldades de compreender os textos, para tanto, na maioria das vezes essa dificuldade de compreenso estar na falta de leitura no ensino bsico, gerando assim um empobrecimento intelectual e a m formao no ensino superior. As representaes e aes destes sujeitos, assim como a insero dos mesmos no mbito das instituies que exercem a funo social da qualificao para a leitura devem ser portadores de informaes, saberes, prticas que podem ajudem no seu processo de formao leitora e de seus alunos.

Referncias
FISCHER, Steven Roger. Histria da leitura. So Paulo: Editora Unesp, 2006. LIBNEO, Jos Carlos; OLIVEIRA, Joo Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educao Escolar: polticas, estrutura e organizao. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2006. (coleo docncia em formao. Srie saberes pedaggicos). LIMA, Maria Socorro Lucena. Leitura de textos na formao de professores: transportando indagaes. In LIMA, Maria Socorro Lucena; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco. Aprendiz da prtica docente. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, Ed UECE, 2004. P.26-33 ZILBERMAN, A leitura no Brasil: sua histria e suas instituies. Disponvel em: http://www. Unicamp. br/iel/memria/ensaios/Regina.htmal. Acesso em: Junho de 2011

Agradecimentos

ISSN 1808-8457

You might also like