You are on page 1of 11

1

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

MANUAL DE ELABORAO DE TRABALHO ACADMICO CIENTFICO

2009

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

3 Aspectos grficos da formatao


3.1 Tamanho do papel 3.2 Gramatura do papel 3.3 Margens 3.4 Espaamento 3.5 Tipo de fonte 3.6 Tamanho da fonte 3.7 Pargrafo 3.8 Paginao 3.9 Numerao Progressiva 3.10 Indicativos de seo
3.10.1 Sees primrias 3.10.2 Sees secundrias

03 03 03 03 03 03 03 03 04 04 04 05 05 05 05 06 06 07 08 10

3.11 Siglas 3.12 Equaes e frmulas 3.13 Nota de rodap 3.14 Ilustraes 3.15 Quadros 3.16 Tabelas 3.17 CD ou DVD

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

3 ASPECTOS GRFICOS DA FORMATAO


A apresentao de trabalhos acadmicos deve ser elaborada conforme as especificaes descritas a seguir.

3.1 Tamanho do papel


A4 (210 X 297 mm)

3.2 Gramatura do papel


De 75 a 120 g/m2

3.3 Margens
Superior: 3,0 cm Inferior: 2,0 cm Direita: 2,0 cm Esquerda: 3,0 cm

3.4 Espaamento
O corpo de texto deve ter um espaamento igual a 1,5, sem espaamento entre pargrafos. Os ttulos das sees e subsees do trabalho devem ser separados do texto por dois espaos. Nas notas de rodap, referncias, citaes e resumo deve-se usar espao simples. Nas referncias, utiliza-se entrelinha simples e depois, entre uma referncia e outra, espao duplo..

3.5 Tipo de Fonte


Pode ser utilizada a fonte Times New Roman ou Arial, na cor preta, digitada no anverso (frente) das folhas.

3.6 Tamanho de Fonte


Vrias so as possibilidades: -Para o corpo do texto, usar tamanho 12, normal. -Para os ttulos dos captulos e para as palavras introduo, agradecimentos, sumrio, referncias, anexos: usar um tamanho maior que 12, podendo chegar at 16, em caixa alta e negrito. -Para os ttulos dos itens e/ou subttulos: usar um tamanho intermedirio, entre 12 e o valor mximo utilizado (at 16), em caixa alta/baixa e em negrito. -Para as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas de ilustraes e tabelas, utiliza-se fonte de tamanho menor que 12, por exemplo, 10.. Obs: a) caso ocorram no texto, nomes cientficos e expresses estrangeiras usar o estilo itlico. b) nas Referncias usar estilo itlico ou negrito para destacar o ttulo.

3.7 Pargrafo
Utilizar uma (1) tabulao (tab) para iniciar os pargrafos, ou seja, 1,25 cm. No deixar espao em branco entre os pargrafos.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 3.8 Paginao


O incio da contagem das pginas de um trabalho acadmico se realiza a partir da folha de rosto, porm a numerao impressa com o nmero correspondente s deve ser feita a partir da primeira folha do texto (Introduo). Assim, as pginas que antecedem o texto so contadas, mas no numeradas. A paginao deve ser feita em nmeros arbicos, situada 2 cm da margem superior e na lateral direita.

3.9 Numerao Progressiva


De acordo com a Norma NBR 6024, para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, utiliza-se a numerao progressiva para as divises e subdivises do texto de um documento. Na numerao progressiva so utilizados nmeros arbicos. As principais divises de um trabalho acadmico so denominadas sees primrias, as quais podem ser divididas em sees secundrias, que por sua vez podem ser divididas em sees tercirias e assim por diante. Recomenda-se no mximo atingir a quinta seo. Exemplo: 1 SEO PRIMRIA 1.1 Seo Secundria 1.1.1 Seo Terciria 2 SEO PRIMRIA 2.1 Seo Secundria 2.1.1 Seo Terciria

Os ttulos das sees primrias do trabalho devem ser iniciados em folhas distintas. Destacar, por meio de negrito, os ttulos das sees primrias e secundrias. O indicativo de uma seo precede o ttulo ou a primeira palavra do texto (caso no haja ttulo), separado por dois espaos. Caso seja necessrio relacionar itens em uma seo, estes podero ser identificados por letras minsculas, seguidas de parnteses e ordenados alfabeticamente. A primeira palavra de cada item dever ter as iniciais minsculas e pontuadas ao final com ponto e vrgula, com exceo do ltimo item que dever finalizar em ponto. Exemplo: Os atributos de um administrador podem ser divididos em: a) conhecimentos; b) habilidades; c) atitudes.

3.10 Indicativos de seo


O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. Para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva para as sees do texto. As sees podem ser chamadas de captulos e sub-captulos, no necessariamente sendo precedidos deste termo.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 3.10.1 Sees Primrias


Os ttulos das sees primrias, que tambm so chamados de captulos, devem estar situados a partir de 3 cm, aproximadamente, da margem superior, permitindo-se uma variao, desde que evidencie um padro de leitura fcil e agradvel. Devem ser iniciados sempre numa pgina nova, mesmo que haja espao na pgina em que terminou a parte anterior, sendo que sua numerao deve ser feita em algarismos arbicos. Exemplo: 1 CONTEXTUALIZAO

3.10.2 Sees Secundrias


As sees secundrias e outros tipos de subdivises devem ser numerados de forma homognea. A numerao interna de cada captulo sempre comea pelo nmero um, colocado aps o nmero do captulo no qual o subttulo est inserido e deve acompanhar a numerao progressiva. Exemplo: 3 PERFIL DE CONSUMO 3.1 Caractersticas do consumidor 3.2 Hbitos de consumo 3.3 Consumo por regio

3.11 Siglas
Deve-se colocar a forma completa do nome seguida da sigla entre parnteses, quando ela aparece pela primeira vez no texto. Exemplo: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)

3.12 Equaes e frmulas


Aparecem de forma destacada no texto, facilitando a leitura. Assim, na seqncia normal do texto, permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, ndices e outros). Quando destacadas do pargrafo so centralizadas e, se necessrio, devem ser numeradas. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espao, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adio, subtrao, multiplicao e diviso. Exemplo: (1) X2 + Y2 = Z2 (A2 B2)/5 = X (2)

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq) 3.13 Nota de Rodap


No rodap devem se colocadas as indicaes, observaes, esclarecimentos ou informaes adicionais que venham esclarecer o texto. Podem indicar fontes consultadas, legenda, comentrios pessoais do autor, entre outros. As notas de rodap so indicadas em sobrescrito no texto, no final da frase, aps o ponto final, por algarismos arbicos seqenciais. A informao referente nota de rodap deve ser digitada no final da mesma pgina em que ocorreu a indicao da nota, em espao simples e com fonte tamanho 10 e deve ser separada do texto por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.

3.14 Ilustraes
Utilizadas para facilitar a compreenso do que se est explicando. Devem ser indicadas no texto e colocadas, o mais prximo possvel, do local onde foi feita a sua citao. So consideradas ilustraes, os desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, grficos, quadros, tabelas, figuras, plantas, retratos e outras. No texto, a ilustrao deve ser identificada na parte superior, por seu nome especfico, seguida de seu nmero, na ordem de ocorrncia do tipo de ilustrao no texto, em algarismo arbico, seguido do respectivo ttulo. O ttulo deve identificar a ilustrao (tabela, grfico, quadro etc) e se situar acima da ilustrao. Se a ilustrao foi extrada de um documento, deve-se obrigatoriamente no rodap da ilustrao referenciar a fonte. Se a ilustrao for adaptada ou acrescida, deve-se indicar adaptado de ou acrescida de seguida da referncia da fonte de onde ela foi extrada. Quando houver uma grande quantidade de ilustraes, elas no devem fazer parte do texto, mas devero ser includas nos Apndices ou nos Anexos, conforme for o caso. Exemplo: Figura 3 Regies Anatmicas
Pescoo Ombros Regio Dorsal Cotovelos Antebrao Regio Lombar Punhos/Mo/Dedos Quadris e Coxas Joelhos Tornozelos/Ps

Fonte: Carlos, Garcia Manual de Anatomia, 2008, p.55

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Exemplo: Esses objetos tm uma representao composta de um conjunto de pixels que pode influir na qualidade dos desenhos (Figura 1).

Margem Esquerda: 3 cm

Margem Superior: 3 cm

Tamanho da Fonte:10 Entre linhas: Simples Alinhamento: Esquerda Posio: Abaixo da figura

Qualquer ilustrao recebe o nome de Figura.

Margem inferior: 2 cm

Margem Direita: 2 cm

3.15 Quadros
Quadro um tipo de ilustrao utilizada para a apresentao esquemtica de informaes textuais, apresentando uma estrutura de linhas-molduras em todos os lados. So elementos demonstrativos de sntese que constituem unidade autnoma. Eles contm informaes textuais agrupadas em colunas. Em sua apresentao: a) tem numerao independente e consecutiva; b) o ttulo colocado centralizado na parte superior, precedido da palavra Quadro e seu nmero de ordem em algarismo arbico; c) as informaes do quadro devero estar alinhadas margem esquerda.

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Exemplo:

Quadro 1 Colegiados da Presidncia da Repblica

1989 1. Conselho da Repblica 2. Conselho da Defesa Nacional 3. Alto Comando das Foras Armadas 4. Conselho de Desenvolvimento Econmico 5. Conselho de Desenvolvimento Social 6. Conselho Nacional de Informtica e Automao 7. Conselho Superior de Meio Ambiente

1990 1. Conselho da Repblica 2. Conselho da Defesa Nacional 3. Alto Comando das Foras Armadas 4. Conselho de Governo

3.16 Tabelas
Segundo a Fundao IBGE, Tabela a forma no discursiva de apresentar informaes, das quais o dado numrico se destaca como informao central. As normas foram baseadas no manual publicado pelo IBGE, conforme orientao da NBR 14724. Normalmente, as tabelas apresentam informaes tratadas estatisticamente. Informam resultados numricos e valores comparativos. So numeradas seqencialmente por algarismos arbicos. O ttulo colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela, seguida do nmero. A legenda deve vir na parte inferior da tabela e pode indicar a fonte de dados e/ou apresentar explicaes a respeito do contedo, inclusive dos smbolos ou das frmulas utilizadas. As tabelas podem ser intercaladas no texto, prximo do trecho em que foram citadas ou, se muito extensas, em apndices ou anexos, ao final do trabalho. Resumindo: As tabelas apresentam informaes tratadas de forma quantitativa. Os quadros contm informaes textuais agrupadas em colunas. Obs: as tabelas, grficos, sries estatsticas, quadros etc devem obedecer a seguinte estrutura: a) cabealho: que deve responder s seguintes perguntas: -O que? (fato) -Onde? (local) -Quando? (tempo) b) corpo: que se refere s colunas e sub-colunas em que so colocados os dados apurados.Elas podem ser de entrada simples, de dupla entrada ou de mltiplas entradas. c) rodap: onde devem ser colocadas as informaes que venham a esclarecer o contedo das tabelas. Aqui tambm deve estar situada a fonte das informaes.

9
Tamanho da Fonte: 12

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

Margem Superior: 3 cm

Tamanho da Fonte: 10 Entre linhas: Simples Alinhamento: Esquerda Posio: Aps o fio de fechamento

Tabela I Associao entre sintomas osteomusculares, por regio anatmica, e escolaridade referidos por trabalhadores de uma indstria metalrgica, nos ltimos 12 meses, nos ltimos 7 dias e se apresentou afastamento devido a essas condies em Canoas (2004). Escolaridade At EM incompleto EM completo n % n % Pescoo 12m 7 dias Afastamento 5 3 1 8 6 5 17,2 11,5 4,0 27,6 21,4 17,9 33 19 11 21 10 6 26,8 16,0 8,8 16,8 8,1 4,9 mais que ES n % 49 22 12 18 9 3 49, 5 22, 4 12, 0 18, 2 9,0 3,0 Va 0 0 0 0 0 0

Tabelas e Quadros O ttulo fica na parte superior e tem numerao independente e consecutiva.

Tamanho da Fonte: 12

Antebrao

12m 7 dias Afastamento

Utilizam-se fios horizontais para separar os ttulos e fechar a tabela ou quadro

Margem esquerda: 3 cm

*Diferena estatisticamente significativa em nvel de 5% EF= ensino fundamental EM= ensino mdio ES= ensino superior Fonte: ABRASCO Quadro I Colegiados da Presidncia da Repblica Margem Direita: 2 cm

1989 1. Conselho da Repblica 2. Conselho da Defesa 3. Alto Comando das Foras Armadas 4. Conselho de Desenvolvimento Social

1990 1. Conselho da Repblica 2. Conselho da Defesa 3. Alto Comando das Foras Armadas

Margem Inferior: 2 cm

10

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)


Exemplo: Tabela 5. Associao entre sintomas osteomusculares, por regio anatmica, em crianas da Escola Renascena em 2006
at EM incompleto N % Pescoo 12m 5 17,2 7 dias 3 11,5 Afastamento 1 4,0 Antebrao 12m 8 27,6 7 dias 6 21,4 Afastamento 5 17,9 Escolaridade EM completo % 26,8 16,0 8,8 16,8 8,1 4,9 mais que ES % 49,5 22,4 12,0 18,2 9,0 3,0 Valor de p 0,000* 0,306 0,436 0,401 0,094 0,009*

N 33 19 11 21 10 6

N 49 22 12 18 9 3

Fonte: dados do autor * Diferena estatisticamente significativa em nvel de 5%.

3. 17 CD e/ou DVD
Junto com os exemplares, em capa dura, dever ser entregue um CD Rom ou DVD Rom com o trabalho, com assinatura e declarao autorizando sua disponibilizao em base de dados da Universidade e/ou de entidades de pesquisa vinculadas. A Universidade garante que as informaes contidas nos trabalhos no sero alteradas em hiptese alguma, bem como assegura que a utilizao do material recebido ser exclusivamente para fins acadmicos. Exemplos:

11

Comit de Apoio Pesquisa (COPesq)

You might also like