You are on page 1of 11

Tpico 2 Trabalhos acadmicos: monografias, dissertaes, teses e memoriais

. n

O que voc dever saber Ao final do estudo do Tpico 2 voc dever: saber identificar cada tipo de trabalho acadmico, bem como os elementos que compem suas diferentes estruturas; - ter conhecimento das diretrizes da NBR-14724, da ABNT.

Definio Etapas para a elaborao de um trabalho monogrfico, seja da graduao ou da psgraduao Monografias Dissertaes e Teses Memoriais Exerccios de Fixao - Tpico 2 Exerccio de simulao de dissertao (Word) Frum 2 Trabalhos acadmicos

Tpico 2 Trabalhos acadmicos

29

2.1

Definies

Trabalho acadmico o documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador.(NBR-14724, 2005,p.3). O que distingue os diferentes trabalhos acadmicos so os nveis de profundidade e originalidade, bem como a exigncia de defesa pblica para alguns deles. Os trabalhos acadmicos podem ser divididos da seguinte forma: a) trabalhos relativos graduao; b) trabalhos elaborados ps-graduao(aperfeioamento, doutorado e memorial).

especializao,

mestrado,

Aos trabalhos relativos graduao, a NBR 14724 atribui as seguintes denominaes: Trabalho de concluso de curso - TCC, Trabalho de graduao interdisciplinar TGI. Aos trabalhos elaborados na ps-graduao, a mesma norma denomina de: Trabalho de concluso de curso de especializao e/ou aperfeioamento, o trabalho exigido para a concluso desses cursos de ps-graduao, comumente chamado de monografia. No entanto, preciso lembrar que, apesar dessa terminologia estar consagrada, essa denominao no muito adequada, uma vez que todos os trabalhos acadmicos tem como principal caracterstica serem trabalhos monogrficos.

- Dissertao

Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato, feito sob a coordenao de um orientador (doutor), visando a obteno do ttulo de mestre. (NBR-14724, 2005, p.2) Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema nico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa a obteno do ttulo de doutor, ou similar. (NBR-14724, 2005, p.3)

- Tese

- Memorial o relatrio exigido em Universidades para obteno de progresso vertical na

carreira dos Docentes. apresentado s comisses de progresso ou s comisses julgadoras de concursos pblicos para provimento de vagas de professores.

O que um trabalho monogrfico? Os trabalhos monogrficos ou monografias constituem o produto de leituras, observaes, investigaes, reflexes e crticas desenvolvidas nos cursos de graduao e ps-graduao. Sua principal caracterstica a abordagem de um tema nico (mnos = um s e graphein = escrever). Portanto, todos os trabalhos acadmicos so monogrficos. Dentre os trabalhos monogrficos mais usuais, destacam-se aqueles exigidos para obteno de graus, como a dissertao de mestrado e a tese de doutorado. Para a concluso de cursos de especializao, ou mesmo de graduao, comum a apresentao de trabalhos acadmicos chamados simplesmente de monografias. Considera-se tambm como monografia a redao de memorial, exigido para a progresso na carreira docente.

Curso de Atualizao em Normalizao Bibliogrfica modalidade a distncia

30

2.2

Etapas para a elaborao de um trabalho monogrfico, seja da graduao ou da ps-graduao:

2.2.1 Definio do tema


Para que voc possa chegar elaborao da monografia, pressupe-se que j tenha definido uma idia, um problema, uma questo, um tema ou assunto, sobre o qual ser centrada sua investigao. Para o sucesso da sua pesquisa, concorrem o interesse, suas preferncias pessoais, sua formao acadmica, seus conhecimentos prvios, bem como a originalidade e a utilidade do tema.

2.2.2 Levantamento bibliogrfico


Aps definir o problema a ser investigado, a etapa que voc deve seguir ser o levantamento da bibliografia, que tem por objetivo situ-lo quanto ao assunto escolhido, atravs da reviso de literatura, momento em que voc passa a ter conhecimento de outros trabalhos j publicados na rea. o chamado estado da arte. Para tanto, so utilizadas obras de referncia, catlogos de bibliotecas, catlogos coletivos, ndices de peridicos, bases de dados nacionais e internacionais, redes eletrnicas de comunicao, enfim, todas as fontes disponveis para se ter acesso informao desejada.

2.2.3 Obteno do material


Feito o levantamento bibliogrfico, ser necessrio que voc obtenha o material para leitura. Esse material pode ser obtido atravs de bases de dados que possibilitam o acesso ao documento completo, bibliotecas digitais e por meio de servios de comutao bibliogrfica (o COMUT, por exemplo).

2.2.4 Leitura do material obtido


Obtido o material, voc dever efetuar uma leitura cuidadosa, anotando tudo que considerar relevante para o trabalho, e sobretudo a referncia (autor, ttulo, local de publicao, editora e data em se tratando de livros e trabalhos acadmicos; autor, ttulo do artigo, ttulo do peridico, nmero do volume e do fascculo, paginao e ano de publicao, nos casos de artigos de peridicos). Caso voc pretenda fazer citaes de trechos dos trabalhos consultados, lembre-se de anotar tambm a paginao correspondente.

2.2.5 Seleo dos textos


Caso o levantamento tenha sido muito exaustivo e resultado em um nmero excessivo de textos, voc deve fazer uma seleo, descartando os menos especficos, dando prioridade aos que abordam o tema escolhido de forma mais direta. Esses cuidados com a leitura organizada do material iro economizar muito seu tempo futuro e te daro mais segurana no momento em que voc for redigir o seu trabalho.

2.3 Monografias
Por ser uma primeira experincia de relato cientfico, a monografia constitui-se numa preparao metodolgica para futuros trabalhos de investigao. Por essa razo sua estrutura assemelha-se das dissertaes e teses, podendo restringir-se aos elementos considerados essenciais: capa, folha de rosto, resumo, sumrio, texto e referncias. Deve estar relacionada ao curso, disciplina, estudo e ter a superviso de um orientador ou professor. A estrutura sugerida abaixo pode passar por adaptaes de acordo com as recomendaes dos colegiados de cursos especficos.

Tpico 2 Trabalhos acadmicos

31

2.3.1 Estrutura
Os elementos apresentados abaixo, em negrito, caracterizam-se como essenciais publicao; os demais so opcionais.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
- capa

ELEMENTOS TEXTUAIS
- texto Introduo desenvolvimento consideraes finais

ELEMENTOS PSTEXTUAIS
- referncias

folha de rosto errata dedicatria agradecimentos epgrafe resumo na lngua verncula - resumo em lngua estrangeira - listas (ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas, smbolos) - sumrio

- glossrio - apndices e anexos - ndice

2.4 Dissertaes e Teses


Dissertaes e teses constituem o produto de pesquisas desenvolvidas em cursos no nvel de ps-graduao (mestrado e doutorado). Abordam um tema nico, exigindo investigaes prprias rea de especializao e mtodos especficos. Devem ser escritas no idioma do pas, onde sero defendidas, com exceo daquelas para obteno do grau de mestre ou doutor em lnguas estrangeiras. A diferena entre tese e dissertao refere-se ao grau de profundidade e originalidade exigido na tese, defendida na concluso de curso de doutoramento. No obstante, a maioria das universidades brasileiras considera como tese os trabalhos de concluso de cursos de psgraduao independentemente do seu nvel (mestrado e doutorado). A distino entre tese e dissertao feita pelos pareceres 977/65 e 77/69 do Conselho Federal de Educao CFE. ( Ver p. 36 do Manual)

2.4.1 Estrutura
As dissertaes e teses podem ser compostas das seguintes partes: pr-textuais, textuais e ps-textuais. Os elementos apresentados em negrito caracterizam-se como essenciais publicao, os demais so opcionais.

Curso de Atualizao em Normalizao Bibliogrfica modalidade a distncia

32

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
- capa

ELEMENTOS TEXTUAIS
- texto Introduo desenvolvimento consideraes finais ou concluso

ELEMENTOS PSTEXTUAIS
- referncias

lombada folha de rosto folha de aprovao dedicatria agradecimentos epgrafe resumo na lngua verncula

- glossrio - apndices e anexos - ndice

- resumo em lngua estrangeira - listas (ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas, smbolos) - sumrio

2.4.2 Elementos pr-textuais


a) capa
a capa deve conter o nome da instituio (opcional), autoria, ttulo do trabalho, subttulo, se houver, nmero do volume, local (cidade) e ano de depsito (entrega), dispostos nessa ordem. A incluso de outros elementos ou dados opcional;

b) lombada
elemento opcional padronizado pela NBR 12225 da ABNT. Deve trazer impressos o nome do autor e o ttulo e elementos alfanumricos de identificao (Ex.: v. 2).

c) folha de rosto
o anverso (frente) da folha de rosto contm os seguintes dados necessrios identificao: autor: o nome completo do autor dever ser centrado no alto da folha de rosto, observando-se uma margem vertical de 3,0 cm, escrito com letras menores do que as utilizadas para o ttulo e seguido dos ttulos e/ou credenciais (opcional), ttulo: deve ser preciso e significativo, escrito com fonte maior do que a usada para o nome do autor, colocado no centro da pgina. O subttulo, quando houver, deve ser graficamente diferenciado e separado do ttulo por dois pontos, nmero de volumes: se houver mais de um, em cada folha de rosto deve constar o nmero do respectivo volume, nota de tese ou dissertao: consiste na explicitao da natureza do trabalho (tese ou dissertao), mencionando-se o curso de ps-graduao e a unidade aos quais foi apresentado, o objetivo (grau pretendido, e outros), rea de concentrao: aps a nota de tese ou dissertao, indica-se a rea de concentrao do curso escolhido pelo mestrando ou doutorando, quando houver pode-se indicar tambm a linha de pesquisa, orientador: o nome do orientador do trabalho deve suceder informao de rea de concentrao, seguido do nome da instituio a que pertence e,se houver, do coorientador,

Tpico 2 Trabalhos acadmicos

33

notas tipogrficas: compem-se de local, instituio (opcional) e data (ano) de depsito (da entrega), centrado um em cada linha, observando-se a margem vertical inferior de 2,0 cm,

FIGURA 15 Folha de rosto de dissertao verso da folha de rosto: contm no tero inferior da pgina a ficha catalogrfica, que dever ser confeccionada por profissional bibliotecrio de acordo com o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano vigente (Veja mais um exemplo na p. 46 do Manual);

FIGURA 16 Verso da folha de rosto de dissertao

Curso de Atualizao em Normalizao Bibliogrfica modalidade a distncia

34

d) errata
a listagem de erros com as devidas correes, indicaes de pginas e, quando possvel, de linhas em que os mesmos aparecem. Se possvel deve ser inserida, como encarte, aps a folha de rosto (Veja um exemplo na p. 27 do Manual);

e) folha de aprovao
a ser inserida logo aps a folha de rosto, no sendo considerada na contagem das pginas. Deve conter: nome do autor do trabalho, ttulo e subttulo (se houver), natureza e objetivo do trabalho, nome da instituio a que submetido, linha de pesquisa, rea de concentrao, data de aprovao, nome completo dos membros da banca examinadora, titulao e instituies a que pertencem e local para assinatura dos mesmos. Outros dados (avaliao, parecer e outras consideraes) podem ser includos nessa pgina a critrio do curso de ps-graduao (Veja um exemplo na p. 47 do Manual);

f) pginas preliminares
pginas que antecedem ao resumo. Podem ser includas as seguintes partes, devendo constar cada uma em pgina separada: dedicatria: texto, geralmente curto, no qual o autor presta uma homenagem ou dedica seu trabalho a algum,

FIGURA 17 Dedicatria

Tpico 2 Trabalhos acadmicos

35

agradecimentos: manifestao de agradecimento a pessoas e instituies que, de alguma forma, colaboraram para a execuo do trabalho,

FIGURA 18 Agradecimentos epgrafe: citao de um pensamento que, de certa forma, embasou a gnese da obra. Pode ocorrer tambm no incio de cada captulo ou de partes principais. Observe que essa pgina no tem ttulo;

g) resumo na lngua verncula


redigido pelo prprio autor da tese ou dissertao, o resumo sntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa, direta, com o mximo de 500 palavras deve ressaltar o objetivo, o resultado e as concluses do trabalho, assim como o mtodo e a tcnica empregados na sua elaborao. Precede o sumrio e redigido na lngua do mesmo. No Tpico 8 voc receber orientaes para a elaborao de resumo;

h) resumo em lngua estrangeira


a traduo do resumo para o ingls ou para outro idioma de difuso internacional aparece logo aps o resumo na lngua verncula;

i) listas
as listas relacionam os elementos ilustrativos ou explicativos, contidos no trabalho. Dependendo da caracterstica do documento podem ser includas as seguintes listas: lista de ilustraes : relao de grficos, quadros, frmulas, lminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que so citadas no texto, com cada ilustrao designada por seu tipo e a indicao da pgina onde esto localizadas. lista de tabelas: relao numrica das tabelas na mesma ordem em que se sucedem na tese, seguida do ttulo e com a indicao da pgina correspondente (Veja um exemplo na p.123 do Manual). Observe que no h necessidade de repetir a palavra Tabela, figura etc.; basta colocar apenas o nmero de ordem da ilustrao, seguido do respectivo ttulo, - lista de abreviaturas e siglas: relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas na publicao, seguidas das palavras ou expresses a que correspondem, escritas por extenso (Veja um exemplo na p. 109 do Manual),

Curso de Atualizao em Normalizao Bibliogrfica modalidade a distncia

36

lista de notaes ou smbolos: relao de sinais convencionados, utilizados no texto, seguidos dos respectivos significados;

IMPORTANTE: Quando o trabalho trouxer um pequeno nmero de ilustraes de tipos variados (tabelas e figuras, por exemplo), voc pode reuni-las numa lista nica. Nesse caso, a lista ser intitulada de forma genrica : LISTA DE ILUSTRAES (Veja um outro exemplo na p. 122 do Manual),

FIGURA 19 Lista de ilustraes

j) sumrio
indicao do contedo do documento, refletindo suas divises e/ou sees, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto. Usa-se o termo sumrio (e no a palavra ndice ou lista) para designar essa parte. Havendo mais de um volume, voc deve incluir um sumrio completo do trabalho em cada volume. Maior detalhamento sobre sumrio voc receber no Tpico 10.

2.4.3 Elementos textuais


Como todos os trabalhos cientficos, a organizao do texto das teses e dissertaes deve obedecer a seguinte ordem: Introduo, Desenvolvimento e Concluso, dividindo-se em sees e subsees conforme a natureza do assunto. Deve-se utilizar o sistema de numerao progressiva estabelecido pela NBR 6024 da ABNT, que permite apresentar a matria em uma sequncia lgica, facilitando sua identificao e localizao. Utiliza-se comumente a seguinte estrutura em captulos*:

a) introduo
deve fornecer uma viso global da pesquisa realizada, incluindo a formulao de hipteses, delimitaes do assunto tratado e os objetivos da pesquisa. Na introduo o autor anuncia o que ele espera confirmar na concluso;

Tpico 2 Trabalhos acadmicos

37

b) desenvolvimento
reviso de literatura: nesse captulo, o autor deve demonstrar conhecimento da literatura bsica sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores. A literatura citada deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronolgica, em blocos integrada. Todo documento analisado deve constar na listagem bibliogrfica e ser referenciado conforme as recomendaes do Tpico 16, material e mtodos (ou metodologia): a parte onde se descreve a metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho. Descrio breve, porm completa e clara das tcnicas e processos empregados, bem como o delineamento experimental, resultados: esse captulo deve ser apresentado de forma detalhada, propiciando ao leitor a percepo completa dos resultados obtidos, inclusive repetir o experimento, se assim o desejar. Deve incluir ilustraes, como quadros, grficos, tabelas, mapas e outros, discusso dos resultados: a comparao dos resultados alcanados pelo estudo com aqueles descritos na reviso de literatura. a discusso e demonstrao das novas verdades a partir de verdades garantidas;

c) concluso
sntese final da tese, a concluso constitui-se de uma resposta hiptese enunciada na introduo. No se permite a incluso de dados novos nesse captulo.
* Os captulos dos trabalhos acadmicos podem ser antecedidos de uma pgina introdutria, denominada de pgina capitular. Essa pgina deve conter apenas o nmero e o ttulo do captulo, centralizados. Alguns autores incluem tambm uma epgrafe relacionada ao tema tratado. bom lembrar que elas so contadas, mas no numeradas.

2.4.4 Elementos ps-textuais


a) referncias
consiste numa listagem das publicaes utilizadas para elaborao do trabalho, podendo ser ordenada alfabeticamente ou pelo sistema numrico. O Tpico 16 contm instrues sobre normalizao das referncias e o Tpico 18 traz informaes sobre a apresentao grfica;

b) glossrio
lista alfabtica de palavras poucos conhecidas, estrangeiras, termos ou expresses tcnicas acompanhadas de definies ou tradues (Veja um exemplo na p. 31 do Manual) ;

c) apndices e anexos
documentos complementares e/ou comprobatrios do texto, sendo o apndice elaborado pelo prprio autor e o anexo de autoria diferente, trazem informaes esclarecedoras, tabelas ou dados colocados parte, para no quebrar a seqncia lgica da exposio. Tanto o apndice quanto o anexo so identificados por letras maisculas seqenciais, travesso e seguidos de seus respectivos ttulos (Ex.: ANEXO A - Projeto piloto; APNDICE A - Roteiro da entrevista). Devem ser citados no texto seguidos da letra de ordem, sendo apresentados entre parnteses quando vierem no final da frase. Se inseridos na redao, os termos ANEXO ou APNDICE vm livres dos parnteses. Caso tenham sido utilizadas as 23 letras do alfabeto na identificao dos apndices e dos anexos, permite-se usar letras maisculas dobradas.

d) ndice
elemento opcional, elaborado conforme as instrues que voc receber no Tpico 17 e de acordo com a NBR 6034 da ABNT.

Curso de Atualizao em Normalizao Bibliogrfica modalidade a distncia

38

2.5 Memoriais
Memorial o relatrio exigido em Universidades para obteno de progresso vertical na carreira dos Docentes. apresentado s comisses de progresso ou s comisses julgadoras de concursos pblicos para provimento de vagas de professores. Inclui a descrio e a avaliao crtica da formao universitria, das atividades profissionais e, em particular, das atividades docentes que possam contribuir para o julgamento global do candidato.( UFPR, 1995, p. 1) , o que o difere do curriculum vitae, que se limita a apresentar dados biogrficos, de formao acadmica e atividades profissionais,sem comentrios pessoais a respeito dessas informaes. Pela sua natureza e objetivo, o Memorial requer uma apresentao esmerada, de forma a torn-lo atraente aos examinadores. A sua estrutura semelhante das dissertaes e teses, porm a diviso do texto fica a critrio do autor, seguindo obrigatoriamente o desenvolvimento cronolgico de suas atividades acadmicas. Alguns memoriais vo muito alm da simples apresentao das habilitaes pessoais e profissionais do candidato, com textos to ricamente elaborados que os transformam em verdadeiras obras literrias. (Veja um exemplo de folha de rosto na p. 49 do Manual).

2.5.1 Estrutura
Os memoriais tm uma estrutura bem simplificada, como mostra o quadro abaixo. Os elementos apresentados em negrito caracterizam-se como essenciais publicao, os demais so opcionais. capa folha de rosto dedicatria agradecimentos epgrafe sumrio texto referncias

______________
UFPR. Normas para apresentao de trabalhos. 5.ed. Curitiba, 1995.

You might also like