You are on page 1of 64

CEMEP

Curso Operador de Microcomputador


Professora Ana Paula Castro

Pauta
Apresentao grade curricular Contrato Pedaggico Vdeo Motivacional Incio do Mdulo: Fundamentos do Hardware Vdeo Histrico

Explicaes
Charge do dia

Grade Curricular

30 horas = 7 dias 40 horas = 10 dias

90 horas = 23 dias

Contrato Pedaggico
No desistir; No faltar; No mximo 15 minutos de tolerncia Evitar atender o celular durante a aula; Evitar as sadas antes do trmino da aula Dedicao total; Respeitar e ajudar o outro sempre; No comer no laboratrio;

Respeitar os horrios de incio\intervalo e trmino.

Materiais / Contato
Pen drive Foninho de ouvido Facebook: Professora Ana Paula Castro Grupo: 4 Turma Informtica CEMEP 2013

Vdeo

AULA 1
Mdulo Fundamentos do Hardware

A histria

As vlvulas eram do tamanho de uma lmpada

Comparao do tamanho do circuito integrado com uma moeda (esquerda) e um chip (direita).

6 computadores que fizeram a histria da computao pessoal


1. Xerox Alto

A Xerox j estava consolidada no mercado com suas copiadoras, mas queria mais. Por isso, desenvolveu o Xerox Alto, que tentaria ser um computador pessoal de penetrao no mercado domstico, mas devido ao alto preo acabou muito longe disso sendo que nem mesmo foi lanado comercialmente, apesar de ter 2 mil unidades produzidas.

2. Apple I

Steve Wozniak desenhou o Apple I para que eles mesmo pudesse utilizar, mas junto com Steve Jobs, conseguiu transformar o aparelho em um imprio. Os dois fundaram a Apple e produziram cerca de 200 computadores entre 1976 e 1977. Muitos consideram o Apple I como o primeiro computador pessoal da histria, por ele ser um dos primeiros que j era vendido como um kit montado (ao contrrio do Xerox).

3. Atari 2600

Este no foi o primeiro vdeo game da histria, mas foi o primeiro a alcanar ndices incrveis de vendas (estima-se que elas tenham ultrapassado a marca das 30 milhes de unidades). Mais do que isso, o Atari 2600 tornou-se um verdadeiro smbolo da gerao que cresceu na dcada de 1980, sendo cultuado at hoje por alguns jogadores mais nostlgicos.

O vdeo game foi lanado em 1977 e entra na lista de computadores mais importantes da histria por colaborar na popularizao dos eletrnicos interativos. Tambm merece destaque por ser uma dos primeiras mquinas a utilizar um processadores capazes de rodar as principais funes sem a demanda de placas de expanso.

4. IBM PC
Com preo muito mais alto que os computadores da Apple, o primeiro IBM PC foi lanado em 1981. Mesmo com a desvantagem econmica, ele conseguiu um timo ndice de vendas, principalmente por ser extremamente recomendado para a utilizao em ambientes comerciais. Assim como os concorrentes, o sistema operacional da poca era o BASIC, mas uma verso criada pela Microsoft.

5. Commodore 64

Lanado em 1982, o Commodore 64 tambm considerado um dos primeiros vdeo games da histria, por trazer uma grande quantidade de softwares compatveis sendo que muitos deles eram jogos. O sistema operacional dele era o GEOS 8-bits, que apresentava uma interface grfica bem simples, mas que colaborou para o sucesso do Commodore 64 no mercado mundial.

6. Apple Lisa Depois do sucesso dos computadores da Apple, a empresa decidiu lanar o Lisa (que apesar de significar Local Integrated Software Architetcure, pode ter sido batizado em homenagem filha de Steve Jobs). Muito mais caro do que as verses anteriores, o Lisa tinha processador de 5 MHz e foi o primeiro computador pessoal a apresentar interface grfica interativa e mouse.

Charge

AULA 2
Mdulo Fundamentos do Hardware

Pauta
Vdeo Conceito de Hardware Dispositivos de Entrada/ Sada/ Entrada e sada Conhecendo o computador por dentro Visualizao do Hardware

Componentes e suas funes


Charge do dia Utilizando o teclado (Treino de digitao)

Conceitos de hardware

Hardware a parte fsica do computador, ou seja, so os componentes eletrnicos do computador (teclado, monitor, impressora, gabinete, peas, encaixes, fios, chips entre outros).

Exemplos de Hardware EXTERNOS:

Exemplos de Hardware EXTERNOS

PERIFRICOS
Perifricos so componentes do computador, divididos

em Perifricos de Entrada, de sada e entrada e sada.

Dispositivos de entrada
Dispositivos de entrada passam dados para que possam ser processados pelo sistema digital do computador, ou seja tudo que usamos para inserir dados e informaes ao computador.

Dispositivos de sada
Dispositivos de sada decodificam os dados em informaes que possam ser entendidas pelo usurio.

Dispositivos de entrada e sada

Entrada\Sada enviam/recebem informao para/do computador. Muito s destes perifricos dependem de uma placa especfica: no caso modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD e disco rgido.

a comunicao do usurio com o computador

Dispositivos de Armazenamento
Armazenam informaes do computador e para o mesmo.

Conhecendo os componentes do computador

Gabinete
uma caixa metlica (e/ou com elementos de plstico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc.).

A PLACA ME possivelmente a parte mais importante do computador. Ela gerencia toda a transao de dados entre a CPU e os perifricos.

Agora vamos ver de perto como por dentro do computador ?

Teclado (Keyboard)

o dispositivo de entrada mais utilizado nos computadores. O teclado possui um conjunto de teclas alfabticas, numricas, de pontuao, de smbolos, de controles. Quando uma tecla pressionada, o teclado envia um cdigo eletrnico CPU, que interpreta-o, enviando um sinal para outro perifrico que mostra na tela o caractere correspondente. O teclado de um computador muito semelhante ao de uma mquina de escrever, com algumas teclas especiais:

http://designermaniagiovana.blogspot.com.br/2012/02/teclados-modernosdiferentes.html

TECLADO DE DIGITAO=VERDE
TECLADO DE NAVEGAO=LARANJA TECLADO DE CONTROLE=AMARELO TECLADO DE FUNO=AZUL TECLADO NUMRICO=ROSA

Mouse
Dispositivo de entrada equipado com dois ou trs botes. O mouse utilizado para posicionar uma seta (CURSOR) nas opes da tela, executando-a em seguida com um clique de seu boto facilitando a operao.

Touchpad

Scanner
Dispositivo de entrada

que captura imagens, fotos ou desenhos transferindo-os para a tela, onde podem ser trabalhados (editados) e depois impressos de volta para o papel ou armazenados em disco.

Monitor de Vdeo
Monitor: a tela que nos mostra as respostas que o computador nos d. um perifrico de sada (pois a informao sai do computador para o usurio).

Impressoras
Dispositivos de sada que

passam para o papel o resultado do trabalho desenvolvido no microcomputador, como textos, relatrios, grficos. Para diferentes tipos de impresso existem diferentes impressoras:

Matriciais So as mais comuns no mercado, utilizam um sistema de impresso por impacto de agulhas (9 ou 24) contra uma fita sobre um papel. So bem rpidas, com qualidade de impresso regular. O preo baixo e sua velocidade medida em CPS (Caracter Por Segundo), indo at cerca de 800 CPS, coloridas ou no.

Jato de tinta (Deskjet) Funciona com borrifamento de jatos de tinta, formando minsculos pontos sobre o papel. So silenciosas e possuem tima qualidade de impresso, chegando a 300 DPI (Dot Per Inch, pontos por polegada) ou mais, tornandose uma boa alternativa para quem no pode comprar uma laser. So relativamente lentas, podendo ou no ser coloridas. Possuem uma boa qualidade de impresso. Preo intermedirio.

Laser Produz cpias de alta qualidade com absoluto silncio, sendo sua velocidade medida em PPM (Pginas Por Minuto). Existem no mercado impressoras de 4 at 16 PPM. So muito difundidas apesar do custo elevado, tanto em equipamento como em seu material de consumo. Podem ser coloridas, mas, neste caso, o preo torna-se proibitivo para aplicaes no profissionais.

Alto-falantes / Caixinha de som


Os alto-falantes so usados para tocar som. Podem vir

embutidos na unidade de sistema ou ser conectados com cabos. So eles que permitem ouvir msica e efeitos de som no computador.

Estabilizador
Os estabilizadores so equipamentos eletrnicos responsveis por corrigir a tenso da rede eltrica para fornecer aos equipamentos uma alimentao

estvel e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretenso, subtenso e transientes. Uma pequena margem de estabilizadores tambm possuem um filtro de linha interno.

Armazenamento
O computador possui uma ou mais unidades de

disco, ou seja, dispositivos que armazenam informaes em um disco de plstico ou de metal. O disco preserva as informaes mesmo quando o computador est desligado.

MEMRIAS

Rom -> A memria ROM

considerada uma memria somente de leitura que permite apenas a leitura, ou seja, as informaes so gravadas pelo fabricante uma nica vez e aps isso no podem ser alteradas ou apagadas, somente se pode ter acesso. So memrias cujo contedo gravado permanentemente ou seja, voc pode ler o contedo, mas no pode escrever ou apagar.

MEMRIAS
RAM - > A memria RAM considerada

uma memria de leitura e escrita, constituda por chips que armazenam temporariamente as instrues de software com que o computador funciona, assim como os dados que o utilizador introduz e manipula. uma memria voltil, ou seja quando o computador desligado, todos os seus dados so apagados, j com os dados, voc pode ler o contedo apagar, escrever por cima. Mas se a energia da memria for cortada j era.

Testando o Teclado

www.keybr.com

You might also like