You are on page 1of 3

Prembulo da Constituio da Repblica Federativa do Brasil

O Prembulo da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, promulgada em 05.10.1988, tem o seguinte enunciado: "Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Repblica Federativa do Brasil".

O prembulo da nossa constituio com certeza tem uma beleza singular, pena que como quase tudo na esfera poltica brasileira, ficou-se apenas nas intenes ou no. De tudo o que foi nele citado, o que mais chega a incomodar a existncia de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, seriamos uma no perfeita, porm utpica. Voltando a realidade, vemos um pas altamente regionalista, preconceituoso, onde apenas uma minoria detm o poder, o capital e uma grande massa trabalhadora, seja ela assalariada ou liberal que movimenta o estado com seu suor, que por sinal no devidamente ouvida, assistida, compreendida ou incentivada. Ento como j foi dito acima, ficou mais uma vez no papel. Idias, bem verdade de que tudo parte delas, porm pensamos muito e atuamos pouco.

O que Biotica?
o conjunto de normas de conduta morais que devem ser seguidas pelos profissionais de sade, quanto exerccio da profisso. Onde o respeito aos seres vivos seja humano ou no so cultuadas de acordo com cada necessidade apresentada, trazendo assim mais humanismo aos profissionais. a mediadora muitas vezes entre a razo e a crena, entre os conflitos da sociedade moderna e tambm reguladora e mantenedora do bem estar sejam do paciente, da cobaia (animal ou humana), da sade da populao como um todo.

DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Adotada e proclamada pela resoluo 217 A (III) Da Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948

Artigo III Toda pessoa tem direito vida, liberdade e segurana pessoal.

Este artigo traz a idia de que todos tm direito a vida e a liberdade, no sendo um profissional de sade um ceifador de vidas. O profissional da rea de sade ver dar primor a vida de seus pacientes e interagentes.

Artigo V Ningum ser submetido tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Trazendo para a realidade dos profissionais de sade, o referente artigo reprime todo e qualquer ato que por ventura use por exemplo um tratamento e/ou experincias torturantes.

Artigo VI Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.

Em caso de um programa cientifico experimental, nenhum ser humano deve ser visto apenas como um nmero, e sim com um ser vivente.

Artigo XIX Toda pessoa tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Todo e qualquer paciente ou familiar tm o direito de escolher atravs das opes dadas pelos profissionais de sade, qual a melhor terapia a ser usada, sempre respeitando a sua liberdade de expresso.

You might also like