You are on page 1of 12

DRIO MOURA VICENTE

CANDIDATURA A DIRETOR DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA E PROGRAMA DE GESTO PARA O BINIO 2014-2016

Janeiro de 2014

DRIO MOURA VICENTE

I.

Razes da presente candidatura

Ao cumprir um sculo de existncia, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa distingue-se no panorama universitrio portugus pela dimenso e pela qualidade do seu corpo docente, pela vastido e diversidade da sua oferta letiva nos planos pr- e ps-graduado, pelo volume e alto nvel da produo cientfica dela emanada e pela vasta rede de relaes internacionais e de cooperao que hoje a ligam s principais instituies congneres da Europa e do mundo de expresso portuguesa. A dimenso que a Escola atingiu em anos recentes gerou, no entanto, dificuldades at h pouco inexistentes, decorrentes nomeadamente da necessidade de providenciar os recursos financeiros necessrios a fim de sustentar um leque cada vez mais alargado de atividades num quadro de severa conteno oramental; de coordenar eficazmente a atividade de um considervel nmero de rgos, institutos, centros de investigao e servios, bem como de assegurar que estes respondam atempada e satisfatoriamente multiplicidade de solicitaes que lhes so quotidianamente dirigidas; de acautelar as legtimas expectativas de progresso na carreira e de realizao pessoal de um nmero crescente de jovens docentes; e, no limite, de preservar a prpria coeso da Escola. Julgo que os desafios postos por estas novas realidades aconselham sem menoscabo do trabalho desenvolvido pelos Colegas que na ltima dcada assumiram, muitas vezes com sacrifcio pessoal, responsabilidades nos rgos de gesto uma renovao da Direo da Faculdade. Tendo a Lista J, de que tive a honra de ser um dos promotores, obtido uma expressiva maioria dos sufrgios para todos os rgos da Faculdade nas eleies realizadas a 19 de dezembro de 2013, creio ter essa Lista, dentro das regras do jogo democrtico, inteira legitimidade e mesmo o dever moral de propor um candidato ao cargo de Diretor, que represente no apenas os que nela votaram mas todos os que se identifiquem com um projeto credvel para a Faculdade.
2

DRIO MOURA VICENTE

essa candidatura que aqui apresento, convicto de que disponho das condies para poder impulsionar uma renovao da Faculdade que preserve simultaneamente a sua coeso. Sou Professor Catedrtico da Faculdade, onde exerci anteriormente as funes de Assistente-Estagirio (entre 1989 e 1990), Assistente (de 1990 a 2000), Professor Auxiliar (de 2000 a 2005) e Professor Associado (de 2005 a 2010). Percorri, pois, ao longo dos ltimos 25 anos, todos os degraus da carreira acadmica nesta instituio, a que me ligam laos indelveis e que conheo particularmente bem. Considero estar por isso em condies de, como Diretor, a representar condignamente perante os rgos da Universidade e o exterior. Desde o meu doutoramento, exerci ininterruptamente funes no Conselho Cientfico, de que fui Secretrio entre 2001 e 2002 e vogal at 2013; fui membro do Conselho Pedaggico entre 2002 e 2004; fui Vice-Presidente do Conselho Diretivo tambm entre 2002 e 2004; fui membro do Senado da Universidade, em que representei a Faculdade no mesmo perodo; e coordenei a atividade do Instituto de Cooperao Jurdica, de que fui Vice-Presidente entre 2004 e 2006 e Presidente de 2006 a 2014. Julgo, por isso, que tenho a experincia de gesto necessria a fim de poder dirigir responsavelmente a Faculdade. Sou absolutamente independente, na medida em que no tenho quaisquer vnculos a entidades polticas ou econmicas exteriores Faculdade. Posso, por isso, exercer as funes de Diretor em condies de completa iseno e pautando a minha atividade unicamente pelo interesse da Faculdade.

II.

Modelo de governo preconizado para a Faculdade

O desgnio de preservar a coeso da Escola, atrs enunciado, pressupe a meu ver que o Conselho Acadmico, enquanto rgo consultivo e de apoio atividade do Diretor, inclua membros de todos os grupos cientficos e de todas as listas que se apresentaram s eleies.

DRIO MOURA VICENTE

Proponho-me por isso convidar para uma lista de candidatos a este rgo, que promoverei se for eleito, Colegas desses grupos e listas. Designarei, alm disso, como Subdiretores dois membros do Conselho Acadmico que hajam integrado as listas B e C, caso estejam disponveis para o efeito, e neles delegarei competncias a definir por comum acordo. Sendo eleito, procurarei que nas matrias da competncia do Diretor sobre as quais cabe estatutariamente ao Conselho Acadmico pronunciar-se sejam ouvidas e ponderadas todas as opinies e seja observado o consenso como mtodo bsico de deciso. Respeitarei escrupulosamente todos os pareceres do Conselho Acadmico assim proferidos. Darei particular importncia ao dilogo com os representantes dos funcionrios e dos estudantes, cuja centenria Associao Acadmica encontrar sempre em mim um interlocutor atento. Privilegiarei tambm o bom relacionamento institucional com os outros rgos da Faculdade, a Reitoria e as demais Unidades Orgnicas da Universidade. No declinarei todavia, em caso algum, as minhas responsabilidades enquanto Diretor; e submeter-me-ei, no termo do meu mandato, ao juzo da Escola por aquilo quer tiver feito e tambm pelo que no tiver feito. III. Linhas fundamentais de atuao enquanto Diretor

1. Curso de Licenciatura

O curso de Licenciatura em Direito o cerne da atividade letiva desenvolvida pela Faculdade. A sua marca distintiva neste domnio o sistema de avaliao contnua institudo em 1977. Este, mais do que um sistema de avaliao, um sistema de aprendizagem contnua, que favorece especialmente o estudo regular e a aquisio pelos alunos das competncias necessrias ao exerccio das profisses jurdicas.

DRIO MOURA VICENTE

Importa preservar este patrimnio da Faculdade. Sendo eleito, darei por isso todo o meu apoio a uma verificao rigorosa dos resultados da aplicao do novo regulamento de avaliao de conhecimentos, em ordem a uma eventual reviso do mesmo a curto prazo. Enquanto primeira escola pblica do Pas no ensino do Direito, cabem Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa especiais responsabilidades na abertura a um largo espectro de candidatos da possibilidade de frequentarem o ensino superior. A oferta de vagas na Faculdade deve, no entanto, adequar-se s suas reais capacidades e necessidade de preservar a qualidade do ensino nela ministrado. Importar por isso ajustar a estes condicionalismos o numerus clausus anualmente proposto ao Reitor para o 1. ciclo e, em particular, as admisses atravs de concursos especiais (maiores de 23 anos, reingressos, transferncias e mudanas de cursos). O impacto do modelo de Bolonha sobre o curso de Licenciatura, nomeadamente em matria de exames, dever tambm ser objeto de reflexo.

2. Sadas profissionais e apoio ao estudante

O ensino ministrado na Faculdade pensado e exercido para os estudantes. A insero destes no mercado de trabalho, aps a licenciatura, deve por isso constituir uma preocupao fundamental, por ela se aferindo tambm a adequao dos cursos s necessidades sociais. Empenhar-me-ei por isso em promover, pelos meios que se revelarem mais eficazes, a aproximao entre os estudantes e os seus potenciais empregadores, recorrendo para o efeito aos protocolos j existentes e celebrando outros, que possibilitem designadamente a realizao de estgios profissionais por alunos e ex-alunos da Faculdade. Alm disso, acompanharei de perto e procurarei estimular o trabalho do Centro de Apoio ao Estudante, nas suas trs atuais valncias: Gabinete de Sadas Profissionais, Gabinete de Psicologia e Orientao e Tutorias.

DRIO MOURA VICENTE

3. Mestrados

doutoramentos;

cursos

ps-graduados

no

conferentes de grau No quadro de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e de uma especializao crescente das profisses jurdicas, os cursos ps-graduados ganharam uma relevncia sem precedentes na formao dos juristas. Para tal concorreu tambm a organizao do ensino universitrio em ciclos, segundo o modelo da Declarao de Bolonha. A oferta de ensino ministrado na Faculdade a este nvel hoje extraordinariamente rica; deparou contudo, em anos recentes, com dificuldades no plano organizativo, merc, em particular, da necessidade de satisfazer novas e pesadas exigncias de acreditao. Importa por isso que o Diretor da Faculdade, em estreita articulao com o Coordenador dos Estudos Ps-Graduados, impulsione eficazmente as diligncias necessrias rpida obteno dessa acreditao no que diz respeito aos novos cursos. Cumpre alm disso acautelar que a oferta de vagas sobretudo as que so oferecidas no Mestrado Profissionalizante , bem como a composio numrica das turmas e os contedos ministrados sejam adequados a um ensino que se pretende seja de indiscutvel qualidade; e que a realizao de provas acadmicas tenha lugar dentro de prazos razoveis. Estes so, a meu ver, pontos cruciais na salvaguarda do prestgio da Faculdade, a que darei a minha melhor ateno. Bater-me-ei ainda pela preservao do atual Mestrado Cientfico, tendo em conta, designadamente, o seu contributo fundamental para a produo cientfica oriunda da Faculdade e para a internacionalizao desta; e procurarei criar as condies necessrias a fim de que possam colaborar na lecionao do Mestrado Profissionalizante, como docentes convidados, advogados,

magistrados, notrios e conservadores dos registos. Cabe, por fim, ao Diretor assegurar a adequada divulgao externa dos cursos ps-graduados oferecidos pela Faculdade. Se for eleito, empenhar-me-ei em que assim suceda.

DRIO MOURA VICENTE

4. Carreira acadmica

Ao longo de dcadas, a Faculdade observou sempre escrupulosamente o salutar princpio do recrutamento de todo o pessoal docente mediante concurso pblico. Enquanto Diretor, pugnarei por que assim continue a suceder durante o meu mandato. Assegurarei, alm disso, que aos concursos abertos com destaque para os concursos para Professor Auxiliar que no futuro tendero a substituir o recrutamento de Assistentes seja dada a necessria publicidade e que neles a lei seja estritamente observada. A recente contratao de um considervel nmero de Assistentes Convidados com remuneraes situadas entre 30 e 50% do vencimento dos docentes em tempo integral, se bem que tenha aberto oportunidades de carreira a diversos jovens licenciados de inegvel talento, gerou desajustamentos entre a carga horria e a remunerao auferida, que devem ser corrigidos. Enquanto Diretor, procurarei assegurar que esses docentes sejam colocados em posio de paridade relativamente aos demais Assistentes da Faculdade. Importa, por outro lado, assegurar que aos docentes j integrados na carreira sejam proporcionadas as condies para um trabalho profcuo, libertando-os de tarefas burocrticas que devem ser atribudas a colaboradores contratados. Cumpre, alm disso, assegurar que no cmputo do servio prestado Faculdade sejam tidas em conta todas as vertentes da atividade desenvolvida por cada docente, incluindo, portanto, a participao em jris de exames, provas acadmicas e cursos de extenso organizados pela Faculdade, a consignar num registo individual de atividades. Em contrapartida, no atual quadro de grave conteno oramental, a Faculdade deve esperar de cada docente o escrupuloso cumprimento da carga horria que legalmente lhe compete e bem assim dos deveres de zelo e assiduidade que sobre si impendem. A concesso de dispensas de servio e de licenas sabticas ter, alm disso, de ser compaginada com as reais disponibilidades da Faculdade e de obedecer a critrios uniformes.
7

DRIO MOURA VICENTE

A vida acadmica no termina necessariamente com a jubilao. A Faculdade dispe hoje de um notvel elenco de professores jubilados cujos saber e experincia devem ser valorizados e aproveitados. Enquanto Diretor, procurarei assegurar que os professores jubilados disponham das condies necessrias para, querendo, continuarem a dar o seu contributo Faculdade.

5. Investigao A atividade da Faculdade e o prprio acesso ao financiamento pblico passaro no futuro pela dinamizao dos Centros de Investigao. Haver por isso que dar particular ateno criao e acreditao destes. Ao Diretor caber assegurar as condies necessrias a fim de que esses Centros possam desenvolver a respetiva atividade, de modo eficaz e sem sobreposies, e acompanhar atentamente a respetiva avaliao pelas entidades competentes para o efeito. Devero, alm disso, estudar-se os meios de apoiar os docentes na prossecuo de linhas de investigao que prestigiem a Faculdade e que possam, em especial, contribuir para a sua internacionalizao. A Biblioteca, enquanto principal recurso de investigao da Faculdade, dever merecer toda a ateno por parte do futuro Diretor, no sentido no apenas de se reforar o acervo bibliogrfico nela disponvel, mas tambm no de se melhorar o apoio aos respetivos utilizadores.

6. Pessoal no docente

Sem o contributo do pessoal no docente, o funcionamento da Faculdade seria impossvel. Ao longo de mais de uma dcada em que exerci funes de gesto e de coordenao da atividade dos servios, pude testemunhar exemplos mpares de dedicao dos funcionrios nossa instituio, que importa reconhecer e valorizar.

DRIO MOURA VICENTE

A Faculdade tem no entanto deparado nos ltimos anos com diversos problemas neste domnio, desde os postos pela aposentao prematura de um nmero considervel de funcionrios at desmotivao sentida por alguns. Ao Diretor cabe, alm do mais, assegurar que a dimenso do corpo de funcionrios da Faculdade corresponda s suas reais necessidades, tendo em conta nomeadamente o nmero de alunos que a frequentam; e que as qualificaes desse corpo sejam as exigidas pela crescente complexidade das tarefas administrativas que lhe cumpre executar. Procurarei que o recrutamento de novos funcionrios, e bem assim a formao contnua e a progresso na carreira dos que j prestam servio na Faculdade, tenham em conta estas prioridades. Realizarei tambm as diligncias necessrias a fim de que sejam providas as vagas existentes em cargos de direo intermdia. Penso, por outro lado, que se dever implementar mais efetivamente o sistema de desempenho de funes por objetivos previamente definidos, dando-se aos funcionrios um quadro de referncias seguras quanto respetiva atividade e um estmulo real para alcan-los.

7. Organizao administrativa da Faculdade A organizao administrativa da Faculdade deve obedecer,

particularmente no que diz respeito s unidades administrativas tcnicocientficas, aos princpios da descentralizao e da responsabilizao dos titulares dos respetivos rgos de direo. Uma pessoa, uma tarefa: este o modelo mais eficaz na gesto daquelas unidades, como o comprova a experincia recente da Faculdade. Importa pois que o Diretor nomeie, como lhe compete, os responsveis pelas referidas unidades, aproveitando o melhor possvel a disponibilidade e o empenhamento dos Colegas que queiram dar desse modo um contributo adicional vida da Faculdade; e que se apoie no plano logstico e financeiro a atividade dessas unidades.

DRIO MOURA VICENTE

8. Recursos financeiros

Ao longo dos ltimos anos, as verbas atribudas Faculdade pelo Oramento de Estado tm sido sistematicamente reduzidas. Assim, em 2012 essa verba foi de cerca de 3,2 milhes de Euros, ao passo que em 2011 havia sido de cerca de 4,7 milhes de Euros. Houve portanto uma reduo de aproximadamente 1,4 milhes de Euros, que apenas em parte se justificou pelos cortes salariais determinados pelo Governo. Em razo do exposto, as verbas atribudas pelo Oramento de Estado apenas cobrem actualmente 55% dos encargos com as remuneraes do pessoal. Os restantes 45% so financiados com as propinas pagas pelos alunos. Em perodo de crise econmica, tal cria bvias fragilidades no financiamento da Faculdade. Importa por isso diversificar as fontes de receita da Faculdade, mediante o recurso como j sucede nas atividades de cooperao a fundos pblicos e privados de outra natureza e prestao de servios remunerados a terceiros.

9. Publicaes

As publicaes so o rasto visvel da atividade de investigao desenvolvida pela Faculdade. A produo cientfica dos seus docentes hoje inequivocamente a maior do Pas; porm, merc da sua disperso e da ausncia de uma poltica de publicaes, no tem a visibilidade merecida. Importa, no pleno respeito da liberdade de cada docente de publicar como entender as suas obras, corrigir esta situao, criando uma coleo de monografias e manuais da Faculdade, como a que no passado tanto a prestigiou; assegurando a traduo das teses de doutoramento dos seus docentes para lnguas estrangeiras, por forma que estas possam ser mais facilmente conhecidas nos meios cientficos internacionais; disponibilizando no stio Internet da Faculdade

10

DRIO MOURA VICENTE

os trabalhos e as comunicaes dos docentes; e revalorizando a Revista, cuja divulgao est hoje muito aqum do desejvel.

10. Cooperao e relaes internacionais A cooperao e a mobilidade de estudantes e professores tm constitudo ao longo dos ltimos anos uma obra coletiva cuja importncia para a divulgao da cultura jurdica portuguesa e a afirmao internacional da Faculdade no demais sublinhar. Penso contudo que chegada a hora de dar um salto qualitativo nesta matria, promovendo a criao de uma Associao Internacional de Faculdades de Direito de Lngua Portuguesa, que permitiria passar do domnio das meras relaes bilaterais para o das relaes multilaterais, com bvias vantagens na potenciao das atividades desenvolvidas. Enquanto Diretor, darei a mxima ateno em estreita articulao com os Presidentes do Instituto de Cooperao Jurdica e do Instituto de Direito Brasileiro, bem como com o Coordenador do Gabinete Erasmus e de Relaes Internacionais a este projeto. O afluxo Faculdade de estudantes estrangeiros deve ser fomentado. Sendo os estudantes oriundos de pases de lngua portuguesa a prioridade natural, h que criar tambm condies para se receberem adequadamente estudantes de outras provenincias; o que implica que a docncia nos trs ciclos possa tambm processar-se em lnguas estrangeiras, mormente em ingls, e que se admita a apresentao de trabalhos acadmicos nessas lnguas.

11. Promoo da imagem externa da Faculdade

No atual contexto de acentuada competio entre as instituies de ensino superior, a Faculdade no pode descurar a sua imagem, nem confiar em que os melhores alunos a escolhero apenas pelos seus mritos intrnsecos. Importa dlos a conhecer externamente pelos meios mais eficazes. Se for eleito, procurarei

11

DRIO MOURA VICENTE

que a Faculdade acautele esta preocupao e afete sua promoo externa os recursos humanos e financeiros compatveis com a sua situao.

12. Instalaes

A Faculdade beneficiou muitssimo com a ampliao das suas instalaes realizada em 2000. De ento para c, estas vm-se revelando progressivamente insuficientes para as atividades que desenvolve. Importa por isso pugnar pela ampliao das instalaes mediante a construo de um novo edifcio. A consecuo deste objetivo ter, no entanto, de ser encarada com realismo e compaginada com a atual situao financeira do Pas. O aproveitamento dos espaos existentes e a sua conservao tero, entretanto, de ser cuidadosamente acautelados. A utilizao desses espaos por professores, funcionrios e alunos ter, por isso, de ser regulamentada e melhor controlada. A sua cedncia a terceiros s pode ter lugar mediante o pagamento de contrapartidas que constituam um benefcio real para a Faculdade. o que me proponho assegurar se a Faculdade me confiar no prximo binio, como espero, a responsabilidade pela sua direo.

Lisboa, 8 de janeiro de 2014.

12

You might also like