You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Programa de Ps-graduao em Direito Programa de Ps-Graduao em


Engenharia e Gesto do Conhecimento

Disciplina: EGC9001-10 2008/1 Complexidade e Conhecimento na Sociedade em Redes

Professores: Aires Rover, PhD; Marisa Carvalho, Msc

Aluno: Alessandra Galdo

Resumo do Livro: DEMO, Pedro. Complexidade e Aprendizagem - a dinmica no linear do conhecimento. So Paulo; Atlas, 2002.

Sobre o autor: Pedro Demo foi seminarista, se graduou em Filosofia pela Faculdade dos Franciscanos em Curitiba, PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrcken, Alemanha, e ps-doutor pela University of California (UCLA). Atualmente professor Titular no Departamento de Sociologia na Universidade de Braslia (UnB). Suas reas de atuao so Poltica Social e Epistemologia.

No livro Complexidade e Aprendizagem de 2002, Pedro Demo explora o que chama de desafios tendencialmente ps-modernos da viso de realidade e de sua captao cientfica, bem como do manejo crtico e criativo do conhecimento (p.12). Demo tece seus conceitos articulando as idias com Maturana, Varela, Morin entre outros autores e atravs de argumentao dialtica busca avanar a teoria da complexidade relacionada dinmica no linear do conhecimento. Na parte 1 do livro, o autor faz uma introduo dos conceitos que sero abordados e ao introduzir o tema da complexidade, traz a questo da viso multidisciplinar, no sentido de alargar a base horizontal do conhecimento para alm da especializao verticalizada. Nesse ponto alerta para uma posio presente em outras obras suas: preciso superar o conhecimento disciplinarizado, porque reduzindo a realidade ao olhar de apenas uma disciplina [...] ao invs de construir a realidade, inventa-a (p.9). Ao falar do horizonte construtivo do conhecimento introduz seu olhar no conhecimento e na aprendizagem como fenmenos complexos e no lineares.

Parte 2. DEFININDO COMPLEXIDADE Demo transcorre a respeito do que conceitua como caractersticas da complexidade. Explica que a complexidade DINMICA, um campo de foras contrrias, em que uma eventual estabilidade sempre um rearranjo provisrio. Dinmica indica processo com variveis incontrolveis e no formalizveis. A dinmica processo e rota criativa [...] que avana no imprevisvel, [...] ultrapassa o horizonte do conhecido (p.15). A complexidade NO LINEAR. A no-linearidade implica irreversibilidade, processos no controlveis, equilbrio em desequilbrio (p.17). A partir da irreversibilidade, Demo constri a noo do que seja no linear, conceito

amplamente explorado ao longo da discusso a respeito de conhecimento e aprendizagem. A partir da noo de no-linearidade, Demo informa que no cabe excluir a linearidade da realidade, porque tambm lhe faz parte e contrape as noes de complicado x complexo, atravs do exemplo de sistemas sofisticados como o de mquinas, como um avio em oposio noo de complexidade presente nos organismos vivos: Nossas tecnologias so demonstrao potente do tratamento linear efetivo [...]. No nos interessaria inventar avio no linear, pois ningum estaria disposto a voar nele, j que lhe faltaria a confiabilidade dos fenmenos estveis e estritamente recorrentes.[...] Os avies usam tecnologia cada vez mais sofisticada, sobretudo sistemas de computadores crescentemente potentes, o que insinuaria que seriam mquinas complexas. Mantenho a noo de que so mquinas complicadas, no complexas. (Demo, 2002, p.15) O autor avana buscando desfazer a percepo de totalidades complicadas como sendo o mesmo que complexas. Totalidade complicada ou sofisticada detm apenas partes e propriedades de uma determinada organizao. Ao decompor um avio ou um computador em partes, sobram apenas partes de um sistema linear e reversvel, tanto que possvel refazer o avio ou um computador, seguindo regras e etapas predefinidas, o que no ocorre em totalidades complexas. O corpo humano a metfora de complexidade em oposio metfora de sistema complicado ou sofisticado presente nos aparatos tecnolgicos como o avio: Ao refazer o avio com base em suas partes, teremos, como regra, o mesmo avio. Em totalidades complexas, a decomposio das partes desconstri o todo, de tal sorte que impraticvel, a partir das partes, refazer o mesmo todo. Ao cortar, por exemplo, o corpo humano em suas partes, primeiro, j no temos corpo e, segundo, a partir das partes no podemos refazer o mesmo corpo anterior. (Demo, 2002, p.16) Demo articula seus conceitos nos cenrios e novas realidades da sociedade tecnolgica. No seria bastante dizer que o corpo humano no passvel de reconstruo perante os avanos anunciados da engenharia gentica. Entretanto a noo de complexidade prpria do organismo vivo, se mantria como explica o autor: Os implantes de rgos indicam claramente que possvel manipular perspectivas lineares no corpo humano [...]. Todavia, essa face linear de interveno tecnolgica evoluiria para totalidades complexas, no apenas complicadas, seja no sentido de que cada parte estabelece com a totalidade relao orgnica, intensa, no apenas extensa e funcional, seja no sentido do devir histrico que continua mantendo a totalidade em mudana, seja principalmente no
3

sentido da capacidade de aprendizagem reconstrutiva poltica que introduz, na totalidade, potencialidades de autonomia. (Demo, 2002, p.16) O autor resume: Na complexidade no linear pulsa relao prpria entre o todo e as partes [...] em relativa autonomia e profunda dependncia ( Demo, 2002, p.17). Introduzindo a abordagem principal do livro, Demo fala em aprendizagem e conhecimento para apontar outra caracterstica da complexidade. RECONSTRUTIVA, como na noo biolgica. Ao existir se reconfigura, na natureza, tudo feito dos mesmos elementos e, mesmo assim, nada propriamente igual (p.20). Assim, o autor se aproxima do tema recorrente em outras obras suas, da autonomia e aprendizagem. Para falar em autonomia recorre a Morin e idia hologramtica de que em cada parte est o sentido do todo, entretanto Demo analisa que em cada parte no est o todo propriamente porque se assim fosse, no poderamos dizer que o todo maior que a soma das partes [...] nenhum todo complexo soma. sobretudo, trama, rizoma, teia. [...] A autonomia da complexidade advm da sua tessitura sistmica, de um lado, mas realiza-se na dinmica no sistmica, de outro, porque sua criatividade provm de sistema em constante amadurecimento e falncia consigo mesmo. (Demo, 2002, p.22) Essa idia parece adequar-se epistemologia, uma das reas de estudo de Demo que explica, ainda: a complexidade produz sua autonomia na incompletude [...] Autnomo [...] o que carece de complemento e atualizao para manter-se em horizonte prprio (p.22). A outra caracterstica sistematizada pelo autor o PROCESSO DIALTICO EVOLUTIVO, marca da capacidade e conceito de aprender. Demo discorre sobre a polmica em torno da Inteligncia Artificial, sobre a capacidade de uma mquina aprender, o que lhe parece conceitualmente improvvel pelo menos nos estgios atuais. Reflete que o crebro humano possui habilidades reconstrutivas e seletivas que ultrapassam propriedades lgicas lineares, reversveis. Os computadores reproduzem fidedignamente procedimentos reversveis, dentro dos mesmos algoritmos. E ironiza: no nos interessa o computador que de repente se meta a embaralhar o ambiente do hipertexto, desfazendo a confiabilidade seqencial (Demo, 2002, p.23). Ao falar da inadequao do conceito de aprendizagem computacional e Inteligncia Artificial, o autor busca clarificar a noo de aprendizagem que decorre nos fenmenos complexos. Explica que seus processos podem incluir criatividade autntica, no sentido de que produzem modo de ser que so sempre de vir a ser. Comportam-se de maneira reconstrutiva: no se reproduzem linearmente, reconstroem-se no linearmente (Demo, 2002, p.24).
4

Outra caracterstica da complexidade apontada por Demo a IRREVERSIBILIDADE. Com o passar do tempo nada se repete [...] qualquer depois diferente do antes [...] impossvel ir para o futuro permanecendo o mesmo (p.24). O autor lembra que a irreversibilidade sinaliza o carter evolutivo histrico da natureza e dos fenmenos complexos que nela ocorrem. A INTENSIDADE, outra caracterstica da complexidade discutida por Demo no conhecido exemplo da borboleta: Diretamente, o esvoaar de uma borboleta no pode "causar" um tufo. [...] No se trata s do efeito exponencial, erradamente tomado como complexo em si, mas tambm do efeito intenso, quando movimentos espraiam-se para mltiplas direes, provocando outros movimentos desproporcionais aos de origem. Parece claro que entre o esvoaar inocente da borboleta e o tufo existe desproporcionalidade. No apenas "efeito domin", como regra linear, mas efeito que vai alm da causa, toma-se causa e efeito, efeito da causa e causa do efeito. O tufo no reproduzido a partir do esvoaar da borboleta, mas sobretudo produzido, reconstrudo, criado. (Demo, 2002, p.26) Por fim, o livro aponta a AMBIGUIDADE/AMBIVALNCIA dos fenmenos complexos. A ambigidade se ope perspectiva sistmica, linear, reprodutiva e Demo se refere Maturana para chegar crtica ao instrucionismo em favor da aprendizagem construtivista: A realidade externa no se impe ao sujeito cognoscente em sentido representacionista. Ao contrrio, o crebro que, monitorado evolucionria e culturalmente, seleciona o que pode captar, em contexto tipicamente reconstrutivo. Disso segue admirvel questionamento do instrucionismo, mrito definitivo desse autor (Maturana): impraticvel instruir seres vivos, porque tudo o que entra em seu mbito de captao entra pela via interpretativa, a modo do sujeito construtivo. (Demo, 2002, p.29) Demo conclui o captulo sobre complexidade (nesse trabalho ressaltados os aspectos relacionados ao conhecimento), enfatizando que conhecimento s conhece se for questionador e inovador (p.31). Observa que argumentar questionar, que na histria humana o conhecimento crtico o que conduz inovao. Conhecimento que apenas afirma s confirma. Conhecer confrontar, no aceitar limites, ir alm do que est dado. (p.31)

Parte 3. O QUE REAL? Na poca moderna o pensamento representacionista considerava que a idia a respeito de alguma coisa corresponde fielmente ao que de fato essa coisa. A teoria do construtivismo derrubou essa forma de enxergar. No lidamos com a realidade diretamente, mas com a realidade interpretada, reconstruda. Demo
5

afirma: no sabemos bem o que realidade, nem como a captamos [...] A realidade l fora existe se a pensarmos ou no, mas aquela realidade que tem a mim como sujeito depende de como a concebo (p.32-33). Ao mesmo tempo, Demo recorre a Morin e fala do problema insupervel de que, sendo ns parte da natureza, s a podemos ver parcialmente (p.33) e da impossibilidade de, atravs dessa viso intrinsecamente parcial que temos, dar conta de como construda toda a realidade. Demo argumenta que na realidade no h fundo ltimo, porque se dilui ou expande em novas dimenses cada vez mais complexas. Portanto trata de dimenses da realidade e aponta que predomina em ns ainda a viso linear de espao e tempo como se as coisas no coubessem ao mesmo tempo em vrios lugares e tempos (p.34). Seguindo esse pensamento, Demo reflete a respeito do mundo virtual. E resume que o contrrio de virtual fsico e no irreal. Portanto a presena virtual existe, real.

Parte 4. QUE CAPTAR O REAL? Se o real indefinvel como a captao, a compreenso do real? Demo explica que, morreu a coincidncia entre realidade e realidade pensada, noo caracterstica do representacionismo que morre ou perde sua validade como explicao do mundo, principalmente a partir das idias de Piaget, da teoria do construtivismo, que como resume Demo, ] trabalha com a hiptese de que conhecimento no se transmite, repassa, adquire, ensina, mas se constri. [...] normalmente, aprendemos do que j havamos aprendido, conhecemos com base no conhecido, lanamos mo de nosso patrimnio histrico disponvel, [...] porque histria e cultura oferecem-nos contexto intrnseco criativo da linguagem e da interpretao. (Demo, 2002, p.39) Pedro Demo refora a noo de captao do real como conhecimento construtivista, com as teorias de Maturana: O que entra em nossa cabea no "entra" propriamente de fora para dentro, mas de dentro para fora, ou seja, a nosso modo, em termos tambm subjetivos e pessoais, ou do ponto de vista do observador, como diria Maturana. (Demo, 2002, p.39) Demo fala tambm do selecionismo em oposio lgica no esforo de captar o real, pois esta viso permite gerar o que chama de padronizaes abertas em esforo reconstrutivo de captao. Cita Maturana e seu determinismo biolgico: no conseguimos distinguir, na realidade, o que real e o que ilusrio, porque nos falta padro objetivo. Todo padro comparativo no fundo, forjado por ns mesmos. Entretanto, explica Demo, nosso crebro divisa no
6

regular o irregular, na ordem o caos, no sistema, componentes disruptivos. No precisamos, para tanto, fazer esforo especial, porque faz parte da tessitura no linear do crebro (Demo, 2002, p.46)

Parte 5. OLHAR BIOLGICO DA EPISTEMOLOGIA Pedro Demo se prope a discutir as bases biolgicas da epistemologia e apresenta o trabalho de Edelman e Tononi (A Universe of Consciousness, 2000) com o qual dialoga ao longo do texto para falar da conscincia, essa entidade imaterial que se produz na materialidade do crebro humano. Demo lembra a polmica em torno das noes de inteligncia artificial e humana, mas insiste no conceito de inteligncia como funo evolucionria reconstrutiva, As noo trabalhada ao longo do livro, de processo dinmico utilizada para falar de conscincia e imaginao. Ao abordar o tema da conscincia sob o olhar da epistemologia, surge a questo: se a cincia sempre buscou eliminar a subjetividade de suas explicaes, como tratar de subjetividade (a conscincia) como objeto cientfico? Compreende a dificuldade da cincia explicar como a matria se torna imaginao (expresso de Edelman e Tononi) e como da base material fisiolgica do crebro surge a experincia consciente. Analisa a complexidade do crebro humano uma das estruturas mais notveis que emergiram na evoluo (p.53) e retorna ao tema da complexidade no linear falando da conectividade, variabilidade, plasticidade, habilidade de categorizar, dependncia de valor e dinmica da reentrada (p.56) (feedback) do crebro humano. Tais caractersticas nicas (Demo insiste na crtica da noo de Inteligncia Artificial) levam capacidade humana de construo da conscincia e denotam segundo o autor, quatro processos complexos: a) categorizao perceptual: habilidade de destrinar o mundo dos sinais em categorias teis sobrevivncia e vida como tal; b) montagem e remontagem de conceitos: habilidade de reconhecer, em cenas diversificadas, universais de sua dinmica pela via da abstrao; c) memria: capacidade de repetir ou suprimir dinamicamente, de modo reconstrutivo, ato mental ou fsico, em ambiente de circuitos dotados de reentrada; d) sistema de valores: por se tratar de sistema nervoso seletivo no pr-programado, requer constries valorativas para desenvolver respostas categoriais que sejam adaptativas. (Demo, 2002, p.62) Demo prossegue com uma longa discusso a respeito da complexidade do crebro em oposio aos processos lineares do computador, e traz a questo da dificuldade amplamente reconhecida de um computador lidar com o nvel semntico das informaes.
7

Reflete a respeito dos processos complexos da conscincia capazes de produzir a imaginao. O pensamento tem uma base material, mas constri na imaterialidade a capacidade de significao. E conclui: pesquisa cientfica no tudo. No somos apenas orientados na vida pela capacidade lgica reversvel, mas igualmente por poderosos e complexos mecanismos de seleo natural de estilo reconstrutivo c riativo (p.68).

Parte 6. PONTO DE VISTA DO OBSERVADOR: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO EM MATURANA Demo explica a teoria de Maturana de sistemas autopoiticos, abertos ao fluxo de matria e energia, e fechados estruturalmente, complementada pela noo tambm de Maturana do acoplamento estrutural, que explica como tais sistemas autopoiticos determinados estruturalmente se acomodam de forma dinmica e congruente com o meio, gerando adaptao e readaptao num processo gerador de histria biolgica. Sob o ponto de vista da captao cientfica da realidade, Demo argumenta criticamente com a teoria de Maturana: Se diante da realidade externa, os seres vivos fazem sempre correlaes internas determinadas por si e no pela dinmica externa (como no experimento da salamandra), ento, no se representa ou reproduz a realidade, mas se constri em sentido forte (p.72). Assim analisa que a teoria de Maturana pode por vezes dar a impresso de negar a realidade externa como tal. Uma vez que o processo explicativo movimento de dentro para fora, no o contrrio. A explicao depende estruturalmente do ponto de vista do observador (p.72) e complementa o raciocnio em relao epistemologia sob o ponto de vista das teorias de Maturana: a explicao cientfica depende estruturalmente do observador e torna-se processo intrinsecamente construtivo da experincia (p.72). Nesse sentido, para Pedro Demo, o construtivismo de Maturana parece excessivo. Para justificar sua posio, prossegue o texto demonstrando e debatendo meticulosamente as idias de Maturana e termina com a teoria da enao de Varela, discpulo de Maturana que se separa do mestre. Buscando explicar a cognio, Varela constri a noo de embodied mind (mente incorporada). A proposta de Varela, segundo Demo consiste em combinar de modo inteligente a experincia humana vivida e suas possibilidades de transformaes inerentes experincia humana, com os resultados mais recentes da cincia cognitiva (p.91). A idia de enao supera, segundo Demo, o isolamento do observador do olhar de Maturana, traz equilbrio entre
8

referncias de fora e de dentro, combina o desenvolvimento biolgico com o cultural e, ainda, encontra referncia tica mais natural, na opinio do autor. Demo explica que na viso de Varela a cognio basicamente movimento de dentro, mas a co-dependncia externa no algo alheio ou esprio, praticamente dispensvel, como a impresso que se tem na teoria autopoitica de Maturana (Demo, 2002, p.97).

Parte 7. SOCIEDADE NO LINEAR Neste captulo, Demo discute poder e igualitarismo na sociedade sob o enfoque da dinmica no linear, dialtica e ambivalente. Como ponto de partida, lembra que na Biologia vale a lei do mais forte e da sobrevivncia. Questiona a teoria do bilogo Maturana que ala o amor ao nvel fundador da espcie. Reconhece que nos processos de seleo grupal se observa solidariedade, ainda que permanea o esforo de sobrevivncia do mais apto. Diz que esta a tese igualitarista: impraticvel exterminar o fenmeno do poder em sociedade, mas bem possvel democratiz-lo, [...] enquanto o lado competitivo assoma naturalmente, [...] o lado igualitarista precisa ser cuidadosamente cultivado, recuperado e aprendido. (p.99). Demo analisa as teorias do antroplogo Christopher Boehm que estuda os arranjos polticos encontrados entre humanos e primatas no humanos e as noes de poder e hierarquia. Demo explica que, pelos estudos de Boehm, a natureza humana produz tendncias de dominao e contradominao, no contexto de sua estruturao ambivalente (p.110) e que surge assim, o etos (constelao de valores) igualitrio, bem como, as sanes sociais s pretenses autoritrias, ou seja, o controle social. Demo fala do impulso universal para a dominao, porm ponderado na tese da ambivalncia: existe o impulso para a dominao, existe o impulso paridade e existe a dominao reversa, ou seja, no existe s este ou aquele lado, mas o entrelaamento do dois com preponderncia histrica e gentica de sociedades hierrquicas (p.113). O autor aborda os desafios da democracia e aponta para a educao. Mostra que a relao entre educao e democracia no linear, veja-se os pases com governos no democrticos e altos nveis de educao formal. Entretanto a educao poltica, emancipatria pode ser mais bem pensada na sua influncia sobre as sociedades efetivamente democrticas.

Parte 8. CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM NO LINEAR Pedro Demo explica que conhecimento e aprendizagem so atividades humanas que expressam de maneira exuberante, processos no lineares, alm de serem imateriais. (Demo, 2002, p.123)

8.1. COMPLEXIDADE DO CONHECIMENTO O epistemlogo Pedro Demo, analisa que a no linearidade do conhecimento se apresenta no plano epistemolgico, tanto na tessitura hermenutica, quanto selecionista. (p.125). Ou seja... No plano hermenutico a que se refere, o conhecimento interpretado e reconstrudo e seu resultado nunca o mesmo, tal qual acontece nas releituras de um texto, ao rever uma pea teatral ou um filme. Cada experincia traz uma compreenso nova, diversa da anterior. A complexidade do conhecimento no-linear, no previsvel nem reversvel em passos e partes iguais. O conhecimento nunca o mesmo, se d numa relao dinmica entre o objeto, quem o estuda e seu contexto. Quanto ao plano selecionista, o autor se refere ao processo evolucionrio. Nesse sentido, o conhecimento nunca est processualmente completo, o conhecimento flagra as brechas abertas e planta nelas estratgias de interveno alternativa. [...] Intervm [...] na natureza, na sociedade, em si mesmo, mas a tessitura disruptiva do conhecimento assombra vibrante, quase um protesto incontido da criatura limitada que sonha ultrapassar todos os limites. Se o olhar fosse linear, seguiria o conformismo, a capitulao. Em sua no linearidade emergem utopia, esperana, revolta, confronto. Conhecimento no deixa nada de p. Seu primeiro mpeto desconstruir, [...] depois reconstri, mas sempre sob o signo da provisoriedade, para poder continuar desconstruindo (Demo, 2002, p.127). Demo reflete, ainda, que conhecer saber ver mais do que se v. Linearmente s vemos o que aparece na cena. No linearmente, sabemos ver para alm da cena (p.127). Eis a caracterstica do pensamento complexo, do conhecimento na complexidade. Ao mesmo tempo, Pedro Demo fala da ambivalncia do conhecimento no que chama de utopia da cincia, principalmente sob o enfoque positivista. O conhecimento prtica sempre limitada, sobretudo porque provm de ente limitado. Com somos parte da natureza, no a podemos ver de fora. (p.131)

10

Evoluo histrica do conhecimento e pretenses emancipatrias do conhecimento moderno: Pedro Demo argumenta que, apesar do conhecimento ser monitorado mais pelo poder que pelo bem comum, o fator central de mudanas na espcie humana. Transcorre sobre o conhecimento sob o ponto de vista poltico do poder. Afirma que o poder faz parte da arqueologia do conhecimento. As duas principais reas de atuao de Pedro Demo so a Epistemologia e a Poltica Social, incluindo nessa ltima: educao e Cidadania; emancipao e redistribuio; excluso social e sociedade capitalista. Com base nessa formao surge o ponto de vista do autor a respeito do poder e da emancipao lanados sobre o tema da evoluo histrica do conhecimento: o ponto de vista do conhecimento o mais privilegiado para entendermos a dinmica no linear da sociedade humana. Certamente, muitos fatores contribuem para a inovao e interveno alternativa, mas o mais estratgico parece ser conhecimento. As sociedades que melhor o manejam, mais "evoluram", ou pelo menos mais se "civilizaram", no sentido raso da proliferao das tecnologias. A vantagem comparativa mais decisiva entre os povos certamente a capacidade sempre renovada de conhecimento inovador. (Demo, 2002, p.127) O autor fala da do trao no linear complexo que marca a forma como a sociedade adentra na era tecnolgica, impondo transformaes histricas inacreditveis, tais como: urbanizao acelerada, deixando as reas rurais como populaes marginais e introduz a questo da ambivalncia nas pretenses emancipatrias da chamada sociedade do conhecimento: Uma das imagens mais fortes do conhecimento moderno sempre foi a promessa emancipatria. [...] o conhecimento disps-se a derrubar tudo o que no poderia ser reconhecido como "cientfico", como religio, senso comum, saberes populares, culturas patrimoniais, crenas, ideologias. [...] A racionalidade cientfica foi erigida a juiz fatal das validades histricas. Livrando-se da ignorncia, a sociedade seria capaz de traar, soberana, seu destino. (Demo, 2002, p.129) Demo analisa que, entretanto, tal promessa de emancipao jamais se cumpriu, ou no mximo ocorre nos pases centrais, deixando de fora imensas maiorias. Lembra que para atingir a competitividade globalizada preciso promover trabalhadores que sabem pensar; entretanto, esse saber pensar proposto apenas pela metade, ou seja, na face da qualidade formal, evitandose a qualidade poltica (p.130).

11

8.2. COMPEXIDADE DA APRENDIZAGEM Demo diz que a viso de aprendizagem como fenmeno linear leva ao conceito equivocado de transmisso do conhecimento ou de aquisio de conhecimento. No apenas nessa obra, Pedro Demo faz crticas s relaes de poder que se do nos ambientes tradicionais de ensino caracterizados pelo instrucionismo aqui explicado como a relao linear entre professor e aluno: um ensina, outro aprende, cada qual em seu lu gar prprio estanque; um fala, outro escuta; um cospe matria, outro toma nota; um d ordens, outro faz prova (p.134). Abordando a dimenso poltica, Pedro Demo coloca a questo da formao do sujeito com histria prpria e diz que a aprendizagem o expediente central para fazer histria. Fala da relao de dependncia entre aluno e professor e que este precisa aprender a manejar esta arte finssima: influir de tal modo que o aluno possa resistir e superar a influncia (p.137). Em relao ao carter reconstrutivo da aprendizagem (como um processo complexo), Demo explica: Em todo processo reconstrutivo, usamos componentes lgicos recorrentes, estruturas comuns e reversveis de arrumao, sistematizaes coerentes, totalidades de sentido linear. Trata-se do lado necessariamente ordeiro da reconstruo, ou do lado estruturado do caos, mas isso apenas "armadura", "esqueleto". [...] O lado propriamente reconstrutivo est na contribuio prpria, na inovao como tal. Reconstruir no pode reduzir-se a repor tal qual o que havia antes. Implica desbordar os limites do dado. No se trata apenas de rearrumar, mas de, sabendo desarrumar, arrumar de outra forma, de tal sorte que o processo determina resultados criativos. (p.136) Recorrendo Maturana, Demo explica que a dinmica no linear da aprendizagem aparece tambm na dimenso emocional. Concorda com Maturana que o organismo vivo emoo e analisa que no caso da aprendizagem, a emoo tem dupla face, tambm ambivalente: de um lado aponta para o sentido da motivao envolvente, de outro, ao ser envolvente, implica a entrega sem controle total (p.138). Demo analisa que a est o conflito com a razo, que repele entregas totais, porque aprecia determinar os processos de modo consciente e controlado, passo a passo, logicamente (p.138). Pedro afirma que a educao um fenmeno profundamente emocional, mas esclarece em que sentido a educao pode lidar com a emoo na aprendizagem. Fala da noo psicanaltica do afeto exigente, ou seja, o afeto que provoca iniciativas emancipatrias.
12

Como em outras obras suas, Demo levanta a questo do aprender a aprender como a verdadeira dimenso de gestao de oportunidades da aprendizagem: quem sabe aprender, alarga seus horizontes, explora alternativas, conquista fornteiras, que o aprender dinmica da vida, que a bagagem recebida na vida no ponto final. apenas ponto de partida. (p.141).

Parte 9. EXPECTATIVAS POLMICAS DA TECNOLOGIA EM EDUCAO Neste captulo, Demo busca conceituar o que de fato interativo, o que ou no linear nos ambientes computacionais e, principalmente, busca uma viso equilibrada perante o que chama de euforias a respeito dos avanos tecnolgicos. Constri seus argumentos na crtica por vezes contundente ao trabalho de um autor, Marco Silva, no livro Sala de Aula Interativa de 2000. Pelo que se entende nas explicaes de Demo, Silva elaborou o livro buscando demonstrar baseado em Morin, que as novas tecnologias comunicacionais (novas em 2001, convm lembrar), apresentam por si s as caractersticas recursivas da complexidade. No entanto, no ponto de vista de Demo, os conceitos que Silva usa para referir-se interatividade ou capacidade comunicacional do computador, esto muitas vezes inadequados. importante deixar claro a posio de Demo em relao ao uso de tecnologias na educao: antecipo desde logo que no fao qualquer resistncia tecnologia em educao, porque acredito que o futuro da educao est na teleducao (p.144) afirmativa presente em obra anterior sua, Questes para a teleducao (1999) bem como na obra Pesquisa e Construo do Conhecimento, tambm de 1999, em que afirma: A aventura de construir conhecimento tipicamente a aventura dos tempos modernos, num conluio surpreendente entre inteligncia crtica e criativa humana e meios eletrnicos socializadores (Demo, 1999, p.16). No entanto categrico ao criticar a pressa afoita em ver em avanos tecnolgicos a vigncia de processos complexos no lineares (p.144). O ponto principal da argumentao de Demo em relao obra de Marco Silva est na falta de distino ou mesmo confuso sobre em que dimenso ocorre os processos no lineares ou complexos da educao mediada por tecnologia. Demo esclarece, afirma e reafirma que os processos no lineares acontecem no sujeito que pode sentir-se sob a disponibilidade sempre mais flexvel e veloz da tecnologia, mas motivado a reconstruir textos e imagens com processos lineares na base tecnolgica (p.158), ou seja, os processos de construo no linear do conhecimento no ocorrem na base tecnolgica mas na base humana.
13

Demo lembra ainda outra distino importante. Silva faz uma comparao entre o chip e a massa cinzenta do crebro humano. Demo esclarece: o crebro semntico, o computador sinttico (p.159). Demo distingue tambm avanos tecnolgicos de avanos comunicaionais. O segundo influenciado pelo primeiro, no entanto o conhecimento prescinde de comunicao, seja ela tecnolgica ou no, portanto na comunicao que a tecnologia pode auxiliar na construo da aprendizagem. Tecnologia, segundo o ponto de vista de Demo entidade instrumental. O autor se preocupa com o uso puramente mercadolgico das tecnologias ditas com finalidade educacional e alerta para o cuidado de que abusos no venham a empanar as reais perspectivas das tecnologias na educao, lembrando que o abuso no tolhe o uso (p.179), mas exige posicionamento crtico. Discorre que o hipertexto tratado muitas vezes como uma forma no linear de comunicao, nada mais que forma linear, pois reversvel e no reconstrutivo.

Parte 10. CONCLUINDO: DIALTICA DA COMPLEXIDADE Demo conclui o livro, avisando: prprio da boa argument ao no concluir a argumentao (p.186). O autor faz uma breve reviso dos assuntos discutidos ao longo do livro. Fala da dialtica: Todo texto dialtico tem por desafio interpretar a realidade contraditria sem ser contraditrio e que a viso da dial tica da complexidade, em seu ponto de vista, superaria de vez o representacionismo. Pedro Demo (p.185) diz que necessrio definir melhor complexidade, reconhecendo que o debate em torno do conceito ainda no est maduro. Que o conceito de complexidade precisaria incluir processos ambguos e ambivalentes, capazes de apontar para dinmicas despadronizantes que desbordam o sistema. Lembra que as dinmicas no lineares apresentam desordem catica ao lado da ordem escondida e que nesta desordem catica, as dinmicas no lineares so criativas. Quanto ao conhecimento, Demo interpreta: Aprender, conhecer so fenmenos complexos, porque no se exaurem em procedimentos lgicos, recursivos, reversveis, mas implicam a habilidade de ver mais que o dado, a manifestao no lgica da lgica, o ausente do que est presente, a mensagem da

14

falta de mensagem, o sentido da falta de sentido, duplos significados. (Demo, 3002, p186) Por fim, e luz do pensamento acima apresentado, Demo observa que quando definimos complexidade, tentamos cercar o fenmeno de todos os lados, no tanto para v-lo cercado, mas para perceber melhor por onde continua escapando. (p.186). Se o conhecimento em si fenmeno complexo, compreender a complexidade exige argumentao dialtica, compreenso formada na discusso e contradio dos fenmenos e sempre aberta refutao, s reconstrues e reconfiguraes caractersticas da complexidade.

15

You might also like