You are on page 1of 5

Imprima

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revis...

Sequncia Didtica

Gramtica com textos: 8 ano pronomes como elementos coesivos


Introduo
Esta a nona de uma srie de 16 sequncias didticas que fazem parte de um programa de estudo de gramtica para 6 a 9 ano do Ensino Fundamental. Confira ao lado todas as aulas da srie.

Objetivos

Analisar os pronomes como elementos de coeso. Refletir sobre formas de referenciao na produo textual.

Contedo

Elementos de referenciao: pronomes

Tempo estimado
Cinco aulas

Desenvolvimento
1 etapa Inicie a aula explicando aos alunos que eles vo realizar uma atividade de leitura, com base no texto abaixo. Diga que se trata da introduo de um livro sobre Idade Mdia, dedicado a crianas e jovens. Comente com a turma que voc realizou algumas modificaes no texto. Pea que se dividam em duplas e proponha as seguintes atividades: 1. Leitura do texto e identificao das modificaes realizadas. 2. Anlise do efeito de sentido causado por essas modificaes. 3. Reescrita do texto, suprimindo os problemas encontrados por meio do uso de pronomes.

Para entrar neste livro quando se jovem ... e mais tarde


importante conhecer o passado para compreender melhor o presente, para saber em que estamos dando continuidade ao passado, em que estamos nos separando do passado. Os historiadores perceberam que compreendiam melhor o passado e podiam explicar o passado melhor, particularmente para as crianas e os jovens, quando dividiam o passado em sucessivas pocas, cada uma das sucessivas pocas com caractersticas das
1 de 5 21/7/2013 22:46

Imprima

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revis...

pocas. Em relao poca que chamamos Idade Mdia, temos dois problemas: durao da Idade Mdia e significado da Idade Mdia, pois existe uma interpretao favorvel e outra desfavorvel do perodo Idade Mdia. A Idade Mdia inspirou romances histricos aos escritores, entre os quais alguns tiveram grande sucesso, e filmes aos cineastas, desde que existe cinema, fascinando os espectadores, particularmente as crianas. Mais uma razo para tentar explicar a vocs o que foi a Idade Mdia e o que a Idade Mdia deve representar para ns. LE GOFF, Jacques. A Idade Mdia Explicada a meus Filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007 (Com Alteraes)

2 etapa Realize a correo da tarefa em sala. Observe se os alunos identificaram que as modificaes que voc fez consistiam na eliminao dos elementos que retomam as palavras e expresses apresentadas. Sem eles, ocorre uma repetio desnecessria de vocbulos. Solicite s duplas a leitura da reescrita do primeiro pargrafo. Observe se usaram os pronomes adequados.

Original Os historiadores perceberam que compreendiam melhor o passado e podiam explicar o passado melhor, particularmente para as crianas e os jovens, quando dividiam o passado em sucessivas pocas Reescrita Os historiadores perceberam que compreendiam melhor o passado e podiam explic-lo melhor, particularmente para as crianas e os jovens, quando o dividiam em sucessivas pocas

No trecho dois aspectos podem ser sinalizados: 1. a supresso do r da forma verbal infinitiva, quando essa se associa ao pronome oblquo, dando lugar ao l - explicar/ explic-lo. 2. O advrbio quando atuando como atrativo do pronome oblquo - quando o dividam em sucessivas pocas. Realize a mesma anlise com os demais trechos do texto. Pea que os alunos apresentem a reescrita de cada pargrafo e comente-a. Complete a correo com a leitura do texto como ele se encontra no livro. importante observar que no h uma nica forma de reescrita possvel. A verso apresentada uma

2 de 5

21/7/2013 22:46

Imprima

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revis...

possibilidade, no a nica correta.

Para entrar neste livro quando se jovem ... e mais tarde


importante conhecer o passado para compreender melhor o presente, para saber em que estamos dando continuidade a ele, em que estamos nos separando dele. Os historiadores perceberam que compreendiam melhor o passado e podiam explic-lo melhor, particularmente para as crianas e os jovens, quando o dividiam em sucessivas pocas, cada uma delas com suas caractersticas. Em relao poca que chamamos Idade Mdia, temos dois problemas: sua durao e seu significado, pois existe uma interpretao favorvel e outra desfavorvel desse perodo. A Idade Mdia inspirou romances histricos aos escritores, entre os quais alguns tiveram grande sucesso, e filmes aos cineastas, desde que existe cinema, fascinando os espectadores, particularmente as crianas. Mais uma razo para tentar explicar a vocs o que foi a Idade Mdia e o que ela deve representar para ns. LE GOFF, Jacques. A Idade Mdia Explicada a meus Filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

Durante a leitura, enfatize o uso dos pronomes pessoais retos, oblquos, possessivos e demonstrativos. Comente que eles so empregados para retomar elementos j referenciados, evitar repeties e dar coeso ao texto. Para finalizar, pea que os alunos redijam um pargrafo sintetizando o contedo do texto. Nessa sntese, eles devem utilizar dois pronomes para substituir dois nomes ou duas expresses. 3 etapa Inicie a aula com a correo da tarefa. Pea que alguns alunos leiam a produo realizada. Mostre a eles que os pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos concordam em gnero e nmero com as expresses que eles referenciam. A nica exceo so os pronomes isso, isto e aquilo. Essa concordncia permite ao leitor resgatar as referncias feitas. um dos mecanismos que garantem a textualidade. Antes de passar a prxima atividade, retome o ttulo do texto analisado. Assinale o pronome demonstrativo que aparece nele. Mostre aos alunos que, diferente dos pronomes presentes no corpo do texto, ele no retoma um elemento j dado, mas antecipa o que vir - neste livro. Comente com a turma os diferentes usos de este e esse. Proponha que os alunos realizem a atividade abaixo. Nela, h espaos em branco que devem ser preenchidos com elementos coesivos de retomada. Pea que os alunos usem os pronomes que acharem mais adequados e faam uma flecha associando-os aos elementos que eles

3 de 5

21/7/2013 22:46

Imprima

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revis...

retomam.

a) "A Idade Mdia durou muito tempo pelo menos mil anos! verdade que quando falamos ---------------- pensamos quase sempre no perodo que vai de 1000 a 1500. Mas ---------------------- comeou pelo menos cinco sculos antes, por volta do ano 500, portanto durante o sculo V depois de Cristo." b) A expresso Idade Mdia surgiu no decorrer da prpria Idade Mdia, principalmente perto do fim, primeiro entre estudiosos e artistas que sentem que os sculos transcorridos antes ------------------ - que para ns era o corao da Idade Mdia foram um intermdio, uma transio, e tambm um perodo obscuro, um tempo de declnio, em relao Antiguidade, da qual ---------------- tm uma imagem idealizada. ........................... sentem saudades ................................. civilizao antiga, mais refinada (segundo .................). So principalmente os poetas italianos, chamados de humanistas, que tiveram .................. sentimento, por volta do sculo XV e comeo do sculo XVI. ....................... achavam que os seres humanos tinham mais qualidades do que as que ....................... eram atribudas pela f crist medieval, que insistia no peso dos pecados do homem diante de Deus. Existe uma segunda razo. O sculo XVIII conheceu uma onda de desprezo pelos homens e pela civilizao da Idade Mdia. A imagem dominante era a de um perodo de obscurantismo, no qual a f em Deus esmagava a razo dos homens. Os humanistas e os iluministas no compreendiam a beleza e a grandeza ............................. sculos. Resumindo, a Idade Mdia estende-se entre dois perodos que so tidos como superiores: a Antiguidade e os Tempos Modernos, que comeou com o Renascimento uma palavra tambm muito particular, a Antiguidade renasce, a partir dos sculos XV e XVI, como se a Idade Mdia fosse um parntese!" LE GOFF, Jacques. A Idade Mdia Explicada a meus Filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007. (Com cortes)

Realize a correo da tarefa. Proponha que os alunos procurem, em casa, trs notcias e tragam na aula seguinte. Explique que eles devem sublinhar nelas os pronomes utilizados como mecanismo de retomada. Solicite que tambm tragam a gramtica utilizada pela classe. 4 etapa Inicie a aula pedindo que os alunos leiam trechos de algumas das notcias coletadas e sinalizem os pronomes utilizados como mecanismos coesivos. Em seguida, leia com a turma os verbetes da gramtica dedicados aos pronomes. Realize, junto com eles, uma sntese da caracterizao dessa classe de palavras.

4 de 5

21/7/2013 22:46

Imprima

http://revistaescola.abril.com.br/imprima-essa-pagina.shtml?http://revis...

5 etapa Para finalizar, pergunte moada os significados da palavra tecido. Leia para a classe as definies propostas em um dicionrio. Pergunte se algum consegue relacionar os significados de tecido e os mecanismos de referenciao textual estudados. Oua as hipteses da turma e converse a respeito da etimologia da palavra texto. Ela origina-se da palavra latina textu, que significa tecido. Como o tecido, o texto formado pelo entrelaamento das partes, pela unio entre os fios da trama. Um fio solto compromete a trama do tecido e o sentido do texto. Os elementos coesivos devem amarrar a tessitura, ligar as partes do texto e no deixar fios soltos. Como isso se d? Isso se d, entre outras coisas, pela pertinncia das escolhas dos elementos de retomada. Por isso a importncia da reviso das produes escritas. Mesmo um escritor hbil e profissional precisa revisar o seu texto - pois pode haver fios soltos, problemas de concordncia, pronomes usados de maneira inadequada ou ideias sem concluso.

Quer saber mais?


Bibliografia AZEREDO, J. C.. Gramtica Houaiss da Lngua Portuguesa. So Paulo: Publifolha, 2008. BECHARA, E.. Moderna Gramtica Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. LE GOFF, J. LE GOFF, Jacques. A Idade Mdia Explicada a meus Filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007. KOCH, I. V. A Coeso Textual. So Paulo: Contexto, 2008.

Prximas aulas:
9 ano 03/11 - Coordenao e Subordinao na construo de perodos 10/11 - Relaes contrastivas no discurso argumentativo 17/11 - Relaes causais e explicativas no discurso argumentativo. 24/11 - Os modalizadores no discurso argumentativo

Consultoria Conceio Aparecida Bento Doutora em Letras pela Universidade de So Paulo e professora universitria.

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

5 de 5

21/7/2013 22:46

You might also like