You are on page 1of 3

PROCEDIMENTO DE SEGURANA PARA TRABALHOS EM ELETRICIDADE Funcionrio: Cargo :_______________________________________________________ :_______________________________________________________

Declaro que recebi em ________de _________________de 2.0______, treinamento e orientao do setor de segurana da , de acordo com NR 0 da !ortaria "2#$ de #.%&' ()*+,, estou ciente que terei que cum!rir obrigat-riamente, as normas de segurana e utili.ar os de/idos equi!amentos de !roteo abai0o relacionados: EPI EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL Cinto de seg !"n#" do ti$o $%!"&' edist" 1igado atra/2s de cabo ou corda (su3icientemente resistente,, em !artes 3i0as do tel4ado (guias, colunas,5 6tili.ar o equi!amento de 3orma correta, nunca o 3a.er 3altando !eas e7ou substitu89la !or outra sem autori.ao do c4e3e imediato ou setor de segurana5 : equi!amento de/er ser usado quando na e0ecuo de qualquer ser/io com altura su!erior a 2 (dois, metros C"(#"do de seg !"n#" se) *i' ei!" 6tili.9lo, de/ido ao risco de acidente (queda acidental de ob;etos e batidas, sendo o mesmo com biqueira de *<C ou material similar e nunca com biqueira de ao. L +"s de $!ote#,o -o) +" de so*!e$o! .*o!!"-/" es$e-i"( $0 se!+i#os e) e(et!i-id"de1 *ara uma !er3eita !roteo, a lu/a no !ode a!resentar remendos, emendas, costuras, 3al4as ou corte, tanto !or dentro como !or 3ora. Recomenda9se, que a guarda se;a 3eita em local adequado se!arada de outros materiais, e quando necessria lim!as em gua e !osteriormente secas e !ul/eri.adas com talco5 PROCEDIMENTO GERAL DE TRABALHO & NR 23452 No reali.ar trabal4os em circuitos el2tricos desligados sem que antes ten4am sido de/idamente aterrados5 = !roibida s e0ist>ncia de !artes /i/as e0!ostas de circuitos e equi!a,equi!amentos el2tricos5 ?anter o ambiente !ermanentemente lim!o, e/itando ao m0imo dei0ar sobras !elo local de trabal4o5 @rabal4ar sem!re em con;unto com outro 3uncionrio5 No trabal4ar em dias c4u/osos e7ou com /entanias e0cessi/as (trabal4os e0ternos su;eitos a intem!2ries,5 No reali.ar quaisquer ti!o de brincadeira com 3erramentas de trabal4o mantendo o m0imo de ateno no ser/io a ser reali.ado5 ?anter o m0imo de ateno com as 3erramentas e os materiais utili.ados, !re/enindo !oss8/eis quedas, trans!ortando9as em su!orte adequado5 Aualquer dB/ida com relao ao !rocedimento de trabal4o, comunicar com o res!ons/el a 3im de sana9las5 +solar e sinali.ar a rea onde /ai trabal4ar5

6REAS DE RISCOS
#

De acordo com o quadro ane0o do Decreto %".$#2 de #$7#07% consideram9se ati/idades e reas de riscos as relacionadas abai0o :

1.

ATIVIDADES : Atividades de inspeo , testes, ensaios, calibrao, medio e reparos em equipamentos e materiais eltricos, eletrnicos, eletromecnicos e de segurana individual e coletiva em sistemas eltricos de alta e baixa tenso.

(.

Atividades de construo, operao e manuteno nas usinas, unidades geradoras, subesta'es e cabines de distribuio em opera'es integrantes de sistema de pot)ncia, energi!ado ou desernegi!ado com possibilidade de voltar a funcionar ou energi!ar* se acidentalmente ou por fal+a operacional, incluindo , (.1. -ontagem, desmontagem, operao e conservao de , medidores, rels, c+aves, dis.untores e religadores, caixas de controle, barramentos, baterias e carregadores, transformadores, sistema antinc)ndio e de resfriamento, banco de capacitadores, reatores, reguladores, equipamentos eletrnicos mecnicos e eletroeletrnicos, painis, p$ra* raios, $reas de circulao, estruturas*suporte e demais instala'es e equipamentos eltricos. (.(. /onstruo de , valas de dutos, canaletas, bases de equipamentos, estrutura, condutos e demais instala'es. (.0. #ervios de limpe!a, pintura e sinali!ao de instalao e equipamentos eltricos. (.1. 2nsaios, testes, medi'es, superviso, fiscali!a'es e levantamento de circuitos e equipamentos eltricos, eletrnicos de telecomunicao e telecontrole.

REAS DE RISCO reas das oficinas e laborat rios de testes e manuteno eltrica, eletrnica e eletromecnica onde so executados testes, ensaios, calibrao e reparos de equipamentos energi!ados ou pass"veis de energi!amento acidental #ala de controle e casas de m$quinas de usinas e unidades geradoras% &$tios e salas de operao de subesta'es, inclusive consumidoras% #alas de ensaios eltricos de alta tenso% #ala de controle dos centros de opera'es% &ontos de medio e cabines de distribuio, inclusive de consumidores. #alas de controle, casa de m$quinas, barragens e usinas e unidades geradoras. &$tios e salas de opera'es de subesta'es inclusive consumidoras.

@odo e qualquer trabal4o e7ou ingresso nas Creas de Riscos a!resentadas acima, somente !oder ser e0ecutado !or !ro3issional 4abilitado e designado !ara tal ser/io. *ortanto, caso ocorra a necessidade de ingresso nestas reas de risco !ara reali.ao de ser/ios, comunique9se com o )ncarregado do Detor de )l2trica, ao qual encamin4ar um !ro3issional designado !ara a reali.ao da tare3a. OBRIGAO DO EMPREGADO Cum!rir as dis!osiEes legais e regulamentadoras sobre segurana e medicina do trabal4o, inclusi/e as ordens de ser/io e0!edidas !elo setor de segurana da . 6sar os )*+Fs 3ornecidos !ela em!resa5 Du.ano,___ de ___________ de ________.
2

____________________________________ Funcionrio

________________________________ )ncarregado do Detor de )l2trica

"

You might also like