You are on page 1of 12

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO

Las Contarin Patrcia Lelis Diniz Prof M.Sc. Mris de Cssia Ribeiro Vendrame Prof M.Sc. Heloisa Helena Rovery da Silva Prof. Esp. Francisco Csar Vendrame

Lins SP

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

2009 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO

RESUMO

A palavra contrato vem do latim Contractus que quer dizer unir-se, associar, contrair. O contrato constitui um negcio jurdico uma vez que o homem usa de sua manifestao de vontade com a inteno de gerar efeitos jurdicos. Esta fundamentado, portanto na vontade humana atuando conforme a ordem jurdica e ter como efeito a criao, modificao ou extino de direitos e obrigaes, ou seja, os vnculos jurdicos de carter patrimonial. Dentre os diversos contratos existentes est o contrato individual de trabalho tambm conhecido por relao de emprego tendo em vista que no existe uniformidade na denominao que os autores do a esse vinculo jurdico, sendo certo, porm o que se quer disciplinar qual seja o vinculo criado entre empregado e empregador. Para celebrao do contrato h uma parte que toma a iniciativa, faz a declarao inicial de vontade dando inicio a formao do contrato e formulando a proposta para dar inicio assim a nova relao de emprego.

Palavras-chave: Manifestao de Vontade - Contratos - Relao de Emprego.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

1. INTRODUO

Quando se fala na Administrao de uma empresa fundamental que se observem os aspectos relacionados aos contratos que sero celebrados por esta, uma vez que a partir destes estar fundamentada todas as relaes que a empresa veja efetuar. Dentre todos os temas abordados pelo Direito do Trabalho um dos mais fascinantes este que examinamos dada a extraordinria importncia social do fato da prestao de trabalho. Para a celebrao deste contrato necessrio que tanto os empregados como os empregadores estejam cientes de algumas exigncias e regras que a lei impe para que no aconteam eventos negativos futuramente para ambas as partes. Est uma apresentao sucinta deste tema que iremos tratar agora de forma mais aprofundada para analisar seu conceito, forma, prazos, etc. 2. Desenvolvimento

2.1 Conceito

A CLT (Consolidao das Leis do Trabalho) em seu Ttulo IV veio dispor a respeito do contrato individual de trabalho, e trs em seu art. 442 como conceitua-lo:

Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego.

Ou seja, o ato jurdico realizado entre empregador e empregado para regulamentar as relaes bsicas de direito e deveres. O contrato de trabalho pode ser classificado como contrato bilateral, de direito privado, consensual, sinalagmtico, comutativo, oneroso, de trato sucessivo e, regra geral, do tipo dos contratos de adeso. Bilateral - a participao do sujeito ativo (empregador), podendo ser pessoa fsica ou jurdica e do sujeito passivo (empregado), necessariamente pessoa fsica, 3

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

portanto necessrio haver duas partes. Podendo o empregador ser coletivo, mas o empregado somente individual. Direito Privado caracterizado quando existe uma ao entre pessoas, ou seja, Pessoa X Pessoa.

Consensual - aquele que se aperfeioa pelo mero consentimento das partes, sem necessidade de qualquer outro complemento. Sinalagmtico - aquele que gera obrigaes para as duas partes.

Comutativo Vem a ser aquele onde cada contratante se obriga a dar ou fazer algo que considerado equivalente quilo que lhe do ou fazem e essa equivalncia pode ser verificada de imediato. Oneroso - aquele onde ambas as partes apresentam vantagens e sacrifcios patrimoniais. No caso do Contrato de Trabalho o empregador far a remunerao enquanto o empregado ir prestar seus servios podendo ser atividade fsica ou intelectual. Sucessivo- de trato sucessivo aquele contrato que permite haver continuidade na relao de trabalho, tpico do contrato de trabalho.

Contrato de Adeso Neste contrato no existe a liberdade de conveno, ou seja, uma das partes no caso o empregado se limita a aceitar as clausulas e condies previamente estipuladas pelo empregador. CONTRATO DE TRABALHO

EMPREGADOR 2.2 Forma de Realizao

EMPREGADO

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

O contrato um instituto que merece forma especial para se caracterizar, possui peculiaridades que devem ser seguidas, sob conseqncia de sua natureza existencial ser considerada nula ou anulvel. As obrigaes e deveres existentes entre as partes so figuras que podem nascer da simples relao de fato, ou seja, no necessria a constituio do contrato, porm a existncia do contrato caracteriza a vontade consciente das partes. De acordo com o art. 443 da CLT a realizao do Contrato Individual de Trabalho pode ser feita de forma tcita ou expressa, verbal ou por escrito. Escrito ou Expresso Neste so estipuladas clusulas contratuais que visam tutelar entre empregador e empregado as obrigaes e deveres entre as partes, no devendo ferir, principalmente, os direitos assegurados na Constituio Federal, CLT ou normas coletivas de trabalho, porm a regra geral a da inexistncia de contrato escrito tendo em vista a lei no fazer essa exigncia. Verbal ou Tcito Nesse caso, no h acordo escrito, forma-se pela confiana entre as partes, pela oralidade do acordo e pelo comportamento.

2.3 Prazo

Quanto ao prazo de durao da prestao de servio realizada pelo empregado a CLT em seu art. 443, estabelece que este pode ser realizado por prazo determinado ou indeterminado. A diferena entre ambos depende

simplesmente de verificar se na sua formao as partes ajustaram ou no seu termo final.

Determinado:

1 Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada.

Ou seja, este contrato deve ter um incio e um fim ou a realizao de um trabalho, ambos pr-determinados. 5

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

O 2 do art. 443 da CLT traz uma condio para a validade do contrato por prazo determinado, que ser: a) de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; b) de atividades empresariais de carter transitrio; c) de contrato de experincia.

Deve-se observar ainda o art. 445 CLT que estipula que este contrato no poder ter prazo superior a 2 anos.

So a prazo os contratos de trabalho a seguir indicados:

a) contrato a prazo do empregado em geral, desde que destinado a fins transitrios. b) Contrato de tcnico estrangeiro c) Contrato de atleta profissional d) Contrato de artistas e) Contrato de aprendizagem f) Contrato por abra certa g) Contrato de safra h) Contrato a prazo determinado de empregado admitido acima do quadro fixo da empresa. Indeterminado:

Na relao de trabalho o contrato indeterminado uma figura predominante entre as outras modalidades de contrato, este tem data de incio certa, porm sem prazo fixo para o trmino.

2.4 VENCIMENTO DO PRAZO DO CONTRATO DETERMINADO

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Nos casos onde existe interesse do empregador em dar continuidade prestao de servio com o mesmo empregado, poder faz-lo desde que este empregado tenha sido contratado nas condies do art 443 2 alneas a e b. A alnea a mantm relao com as possveis funes que o empregado possa praticar na empresa, objetivando atingir finalidades especficas da empresa, como, por exemplo, a fabricao de produtos em determinados perodos, como ovos de Pscoa e panetone. No tratada nessa alnea a transitoriedade das atividades econmicas da empresa, mas somente a transitoriedade da funo do empregado. J na alnea bo foco principal a atividade econmica da empresa, a qual sendo transitria, poder contratar empregados por tempo determinado conforme sua necessidade, a exemplo de uma feira de exposio. Dessa forma possvel o empregador dar seqncia nos contratos acabados, o que permite o art. 452 da CLT. Nas condies da alnea c do art. 443 da CLT, no h essa seqncia, aps a concluso do prazo de experincia, havendo interesse o contrato ter continuidade com prazo indeterminado. Ou seja, durao mxima de 90 (noventa) dias, tambm possvel fracionar em dois perodos, sendo que a soma deles no ultrapasse o limite de durao. 2.5 INDENIZAO EM FAVOR DO EMPREGADO QUANDO O CONTRATO DETERMINADO FOR RESCINDIDO PELO EMPREGADOR ANTES DO PRAZO.

O Captulo V da CLT trata do tema DA RESCISO, e no art. 479 trs: Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado ser obrigado a pagar-lhe, a ttulo de indenizao, e por metade, a remunerao a que teria direito at o termo do contrato. Ou seja, podemos entender que existe para o empregador a obrigao de indenizar o empregado que foi despedido antes do tempo previsto. O fato gerador desta indenizao o rompimento unilateral do contrato, em dois aspectos o causal (o empregado no lhe deu justa causa) e o temporal (a qualquer tempo, na vigncia do contrato com ou sem termo estipulado). 2.6 CLUSULA RECIPROCA PARA O TERMINO DO CONTRATO

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

tambm chamada de Clusula Assecuratria do Direito Recproco de Resciso, e determina que os contratos por prazo determinado que a possuam, sendo rescindidos antes de expirado o termo ajustado ser aplicado os princpios que regem a resciso dos contratos por prazo indeterminado, caso seja exercido por qualquer das partes. o que trs o art. 481 CLT Ou seja, a resciso antecipada diz que qualquer uma das partes poder rescindir antecipadamente o contrato de experincia, observando, entretanto que a parte que rescindir dever indenizar a outra at o prazo do trmino do contrato. Somente haver aviso prvio, se houver no contrato de experincia clusula recproca de resciso antecipada. No havendo clusula recproca de direito de resciso de contrato, o empregador, ao dispensar o empregado antes do trmino, fica obrigado ao pagamento de indenizao igual metade da remunerao que o empregado teria direito at o final do contrato. 2.7 CONTRATO DE EXPERIENCIA

2.7.1 FINALIDADE

O contrato de experincia uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade a de verificar se o empregado tem aptido para exercer a funo para a qual foi contratado. Da mesma forma, o empregado, na vigncia do referido contrato, verificar se se adapta estrutura hierrquica dos empregadores, bem como s condies de trabalho a que est sendo subordinado. 2.7.2 PRAZO

De acordo com o art. 445 CLT a durao do contrato de experincia no poder exceder ao limite mximo de 90 dias.

2.7.3 PRORROGAO

O contrato de experincia somente poder ser prorrogado por uma nica vez, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado. Desta forma, o 8

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

contrato de experincia no poder ultrapassar os 90 dias e nem sofre mais de uma prorrogao. A prorrogao do contrato de experincia dever ser expressa, e conter a assinatura do empregador e do empregado. Na ausncia da assinatura do empregado, o contrato de experincia ser considerado de prazo indeterminado.

2.8 AVISO PRVIO

O aviso prvio direito e obrigao recprocas. Qualquer das partes, ante a pretenso de rescindir o contrato de prazo indeterminado sem justa causa, tem a obrigao de comunicar o fato outra parte esta sua inteno, com a antecedncia mnima de 30 dias, sob pena de responder pelas conseqncias legais da falta desta comunicao. Esse prazo dado para que a outra parte tenha tempo de tomar as providencias necessrias, que no caso do empregado procurar um novo emprego e caso empregador um novo empregado.

2.8.1 OS CONTRATOS QUE AO TERMINO CABE AVISO PRVIO

A regra geral a do cabimento do aviso na resciso contratual sem justa causa dos contratos para os quais no foi estipulado prazo (exato ou aproximado) e seu trmino o que diz o art. 487 da CLT. Assim, na dispensa por justa causa (resoluo) no cabe aviso prvio, de modo que, se o empregador alega justo motivo, mas concede aviso prvio ao empregado, h a presuno de que ocorreu a dispensa imotivada. No caso de cessao da atividade da empresa (fechamento, falncia), o empregado ter direito ao aviso prvio (trabalhado ou indenizado), uma vez que no cabe a ele assumir o risco do empreendimento. Contudo, se ocorrer motivo de fora maior ou mesmo o factum principes (fato de terceiro, desapropriao), ou ainda a culpa recproca (justa causa dada por ambas as partes) no cabe o aviso prvio. Se as partes fizerem acordo de extino do contrato tambm no cabe o aviso. Cabe, ainda, o aviso prvio, nos termos do art. 481 da CLT, na hiptese das partes estipularem no contrato de prazo determinado a possibilidade da resciso antecipada do contrato. 9

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Tratando-se de contrato de prazo determinado, conforme artigo 487, no cabe aviso prvio. que as partes j sabem, em razo do prprio contrato, da existncia de data certa ou aproximada do seu trmino. 2.8.2 FORMA Como no se trata de ato solene, a lei no exige forma para a concesso do aviso prvio. Assim, poder ser efetuado por escrito ou verbalmente. Contudo, a melhor forma a escrita, em duas vias, ficando cada parte com uma, como prova efetiva do ato praticado. 2.8.3 ARREPENDIMENTO

Qualquer das partes da relao contratual, que tiver comunicado outra parte acerca da resciso contratual, poder apresentar o arrependimento, em forma de pedido de reconsiderao, preferencialmente por escrito, ficando facultado outra parte aceitar ou no o pedido. No havendo aceitao, a resciso contratual segue seu curso normal, com a extino contratual no trmino do prazo do aviso. A continuao da prestao de servios aps o trmino do aviso pode caracterizar a reconsiderao tcita, dando continuidade relao contratual, como se no tivesse sido dado aviso. CONCLUSO

Com a finalizao deste trabalho podemos verificar de forma concreta a importncia de se conhecer o contrato de trabalho uma vez que todos nos estamos sujeitos a participar desta relao tanto na figura de empregador quanto na figura de empregado e independente de qual ocupamos devemos ter a conduta mais correta possvel e para que isso acontea devemos conhecer tanto nossos direitos como obrigaes tendo em vista que ao contratar criamos um vinculo jurdico que exige que tenhamos uma conduta em conformidade com a exigncia da legislao.

10

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

INDIVIDUAL LABOR CONTRACT

ABSTRACT

The contract comes from the Latin word "Contractus" which means to unite, associate, contract. The contract is a legal business as the man uses the expression of their will with the intention to create legal effects. This reasoned, so will the human acting as the legal system and will have the effect of the establishment, modification or termination of rights and obligations, or the legal ties of character assets. Among the various existing contracts is the individual employment contract also called for employment relationship in view that there is uniformity in the name that the authors give this legal link, and sure, but what if you want to disciplinary which is the established link between employee and employer.

For the contract is a party that takes the initiative, made the initial declaration of will initiating the formation of the contract and formulating a proposal to start once the new relationship of employment.

Key-words: Expression of Will - Contracts - List of Employment.

11

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

REFERNCIAS

DINIZ, M. H. Curso de Direito Civil Brasileiro. 17 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. MONTEIRO, W. B. Curso de Direito Civil:direito das obrigaes, volume 5 : 2 parte . 34 ed. So Paulo: Saraiva, 2003. SSSEKIND, A e FILHO, J. de L. T. Instituies de Direito do Trabalho. 19 ed. So Paulo : LTr 2000 NASCIMENTO, A. M. Iniciao ao Direito do Trabalho. 30 ed.- So Paulo : LTr 2004

12

You might also like