You are on page 1of 4

INFORMAES TCNICAS CONTROLE AMBIENTAL CONTR OLE AMBIENT AL EM INST AL AES DE BRIT A GEM ONTROLE AMBIENTAL INSTAL ALAES

BRITA
Estimativa de nvel de rudo provocado pela soma de rudos de diversas fontes. a) Fontes individuais com nvel de rudo iguais
Quantidade de fontes geradoras 4 3 4 5 Aumento de nvel de rudo em relao a uma fonte (dB) 3 4,7 6 7 Exemplo: Cinco fontes com nvel individual de rudo de 60 dB ligadas simultaneamente vo aumentar o nvel do rudo total para 60 + 7 = 67 dB. . No caso de cada fonte gerar um rudo de 80dB o nvel somatrio seria 80 + 7 = 87dB Nota: importante observar que o aumento tem valor constante independente do nvel de rudo gerado por uma fonte individual

b) Rudo somatrio de duas fontes com nveis desiguais.(ver grfico abaixo)

Exemplo: Temos duas fontes com nvel individual de rudo de 85 dB e de 82 dB. A diferena entre elas em nvel de rudo de 3 dB. A adio de rudo quando as duas trabalham juntas conforme grfico de 1,75 dB. O nvel final de rudo ser 85 + 1,75 = 86,75 dB. (A adio sempre feita fonte com nvel de rudo maior)

c) Determinao de rudo individual de uma fonte a partir de medio de nvel de rudo somatrio de duas fontes e conhecendo o nvel de rudo produzido pela a outra.
Exemplo; Duas fontes trabalhando juntas produzem um nvel de rudo de 90 dB. (L1 + L2). conhecido que uma delas (L2) produz um rudo de 86 dB. Neste caso teremos (L1 + L2) - L2 = 90 - 86 = 4 dB. Pelo grfico, para a diferena de 4 dB, temos um fator de correo de 2,2 dB. A fonte desconhecida produz um rudo de: L1 = (L1 + L2) - correo = 90 - 2,2 = 87,8 dB

14-8

INFORMAES TCNICAS CONTROLE AMBIENTAL


RUDO E NVEL DE RUDO ( Rudo = som indesejvel) Definio de V alor de D ecib el Decib ecibel O nvel de rudo indica o nvel de presso sonora (Lp) e medido em decibis (dB).

Medies de rudo - filtros


Pode-se medir o nvel total de presso sonora com um medidor de rudos, mas pode-se tambm conectar um filtro. Este poder ser um filtro de compensao que parcialmente atenue certas freqncias segundo determinada curva de atenuao. Se for usado um filtro A, a atenuao corresponder mais ou menos resposta do ouvido humano - atenuando parcialmente as freqncias mais baixas - e se obtm o chamado valor dB (A). H tambm os filtros B, C e D.Todavia, o valor dB (A) amide usado quando se medem os nveis de rudo e quando se investigam os riscos de audio. Quando se usa um filtro de faixa de um oitavo ou 1/3 de oitavo, mede-se o nvel total de presso sonora dentro de um intervalo de freqncia em qualquer lado de determinada freqncia do meio. O nvel total de presso sonora pode ser definido como a soma dos nveis sonoros em diferentes faixas de freqncia. Orientaes Pode-se fornecer o nvel mximo permitido de rudo de diversas maneiras, mas em geral dado como valor dB (A) ou valor N. Se o nvel for fornecido em dB (A), pode-se ler o valor diretamente de um medidor. No entanto, se for fornecido como N85, por exemplo, deve-se fazer uma anlise de faixa de um oitavo e traar os resultados num diagrama e compar-los com a curva N85. Para efeito de aprovao, os resultados devem se situar abaixo da curva. A curva N85 se baseia em 85 dB a 1000 Hz e sobe a nveis superiores em freqncias mais baixas (ex. 96 dB a 120 Hz) e desce a nveis inferiores em freqncias mais altas ( ex. 80 dB a 8000Hz ).
14-9

Lp = 20

log P1 (dB) P0

Onde P1 a presso sonora medida em N/m e P0 um valor referencial, normalmente 2 x 10-5 N/m (equivalente ao limite inferior de audibilidade, i.e. o nvel sonoro mais baixo que o ouvido humano pode normalmente ouvir). Conforme mencionado, o valor referencial acima o normalmente usado, mas para maior clareza utilizado quando se fornece um nvel de presso sonora, por exemplo 80 dB rel. 2 x 10-5 N/m. Com a relao dada acima, o limite de audio mais baixo corresponde a 0 dB.

Lp = 20 log

2 10-5 = 2 10-5

20 log 1 = 20 0 = 0 dB
Um nvel sonoro um milho de vezes mais alto tem um valor decibel de 120, dado por:
6 -5 Lp = 20 log 10 2 10 = 2 10-5

20 log 106 = 20 6 = 120 dB

INFORMAES TCNICAS CONTROLE AMBIENTAL


O tempo de exposio ( i.e. o tempo em que uma pessoa se expe ao rudo durante 24 horas) determina que curva usar para indicar o nvel mximo de rudo em um local de trabalho. O padro Sueco SEN 59 01 11 inclui o seguinte: A medio de rudo deve ser executada com o filtro A conectado ao medidor para uma verificao preliminar dos riscos audio pela exposio ao rudo. Se o nvel de rudo exceder 85 dB (A), deve-se realizar uma anlise de faixa de freqncia e determinar o risco audio com o auxlio do diagrama mostrado a seguir.

dB acima do nvel de oitava 2 10-5 N/m

Freqncia mdia da faixa de oitava (Hz)

Exemplo: A curva mostra o rudo de um britador de mandbulas C80, medido a 1,5 m da boca de alimentao. O tempo total de exposio mxima permissvel durante um dia tpico de trabalho:

1. (N85) > 5horas 2. (N90) 2 - 5 horas 3. (N95) 1 - 2 horas 4. (N105) < 20 minutos 5. (N120) < 5 minutos

14-10

INFORMAES TCNICAS CONTROLE AMBIENTAL ENCLAUSURAMENTO CONTRA P E SUCO DE AR


Os sistemas de despoeiramento podem assumir diferentes tipos: Uma alternativa (especialmente para grandes instalaes estacionrias) uma ou duas unidades centrais de despoeiramento com tubulaes para cada ponto de suco. O p coletado em um silo separado. A outra alternativa vrios coletores de p separados, colocados no topo dos transportadores em cada ponto de suco. O p captado no coletor por 1 - 2 horas e ento o filtro limpo por vibrao por alguns minutos e o p descarregado no transportador abaixo. Estes tipos de coletores de p so usados em geral nos conjuntos mveis e semi-mveis, mas tambm podem ser usados em instalaes fixas. Em peneiras grandes com separao de finos, melhor usar um coletor de p autnomo com tubos em 3 - 5 pontos de suco na peneira. Sob o coletor de p autnomo coloca-se um pequeno recipiente onde se capta o material succionado. Para mais detalhes sobre enclausuramento e despoeiramento, veja as pginas 5-66 a 5-68 deste Manual.

14-11

You might also like