You are on page 1of 9

1.

SISTEMA URINRIO

As atividades orgnicas resultam na decomposio de protenas, lpides e carboidratos, acompanhada de liberao de energia e formao de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. A urina um dos veculos de excreo com que conta o organismo. Na urina encontramos cido rico, uria, sdio, potssio, bicarbonato, medicamentos e drogas (ocasionalmente) excretados pelo organismo. Este aparelho pode ser dividido em rgos secretores - que produzem a urina - e rgos excretores - que so encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo. Assim o sistema urinrio compreende os rgos responsveis pela formao da urina, os rins, e outros, a eles associados, destinados a eliminao da urina: ureteres, bexiga urinria e uretra. Alm dos rins, as estruturas restantes do sistema urinrio funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinrio. Essas estruturas ureteres, bexiga e uretra no modificam a urina ao longo do caminho, ao contrrio, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.

Figura 1.

Fonte:

www.auladeanatomia.com

a)

Rim

Os rins so rgos pares, em forma de gro de feijo, localizados logo acima da cintura, entre o peritnio e a parede posterior do abdome. Sua colorao vermelho-parda. Os rins esto situados de cada lado da coluna vertebral, por diante da regio superior da parede posterior do abdome, estendendo-se entre a 11 costela e o processo transverso da 3 vrtebra lombar. So descritos como rgos retroperiotoneais, por estarem posicionados por trs do peritnio da cavidade abdominal. Os rins so recobertos pelo peritnio e circundados por uma massa de gordura e de tecido areolar frouxo. Cada rim tem cerca de 11,25 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e um pouco mais que 2,5 cm de espessura. O esquerdo um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito. O peso do rim do homem adulto varia entre 125 a 170g; na mulher adulta, entre 115 a 155g. O rim direito

normalmente situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo devido ao grande tamanho do lobo direito do fgado. Na margem medial cncava de cada rim encontra-se uma fenda vertical o HILO RENAL onde a artria renal entra e a veia e a pelve renal deixam o seio renal. No hilo, a veia renal est anterior artria renal, que est anterior pelve renal. O hilo renal a entrada para um espao dentro do rim. O seio renal, que ocupado pela pelve renal, clices, nervos, vasos sangneos e linfticos e uma varivel quantidade de gordura. Cada rim apresenta duas faces, duas bordas e duas extremidades. Faces Anterior e Posterior. As duas so lisas, porm a anterior mais abaulada e a posterior mais plana. Bordas Medial (cncava) e Lateral (convexa). Extremidades Superior (Glndula Supra-Renal) e Inferior (a nvel de L3).

RIM - FACES, BORDAS, EXTREMIDADES E HILO RENAL

Figura 2. Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

a.1) Corte macroscpico do rim O rim pode ser estudado em um corte macroscpico frontal que o divide em duas metades, anterior e posterior. Examinando uma das metades fcil reconhecer ao longo da periferia uma poro mais plida, de textura lisa, o crtex renal, que se projeta a numa segunda poro, mais escura e profunda, a medula renal. Estas projees do crtex tem a forma de colunas, as colunas renais, e separam pores cnicas da medula denominadas pirmides renais. As pirmides tm o pice voltado para pelve renal, enquanto suas bases olham para a superfcie do rgo. A pelve renal, por sua vez, est dividida em dois ou trs tubos curtos e largos, os clices renais maiores que se subdividem em nmero varivel de clices renais menores. Cada um desses ltimos oferece um encaixe, em forma de taa, para receber o

pice das pirmides renais. Este pice denominado papila renal. Um exame cuidadoso da medula renal mostra a presena de estriaes, os raios medulares. Juntos, o crtex e as pirmides renais da medula renal constituem a parte funcional, ou parnquima do rim. No parnquima esto as unidades funcionais dos rins cerca de 1 milho de estruturas microscpicas chamadas NFRONS. A urina, formada pelos nfrons, drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirmides.

Figura 3. Fonte: www.auladeanatomia.com

Os ductos drenam para estruturas chamadas clices renais menor e maior. Cada rim tem 8-18 clices menores e 2-3 clices maiores. O clice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta at um clice renal maior. Do clice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada pelve renal e depois para fora, pelo ureter, at a bexiga urinria. O hilo renal se expande em uma cavidade, no rim, chamada seio renal.

RIM - ESQUEMA DA ANATOMIA INTERNA

Figura 4. Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

a.2) Nfrons O nfron a unidade morfofuncional ou a unidade produtora de urina do rim. Cada rim contm cerca de 1 milho de nfrons. A forma do nfron peculiar, inconfundvel, e admiravelmente adequada para sua funo de produzir urina. O nfron formado por dois componentes principais: 1) Corpsculo Renal:

Cpsula Glomerular (de Bowman); Glomrulo rede de capilares sangneos enovelados dentro da cpsula glomerular

2)

Tbulo Renal:

Tbulo contorcido proximal; Ala do Nfron (de Henle); Tbulo contorcido distal; Tbulo coletor. NFRON

Figura 5. Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

a.3) Funes dos Rins Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinrio, com as outras partes do sistema atuando, principalmente, como vias de

passagem e reas de armazenamento. Com a filtrao do sangue e a formao da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos lquidos do corpo de vrias maneiras. As funes dos rins incluem: Regulao da composio inica do sangue; Manuteno da osmolaridade do sangue; Regulao do volume sangneo; Regulao da presso arterial; Regulao do pH do sangue; Liberao de hormnios; Regulao do nvel de glicose no sangue; Excreo de resduos e substncias estranhas.

You might also like