You are on page 1of 127

Apostilas Aprendizado Urbano

Matemtica Resoluo de situaes-problema envolvendo os blocos de contedos: Nmeros, Operaes, Espao e Forma, Grandezas e edidas e !ratamento da "n#ormao$ Nmeros e operaes % &istema de Numerao 'ecimal, (roblemas do )ampo *ditivo +adio e subtrao, e ultiplicativo +multiplicao e diviso,, Nmeros Racionais, re-ra de tr.s simples$ Espao e Forma % /ocalizao e deslocamento$ Grandezas e edidas % medidas de tempo e temperatura0 per1metro, 2rea0 trans#ormaes de unidades de medida, sistema monet2rio$ !ratamento de "n#ormao % /eitura de -r2#icos de barras ou colunas e tabelas simples0

Apostilas Aprendizado Urbano

O contedo desta apostila de uso exclusivo do aluno que efetuou a compra e o respectivo download no site, cujo ID de cliente e dados de I.P. constam do texto apresentado em formato de cdigo de arras, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer t!tulo, a sua reprodu"#o, cpia, divulga"#o e distri ui"#o. $ vedado, tam m, o fornecimento de informa"%es cadastrais inexatas ou incompletas & nome, endere"o, e' mail ' no ato da compra, qualificando assim o ato de falsidade ideolgica. O descumprimento dessas veda"%es implicar( na imediata a"#o por parte de nosso consel)o jur!dico.

O contedo desta apostila de uso exclusivo de

sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer t!tulo, a sua reprodu"#o, cpia, divulga"#o e distri ui"#o, sujeitando'se os infratores * responsa ili+a"#o civil e criminal.

Apostilas Aprendizado Urbano

Apostilas Aprendizado Urbano Operaes com nmeros inteiros, fracionrios e decimais.

Adio Os termos da adio so chamadas parcelas e o resultado da operao de adio denominado soma ou total. 1 parcela + 2 parcela = soma ou total A ordem das parcelas nunca altera o resultado de uma adio: a + b = b + a O zero elemento neutro da adio: 0 + a = a + 0 Subtrao O primeiro termo de uma subtrao chamado minuendo, o segundo, subtraendo e o resultado da operao de subtrao denominado resto ou diferena. minuendo - subtraendo = resto ou diferena A ordem dos termos pode alterar o resultado de uma subtrao: a - b b - a (sempre que a b) Se adicionarmos uma constante k ao minuendo, o resto ser adicionado de k. Se adicionarmos uma constante k ao subtraendo, o resto ser subtrado de k. A subtrao a operao inversa da adio: M-S=RR+S=M A soma do minuendo com o subtraendo e o resto sempre igual ao dobro do minuendo. M+S+R=2M Valor absoluto O Valor absoluto de um nmero inteiro indica a distncia deste nmero at o zero quando consideramos a representao dele na reta numrica. Ateno: O valor absoluto de um nmero nunca negativo, pois representa uma distncia. A representao do valor absoluto de um nmero n | n |. (L-se "valor absoluto de n" ou "mdulo de n".) Nmeros simtricos Dois nmeros a e b so ditos simtricos ou opostos quando: a + b = 0 Exemplos: -3 e 3 so simtricos (ou opostos) pois (-3) + (3) = 0. 4 e -4 so simtricos (ou opostos) pois (4) + (-4) = 0.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 4

Apostilas Aprendizado Urbano

O oposto de 5 -5. O simtrico de 6 -6. O oposto de zero o prprio zero. Dois nmeros simtricos sempres tm o mesmo mdulo. Exemplo: |-3| = 3 e |3| = 3

Operaes com nmeros inteiros (Z) Qualquer adio, subtrao ou multiplicao de dois nmeros inteiros sempre resulta tambm um nmero inteiro. Dizemos ento que estas trs operaes esto bem definidas em Z ou, equivalentemente, que o conjunto Z fechado para qualquer uma destas trs operaes. As diviss, as potenciaes e as radiciaes entre dois nmeros inteiros nem sempre tm resultado inteiro. Assim, dizemos que estas trs operaes no esto bem definidas no conjunto Z ou, equivalentemente, que Z no fechado para qualquer uma destas trs operaes. Adies e subtraes com nmeros inteiros Existe um processo que simplifica o clculo de adies e subtraes com nmeros inteiros. Observe os exemplos seguintes: Exemplo1: Calcular o valor da seguinte expresso: 10 - 7 - 9 + 15 - 3 + 4 Soluo: Faremos duas somas separadas uma s com os nmeros positivos: 10 + 15 + 4 = +29 outra s com os nmeros negativos: (-7) + (-9) + (-3) = -19 Agora calcularemos a diferena entre os dois totais encontrados: +29 - 19 = +10 Ateno: preciso dar sermpre ao resultado o sinal do nmero que tiver o maior valor absoluto! Exemplo2: Calcular o valor da seguinte expresso: -10 + 4 - 7 - 8 + 3 - 2 1 passo: Achar os totais (+) e (-): (+): +4 + 3 = +7 (-): -10 - 7 - 8 - 2 = -27 2 passo: Calcular a diferena dando a ela o sinal do total que tiver o maior mdulo: -27 + 7 = - 20

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano Multiplicao Os termos de uma multiplicao so chamados fatores e o resultado da operao de multiplicao donominado produto. 1 fator x 2 fator = produto O primeiro fator tambm pode ser chamado multiplicando enquanto o segundo fator pode ser chamado multiplicador.

A ordem dos fatores nunca altera o resultado de uma multiplicao: a x b = b x a O nmero 1 o elemento neutro da multiplicao: 1 x a = a x 1 = a Se adicionarmos uma constante k a um dos fatores, o produto ser adicionado de k vezes o outro fator: a x b = c (a + k) x b = c + (k x b) Se multiplicarmos um dos fatores por uma constante k, o produto ser multiplicado por k: a b = c (a k) b = k c Podemos distribuir um fator pelos termos de uma adio ou subtrao qualquer: a (b c) = (a b) (a c) Diviso inteira Na diviso inteira de N por D 0, existir um nico par de inteiros, Q e R, tais que: Q D + R = N e 0 R < R < |D| (onde |D| o valor absoluto de D) A segunda condio significa que R (o resto) nunca pode ser negativo. Os quatro nmeros envolvidos na diviso inteira so assim denominados: N o dividendo; D o divisor (sempre diferente de zero); Q o quociente; R o resto (nunca negativo). Exemplos: 1) Na diviso inteira de 60 por 7 o dividendo 60, o divisor 7, o quociente 8 e o resto 4. 8 7 + 4 = 60 e 0 4 < |7| 2) Na diviso inteira de -60 por 7 o dividendo -60, o divisor 7, o quociente -9 e o resto 3. -9 7 + 3 = -60 e 0 3 < |7| Quando ocorrer R = 0 na diviso de N por D, teremos Q D = N e diremos que a diviso exata indicando-a como N D = Q. Quando a diviso de N por D for exata diremos que N divisvel por D e D divisor de N ou, equivalentemente, que N mltiplo de D e D fator de N. O zero divisvel por qualquer nmero no nulo: D 0 0 D = 0. Todo nmero inteiro divisvel por 1: N 1 = N. Se multiplicarmos o dividendo (N) e o divisor (D) de uma diviso por uma constante k 0, o quociente (Q) no ser alterado mas o resto (R) ficar multiplicado por k, se R k < D, ou ser igual ao resto da diviso de R k por D, se R k D.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 6

Apostilas Aprendizado Urbano Multiplicao e divises com nmeros inteiros Nas multiplicaes e divises de dois nmeros inteiros preciso observar os sinais dos dois termos da operao: Exemplos: Sinais iguais (+) Sinais opostos (-) (+) (+) = + (-) (-) = + (+) - (+) = + (-) - (-) = + (+) (-) = (-) (+) = (+) - (-) = (-) - (+) = -

Adio e subtrao de nmeros fracionrios Temos que analisar dois casos: 1) denominadores iguais Para somar fraes com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador. Para subtrair fraes com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador. Observe os exemplos:

2) denominadores diferentes Para somar fraes com denominadores diferentes, uma soluo obter fraes equivalentes, de . denominadores iguais ao mmc dos denominadores das fraes. Exemplo: somar as fraes Obtendo o mmc dos denominadores temos mmc(5,2) = 10. (10:5).4 = 8 (10:2).5 = 25

Resumindo: utilizamos o mmc para obter as fraes equivalentes e depois somamos normalmente as fraes, que j tero o mesmo denominador, ou seja, utilizamos o caso 1.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano Multiplicao e diviso de nmeros fracionrios Na multiplicao de nmeros fracionrios, devemos multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador, assim como mostrado nos exemplos abaixo:

Na diviso de nmeros fracionrios, devemos multiplicar a primeira frao pelo inverso da segunda, como mostrado no exemplo abaixo:

Operaes com nmeros decimais Adio e Subtrao: Para efetuar a adio ou a subtrao de nmeros decimais temos que seguir alguns passos: (a) Igualar a quantidade de casas decimais dos nmeros decimais a serem somados ou subtrados acrescentando zeros direita de suas partes decimais. Por exemplo: (a) 2,4 + 1,723 = 2,400 + 1,723 (b) 2,4 - 1,723 = 2,400 - 1,723 (b) Escrever os numerais observando as colunas da parte inteira (unidades, dezenas, centenas, etc), de forma que: i. o algarismo das unidades de um nmero dever estar embaixo do algarismo das unidades do outro nmero, ii. o algarismo das dezenas de um nmero dever estar em baixo do algarismo das dezenas do outro nmero, iii.o algarismo das centenas dever estar em baixo do algarismo das centenas do outro nmero, etc), iv. a vrgula dever estar debaixo da outra vrgula, e v. a parte decimal (dcimos, centsimos, milsimos, etc) de forma que dcimos sob dcimos, centsimos sob centsimos, milsimos sob milsimos, etc. Dois exemplos: 2,400 2,400 + 1,723 - 1,723 ------- ------(c) Realizar a adio ou a subtrao. Multiplicao de nmeros decimais: Podemos multiplicar dois nmeros decimais transformando cada um dos nmeros decimais em fraes decimais e realizar a multiplicao de numerador por numerador e denominador por denominador. Por exemplo:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 8

Apostilas Aprendizado Urbano 225 2,253,5 = 35 = 22535 = 7875 = 7,875

100 10 10010 1000 Podemos tambm multiplicar os nmeros decimais como se fossem inteiros e dar ao produto tantas casas quantas forem as casas do multiplicando somadas s do multiplicador. Por exemplo: 2,25 2 casas decimais multiplicando x 3,5 1125 + 675 7875 7,875 3 casas decimais Produto Diviso de nmeros decimais: Como visto anteriormente, se multiplicarmos tanto o dividendo como o divisor de uma diviso por 10, 100 ou 1000, o quociente no se alterar. Utilizando essas informaes poderemos efetuar divises entre nmeros decimais como se fossem divises de nmeros inteiros. Por exemplo: 3,60,4=? Aqui, dividendo e divisor tm apenas uma casa decimal, logo multiplicamos ambos por 10 para que o quociente no se altere. Assim tanto o dividendo como o divisor sero nmeros inteiros. Na prtica, dizemos que "cortamos" a vrgula. 3,6 3,60,4 = 0,4 Um outro exemplo: 0,35 0,357= = 0,35100 = 35 = 357 = 5 = 0,05 = 410 3610 = 4 36 =9 1 casa decimal multiplicador

7 7100 700 7007 100 Neste caso, o dividendo tem duas casas decimais e o divisor um inteiro, logo multiplicamos ambos por 100 para que o quociente no se altere. Assim tanto o dividendo como o divisor sero inteiros. Exerccio: Uma pessoa de bom corao doou 35 alqueires paulistas de terra para 700 pessoas. Sabendo-se que cada alqueire paulista mede 24.200 metros quadrados, qual ser a rea que cada um receber? Diviso com o dividendo menor do que o divisor: Vamos considerar a diviso de 35 (dividendo) por 700 (divisor). Transforma-se o dividendo, multiplicando-se por 10, 100, ..., para obter 350 dcimos, 3500 centsimos, ... at que o novo dividendo fique maior do que o divisor, para que a diviso se torne possvel. Neste caso, h a necessidade de multiplicar por 100. Assim a diviso de 35 por 700 ser transformada numa diviso de 3500 por 700. Como acrescentamos dois zeros ao dividendo, iniciamos o quociente com dois zeros, colocando-se uma vrgula aps o primeiro zero. Isto pode ser justificado pelo fato que se multiplicarmos o dividendo por 100, o quociente ficar dividido por 100.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano dividendo 3500 700 resto 0 divisor

0,05 quociente

Realiza-se a diviso de 3500 por 700 para obter 5, concluindo que 0,35/7=35/700=0,05. Diviso de nmeros naturais com quociente decimal: A diviso de 10 por 16 no fornecer um inteiro no quociente. Como 10 < 16, o quociente da diviso no ser um inteiro, assim para dividir o nmero 10 por 16, montamos uma tabela semelhante diviso de dois nmeros inteiros. 10 16 ? (1) Multiplicando o dividendo por 10, o quociente ficar dividido por 10. Isto justifica a presena do algarismo 0 seguido de uma vrgula no quociente. 100 16 0, (2) Realizamos a diviso de 100 por 16. O resultado ser 6 e o resto ser 4. 100 -96 4 (3) O resto 4 corresponde a 4 dcimos = 40 centsimos, razo pela qual colocamos um zero (0) direita do nmero 4. 100 -96 40 (4) Dividimos 40 por 16 para obter o quociente 2 e o novo resto ser 8. 100 -96 40 -32 8 (5) O resto 8 corresponde a 8 centsimos = 80 milsimos, razo pela qual inserimos um 0 direita do nmero 8. Dividimos 80 por 16 para obter o quociente 5 e o resto igual a 0. 100 -96 40 -32 80 -80 0
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 10

16 0,6

16 0,6

16 0,62

16 0,625

Apostilas Aprendizado Urbano A diviso 10/16 igual a 0,625. O o quociente um nmero decimal exato, embora no seja um inteiro.

Fraes ordinrias e decimais Para representar os elementos que no so tomados como partes inteiras de alguma coisa, utilizamos o objeto matemtico denominado frao. O conjunto dos nmeros naturais, algumas vezes inclui o zero e outras vezes no, tendo em vista que zero foi um nmero criado para dar significado nulo a algo. Nesse momento o conjunto N ser representado por: N = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ... } Logo, todos os nmeros naturais representam partes inteiras. Os nmeros que no representam partes inteiras, mas que so partes de inteiros, constituem os nmeros racionais no-negativos, aqui representados por Q+, onde esta letra Q significa quociente ou diviso de dois nmeros inteiros naturais. Q+ = { 0,..., 1/4,..., 1/2,..., 1,...,2,... } Numeral: Relativo a nmero ou indicativo de nmero. Nmero: Palavra ou smbolo que expressa quantidade. Definio de frao Os numerais que representam nmeros racionais no-negativos so chamados fraes e os nmeros inteiros utilizados na frao so chamados numerador e denominador, separados por uma linha horizontal ou trao de frao. Numerador

Denominador onde Numerador indica quantas partes so tomadas do inteiro, isto , o nmero inteiro que escrito sobre o trao de frao e Denominador indica em quantas partes dividimos o inteiro, sendo que este nmero inteiro deve necessariamente ser diferente de zero. Observao: A linguagem HTML (para construir pginas da Web) no proporciona ainda um mtodo simples para a implementar a barra de frao, razo pela qual, s vezes usaremos a barra / ou mesmo o sinal , para entender a diviso de dois nmeros. Exemplo: Consideremos a frao 1/4, que pode ser escrita como: 1

4 Em linguagem matemtica, as fraces podem ser escritas tanto como no exemplo acima ou mesmo como 1/4, considerada mais comum.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

11

Apostilas Aprendizado Urbano

1/4

1/4

1/4

1/4

A unidade foi dividida em quatro partes iguais. A frao pode ser visualizada atravs da figura anexada, sendo que foi sombreada uma dessas partes. Leitura de fraes (a) O numerador 1 e o denominador um inteiro 1<d<10 A leitura de uma frao da forma 1/d, onde d o denominador que menor do que 10 feita como: Frao Leitura 1/2 um meio 1/3 um tero 1/4 um quarto 1/5 um quinto 1/6 um sexto 1/7 um stimo 1/8 um oitavo 1/9 um nono

(b) O numerador 1 e o denominador um inteiro d>10 Quando a frao for da forma 1/d, com d maior do que 10, lemos: 1, o denominador e acrescentamos a palavra avos. Avos um substantivo masculino usado na leitura das fraes, designa cada uma das partes iguais em que foi dividida a unidade e se cujo denominador maior do que dez.

Frao 1/11 1/12 1/13 1/14 1/15 1/16 1/17 1/18 1/19

Leitura um onze avos um doze avos um treze avos um quatorze avos um quinze avos um dezesseis avos um dezessete avos um dezoito avos um dezenove avos

(c) O numerador 1 e o denominador um mltiplo de 10 Se o denominador for mltiplo de 10, lemos: Frao 1/10 1/20
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Leitura um dez avos um vinte avos

Leitura Comum um dcimo um vigsimo


12

Apostilas Aprendizado Urbano 1/30 1/40 1/50 1/60 1/70 1/80 1/90 1/100 1/1000 1/10000 1/100000 um trinta avos um quarenta avos um cinqenta avos um sessenta avos um setenta avos um oitenta avos um noventa avos um cem avos um mil avos um dez mil avos um trigsimo um quadragsimo um qinquagsimo um sexagsimo um septuagsimo um octogsimo um nonagsimo um centsimo um milsimo um dcimo milsimo

um cem mil avos um centsimo milsimo

1/1000000 um milho avos um milionsimo Observao: A frao 1/3597 pode ser lida como: um, trs mil quinhentos e noventa e sete avos. Tipos de fraes A representao grfica mostra a frao 3/4 que uma frao cujo numerador um nmero natural menor do que o denominador. 1/4 1/4

1/4

1/4

A frao cujo numerador menor que o denominador, isto , a parte tomada dentro do inteiro, chamada frao prpria. A frao cujo numerador maior do que o denominador, isto , representa mais do que um inteiro dividido em partes iguais chamada frao imprpria. 3/3 1/3 + 2/3 1/3 = 5/3=1+2/3 1/3

1/3

1/3

1/3

1/3

1/3

1/3

Frao aparente: aquela cujo numerador um mltiplo do denominador e aparenta ser uma frao mas no , pois representa um nmero inteiro. Como um caso particular, o zero mltiplo de todo nmero inteiro, assim as fraes 0/3, 0/8, 0/15 so aparentes, pois representam o nmero inteiro zero.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

13

Apostilas Aprendizado Urbano Fraes Equivalentes: So as que representam a mesma parte do inteiro. Se multiplicarmos os termos (numerador e denominador) de uma frao sucessivamente pelos nmeros naturais, teremos um conjunto infinito de fraes que constitui um conjunto que conhecido como a classe de equivalncia da frao dada. 1/2 1/2 1/2 1/4 1/4 2/4 1/4 1/4 3/6 1/6 1/6 1/6 1/6 1/6 1/6 4/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8

Propriedades fundamentais (1) Se multiplicarmos os termos (numerador e denominador) de uma frao por um mesmo nmero natural, obteremos uma frao equivalente frao dada: 1 = 2 22 12 = 4 2

(2) Se possvel dividir os termos (numerador e denominador) de uma frao por um mesmo nmero natural, obteremos uma frao equivalente frao dada: 12 = 16 A frao como uma classe de equivalncia A classe de equivalncia de uma frao o conjunto de todas as fraes equivalentes frao dada. Ao invs de trabalhar com todos os elementos deste conjunto infinito, simplesmente poderemos tomar a frao mais simples deste conjunto que ser a representante desta classe. Esta frao ser denominada um nmero racional. Aplicando a propriedade fundamental, podemos escrever o conjunto das fraes equivalentes a 1/3, como: C(1/3) = { 1/3, 2/6, 3/9, 4/12, 5/15, 6/18, ... } 162 122 = 8 6 = 82 62 = 4 3

Nmero Misto Quando o numerador de uma frao maior que o denominador, podemos realizar uma operao de decomposio desta frao em uma parte inteira e uma parte fracionria e o resultado denominado nmero misto.

Transformao de uma frao imprpria em um nmero misto


Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 14

Apostilas Aprendizado Urbano 17 = 4 4 16+1 = 4 16 + 4 1 = 4+ 4 1 = 4 4 1

Transformao de um nmero misto em uma frao imprpria 1 4 4 Simplificao de Fraes Simplificar fraes o mesmo que escrev-la em uma forma mais simples, para que a mesma se torne mais fcil de ser manipulada. O objetivo de simplificar uma frao torn-la uma frao irredutvel, isto , uma frao para a qual o Mximo Divisor Comum entre o Numerador e o Denominador seja 1, ou seja, o Numerador e o Denominador devem ser primos entre si. Essa simplificao pode ser feita atravs dos processos de diviso sucessiva e pela fatorao. A diviso sucessiva corresponde a dividir os dois termos da frao por um mesmo nmero (fator comum ) at que ela se torne irredutvel. 36 = 362 = 18 = 182 = 9 = 153 93 = 5 3 = 4+ 4 1 = 4 16 + 4 1 = 4 17

60 602 30 302 15 Respectivamente, dividimos os termos das fraes por 2, 2 e 3.

Observao: Outra maneira de diviso das fraes obter o Mximo Divisor Comum entre o Numerador e o Denominador e simplificar a frao diretamente por esse valor. Exemplo: Simplificaremos a frao 54/72, usando o Mximo Divisor Comum. Como MDC(54,72)=18, ento 54:18=3 e 72:18=4, logo: 54 = 72 Comparao de duas fraes (1) Por reduo ao mesmo denominador Se duas fraes possuem denominadores iguais, a maior frao a que possui maior numerador. Por exemplo: 3 < 4
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 15

5418 = 7218

Apostilas Aprendizado Urbano

5 5 (2) Tanto os numeradores como os denominadores das duas fraes so diferentes Devemos reduzir ambas as fraes a um denominador comum e o processo depende do clculo do Mnimo Mltiplo Comum entre os dois denominadores e este ser o denominador comum s duas fraes. Na seqncia, divide-se o denominador comum pelo denominador de cada frao e multiplica-se o resultado obtido pelo respectivo numerador. Exemplo: Vamos comparar as fraes 2/3 e 3/5. Como os denominadores so 3 e 5, temos que MMC(3,5)=15. Reduzindo ambas as fraes ao mesmo denominador comum 15, aplica-se a regra de dividir o denominador comum pelo denominador de cada frao e na seqncia multiplica-se esse respectivo nmero pelo numerador. 2 ? 3 5 Multiplicando os termos da primeira frao por 5 e multiplicando os termos da segunda frao por 3, obteremos: 2 = 3 35 Temos ento os mesmos denominadores, logo: 2 = 3 e podemos garantir que 2 = 3 (3) As fraes possuem um mesmo numerador 15 10 > 15 9 = 5 3 15 10 ? 15 25 ? 53 9 = 5 3 33 = 5 3 3

Se os numeradores de duas fraes forem iguais, ser maior a frao cujo denominador for menor. Exemplo: Uma representao grfica para a desigualdade 3 > 4 pode ser dada geometricamente por: 8 3

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

16

Apostilas Aprendizado Urbano 3/4=6/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 3/8 1/8 1/8 1/8 1/8

Observe que a rea amarelada maior na primeira figura.

Diviso de fraes Consideremos inicialmente uma diviso D de duas fraes, denotada por: 1 D= 2

2 3 Um modo fcil para explicar esta diviso tomar as duas fraes com o mesmo denominador e realizar a diviso do primeiro numerador pelo segundo numerador, isto : 1 D= 2 = 3 4

2 3 6 6 pois 1/2 equivalente a 3/6 e 2/3 equivalente a 4/6. O desenho abaixo mostra as fraes 1/2 e 2/3, atravs de suas respectivas fraes equivalentes: 3/6 e 4/6. 3/6 1/6 1/6 1/6 1/6 4/6 1/6 1/6

1/6

1/6

1/6

1/6

1/6

1/6

Realizar a diviso entre dois nmeros fracionrios ou no A e B, o mesmo que procurar saber quantas partes de B esto ocupadas por A. Quantas partes da frao 4/6 esto ocupadas pela frao 3/6? No desenho, os numeradores das fraes esto em cor amarela. Como temos 3 partes em amarelo na primeira frao e 4 partes em amarelo na segunda frao, a diviso corresponde frao 3/4, ou seja, em cada 4 partes amarelas, 3 esto ocupadas. Este argumento justifica a diviso de duas fraes pela multiplicao da primeira frao pelo inverso da segunda frao e observamos que de fato isto funciona neste caso: D = 1 2 = 3 6 = 18 = 3

2
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

24

4
17

Apostilas Aprendizado Urbano Na verdade, h um tratamento mais geral que o deste caso particular. A diviso de um nmero real a/b pelo nmero real c/d , por definio, a multiplicao do nmero a/b pelo inverso de c/d. Acontece que o inverso de c/d a frao d/c, assim: a b d c = b a c d = b.c a.d

Dentre todas as fraes, existe um tipo especial cujo denominador uma potncia de 10. Este tipo denominado frao decimal. Exemplos de fraes decimais, so: 1/10, 3/100, 23/100, 1/1000, 1/103 Toda frao decimal pode ser representada por um nmero decimal, isto , um nmero que tem uma parte inteira e uma parte decimal, separados por uma vrgula. A frao 127/100 pode ser escrita na forma mais simples, como: 127 = 1,27 100 onde 1 representa a parte inteira e 27 representa a parte decimal. Esta notao subentende que a frao 127/100 pode ser decomposta na seguinte forma: 127 = 100+27 = 100 + 27 = 1+0,27 = 1,27

100 100 100 100 A frao 8/10 pode ser escrita na forma 0,8, onde 0 a parte inteira e 8 a parte decimal. Aqui observamos que este nmero decimal menor do que 1 porque o numerador menor do que o denominador da frao.

Leitura de nmeros decimais Para ler nmeros decimais necessrio primeiramente, observar a localizao da vrgula que separa a parte inteira da parte decimal. Um nmero decimal pode ser colocado na forma genrica: Centenas Dezenas Unidades , Dcimos Centsimos Milsimos Por exemplo, o nmero 130,824, pode ser escrito na forma: 1 Centena 3 dezenas 0 unidades , 8 dcimos 2 centsimos 4 milsimos Exemplos:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

18

Apostilas Aprendizado Urbano 0,6 0,37 3,7 Seis dcimos Trinta e sete centsimos

0,189 Cento e oitenta e nove milsimos Trs inteiros e sete dcimos 13,45 Treze inteiros e quarenta e cinco centsimos 130,824 Cento e trinta inteiros e oitocentos e vinte e quatro milsimos

Transformando fraes decimais em nmeros decimais Podemos escrever a frao decimal 1/10 como: 0,1. Esta frao lida "um dcimo". Notamos que a vrgula separa a parte inteira da parte fracionria: parte inteira 0 , parte fracionria 1

Uma outra situao nos mostra que a frao decimal 231/100 pode ser escrita como 2,31, que se l da seguinte maneira: "dois inteiros e trinta e um centsimos". Novamente observamos que a vrgula separa a parte inteira da parte fracionria: parte inteira 2 , parte fracionria 31

Em geral, transforma-se uma frao decimal em um nmero decimal fazendo com que o numerador da frao tenha o mesmo nmero de casas decimais que o nmero de zeros do denominador. Na verdade, realiza-se a diviso do numerador pelo denominador. Por exemplo: (a) 130/100 = 1,30 (b) 987/1000 = 0,987 (c) 5/1000 = 0,005 Transformando nmeros decimais em fraes decimais Tambm possvel transformar um nmero decimal em uma frao decimal. Para isto, toma-se como numerador o nmero decimal sem a vrgula e como denominador a unidade (1) seguida de tantos zeros quantas forem as casas decimais do nmero dado. Como exemplo, temos: (a) 0,5 = 5/10 (b) 0,05 = 5/100 (c) 2,41 = 241/100 (d) 7,345 = 7345/1000 Propriedades dos nmeros decimais Zeros aps o ltimo algarismo significativo: Um nmero decimal no se altera quando se acrescenta ou se retira um ou mais zeros direita do ltimo algarismo no nulo de sua parte decimal. Por exemplo: (a) 0,5 = 0,50 = 0,500 = 0,5000 (b) 1,0002 = 1,00020 = 1,000200 (c) 3,1415926535 = 3,141592653500000000 Multiplicao por uma potncia de 10: Para multiplicar um nmero decimal por 10, por 100, por 1000,
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 19

Apostilas Aprendizado Urbano basta deslocar a vrgula para a direita uma, duas, ou trs casas decimais. Por exemplo: (a) 7,4 x 10 = 74 (b) 7,4 x 100 = 740 (c) 7,4 x 1000 = 7400 Diviso por uma potncia de 10: Para dividir um nmero decimal por 10, 100, 1000, etc, basta deslocar a vrgula para a esquerda uma, duas, trs, ... casas decimais. Por exemplo: (a) 247,5 10 = 24,75 (b) 247,5 100 = 2,475 (c) 247,5 1000 = 0,2475 Comparao de nmeros decimais A comparao de nmeros decimais pode ser feita analisando-se as partes inteiras e decimais desses nmeros. Para isso, faremos uso dos sinais: > (que se l: maior); < (que se l: menor) ou = (que se l: igual). Nmeros com partes inteiras diferentes: O maior nmero aquele que tem a parte inteira maior. Por exemplo: (a) 4,1 > 2,76, pois 4 maior do que 2. (b) 3,7 < 5,4, pois 3 menor do que 5. Nmeros com partes inteiras iguais: Igualamos o nmero de casas decimais acrescentando zeros tantos quantos forem necessrios. Aps esta operao, teremos dois nmeros com a mesma parte inteira mas com partes decimais diferentes. Basta comparar estas partes decimais para constatar qual o maior deles. Alguns exemplos, so: (a) 12,4 > 12,31 pois 12,4=12,40 e 40 > 31. (b) 8,032 < 8,47 pois 8,47=8,470 e 032 < 470. (c) 4,3 = 4,3 pois 4=4 e 3=3. Porcentagem Ao abrir um jornal, ligar uma televiso, olhar vitrines, comum depararmos com expresses do tipo: A inflao do ms foi de 4% (l-se quatro por cento) Desconto de 10% (dez por cento) nas compras vista. O ndice de reajuste salarial de maro de 0,6% (seis dcimos por cento) A porcentagem um modo de comparar nmeros usando a proporo direta, onde uma das razes da proporo uma frao cujo denominador 100. Toda razo a/b na qual b=100 chama-se porcentagem. Exemplos: (1) Se h 30% de meninas em uma sala de alunos, pode-se comparar o nmero de meninas com o nmero total de alunos da sala, usando para isto uma frao de denominador 100, para significar que se a sala tivesse 100 alunos ento 30 desses alunos seriam meninas. Trinta por cento o mesmo que 30 = 30% 100
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 20

Apostilas Aprendizado Urbano (2) Calcular 40% de R$300,00 o mesmo que determinar um valor X que represente em R$300,00 a mesma proporo que R$40,00 em R$100,00. Isto pode ser resumido na proporo: 40 = 100 300 Como o produto dos meios igual ao produto dos extremos, podemos realizar a multiplicao cruzada para obter: 100X=12000, assim X=120 Logo, 40% de R$300,00 igual a R$120,00. (3) Li 45% de um livro que tem 200 pginas. Quantas pginas ainda faltam para ler? 45 = 100 200 o que implica que 100X=9000, logo X=90. Como eu j li 90 pginas, ainda faltam 200-90=110 pginas. Conjuntos e Funes 1 - Conjunto: conceito primitivo; no necessita, portanto, de definio. Exemplo: conjunto dos nmeros pares positivos: P = {2,4,6,8,10,12, ... }. Esta forma de representar um conjunto, pela enumerao dos seus elementos, chama-se forma de listagem. O mesmo conjunto tambm poderia ser representado por uma propriedade dos seus elementos ou seja, sendo x um elemento qualquer do conjunto P acima, poderamos escrever: P = { x | x par e positivo } = { 2,4,6, ... }. 1.1 - Relao de pertinncia: Sendo x um elemento do conjunto A , escrevemos x 1.2 - Subconjunto: Se todo elemento de um conjunto A tambm pertence a um conjunto B, ento dizemos que A subconjunto de B e indicamos isto por A 2 - Conjuntos numricos fundamentais Entendemos por conjunto numrico, qualquer conjunto cujos elementos so nmeros. Existem infinitos conjuntos numricos, entre os quais, os chamados conjuntos numricos fundamentais, a saber: Conjunto dos nmeros naturais N = {0,1,2,3,4,5,6,... } Conjunto dos nmeros inteiros Z = {..., -4,-3,-2,-1,0,1,2,3,... } Obs: evidente que N Conjunto dos nmeros racionais Q = {x; x = p/q com p
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 21

Apostilas Aprendizado Urbano Conjunto dos nmeros irracionais I = {x; x uma dzima no peridica}. Exemplos de nmeros irracionais: 3 - Intervalos numricos Dados dois nmeros reais p e q, chama-se intervalo a todo conjunto de todos nmeros reais compreendidos entre p e q , podendo inclusive incluir p e q. Os nmeros p e q so os limites do intervalo, sendo a diferena p - q , chamada amplitude do intervalo. Se o intervalo incluir p e q , o intervalo fechado e caso contrrio, o intervalo dito aberto. A tabela abaixo, define os diversos tipos de intervalos. A , onde o smbolo significa "pertence a". Sendo y um elemento que no pertence ao conjunto A , indicamos esse fato com a notao y A. O conjunto que no possui elementos , denominado conjunto vazio e representado por f . Com o mesmo raciocnio, e opostamente ao conjunto vazio, define-se o conjunto ao qual pertencem todos os elementos, denominado conjunto universo, representado pelo smbolo U. Assim que, pode-se escrever como exemplos: = { x; x x} e U = {x; x = x}. B. Notas: a) todo conjunto subconjunto de si prprio. ( A A ) b) o conjunto vazio subconjunto de qualquer conjunto. ( A) c) se um conjunto A possui m elementos ento ele possui 2m subconjuntos. d) o conjunto formado por todos os subconjuntos de um conjunto A denominado conjunto das partes de A e indicado por P(A). Assim, se A = {c, d} , o conjunto das partes de A dado por P(A) = {f , {c}, {d}, {c,d}} e) um subconjunto de A tambm denominado parte de A. Z. Z , q Z e q 0 }. Temos ento que nmero racional aquele que pode ser escrito na forma de uma frao p/q onde p e q so nmeros inteiros, com o denominador diferente de zero. Lembre-se que no existe diviso por zero!. So exemplos de nmeros racionais: 2/3, -3/7, 0,001=1/1000, 0,75=3/4, 0,333... = 1/3, 7 = 7/1, etc. Notas: a) evidente que N Z Q. b) toda dzima peridica um nmero racional, pois sempre possvel escrever uma dzima peridica na forma de uma frao. Exemplo: 0,4444... = 4/9 p = 3,1415926... (nmero pi = razo entre o comprimento de qualquer circunferncia e o seu dimetro) 2,01001000100001... (dzima no peridica) 3 = 1,732050807... (raiz no exata). Conjunto dos nmeros reais R = { x; x racional ou x irracional}. Notas:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 22

Apostilas Aprendizado Urbano a) bvio que N Z Q R b) I R c) I Q = R d) um nmero real racional ou irracional, no existe outra hiptese! TIPOS INTERVALO FECHADO INTERVALO ABERTO REPRESENTAO [p;q] = {x R; p x q} (p;q) = { x R; p < x < q} OBSERVAO inclui os limites p e q exclui os limites p e q inclui p e exclui q exclui p e inclui q valores maiores ou iguais a p. valores menores ou iguais a q. valores menores do que q. valores maiores do que p.

INTERVALO FECHADO A [p;q) = { x ESQUERDA R; p x < q} INTERVALO FECHADO (p;q] = {x DIREITA R; p < x q} INTERVALO SEMIFECHADO INTERVALO SEMIFECHADO INTERVALO SEMIABERTO INTERVALO SEMIABERTO [p; ) = {x R; x p} ( ; q] = { x R; x q} ( ; q) = { x R; x < q} (p; )={x>p}

Nota: fcil observar que o conjunto dos nmeros reais, (o conjunto R) pode ser representado na forma de intervalo como R = ( 4 - Operaes com conjuntos 4.1 - Unio ( Dados os conjuntos A e B , define-se o conjunto unio A Propriedades imediatas: a) A 4.2 - Interseo ( Dados os conjuntos A e B , define-se o conjunto interseo A Propriedades imediatas: a) A So importantes tambm as seguintes propriedades : P1. A 4.3 - Diferena: A - B = {x ; x Observe que os elementos da diferena so aqueles que pertencem ao primeiro conjunto, mas no
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 23

Apostilas Aprendizado Urbano pertencem ao segundo. Exemplos: { 0,5,7} - {0,7,3} = {5}. {1,2,3,4,5} - {1,2,3} = {4,5}.f = A b) f - A = f c) A - A = d) A - B B - A ( a diferena de conjuntos no uma operao comutativa). A , a diferena A - B chama-se, neste caso, complementar de B em relao a A . Simbologia: CAB = A - B. Caso particular: O complementar de B em relao ao conjunto universo U, ou seja , U - B , indicado pelo smbolo B' .Observe que o conjunto B' formado por todos os elementos que no pertencem ao conjunto B, ou seja: B' = {x; x B}. bvio, ento, que: B' = f b) B B' = U c) f' = U d) U' = f 5 - Partio de um conjunto Seja A um conjunto no vazio. Define-se como partio de A, e representa-se por part(A), qualquer subconjunto do conjunto das partes de A (representado simbolicamente por P(A)), que satisfaz simultaneamente, s seguintes condies: 1 - nenhuma dos elementos de part(A) o conjunto vazio. 2 - a interseo de quaisquer dois elementos de part(A) o conjunto vazio. 3 - a unio de todos os elementos de part(A) igual ao conjunto A. Exemplo: Seja A = {2, 3, 5} Os subconjuntos de A sero: {2}, {3}, {5}, {2,3}, {2,5}, {3,5}, {2,3,5}, e o conjunto vazio - . Assim, o conjunto das partes de A ser: P(A) = { {2}, {3}, {5}, {2,3}, {2,5}, {3,5}, {2,3,5}, } Vamos tomar, por exemplo, o seguinte subconjunto de P(A): X = { {2}, {3,5} } Observe que X uma partio de A - cuja simbologia part(A) - pois: a) nenhum dos elementos de X . b) {2} 6 - Nmero de elementos da unio de dois conjuntos Sejam A e B dois conjuntos, tais que o nmero de elementos de A seja n(A) e o nmero de elementos de B seja n(B). Nota: o nmero de elementos de um conjunto, tambm conhecido com cardinal do conjunto. Representando o nmero de elementos da interseo A {3, 5} = c) {2} U {3, 5} = {2, 3, 5} = A Sendo observadas as condies 1, 2 e 3 acima, o conjunto X uma partio do conjunto A. Observe que Y = { {2,5}, {3} } ; W = { {5}, {2}, {3} }; S = { {3,2}, {5} } so outros exemplos de parties do conjunto A.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 24

Apostilas Aprendizado Urbano

Outro exemplo: o conjunto Y = { {0, 2, 4, 6, 8, ...}, {1, 3, 5, 7, ...} } uma partio do conjunto N dos nmeros naturais, pois {0, 2, 4, 6, 8, ...} {1, 3, 5, 7, ...} = e {0, 2, 4, 6, 8, ...} U {1, 3, 5, 7, ...} = N . B por n(A B) e o nmero de elementos da unio A B por n(A B) , podemos escrever a seguinte frmula: n(A B) = n(A) + n(B) - n(A B) Propriedades imediatas: a) A 4.3.1 - Complementar de um conjunto Trata-se de um caso particular da diferena entre dois conjuntos. Assim , que dados dois conjuntos A e B, com a condio de que B a) B ; + ). ) B = { x; x A ou x B}. Exemplo: {0,1,3} { 3,4,5 } = { 0,1,3,4,5}. Percebe-se facilmente que o conjunto unio contempla todos os elementos do conjunto A ou do conjunto B. A = A b) A f = A c) A B = B A (a unio de conjuntos uma operao comutativa) d) A U = U , onde U o conjunto universo. ) B = {x; x A e x B}. Exemplo: {0,2,4,5} { 4,6,7} = {4}. Percebe-se facilmente que o conjunto interseo contempla os elementos que so comuns aos conjuntos A e B. A = A b) A = c) A B = B A ( a interseo uma operao comutativa) d) A U = A onde U o conjunto universo. ( B C ) = (A B) ( A C) (propriedade distributiva) P2. A ( B C ) = (A B ) ( A C) (propriedade distributiva) P3. A (A B) = A (lei da absoro) P4. A (A B) = A (lei da absoro) Obs: Se A B = f , ento dizemos que os conjuntos A e B so Disjuntos. A e x B}.

Dados dois conjuntos A e B, denomina-se funo de A em B toda relao que a cada elemento de A associa um nico elemento de B. X varivel independente DOMNIO Y varivel dependente IMAGEM

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

25

Apostilas Aprendizado Urbano o o o Empregando a linguagem das funes: O conjunto A o domnio da funo. O conjunto B o contradomnio da funo. O elemento y de B, associado ao elemento x de A, denominado imagem de x.

o O subconjunto de B formado pelos elementos que so imagens dos elementos de A denominado conjunto imagem ou apenas imagem da funo. o 1) Exemplo:

Diga em quais itens temos funes:

A)

- No

B)

- Sim

C)

- Sim

Progresso Aritmtica e Geomtrica Progresso aritmtica uma sequncia numrica na qual, a partir do segundo, cada termo igual soma de seu antecessor com uma constante, denominada razo.

Frmula do termo geral de uma P.A. : a n = a1 + (n 1).r Soma de termos de uma P.A. finita : S n = (a1 + a n ).n 2

Logo abaixo temos alguns exerccios de progresses aritmticas resolvidos.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

26

Apostilas Aprendizado Urbano 1) Dada a P.A. (-19,-15,-11,...) calcule o seu ensimo termo.

Primeiramente encontramos a razo : r = a2 a1 r = 15 (19) r = 4. Logo, o termo geral : an = a1 + (n 1).r an = 19 + (n 1).4 an = 19 + 4n 4 an = 4n 23


2) Interpole seis meios aritmticos entre 8 e 13.

No problema : a1 = 8, an = 13, n = 8 (pois 6 meios aritmticos sero interpolados entre os dois extremos, que so - 8 e 13. Logo, existem 8 termos na P.A.). Para interpolar os valores, devemos encontrar a razo : an = a1 + (n 1).r 13 = 8 + (8 1).r 13 = 8 + 7 r 13 + 8 = 7 r 21 r = 3. 7 Encontrada a razo, basta interpolar os meios aritmticos : - 8, - 5, - 2, 1, 4, 7, 10, 13 7r = 21 r =

PROGRESSES GEOMTRICAS Podemos definir progresso geomtrica, ou simplesmente P.G., como uma sucesso de nmeros reais obtida, com exceo do primeiro, multiplicando o nmero anterior por uma quantidade fixa q, chamada razo. Podemos calcular a razo da progresso, caso ela no esteja suficientemente evidente, dividindo entre si dois termos consecutivos. Por exemplo, na sucesso (1, 2, 4, 8,...), q = 2. Clculos do termo geral Numa progresso geomtrica de razo q, os termos so obtidos, por definio, a partir do primeiro, da seguinte maneira: a1 a1 a2 a1xq a3 a1xq2 ... ... a20 a1xq19 ... an ...

a1xqn-1 ...

Assim, podemos deduzir a seguinte expresso do termo geral, tambm chamado ensimo termo, para qualquer progresso geomtrica. an = a1 x qn-1 Portanto, se por exemplo, a1 = 2 e q = 1/2, ento: an = 2 x (1/2)n-1 Se quisermos calcular o valor do termo para n = 5, substituindo-o na frmula, obtemos: a5 = 2 x (1/2)5-1 = 2 x (1/2)4 = 1/8 A semelhana entre as progresses aritmticas e as geomtricas aparentemente grande. Porm, encontramos a primeira diferena substancial no momento de sua definio. Enquanto as progresses
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 27

Apostilas Aprendizado Urbano aritmticas formam-se somando-se uma mesma quantidade de forma repetida, nas progresses geomtricas os termos so gerados pela multiplicao, tambm repetida, por um mesmo nmero. As diferenas no param a. Observe que, quando uma progresso aritmtica tem a razo positiva, isto , r > 0, cada termo seu maior que o anterior. Portanto, trata-se de uma progresso crescente. Ao contrrio, se tivermos uma progresso aritmtica com razo negativa, r < 0, seu comportamento ser decrescente. Observe, tambm, a rapidez com que a progresso cresce ou diminui. Isto conseqncia direta do valor absoluto da razo, |r|. Assim, quanto maior for r, em valor absoluto, maior ser a velocidade de crescimento e vice-versa.

Soma dos n primeiros termos de uma PG Seja a PG (a1, a2, a3, a4, ... , an , ...) . Para o clculo da soma dos n primeiros termos Sn, vamos considerar o que segue: Sn = a1 + a2 + a3 + a4 + ... + an-1 + an Multiplicando ambos os membros pela razo q vem: Sn.q = a1 . q + a2 .q + .... + an-1 . q + an .q Conforme a definio de PG, podemos reescrever a expresso como: Sn . q = a2 + a3 + ... + an + an . q Observe que a2 + a3 + ... + an igual a Sn - a1 . Logo, substituindo, vem: Sn . q = Sn - a1 + an . q Da, simplificando convenientemente, chegaremos seguinte frmula da soma:

Se substituirmos an = a1 . qn-1 , obteremos uma nova apresentao para a frmula da soma, ou seja:

Exemplo: Calcule a soma dos 10 primeiros termos da PG (1,2,4,8,...) Temos:

Observe que neste caso a1 = 1. 5 - Soma dos termos de uma PG decrescente e ilimitada Considere uma PG ILIMITADA ( infinitos termos) e decrescente. Nestas condies, podemos considerar que no limite teremos an = 0. Substituindo na frmula anterior, encontraremos:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

28

Apostilas Aprendizado Urbano Exemplo: Resolva a equao: x + x/2 + x/4 + x/8 + x/16 + ... =100 O primeiro membro uma PG de primeiro termo x e razo 1/2. Logo, substituindo na frmula, vem:

Dessa equao encontramos como resposta x = 50.

Logaritmos

Sabemos que 5 elevado potncia 2, resulta 25, agora mudamos o contexto e vou fazer uma pergunta:

- Qual o nmero (expoente) que devemos elevar o 5 para obtermos 25?


Voc deve estar pensando:

-Mas isso eu resolvo com exponenciais!!!


Sim, porque essa bem fcil, as difceis no saem to simples assim. Vamos comear de baixo. O logaritmo serve para isso! Esta pergunta poderia ser interpretada matematicamente da seguinte forma:

Onde "x" o expoente que devemos elevar a base 5 para obtermos 25. Como sabemos que devemos elevar o 5 ao quadrado (ou seja, potncia 2) para obtermos 25, chegamos concluso que o logaritmo de 25 na base 5 2:

Cada elemento desta estrutura possui um nome. Vamos ver:

No exemplo anterior, base 5 2.

, temos ento que a base 5, o logaritmando 25 e o logaritmo de 25 na

Note que, anteriormente, dissemos que "x" o expoente de "b", e na figura acima est escrito que "x" o
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 29

Apostilas Aprendizado Urbano "logaritmo". Isso acontece pois o LOGARITMO UM EXPOENTE. Agora, com esta breve introduo, podemos escrever uma primeira defino de logaritmo (hei, ainda no a oficial, mas o que temos at agora): Logaritmo de um nmero N, na base b, o nmero x ao qual devemos elevar a base b para obtermos N. Esta a apenas uma definio, voc deve ter entendido bem o que est escrito acima dela para ir ao prximo captulo de estudo. Veremos quais as condies que a base, o logaritmando e o logaritmo devem satisfazer para termos um logaritmo.

No podemos sair escrevendo logaritmo de qualquer nmero em qualquer base. Existem algumas regras para que o logaritmo exista, so as: condies de existncia dos logaritmos. logaritmos Para mostrar quais so estas condies, vou dar um EXEMPLO ERRADO para cada restrio existente, para que voc veja o absurdo que seria se elas no existissem. Veja primeiro o exemplo abaixo: Ex. 1: 1 Quanto vale ?

Ou seja, queremos saber qual o expoente que devemos elevar o nmero 4 para obtermos -16. Voc viu no captulo de potenciao que no h valor para este expoente. Chegamos ento a um absurdo. Por causa deste tipo de absurdo, h uma restrio quanto ao sinal do logaritmando: PRIMEIRA CONDIO DE EXISTNCIA (logaritmando): (logaritmando): O logaritmando deve ser um nmero positivo. Veja que esta primeira restrio j inclui o fato de que o logaritmando deve ser diferente de ZERO. Duvida? Experimente encontrar o logaritmo de ZERO na base 3 (log30). Veja o prximo exemplo errado para ilustrar a prxima restrio: Ex. 2: 2 Quanto vale ?

Ou seja, queremos saber qual o expoente que devemos elevar o nmero -4 para obtermos 4. Novamente chegamos em um absurdo, no h expoente que faa isso. Ainda olhando para a base: Ex. 3: 3 Calcule .

Queremos saber qual o expoente que devemos elevar a base 1 para obtermos 4. Como visto no captulo de potenciao, a base 1 elevada a qualquer expoente resulta 1, ou seja, no existe expoente para a base 1 que resulte 4. Absurdo!

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

30

Apostilas Aprendizado Urbano Ex. 4: 4 Calcule .

Traduzindo, qual o expoente que devemos elevar a base 0 para obtermos 4. Absurdo! Com estes trs exemplos sobre a base do logaritmo, chegamos na segunda condio de existncia. SEGUNDA CONDIO DE EXISTNCIA (base): (base): A base deve ser um nmero positivo diferente de 1. Note que dito que a base deve ser um nmero positivo, ou seja, no pode ser ZERO tambm. Portanto, resumindo as trs condies em um quadro s: CONDIES DE EXISTNCIA

logbN = x
1 N > 0 2 b > 0 3 b1

Juros simples e porcentagem

Porcentagem uma frao cujo denominador 100, seu smbolo (%). Sua utilizao est to disseminada que a encontramos nos meios de comunicao, nas estatsticas, em mquinas de calcular, etc. A utilizao da porcentagem se faz por regra de 3 simples. Por exemplo, a vendedora de uma loja ganha 3% de comisso sobre as vendas que faz. Se as vendas do ms de outubro forem de R$ 3.500,00 qual ser sua comisso? Equacionando e montando a regra de 3 temos:

Na regra de 3, quando as grandezas so diretamente proporcionais (no caso, quanto maior a venda, maior a comisso) usamos setas paralelas e multiplicamos os termos em cruz, como se v abaixo:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

31

Apostilas Aprendizado Urbano

Ora, se 100 x = 3500 3, ento

Logo, a comisso ser de R$ 105,00. Existe outra maneira de encarar a porcentagem, que seria usar diretamente a definio: 3% = logo 3% de R$ 3.500,00 seriam x R$ 3.500,00 = R$ 105,00.

Alguns termos de matemtica financeira Como estamos falando de finanas, os termos mais usados, de acordo definies reduzidas, sero: Capital = o dinheiro em questo; Capital inicial = o capital antes de decorrido um tempo determinado; Capital final = o capital depois de decorrido o tempo determinado; Tempo = determinado perodo em que se modifica o valor do capital; Lucro = Ganho obtido com algum produto ou atividade em relao ao capital inicial; Prejuzo = Perda obtida com algum produto ou atividade em relao ao capital inicial; Juros = Importncia cobrada, por unidade de tempo, pelo emprstimo de um capital; Taxa de juros = Taxa de juro percentual cobrada por intervalo de tempo.

Juros simples Pode parecer bvio, mas o produto de uma sapataria o sapato, da papelaria o papel e similares. No caso de bancos e financeiras, o produto o dinheiro, ou os lucros e taxas que possam advir do mesmo. Se voc utiliza o dinheiro do banco (cheque especial, emprstimos, carteira hipotecria, etc), sero cobrados juros sobre esse dinheiro. Se, ao contrrio, o banco que utiliza o seu dinheiro (caderneta de poupana, investimentos, etc.) voc que receber os tais juros. De uma maneira geral o juro simples (J) produzido por um capital (C) a uma taxa de juro (i) por um prazo (t) calculada assim:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 32

Apostilas Aprendizado Urbano

Exemplo: Voc coloca seu suado dinheiro na poupana, digamos R$ 1.000,00. Aps um ms qual ser o juro a receber se a taxa de 0,5% ao ms?

Logo, o banco lhe pagar R$ 5,00 para utilizar os seus R$ 1000,00 por 1 ms. Veja que a taxa de juros 0,5% foi colocada em sua forma fracionria. Exemplo: Voc vai utilizar o seu cheque especial de R$ 1000,00 por um ms, sendo que a taxa de 15% ao ms. Quanto pagar de juros?

Logo, voc pagar R$ 150,00 ao banco.

Razes e Propores

Razes A palavra razo vem do latim ratio e significa a diviso ou o quociente entre dois nmeros A e B, denotada por: A

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

33

Apostilas Aprendizado Urbano

B Exemplo: A razo entre 12 e 3 4 porque: 12 =4 3 e a razo entre 3 e 6 0,5 pois: 3 = 0,5 6 A razo tambm pode ser expressa na forma de diviso entre duas grandezas de algum sistema de medidas. Por exemplo, para preparar uma bebida na forma de suco, normalmente adicionamos A litros de suco concentrado com B litros de gua. A relao entre a quantidade de litros de suco concentrado e de gua um nmero real expresso como uma frao ou razo (que no tem unidade), a razo: A = A/B B Exemplo: Tomemos a situao apresentada na tabela abaixo. Lquido Suco puro gua Suco pronto Situao1 Situao2 Situao3 Situao4 3 8 11 6 16 22 8 32 40 30 80 110

Na Situao1, para cada 3 litros de suco puro coloca-se 8 litros de gua, perfazendo o total de 11 litros de suco pronto. Na Situao2, para cada 6 litros de suco puro coloca-se 16 litros de gua, perfazendo o total de 24 litros de suco pronto. Exemplo: Em uma partida de basquete um jogador faz 20 arremessos e acerta 10.

Podemos avaliar o aproveitamento desse jogador, dividindo o nmero de arremessos que ele acertou pelo total de arremessos, o que significa que o jogador acertou 1 para cada dois arremessos, o que tambm pode ser pensado como o acerto de 0,5 para cada arremesso. 10 : 20 = 1 : 2 = 0,5

Propores

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

34

Apostilas Aprendizado Urbano Proporo a igualdade entre duas razes. A proporo entre A/B e C/D a igualdade: A = B D Notas histricas: A palavra proporo vem do latim proportione e significa uma relao entre as partes de uma grandeza, ou seja, uma igualdade entre duas razes. No sculo XV, o matemtico rabe Al-Kassadi empregou o smbolo "..." para indicar as propores e em 1.537, o italiano Niccola Fontana, conhecido por Tartaglia, escreveu uma proporo na forma 6:3::8:4. C

Regiomontanus foi um dos matemticos italianos que mais divulgou o emprego das propores durante o
perodo do Renascimento.

Propriedade fundamental das propores Numa proporo: A = B D os nmeros A e D so denominados extremos enquanto os nmeros B e C so os meios e vale a propriedade: o produto dos meios igual ao produto dos extremos, isto : AD=BC Exemplo: A frao 3/4 est em proporo com 6/8, pois: 3 = 4 8 Exerccio: Determinar o valor de X para que a razo X/3 esteja em proporo com 4/6. Soluo: Deve-se montar a proporo da seguinte forma: x = 3 Para obter X=2. 6 4 6 C

Medidas de tempo Introduo comum em nosso dia-a-dia pergunta do tipo:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

35

Apostilas Aprendizado Urbano Qual a durao dessa partida de futebol? Qual o tempo dessa viagem? Qual a durao desse curso? Qual o melhor tempo obtido por esse corredor? Todas essas perguntas sero respondidas tomando por base uma unidade padro de medida de tempo. A unidade de tempo escolhida como padro no Sistema Internacional (SI) o segundo. segundo

Segundo O Sol foi o primeiro relgio do homem: o intervalo de tempo natural decorrido entre as sucessivas passagens do Sol sobre um dado meridiano d origem ao dia solar. O segundo (s) o tempo equivalente a do dia solar mdio.

As medidas de tempo no pertencem ao Sistema Mtrico Decimal.

Mltiplos e Submltiplos do Segundo Quadro de unidades Mltiplos minutos min 60 s So submltiplos do segundo: hora h 60 min = 3.600 s dia d 24 h = 1.440 min = 86.400s

dcimo de segundo centsimo de segundo milsimo de segundo

Cuidado: Nunca escreva 2,40h como forma de representar 2 h 40 min. Pois o sistema de medidas de tempo
no decimal. Observe:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

36

Apostilas Aprendizado Urbano

Equaes do primeiro grau

Para resolver um problema matemtico, quase sempre devemos transformar uma sentena apresentada com palavras em uma sentena que esteja escrita em linguagem matemtica. Esta a parte mais importante e talvez seja a mais difcil da Matemtica. Sentena com palavras 2 melancias + 2Kg = 14Kg Sentena matemtica 2 x + 2 = 14

Normalmente aparecem letras conhecidas como variveis ou incgnitas. A partir daqui, a Matemtica se posiciona perante diferentes situaes e ser necessrio conhecer o valor de algo desconhecido, que o objetivo do estudo de equaes.

Equaes do primeiro grau em 1 varivel Trabalharemos com uma situao real e dela tiraremos algumas informaes importantes. Observe a balana:

A balana est equilibrada. No prato esquerdo h um "peso" de 2Kg e duas melancias com "pesos" iguais. No prato direito h um "peso" de 14Kg. Quanto pesa cada melancia? 2 melancias + 2Kg = 14Kg Usaremos uma letra qualquer, por exemplo x, para simbolizar o peso de cada melancia. Assim, a equao poder ser escrita, do ponto de vista matemtico, como: 2x + 2 = 14 Este um exemplo simples de uma equao contendo uma varivel, mas que extremamente til e aparece na maioria das situaes reais. Valorize este exemplo simples. Podemos ver que toda equao tem: Uma ou mais letras indicando valores desconhecidos, que so denominadas variveis ou incognitas; Um sinal de igualdade, denotado por =. Uma expresso esquerda da igualdade, denominada primeiro membro ou membro da esquerda; Uma expresso direita da igualdade, denominada segundo membro ou membro da direita. No link Expresses Algbricas, estudamos vrias situaes contendo variveis. A letra x a incgnita da equao. A palavra incgnita significa desconhecida e equao tem o prefixo equa que provm do Latim e significa igual. 2x+2 = 14

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

37

Apostilas Aprendizado Urbano 1o. membro sinal de igualdade 2o. membro

As expresses do primeiro e segundo membro da equao so os termos da equao. Para resolver essa equao, utilizamos o seguinte processo para obter o valor de x. 2x + 2 = 14 Equao original

2x + 2 - 2 = 14 - 2 Subtramos 2 dos dois membros 2x = 12 x=6 Dividimos por 2 os dois membros Soluo

Observao: Quando adicionamos (ou subtramos) valores iguais em ambos os membros da equao, ela permanece em equilbrio. Da mesma forma, se multiplicamos ou dividimos ambos os membros da equao por um valor no nulo, a equao permanece em equilbrio. Este processo nos permite resolver uma equao, ou seja, permite obter as razes da equao. Exemplos: 1. A soma das idades de Andr e Carlos 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que Andr 4 anos mais novo do que Carlos. Soluo: Primeiro passamos o problema para a linguagem matemtica. Vamos tomar a letra c para a idade de Carlos e a letra a para a idade de Andr, logo a=c-4. Assim: c + a = 22 c + (c - 4) = 22 2c - 4 = 22 2c - 4 + 4 = 22 + 4 2c = 26 c = 13 Resposta: Carlos tem 13 anos e Andr tem 13-4=9 anos. 2. A populao de uma cidade A o triplo da populao da cidade B. Se as duas cidades juntas tm uma populao de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B? Soluo: Identificaremos a populao da cidade A com a letra a e a populao da cidade com a letra b. Assumiremos que a=3b. Dessa forma, poderemos escrever: a + b = 100.000 3b + b = 100.000 4b = 100.000 b = 25.000 Resposta: Como a=3b, ento a populao de A corresponde a: a=325.000=75.000 habitantes. 3. Uma casa com 260m2 de rea construda possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual a rea de cada quarto, se as outras dependncias da casa ocupam 140m2? Soluo: Tomaremos a rea de cada dormitrio com letra x. 3x + 140 = 260
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 38

Apostilas Aprendizado Urbano 3x = 260 -140 3x = 120 x = 40 Resposta: Cada quarto tem 40m2. Exerccios: Resolver as equaes 1. 2x + 4 = 10 2. 5k - 12 = 20 3. 2y + 15 - y = 22 4. 9h - 2 = 16 + 2h Desigualdades do primeiro grau em 1 varivel Relacionadas com as equaes de primeiro grau, existem as desigualdades de primeiro grau, (tambm denominadas inequaes) que so expresses matemticas em que os termos esto ligados por um dos quatro sinais: < > < > menor maior menor ou igual maior ou igual

Nas desigualdades, o objetivo obter um conjunto de todas os possveis valores que pode(m) assumir uma ou mais incgnitas na equao proposta. Exemplo: Determinar todos os nmeros inteiros positivos para os quais vale a desigualdade: 2x + 2 < 14 Para resolver esta desigualdade, seguiremos os seguintes passos: Passo 1 2x + 2 < 14 Escrever a equao original

Passo 2 2x + 2 - 2 < 14 - 2 Subtrair o nmero 2 dos dois membros Passo 3 Passo 4 S = {1, 2, 3, 4, 5} Exemplo: Para obter todos os nmeros pares positivos que satisfazem desigualdade 2x + 2 < 14 obteremos o conjunto soluo: S = {2, 4} Observao: Se h mais do que um sinal de desigualdade na expresso, temos vrias desigualdades "disfaradas" em uma.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 39

2x < 12 x<6

Dividir pelo nmero 2 ambos os membros Soluo

Conclumos que o conjunto soluo formado por todos os nmeros inteiros positivos menores do que 6:

Apostilas Aprendizado Urbano Exemplo: Para determinar todos os nmeros inteiros positivos para os quais valem as (duas) desigualdades: 12 < 2x + 2 < 20 poderemos seguir o seguinte processo: 12 < 2x + 2 < 20 Equao original Subtramos 2 de todos os membros Dividimos por 2 todos os membros Soluo

12 - 2 < 2x + 2 - 2 < 20 - 2 10 5 O conjunto soluo : S = {6, 7, 8, 9} < < 2x x < < 18 9

Exemplo: Para obter todos os nmeros inteiros negativos que satisfazem s (duas) desigualdades 12 < 2x + 2 < 20 obteremos apenas o conjunto vazio, como soluo, isto : S=={}

Desigualdades do primeiro grau em 2 variveis Uma situao comum em aplicaes aquela em que temos uma desigualdade envolvendo uma equao com 2 ou mais incgnitas. Estudaremos aqui apenas o caso em aparecem 2 incgnitas x e y. Uma forma geral tpica, pode ser: ax+by<c onde a, b e c so valores dados. Exemplo: Para obter todos os pares ordenados de nmeros reais para os quais: 2x + 3y > 0 observamos que o conjunto soluo contm os pares: (0,0), (1,0), (0,1), (-1,1), (1,-1), ... H infinitos pares ordenados de nmeros reais satisfazendo a esta desigualdade, o que torna impossvel exibir todas as solues. Para remediar isto, utilizaremos um processo geomtrico que permitir obter uma soluo geomtrica satisfatria. Processo geomtrico: (1) Traamos a reta 2x+3y=0; (2) Escolhemos um par ordenado, como (1,1), fora da reta; (3) Se (1,1) satisfaz desigualdade 2x+3y>0, colorimos a regio que contm este ponto, caso contrrio, colorimos a regio que est do outro lado da reta. (4) A regio colorida o conjunto soluo para a desigualdade.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 40

Apostilas Aprendizado Urbano

Sistemas linear de equaes do primeiro grau Uma equao do primeiro grau, aquela em que todas as incgnitas esto elevadas potncia 1. Este tipo de equao poder ter mais do que uma incgnita. Um sistema de equaes do primeiro grau em duas incgnitas x e y, um conjunto formado por duas equaes do primeiro nessas duas incgnitas. Exemplo: Seja o sistema de duas equaes: 2 x + 3 y = 38 3 x - 2 y = 18 Resolver este sistema de equaes o mesmo que obter os valores de x e de y que satisfazem simultaneamente a ambas as equaes. x=10 e y=6 so as solues deste sistema e denotamos esta resposta como um par ordenado de nmeros reais: S = { (10,6) }

Mtodo de substituio para resolver este sistema Entre muitos outros, o mtodo da substituio, consiste na idia bsica de isolar o valor algbrico de uma das variveis, por exemplo x, e, aplicar o resultado outra equao. Para entender o mtodo, consideremos o sistema: 2 x + 3 y = 38 3 x - 2 y = 18 Para extrair o valor de x na primeira equao, usaremos o seguinte processo: 2x + 3y = 38 2x = 38 - 3y x = 19 - (3y/2) Primeira equao

2x + 3y - 3y = 38 - 3y Subtramos 3y de ambos os membros Dividimos ambos os membros por 2 Este o valor de x em funo de y

Substitumos aqora o valor de x na segunda equao 3x-2y=18: 3x - 2y = 18 57 - 9y/2 - 2y = 18 114 - 9y - 4y = 36 114 - 13y = 36 114 - 36 = 13y 78 = 13y
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Segunda equao

3(19 - (3y/2)) - 2y = 18 Aps substituir x, eliminamos os parnteses multiplicamos os termos por 2 reduzimos os termos semelhantes separamos variveis e nmeros simplificamos a equao mudamos a posio dos dois membros
41

Apostilas Aprendizado Urbano 13 y = 78 y=6 x = 19 - (36/2) = 19 - 18/2 = 19-9 = 10 Exerccio: Determinar a soluo do sistema: x+y=2 x-y=0 Cada equao do sistema acima pode ser visto como reta no plano cartesiano. Construa as duas retas no plano e verifique que, neste caso, a soluo um par ordenado que pertence interseo das duas retas. dividimos ambos os membros por 6 Valor obtido para y

Substituindo y=6 na equao x=19-(3y/2), obtemos:

Relao entre sistemas lineares e retas no plano No contexto que estamos trabalhando aqui, cada equao da forma ax+by=c, representa uma reta no plano cartesiano. Um sistema com duas equaes de primeiro grau em 2 incgnitas sempre pode ser interpretado como um conjunto de duas retas localizadas no plano cartesiano. Reta 1: ax + by = c Reta 2: dx + ey = f H trs modos de construir retas no plano: retas concorrentes, retas paralelas e retas coincidentes.

Se o sistema formado por duas equaes que so retas no plano cartesiano, temos a ocorrncia de: Retas concorrentes: quando o sistema admite uma nica soluo que um par ordenado localizado na interseo das duas retas; Retas paralelas: quando o no admite soluo, pois um ponto no pode estar localizado em duas retas paralelas; Retas coincidentes: quando o admite uma infinidade de solues pois as retas esto sobrepostas. Exemplos das trs situaes Tipos de retas Concorrentes Paralelas Coincidentes Problemas com sistemas de equaes: 1. A soma das idades de Andr e Carlos 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que Andr 4 anos mais novo do que Carlos. Soluo: A idade de Andr ser tomada com a letra A e a idade de Carlos com a letra C. O sistema de
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 42

Sistema x+y=2 x-y=0 x+y=2 x+y=4 x+y=2 2x + 2y = 4

Apostilas Aprendizado Urbano equaes ser: C + A = 22 C-A=4 Resposta: C = 13 e A = 9 2. A populao de uma cidade A o triplo da populao da cidade B. Se as duas cidades juntas tm uma populao de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B? Soluco: Identificando a populao da cidade A com a letra A e a populao da cidade B com B, o sistema de equaes ser: A + B = 100000 A = 3B Resposta: A = 75000, B= 25000. 3. Uma casa com 260m2 de rea construda tem 3 dormitrios de mesmo tamanho. Qual a rea de cada dormitrio se as outras dependncias da casa ocupam 140m2? Soluo: Identificaremos a rea de cada dormitrio com a letra D e a rea das outras dependncias com a letra O. Assim, o sistema ser: 3D + O = 260 O = 140 Resposta: D = 40 Desigualdades com 2 Equaes em 2 variveis Outra situao bastante comum aquela em que existe uma desigualdade com 2 equaes em 2 ou mais incgnitas. Estudaremos aqui apenas o caso em aparecem 2 equaes e 2 incgnitas x e y. Uma forma geral pode ter a seguinte forma tpica: ax+by<c dx+ey>f onde as constantes: a, b, c, d, e, f; so conhecidas. Exemplo: Determinar todos os pares ordenados de nmeros reais para os quais: 2x + 3y > 6 5x + 2y < 20 H infinitos pares ordenados de nmeros reais satisfazendo a esta desigualdade, o que torna impossvel exibir todas as solues. Para remediar isto, utilizaremos um processo geomtrico que permitir obter uma soluo geomtrica satisfatria. Processo geomtrico: (1) Traar a reta 2x+3y=6 (em vermelho); (2) Escolher um ponto fora da reta, como o par (2,2) e observar que ele satisfaz primeira desigualdade; (3) Devemos colorir o semi-plano contendo o ponto (2,2) (em verde);
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 43

Apostilas Aprendizado Urbano (4) Traar a reta 5x+2y=20 (em azul); (5) Escolher um ponto fora da reta, por exemplo, o prprio par j usado antes (2,2) (no necessrio que seja o mesmo) e observamos que ele satisfaz segunda desigualdade; (6) Colorir o semi-plano contendo o ponto (2,2), inclusive a prpria reta. (cor azul) (7) Construir a interseo (em vermelho) das duas regies coloridas. (8) Esta interseo o conjunto soluo para o sistema com as duas desigualdades.

Equaes do segundo grau (Algbricas)

Equaes algbricas so equaes nas quais a incgnita x est sujeita a operaes algbricas como: adio, subtrao, multiplicao, diviso e radiciao. Exemplos: 1. a x + b = 0 2. a x + bx + c = 0 3. a x4 + b x + c = 0 Uma equao algbrica est em sua forma cannica, quando ela pode ser escrita como: ao xn + a1 xn-1 + ... + an-1 x1 + an = 0 onde n um nmero inteiro positivo (nmero natural). O maior expoente da incgnita em uma equao algbrica denominado o grau da equao e o coeficiente do termo de mais alto grau denominado coeficiente do termo dominante. Exemplo: A equao 4x+3x+2=0 tem o grau 2 e o coeficiente do termo dominante 4. Neste caso, dizemos que esta uma equao do segundo grau.

A frmula quadrtica de Sridhara (Bhaskara) Mostraremos na sequncia como o matemtico Sridhara, obteve a Frmula (conhecida como sendo) de Bhaskara, que a frmula geral para a resoluo de equaes do segundo grau. Um fato curioso que a Frmula de Bhaskara no foi descoberta por ele mas pelo matemtico hindu Sridhara, pelo menos um sculo antes da publicao de Bhaskara, fato reconhecido pelo prprio Bhaskara, embora o material construdo pelo pioneiro no tenha chegado at ns. O fundamento usado para obter esta frmula foi buscar uma forma de reduzir a equao do segundo grau a
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 44

Apostilas Aprendizado Urbano uma do primeiro grau, atravs da extrao de razes quadradas de ambos os membros da mesma. Seja a equao: a x + b x + c = 0 com a no nulo e dividindo todos os coeficientes por a, temos: x + (b/a) x + c/a = 0 Passando o termo constante para o segundo membro, teremos: x + (b/a) x = -c/a Prosseguindo, faremos com que o lado esquerdo da equao seja um quadrado perfeito e para isto somaremos o quadrado de b/2a a ambos os membros da equao para obter: x + (b/a) x + (b/2a) = -c/a + (b/2a) Simplificando ambos os lados da equao, obteremos: [x+(b/2a)]2 = (b - 4ac) / 4a Notao: Usaremos a notao R[x] para representar a raiz quadrada de x>0. R[5] representar a raiz quadrada de 5. Esta notao est sendo introduzida aqui para fazer com que a pgina seja carregada mais rapidamente, pois a linguagem HTML ainda no permite apresentar notaes matemticas na Internet de uma forma fcil. Extraindo a raiz quadrada de cada membro da equao e lembrando que a raiz quadrada de todo nmero real no negativo tambm no negativa, obteremos duas respostas para a nossa equao: x + (b/2a) = + R[(b-4ac) / 4a] ou x + (b/2a) = - R[(b-4ac) / 4a] que alguns, por preguia ou descuido, escrevem:

contendo um sinal que lido como mais ou menos. Lembramos que este sinal no tem qualquer significado em Matemtica. Como estamos procurando duas razes para a equao do segundo grau, deveremos sempre escrever: x' = -b/2a + R[b-4ac] /2a ou x" = -b/2a - R[b-4ac] /2a A frmula de Bhaskara ainda pode ser escrita como:

onde D (s vezes usamos a letra maiscula "delta" do alfabeto grego) o discriminante da equao do segundo grau, definido por: D = b - 4ac
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 45

Apostilas Aprendizado Urbano

Equao do segundo grau Uma equao do segundo grau na incgnita x da forma: a x + b x + c = 0 onde os nmeros reais a, b e c so os coeficientes da equao, sendo que a deve ser diferente de zero. Essa equao tambm chamada de equao quadrtica, pois o termo de maior grau est elevado ao quadrado.

Equao Completa do segundo grau Uma equao do segundo grau completa, se todos os coeficientes a, b e c so diferentes de zero. Exemplos: 1. 2 x + 7x + 5 = 0 2. 3 x + x + 2 = 0

Equao incompleta do segundo grau Uma equao do segundo grau incompleta se b=0 ou c=0 ou b=c=0. Na equao incompleta o coeficiente a diferente de zero. Exemplos: 1. 4 x + 6x = 0 2. 3 x + 9 = 0 3. 2 x = 0

Resoluo de equaes incompletas do 2o. grau Equaes do tipo ax=0: ax=0 Basta dividir toda a equao por a para obter: x = 0 significando que a equao possui duas razes iguais a zero. Equaes do tipo ax+c=0: ax+c=0 Novamente dividimos toda a equao por a e passamos o termo constante para o segundo membro para obter: x = -c/a Se -c/a for negativo, no existe soluo no conjunto dos nmeros reais. Se -c/a for positivo, a equao ter duas razes com o mesmo valor absoluto (mdulo) mas de sinais contrrios. Equaes do tipo ax+bx=0: ax+bx=0 Neste caso, fatoramos a equao para obter: x (ax + b) = 0 e a equao ter duas razes:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 46

Apostilas Aprendizado Urbano x' = 0 ou x" = -b/a

Exemplos gerais 1. 4x=0 tem duas razes nulas. 2. 4x-8=0 tem duas razes: x'=R[2], x"= -R[2] 3. 4x+5=0 no tem razes reais. 4. 4x-12x=0 tem duas razes reais: x'=3, x"=0 Exerccios: Resolver as equaes incompletas do segundo grau. 1. x + 6x = 0 2. 2 x = 0 3. 3 x + 7 = 0 4. 2 x + 5 = 0 5. 10 x = 0 6. 9 x - 18 = 0

Resoluo de equaes completas do 2o. grau Como vimos, uma equao do tipo: ax+bx+c=0, uma equao completa do segundo grau e para resolv-la basta usar a frmula quadrtica (atribuda a Bhaskara), que pode ser escrita na forma:

onde D=b-4ac o discriminante da equao. Para esse discriminante D h trs possveis situaes: 1. Se D<0, no h soluo real, pois no existe raiz quadrada real de nmero negativo. 2. Se D=0, h duas solues iguais: x' = x" = -b / 2a 3. Se D>0, h duas solues reais e diferentes: x' = (-b + R[D])/2a x" = (-b - R[D])/2a Exemplos: Preencher a tabela com os coeficientes e o discriminante de cada equao do segundo grau, analisando os tipos de razes da equao. Equao x-6x+8=0 x-10x+25=0 x+2x+7=0 a 1 b -6 c 8 Delta 4 Tipos de razes reais e diferentes

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

47

Apostilas Aprendizado Urbano x+2x+1=0 x+2x=0 O uso da frmula de Bhaskara Voc pode realizar o Clculo das Razes da Equao do segundo grau com a entrada dos coeficientes a, b e c em um formulrio, mesmo no caso em que D negativo, o que fora a existncia de razes complexas conjugadas. Para estudar estas razes, visite o nosso link Nmeros Complexos. Mostraremos agora como usar a frmula de Bhaskara para resolver a equao: x - 5 x + 6 = 0 1. Identificar os coeficientes: a=1, b= -5, c=6 2. Escrever o discriminante D = b-4ac. 3. Calcular D=(-5)-416=25-24=1 4. Escrever a frmula de Bhaskara:

5. Substituir os valores dos coeficientes a, b e c na frmula: x' = (1/2)(5+R[1]) = (5+1)/2 = 3 x" = (1/2)(5-R[1]) = (5-1)/2 = 2

Exerccios 1. Calcular o discriminante de cada equao e analisar as razes em cada caso: a. x + 9 x + 8 = 0 b. 9 x - 24 x + 16 = 0 c. x - 2 x + 4 = 0 d. 3 x - 15 x + 12 = 0 e. 10 x + 72 x - 64 = 0 2. Resolver as equaes: a. x + 6 x + 9 = 0 b. 3 x - x + 3 = 0 c. 2 x - 2 x - 12 = 0 d. 3 x - 10 x + 3 = 0

Equaes fracionrias do segundo grau So equaes do segundo grau com a incgnita aparecendo no denominador.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

48

Apostilas Aprendizado Urbano Exemplos: 1. 3/(x - 4) + 1/(x - 3) = 0 2. 3/(x-4)+1/(x-2)=0 Para resolver este tipo de equao, primeiramente devemos eliminar os valores de x que anulam os denominadores, uma vez que tais valores no serviro para as razes da equao, pois no existe frao com denominador igual a 0. Na sequncia extramos o mnimo mltiplo comum de todos os termos dos denominadores das fraes, se houver necessidade. 1. Consideremos o primeiro exemplo: 3/(x - 4) + 1/(x - 3) = 0 x deve ser diferente de 3, diferente de 2 e diferente de -2, assim podemos obter o mnimo mltiplo comum entre os termos como: MMC(x) = (x - 4)(x - 3) Reduzindo as fraes ao mesmo denominador que dever ser MMC(x), teremos: [3(x-3) + 1(x-4)] / (x-4)(x-3) = 0 o que significa que o numerador dever ser: 3(x - 3) + 1(x - 4) = 0 que desenvolvido nos d: x2 + 3x - 13 = 0 que uma equao do segundo grau que pode ser resolvida pela frmula de Bhaskara. No existiro nmeros reais satisfazendo esta equao. 2. Consideremos agora o segundo exemplo: (x+3)/(2x-1)=2x/(x+4) O mnimo mltiplo comum entre 2x-1 e x+4 MMC=(2x-1)(x-4) (o produto entre estes fatores) e MMC somente se anular se x=1/2 ou x= -4. Multiplicando os termos da equao pelo MMC, teremos uma sequncia de expresses como: (x+3)(x+4)=2x(2x-1) x + 7x + 12 = 4x - 2x -3x + 9x + 12 = 0 3x - 9x - 12 = 0 x - 3x - 4 = 0 (x-4)(x+1) = 0 Soluo: x'=4 ou x"= -1 3. Estudemos outro exemplo: 3/(x-4)+1/(x-2)=0 O mnimo mltiplo comum MMC=x-4=(x-2)(x+2) e este MMC somente se anular se x=2 ou x= 2. Multiplicando os termos da equao pelo MMC, obteremos:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 49

Apostilas Aprendizado Urbano 3 + (x+2)=0 cuja soluo x= -5 Exerccios: Resolver as equaes do segundo grau fracionrias: 1. x + 6/x = -7 2. (x+2)/(x+1) = 2x/(x-4) 3. (2-x)/x + 1/x = 3/x 4. (x+2)/(x-2) + (x-2)/(x+2) = 1

Equaes bi-quadradas So equaes do 4o. grau na incgnita x, da forma geral: a x4 + b x + c = 0 Na verdade, esta uma equao que pode ser escrita como uma equao do segundo grau atravs da substituio: y = x para gerar a y + b y + c = 0 Aplicamos a frmula quadrtica para resolver esta ltima equao e obter as solues y' e y" e o procedimento final deve ser mais cuidadoso, uma vez que x = y' ou x = y" e se y' ou y" for negativo, as solues no existiro para x. Exemplos: 1. Para resolver x4-13x+36=0, tomamos y=x, para obter y-13y+36=0, cujas razes so y'=4 ou y"=9, assim: x = 4 ou x = 9 o que garante que o conjunto soluo : S = { 2, -2, 3, -3} 2. Para resolver x4-5x-36=0, tomamos y=x, para obter y-5y-36=0, cujas razes so y'= -4 ou y"=9 e desse modo: x = -4 ou x = 9 o que garante que o conjunto soluo : S = {3, -3} 3. Se tomarmos y=x na equao x4+13x+36=0, obteremos y+13y+36=0, cujas razes so y'= -4 ou y"= 9 e dessa forma: x = -4 ou x = -9
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 50

Apostilas Aprendizado Urbano o que garante que o conjunto soluo vazio.

Sistemas de equaes Noes: A soma de dois nmeros 12 e a diferena entre eles 4. Quais so estes nmeros? Para a resoluo de problemas como este que apresenta duas incgnitas desconhecidas, utilizamos um sistema de equaes. Chamamos de x o primeiro nmero (o maior) e de y o segundo nmero. Pelo enunciado: soma de dois nmeros 12, ou seja: x+y = 12 ...I a diferena entre eles 4, isto : x-y = 4 .....II A soluo de um sistema de equaes com duas variveis um par ordenado (x,y) de nmeros reais que satisfaz as duas equaes ( I e II ). Verificando o par ordenado (8,4), notamos que satisfaz as duas equaes: 8+4=12 e 8-4=4 , logo a soluo do sistema (8,4) Vejamos agora os mtodos para a resoluo de sistema de equaes: Mtodo da adio: basta eliminar uma das variveis, atravs de termos opostos, recaindo numa equao do 1 grau com uma varivel. Ex: x+y=12 x-y=4 Notamos que as duas equaes possuem termos opostos (y e -y). Com isso, basta somar as duas equaes:

A seguir, basta substituir o valor encontrado para x em uma das equaes. 8+y=12 ou 8-y=4 y=12-8 -y=4-8 y=4 y=4

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

51

Apostilas Aprendizado Urbano O par ordenado (x,y)=(8,4) a soluo do sistema. Outro exemplo: ... I .. II Note que as equaes no possuem coeficientes opostos, logo se somarmos membro a membro, no eliminaremos nenhuma varivel. Para a resoluo deste sistema, devemos escolher uma varivel para ser eliminada. Para isso, multiplicamos a equao I por -2: ... I ... II 0x + 0y = 6 .... III Observe que a equao III no possui soluo, logo a soluo do sistema seria vazio. S= { } Mtodo da substituio: Consiste em eliminarmos uma das variveis isolando seu valor numa das equaes do sistema, para em seguida substitui-la na outra. Ex: x+y=12 ... I x-y=4 .... II Escolhemos uma das variveis na primeira equao, para determinarmos o seu valor: x+y=12 x=12-y Substitumos na outra equao: (12-y) - y = 4 12-2y = 4 -2y = -8 y=4 Substituindo o valor encontrado em uma das equaes: x+4=12 x=12-4 x=8 Logo a soluo do sistema seria: S = {(8,4)} Ex: ... I ... II
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 52

Apostilas Aprendizado Urbano Escolhemos a varivel y da equao II: ... II Substituindo na equao II :

Substituindo o valor de x encontrado em II:

Logo a soluo do sistema : S = {( 10,4 )} Mtodo da comparao: Consiste em compararmos as duas equaes do sistema, aps termos isolado a mesma varivel (x ou y) nas duas equaes: x+2y=2 x+y = 3 x=2-2y x=3-y

Comparando as duas equaes: 2-2y=3-y -2y+y=3-2 -y = 1 y = -1 Substituindo o valor de y encontrado: x = 2-2.(-1) x=2+2=4 Portando S= {(4,-1)}

Sistema de medidas de tempo, sistema mtrico decimal, sistema monetrio brasileiro.

Como j vimos anteriormente mas o edital cobra duas vezes, A unidade de tempo escolhida como padro no Sistema Internacional (SI) o segundo. segundo

Segundo O Sol foi o primeiro relgio do homem: o intervalo de tempo natural decorrido entre as sucessivas
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 53

Apostilas Aprendizado Urbano passagens do Sol sobre um dado meridiano d origem ao dia solar. O segundo (s) o tempo equivalente a do dia solar mdio.

As medidas de tempo no pertencem ao Sistema Mtrico Decimal.

Mltiplos e Submltiplos do Segundo Quadro de unidades Mltiplos minutos min 60 s So submltiplos do segundo: hora h 60 min = 3.600 s dia d 24 h = 1.440 min = 86.400s

dcimo de segundo centsimo de segundo milsimo de segundo

Observe:

Outras importantes unidades de medida: ms (comercial) = 30 dias ano (comercial) = 360 dias ano (normal) = 365 dias e 6 horas ano (bissexto) = 366 dias

semana = 7 dias quinzena = 15 dias

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

54

Apostilas Aprendizado Urbano bimestre = 2 meses trimestre = 3 meses quadrimestre = 4 meses

semestre = 6 meses binio = 2 anos lustro ou qinqnio = 5 anos dcada = 10 anos sculo = 100 anos milnio = 1.000 anos

Sistema Mtrico Decimal Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possua suas prprias unidades-padro. Com o desenvolvimento do comrcio ficavam cada vez mais difceis a troca de informaes e as negociaes com tantas medidas diferentes. Era necessrio que se adotasse um padro de medida nico para cada grandeza. Foi assim que, em 1791, poca da Revoluo francesa, um grupo de representantes de vrios pases reuniu-se para discutir a adoo de um sistema nico de medidas. Surgia o sistema mtrico decimal. Metro A palavra metro vem do gegro mtron e significa "o que mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a dcima milionsima parte da distncia do Plo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.

Mltiplos e Submltiplos do Metro Alm da unidade fundamental de comprimento, o metro, existem ainda os seus mltiplos e submltiplos, cujos nomes so formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Observe o quadro: Mltiplos quilmetro hectmetro decmetro Unidade Fundamental metro decmetro Submltiplos centmetro
55

milmetro

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano km hm dam m dm cm mm

1.000m 100m 10m 1m 0,1m 0,01m 0,001m Os mltiplos do metro so utilizados para medir grandes distncias, enquanto os submltiplos, para pequenas distncias. Para medidas milimtricas, em que se exige preciso, utilizamos: mcron () = 10-6 m angstrn () = 10-10 m

Para distncias astronmicas utilizamos o Ano-luz (distncia percorrida pela luz em um ano): Ano-luz = 9,5 1012 km O p, a polegada, a milha e a jarda so unidades no pertencentes ao sistemas mtrico decimal, so utilizadas em pases de lngua inglesa. Observe as igualdades abaixo: P Polegada Jarda Milha terrestre Milha martima Observe que: 1 p = 12 polegadas 1 jarda = 3 ps = 30,48 cm = 2,54 cm = 91,44 cm = 1.609 m = 1.852 m

Leitura das Medidas de Comprimento A leitura das medidas de comprimentos pode ser efetuada com o auxlio do quadro de unidades. Exemplos: Leia a seguinte medida: 15,048 m. Seqncia prtica 1) Escrever o quadro de unidades: km hm dam m dm cm mm

2) Colocar o nmero no quadro de unidades, localizando o ltimo algarismo da parte inteira sob a sua respectiva. km hm dam m dm cm mm

1 5, 0 4 8 3) Ler a parte inteira acompanhada da unidade de medida do seu ltimo algarismo e a parte decimal acompanhada da unidade de medida do ltimo algarismo da mesma. 15 metros e 48 milmetros Outros exemplos: 6,07 km l-se "seis quilmetros e sete decmetros"

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

56

Apostilas Aprendizado Urbano 82,107 dam 0,003 m Transformao de Unidades l-se "oitenta e dois decmetros e cento e sete centmetros". l-se "trs milmetros".

Observe as seguintes transformaes: Transforme 16,584hm em m. km hm dam m dm cm mm

Para transformar hm em m (duas posies direita) devemos multiplicar por 100 (10 x 10). 16,584 x 100 = 1.658,4 Ou seja: 16,584hm = 1.658,4m

Transforme 1,463 dam em cm. km hm dam m dm cm mm

Para transformar dam em cm (trs posies direita) devemos multiplicar por 1.000 (10 x 10 x 10). 1,463 x 1.000 = 1,463 Ou seja: 1,463dam = 1.463cm. Transforme 176,9m em dam. km hm dam m dm cm mm

Para transformar m em dam (uma posio esquerda) devemos dividir por 10. 176,9 : 10 = 17,69 Ou seja: 176,9m = 17,69dam Transforme 978m em km.
57

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano km hm dam m dm cm mm

Para transformar m em km (trs posies esquerda) devemos dividir por 1.000. 978 : 1.000 = 0,978 Ou seja: 978m = 0,978km. Observao: Para resolver uma expresso formada por termos com diferentes unidades, devemos inicialmente transformar todos eles numa mesma unidade, para a seguir efetuar as operaes.

Permetro de um Polgono Permetro de um polgono a soma das medidas dos seus lados. Permetro do retngulo b - base ou comprimento h - altura ou largura Permetro = 2b + 2h = 2(b + h) Permetro dos polgonos regulares

Tringulo equiltero P = l+ l + l P=3l

Quadrado P = l + l + l+ l P=4l

Pentgono P=l+l+l+l+l
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Hexgono P=l+l+l+l+l+l
58

Apostilas Aprendizado Urbano P=5 l - medida do lado do polgono regular P - permetro do polgono regular Para um polgono de n lados, temos: P=nl P=6l

Comprimento da Circunferncia Um pneu tem 40cm de dimetro, conforme a figura. Pergunta-se: Cada volta completa deste pneu corresponde na horizontal a quantos centmetros?

Envolva a roda com um barbante. Marque o incio e o fim desta volta no barbante. Estique o bastante e mea o comprimento da circunferncia correspondente roda.

Medindo essa dimenso voc encontrar aproximadamente 125,6cm, que um valor um pouco superior a 3 vezes o seu dimetro. Vamos ver como determinar este comprimento por um processo no experimental. Voc provavelmente j ouviu falar de uma antiga descoberta matemtica: Dividindo o comprimento de uma circunferncia (C) pela medida do seu dimetro (D), encontramos sempre um valor aproximadamente igual a 3,14. Assim: O nmero 3,141592... corresponde em matemtica letra grega palavra grega permetro. Costuma-se considera = 3,14. 3,14 (l-se "pi"), que a primeira lera da

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

59

Apostilas Aprendizado Urbano Logo: Utilizando essa frmula, podemos determinar o comprimento de qualquer circunferncia. Podemos agora conferir com auxlio da frmula o comprimento da toda obtido experimentalmente. C=2 r C = 2 3,14 20 C = 125,6 cm

3,141...

UNIDADES DO SISTEMA MONETRIO BRASILEIRO ..... UNIDADE MONETRIA Real (Plural = Ris) Mil Ris Cruzeiro

PERODO DE VIGNCIA Perodo colonial at 7/10/1833 8/10/1833 a 31/10/1942 1/11/1942 a 30/11/1964

SMBOLO CORRESPONDNCIA R R$ Cr$ R 1$2000 = 1/8 de ouro de 22 k Rs 2$500 = 1/8 de ouro de 22 k. Cr$ 1,00 = Rs 1$000 (um cruzeiro corresponde a mil-ris)

Cruzeiro (eliminados 1/12/1964 a 12/2/1967 Cr$ os centavos) Cruzeiro Novo (volta 13/2/1967 a 14/5/1970 NCr$ dos centavos) Cruzeiro 15/5/1970 a 14/8/1984 Cr$

Cr$ 1 = Cr$ 1,00 NCr$ 1,00 = Cr$ 1.000 Cr$ 1,00 = NCr$ 1,00 Cr$ 1 = Cr$ 1,00 Cz$ 1,00 = Cr$ 1.000 NCz$ 1,00 = Cz$ 1.000,00 Cr $ 1,00 = NCz$ 1,00 CR$ 1,00 = Cr$ 1.000,00

Cruzeiro (eliminados 15/8/1984 a 27/2/1986 Cr$ os centavos) Cruzado (volta dos centavos) Cruzado Novo Cruzeiro Cruzeiro Real 28/2/1986 a 15/1/1989 Cz$ 16/1/1989 a 15/3/1990 NCz$ 16/03/1990 a 31/7/1993 1/8/1993 a 30/6/1994 Cr$ CR$

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

60

Apostilas Aprendizado Urbano Real (plural = Reais) A partir de 1/7/1994 R$ R$ 1,00 = Cr$ 2.750,00

Funes Trigonomtricas

Funo seno Definio


Chamamos de funo seno a funo f: R R que a cada nmero real x, associa o seno desse nmero: f: R R, f(x) = sen x O domnio dessa funo R e a imagem Im [ -1,1] ; visto que, na circunferncia trigonomtrica o raio unitrio e, pela definio do seno, 1 sen x 1, ou seja: Domnio de f(x) = sen x; D(sen x) = R.

Imagem de f(x) = sen x; Im(sen x) = [ -1,1] . Sinal da Funo: Como seno x a ordenada do ponto-extremidade do arco: f(x) = sen x positiva no 1 e 2 quadrantes (ordenada positiva) f(x) = sen x negativa no 3 e 4 quadrantes (ordenada negativa)

Funo cosseno Definio


Chamamos de funo cosseno a funo f: R R que a cada nmero real x , associa o cosseno desse nmero: f: R R, f(x) = cos x. O domnio dessa funo R e a imagem Im [ -1,1] ; visto que, na circunferncia trigonomtrica o raio unitrio e, pela definio do cosseno, 1 cos x 1, ou seja: Domnio de f(x) = cos x; D(cos x) = R. Imagem de f(x) = cos x; Im(cos x) = [ -1,1] . Sinal da Funo: Como cosseno x a abscissa do ponto-extremidade do arco: f(x) = cos x positiva no 1 e 2 quadrantes (abscissa positiva) f(x) = cos x negativa no 3 e 4 quadrantes (abscissa negativa)

Funo tangente
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 61

Apostilas Aprendizado Urbano

Definio
Chamamos de funo tangente a funo f: E R que a cada nmero x E, com E = x R/ x p + kp , k Z associa a tangente desse nmero: f: E R, f(x) = tg x. O domnio dessa funo E e a imagem R; visto que no 1 e 3 quadrantes, a funo tg x varia de 0(zero) at (infinito) e 2 e 4 quadrantes varia de - (menos infinito) at 0(zero) Domnio de f(x) = tg x; D(tg x) = E = x R/ x p + kp , k Z . Imagem de f(x) = tg x; Im(tg x) = R. Sinal da Funo: Como tangente x a ordenada do ponto T interseo da reta que passa pelo centro de uma circunferncia trigonomtrica e o ponto-extremidade do arco, com o eixo das tangentes ento: f(x) = tg x positiva no 1 e 3 quadrantes (produto da ordenada pela abscissa positiva) f(x) = tg x negativa no 2 e 4 quadrantes (produto da ordenada pela abscissa negativa)

Funo secante Definio


Denomina-se funo secante a funo f(x) = 1/cos x, definida para todo x R diferente de p + kp , onde k Z. Sinal da funo Como a funo secante a inversa da funo cosseno, ento os sinais da funo secante so os mesmos da funo cosseno.

Funo cossecante Definio


Denomina-se funo cossecante a funo f(x) = 1/sen x, definida para todo x R diferente de kp , onde k Z. Sinal da funo Como a funo cossecante a inversa da funo seno, ento os sinais da funo cossecante so os mesmos da funo seno.

Funo cotangente Definio


Denomina-se funo cossecante a funo f(x) = 1/sen x, definida para todo x R diferente de kp , onde k Z. Sinal da funo Como a funo cossecante a inversa da funo seno, ento os sinais da funo cossecante so os
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 62

Apostilas Aprendizado Urbano mesmos da funo seno.

Veja mais

A funo seno

Observe que esse grfico razovel. Pois:

Quando Quando Quando Quando

, 1 quadrante, o valor de sen x cresce de 0 a 1. , 2 quadrante, o valor de sen x decresce de 1 a 0. , 3 quadrante, o valor de sen x decresce de 0 a -1. , 4 quadrante, o valor de sen x cresce de -1 a 0.]

A funo cosseno

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

63

Apostilas Aprendizado Urbano

Observe que esse grfico razovel. Pois:

Quando Quando Quando Quando ,

, 1 quadrante, o valor do cos x decresce de 1 a 0. , 2 quadrante, o valor do cos x decresce de 0 a -1. , 3 quadrante, o valor do cos x cresce de -1 a 0. 4 quadrante, o valor do cos x cresce de 0 a 1.

A funo tangente
Observe que esse grfico razovel. De fato: Em primeiro lugar

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

64

Apostilas Aprendizado Urbano

ou seja, quando Em segundo lugar,

, 1 Quadrante, Quadrante o valor da tg x cresce de 0 a .

ou seja, quando Em terceiro lugar,

, 2 Quadrante, Quadrante o valor da tg x cresce de - a 0.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

65

Apostilas Aprendizado Urbano

ou seja, quando, Finalmente,

3 Quadrante, o valor da tg x cresce de 0 a .

ou seja, quando ,

4 Quadrante, o valor da tg x cresce de - a 0.

Funo secante
Temos: Definio: .

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

66

Apostilas Aprendizado Urbano

Logo, o domnio da funo secante

Tambm, a partir da circunferncia trigonomtrica, j sabemos que, na figura abaixo, para cada , sec x a medida algbrica do segmento OS ou do segmento OT.

Da figura, observamos tambm que, para todo , inteiro qualquer. Assim a funo sec peridica, de perodo 2p.

, onde k um nmero

A fim de esboar o grfico de y=sec x, faamos a anlise de como a variao de y conforme x varia: aumenta, y aumenta; aumenta, y aumenta; x aumenta, y diminui; aumenta, y diminui. Observemos que as retas verticais de equao funo. , para k inteiro, no nulo, so assntotas ao grfico da e, nesse intervalo, a funo estritamente decrescente, ou seja, conforme x e, nesse intervalo, a funo estritamente decrescente, ou seja, conforme e, nesse intervalo, a funo estritamente crescente, ou seja, conforme x e, nesse intervalo, a funo estritamente crescente, ou seja, conforme x

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

67

Apostilas Aprendizado Urbano

A funo y=sec x tem como imagem o intervalo peridica, de perodo 2p

. Ela uma funo no limitada e

funo cossecante
Temos: Definio: .

Logo, o domnio da funo cossecante Tambm, a partir da circunferncia trigonomtrica, j sabemos que, na figura abaixo, para cada , cossec x a medida algbrica do segmento OU ou do segmento OC.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

68

Apostilas Aprendizado Urbano Da figura, observamos tambm que, qualquer que seja , onde k um nmero inteiro qualquer. Assim a funo cos sec peridica, de perodo 2p. ,

A fim de esboar o grfico de y=cossec x, faamos a anlise de como a variao de y conforme x varia: aumenta, y diminui; aumenta, y diminui; e, nesse intervalo, a funo estritamente decrescente, ou seja, conforme x e, nesse intervalo, a funo estritamente decrescente, ou seja, conforme x

Observemos que as retas verticais de equao funo. A funo y=cotg x tem como imagem o intervalo

, para k inteiro, no nulo, so assntotas ao grfico da . Ela uma funo no limitada e peridica.

Formas geomtricas bsicas

Polgono: uma figura plana formada por trs ou mais segmentos de reta que se intersectam dois a dois. Os segmentos de reta so denominados lados do polgono.Os pontos de interseco so denominados vrtices do polgono. A regio interior ao polgono muitas vezes tratada como se fosse o prprio polgono

Polgono convexo: um polgono construdo de modo que os prolongamentos dos lados nunca ficaro no interior da figura original. Se dois pontos pertencem a um polgono convexo, ento todo o segmento tendo estes dois pontos como extremidades, estar inteiramente contido no polgono. Polgono No. de lados Polgono No. de lados Tringulo 3 Quadriltero 4 Pentgono 5 Hexgono 6 Heptgono 7 Octgono 8 Enegono 9 Decgono 10 Undecgono 11 Dodecgono 12 Polgono no convexo: Um polgono dito no convexo se dados dois pontos do polgono, o segmento que tem estes pontos como extremidades, contiver pontos que esto fora do polgono.

Segmentos congruentes: Dois segmentos ou ngulos so congruentes quando tm as mesmas medidas.

Paralelogramo: um quadriltero cujos lados opostos so paralelos. Pode-se mostrar que num paralelogramo:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

69

Apostilas Aprendizado Urbano 1. Os lados opostos so congruentes; 2. Os ngulos opostos so congruentes; 3. A soma de dois ngulos consecutivos vale 180o; 4. As diagonais cortam-se ao meio.

Losango: Paralelogramo que tem todos os quatro lados congruentes. As diagonais de um losango formam um ngulo de 90o. Retngulo: um paralelogramo com quatro ngulos retos e dois pares de lados paralelos.

Quadrado: um paralelogramo que ao mesmo tempo um losango e um retngulo. O quadrado possui quatro lados com a mesma medida e tambm quatro ngulos retos. Trapzio: Quadriltero que s possui dois lados opostos paralelos com comprimentos distintos, denominados base menor e base maior. Pode-se mostrar que o segmento que liga os pontos mdios dos lados no paralelos de um trapzio paralelo s bases e o seu comprimento a mdia aritmtica das somas das medidas das bases maior e menor do trapzio.

Trapzio issceles: Trapzio cujos lados no paralelos so congruentes. Neste caso, existem dois ngulos congruentes e dois lados congruentes. Este quadriltero obtido pela retirada de um tringulo issceles menor superior (amarelo) do tringulo issceles maior. "Pipa" ou "papagaio": um quadriltero que tem dois pares de lados consecutivos congruentes, mas os seus lados opostos no so congruentes.

Neste caso, pode-se mostrar que as diagonais so perpendiculares e que os ngulos opostos ligados pela diagonal menor so congruentes.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

70

Apostilas Aprendizado Urbano Permetro Permetro a distncia que circunda um objeto bidimensional. Um polgono tem permetro igual soma do comprimento de suas arestas. Uma circunferncia tem permetro igual ao dobro do pi vezes raio, mais simplificada ainda, pode ser feita como pi vezes dimetro . Para ser mais simplificado, fazemos a conta assim: c = 2.pi.r. Sendo, c= comprimento, 2.= 2x3.14 = 6.28 e R= raio Um exemplo dessa conta: C=6,28.10mm=62,80.

rea do crculo o valor limite da sequncia das reas das regies poligonais regulares inscritas no crculo quando o nmero n de lados das poligonais aumenta arbitrariamente.

Um tringulo equiltero
Problema: Construir um tringulo equiltero ABC no plano cartesiano sabendo-se que existe um ponto P que est distante 7 unidades de A, 6 unidades de B e 8 unidades de C e ao final obter a sua rea.

Soluo: Embora a soluo esteja apresentada na sequncia, sugiro que o visitante interessado neste problema, tente resolv-lo sem ver os procedimentos apresentados aqui pois, este um problema simples na sua proposio mas envolve muita matemtica para a sua resoluo. Vamos supor que exista um tringulo equiltero com lado de comprimento igual a u unidades. Podemos construir este tringulo com os vrtices nos pontos A=(0,0), B=(u,0) e C=(u/2,u.R[3]/2) do plano cartesiano. Aqui R[z] significa a raiz quadrada de z>0. Pela informao do problema, existe um ponto P=(v,w) localizado a distncias 7, 6 e 8 unidades, respectivamente dos vrtices A, B e C do tringulo. Em funo da frmula da distncia entre dois pontos no plano, podemos escrever:
(Eq1) v + w = 49 (Eq2) (v-u) + w = 36 (Eq3) (v-u/2) + (w-u.R[3]/2) = 64

Subtraindo membro a membro as equaes Eq1 e Eq2, obtemos o valor de v em funo de u: v = (u + 13/u)/2 Ao substituir este valor v na Eq2, obteremos duas respostas para w: w' = R[170-169/u-u]/2
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 71

Apostilas Aprendizado Urbano w" = -R[170-169/u-u]/2 Substituindo agora v e w na Eq3, obteremos uma equao biquadrada na varivel u: u4 -149 u + 589 = 0 Tomando u=x, obteremos uma equao do 2o. grau: x -149 x + 589 = 0 Resolvendo esta equao e voltando s variveis originais u, obtemos quatro respostas: u1=12.0389427, u2=-12.0389427, u3 = 2.01590146, u4=-2.01590146 Em princpio, eu esperava obter apenas uma soluo com u positivo! Para cada resposta obtida para u, obtemos valores correspondentes para v e para w, assim temos quatro respostas:
[u1,v1,w1]=[ 12.03894270, 6.559385873,2.444270233] [u2,v2,w2]=[-12.03894270,-6.559385873,2.444270230] [u3,v3,w3]=[ 2.01590146, 4.232314683,5.575617670] [u4,v4,w4]=[ -2.01590146,-4.232314683,5.575617670]

Com um pouco de cuidado e muito clculo, observamos que [u1,v1,w1] e [u4,v4,w4] satisfazem ao problema, mas [u2,v2,w2] e [u3,v3,w3] no satisfazem ( estas so denominadas solues estranhas ao problema). Podemos agora construir os dois primeiros tringulos para esta situao: Tringulo 1: (primeiro quadrante) A=(0,0), B=(12.0389427,0), C=(6.01947135,18.05841405), P=(6.559385873,2.444270233) Tringulo 2: (segundo quadrante) A=(0,0), B=(-2.01590146,0), C=(-1.007950073,1.745821876) P=(-4.232314683,5.57561767) Usando um pouco a imaginao, possvel observar que existem tambm dois outros tringulos simtricos em relao ao eixo horizontal com as mesmas propriedades. A nica diferena que as coordenadas de w devem mudar de sinal.

Tringulo 3: (Terceiro quadrante) A=(0,0), B=(-2.01590146,0), C=(-1.0079501,-1.7458219) P=(-4.2323147,-5.5756177) Tringulo 4: (quarto quadrante) A=(0,0), B=(12.0389427,0), C=(6.01947135,-18.05841405) P=(6.559385873,-2.444270233) Em qualquer das 4 situaes, a rea do tringulo dada pela frmula rea = a.b.sen(U)/2, onde U o ngulo formado pelos lados de medidas a e b.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

72

Apostilas Aprendizado Urbano

Assim, a rea do tringulo de rea maior ser A(maior) = 62.75919017 e a rea do tringulo de rea menor ser A(menor) = 1,759702435. Passatempo: Para voc aprender um pouco mais de Geometria, observe o desenho ao lado e calcule o valor de h, apenas com as informaes contidas no desenho.

O dobro da medida h corresponde mdia harmnica entre os nmeros 8 e 10, assim, voc tem uma representao geomtrica para a mdia harmnica entre dois segmentos!

rea do Retngulo A figura ao lado mostra o retngulo ABCD, que mede 3 unidades de comprimento e 2 unidades de altura. O segmento horizontal que passa no meio do retngulo e os segmentos verticais, dividem o retngulo em seis quadrados tendo cada um 1 unidade de rea.

A rea do retngulo ABCD a soma das reas destes seis quadrados. O nmero de unidades de rea do retngulo coincide com o obtido pelo produto do nmero de unidades do comprimento da base AB pelo nmero de unidades da altura BC. O lado do retngulo pode ser visto como a base e o lado adjacente como a altura, assim, a rea A do retngulo o produto da medida da base b pela medida da altura h. A= b h rea do quadrado Um quadrado um caso particular de retngulo cuja medida da base igual medida da altura. A rea do quadrado pode ser obtida pelo produto da medida da base por si mesma. Esta a razo pela qual a segunda potncia do nmero x, indicada por x, tem o nome de quadrado de x e a rea A do quadrado obtida pelo quadrado da medida do lado x. A = x

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

73

Apostilas Aprendizado Urbano Exemplo: Obter a rea do retngulo cujo comprimento da base 8 unidades e o comprimento da altura 5 unidades.
A = bh A = (8u)x(5u) = 40u

No clculo de reas em situaes reais, usamos medidas de comprimento em funo de alguma certa unidade como: metro, centmetro, quilmetro, etc... Exemplo: Para calcular a rea de um retngulo com 2 m de altura e 120 cm de base, podemos expressar a rea em metros quadrados ou qualquer outra unidade de rea. 1. Transformando as medidas em metros Como h=2m e b=120cm=1,20m, a rea ser obtida atravs de:
A = bh A = (1,20m)(2m) = 2,40m

2. Transformando as medidas em centmetros Como h=2m=200cm e b=120cm, a rea do retngulo ser dada por:
A = bh A = (120cm)(200cm) = 24000cm

rea do Paralelogramo Combinando os processos para obteno de reas de tringulos congruentes com aqueles de reas de retngulos podemos obter a rea do paralelogramo. Qualquer lado do paralelogramo pode ser tomado como sua base e a altura correspondente o segmento perpendicular reta que contm a base at o ponto onde esta reta intercepta o lado oposto do paralelogramo. No paralelogramo ABCD abaixo esquerda, os segmentos verticais tracejados so congruentes e qualquer um deles pode representar a altura do paralelogramo em relao base AB.

No paralelogramo RSTV acima direita, os dois segmentos tracejados so congruentes e qualquer um deles pode representar a altura do paralelogramo em relao base RV. A rea A do paralelogramo obtida pelo produto da medida da base b pela medida da altura h, isto , A=bh. Demonstrao da frmula rea do Tringulo A rea de um tringulo a metade do produto da medida da base pela medida da altura, isto , A=b.h/2. Demonstrao da frmula

Exemplo: Mostraremos que a rea do tringulo equiltero cujo lado mede s dada por A=sR[3]/2, onde R[z] denota a raiz quadrada de z>0. Realmente, com o Teorema de Pitgoras, escrevemos h=s-(s/2) para obter h=(3/4)s garantindo que h=R[3]s/2.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 74

Apostilas Aprendizado Urbano

Como a rea de um tringulo dada por A=b.h/2, ento segue que: A = s R[3] s/2 = R[3] s Observao: Tringulos com bases congruentes e alturas congruentes possuem a mesma rea. Comparao de reas entre tringulos semelhantes Conhecendo-se a razo entre medidas correspondentes quaisquer de dois tringulos semelhantes, possvel obter a razo entre as reas desses tringulos.

Propriedade: A razo entre as reas de dois tringulos semelhantes igual ao quadrado da razo entre os comprimentos de quaisquer dois lados correspondentes. rea de ABC = rea de RST rea do losango O losango um paralelogramo e a sua rea tambm igual ao produto do comprimento da medida da base pela medida da altura. r a = s b = t c

A rea do losango o semi-produto das medidas das diagonais, isto , A=(d1d2)/2. Demonstrao da frmula rea do trapzio Em um trapzio existe uma base menor de medida b1, uma base maior de medida b2 e uma altura com medida h.

A rea A do trapzio o produto da mdia aritmtica entre as medidas das bases pela medida da altura, isto , A=(b1+b2).h/2. Polgonos regulares Um polgono regular aquele que possui todos os lados congruentes e todos os ngulos congruentes. Existem duas circunferncias associadas a um polgono regular. Circunferncia circunscrita: Em um polgono regular com n lados, podemos construir uma circunferncia
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 75

Apostilas Aprendizado Urbano circunscrita (por fora), que uma circunferncia que passa em todos os vrtices do polgono e que contm o polgono em seu interior.

Circunferncia inscrita: Em um polgono regular com n lados, podemos colocar uma circunferncia inscrita (por dentro), isto , uma circunferncia que passa tangenciando todos os lados do polgono e que est contida no polgono. Elementos de um polgono regular 1. Centro do polgono o centro comum s circunferncias inscrita e circunscrita. 2. Raio da circunferncia circunscrita a distncia do centro do polgono at um dos vrtices. 3. Raio da circunferncia inscrita o aptema do polgono, isto , a distncia do centro do polgono ao ponto mdio de um dos lados. 4. ngulo central o ngulo cujo vrtice o centro do polgono e cujos lados contm vrtices consecutivos do polgono.

Aptema: OM, Aptema: OX, Raios: OA,OF Raios: OR,OT ngulo central: AOF ngulo central: ROT 5. Medida do ngulo central de um polgono com n lados dada por 360/n graus. Por exemplo, o ngulo central de um hexgono regular mede 60 graus e o ngulo central de um pentgono regular mede 360/5=72 graus. reas de polgonos regulares Traando segmentos de reta ligando o centro do polgono regular a cada um dos vrtices desse polgono de nlados, iremos decompor este polgono em n tringulos congruentes.

Assim, a frmula para o clculo da rea da regio poligonal regular ser dada pela metade do produto da medida do aptema a pelo permetro P, isto : A = a Permetro / 2 Demonstrao da frmula Comparando reas entre polgonos semelhantes Apresentamos abaixo dois pentgonos irregulares semelhantes. Dos vrtices correspondentes A e L traamos diagonais decompondo cada pentgono em trs tringulos.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 76

Apostilas Aprendizado Urbano

Os pares de tringulos correspondentes ABC e LMN, parecem semelhantes, o que pode ser verificado diretamente atravs da medio de seus ngulos com um transferidor. Assumiremos que tal propriedade seja vlida para polgonos semelhantes com n lados. Observao: Se dois polgonos so semelhantes, eles podem ser decompostos no mesmo nmero de tringulos e cada tringulo semelhante ao tringulo que ocupa a posio correspondente no outro polgono.

Este fato e o teorema sobre razo entre reas de tringulos semelhantes so usados para demonstrar o seguinte teorema sobre reas de polgonos semelhantes. Teorema: A razo entre reas de dois polgonos semelhantes igual ao quadrado da razo entre os comprimentos de quaisquer dois lados correspondentes. rea de ABCDE... = rea de A'B'C'D'E'... (s') s = (t') t

Grficos e Tabelas

Primeiro vamos definir o que so Grficos e Tabelas

Grficos so a representao de dados em desenhos feitos a partir de barras, linhas ou colunas. Tabelas so uma representao matricial, isto , em linhas e colunas, tantas quantas a aplicao que se queira dar. Existem tabelas unidimensionais que tm apenas colunas ou apenas linhas. Mas o mais comum encontrar-se tabelas bidimensionais. As tabelas so realmente a conjugao entre o pensamento abstrato e a nossa necessidade de visualizao. Mas elas tm um ponto muito forte que a capacidade de nos dar muita informao em pouco espao.

Agora vamos a parte prtica com exerccios e como cada um pode ser usado:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

77

Apostilas Aprendizado Urbano

Vamos completar a tabela abaixo com o nmero de aniversariantes da sala em cada ms do ano: Janeiro Fevereiro Maro Abril Julho Outubro Maio Agosto Novembro Junho Setembro Dezembro

Observando a tabela responda: a) Quantos aniversariante h no ms de maio? ______________________________________________________ b)Em que ms h o maior nmero de aniversariantes? ______________________________________________________ c)Em que ms h o menor nmero de aniversariantes? ______________________________________________________ d)Em que bimestre, h mais aniversariantes? (Bimestre dois meses seguidos) ______________________________________________________ e)H algum bimestre sem aniversariantes? ______________________________________________________ Vamos completar a tabela abaixo com o nmero de aniversariantes da sala em cada ms do ano: Janeiro Fevereiro Maro Abril Julho Outubro Maio Agosto Novembro Junho Setembro Dezembro

Observando a tabela responda: a) Quantos aniversariante h no ms de maio? ______________________________________________________ b)Em que ms h o maior nmero de aniversariantes? ______________________________________________________ c)Em que ms h o menor nmero de aniversariantes? ______________________________________________________ d)Em que bimestre, h mais aniversariantes? (Bimestre dois meses seguidos) ______________________________________________________ e)H algum bimestre sem aniversariantes? ______________________________________________________

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

78

Apostilas Aprendizado Urbano

Entre esses animais, qual o de vida: Mais curta............................................................. Mais longa............................................................. Quantos anos o elefante vive em mdia a mais do que o porco? .................................................................................................... Quantos anos o leo vive em mdia a menos do que o avestruz? .................................................................................................. O leo vive mais ou menos do que o hipoptamo? Quanto? ........................................................................................................

Entre esses animais, qual o de vida: Mais curta............................................................. Mais longa............................................................. Quantos anos o elefante vive em mdia a mais do que o porco? .................................................................................................... Quantos anos o leo vive em mdia a menos do que o avestruz? .................................................................................................. O leo vive mais ou menos do que o hipoptamo? Quanto? ........................................................................................................

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

79

Apostilas Aprendizado Urbano Veja na tabela abaixo, a preferncia por sabores de sorvete entre algumas crianas, entrevistadas num bairro na cidade de So Paulo: ABACAXI 5 CHOCOLATE 9 BAUNILHA 3 MORANGO 6 Com base nos dados vamos produzir um grfico, pintando um quadrinho para cada voto. Deixe seu grfico colorido usando cores diferentes para cada coluna:

ABACAXI

CHOCOLATE

BAUNILHA

MORANGO

Observando o grfico e a tabela responda: a) Quantas crianas foram entrevistadas: _______________________________________________________ b) Qual o sabor de sorvete preferido das crianas?Ou o mais votado? ________________________________________________________ c) Qual o sabor que recebeu menos votos? ________________________________________________________ d) Qual a diferena entre as crianas que preferiram sorvete de abacaxi para os que preferiram sorvete de chocolate? ________________________________________________________ e) Dois sabores de sorvete somados, se igualam aos votos do sabor de chocolate. Quais so eles? _________________________________________________________ f) Qual o seu sabor preferido? ________________________________________________________ g) Faa uma votao em sua sala de aula, considerando os sabores da tabela e escreva o nome do campeo abaixo: ________________________________________________________

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

80

Apostilas Aprendizado Urbano

Observe o grfico abaixo: ele mostra o nmero de aniversariantes de uma sala de aula em cada ms do ano:

Com base no grfico responda: a)Quantas crianas estudam nessa sala? ______________________________________________________ b) Qual o ms com mais e o ms com menos aniversariantes? __________________________________________________________________________ ________________________________ c)Quantos crianas fazem aniversrio de janeiro junho? Observe o grfico abaixo: ele mostra o nmero de aniversariantes de uma sala de aula em cada ms do ano:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

81

Apostilas Aprendizado Urbano

Com base no grfico responda: a)Quantas crianas estudam nessa sala? ______________________________________________________ b) Qual o ms com mais e o ms com menos aniversariantes? __________________________________________________________________________ ________________________________ c)Quantos crianas fazem aniversrio de janeiro junho? ______________________________________________________

Regra de trs simples Regra de trs simples um processo prtico para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos trs deles. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos trs j conhecidos. Passos utilizados numa regra de trs simples: 1) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espcie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espcies diferentes em correspondncia. 2) Identificar se as grandezas so diretamente ou inversamente proporcionais. 3) Montar a proporo e resolver a equao. Exemplos: 1) Com uma rea de absoro de raios solares de 1,2m2, uma lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia. Aumentando-se essa rea para 1,5m2, qual ser a energia produzida? Soluo: montando a tabela: rea (m2) 1,2 1,5 Identificao do tipo de relao: Energia (Wh) 400 x

Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contm o x (2 coluna). Observe que: Aumentando a rea de absoro, a energia solar aumenta. Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas so diretamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no mesmo sentido (para baixo) na 1 coluna. Montando a proporo e resolvendo a equao temos:

Logo, a energia produzida ser de 500 watts por hora.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

82

Apostilas Aprendizado Urbano 2) Um trem, deslocando-se a uma velocidade mdia de 400Km/h, faz um determinado percurso em 3 horas. Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de 480km/ h? Soluo: montando a tabela: Velocidade (Km/h) 400 480 Identificao do tipo de relao: Tempo (h) 3 x

Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contm o x (2 coluna). Observe que: Aumentando a velocidade, o tempo do percurso diminui. Como as palavras so contrrias (aumentando - diminui), podemos afirmar que as grandezas so inversamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no sentido contrrio (para cima) na 1 coluna. Montando a proporo e resolvendo a equao temos:

Logo, o tempo desse percurso seria de 2,5 horas ou 2 horas e 30 minutos.

3) Bianca comprou 3 camisetas e pagou R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse 5 camisetas do mesmo tipo e preo? Soluo: montando a tabela: Camisetas Preo (R$) 3 120 5 x Observe que: Aumentando o nmero de camisetas, o preo aumenta. Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas so diretamente proporcionais. Montando a proporo e resolvendo a equao temos:

Logo, a Bianca pagaria R$200,00 pelas 5 camisetas.

4) Uma equipe de operrios, trabalhando 8 horas por dia, realizou determinada obra em 20 dias. Se o nmero de horas de servio for reduzido para 5 horas, em que prazo essa equipe far o mesmo trabalho? Soluo: montando a tabela:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 83

Apostilas Aprendizado Urbano Horas por dia Prazo para trmino (dias) 8 20 5 x Observe que: Diminuindo o nmero de horas trabalhadas por dia, o prazo para trmino aumenta. Como as palavras so contrrias (diminuindo - aumenta), podemos afirmar que as grandezas so inversamente proporcionais. Montando a proporo e resolvendo a equao temos:

Regra de trs composta A regra de trs composta utilizada em problemas com mais de duas grandezas, direta ou inversamente proporcionais. Exemplos: 1) Em 8 horas, 20 caminhes descarregam 160m3 de areia. Em 5 horas, quantos caminhes sero necessrios para descarregar 125m3? Soluo: montando a tabela, colocando em cada coluna as grandezas de mesma espcie e, em cada linha, as grandezas de espcies diferentes que se correspondem: Horas Caminhes Volume 8 20 160 5 x 125 Identificao dos tipos de relao: Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contm o x (2 coluna).

A seguir, devemos comparar cada grandeza com aquela onde est o x. Observe que: Aumentando o nmero de horas de trabalho, podemos diminuir o nmero de caminhes. Portanto a relao inversamente proporcional (seta para cima na 1 coluna). Aumentando o volume de areia, devemos aumentar o nmero de caminhes. Portanto a relao diretamente proporcional (seta para baixo na 3 coluna). Devemos igualar a razo que contm o termo x com o produto das outras razes de acordo com o sentido das setas. Montando a proporo e resolvendo a equao temos:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

84

Apostilas Aprendizado Urbano

Logo, sero necessrios 25 caminhes.

2) Numa fbrica de brinquedos, 8 homens montam 20 carrinhos em 5 dias. Quantos carrinhos sero montados por 4 homens em 16 dias? Soluo: montando a tabela: Homens 8 4 Carrinhos 20 x Dias 5 16

Observe que: Aumentando o nmero de homens, a produo de carrinhos aumenta. Portanto a relao diretamente proporcional (no precisamos inverter a razo). Aumentando o nmero de dias, a produo de carrinhos aumenta. Portanto a relao tambm diretamente proporcional (no precisamos inverter a razo). Devemos igualar a razo que contm o termo x com o produto das outras razes. Montando a proporo e resolvendo a equao temos:

Logo, sero montados 32 carrinhos.

3) Dois pedreiros levam 9 dias para construir um muro com 2m de altura. Trabalhando 3 pedreiros e aumentando a altura para 4m, qual ser o tempo necessrio para completar esse muro? Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contm o x. Depois colocam-se flechas concordantes para as grandezas diretamente proporcionais com a incgnita e discordantes para as inversamente proporcionais, como mostra a figura abaixo:

Montando a proporo e resolvendo a equao temos:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

85

Apostilas Aprendizado Urbano

Logo, para completar o muro sero necessrios 12 dias.

Exerccios complementares

Agora chegou a sua vez de tentar. Pratique tentando fazer esses exerccios: 1) Trs torneiras enchem uma piscina em 10 horas. Quantas horas levaro 10 torneiras para encher 2 piscinas? Resposta: 6 horas. 2) Uma equipe composta de 15 homens extrai, em 30 dias, 3,6 toneladas de carvo. Se for aumentada para 20 homens, em quantos dias conseguiro extrair 5,6 toneladas de carvo? Resposta:
35 dias.

3) Vinte operrios, trabalhando 8 horas por dia, gastam 18 dias para construir um muro de 300m. Quanto tempo levar uma turma de 16 operrios, trabalhando 9 horas por dia, para construir um muro de 225m? Resposta: 15 dias. 4) Um caminhoneiro entrega uma carga em um ms, viajando 8 horas por dia, a uma velocidade mdia de 50 km/h. Quantas horas por dia ele deveria viajar para entregar essa carga em 20 dias, a uma velocidade mdia de 60 km/h? Resposta: 10 horas por dia. 5) Com uma certa quantidade de fio, uma fbrica produz 5400m de tecido com 90cm de largura em 50 minutos. Quantos metros de tecido, com 1 metro e 20 centmetros de largura, seriam produzidos em 25 minutos? Resposta: 2025 metros.

CLCULO PROPOSICIONAL Como primeira e indispensvel parte da Lgica Matemtica temos o CLCULO PROPOSICIONAL ou CLCULO SENTENCIAL ou ainda CLCULO DAS SENTENAS. CONCEITO DE PROPOSIO PROPOSIO: sentenas declarativas afirmativas (expresso de uma linguagem) da qual tenha sentido afirmar que seja verdadeira ou que seja falsa. A lua quadrada. A neve branca. Matemtica uma cincia. No sero objeto de estudo as sentenas interrogativas ou exclamativas. OS SMBOLOS DA LINGUAGEM DO CLCULO PROPOSICIONAL VARIVEIS PROPOSICIONAIS: letras latinas minsculas p,q,r,s,.... para indicar as proposies (frmulas atmicas) . Exemplos: A lua quadrada : p
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 86

Apostilas Aprendizado Urbano A neve branca : q CONECTIVOS LGICOS: As frmulas atmicas podem ser combinadas entre si e, para representar tais combinaes usaremos os conectivos lgicos : : e , : ou , : se...ento , : se e somente se , : no Exemplos: A lua quadrada e a neve branca. : p q (p e q so chamados conjunctos) A lua quadrada ou a neve branca. : p q ( p e q so chamados disjunctos) Se a lua quadrada ento a neve branca. : p q ( p o antecedente e q o conseqente) A lua quadrada se e somente se a neve branca. : p q A lua no quadrada. : p

SMBOLOS AUXILIARES : ( ) , parnteses que servem para denotar o "alcance" dos conectivos; Exemplos: Se a lua quadrada e a neve branca ento a lua no quadrada. : ((p q) p) A lua no quadrada se e somente se a neve branca. : (( p) q)) DEFINIO DE FRMULA : 1. Toda frmula atmica uma frmula. 2. Se A e B so frmulas ento (A B) , (A B) , (A B) , (A B) e ( A) tambm so frmulas. 3. So frmulas apenas as obtidas por 1. e 2. . Os parnteses sero usados segundo a seguinte ordem dos conectivos: , , , , . Com o mesmo conectivo adotaremos a conveno pela direita. Exemplo: a frmula p q r p q deve ser entendida como (((p q) ( r)) ( p ( q))) AS TABELAS VERDADE A lgica clssica governada por trs princpios (entre outros) que podem ser formulados como segue: Princpio da Identidade: Todo objeto idntico a si mesmo. Princpio da Contradio: Dadas duas proposies contraditrias (uma negao da outra), uma delas falsa. Princpio do Terceiro Excludo: Dadas duas proposies contraditrias, uma delas verdadeira. Com base nesses princpios as proposies simples so ou verdadeiras ou falsas - sendo mutuamente exclusivos os dois casos; da dizer que a lgica clssica bivalente. Para determinar o valor (verdade ou falsidade) das proposies compostas (moleculares), conhecidos os valores das proposies simples (atmicas) que as compem usaremos tabelas-verdade : 1.Tabela verdade da "negao" : ~p verdadeira (falsa) se e somente se p falsa (verdadeira).
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 87

Apostilas Aprendizado Urbano p


V F

~p
F V

2. Tabela verdade da "conjuno" : a conjuno verdadeira se e somente os conjunctos so verdadeiros. p


V V F F

q
V F V F

pq
V F F F

3. Tabela verdade da "disjuno" : a disjuno falsa se, e somente, os disjunctos so falsos. p


V V F F

q
V F V F

pq
V V V F

4. Tabela verdade da "implicao": a implicao falsa se, e somente se, o antecedente verdadeiro e o conseqente falso. p
V V F F

q
V F V F

pq
V F V V

5. Tabela verdade da "bi-implicao": a bi-implicao verdadeira se, e somente se seus componentes so ou ambos verdadeiros ou ambos falsos p
V V F F

q
V F V F

pq
V F F V

Exemplo: Construir a tabela verdade da frmula : ((p q) ~p) (q p) p


V V F

q
V F V

((p q) ~p) (q p)
V V V F F V F F V V V F V F F

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

88

Apostilas Aprendizado Urbano


F F F V V F F

NMERO DE LINHAS DE UMA TABELA-VERDADE: Cada proposio simples (atmica) tem dois valores V ou F, que se excluem. Para n atmicas distintas, h tantas possibilidades quantos so os arranjos com repetio de 2 (V e F) elementos n a n. Segue-se que o nmero de linhas da tabela verdade 2n. Assim, para duas proposies so 22 = 4 linhas; para 3 proposies so 23 = 8; etc. Exemplo: a tabela - verdade da frmula ((p q) r) ter 8 linhas como segue : p
V V V V F F F F

q
V V F F V V F F

r
V F V F V F V F

((p q) r )
V V F F F F F F V F V V V V V V

NOTA: "OU EXCLUSIVO" importante observar que "ou" pode ter dois sentidos na linguagem habitual: inclusivo (disjuno) ("vel") e exclusivo ( "aut") onde p q significa ((p q) (p q)). p
V V F F

q ((p q) (p q))
V F V F V V V F F F V V V V FV V F F F

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

89

Apostilas Aprendizado Urbano Lgica de Primeira Ordem 1. Sintaxe Introduo A linguagem da lgica proposicional no adequada para representar relaes entre objetos. Por exemplo, se fssemos usar uma linguagem proposicional para representar "Joo pai de Maria e Jos pai de Joo" usaramos duas letras sentenciais diferentes para expressar idias semelhantes (por exemplo, P para simbolizar "Joo pai de Maria "e Q para simbolizar "Jos pai de Joo" ) e no estaramos captando com esta representao o fato de que as duas frases falam sobre a mesma relao de parentesco entre Joo e Maria e entre Jos e Joo. Outro exemplo do limite do poder de expresso da linguagem proposicional, sua incapacidade de representar instncias de um propriedade geral. Por exemplo, se quisssemos representar em linguagem proposicional "Qualquer objeto igual a si mesmo " e "3 igual a 3", usaramos letras sentenciais distintas para representar cada uma das frases, sem captar que a segunda frase uma instncia particular da primeira. Da mesma forma, se por algum processo de deduo chegssemos concluso que um indivduo arbitrrio de um universo tem uma certa propriedade, seria razovel querermos concluir que esta propriedade vale para qualquer indivduo do universo. Porm, usando uma linguagem proposicional para expressar "um indivduo arbitrrio de um universo tem uma certa propriedade " e "esta propriedade vale para qualquer indivduo do universo" usaramos dois smbolos proposicionais distintos e no teramos como concluir o segundo do primeiro. A linguagem de primeira ordem vai captar relaes entre indivduos de um mesmo universo de discurso e a lgica de primeira ordem vai permitir concluir particularizaes de uma propriedade geral dos indivduos de um universo de discurso, assim como derivar generalizaes a partir de fatos que valem para um indivduo arbitrrio do universo de discurso. Para ter tal poder de expresso, a linguagem de primeira ordem vai usar um arsenal de smbolos mais sofisticado do que o da linguagem proposicional. Considere a sentena "Todo objeto igual a si mesmo ". Esta sentena fala de uma propriedade (a de ser igual a si mesmo) que vale para todos os indivduos de um universo de discurso, sem identificar os objetos deste universo. Considere agora a sentena "Existem nmeros naturais que so pares". Esta sentena fala de um propriedade (a de ser par) que vale para alguns (pelo menos um dos) indivduos do universo dos nmeros naturais, sem, no entanto, falar no nmero" 0" ou "2" ou "4",etc em particular. Para expressar propriedades gerais (que valem para todos os indivduos) ou existenciais (que valem para alguns indivduos) de um universo so utilizados os quantificadores (universal) e (existencial), respectivamente. Estes quantificadores viro sempre seguidos de um smbolo de varivel, captando, desta forma, a idia de estarem simbolizando as palavras "para qualquer" e "para algum". Considere as sentenas: - "Scrates homem" - "Todo aluno do departamento de Cincia da Computao estuda lgica" A primeira frase fala de uma propriedade (ser homem) de um indivduo distinguido ("Scrates") de um domnio de discurso. A segunda frase fala sobre objetos distiguidos "departamento de Cincia da Computao" e "lgica". Tais objetos podero ser representados usando os smbolos , soc para "Scrates", cc para "departamento de Cincia da Computao", lg para "lgica".Tais smbolos so chamados de smbolos de constantes. As propriedades "ser aluno de ", "estuda" relacionam objetos do universo de discurso considerado, isto , "ser aluno de " relaciona os indivduos de uma universidade com os seus departamentos, "estuda" relaciona os indivduos de uma universidade com as matrias. Para representar tais relaes sero usados smbolos de predicados (ou relaes). Nos exemplos citados podemos usar Estuda e Aluno que so smbolos de relao binria. As relaes unrias expressam propriedades dos indivduos do universo ( por exemplo "ser par","ser homem"). A relao "ser igual a" tratata de forma especial, sendo representada pelo smbolo de igualdade .
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 90

Apostilas Aprendizado Urbano Desta forma podemos simbolizar as sentenas consideradas nos exemplos da seguinte forma: - "Todo mundo igual a si mesmo " por x xx; - "Existem nmeros naturais que so pares" por xPar(x); - "Scrates homem" por Homem(soc); - "Todo aluno do departamento de Cincia da Computao estuda lgica" porx(Aluno(x,cc) Estuda (x,lg)). J vimos como representar objetos do domnio atravs de constantes.Uma outra maneira de represent-los atravez do uso de smbolos de funo. Por exemplo podemos representar os nmeros naturais "1", "2", "3", etc atravs do uso de smbolo de funo, digamos, suc, que vai gerar nomes para os nmeros naturais "1", "2", "3", etc. a partir da constante 0, e. g., "1" vai ser denotado por suc(0), "3" vai ser denotado por suc(suc(suc(0))), etc. Seqncias de smbolos tais como suc(0) e suc(suc(suc(0))) so chamadas termos. Assim, a frase "Todo nmero natural diferente de zero sucessor de um nmero natural" pode ser simbolizada por x(x0 ysuc(y)x). Definies Os smbolos de funo e de predicado tem aridades que dependem de quantos so seus argumentos. Uma maneira simples de indicar a aridade de um smbolo de funo f ou de um smbolo de predicado P usar um smbolo de tipo s e indicar que f n-ria por f: sns e que P n-rio por P: sn. Note que um elemento distinguido u de um universo pode ser considerado como uma funo de aridade zero, assim, os smbolos de constante podem ser declarados, usando a notao acima, como c: s0s. Desta forma temos suc: s1s ou mais simplesmente, suc: ss, Par: s, Aluno: s2 e 0: s0s. Os smbolos de constantes, funes e predicados so chamados de smbolos no lgicos de uma linguagem de primeira ordem. O elenco dos smbolos no lgicos de uma linguagem de primeira ordem , junto com suas respectivas aridades chamado de assinatura. Daremos a seguir as definies dos conceitos discutidos acima. Def Sin1 Uma assinatura de uma linguagem de primeira ordem (mono sortida)1 consiste de um conjunto de seqencias cujos elementos so da forma f: sns, com n0 e/ou da forma P: sn , com n>0. Dada uma assinatura , a linguagem de primeira ordem com assinatura , L(), tem como alfabeto: - conectivos proposicionais: (~) negao, (&) conjuno, disjuno, dupla implicao e () implicao. - quantificadores: quantificador universal e quantificador existencial - smbolo de igualdade (opcional): - smbolos de variveis: um conjunto contvel infinito, VAR - smbolos de predicados de : o conjunto consistindo do primeiro elemento de cada um das seqncias da forma P: sn que ocorrem em . Para cada n, se P: sn ocorre em , P chamado de smbolo de predicado n-rio. - smbolos de funo de : o conjunto consistindo do primeiro elemento de cada uma das seqncias da forma f: sns que ocorrem em . Para cada n, se f: sns ocorre em , f chamado de smbolo de predicado n-rio. Os smbolos de funo 0-ria so chamados de smbolos de constantes. - smbolos de pontuao: "(", ")", "[", "]", "{", "}". Por conveno usaremos letras maisculas ou palavras da lngua portuguesa inicializadas com letras maisculas
1

A verso polisortida dos conceitos desta seco sero tratados separadamente.


91

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano para representar smbolos de predicados e usaremos letras minsculas ou palavras da lngua portuguesa inicializadas com letras minsculas para representar smbolos de funo e de variveis. Como foi mencionado anteriomente, os smbolos de predicados pretendem representar relaes entre objetos de um mesmo universo de discurso. A definio de conjunto de frmulas bem formadas de um linguagem de primeira ordem L() faz uso do conceito de termos. Os termos pretendem nomear os objetos do universo de discurso. Definio Sin2 Dada um assinatura , consideremos o conjunto U das seqncias finitas formadas pelos smbolos de VAR, smbolos de pontuao e os smbolos de funo de . Para cada smbolo de funo n-rio (n > 0) f, defina Ff : Un U por Ff(e1, ..., en) = f(e1, ..., en). Definio Sin3 (termos de uma linguagem de primeira ordem) Dada um assinatura , o conjunto de termos de L(), TERM(), o conjunto (livremente) gerado a partir de VAR pelas funes geradoras F = { Ff / f smbolo de funo n-ria de , n > 0}, i.e. o conjunto TERM() de termos o menor conjunto de U tal que: - todo smbolo de varivel pertence a TERM(); - todo smbolo de constante pertence a TERM(); - se t1, t2, ..., tn esto em TERM() e f um smbolo de funo n-rio de , ento f(t1, t2, ..., tn) est em TERM(). Como TERM() um conjunto indutivo, vale o princpio de induo em TERM(), a saber: Princpio de induo para termos Seja A uma propriedade que diz a respeito a termos. Se - cada smbolo de varivel e cada smbolo de constante tem a propriedade A e - se t1, t2, ..., tn tem a propriedade A implica que f(t1, t2, ..., tn) tem a propriedade A , para t1, t2, ..., tn TERM() e f smbolo de funo n-ria, ento todos os termos em TERM() tm a propriedade A. Exemplo Sin1 Vamos mostrar que todo termo tem o mesmo nmero de abre parnteses "("e de fecha parnteses ")" usando o princpio da induo em TERM. Usaremos a notao na() e nf() para o nmero de abre e fecha parnteses de uma expresso , respectivamente. Seja S= {TERM/ na()=nf()} Vamos mostrar que S um conjunto indutivo, i.e.: i) VARS claro que na(x)=0=nf(x), para xVAR. ii) Se c smbolo de constante na(c)=0=nf(c). Logo cS iii) Se t1, t2, ..., tnS e f smbolo de funo n-rio, ento

na(f(t1, t2, ..., tn))=na(t1)++na(tn) Por hiptese de induo temos que na(t1)= nf(t1)na(tn)= nf(tn) Logo na(f(t1, t2, ..., tn))=na(t1)++na(tn)= nf(t1)++nf(tn)=nf(f(t1, t2, ..., tn))).
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 92

Apostilas Aprendizado Urbano Portanto f(t1, t2, ..., tn)S. Definio Sin4 (frmula atmica) Dada uma assinatura , o conjunto das frmulas atmicas de L(), FORMAT(), o conjunto das expresses da forma: - t1 t2 , para t1 e t2 TERM() (se L() tem ) ; - P(t1, t2, ..., tn), onde P smbolo de predicado n-rio de e t1, t2, ..., tn TERM(). As frmulas atmicas pretendem expressar as mais simples relaes sobre os objetos do universo de discursso. Definio Sin5 Dada uma assinatura , seja W o conjunto das seqncias finitas de smbolos do alfabeto de L() e de TERM(). por fx() = (x) Para x VAR, defina fx: W W por fx() = (x) e fx: W W Definio Sin6 (frmulas de uma linguagem de primeira ordem) Dada um assinatura , o conjunto das frmulas de L() , FORM(), o conjunto (livremente) gerado a partir de FORMAT() pela aplicao dos geradores: f, f , f , f , f , e fx, fx, para cada x VAR. i.e.: FORM() o menor conjunto de expresses de W tal que: 1) Se t1 e t2 TERM(), ento t1 t2 FORM(); 2) P(t1, t2, ..., tn) FORM(), onde P smbolo de predicado n-rio P e t1, t2, ..., tn TERM(); 3) Se FORM(), ento () FORM(); 4) Se e FORM(), ento ( ), ( ), ( ) e ( ) FORM(); 5) Se FORM() e x VAR, ento (x) e (x) FORM(). Dada uma assinatura , a linguagem de primeira ordem com assinatura , L(), o conjunto das frmulas bem formadas, FORM(). Em geral uma linguagem de primeira ordem L() apresentada por sua assinatura e pela indicao se nela ocorre ou no o smbolo de igualdade . Deixaremos de mencionar a assinatura , quando esta estiver subentendida. Para cada frmula existe uma rvore cuja raiz a frmula e as folhas so as frmulas atmicas que ocorrem na frmula. Em cada nvel, os ns da rvore desse nvel so as subfrmulas que formam a frmula do nvel anterior pela aplicao de uma das regras ( 1-5 ) da definio de FORM. Exemplo Sin2 (x((A(x) (yB(x, y))) (y((C(y)) (z(A(z, y) C(z, y))))))) ((A(x) (yB(x, y))) (y((C(y)) (z(A(z, y) C(z, y)))))) (A(x) (yB(x, y))) A(x) B(x, y) (y((C(y)) (z(A(z, y) C(z, y))))) (yB(x, y)) ((C(y)) (z(A(z, y) C(z, y)))) (z(A(z, y) C(z, y))) (C(y)) (A(z, y) C(z, y))
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 93

Apostilas Aprendizado Urbano A(z, y) C(z, y)

Como FORM um conjunto indutivo, vale o princpio da induo em FORM, a saber: Princpio de induo para frmulas Seja A uma propriedade que diz respeito a frmulas. Se - cada frmula atmica tem a propriedade A e - se 1 e 2 tm a propriedade A, ento (1*2) tem a propriedade A, para * {, , , } e - se tem a propriedade A, ento () tem a propriedade A e - se tem a propriedade A, ento (x) e (x) tm a propriedade A, ento, todas as frmulas em FORM tm a propriedade A. Conveno para uso do parnteses: - as mesmas convenes usadas para os conectivos sentenciais; - os quantificadores x e x ligam mais que os outros conectivos; - omitir os parnteses mais externos das frmulas. Daremos a seguir alguns conceitos de manipulao sinttica de termos e de frmulas. Estaremos tratanto primeiramente de termos que so obtidos a partir de outros termos pela substituio de variveis que ocorrem nos termos. Considere os termos f(x), f(c) e f(f(x)). Note que f(c) pode ser visto como o termo f(x) quando escrevemos c no lugar de x, assim como f(f(x)) pode ser considerado como uma reescrita do termo f(x) quando escrevemos f(x) no lugar de x. Em termos intuitivos, f(x) denota um objeto do universo de discurso que depende do objeto denotado por x. Esta mesma relao de dependncia vai ser observada entre o objeto denotado por f(c) e o denotado por c, assim como entre os objetos denotados por f(f(x)) e por f(x). Considere agora os termos f(x,y), g(x) e f(x,g(x)). Note que f(x,g(x))) pode ser visto como o termo f(x,y) quando escrevemos g(x) no lugar de y. Assim temos o conceito de aplicar substituio de variveis por termos em termos. Definio Sin7 (substituio simples) Para uma varivel xVAR e um termo tTEM(), a expresso x/t chamada de substituio simples (de x por t). Agora considere os termos f(x,y), g(x) e f(g(x),x). Note que f(g(x),x)) pode ser visto como o termo f(x,y) quando substituimos simultaneamente g(x) por x e x por y. Este um exemplo de aplicao simultnea de duas aplicaes simples, a saber, x:=g(x) e y:=x. Definio Sin8 (substituio) Uma substituio um conjunto finito de substituies simples ={x1:=t1,x2:=t2xn:=tn} tal que xixj para ij. Uma substituio ={x1:=y1,x2:=y2xn:=yn} chamada de renomeao de variveis. A aplicao da substituio = {x1:=t1, ..., xn:=tn} a um termo , denotada por , o termo resultante da aplicao simultnea das substituies xi:=ti de em . Mais formalmente, temos uma definio recursiva da aplicao da substituio de variveis em termos, i.e. vamos definir recursivamente.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

94

Apostilas Aprendizado Urbano Definio Sin9 (substituio de variveis em termos) Dada uma substituio , vamos definir o termo para cada termo . 1- para =x = t, se x:=t = x, caso contrrio 2- para =c = c 3- para = f(t1, ..., xn:=tn) = f(t1, ...,tn). Agora considere os termos f(x,y), g(x) e f(g(y),y). Note que f(g(y),y)) pode ser visto como o termo f(x,y) quando substituimos x por g(y), que por sua vez o resultado da substituio de x por y em g(x). Este um exemplo de aplicao de duas substituies, uma aps a outra (substituio de x por y em g(x) e de x pelo termo resultante em f(x,y)). Definio Sin10 (composio de substittuies) Sejam ={x1:=t1,x2:=t2xn:=tn} e ={v1:=1,v2:=2vm:=m} substituies. A composio de substituies e , a substituio o ={x1:=t1, x2:=t2 xn:=tn}{vi:=i / vi no ocorre em nenhuma substituio de }, i.e, o a substituio obtida aplicando-se aos segundos termos das substituies simples de e acrescentando-se o conjunto de substituies simples de cujos primeiros elementos no so primeiros elementos de . Exemplo Sin3 Sejam = {x:=y, z:=x} e = {y:=f(x), x:=v, v:=y}. o = {x:=f(x), z:=v, y:=f(x), v:=y} Agora vamos tratar de substituies de variveis por termos em frmulas. A substituio de variveis em frmulas se d nas ocorrncias das variveis que no so governadas por quantificadores. Inicialmente daremos algumas definies sobre o papel das variveis nas frmulas. Definio Sin11 (ocorrncia de variveis livres e ligadas) Uma ocorrncia da varivel v na frmula F ligada quando est dentro do escopo de algum quantificador Q v ( v ou v). Isso ilustrado na figura abaixo. F : __ Qv(__v__) __ Figura CQ.DN.1.1: Ocorrncia ligadada da varivel v na frmula F As ocorrncias livres da varivel v na frmula F so os que no so ligadas nem da forma Q v ( v ou v)2. Como exemplo, considere a frmula P(v)v [R(w,v)S(v,w)]. - As duas ocorrncias da varivel w (em R(w,v) e em S(v,w)) so livres. - J a varivel u tm ocorrncias livres (em P(v)) e ligadas (em R(u,v) e em S(v,u)). Exerccio ExSin4 Dados smbolos de predicados P e Q (unrios), R e S (binrios) e T (ternrio), smbolos de operaes f (unrio), g (binrio) e h (ternrio); smbolos de constantes c e d, considere as frmulas abaixo. F1: u [(w R(u,g(v,w)))S(w,h(u,v,w))]; F2: v [R(u,v)u S(u,v)];
2

Uma ocorrncia da varivel v combinada a um quantificador (da forma Q v) costuma ser chamada de ligada ou ento recebe um nome especial, como ligante.
95

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano F3: v [u R(u,f(v))S(w,g(u,c))]; F4: P(u)v [S(u,v)S(v,v)]; F5: P(u)v [S(u,v)S(v,v)]; F6: v [(u T(u,v,w)(S(u,w)Q(v))]; F7: u [P(u)w (T(u,v,w)T(v,u,v))]; F8: u T(g(v,u),v,h(f(u),c,w)); F9: u [P(u)P(f(u))]; F10: P(c)u [P(u)P(h(f(v),g(v,c),d))]; F12: P(u)[v R(u,v)w S(u,w)]; F13: v u R(h(u,c,d),f(v)); F14: u v [w T(u,v,w)(R(u,v)S(v,u)); F15: v S(w,g(u,c))]; F16: u v [w T(u,v,w)(R(u,v)S(v,u)); F17: u v [w (P(f(u))T(u,h(c,v,w),w)Q(g(d,w)))(R(f(u),v)S(f(v),u)). a) Identifique as ocorrncias ligadas e livres de variveis em cada frmula. b) Quais frmulas tm ocorrncias ligadas e livres de uma mesma varivel? Definio Sin12 (variveis livres e ligadas) As variveis livres na frmula F so as que tm ocorrncias livres em F.O conjunto de tais variveis ser denotado por VL[F]. As variveis livres em um conjunto de frmulas so as livres em alguma frmula F de , formando o conjunto VL[] = F VL[F]. Uma sentena uma frmula F sem ocorrncias livres de variveis, i.e., VL[F] = . Exerccio ExSin5 Considere as frmulas do exerccio ExSin4 acima. a) Quais dessas frmulas so sentenas? b) Determine o conjunto de variveis livres em cada conjunto de frmulas: (i) { F1, F2 }; (ii) { F3, F4}; (iii) { F5, F6 , F10 }; (iv) { F11, F12 , F15 }. CQ.DN.1.B Substituio de varivel por termo Substituindo todas as ocorrncias livres de uma varivel v em uma frmula F por um termo t, obtemos uma frmula, denotada F [v:=t]. Freqentemente simplificamos essa notao, usando F(v) para a frmula original e F(t) para o resultado da substituio. F(v) : __ F(t) : __ v

F11: P(c)v [P(v)P(f(v))]P(u);

__

v __ t

__ __

Figura CQ.DN.1.2: Substituio da varivel v por termo t na frmula F Como exemplo, considere como F(u,w) a frmula P(u)v[R(w,v)S(v,w)]. - Substituindo u pelo termo h(v), temos F(h(v),w)= P(h(v))v[R(w,v)S(v,w)]. - Substituindo w pelo termo h(v), temos F(u,h(v))= P(u)v[R(h(v),v)S(v,h(v))]. Exerccio ExSin6 Considere as frmulas do exerccio ExSin4 acima. a) Determine o resultado de cada substituio abaixo (de varivel por termo em frmula): (i) F1 [v:=f(v)]; (ii) F3 [w:=g(u,f(c))]; (iii) F4 [u:=h(c,u,d)]; (iv) F10 [v:=g(v,f(d))]; (v) F7 [v:=h(c,v,d)]; (vi) F8 [v:=g(v,f(d))]; (vii) F2 [v:=u]; (viii) F3 [w:=u]; (ix) F4 [u:=f(f(v))]; (x) F12 [u:=f(v)]; (xi) F8 [v:=g(u,f(u))]; (xii) F7 [v:=h(u,c,w)]. b) Determine o conjunto de variveis livres de cada frmula resultante em (a).
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 96

Apostilas Aprendizado Urbano Quando se faz uma substituio como acima, espera-se que o resultado F(t) afirme sobre o termo t o que a frmula original F(v) afirma sobre a varivel v. Isso ocorre quando a substituio no acarreta coliso de variveis. Como exemplo, considere como F(v) a frmula u[vd(u)], com d sendo 'dobro'. - A frmula F(v) afirma (sobre v) que v o dobro de algum u. - A frmula F(w)=u[wd(u)] afirma (sobre w) que w o dobro de algum u. - J a frmula F(u)=u[ud(u)] no tem ocorrncia livre de u; ela no afirma nada sobre a varivel u, mas sim que algum u o seu prprio dobro. - A frmula F(u+w)=u[u+wd(u)] no afirma(sobre u+w) que u+w seja o dobro de algum nmero. Nas duas substituies F(u)=u[ud(u)] e F(u+w)=u[u+wd(u)] encontramos colises de variveis. Na frmula original F(v)=u[vd(u)] a ocorrncia de v no escopo do quantificador u era livre, no resultado em cada caso, uma varivel introduzida no lugar do v foi "capturada" pelo quantificador u. De maneira geral, dizemos que uma substituio F[v:=t] da varivel v na frmula F pelo termo t origina uma coliso quando alguma varivel u do termo t est dentro do escopo de algum quantificador Qu (u ou u) na frmula original F. F(v): Qu( v ) t(u) F(t): Qu( t(u) ) Figura CQ.DN.1.3: Coliso da varivel v com termo t na frmula F Diremos que a substituio da varivel v na frmula F pelo termo t sensata quando no causa coliso de variveis3. Para isso, usaremos a notao < v, t > SS[F]. Casos especiais, porm utis, de substituio sensata da varivel v na frmula F so: - quando nenhuma varivel do termo t ocorre na na frmula F; - quando o termo t a prpria varivel v (nesse caso, a frmula F fica inalterada). Exerccio ExSin6 Considere as substituies (de varivel por termo em frmula) feitas no exerccio ExSin5 acima. Indique quais delas causam colises de variveis e quais so sensatas. Agora daremos a definio formal de aplicao de substiuio de variveis por termos em frmulas, i.e., dada uma substituio ={x1:=t1,x2:=t2xn:=tn} e uma frmula , vamos definir recursivamente. Definio ExSin10 (substituio de variveis por termos em frmulas) Seja ={x1:=t1,x2:=t2xn:=tn} uma substituio. i) para para =t1t2 = t1t2 ii) para =P(t1, t2, ..., tn) = P(t1, t2, ..., tn), iii) para =() = () iv) para = *, onde *{, , , } = * v) para =(x) ou =(x) =(x) ou = (x) Substituies sensatas podem ser definidas formalmente.
3

As terminologias "v livre para t em F" e "v substitutvel por t em F" tambm so bastante comuns.
97

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano

Exerccio ExSin7 D a definio formal de substituio sensata.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

98

Apostilas Aprendizado Urbano Lgica de primeira ordem 2. Semntica Introduo A semntica fornece significado para as frmulas de uma linguagem de primeira ordem. Desta forma estaremos percorrendo o caminho inverso do que fizemos ao introduzir a sintaxe de primeira ordem, isto , dada uma linguagem de primeira ordem estaremos traduzindo os objetos formais em relaes entre indivduos de um universo de discurso e em descries de propriedades deste universo. preciso notar que nem sempre a traduo de uma frmula vai descrever propriedades que so verdadeiras no universo de discurso escolhido. Por exemplo, considere a frmula x(xc) cujo significado intuitivo existe um elemento diferente do objeto distinguido nomeado por c. Claro que esta assertiva verdadeira num universo com pelo menos dois elementos, mas no verdade no universo cujo nico elemento o indivduo denotado por c. Assim para se dar um significado para uma linguagem de primeira ordem, temos de fornecer o universo de discurso, os indivduos distinguidos deste universo que so denotados pelas constantes da linguagem, as funes e relaes definidas neste universo de discurso que interpretam os smbolos de funes e predicados, respectivamente, da linguagem. A seguir daremos a definio precisa das idias discutidas acima. Definies Def Sem1 Dada um assinatura , uma estrutura A para uma linguagem de primeira ordem L() consiste de: - um conjunto no vazio, A, chamado de universo de A; - uma funo n-ria, fA: An A, para cada smbolo de funo n-ria f em L(); - uma relao n-ria, PA An, para cada smbolo de predicado n-rio P em L(). Assim, smbolos de relaes sero interpretados como relaes no universo da estrutura e os smbolos de funo sero interpretados como funes no universo da estrutura, respeitando-se a aridade dos smbolos de predicados e de funes. Note que a interpretao de um smbolo de constante c um elemento distinguido de A, cA. Uma estrutura A para uma linguagem de primeira ordem L() pode ser apresentada como uma n-upla, A=<A, F, P>, onde F o conjunto das funes n-rias, fA: An A, onde f smbolo de funo n-ria em L() e P o conjunto das relaes n-rias PA An, onde P smbolo de predicado n-rio em L(). No caso de F ou P serem conjuntos unitrios, no ser usada a notao de conjuntos, o conjunto unitrio com seu nico elemento. Considere a estrutura A= < N, {cA,dA, fA}, PA >, com cA =0 , dA =2, PA como a relao < (menor que ) entre nmeros naturais e fA(n)= 2n. Parece razovel interpretarmos as frmulas P(c,d) como 0<2 (que verdade), a frmula P(d,c) como 2<0 (que falso) e f(c)d como 0=2 ( que falso). Mas como seria interpretada a frmula P(x,d) nesta estrutura? primeira vista tentaramos como resposta x>2. Mas isto no nos d uma assertiva verdadeira nem falsa. Parece razovel atribuirse um valor a x e a verificarmos se com esta atribuio a x, a traduo da frmula P(x,d) uma assertiva verdadeira ou falsa sobre os nmeros naturais. O mesmo tipo de questo aparece ao considerarmos a frmula P(f(x),d). Assim, se associarmos o valor 2 a x, a frmula P(x,d) interpretada como 2>2 (que falso), se dermos o valor 3 a x, a frmula P(x,d) interpretada como 3>2 (que verdadeiro). No caso da frmula P(f(x),d), ao associarmos o valor 0 a x, parece claro que sua interpretao na estrutura dada 0<2, j que 2*0=0. Como vemos o significado de uma frmula (verdade ou falso) numa estrutura depende do valor que seus termos denotam dentro do domnio da estrutura.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 99

Apostilas Aprendizado Urbano Formalizando estas idias, temos primeiramente que ter uma maneira de avaliar os termos dentro do domnio da estrutura. A definio desta avaliao faz uso do teorema da recurso. Def Sem2 (Atribuio de valores a termos) Seja A uma estrutura com domnio A para uma linguagem de primeira ordem L(). Seja v : VAR A, uma atribuio de valores s variveis em A. A extenso :TERM() A de v uma atribuio de valores aos termos em A, definida recursivamente da seguinte forma: (x) =v(x), para xVAR; (c) = cA para cada smbolo de constante c de L(); (f(t1, t2, ..., tn)) = fA((t1), (t2), ..., (tn)), para cada smbolo de funo n-rio f de L() e t1, t2, ..., tn TERM(). Note que pelo fato de TERM() ser livremente gerado a partir de VAR, o teorema da recurso garante que existe e a nica extenso de v com as propriedaes descritas acima. Por simplicidade, notaremos por v a extenso de v. Exemplo Sem1 Para ilustrar o conceito de estrutura e atribuio de valores a termos, considere uma lingugem de primeira ordem L() com smbolos f : ss, de funo unria e c: s0s, de constante. Seja A a estrutura para esta linguagem tendo como universo N, o conjunto do naturais, fA:N N definida por fA(n) = 2n e cA=3. Tome v:VAR N tal que v(x)= 2. - o termo f(x) interpretado nesta estrutura com a atribuio v como o nmero 4; - o termo f(f(x))) interpretado nesta estrutura com a atribuio v como o nmero 8; - o termo f(c) interpretado nesta estrutura com a atribuio v como o nmero 6. Exemplo Sem2 Observe que os termos f(x) e f(f(x)) podem ter outras interpretaes na mesma estrutura, dependendo da atribuio de valores v, enquanto que f(c) sempre aponta para o nmero 6, qualquer que seja a atribuio de valores v. Exemplo Sem3 Considere os termos f(x) e f(c) e a mesma estrutura A= <N, fA,cA > do exemplo anterior. Note que f(c)=f(x), onde ={x:=c}. Tome uma atribuio de valores v:VARN, tal que v(x)= 2 Com esta atribuio, v(f(x))=46=v(f(c)). Agora considere a atribuio u:VARA tal que u(x)=v(c)=3. Temos que v(f(x))=fA(cA)=6=u(f(x))= fA(3) O que ilustramos no exemplo Sem3 pode ser generalizado para todos os termos, isto : Prop Sem1 Dados uma estrutura A para uma linguagem L(), v uma atribuio de valores para as variveis, e dois termos t e s em TERM(), considere a atribuio u:VARA tal que u(x)=v(r), ento v(t[x:=r])=u(t) Prova : Por induo na estrutura do termo t. As frmulas pretendem expressar relaes entre elementos do universo ou propriedades do universo. A idia intuitiva que, por exemplo, a frmula P(x,c), numa estrutura com predicado binrio PA e constante cA vai ter um significado se a x estiver associado um valor no universo, e neste caso, seu significado pode ou no corresponder realidade. Por exemplo, considere a estrutura A tendo como universo N, o conjunto do naturais, PA={(n,m)/n>m} N2 e cA=0. Nesta estrutura, com a atribuio v, tal que v(x)=0, P(x,c) significa 0>0, que falso; com a atribuio v tal que v(x)=3, P(x,c) significa 3>0, que verdade. Por outro lado, a interpretao de (xP(x,c)) expressa que existe um nmero natural menor que 0, que falso , qualquer que seja a atribuio dada a x. Esta diferena se d pelo fato de na frmula P(x,c), o valor que se d a x relevante para o significado da frmula, enquanto que em
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 100

Apostilas Aprendizado Urbano (xP(x,c)) a varivel x faz o papel de uma varivel dummy, isto , x aparece na formula s para constar. Dada uma uma estrutura A com domnio A para uma linguagem de primeira ordem L() e uma frmula , seja v uma atribuio de valores a VAR em A. Vamos definir a noo A satisfaz com a atribuio v, que uma relao entre A, v e frmulas, notada por A |= [v]. A definio por recurso, assim daremos a definio de forma direta para as frmulas atmicas e para as demais ser dada recursivamente. Def Sem3 Estrutura satisfaz frmula com uma atribuio (A |= [v]) Para atmica: se t1 t2, A |= t1 t2[v] se e s se v(t1) = v(t2); se P(t1, t2,,tn), A |= P(t1, t2,, tn)[v] se e s se (v(t1), v(t2),,v(tn)) PA; Para no atmica: - se (), A |= () [v] se e s se A | [v] i.e. A no satisfaz com a atribuio v; - se ( ), A |= ( )[v] se e s se A |= [v] e A |= [v]; - se ( ), A |= ( )[v] se e s se A |= [v] ou A |= [v]; - se ( ), A |= ( )[v] se e s se A | [v] ou A |= [v]; - se ( ), A |= ( )[v] se e s se A |= [v]se e smente se A |= [v]; - se x, A |= x[v] se e s se para cada b A, A|= [v(x:=b)], onde , v(x:=b) a atribuio definida por v(x:=b)(z)=v(z), para zx e v(x:=b)(x) =b. i.e., para cada b A mantendo-se a mesma atribuio que v d s variveis distintas de x e atribuindo-se a x o valor b, a frmula satisfeita na atribuio v(x:=b). Como isto ocorre para todo b A, isto quer dizer que a frmula satisfeita deixando x tomar qualquer valor em A, mantendo inalterado os valores que v d s outras variveis. - se x, A |= x[v] se e s se para algum bA, A |= [v(x:=b)], i.e., a frmula satisfeita na atribuio que d b a x, para algum b em A, mantendo-se inalterados os valores que v d s outras variveis. Exemplos Considere a estrutura A = <N, PA, QA>, onde N o conjunto dos naturais, PA = {n N / n primo} e QA = {(n, m) N2 / n > m} e a frmula : P(x) y (P(y) Q(x, y)). Considere uma atribuio v tal que v(x) = 5 e v(y) = 6, ento temos A |= P(x) [v], j que 5 primo (v(x)=5 PA) e A |= y (P(y) Q(x, y))[v] (existe uma atribuio v', tal que v'(x)=5 e v'(y) = 7, digamos, tal que A |= P(y) Q(x, y)[v']). Considere a atribuio v tal que v(x) = 4 e v(y) =6. Como A | P(x)[v] temos que A | P(x) y (P(y) Q(x, y))[v]. Considere A = <N, PA, QA , cA >, onde N o conjunto dos naturais, PA = {n N / n primo}, QA = {(n, m) N2 / n > m} e cA =3. Tome a sentena y (P(c) Q(c, y)) e uma atribuio v tal que v(y)=2. Ento, A |= y (P(c) Q(c, y))[v], pois 3 primo (A |= P(c)) e existe um nmero natural n, digamos 6, tal que 3 >n, i.e., a atribuio v' tal que v'(y)=6 e v'(z)=v(z), para z y tal que A |= Q(c, y))[v']. fcil ver que A |= y (P(c) Q(c, y))[w] para qualquer outra atribuio w. Exerccios Para cada caso considere a estrutura A e a frmula dadas e d atribuies v1 e v2 tais que A |= [ v1] e A | [v2]. 1. : P(x) y(P(y) Q(x, y)) e A = <N, PA, QA>, onde N o conjunto dos naturais, PA = {n N | n primo} e QA = { (n, m) N2 | n > m}. 2. : y (P(c) P(y) Q(y, c)) e A = <N, PA,QA, cA >, onde N o conjunto dos naturais, PA e QA como acima e cA = 2. Como foi observado no exemplo 2 se uma frmula uma sentena, isto , no tem variveis livres, ento, dada uma estrutura A e uma atribuio v, se A |= [v] (A | [v]) ento A |= [w] (A | [w]), para qualquer outra
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 101

Apostilas Aprendizado Urbano atribuio w. Isto , uma sentena satisfeita numa estrutura em todas as atribuies ou no satisfeita em nenhuma atribuio. Outra observao que a noo de satisfatibilidade numa atribuio s depende dos valores que damos s variveis livres que ocorrem na frmula . Estas observaes so formalizadas no seguinte teorema: Teorema Sem1 Dada uma estrutura A e uma frmula com variveis livres x1, x2, ..., xn, sejam v e w duas atribuies de valores de variveis a VAR no domnio de A tais que v(xi) =w(xi) para i=1n. Tem-se que A |= [v] sse A |= [w]. Prova Por induo na estrutura da frmula . Assim, dada uma frmula com n variveis livres, x1, x2, ..., xn e uma estrutura para uma linguagem de primeira ordem, A, com domnio A, seja v uma atribuio de valores a VAR em A tal que v(xi) = ai (i = 1, 2, ,n). Usaremos as notaes A |= [a1, a2,,an] ou A |= [x1:=a1, x2:= a2,, x:=an] para A |= [v] quando quisermos explicitar os valores atribudos por v s variveis livres de . Usando esta notao alternativa as definies de A |= x[v] e de A |= x[v] podem ser reescritas como: - A |= x[a1, a2,,an] se e somente se para cada b A, A|= [x1:=a1,x2:=a2,,x:=an,x:=b], i.e., mantendo-se a atribuio dada por v s variveis livres x1, x2, ..., xn que ocorrem em x e deixando x tomar qualquer valor em A, a formula satisfeita nessas novas atribuies. A |= x[ a1, a2, ..., an ] se e somente se para algum b A, A |= [x1:=a1, x2:=a2,,x:=an,x:=b], i.e., a frmula satisfeita na atribuio que d, respectivamente, a1, a2, ..., an s variveis x1, x2, ..., xn que ocorrem livres em x e atribui b a x, para algum b em A. Note que nestes dois casos a frmula pode ter no mximo n+1 variveis livres, j que x pode ocorrer livre em . Note que A |= [v] se e s se A |= x onde x uma abreviao para a lista x1x ... xn e x1,x2,...,xn so as variveis livres de . Def Sem4 Estrutura satisfaz frmula: A |= Dada uma frmula e uma estrutura A para uma linguagem de primeira ordem, A satisfaz (denotado por A | = ) se e somente se, para cada atribuio de valores v de VAR em A, A satisfaz com v ( i.e. A |= [v], para todo v). Note que para verificarmos se A |= , para uma frmula com variveis livres, temos que verificar se A |= [v], para toda atribuio v, enquanto que se for sentena, A |= se comporta como um teste (ou verdade ou falso). Note tambm que A |= significa que A |=x onde x uma abreviao para a lista x1x ...xn onde x1,x2,...,xn so as variveis livres de . Exemplo Considere a frmula : Q(c,y) e A = <N, QA, cA >, onde N o conjunto dos naturais, QA = {(n, m) N2 | n < m} e cA = 0. Ento A |= . Def Sem5 Estrutura satisfaz conjunto de frmulas com uma atribuio :A |= [v] Dada um estrutura A e uma atribuio v, dizemos que A satisfaz com a atribuio v, A |= [v], se e s se A | = [v], para toda frmula de .
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 102

Apostilas Aprendizado Urbano A seguir introduziremos um conceito que anlogo ao de tautologia em lgica proposicional. Def Sem6 Frmula lgicamente vlida |= Uma frmula lgicamente vlida, denotado por |= , se e smente se, para cada estrutura A para a linguagem de , A satisfaz ( i.e. A |= , para toda estrutura A). Exemplos P(c) x P(x) lgicamente vlida. xP(x) P(y) lgicamente vlida. Toda frmula que obtida pela substituio sistemtica das letras sentenciais de uma tautologia por frmulas de lgica de primeira ordem uma frmula lgicamnte vlida, por exemplo P(x)P(x) Exerccio 1. x P(x) P(c) lgicamente vlida ? 2.xP(x) y P(y) lgicamente vlida ? 3.xy P(x,y) yx P(x,y) lgicamente vlida ? 4. yx P(x,y) xyP(x,y) lgicamente vlida ? 5. yx P(x,y) xy P(x,y) lgicamente vlida ? 6. yx P(x,y) xy P(x,y) lgicamente vlida ? 7. Se x no ocorre livre em mostre que as frmulas abaixo so lgicamente vlidas a) x( )x e x( ) x b) x( ) x e x( ) x c) x( )x e x( ) x d) x( ) x e x( ) x 8. Mostre que x x e xx so lgicamente vlidas Def Sem 7 Equivalncia lgica: eq Duas frmulas e so lgicamente equivalentes se e s se a frmula lgicamente vlida. Exemplos 1) yx e xy so lgicamente equivalentes. 2) x e x so lgicamente equivalentes. 3) x e x so lgicamente equivalentes. 4) x( ) e x so lgicamente equivalentes se x no ocorre livre em . 5) x( ) x so lgicamente equivalentes se x no ocorre livre em . 6) x( ) e x so lgicamente equivalentes se x no ocorre livre em . 7)x( ) e x so lgicamente equivalentes se x no ocorre livre em . 8) x( ) e x so lgicamente equivalentes se x no ocorre livre em . 9) x( ) e x so lgicamente equivalentes se x no ocorre livre em . Def Sem 8 Conseqncia lgica |= Dado uma conjunto de fmulas e uma frmula , dizemos que conseqncia lgica de (|= ) se e s se, para toda estrutura A e toda atribuio v, se A |= [v], ento A |= [v]. Exemplos {yx P(x,y)} |= xyP(x,y) {xP(x)} |= P(f(x)) Se o conjunto vazio, usamos a notao |= . Note que neste caso a definio coincide com a de ser
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 103

Apostilas Aprendizado Urbano lgicamente vlida. Como no caso proposicional, usaremos a notao | para indicar que no uma conseqncia de . Exerccios Mostre que | xy(f(x)=f(y)x=y) xQ(f(x),x) {xyz(R(x,y)R(y,z)R(x,z)), xy(R(x,y) R(y,x))} | x R(x,x) Def Sem 8 A satisfaz : A |= Dada uma estrutura A e um conjunto de frmulas dizemos que A satisfaz (A um modelo de ), A |= , se e s se A |= [v], para toda atribuio de valores v. Note que se for um conjunto de sentenas, A |= se e s se A satisfaz para toda sentena . Exemplo Considere o conjunto de sentenas ={xy(f(x)=f(y) x=y), xQ(f(x),x)} e a estrutura A = <N, fA, QA> onde N o conjunto dos naturais, fA(n)= n+1e QA = {(n, m) N2 / n > m}. Temos A |= . A definio da semntica para uma linguagem de primeira ordem (satisfao de frmulas por estruturas) bastante tcnica, pois d o significado de um linguagem formal de maneira precisa. Daremos a seguir uma aplicao menos formal da semntica, que o uso da linguagem de primeira ordem para representao de conhecimento. O que se pretende aqui , dada uma(s) sentena(s) em portugus (ou de outra linguagem natural) obter uma frmula que a(s) represente(m) simblicamente, no sentido de que ao interpretamos os smbolos de volta pelas palavras que eles simbolizam tenhamos uma interpretao que satisfaa a frmula. No h uma nica forma de representao. Deve-se identificar uma assinatura, isto quais os smbolos de constantes, funes e predicados que sero usados, de forma que nomes prprios sejam simbolizados por smbolos de constantes, enquanto que relaes e propriedades sejam simbolizados por smbolos de predicados. Os fonemas algum, algum e seus sinnimos so simbolizados por x, assim como nenhum, ningum(e seus sinnimos) so simbolizados por x; para todo, cada e seus sinnimos so simbolizados por x. Exemplos Para simbolizar "Oscar vai a universidade" temos a sentena Universidade (oscar),escolhendo oscar como smbolo de constante e Universidade como smbolo de predicado, com significado pretendido, x vai a univesidade para Universidade (x). Para simbolizar "Lgica difcil" temos a sentena Difcil(lgica), escolhendo lgica como smbolo de constante e Dificil como smbolo de predicado, com significado pretendido x difcil para Dificil (x). Para simbolizar " A menor bola da loja de Joo vermelha" temos x(Loja(joo,x)Bola(x)y(Loja(joo,y)Bola(y)xyMenor(x,y)) Vermelha(x)),escolhendo Loja e Menor como smbolos de predicados binrios, Bola e Vermelha como smbolos de predicado unrios e joo como smbolo de constante, com significados pretendidos: Loja(u,v)- v vendido na loja de u Menor (u,v) - u menor que v Bola(v) - v bola Vermelha(v) v vermelha Para simbolizar "o av de uma pessoa o pai da me ou do pai desta pessoa" temos xy(Av(x,y) x=pai(y) x=me(y)), escolhendo Av como smbolo de predicado binrio, pai e me como smbolos de funo unrios, com significados pretendidos: Av(v,u) - v av de u pai(u) - o pai de u
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 104

Apostilas Aprendizado Urbano me(u) - a me de u. Se escolhessemos Me e Pai como predicados binrios com significados pretendidos Me(u,v) - u me de v e Pai(u,v) - u pai de v, teramos xyz(Av(x,y) Pai(x,z)(Pai(z,y) Me(z,y)) simbolizando a mesma frase acima. Para simbolizar "X primo" temos Primo(x), escolhendo Primo como smbolo de predicado unrio com o significado pretendido bvio Para simbolizar " A derivada de f definida " temos a frmula atmica Definida(derivada(f)), escolhendo Definida como smbolo de predicado unrio, derivada como smbolo de funo unria, e f como smbolo de constante com os significados pretendidos bvios. Alternativamente, podemos ter y(y=derivada(f) Definida(y)). Para simbolizar "Algum mora na casa velha" temos x(Mora(x,velha)), escolhendo Mora como smbolo de predicado binrio e velha como smbolo de constante, com significados pretendidos: Mora(u,v) - u mora em v velha a casa velha Todo fantasma da regio mora na casa velha pode ser simbolizado por : x(Fantasma(x) Mora(x,velha). Existe um estudante que amigo de Jorge mas no amigo de Oscar pode ser simbolizado por: x(Estudante(x) Amigo(x, jorge) Amigo(x, oscar) Todo estudante que amigo de Jorge amigo de Oscar pode ser simbolizado por: x((Estudante(x) Amigo(x, jorge)) Amigo(x, oscar)) Exerccios Simbolize as sentenas abaixo por sentenas de lgica de primeira ordem. S os bravos sabem perdoar. Nenhum homem uma ilha. Todo pas tem o governo que merece. No h nenhuma certeza, exceto a Lgica. Misria gosta de companhia. Nem tudo que reluz ouro. Se voc agrada a todo mundo, voc no agrada a ningum. Existe algo de podre no reino da Dinamarca. Todo mundo ama algum. Algum ama todo mundo. Todo projeto em andamento tem um gerente. Jos o gerente de todos os projetos. Existe um gerente de todos os projetos.

Lgica de primeira ordem


3. Propriedades sintticas Em algumas aplicaes de lgica de primeira ordem usamos frmulas de formas particulares. Definio PS1(literal) Um literal uma frmula atmica ou a negao de uma frmula atmica.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

105

Apostilas Aprendizado Urbano Daremos a seguir algoritmos que permitem transformar sintaticamente frmulas quaisquer de uma linguagem de primeira ordem em frmulas de forma especfica que guardam com as primeiras certas relaes semnticas. Daremos algoritmos para obteno de frmulas na forma Qx, onde Qx uma seqncia de quantificadores e uma frmula sem quantificadores. Tais frmulas so chamadas de frmulas em forma normal prenex. Qx chamado de prefixo de Qx e chamando de matriz de Qx. Caso a matriz seja da forma: 1 2.. n onde i da forma 1 2... k e j um literal para j=1...k, diz- se que Qx est em forma normal prenex disjuntiva. Caso a matriz seja da forma 1 2... n onde i da forma 1 2... k e j um literal para j=1...k, diz se que Qx est em forma normal prenex conjuntiva. A sada dos agortmos para obteno de frmulas em forma normal prenex (geral, disjuntiva e conjuntiva) uma frmula equivalente entrada. O lema apresentado a seguir fornece equivalncias que podem ser usadas para manipulao sinttica de frmulas, substiutindo subfrmulas por frmulas equivalentes, a fim de "empurrarmos" os quantificadores para a esquerda nas frmulas, obtendo-se frmulas em forma prenex. Lema PS1 As seguintes frmulas so lgicamente equivalentes 1.x e x; 2. x ex; 3. Qx( ) e Qx onde Q{,} e x no ocorre livre em ; 4. Qx( ) e Qx onde Q{,} e x no ocorre livre em ; 5. Qx( ) e Qx onde Q{,} e x no ocorre livre em ; 6. Qx( ) e Qx onde Q{,} e x no ocorre livre em 7. (x ) e x( ), se x no ocorre livre em ; 8. x ( ) e (x ), se x no ocorre livre em 9. (x ) e x( ) , se x no ocorre livre em 10. (x ) e x (), se x no ocorre livre em 11. (x ) e x (), se x no ocorre livre em 12. x e y[x:=y], se {x/y} uma substituio sensata em e y no ocorre livre em 11. x e y[x:=y], se x/y uma substituio sensata em e y no ocorre livre em . Prova As equivalncias so obtidas diretamente a partir da definio de frmulas equivalentes. Exerccio ExPS1 Demonstre o lema acima. O prximo lema anlogo ao resultado de substituies de subfrmulas em uma frmula de linguagem proposicional por frmulas tautolgicamente equivalentes. Usaremos a notao () para indicarmos que uma frmula que ocorre 0 ou mais vezes em e [:=] para a frmula obtida de pela a substituio de 0 ou mais ocorrncias da frmula em por . Lema PS2 (substituio de equivalentes) Se lgicamente equivalente a (abreviado por eq ), ento () lgicamente equivalente a [:=]. Prova Por induo no nmero de conectivos e quantificadores que ocorrem em . Suponha eq . Note que se 0 ocorrncia de for substituda ou se no ocorre em , ento [:=]=. Tambm, se =, ento [:=]=.Nestes casos o resultado () eq [:=] segue trivialmente. Logo, suponha que uma subfrmula de e , i.e. uma subfrmula prpria de . Seja S= {n /se frmula com n ocorrncias de conectivos e quantificadores ento () eq [:=] }
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 106

Apostilas Aprendizado Urbano 1. Base da induo: n=0 Neste caso uma frmula atmica e no pode ser uma subfrmula prpria de . Logo nS, vacuamente. 2. Supor n S. Seja uma frmula com n+1 ocorrncias de conectivos e quantificadores. Ilustraremos o uso da hiptese de induo para o caso de =x1. Para os demais casos o argumento anlogo. Para =x1, temos que 1 tem n ocorrncias de conectivos e quantificadores e uma subfrmula prpria de 1. Por hiptese de induo temos que 1() eq 1[:=].Usando a definio de frmulas lgicamente equivalentes podemos mostrar que [:=]=x(1[:=] eqx1()=. A seguir daremos os algoritmos para obteno de formas prenex. A demonstrao de que o algoritmo d como sada uma frmula equivlente a de entrada feita de maneira informal. Uma prova formal de tal resultado pode ser obtida por induo na estrutura da frmula e deixada como exerccio. Proposio PS1 (algoritmo para forma normal prenex geral ) Existe um procedimento efetivo que, para cada frmula , obtem uma frmula na forma norma prenex que equivalente a . Prova Como no caso proposicional, primeiramente elimine todas as ocorrncias de de isto , substitua sucessivamente as subfrmulas da forma ( ) por ( ) ( ) at que o conectivo no ocorra mais. Em seguida aplique as equivalncias 11 e 12 do lema PS1 renomeando todas as variveis ligadas de forma que as variveis ligadas sejam difrentes e disferentes das variveis que ocorrem livres na frmula de entrada. Agora aplique as equivalncias do lema adequadamente para levar os quantificadores de dentro para fora movendo-os para a esquerda. Note que como todas as substituies so por frmulas equivalentes, a frmula resultante equivalente frmula original pelo lema PS2. Ilustraremos o procedimento a seguir. Exemplo PS1 Tome =xy(xP(x)Q(x,y,z)) x(P(x)yR(x,y)) Eliminando-se obtemos 1=xy[(xP(x)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z) xP(x))] x(P(x) yR(x,y)) Renomeando as variveis ligadas obtemos 2=xy[(vP(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z) zP(z))] u(P(u) sR(u,s)) Aplicando as equivalncias 10 do lema para evitarmos que uma mesma varivel ocorra livre e ligada na frmula obtemos 3=xy[(vP(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z) wP(w))]u(P(u) sR(u,s)) Aplicando as demais equivalncias, chegamos sucessivamente a 4=xy[v(P(v)Q(x,y,z)) w(Q(x,y,z) P(w))] us(P(u) R(u,s)) 5=xy[v((P(v)Q(x,y,z)) w(Q(x,y,z) P(w)))] us(P(u) R(u,s)) 6=xy[v(w((P(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z) P(w))))] us(P(u) R(u,s)) 7=xyvw((P(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z) P(w))) us (P(u)R(u,s)) 8=suxyvw{(P(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z) P(v)) (P(u)R(u,s))} Exerccios Ex PS2.1Obtenha outra frmula na forma normal prenex equivalente frmula do exemplo anterior usando a mesma renomeao de variveis. Ex PS2.2Demonstre a proposio usando induo na estrutura da frmula de entrada . Proposio PS2 (Algoritmos para formas normais conjuntiva e disjuntiva) Existe um procedimento efetivo que para cada frmula , obtem uma frmula em forma normal prenex
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 107

Apostilas Aprendizado Urbano conjuntiva (disjuntiva) que equivalente a . Prova Tendo obtido uma frmula Qx na forma normal prenex, equivalente a pelo algoritmo anterior, aplique as equivalncias proposicionais adequadas em , para obter uma frmula ' equivalente a em forma normal conjuntiva (disjuntiva). A frmula Qx' equivalente a Qx pelo lema PS2 . Exemplo PS2 Tome =xy(xP(x)Q(x,y,z) x(P(x)yR(x,y)). O algoritmo anterior aplicado a d como sada a frmula 8=suxyvw{(P(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z) P(v)) (P(u)R(u,s))} Para obter uma frmula na forma normal conjuntiva equivalente a 7 basta tormarmos ={(P(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z) P(v)) (P(u)R(u,s))}, e aplicando o algorimo para obteno de forma normal conjuntiva a obtemos '={(P(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z)P(v)) (P(u)R(u,s))} Assim, suxyvw{(P(v)Q(x,y,z)) (Q(x,y,z)P(v)) (P(u)R(u,s))} uma frmula na forma normal prenex conjuntiva equivalente a . Observe que em cada passo dos algoritmos apresentados a frmula resultante equivalente frmula do passo anterior. Logo, por transitividade, a sada do algoritmo uma frmula equivalente frmula de entrada. Agora daremos um algoritmo para obteno de frmula da forma Qx onde s aparecem quantificadores universais e uma frmula sem quantificadores na forma normal conjuntiva. O processo de obteno de tais frmulas chamado de Skolemizao. Durante a Skolemizao so introduzidos smbolos novos de funo, isto , que no ocorrem na assinatura da linguagem da frmula de entrada. A sada do algoritmo uma frmula que no logicamente equivalente frmula de entrada, mas que tem a propriedade de ser satisfatvel se e s se a frmula de entrada o for. Antes de darmos o algoritmo daremos alguns exemplos para ilustrar o papel dos smbolos novos introduzidos durante a Skolemizao. Exemplo Sklm1 Considere a frmula = P(x), cujo significado pretendido : o valor atribudo a x tem a propriedade expressa por P. Para isto ser verdade, temos que existe um objeto no universo que tem a propriedade expressa por P. Assim, a frmula xP(x) verdade neste contexto. Por outro lado, se xP(x) verdade em um contexto, temos que existe um objeto no universo que tem a propriedade expressa por P. Logo, a frmula P(x) verdade neste contexto quando atribuimos este objeto a x. Neste exemplo mostrarmos que P(x) satisfatvel se e s se xP(x) satisfatvel. Exemplo Sklm2 Considere a frmula =xP(x) cujo significado pretendido que existe algum objeto no universo que tem a propriedade expressa por P. Assim, se adicionarmos uma constante c assinatura de P e interpretarmos c como este objeto que tem a propriedade P, a frmula P(c) passa a ser verdade neste contexto. Por outro lado, se P(c) verdade em um contexto, temos que a interpretao de c um objeto que tem a propriedade que P expressa neste contexto. Logo, existe um objeto no contexto que tem a propriedade expressa por P, isto , a frmula xP(x) verdade neste contexto. Neste exemplos mostramos que xP(x) satisfatvel se e s se P(c) satisfatvel. Exemplo Sklm3 Agora considere a frmula =yxP(x,y) cujo significado pretendido que para qualquer elemento do universo de discurso existe um objeto que est relacionado por P com aquele elemento. claro que para cada elemento e que estivermos considerando, o objeto que existe relacionado com e no precisa ser nico, nem ser o mesmo relacionado com todos os elementos do universo. Isto , objetos diferentes podem estar relacionados com elementos diferentes ou alguns objetos diferentes podem estar relacionados com o mesmo objeto, alm
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 108

Apostilas Aprendizado Urbano disso pode haver mais de um objeto relacionado com o mesmo elemento. De qualquer modo, podemos definir uma funo tal que, para cada elemento e do universo, escolhe um dos objetos dentre os que esto relacionados com e. Observe que esta escolha no precisa ser feita de forma efetiva, ( por exemplo, um sorteio uma escolha no efetiva) mas que pode sempre ser feita pelo fato de sempre haver pelo menos um objeto relacionado com cada elemento do universo. Isto , a frmula yP(f(y),y) verdade neste contexto, quando f um smbolo novo de funo que interpretado como a funo acima descrita. Por outro lado, se yP(f(y),y) verdade em um contexto, temos que para cada elemento e do contexto, o objeto nomeado por f(e) est relacionado com e (onde f a interpretao de f no contexto), i.e. a frmula yxP(x,y) verdade neste contexto. Neste exemplo mostramos que yxP(x,y) satisfatvel se e s se yP(f(y),y) satisfatvel, onde f um smbolo novo d e funo. Na discusso acima os smbolos novos, c de constante e f de funo, so introuzidos com significados pretendidos especficos. Tais smbolos so chamados de funes de Skolem. Agora formalizaremos estas idias. Proposio PS3 Para cada frmula , existe um procedimento efetivo para se obter uma frmula na forma Qx onde s aparecem quantificadores universais no prefixo Qx e uma frmula sem quantificadores na forma normal conjuntiva tal satisfatvel se e s se Qx satisfatvel. Prova A frmula de sada poderia ser obtida a partir da frmula de sada do algoritmo de obteno de forma norma conjuntiva, mas por questo de eficcia, daremos um algoritmo alternativo. Dada uma frmula : 1) Tome o fecho existencial de , i.e., se contiver uma varivel livre x, substitua por x. Repita este processo at que a frmula corrente no tenha mais variveis livres. 2) Elimine quantificadores redundantes, i.e. elimine todo quantificador x ou x que no contenha nenhuma ocorrncia livre de x no seu escopo. 3) Renomeie as variveis ligadas de tal forma que as variveis governadas por quantificadores sejam todas distintas. 4) Elimine as ocorrncias dos conectivos e . 5) Mova o conectivo para o interior da frmula at que preceda imediatamente frmulas atmicas. 6) Mova os quantificadores para o interior da frmula 7) Elimine os quantificadores existenciais (Skolemizao), i.e, Seja a frmula corrente. Obtenha a nova frmula corrente, ', substituindo a subfrmula da forma y, que se situa mais `a esquerda em por [y/f(x1, ..., xn], onde: x1, ..., xn uma lista de todas as variveis livres de y e f um smbolo de funo n-rio (funo de Skolem) que no ocorre em . Caso no haja variveis livres em y substitua y por [y/c], onde c uma constante (de Skolem) que no ocorre em . Repita o processo (de Skolemizao) at que todos os quantificadores existenciais tenham sido eliminados. 8) Obtenha a forma normal prenex da frmula obtida no passo 6, i.e., mova os quantificadores para a esquerda. 9) Obtenha a forma normal conjuntiva da matriz da frmula obtida no passo 7, substituindo a matriz desta pela forma normal conjuntiva obtida. 10) Simplifique a frmula do passo 9 eliminando repeties de literais no mesmo disjunto e disjunes que so tautologias. Observe que: - o fecho existencial da frmula obtido no passo 1 satisfatvel se e s se a frmula original for satisfatvel. O argumento anlogo ao usado no exemplo Sklm1. - os passos 2 a 6 produzem frmulas equivalentes formula obtida no passo 1. Assim, a frmula obtida no passo 6 (equivalente do passo 1) satisfatvel se e s se a frmula de entrada, , for satisfatvel.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 109

Apostilas Aprendizado Urbano a cada introduo de smbolo de funo ou constante de Skolem, ocorrida no passo 7, a frmula obtida satisfatvel se e s se a frmula antes da substiuio for satisfatvel. O argumento anlogo ao usado nos exemplos Sklm2 e Skm3. os passos 8 a 10 obtm frmulas equivalentes frmula obtida no passo 7. Assim, a frmula obtida pelo passo 10 (equivalente do passo 7) satisfatvel se e s se a frmula de entrada, , for satisfatvel. os passos 6 e 10 so opcionais. O passo 6 se justifica por evitar que sejam introduzidas no passo 7 funes com aridade maior do que o necessrio. (a aridade da funo de Skolem introduzida da esquerda para direita vai depender do nmero de quantificadores universais que estejam esquerda do quantificador existencial que est sendo eliminado).

Exemplo PS3 Tome =y(xP(x)Q(x,y,z)) x(P(x) yR(x,y)). Aplicando o passo 1 obtemos o fecho existencial de : 1=zxy(xP(x)Q(x,y,z)) x(P(x)yR(x,y)) O passo 2 no se aplica. Renomeando-se as variveis quantificadas temos: 2=suy(xP(x)Q(u,y,s))z(P(z)vR(z,v)) Eliminando os conectivos e em 2 temos: 3=suy((xP(x)Q(u,y,s))(Q(u,y,s)xP(x)))z(P(z)vR(z,v)) Movendo para o interior da frmula temos: 4=suy((xP(x)Q(u,y,s))(Q(u,y,s)xP(x)))z(P(z)vR(z,v))) Passo 6 no se aplica. Eliminando os quantificadores existenciais temos: 5=((P(d)Q(b,c,a))(Q(b,c,a) xP(x)))z(P(z)R(z,f(z))) Obtendo a forma normal prenex temos: 6=zx((P(b)Q(c,a,d))(Q(c,a,d)P(x)))(P(z)R(z,f(z))) A matriz da forma j est na forma conjuntiva e o passo 10 no se aplica. Exerccios Aplique o algoritmo de Skolemizao s frmulas abaixo ExPS1. x[(yR(x,g(y,z))) S(z,h(x,y,z))] ExPS2.y[R(z,y) zS(z,y)] ExPS3. y[xR(x,f(y)) S(z,g(x,c))] ExPS4. xy[zT(x,y,z)(R(x,y)S(y,x)) ExPS5. xyz{[P(x, y)(P(y,z)P(z,z)] [(P(x,y) Q(x,y)) (Q(x,z) Q(z,z))]} ExPS6. xz[P(z, y) x (P(z,x)P(x,z)]

Raciocnio Lgico e resoluo de problemas

Conectivos - so palavras que se usam para formar novas proposies a partir de outras. Exemplo: P : 6 par E 8 cubo perfeito; Q : NO vai chover; R : SE Mauro mdico, ENTO sabe biologia;

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

110

Apostilas Aprendizado Urbano S : o tringulo ABC issceles OU equiltero; T : o tringulo ABC equiltero SE E SOMENTE SE equiltero. So conectivos usuais em lgica Matemtica as palavras que esto grifadas, isto "e", "ou", "no", "se ... ento", "... se e somente se ..."

Tautologia - Chama-se tautologia toda a proposio composta cuja ltima coluna de sua tabela-verdade encerra somente a letra V (verdadeira). Em outros termos, Tautologia toda proposio composta P(p, q, r, ...) cujo valor lgico sempre (V) verdade, quaisquer que sejam os valores lgicos das proposies simples componentes. Exemplos: a) A proposio "~ (p ~ p)" (Princpio da no contradio) tautolgica, conforme se v pela sua tabelaverdade: p V F ~p F V p~p F F ~ (p ~ q) V V

b) A proposio "p ~ p" (Princpio do terceiro excludo) uma tautologia. p V F ~p F V p~p V V

Contradio - Chama-se contradio toda a proposio composta cuja ltima coluna da sua tabela-verdade encerra somente a letra F (falsidade). Em outros termos, contradio toda proposio composta P(p, q, r,...) cujo valor lgico sempre F (falsidade), quaisquer que sejam os valores lgicos das proposies simples componentes p, q, r, Como uma tautologia sempre verdadeira (V), a negao de uma tautologia sempre falsa (F), ou seja, uma contradio, e vice-versa. p V F p V F ~p F V ~p F V p~p F F p~p F F

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

111

Apostilas Aprendizado Urbano

Diz-se que uma proposio P (p, q, r, ...) logicamente equivalente ou apenas equivalente a uma proposio Q (p, q, r, ...), se as tabelas-verdade destas duas proposies so idnticas. Indica-se que a proposio P (p, q, r, ...) equivalente a proposio Q (p, q, r, ...) com a notao P (p, q, r, ...) Q (p, q, r, ...) Em particular, se as proposies P (p, q, r, ...) e Q (p, q, r, ...) so ambas tautolgicas ou so ambas contradies, ento so equivalentes. Equivalncias Notveis Propriedades da Conjuno Sejam p, q e r proposies simples quaisquer e sejam t e c proposies tambm simples cujos valores lgicos respectivos so V (verdade) e F (falsidade). (a) Idempotente : p p p p V F (b) Comutativa : p q q p p V V F F q V F V F pq V F F F qp V F F F pqqp V V V V pp V F ppp V V

(c) Associativa : (p q) r p (q r) p V V V V F F F F q V V F F V V F F r V F V F V F V F pq V V F F F F F F (p q) r q r p (q r) (p q) r p (q r) V F F F F F F F V F F F V F F F V F F F F F F F V V V V V V V V

As colunas 5 e 7 so equivalentes
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 112

Apostilas Aprendizado Urbano (d) Identidade : p t p e p c c p t c F F pt V F pc F F ptp V V pcc V V

V V F V

As colunas equivalentes so 1, 4 e 3, 5.

Um argumento P1,P2,...,Pn a Q diz-se vlido se e somente se a concluso Q verdadeira todas as vezes que as premissas P1,P2,...,Pn so verdadeiras. Portanto, todo argumento vlido goza da seguinte caracterstica: A verdade das premissas incompatvel com a falsidade da concluso. Um argumento no-vlido diz-se um sofisma. Deste modo, todo argumento tem um valor lgico, digamos V se vlido(correto, legtimo) ou F se um sofisma(incorreto, ilegtimo). As premissas dos argumento so verdadeiras ou, pelo menos admitidas como tal. Alis, a Lgica s se preocupa com a validade dos argumentos e no com a verdade ou falsidade das premissas e das concluses. A validade de um argumento depende exclusivamente da relao existente entre as premissas e a concluso. Portanto, afirmar que um dado argumento vlido significa afirmar que as premissas so verdadeiras. Regras de inferncia usadas para demonstrar a validade dos argumentos Regra de adio Regra de simplificao Regra da conjuno (AD): (SIMP): (CONJ): i) ii) i) ii) i) Regra modus tollens(MT): Regra do silogismo disjuntivo(SD): ii) Regra do dilema construtivo(DC): Regra do dilema destrutivo(DD): Regra da absoro(ABS): Regra modus ponens(MP):

Regra do silogismo hipottico(SH):

i)

ii)

Com o auxlio destas dez regras de inferncia pode-se demonstrar a validade de um grande nmero de argumento mais complexos. A validade de qualquer argumento pode ser demonstrada, verificada e testada mediante Tabelas-verdade,
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 113

Apostilas Aprendizado Urbano Regra de Inferncia, Equivalncias e Fluxogramas. Nos deteremos, agora, nos fluxogramas. O fluxograma constitui um mtodo alternativo para as Tabelas-verdade na verificao da validade de um argumento, no qual se ilustra o raciocnio utilizado. Neste mtodo, para verificao da validade de um argumento ou prova de um teorema, procede-se da seguinte maneira: 1. consideram-se as premissas verdadeiras; 2. aplicam-se as definies dos conectivos lgicos para determinar o valor lgico da concluso que dever se a verdade(V), para que o argumento seja vlido ou o teorema provado; Caso ocorram situaes em que no se possa determinar o valor lgico da concluso, ou em que F = V(contradio), o argumento no vlido. O teste de validade de argumentos ou prova de teoremas mediante o uso do fluxograma pode ser feito pelo mtodo direto ou indireto (por absurdo). Negao A ~(A), ou -A, ou /A, ou ainda, A' F V V F A B Conjuno Disjuno Implicao Equivalncia A . B, ou AB A + B A => B A <=> B F V V V V V F V V F F V

F F F F V F V F F V V V

Alguns destaques das tabelas-verdade tratadas: A negao, como o prprio nome diz, nega a proposio que tem como argumento. Tem como smbolo o acento "~" , ~A,ou, algumas vezes, uma barra sobre a variavel lgica, , ou o sinal "-", -A, ou o smbolo "/", /A, ou ainda, o sinal "'", A'. Lembre-se que o smbolo nada mais que uma simples representao da negao. O que relevante que o significado do smbolo seja explicitamente declarado. Aqui, os smbolos mais usados para a negao so o sinal "'", e barra por sobre a varivel lgica, . O smbolo mais utilizado para a conjuno, em Eletrnica Digital, o ponto ".". O smbolo mais utilizado para a disjuno, em Eletrnica Digital, o sinal "+". A nica funo da implicao lgica (A => B, onde A o antecedente e B o conseqente) afirmar o conseqente no caso do antecedente ser verdadeiro. Segundo Quine, a nica maneira de se negar a implicao lgica como um todo quando isto no ocorre, isto , tem-se o antecedente (A) V e o consequente (B) F. Apenas neste caso, a implicao (A => B) F. Em todos os outros casos V. A equivalncia sempre V quando os dois argumentos possuem o mesmo valor lgico (seja, este valor, V ou F).

Para Aristteles, o raciocnio (dedutivo) reduz-se essencialmente ao tipo determinado que se denomina silogismo.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 114

Apostilas Aprendizado Urbano Os componentes do silogismo aristotlico so sentenas universais ou particulares, afirmativas ou negativas, isto , dos tipos seguintes: A : Todos os animais so mortais universal afirmativa E : Nenhum animal imortal universal negativa I : Alguns homens so sbios particular afirmativa O: Alguns homens no so sbios particular negativa Os silogismo aristotlicos constam de duas premissas e uma concluso: Num premissa "todo X Y", X e Y so termos.

Estrutura lgica de relaes entre pessoas, lugares, objetos ou eventos. Caracteriza-se por apresentar um conjunto de afirmaes (premissas), formado por proposies compostas (os termos so interligados pelos conetivos lgicos: e, ou, se...ento, se e somente se), e tambm podem apresentar proposies simples. A resposta solicitada para este tipo de questo a alternativa que traz uma concluso que necessariamente verdadeira para o conjunto de premissas fornecidas no enunciado. Assim, notamos que as questes de estruturas lgicas se assemelham s de Argumento Vlido, pois apresenta premissas (trazidas no enunciado) e uma concluso vlida (que ser a prpria resposta procurada!). Para resolver as questes de estruturas lgicas utilizaremos os mtodos de teste de validade de argumentos apresentados anteriormente. Dividiremos as questes de Estruturas lgicas em dois tipos, a saber:

1 tipo: Quando uma das premissas apresenta somente uma forma de ser verdadeira. Isso ocorre em duas situaes: 1) o conjunto de premissas traz alguma proposio simples; ou 2) o conjunto de premissas traz alguma proposio composta em forma de conjuno (com o conectivo e interligando os seus termos). 2 tipo: Quando todas as premissas do argumento possuem mais uma forma de ser verdadeira. O 1 tipo, definido acima, resolvido utilizando-se o 3 mtodo de teste de validade de argumentos, j nosso conhecido! Como j vimos, o 3 mtodo realizado por meio dos seguintes passos: 1 passo: consideram-se as premissas verdadeiras, e com o conhecimento das tabelas-verdade dos conectivos, descobrimos os valores lgicos das proposies simples que compe o argumento.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

115

Apostilas Aprendizado Urbano 2 passo: A partir dos valores lgicos das proposies simples, devemos encontrar qual a alternativa que traz uma proposio que conseqncia obrigatria das premissas, ou seja, que possui valor lgico necessariamente verdadeiro. No h melhor maneira de se aprender a trabalhar questes de Estruturas Lgicas do que por meio da resoluo de questes! Passemos a elas! (AFC 2002 ESAF) Se Carina amiga de Carol, ento Carmem cunhada de Carol. Carmem no cunhada de Carol. Se Carina no cunhada de Carol, ento Carina amiga de Carol. Logo, a) Carina cunhada de Carmem e amiga de Carol. b) Carina no amiga de Carol ou no cunhada de Carmem. c) Carina amiga de Carol ou no cunhada de Carol. d) Carina amiga de Carmem e amiga de Carol. e) Carina amiga de Carol e no cunhada de Carmem. Soluo: O enunciado da questo traz trs afirmaes (premissas), que so apresentadas abaixo: P1. Se Carina amiga de Carol, ento Carmem cunhada de Carol. P2. Carmem no cunhada de Carol. P3. Se Carina no cunhada de Carol, ento Carina amiga de Carol. Da mesma forma que j fizemos em diversas solues de questes, vamos traduzir simbolicamente as frases acima, a fim de tornar a soluo mais rpida. Para isso, vamos definir as seguintes proposies simples: A = Carina amiga de Carol B = Carina cunhada de Carol C = Carmem cunhada de Carol

Destarte, as frases traduzidas para a linguagem simblica ficam assim: P1. A C P2. ~C P3. ~B A Agora vamos a soluo propriamente dita. Observe os passos abaixo: 1 PASSO: Considerando as premissas como verdadeiras e a partir do conhecimento das tabelas-verdade dos conectivos, vamos obter o valor lgico das proposies simples (A , B e C). Veja o procedimento seqencial feito abaixo: a) Comeamos pela 2 premissa, pois esta uma proposio simples, e, portanto, s possui uma forma de ser verdadeira. P1. A C P2. ~C Como ~C verdade, logo C F
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 116

Apostilas Aprendizado Urbano P3. ~B A Resultado: O valor lgico de C F. b) Substitua C pelo seu valor lgico F P1. A F para que a condicional seja verdade necessrio que A tenha valor lgico F P2. ~F P3. ~B A Resultado: O valor lgico de A F. c) Substitua A pelo seu valor lgico F P1. F F P2. ~F P3. ~B F para que a condicional seja verdade necessrio que ~B tenha valor lgico F, e da B V. Resultado: O valor lgico de B V. - Em suma: A F , significa que: Carina amiga de Carol falso. Da: (Carina no amiga de Carol verdade) B V , significa que: Carina cunhada de Carol verdade. C F , significa que: Carmem cunhada de Carol falso. Da: (Carmem no cunhada de Carol verdade) 2 PASSO: De posse das verdades obtidas no 1 passo, verificaremos qual a alternativa que traz uma proposio necessariamente verdadeira. No h necessidade de traduzirmos as frases das alternativas da questo para linguagem simblica. Observemos como fcil descobrir a alternativa correta: falso falso a) Carina cunhada de Carmem e amiga de Carol. falso verdade verdade b) Carina no amiga de Carol ou no cunhada de Carmem. verdade falso falso c) Carina amiga de Carol ou no cunhada de Carol. falso falso d) Carina amiga de Carmem e amiga de Carol. falso falso verdade e) Carina amiga de Carol e no cunhada de Carmem. falso A nica alternativa que traz uma proposio verdadeira a letra B Resposta! falso

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

117

Apostilas Aprendizado Urbano EXEMPLO 02: (ANEEL 2004 ESAF) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim, a) estudo e fumo. b) no fumo e surfo. c) no velejo e no fumo. d) estudo e no fumo. e) fumo e surfo. Soluo: O enunciado da questo apresenta quatro afirmaes (premissas), que so apresentadas abaixo: P1. Surfo ou estudo. P2. Fumo ou no surfo. P3. Velejo ou no estudo. P4. No velejo. Ora, as premissas so frases pequenas, ento no h necessidade de definir letras para representar as proposies simples. Vamos trabalhar do jeito que est! Agora vamos soluo propriamente dita. Observemos os passos abaixo: 1 PASSO: Consideraremos as premissas como verdadeiras e, a partir do conhecimento das tabelas-verdade dos conectivos, vamos obter o valor lgico das proposies simples. Vejamos a seqncia abaixo: a) Iniciaremos pela 4 premissa, pois esta uma proposio simples, e, portanto, s tem uma forma de ser verdadeira. P1. Surfo ou estudo P2. Fumo ou no surfo P3. Velejo ou no estudo P4. No velejo Como No velejo verdade, logo velejo F Resultado: O valor lgico velejo F.

b) Substitua velejo por F, e no velejo por V P1. Surfo ou estudo P2. Fumo ou no surfo P3. F ou no estudo para que a disjuno seja verdade necessrio que no estudo tenha valor lgico V . Da estudo F. P4. V Resultado: O valor lgico de estudo F. c) Substitua estudo por F, e no estudo por V P1. Surfo ou F para que a disjuno seja verdade necessrio que surfo tenha valor lgico V. P2. Fumo ou no surfo P3. F ou V P4. V
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 118

Apostilas Aprendizado Urbano Resultado: O valor lgico de surfo V. d) Substitua surfo por V, e no surfo por F P1. V ou F P2. Fumo ou F para que a disjuno seja verdade necessrio que Fumo tenha valor lgico V. P3. F ou V P4. V Resultado: O valor lgico de Fumo V. - Em suma, as verdades so: no velejo ; no estudo surfo ; Fumo 2 PASSO: De posse das verdades obtidas no 1 passo, verificar qual a alternativa que traz uma proposio necessariamente verdadeira. FV a) estudo e fumo falso FV b) no fumo e surfo falso VF c) no velejo e no fumo falso FF d) estudo e no fumo falso VV e) fumo e surfo verdade A nica alternativa que traz uma proposio verdadeira a E Resposta!

Deduo de novas informaes a partir de outras apresentadas. Deduo natural um dos sistemas dedutivos utilizados para construir demonstraes formais na Lgica. Nos anos 30, foram introduzidos pela primeira vez, por Gentzen e Jakowski, os sistemas de Deduo Natural para a Lgica Clssica. As demonstraes realizadas no sistema de deduo natural seguem uma via sinttica e utilizam rvores de derivao. Para poder realizar uma derivao formal, necessrio formalizar a expresso que queremos demonstrar. Formalizar significa traduzir da forma lingstica usual para uma notao lgica, uma forma que entendvel para qualquer um, independente da lngua que fala, e que tambm reduz o espao ocupado pela frase escrita, tendo em vista que podemos utilizar uma notao mais econmica, a lgica. Na notao formal utilizamos conectivos lgicos, operadores que realizam a ligao entre os tomos (os menores objetos). So eles:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

119

Apostilas Aprendizado Urbano

O sistema de deduo natural serve para verificar a derivabilidade de uma expresso. Porm, no serve para gerar um contra-modelo nem para mostrar um conjunto de derivaes possveis, ou seja, a rvore de derivao nos mostra, apenas, uma das, vrias, derivaes existentes para a expresso. Existem dois mtodos de se escrever as demonstraes em deduo natural: atravs de um mtodo linear ou atravs de rvores de derivao (rvores de deduo). A raiz da rvore a concluso, os filhos so as derivaes que geram a concluso. O sistema de deduo natural apresenta regras que unem rvores (finitas) que so geradas a partir de um conjunto finito de premissas e hipteses at derivar uma certa concluso. As folhas da rvore representam hipteses ou premissas. As folhas abertas representam premissas, enquanto as fechadas representam hipteses (marcadas com []). Todas as folhas devem possuir marcas e deve-se evitar o conflito de marcas, ou seja, ter duas frmulas diferentes com uma mesma marca. A marca, geralmente, um nmero natural, identificando as folhas. Cada passo, ou seja, cada derivao realizada, na rvore, deve ser baseada em uma das regras do sistema. como um jogo, em que devemos seguir todas as regras para podermos conclu-lo de maneira correta e vencer. Os sistemas que trataremos aqui sero o Sistema intuitivo(Lgica Intuicionista), Sistema Np (Lgica Clssica Proposicional) e o Sistema Nc(Lgica Clssica de Primeira Ordem). Sistema intuitivo No sistema intuitivo possumos regras que tratam de conectivos, assim como o sistema Np apresentado abaixo. A grande diferena entre o sistema intuitivo e o sistema Np que o sistema intuitivo no possui a regra do absurdo clssico e nenhuma derivao baseada nela. Sendo assim, no podemos fazer derivaes como: , facilmente derivadas no sistema Np ou Nc da lgica clssica. Com exceo do citado,
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 120

Apostilas Aprendizado Urbano podemos utilizar as mesmas regras do sistema Np. Sistema Np No sistema Np possumos regras que tratam de conectivos. Abaixo est a apresentao do conjunto de regras do Sistema Np: Regras de eliminao As regras de eliminao mostram como retirar os conectivos para podermos gerar derivaes. Elas so melhores utilizadas quando estamos construindo uma derivao a partir das hipteses e em direo a concluso ("de cima para baixo").

Eliminao da conjuno Eliminao da conjuno direita.

Eliminao da conjuno esquerda. As regras de eliminao da conjuno, como foram apresentadas acima, dizem que, se temos uma conjuno, podemos tirar um pedao dela, a parte mais direita (Ed) ou a parte mais esquerda (Ee), e elimin-lo.

Lgica da argumentao

# Argumento: Chama-se argumento a afirmao de que um grupo de proposies iniciais redunda em uma outra proposio final, que ser conseqncia das primeiras! Dito de outra forma, argumento a relao que associa um conjunto de proposies p1, p1 p2, p2 ... pn , chamadas premissas do argumento, a uma proposio c, chamada de concluso do argumento. No lugar dos termos premissa e concluso podem ser tambm usados os correspondentes hiptese e tese, tese respectivamente. Vejamos alguns exemplos de argumentos: Exemplo 1) p1: p1 Todos os cearenses so humoristas. p2: p2 Todos os humoristas gostam de msica.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 121

Apostilas Aprendizado Urbano c : Todos os cearenses gostam de msica.

# Argumento Vlido:
Dizemos que um argumento vlido (ou ainda legtimo ou bem construdo), construdo quando a sua concluso uma conseqncia obrigatria do seu conjunto de premissas. Veremos em alguns exemplos adiante que as premissas e a prpria concluso podero ser visivelmente falsas (e at absurdas!), e o argumento, ainda assim, ser considerado vlido. Isto pode ocorrer porque, na Lgica, o estudo dos argumentos no leva em conta a verdade ou a falsidade das premissas que compem o argumento, mas to somente a validade deste. Exemplo: O silogismo...

p1: Todos os homens so pssaros. p2: Nenhum pssaro animal. c: Portanto, nenhum homem animal.
... est perfeitamente bem construdo, sendo, portanto, um argumento vlido, muito embora a veracidade das premissas e da concluso sejam totalmente questionveis. Repetindo: o que vale a construo, e no o seu contedo! Ficou claro? Se a construo est perfeita, ento o argumento vlido, independentemente do contedo das premissas ou da concluso! Num raciocnio dedutivo (lgico), no possvel estabelecer a verdade de sua concluso se as premissas no forem consideradas todas verdadeiras. Determinar a verdade ou falsidade das premissas tarefa que incumbe cincia, em geral, pois as premissas podem referir-se a qualquer tema, como Astronomia, Energia Nuclear, Medicina, Qumica, Direito etc., assuntos que talvez desconheamos por completo! E ainda assim, teremos total condio de averiguar a validade do argumento! Agora a questo mais importante: como saber que um determinado argumento mesmo vlido? Uma forma simples e eficaz de comprovar a validade de um argumento utilizando-se de diagramas de conjuntos. Trata-se de um mtodo muito til e que ser usado com freqncia em questes que pedem a verificao da validade de um argumento qualquer. Vejamos como funciona, usando esse exemplo acima.

Quando se afirma, na premissa p1, p1 que todos os homens so pssaros, poderemos representar essa frase da seguinte maneira:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

122

Apostilas Aprendizado Urbano

Observem que todos os elementos do conjunto menor (homens) esto includos, ou seja, pertencem ao conjunto maior (dos pssaros). E ser sempre essa a representao grfica da frase Todo A B. Dois crculos, um dentro do outro, estando o crculo menor a representar o grupo de quem se segue palavra todo. Ficou claro? Pois bem! Faamos a representao grfica da segunda premissa. Temos, agora, a seguinte frase: Nenhum pssaro animal. Observemos que a palavra chave desta sentena nenhum. E a idia que ela exprime de uma total dissociao entre os dois conjuntos. Ser sempre assim a representao grfica de uma sentena Nenhum A B: dois conjuntos separados, sem nenhum ponto em comum. Tomemos agora as representaes grficas das duas premissas vistas acima e as analisemos em conjunto. Teremos:

Agora, comparemos a concluso do nosso argumento Nenhum homem animal com o


desenho das premissas acima. E a? Ser que podemos dizer que esta concluso uma
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 123

Apostilas Aprendizado Urbano conseqncia necessria das premissas? Claro que sim! sim Observemos que o conjunto dos homens est totalmente separado (total dissociao!) do conjunto dos animais. Resultado: este um argumento vlido! # Argumento Invlido: Dizemos que um argumento invlido tambm denominado ilegtimo, ilegtimo mal construdo, falacioso ou sofisma quando a verdade das premissas no suficiente para garantir a verdade da concluso. Exemplo: p1: Todas as crianas gostam de chocolate.

p2: Patrcia no criana. c: Portanto, Patrcia no gosta de chocolate.


Veremos a seguir que este um argumento invlido, falacioso, mal construdo, pois as premissas no garantem (no no obrigam) obrigam a verdade da concluso. Patrcia pode gostar de chocolate mesmo que no seja criana, pois a primeira premissa no afirmou que somente as crianas gostam de chocolate. Da mesma forma que utilizamos diagramas de conjuntos para provar a validade do argumento anterior, provaremos, utilizando-nos do mesmo artifcio, que o argumento em anlise invlido.

Diagramas lgicos So ditas proposies categricas as seguintes: Todo A B Nenhum A B Algum A B e Algum A no B Proposies do tipo Todo A B afirmam que o conjunto A um subconjunto do conjunto B. Ou seja: A est contido em B. Ateno: dizer que Todo A B no significa o mesmo que Todo B A. A Enunciados da forma Nenhum A B afirmam que os conjuntos A e B so disjuntos, isto , no tem elementos em comum. Ateno: dizer que Nenhum A B logicamente equivalente a dizer que Nenhum B A. A Por conveno universal em Lgica, proposies da forma Algum A B estabelecem que o conjunto A tem pelo menos um elemento em comum com o conjunto B. Contudo, quando dizemos que Algum A B, B pressupomos que nem todo A B. Entretanto, no sentido lgico de algum, algum est perfeitamente correto afirmar que alguns de meus colegas esto me elogiando, mesmo que todos eles estejam. Dizer que Algum A B logicamente equivalente a dizer que Algum B A. A Tambm, as seguintes expresses so equivalentes: Algum A B = Pelo menos um A B = Existe um A que B. B Proposies da forma Algum A no B estabelecem que o conjunto A tem pelo menos um elemento que no pertence ao conjunto B. Temos as seguintes equivalncias:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 124

Apostilas Aprendizado Urbano Algum A no B = Algum A no B = Algum no B A. A Mas no equivalente a Algum B no A. A Nas proposies categricas, usam-se tambm as variaes gramaticais dos verbos ser e estar, tais como , so, so est, est foi, foi eram, eram ..., como elo de ligao entre A e B. Resolvemos listar algumas regras que j foram vistas anteriormente Todo A B = Todo A no no B Algum A B = Algum A no no B Nenhum A B = Nenhum A no no B Todo A no B = Todo A no B Algum A no B = Algum A no B Nenhum A no B = Nenhum A no B Nenhum A B = Todo A no B Todo A B = Nenhum A no B A negao de Todo A B Algum A no B (e vice-versa) A negao de Algum A B Nenhum A B (e vice-versa) Verdade ou Falsidade das Proposies Categricas Dada a verdade ou a falsidade de qualquer uma das proposies categricas, isto , de Todo A B, B Nenhum A B, B Algum A B e Algum A no B. B pode-se inferir de imediato a verdade ou a falsidade de algumas ou de todas as outras.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

125

Apostilas Aprendizado Urbano

Algum vai perguntar: preciso decorar tudo isso? Na realidade, o melhor buscar entender tudo isso! A rigor, conforme veremos pela resoluo das questes abaixo, conseguiremos solucionar os problemas deste assunto praticamente mediante o desenho dos diagramas lgicos!
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 126

Apostilas Aprendizado Urbano

Ou seja, a coisa bem mais fcil do que aparenta. Passemos s resolues! Exerccio: (Especialista em Polticas Pblicas Bahia 2004 FCC) Considerando todo livro instrutivo como uma proposio verdadeira, correto inferir que: a) Nenhum livro instrutivo uma proposio necessariamente verdadeira. b) Algum livro instrutivo uma proposio necessariamente verdadeira. c) Algum livro no instrutivo uma proposio verdadeira ou falsa. d) Algum livro instrutivo uma proposio verdadeira ou falsa. e) Algum livro no instrutivo uma proposio necessariamente verdadeira.

Pode haver questo mais fcil que esta?


A opo A descartada de pronto: nenhum livro instrutivo implica a total dissociao entre os diagramas. E estamos com a situao inversa! A opo B perfeitamente escorreita ! Percebam como todos os elementos do diagrama vermelho esto inseridos no diagrama azul. Resta necessariamente perfeito que algum livro instrutivo. Resposta: opo B.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

127

You might also like