You are on page 1of 5

Fases de execuo da construo

Estarei nesse post falando sobre as etapas de execuo de uma obra, deis da preparaao do canteiro de obra at a finalizao no acabamento. Lembrando que colocarei expncias prprias e coisas que li pela rede mundial de computadores(internet). SERVIOS PRELIMINARES DO CANTEIRO DE OBRAS: Ligaes de gua e esgoto, e energia eltrica, tambm feito uma limpeza do terreno, estabelecendo locais para banheiros e refeitrios. Aps isso feito uma locao no terreno. Se necessrio feito uma terraplanagem atravs de mquinas equipamentos dimensionados pelo volume da obra. ESTACAS: Etapa terceirizada e executada por terceiros, empresa especializada em bate estacas, e executado de acordo com o projeto estrutural. FUNDAO: A fundao ou alicerce serve para apoiar a prdio ou casa no terreno. A fundao ou tipo dela depende muito do tipo de solo. Para saber qual tipo de fundao usar feito uma soldagem do terreno para determinar o tipo de solo, que mostrara qual fundao mais indicada para ele. Esse servio de soldagem tambm terceirizado.Determinado qual tipo de solo, poder comear a execuo das sapatas, blocos e vigas Baldrame, e aconselhvel fazer a concretagem com concreto usinado por empresa qualificada para garantir qualidade. As armaduras de ferragens devero ser executadas, sempre com ao CA-50 e CA-60. BALDRAME (sapata corrida): Se for encontrado solo firme at 60cm de profundidad, pode-se abrir uma buraco e fazer o baldrame diretamente sobre o fundo dele. Voc pode fazer baldrame de blocos ou de concreto estrutural. RADIER: Ou pode-se construir uma laje de concreto sobre o solo, conhecida como radier. Alm de apoiar a casa, o radier j funciona como contrapiso e calada. Mas o radier s pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. Se uma parte for firme e a outra fraca, o radier no pode ser utilizado. Lembrando que esse tipo de soluo s usado em construes de casas baixas. IMPERMEABILIZAES: A impermeabilizao merece uma ateno especial, tanto no respaldo do alicerce, quanto nas paredes em contato com o solo pois podem causar problemas futuros com infiltraes. Lembrando que onde vo manta asfaltica necessario ir uma proteo mecanica(uma massa ou nata de cimento). Este servio prescisa ser executado por profissionais treinados em aplicao de manta asfltica e outros impermeabilizantes, normalmente usa-se empresas terceirizadas para isso tambm. ELEVAO DAS ALVENARIAS: executado com vrios matrias (tijolos comuns, blocos cermicos ou blocos de concreto). Vergas e contra vergas nos vos de portas e janelas so imprencidiveis. Deve-se comear marcao plas pontas ou fachadas assentando os blocos em amarrao (fazendo junta amarrada). No esquea de verificar o nvel e o prumo de cada fiada., sempre se precupando com esquadro e alinhamento. COMO PREPARAR UMA BOA ARGAMASSA: Misture apenas a quantidade suficiente para 1 hora de aplicao. Esse cuidado evita que a argamassa endurea ou

fique difcil de ser trabalhada. Se produz argamassa em obra apenas em pequenas residncias ou pequenas construes. ARGAMASSAS PRONTAS: Existem tambm argamassas prontas, para assentamento, revestimento e rejuntamento, ventidas por empresas especializadas no ramo. Esse tipo de argamassa misturada em usina e chega pronta em obra. Chama-se argamassa industrializada. VOS DE PORTAS E JANELAS: Use uma verga na primeira fiada de blocos acima do vo. Essa verga pode ser pr-moldada ou feita no local. Ela deve ter, no mnimo, 20 cm a mais para cada lado do vo. Deve-se deixar nesse vo 10cm a mais do especificado em projeto para onde vai portas de madeira por causa da chumpao da forra posteriormente, e 05 a 08cm para locais onde ir esquadrias de aluminio para chumpao de marcos posteriomente. DICA IMPORTANTE: Evite desperdcio. Assim que terminar a alvenaria, converse com um encanador e com um eletricista para saber quando voc dever rasgar as paredes para colocar canos e condutes (eletrodutos). ESTRUTURA DE CONCRETO: Pilares, vigas de sustentao e escadas, tero que ser concretadas com concreto armado, sempre com a resistncia indicada no projeto estrutural, e executado de acordo com as normas tcnicas aplicveis tanto formas quanto armaduras, tomando especial cuidado com escoramentos e travamento das formas, e usar sempre espaadores de armaduras para que essas no fiquem encostadas nas forma de madeira. Lembrando que o tempo de desforma obedece 28 dias aps concretagem, aps a desformar localizar possiveis bicheiras(falhas na concretagem), glauteando onde necessrio. Tomar cuidado em especial com bicheiras onde ficou esposta a armadura. COMO PREPARAR UM BOM CONCRETO NO CANTEIRO DE OBRA: Use pedra e areia limpas (sem argila ou barro), sem materiais orgnicos (como razes, folhas, gravetos etc.) e sem gros que esfarelam quando apertados entre os dedos. A gua tambm deve ser limpa (boa para beber). muito importante que a quantidade de gua da mistura esteja correta. Tanto o excesso como a falta, so prejudiciais ao concreto. Excesso de gua diminui a resistncia do concreto. Falta de gua deixa o concreto cheio de buracos. Existem traos corretos para se fazer concretos com FCK(resistncia) correta. abaixo as badiolas usadas para cada tipo de resistncia desejada:
CONCRETO FcK = 15 Mpa 1 : 2,57 : 3,14

PADIOLA = 35 x 45 x 35 cm (medidas internas) 02 CAIXAS (h = 28,50 cm) DE AREIA GROSSA 02 CAIXAS (h = 35,00 cm) DE BRITA N 1 01 SACA (50 Kg) DE CIMENTO 24 LITROS DE GUA (em mdia)

CONCRETO FcK = 20 Mpa

1 : 2,14 : 2,74

PADIOLA = 35 x 45 x 35 cm (medidas internas) 02 CAIXAS (h = 24,00 cm) DE AREIA GROSSA 02 CAIXAS (h = 30,50 cm) DE BRITA N 1 01 SACA (50 Kg) DE CIMENTO 22 LITROS DE GUA (em mdia)

CONCRETO FcK = 25 Mpa

1 : 1,80 : 2,46

PADIOLA = 35 x 45 x 35 cm (medidas internas) 02 CAIXAS (h = 20,00 cm) DE AREIA GROSSA 02 CAIXAS (h = 27,00 cm) DE BRITA N 1 01 SACA (50 Kg) DE CIMENTO 19,50 LITROS DE GUA (em mdia)

CONCRETO FcK = 30 Mpa

1 : 1,50 : 2,22

PADIOLA = 35 x 45 x 35 cm (medidas internas) 02 CAIXAS (h = 17,00 cm) DE AREIA GROSSA 02 CAIXAS (h = 25,00 cm) DE BRITA N 1 01 SACA (50 Kg) DE CIMENTO 18 LITROS DE GUA (em mdia)

CONCRETO PRONTO: O concreto tambm pode ser comprado pronto, misturado no trao desejado e entregue no local da obra por caminhes betoneira. Esse tipo de fornecimento s vivel para quantidades acima de 3 M e para obras no muito distantes das usinas ou concreteiras, por questo de custo. LAJES E SUA UTILIZAAO: As lajes tero que ser executadas de acordo com o projeto estrutural podendo ser pr-moldadas simples, treliadas ou macias. As mais comuns so as de concreto armado, executadas no local, ou as pr-moldadas de concreto, compostas de vigotas T ou vigotas treliadas e lajotas (tavelas). As lajes pr-moldadas so as mais econmicas e mais simples de executar. As lajotas (tavelas) podem ser de concreto, cermica ou isopor. Elas servem de guia para medir a distncia entre as vigotas. Por isso, as lajotas devem ter sempre o mesmo tamanho. MONTAGEM: As vigotas devem se apoiar pelo menos 5 cm de cada lado da parede. As lajotas devem ser encaixadas sobre as vigotas. A primeira e a ltima carreiras de lajotas podem ser apoiadas na prpria cinta de amarrao. ESCORAMENTO: Se o vo a ser vencido pela laje for menor que 3,40 M, coloque uma fileira de pontaletes para escorar as vigotas. Se o vo for maior (3,40 M a 5 M), escore as vigotas com duas fileiras de pontaletes. Nos dois casos, os pontaletes devem ser um pouco mais alto que as paredes. A laje deve ficar levemente curvada para cima, formando a contra-flecha, recomendada pelos fabricantes. O prximo passo colocar as caixas de luz e os condutes (eletrodutos) para a fiao eltrica. Feito isso, pregue uma tbua de testeira nas extremidades da laje, que vai funcionar como frma da capa de concreto da laje. DICA IMPORTANTE: A espessura da capa de concreto deve obedecer s instrues do fabricante da laje, que definir a armadura complementar a ser utilizada. Antes de concretar a laje, molhe todas as vigotas e lajotas j montadas. OUTRA DICA IMPORTANTE: Pode-se tambm marcar a laje onde passar a parte hidrulica(prumadas, bcios, ralos e etc.), faze-se isso deixando caixas de madeira na laje onde demarca o furo na laje, isso economiza tempo de ter que fazer perfurao na laje futuramente. Tambm em locais onde tem tubulao de gs pode-se fazer a tubulao antes de concretar, de forma que essa tubulao

fica por baixo do concreto economizando depois tendo que fazer protees por essa estar vindo por cima laje.

COBERTURA: Antes do incio desta etapa, ser necessria a execuo do projeto de estrutura, para dimensionar e quantificar todos os materiais, evitando assim perdas e erros de execuo. Na execuo so tomados todos os cuidados possveis para que seja assegurada a perfeita estabilidade da estrutura e proteo dos materiais empregados. TUBULAES: Deve-se procura usar os materiais para a execuo das tubulaes, tanto de gua fria, gua quente, eltrica e esgotos, materiais de qualidade, de empresas renomadas que do garantias de seus matrias de construo, Todas as tubulaes de gua quente devero ser isoladas. Poder tambm ser instalado um sistema de recirculao, o que mantm sempre gua quente na tubulao, evitando-se perda desnecessria de gua. A execuo devera sempre seguir as especificaes dos fabricantes e das normas tcnicas aplicveis, seguindo projeto. DICA IMPORTANTE: Use material de qualidade nas tubulaes pois material de qualidade lhe garantira que no haver promblemas futuros como fazamentos. Se esquecer que hidrulica apenas 3% da obra ento gastar a mais nessa etapa lhe trar bons resultados a curto e principalmente alongo prazo. REVESTIMENTOS DE PAREDES E LAJES INTERNAS: Nos revestimentos internos podero ser utilizados como revestimento final gesso liso, que aplicado sobre o emboo (ou massa grossa) de cimento e areia, por razes de custos, mas tambm podem ser outros tipos a critrio do cliente. Nos banheiros aps o emboo, devera ser executado a impermeabilizao das paredes dos boxe de chuveiros, para garantir que no hajam problemas relacionados com umidade nas paredes. Usa-se forro de pvc ou gesso paraesconder tubulaes ou vigas de concreto nas reas de cozinha e banheiro, ou simplesmente por razes de decorao. REVESTIMENTOS EXTERNOS: Pode ser emboo desempenado (para aplicao de textura acrlica), emboo ou reboco (massa fina). Nesta etapa tambm poder ser impermeabilizada a faixa de revestimento mais prxima ao solo para evitar problemas de umidade nas paredes. PISO: Esta etapa tem que ser executada em 3 fases, a primeira o contra piso, executado nos ambientes trreos, aps o acerto e compactao do terreno lanada uma camada de concreto, que tambm pode ser armado (no caso de reas que tiveram grande espessura de aterro), nesta fase ser obrigado ter o cuidado de definir precisamente o nvel acabado de cada ambiente, o que ir garantir a economia dos materiais da fase seguinte que a regularizao, esta fase executada nos ambientes que iro receber piso cermico ou piso de madeira, o contra piso ou laje recebe uma camada de argamassa de cimento e areia nivelada, ou com as inclinaes para os ralos, no caso de pisos de madeira de ambientes trreos, e pisos de banheiros de dos pavimentos superiores ser executado tambm a impermeabilizao desta regularizao. Aps a regularizao segue-se a colocao dos pisos. Em aras de garagem por exemplo feito piso alizado, usa-se concreto e aramdura para execuo, tambm equipamento especializado para deixar piso com acabamento desejado. Normalmente se terceiriza empresasa para executar pisos nesse tipo de reas. ACABAMENTOS DIVERSOS: Necessita de um profissional especializado nessa hora, as instalaes de louas e metais, requer ateno e muito cuidado, muitos acabamento vem com uma pelcula muito fina como cobertura, um alicate ou uma chave

inglesa desregulada pode arranh-lo e voc ter que compra outro e no so baratos. As instalaes de louas sanitrias, bancadas de pias e de banheiros, tambm no dispensa cuidados. FIAO: Devem ser executadas sempre com materiais que atendam as normas tcnicas. ABNT (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS) e por profissionais qualificados. PINTURAS INTERNAS E EXTERNAS: Esta e uma etapa especial da obra, por isso um profissional especializado e indispensvel para a execuo de todos os tipos de pinturas a gosto do cliente, procurando sempre empregar material de primeira linha e de empresas de renome no mercado da construo civil. O acabamento a parte final e o que vai definir se o empreendimento ficou ou no com acabamento devido, ento se exige ateno em dobro nessa etapa final.

You might also like