You are on page 1of 20

Agosto/2013

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Juiz do Trabalho Substituto


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 003

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

P R O VA O B J E T I VA S E L E T I VA
INSTRUES
- Verifique se este caderno contm 100 questes, numeradas de 1 a 100. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida ao candidato a consulta a qualquer tipo de legislao, smulas e jurisprudncia dos Tribunais, anotaes ou a quaisquer outros materiais. - A durao da prova de 5 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala e devolva todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A01, Tipo 003


4. PROVA OBJETIVA SELETIVA Bloco I Direito Individual do Trabalho (B) 1. So direitos constitucionalmente assegurados categoria dos trabalhadores domsticos, EXCETO: (A) reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho. irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo. garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel. reduo dos riscos inerentes ao tempo de servio, por meio de normas de sade, higiene e segurana. proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei. (E) as despesas dela resultantes correro por conta do empregador, salvo em caso de transferncia de empregado que tem clusula expressa de transferncia prevista no contrato de trabalho. no lcita em caso de extino do estabelecimento em que o mesmo trabalhava, devendo o contrato de trabalho, nesse caso, ser rescindido. o adicional de transferncia, devido nas transferncias provisrias e nas definitivas, ser de 25% (vinte e cinco por cento) dos salrios que o empregado percebia naquela localidade. no se considera transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do domiclio do empregado. (A) mesmo sem anuncia, os empregados contratados h menos de um ano podem ser transferidos pelo empregador. Em relao transferncia do empregado,

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

5.

Considere as assertivas abaixo.

2.

De acordo com o entendimento sumulado pelo TST, reconhece-se estabilidade provisria no emprego (A) ao dirigente sindical, mesmo tendo ocorrido a extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicado. ao empregado acidentado que tenha sido contratado por tempo determinado. ao membro eleito da CIPA, salvo se suplente. empregada gestante, inclusive a domstica, desde que contratada por prazo indeterminado. ao empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, como consequncia da admisso mediante aprovao em concurso pblico.

I. Analisando o princpio da irrenunciabilidade, Amrico Pl Rodriguez afirma que em matria de trabalho importa o que ocorre na prtica, mais do que aquilo que as partes hajam pactuado de forma mais ou menos solene, ou expressa, ou aquilo que conste em documentos, formulrios e instrumentos de controle.

(B)

II. Os princpios do Direito do Trabalho so as ideias


fundamentais e informadoras do ordenamento jurdico trabalhista, ou seja, constituem postulados e diretrizes que inspiram as normas que regulam as relaes de trabalho.

(C) (D)

III. O nus de provar o trmino do contrato de trabalho,


quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da primazia da realidade constitui presuno favorvel ao empregado.

(E)

_________________________________________________________

3.

Em relao ao trabalhador rural contratado por pequeno prazo, INCORRETO afirmar que (A) a contribuio do segurado trabalhador rural contratado sob esta modalidade de 8% (oito por cento) sobre o respectivo salrio-de-contribuio. alm de remunerao equivalente do trabalhador rural permanente, so assegurados os demais direitos de natureza trabalhista. sua contratao s poder ser realizada por produtor rural pessoa fsica, proprietrio ou no, que explore diretamente atividade agroeconmica. a contratao que, dentro do perodo de um ano, superar trs meses fica convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado, observando-se os termos da legislao aplicvel. o produtor rural pessoa fsica poder realizar sua contratao para o exerccio de atividades de natureza temporria.

IV. So princpios constitucionais aplicveis ao Direito


do Trabalho, entre outros, a dignidade humana, os valores sociais do trabalho, a justia social e a busca do pleno emprego.

V. As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho podem, para sanar omisses legais, socorrerem-se da jurisprudncia, da analogia, da equidade e dos princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho. Essa atividade integrativa no pode ser utilizada em caso de omisses contratuais. Esto corretas APENAS (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

(C)

(D)

II e IV. I e V. III e IV. II e V. I e III.


TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 003


6. Entre as afirmaes abaixo, entendimento sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho, em relao s frias: (A) O empregado que se demite antes de completar doze meses de servio no tem direito a frias proporcionais. A remunerao das frias do tarefeiro deve ser calculada com base na mdia da produo do perodo aquisitivo, aplicando-se-lhe a tarifa da data da aquisio do direito. A indenizao pelo no deferimento das frias no tempo oportuno ser calculada com base na remunerao devida ao empregado na poca da aquisio do direito. Os dias de frias gozados aps o perodo legal de concesso devero ser remunerados em dobro. As faltas ao servio justificadas por lei no sero descontadas da remunerao das frias, mas sero descontadas para o clculo do perodo de frias do empregado. 9. Em relao aos direitos intelectuais, como efeitos conexos ao contrato de trabalho, correto afirmar: (A) Quando as cultivares decorrerem do contrato de trabalho ou resultarem dos servios para os quais foi o empregado contratado, pertencero exclusivamente ao empregador. O empregado no ter direito propriedade da inveno ou do modelo de utilidade desenvolvido, quando, apesar de sua contribuio pessoal, foram utilizados os recursos, meios, dados, materiais, instalaes ou equipamentos do empregador. Salvo prova em sentido contrrio, considera-se inveno desenvolvida na vigncia do contrato de trabalho aquela inveno ou modelo de utilidade cuja patente seja requerida pelo empregado at dois anos aps a extino do vnculo empregatcio. Os direitos relativos ao programa de computador, desenvolvido e elaborado durante a vigncia do contrato de trabalho, pertencero exclusivamente ao empregador, salvo se desenvolvidos por bolsistas, a quem a lei assegura tratamento diferenciado preferencial, como incentivo profissional. A explorao do objeto da patente, na falta de acordo, dever ser iniciada pelo empregador dentro do prazo de seis meses, contados da data de sua concesso, sob pena de passar exclusiva propriedade do empregado a titularidade da patente, ressalvadas as hipteses de falta de explorao por razes legtimas.

(B)

(B)

(C)

(D) (E)

(C)

(D)

_________________________________________________________

7.

Considerando o entendimento adotado pelo TST em relao jornada de 12 por 36, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, correto afirmar que a mesma (A) (B) (C) (D) (E) vlida se decorrente de previso em lei e invlida se prevista em norma coletiva. sempre vlida, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. vlida, em carter excepcional, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. sempre invlida, ainda que haja o pagamento da remunerao em dobro dos feriados trabalhados. vlida, se houver o pagamento do adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas. (E)

_________________________________________________________

10.

Analise as proposies abaixo.

I. A cesso de empregados no exclui a equiparao


salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, ainda que aquele responda pelo salrio do paradigma.

_________________________________________________________

8.

A promoo da igualdade de oportunidades e a eliminao de todas as formas de discriminao so alguns dos elementos fundamentais da Declarao dos Direitos e Princpios Fundamentais do Trabalho e da Agenda do Trabalho Decente, ambos da Organizao Internacional do Trabao lho OIT. Nesse contexto, a Conveno n 111 da OIT prev que NO caracterizam discriminao: (A) os atos de distino, excluso ou preferncia que tenham por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidades para obteno de um emprego. os atos de distino, excluso ou preferncia, baseados em qualificaes exigidas para um determinado emprego. toda distino, excluso ou preferncia, com base em opinio poltica, nacionalidade ou origem social, que tenha por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidade ou de tratamento no emprego ou profisso. toda distino, excluso ou preferncia, com base em raa, cor, sexo ou religio, que tenha por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidade ou de tratamento no emprego ou profisso. toda distino, excluso ou preferncia que tenha por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidades, ou tratamento no emprego ou profisso, conforme pode ser determinado pelo pas membro concernente, aps consultar organizaes representativas de empregadores e de trabalhadores, se as houver, e outros organismos adequados.

II. possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua produtividade e tempo de servio.

III. desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita.

IV. Para efeito de equiparao de salrios em caso de


trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego.

(B)

(C)

V. A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, e ocupando o mesmo cargo. Correspondem a entendimentos sumulados pelo TST as proposies (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

III e V. IV e V. I e II. II e IV. III e IV.


3

(E)

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


14. Direito Coletivo do Trabalho 11. A liberdade sindical, tratada pela Conveno n 87 da OIT, caracteriza-se como um dos princpios fundamentais de todas as sociedades democrticas pluralistas. De acordo com o entendimento adotado pela OIT, NO constitui elemento da liberdade sindical: (A) liberdade de elaborao dos estatutos dos sindicatos de acordo com as lei gerais do pas, que no podem estabelecer regras restritivas em relao a eles. existncia predefinida de categorias profissionais e econmicas representativas dos interesses de trabalhadores e de empregadores. liberdade de organizao e constituio dos sindicatos. liberdade de filiao e de desfiliao ao sindicato. vedao de dissoluo dos sindicatos por via administrativa. 15.
o

Em relao s centrais sindicais, e a partir das regras o previstas na Lei n 11.648/2008, INCORRETO afirmar: (A) O Ministro do Trabalho e Emprego, mediante consulta s centrais sindicais, poder baixar instrues para disciplinar os procedimentos necessrios aferio dos requisitos de representatividade, bem como para alter-los com base na anlise dos ndices de sindicalizao dos sindicatos filiados s centrais sindicais. Considera-se central sindical a entidade associativa de direito privado composta por organizaes sindicais de trabalhadores. A central sindical ter, entre outras, a atribuio de coordenar a representao dos trabalhadores por meio das organizaes sindicais a ela filiadas. A aferio dos requisitos de representatividade das centrais sindicais ser realizada pelo Ministrio Pblico do Trabalho. A indicao pela central sindical de representantes nos fruns tripartites, conselhos e colegiados de rgos pblicos ser em nmero proporcional ao ndice de representatividade da mesma, previsto na forma da Lei, salvo acordo entre as centrais sindicais.

(B)

(B)

(C)

(C) (D) (E)

(D)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

12.

No que tange aos instrumentos normativos negociados, correto afirmar: (A) facultado aos sindicatos representativos das categorias profissionais celebrar acordos coletivos com o sindicato da categoria econmica, estipulando condies de trabalho aplicveis a uma determinada empresa que se encontra em situao econmica difcil e necessita regulamentar de forma mais justa as relaes individuais de trabalho. As condies de trabalho alcanadas por fora de conveno ou acordo coletivo vigoram no prazo assinado, no integrando os contratos individuais de trabalho. As vantagens previstas em conveno coletiva de categoria diferenciada so asseguradas aos empregados que exercem funes diferenciadas na empresa, independentemente desta ter participado da negociao coletiva. As federaes e as confederaes representativas de categorias econmicas ou profissionais, por serem entidades sindicais de grau superior, no podero celebrar convenes coletivas de trabalho para reger as relaes das categorias a elas vinculadas, no mbito de suas representaes. Conveno coletiva de trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais de trabalho.

A Constituio Federal de 1988 avanou no processo de democratizao da estrutura sindical brasileira, mas manteve a espinha dorsal do modelo sindical corporativo. Representa resqucio do corporativismo na organizao sindical brasileira a assertiva: (A) vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um Municpio. Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas. A lei no poder exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente. Ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho. Direito Administrativo

(B)

(B)

(C)

(C)

(D) (E)

(D)

_________________________________________________________

16.

(E)

Paulo, proprietrio de terreno lindeiro a uma rea abandonada de titularidade da Unio, passou a ocupar e exercer a vigilncia da referida rea, sem sofrer qualquer oposio da Unio. Considerando o regime jurdico dos bens pblicos, Paulo (A) somente poder usucapir a rea se a mesma for remanescente de desapropriao ou de obra pblica e no comportar, isoladamente, aproveitamento para edificao urbana. no poder usucapir a rea, haja vista a impossibilidade de onerao dos bens pblicos, que s pode ser afastada por lei especfica. poder usucapir a rea, observados os prazos e requisitos legais, desde que a mesma no esteja afetada a finalidade pblica especfica. poder usucapir a rea, mediante o instituto da investidura, se comprovado que o terreno inaproveitvel. no poder usucapir a rea, haja vista a imprescritibilidade dos bens pblicos, seja qual for a sua natureza.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

_________________________________________________________

(B)

13.

Para fins do exerccio do direito de greve, so considerados servios ou atividades essenciais, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) telecomunicaes. tratamento e abastecimento de gua. servio postal. controle de trfego areo. produo e distribuio de gs.

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 003


17. No bojo de um programa de reforma administrativa, a Unio decidiu extinguir alguns ministrios, transferir cargos de um rgo para outro e criar sociedades de economia mista para atuar em setores anteriormente afetos a autarquias, que foram extintas. Para colocar em prtica referido programa, a Unio, considerando o disposto na Constituio Federal, (A) depender de prvia autorizao legislativa para criao de sociedade de economia mista, podendo extinguir por decreto do Chefe do Executivo autarquias e transferir os cargos correspondentes para entidade que ir suceder as atividades por estas desempenhadas. poder extinguir rgos mediante decreto do Chefe do Executivo, sendo necessria a edio de lei para criao de novos rgos, ainda que no implique aumento de despesa. depender, no que diz respeito criao e extino de cargos, inclusive os vagos, de autorizao legislativa especfica, podendo transferi-los de um rgo para outro mediante decreto do Chefe do Executivo. poder transformar, mediante lei especfica, autarquia em sociedade de economia mista e extinguir os ministrios por decreto do Chefe do Executivo. poder transferir cargos de um ministrio extinto para outro da administrao direta por decreto do Chefe do Executivo e criar novos cargos, desde que no importe aumento de despesa. 19. A caracterizao de determinada atividade como servio pblico (A) no importa a vedao de prestao da referida atividade por particular, mediante autorizao e controle do poder pblico, quando se tratar se servio no exclusivo. determina a sua prestao direta pelo Estado, salvo no caso de servios no essenciais. afasta a possibilidade de greve pelos servidores ou empregados da entidade prestadora. independe de definio em lei e admite a prestao direta pelo poder pblico e indireta por particulares, exclusivamente sob o regime de permisso. faculta a transferncia de titularidade do servio a particular, mediante concesso, quando passvel de explorao por cobrana de tarifa do usurio.

(B) (C) (D)

(B)

(E)

_________________________________________________________

20.

(C)

Sandro foi aprovado em concurso pblico e, como requisito para a posse, foi exigida a apresentao de certido de antecedentes criminais. Ocorre que referida certido apontou, equivocadamente, uma condenao por crime doloso, impedindo que Sandro tomasse posse no cargo, causando-lhe prejuzo financeiro e moral. Constatado o erro, a Administrao (A) no pode ser civilmente responsabilizada pelos danos morais sofridos por Sandro, salvo na hiptese de condenao judicial, por conduta dolosa, do agente pblico responsvel pela emisso da certido. responde pelos danos morais e patrimoniais sofridos por Sandro, desde que caracterizada conduta dolosa ou culposa do agente pblico. responde, civilmente, pelos danos comprovadamente causados a Sandro, independentemente de comprovao de culpa do agente pblico responsvel pela emisso da certido. no pode ser civilmente responsabilizada pelos danos sofridos por Sandro enquanto no apurada, na esfera administrativa, a responsabilidade do agente pblico emissor da certido. pode ser civilmente responsabilizada pelos danos comprovadamente sofridos por Sandro, desde que constatada falha na prestao do servio, consistente em conduta comissiva comprovadamente culposa de agente pblico.
o

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

(C)

18.

A Unio pretende implementar um grande programa de recuperao de rodovias e firmou convnio com diversos Estados, para repasse de recursos destinados execuo das obras necessrias. A opo da Administrao federal foi contestada por diversos setores da opinio pblica, que consideram que tal investimento no seria prioritrio e sustentam que os recursos oramentrios correspondentes deveriam ser redirecionados para programas de melhoria da mobilidade nos grandes centros e regies metropolitanas. Com base em tais argumentos, entidade representante da sociedade civil submeteu a matria ao controle do Poder Judicirio buscando a anulao dos atos administrativos de celebrao dos convnios. O Poder Judicirio (A) poder anular os atos administrativos se identificar vcio de legalidade, inclusive em relao aos motivos e finalidade. poder anular os atos administrativos, se discordar dos critrios de convenincia e oportunidade da Administrao. poder revogar os atos administrativos se identificar desvio de finalidade, consistente na afronta ao interesse pblico. poder alterar os atos administrativos, redirecionando os recursos oramentrios, com base na teoria dos motivos determinantes. no poder anular os atos administrativos e, na hiptese de identificar desvio de finalidade, dever assinalar prazo para a Administrao editar novo ato.

(D)

(E)

_________________________________________________________

21.

De acordo com a Lei n 8.429/92, que dispe sobre as condutas passveis de caracterizao como ato de improbidade administrativa, (A) os atos de improbidade so sempre comissivos, sendo as condutas omissivas que ensejam prejuzo administrao capituladas como falta administrativa. caracterizam atos de improbidade apenas aqueles praticados contra as entidades da administrao direta, autrquica e fundacional e as entidades da administrao indireta para cuja criao ou custeio o errio concorra com mais de 50% (cinquenta por cento). so sujeitos ativos, alm dos agentes pblicos, qualquer pessoa que induza ou concorra para a prtica do ato ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. caracterizam ato de improbidade aqueles que ensejem, cumulativamente, dano ao errio, enriquecimento ilcito e violao aos princpios da administrao pblica. os atos de improbidade pressupem a conduta dolosa do agente, no sendo admitida, em nenhuma hiptese, a modalidade culposa. 5

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


22. Paulo, servidor pblico ocupante de cargo efetivo e exercendo funo comissionada de Chefia, retirou, sem autorizao da autoridade responsvel, documento interno da repartio em que atua. De acordo com o regime discio plinar previsto na Lei n 8.112/90, a conduta de Paulo enseja a aplicao de pena de (A) (B) (C) (D) (E) destituio da funo comissionada. demisso. advertncia. suspenso. multa. (C) (B) 25. A respeito do inqurito civil pblico previsto no artigo 129,

III, da Constituio Federal e disciplinado na Lei


n 7.347/85, correto afirmar que (A) ter, obrigatoriamente, carter sigiloso enquanto no reunidos indcios suficientes para caracterizar a ocorrncia de ofensa aos direitos coletivos e difusos resguardados pelo Ministrio Pblico. poder ter sua instaurao determinada por associao constituda h pelo menos 1 (um) ano, que inclua entre suas finalidades institucionais a proteo ao meio ambiente ou ao consumidor. poder ser instaurado por pessoa jurdica de direito pblico, mediante requisio fundamentada do Ministrio Pblico, para apurao de danos ao errio. constitui competncia institucional do Ministrio Pblico, que poder requisitar de qualquer organismo, pblico ou particular, certides, informaes, exames ou percias. uma vez instaurado no poder ser arquivado, salvo por deciso do Conselho Superior do Ministrio Pblico homologada pelo Procurador-Geral de Justia. Direito Penal 26. Segundo a legislao penal, aquele que, na folha de pagamento, insere ou faz inserir pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio, comete o crime de (A) (B) (C) (D) (E) 27. falsificao de documento particular. falsificao de documento pblico. atentado contra a liberdade de contrato de trabalho. falsidade ideolgica. sonegao de contribuio previdenciria.
o

_________________________________________________________

23.

Considere (i) imposio de restrio ao exerccio de atividade que enseje risco sade pblica; (ii) aplicao de pena de suspenso do direito de contratar com a Administrao a particular que descumpriu obrigaes decorrentes de contrato administrativo; (iii) edio de regimento disciplinando o funcionamento de rgo pblico colegiado. Referidos atos caracterizam, respectivamente, representao do exerccio, pela Administrao, de poder (A) (B) (C) (D) (E) de polcia; hierrquico e disciplinar. normativo; hierrquico e disciplinar. regulamentar; de polcia e hierrquico. de polcia, disciplinar e normativo. disciplinar; hierrquico e regulamentar.

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

24.

Considere as seguintes afirmaes a respeito dos afastamentos de servidores pblicos, na forma prevista pela Lei o n 8.112/90, que disciplina o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio:

_________________________________________________________

I. O afastamento de servidor investido em mandato


de vereador dar-se- quando houver incompatibilidade de horrio, sendo-lhe facultado optar pela remunerao.

O fato de a vtima ser menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental constitui causa de aumento da pena no crime de (A) (B) (C) (D) (E) atentado contra a liberdade de contrato de trabalho. atentado contra a liberdade de trabalho. atentado contra a liberdade de associao. frustrao de direito assegurado por lei trabalhista. aliciamento para o fim de imigrao.

II. Ao servidor para o qual tenha sido concedido afastamento para estudo ou misso oficial no exterior no ser concedida exonerao antes de decorrido perodo igual ao do afastamento, ressalvada a hiptese de ressarcimento da despesa havida com seu afastamento.

_________________________________________________________

28.

No que concerne ao crime de falso testemunho, correto afirmar que (A) o juiz, havendo indcios de que alguma testemunha fez afirmao falsa, s poder remeter cpia do depoimento autoridade policial para instaurao de inqurito se assim o requerer a parte contrria ou o Ministrio Pblico. no interfere na pena o fato de haver sido praticado mediante suborno. compete Justia Estadual process-lo e julg-lo se cometido no processo trabalhista. no se configura se o agente apenas nega o que sabe. no h aumento de pena se a prova for destinada a gerar efeito em juzo arbitral.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

III. O afastamento para o exerccio em cargo em comisso ou funo de confiana dever ocorrer com nus para a entidade cessionria, quando a cesso for para outro rgo ou entidade dos Poderes da Unio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 6

(B) (C) (D) (E)

II. II e III. I. I e III. I e II.

Caderno de Prova A01, Tipo 003


29. No tocante aplicao da lei penal, correto afirmar que (A) (B) o dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. a lei penal excepcional ou temporria no se aplica ao fato praticado durante a sua vigncia, se decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram. se considera praticado o crime no momento do resultado. as regras gerais do Cdigo Penal aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, ainda que esta disponha de modo diverso. a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que no decididos por sentena condenatria transitada em julgado. 33. Analise as seguintes afirmaes:

I. A competncia funcional para julgamento de Ao


Civil Pblica que envolve matria trabalhista do segundo grau de jurisdio, ou seja, dos Tribunais Regionais do Trabalho em razo da natureza coletiva da pretenso, equiparando-se a um dissdio coletivo de natureza jurdica, segundo a jurisprudncia dominante do Tribunal Superior do Trabalho.

(C) (D)

II. A competncia para a Ao Civil Pblica fixa-se


pela extenso do dano. Em caso de dano de abrangncia regional, que atinja cidades sujeitas jurisdio de mais de um Tribunal Regional, a competncia ser de qualquer dos Tribunais das localidades atingidas. Em caso de dano de abrangncia suprarregional ou nacional, h competncia concorrente para a Ao Civil Pblica dos Tribunais Regionais do Trabalho e do TST.

(E)

_________________________________________________________

30.

Constituem causas de extino da punibilidade relacionadas exclusivamente aos crimes de ao penal privada (A) (B) (C) (D) (E) o perdo do ofendido e o perdo judicial. a decadncia e o perdo do ofendido. a renncia e a perempo. a perempo e o perdo judicial. a renncia e a decadncia. Bloco II Direito Processual do Trabalho

III. O mandado de segurana que impugna liminar em


ao civil pblica, substituda por sentena de mrito superveniente, perde seu objeto.

IV. A legitimidade dos Sindicatos para propor Ao Civil Pblica na defesa dos interesses e direitos difusos e coletivos autnoma e concorrente, enquanto que para a defesa de interesses individuais homogneos, a legitimidade se d sob a modalidade de substituio processual.

_________________________________________________________

V. Segundo entendimento jurisprudencial dominante,


existe litispendncia entre as aes coletivas ajuizadas pelos sindicatos e pelo Ministrio Pblico do Trabalho e as aes individuais, devendo o juiz extinguir sem exame de mrito a ao individual, salvo em caso de deciso desfavorvel da ao coletiva. Esto corretas APENAS (A) (B) (C) (D) (E) 34.

31.

Segundo entendimento sumulado pelo TST, o jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se (A) realizao das audincias trabalhistas, no alcanando a ao rescisria, as medidas cautelares, ao de consignao em pagamento e ao anulatria. s Varas do Trabalho, aos Tribunais Regionais do Trabalho e aos recursos de competncia do Tribunal Superior do Trabalho, no alcanando a ao civil pblica, a correio parcial e o habeas corpus. s Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, no alcanando a ao rescisria, a ao cautelar, o mandado de segurana e os recursos de competncia do Tribunal Superior do Trabalho. s Varas do Trabalho e aos recursos de competncia do Tribunal Regional do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, no alcanando os recursos extraordinrios para o Supremo Tribunal Federal. realizao das audincias trabalhistas e aos Tribunais Regionais do Trabalho quanto aos dissdios individuais, no alcanando as aes de rito ordinrio.

(B)

(C)

I e V. III e IV. II e III. I e II. IV e V.

_________________________________________________________

(D)

Entre as afirmaes abaixo, entendimento sumulado pelo TST, em relao ao rescisria, (A) a legitimidade ad causam do Ministrio Pblico para propor ao rescisria, ainda que no tenha sido parte no processo que deu origem deciso rescindenda, est limitada hiptese de no ter sido ouvido no processo, em que lhe era obrigatria a interveno. se os recursos de revista ou de embargos para o TST no forem conhecidos, a competncia para julgar ao que vise a rescindir a deciso de mrito do Tribunal Superior do Trabalho, salvo se o julgamento proferido pelo tribunal substituiu a sentena ou a deciso recorrida no que tiver sido objeto de recurso. cabvel ao rescisria, por violao do art. 896, "a", da CLT, contra deciso que no conhece de recurso de revista, com base em divergncia jurisprudencial ou afronta direta e literal Constituio Federal. sujeita-se reforma pelo TST, a deciso do Tribunal Regional que, invocando controvrsia na interpretao da lei, indefere a petio inicial de ao rescisria, por constituir sentena de mrito. a exigncia de pronunciamento explcito na ao rescisria de sentena homologatria absoluta quando o vcio nasce no prprio julgamento, como se d com a sentena extra, citra e ultra petita. 7

(E)

_________________________________________________________

32.

Quanto competncia, correto afirmar: (A) As Varas do Trabalho tm competncia originria para julgar dissdios coletivos de trabalho e aes de cumprimento de sentena normativa. As Varas do Trabalho no tm competncia para julgar as excees de suspeio que lhes forem opostas. As Varas do Trabalho no tm competncia para julgar as reclamaes trabalhistas propostas por empregador contra seu empregado, durante a constncia do contrato de trabalho. Os Tribunais Regionais do Trabalho tm competncia originria para julgar os mandados de segurana quando o ato questionado diz respeito penalidade administrativa imposta por rgo de fiscalizao das relaes de trabalho. Os Tribunais Regionais do Trabalho tm competncia para julgar dissdios individuais e coletivos de trabalho.

(B)

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


35. Quanto oposio de excees, correto afirmar: (A) A exceo de incompetncia deve ser apresentada em pea separada, no podendo ser examinada se arguida no corpo da contestao. Se o recusante houver praticado algum ato consentido na pessoa do juiz, no mais poder alegar exceo de suspeio, salvo sobrevindo novo motivo. Apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista dos autos ao exceto, por 48 (quarenta e oito) horas improrrogveis, devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. O juiz do trabalho obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado por inimizade pessoal, amizade ntima, parentesco por consanguinidade ou afinidade at o segundo grau civil, em relao pessoa dos litigantes ou interesse particular na causa. As excees de suspeio e incompetncia podem ser arguidas no processo do trabalho tanto pelo reclamante quanto pelo reclamado. (E) 37. Quanto ao Ministrio Pblico do Trabalho, correto afirmar: (A) Incumbe ao Corregedor-Geral do Ministrio Pblico instaurar inqurito contra integrante da carreira, realizar de ofcio correies e sindicncias e propor a exonerao de membros do Conselho Superior e do Procurador-Geral do Trabalho. Compete ao Ministrio Pblico do Trabalho manifestar-se no processo trabalhista, acolhendo solicitao do juiz ou por sua iniciativa, quando entender existente interesse pblico que justifique sua interveno, salvo na fase executria. O Procurador-Geral do Trabalho ser nomeado pelo Procurador-Geral da Repblica, dentre integrantes da instituio, com mais de trinta e cinco anos de idade e dez anos na carreira, integrante de lista trplice escolhida mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, pelo Colgio de Procuradores para um mandato de dois anos, permitida uma reconduo. O Corregedor-Geral ser nomeado pelo ProcuradorGeral do Trabalho dentre os Subprocuradores-Gerais do Trabalho, integrantes de lista trplice elaborada pelo Colgio de Procuradores do Trabalho, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. Cabe aos Subprocuradores-Gerais do Trabalho, privativamente, o exerccio das funes de CorregedorGeral do Ministrio Pblico do Trabalho e Coordenador da Cmara de Coordenao e Reviso do Ministrio Pblico do Trabalho.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

36.

Analise as seguintes afirmaes:

I. Segundo a jurisprudncia dominante do TST, a juntada de nova procurao aos autos, sem ressalva de poderes conferidos ao antigo patrono, no revoga o mandato anterior, j que a revogao depende de documento expresso da parte outorgante. 38.

_________________________________________________________

Analise as seguintes afirmaes:

I. extemporneo recurso interposto antes de publicado o acrdo impugnado.

II. A constituio de procurador com poderes para o


foro em geral poder ser efetivada, mediante simples registro em ata de audincia, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuncia da parte representada.

II. A interrupo do prazo recursal em razo da interposio de embargos de declarao pela parte adversa no acarreta qualquer prejuzo quele que apresentou seu recurso tempestivamente.

III. Os beneficirios da justia gratuita, a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica, as empresas pblicas e o Ministrio Pblico do Trabalho so isentos do pagamento de custas processuais.

III. O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio transfere ao Tribunal a apreciao dos fundamentos da inicial ou da defesa, no examinados pela sentena, ainda que no renovados em contrarrazes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena, salvo se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento.

IV. Tratando-se de empregado que no tenha obtido o


benefcio da justia gratuita, ou iseno de custas, o sindicato que houver intervindo no processo responder subsidiariamente pelo pagamento das custas devidas.

IV. O recurso adesivo compatvel com o processo do


trabalho e cabe, no prazo de oito dias, nas hipteses de interposio de recurso ordinrio, de agravo de instrumento, de agravo de petio, de revista e de embargos, sendo desnecessrio que a matria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrria.

V. Nos dissdios coletivos, as partes vencidas respondero solidariamente pelo pagamento das custas, calculadas sobre o valor arbitrado na deciso, ou pelo Presidente do Tribunal. Esto corretas APENAS (A) (B) (C) (D) (E) 8

V. A juntada de documentos na fase recursal s se


justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentao ou se referir a fato posterior sentena. Segundo o posicionamento sumulado pelo TST, esto corretas (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. III e IV. II, III e IV. I, II e V. I e IV.

I, II, III e V, apenas. I, II, III, IV e V. I, III e V, apenas. II, III e IV, apenas. I, IV e V, apenas.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


39. Analise as seguintes informaes: 42. Joo dos Santos ingressou com reclamao trabalhista em face do Banco Crisntemo, em Vara Trabalhista da cidade de Santana das Flores, pertencente ao Tribunal Rea gional do Trabalho da 2 Regio. Em audincia, o Banco reclamado apresentou exceo de incompetncia territorial, alegando que o reclamante sempre trabalhou na cidade de Ramos, pertencente jurisdio do Tribunal Regioa nal do Trabalho da 6 Regio, fato que foi confirmado pelo reclamante. Em sua defesa, o autor alegou que est morando cidade de Santana das Flores, desde a resciso contratual. Neste caso, (A) Joo dos Santos no poder recorrer da deciso do juzo excepcionado, pois a deciso judicial tem natureza interlocutria. o Juiz do Trabalho no dever acolher a exceo de incompetncia territorial, porque a reclamao trabalhista pode ser proposta no local de domiclio do autor. se acolher a exceo de incompetncia territorial, o Juiz do Trabalho dever extinguir o processo com resoluo de mrito. o Juiz do Trabalho dever encaminhar cpia dos autos Vara do Trabalho da cidade de Ramos e aguardar que o juzo local informe a respeito da competncia territorial, antes de decidir sobre o tema. Joo dos Santos poder recorrer da deciso do juzo excepcionado, quando o Juiz do Trabalho acolher a exceo com a remessa dos autos para Tribunal a Regional do Trabalho da 6 Regio.

I. A execuo das contribuies sociais devidas em


decorrncia de deciso resultante de condenao dever ser promovida pelo prprio interessado.

II. A execuo das contribuies sociais devidas em


decorrncia de deciso resultante de homologao de acordo sero executadas ex officio.

III. O pagamento imediato dos valores devidos previdncia pelo devedor, impedem a cobrana de eventuais diferenas encontradas na execuo.

IV. O reconhecimento de fraude execuo independe


do registro de penhora do bem alienado. (B)

V. O conceito de impenhorabilidade abrange o imvel


pertencente a pessoas solteiras. Esto corretas APENAS (A) (B) (C) (D) (E) 40. (C)

IV e V. I e III. III e IV. II e V. I, II e III.

(D)

_________________________________________________________

Madalena apresentou reclamao trabalhista em face da Fundao So Joo dos Mares, objetivando o pagamento de horas extraordinrias, adicional de transferncia e verbas rescisrias. Deu causa o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Neste caso, (A) os trmites de instruo e julgamento da reclamao sero resumidos em ata, de que constar, na ntegra, a deciso. a autora dever manifestar-se imediatamente sobre os documentos apresentados pela parte contrria, sem interrupo da audincia, salvo absoluta impossibilidade. podero ser ouvidas apenas duas testemunhas para cada uma das partes, independentemente de intimao. a citao no poder ser feita por edital, por se tratar de entidade fundacional. a apreciao da reclamao dever ocorrer no prazo mximo de 15 (quinze) dias de seu ajuizamento.

(E)

_________________________________________________________

43.

A empresa Kalotec Ltda. foi condenada ao pagamento de penalidades administrativas impostas por rgo de fiscalizao das relaes de trabalho. Durante a execuo das referidas penalidades, (A) (B) (C) no admissvel a apresentao de exceo de prexecutividade. a prescrio ocorrida antes da propositura da ao dever ser arguida pela parte. se no forem localizados bens penhorveis da empresa Kalotec Ltda., suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo de prescrio quinquenal intercorrente. inexigvel o pagamento do encargo de 20% (vinte o por cento) previsto no DL n 1.025/69, em caso de falncia da executada. por se tratar de execuo fiscal, no cabvel a citao por edital.

(B)

(C)

(D) (E)

(D)

(E) 44.

__________________________________________________________________________________________________________________

41.

A sentena normativa vigorar a partir (A) do dia imediato ao termo final de vigncia, quando o dissdio for ajuizado dentro do prazo de 60 (sessenta) dias posteriores a seu termo final. do dia imediato ao termo final de vigncia, quando o dissdio for ajuizado dentro do prazo de 60 (sessenta) dias anteriores a seu termo final. do dia imediato ao termo final de sua vigncia, quando o dissdio for ajuizado aps o prazo de 60 (sessenta) dias anteriores a seu termo final. da data de sua publicao, quando houver acordo, conveno ou sentena normativa em vigor. da data de sua publicao, quando o dissdio for ajuizado dentro do prazo de 60 (sessenta) dias anteriores a seu termo final.

(B)

Solange props reclamao trabalhista em face da empresa Slida Empreiteira Ltda., da qual so scias Suzana e Soraia. Solange pretende levar trs testemunhas para provar os pedidos formulados, Sabrina, Sabine e Sandra. Sabine tia de Sabrina e possui uma reclamao trabalhista contra a empresa r, Sandra prima de Sabine e amiga ntima de Sabrina. Neste caso, (A) Sabine e Sandra podero ser ouvidas como testemunhas e Sabrina poder ser ouvida como informante. Sabrina, Sabine e Sandra podero ser ouvidas como testemunhas. Sabrina, Sabine e Sandra no podero ser ouvidas como testemunhas, apenas como informantes. apenas Sandra poder ser ouvida como testemunha. apenas Sabine e Sabrina podero ser ouvidas como testemunhas. 9

(C)

(B) (C) (D) (E)

(D) (E)

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


45. Analise as seguintes afirmaes: Ateno: Considere o relato a seguir para responder s questes 47 e 48.

I. O prazo para comprovao do pagamento das custas, sempre a cargo da parte vencida, na hiptese de interposio de recurso, de cinco dias contados do seu recolhimento, desde que o pagamento tenha sido feito no prazo recursal.

Medida provisria (MP) editada para abertura de crdito extraordinrio, destinado cobertura de despesas correntes de rgos da Administrao Federal, tais como o pagamento de despesas com a manuteno e o funcionamento de escritrios regionais e a continuao de programas em andamento, objeto de ao direta de inconstitucionalidade (ADI) ajuizada, perante o Supremo Tribunal Federal, por partido poltico com representao no Congresso Nacional. Setenta dias aps sua edio, a MP convertida em lei, sem alteraes, antes do julgamento da ADI. 47. No caso relatado, a ao direta de inconstitucionalidade (A) rene condies de admissibilidade quanto legitimidade para propositura e objeto da ao, diante da disciplina constitucional da matria. perdeu objeto, diante da converso da medida provisria em lei, no sendo admissvel sequer a emenda da inicial para incluir a lei no escopo da ao. no poderia ter por objeto medida provisria, cujos requisitos de urgncia e relevncia no so sindicveis em sede de controle concentrado de constitucionalidade. no poderia ter sido ajuizada por partido poltico, por ausncia de pertinncia temtica com o objeto da demanda. no poderia ter por objeto medida provisria que versasse sobre matria oramentria, por se tratar de questo tpica de deciso poltica, no passvel de controle jurisdicional.

II. Sempre que houver acordo judicial, as custas processuais cabero em partes iguais aos litigantes e devero ser pagas aps o seu cumprimento.

III. No processo de execuo so devidas custas, sempre de responsabilidade do executado e pagas ao final.

IV. Os prazos processuais contam-se com a excluso


do dia do comeo e incluso do dia do vencimento, e so contnuos e irrelevveis, podendo ser prorrogados pelo Juiz em virtude de fora maior.

V. Os atos processuais so pblicos, salvo quando o


contrrio determinar o interesse social e realizar-se-o nos dias teis, entre oito e dezoito horas. Esto corretas APENAS (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

(C)

II e III. II e IV. I e III. III e IV. IV e V.


(E) (D)

_________________________________________________________

Direito Constitucional 46. Sindicato dos trabalhadores da indstria automobilstica de determinado Municpio impetrou mandado de segurana coletivo em defesa de interesses de seus membros. O mandado de segurana em questo foi julgado procedente. Um empregado de indstria local, filiado ao referido sindicato, pretende executar individualmente a sentena. Nessa hiptese, o interessado (A) somente poder faz-lo se o sindicato houver sido expressamente autorizado por seus filiados a impetrar o mandado de segurana coletivo. no poder faz-lo, uma vez que sindicato de base municipal no possui legitimidade para impetrar mandado de segurana coletivo. no poder faz-lo, pois no se admite a execuo individual de sentena proferida em mandado de segurana coletivo. poder faz-lo, ainda que ele prprio no tenha autorizado expressamente o sindicato a impetrar o mandado de segurana coletivo, desde que tenha havido o trnsito em julgado da sentena. poder faz-lo, desde que tenha autorizado pessoal e expressamente o sindicato a impetrar o mandado de segurana, ainda que no tenha havido o trnsito em julgado da sentena.

_________________________________________________________

48.

Nesse caso, diante da disciplina constitucional da matria, a MP em questo (A) incompatvel com a Constituio da Repblica, pois deveria ter sido aprovada pelo Congresso Nacional at sessenta dias aps sua edio, sob pena de perda de eficcia retroativa. incompatvel com a Constituio da Repblica, que somente admite a edio de MP em matria oramentria para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, o que no se caracterizou no caso. incompatvel com a Constituio da Repblica, em sua origem, j que no se admite a edio de MP para o fim pretendido, vcio que, contudo, foi convalidado por sua converso em lei, ocorrida dentro do prazo constitucional. compatvel com a Constituio da Repblica, que admite a edio de MP em matria oramentria para a abertura de crdito extraordinrio, tal como relatado no caso. compatvel com a Constituio da Repblica, j que possui objeto compatvel com a edio de MP e foi convertida em lei dentro do prazo de vigncia do ato normativo, embora j tenha sido aprovada em regime de urgncia.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E) (E)

10

Caderno de Prova A01, Tipo 003


49. Em virtude do disposto na Constituio da Repblica, compete Justia do Trabalho processar e julgar (A) execuo de dvida trabalhista em face de empresa cuja falncia tenha sido decretada pela Justia comum. 51. Considere as seguintes afirmaes a respeito dos ndios, luz da disciplina constitucional da matria:

I. So bens da Unio as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios, assim consideradas as por eles habitadas em carter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindveis preservao dos recursos ambientais necessrios a seu bem-estar e as necessrias a sua reproduo fsica e cultural, segundo seus usos, costumes e tradies.

(B)

causas envolvendo complementao de aposentadoria por entidades de previdncia privada.

II. O aproveitamento dos recursos hdricos, includos


os potenciais energticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indgenas s podem ser efetivados com autorizao do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficandolhes assegurada participao nos resultados da lavra, na forma da lei.

(C)

aes penais relativas a ilcitos praticados em decorrncia da relao de trabalho.

(D)

aes que envolvam o exerccio de direito de greve por servidores pblicos ocupantes de cargos efetivos na Administrao Pblica.

III. Os grupos indgenas podero ser removidos de


suas terras em caso de catstrofe ou epidemia que ponha em risco sua populao, ou ainda no interesse da soberania do Pas, ad referendum do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hiptese, o retorno imediato logo que cesse o risco. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(E)

ao civil pblica para impor ao Poder Pblico a observncia das normas de sade, higiene e segurana do trabalho.

_________________________________________________________

50.

Magistrado de um Tribunal Regional Federal figura como corru em ao penal, na qual lhe so imputados, pela acusao, fatos conexos com os praticados por Ministro do Superior Tribunal de Justia, todos tipificados na legislao penal como crimes comuns. A ao penal tramita perante o Supremo Tribunal Federal. Nesse caso, a ao penal dever (A) ser extinta, em relao ao magistrado do Tribunal Regional Federal, por ofensa aos princpios constitucionais do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal, prosseguindo perante o Supremo Tribunal Federal somente em relao ao Ministro do Superior Tribunal de Justia.

_________________________________________________________

II e III. I. II. III. I e II.

52.

Nos termos da Constituio da Repblica, o ProcuradorGeral da Repblica (A) nomeia os Procuradores-Gerais dos Ministrios Pblicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territrios, a partir de lista trplice formada dentre integrantes das carreiras respectivas, na forma da lei. deve ser escolhido dentre membros da carreira, com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, para um mandato de trs anos, permitida a reconduo. nomeado pelo Presidente da Repblica, aps arguio pblica e aprovao, por voto secreto, da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional. pode ser destitudo, antes do trmino de seu mandato, por iniciativa do Presidente da Repblica, mediante aprovao prvia da maioria absoluta dos membros do Senado Federal. exerce a chefia do Ministrio Pblico da Unio, que compreende o Ministrio Pblico Federal, o Ministrio Pblico do Trabalho, o Ministrio Pblico Militar, o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios e os Ministrios Pblicos dos Estados.

(B)

(C) (B) ser desmembrada e encaminhada para o Superior Tribunal de Justia, para processamento e julgamento dos atos imputados a seu Ministro, e para o Tribunal Regional Federal, em relao aos fatos imputados a seu magistrado.

(D)

(E) (C) ser desmembrada, permanecendo no Supremo Tribunal Federal apenas em relao aos fatos imputados ao Ministro do Superior Tribunal de Justia, remetendo-se a acusao relativa ao magistrado do Tribunal Regional Federal para o Superior Tribunal de Justia.

_________________________________________________________

53.

A Constituio da Repblica prev, como mecanismo atrelado ao cumprimento da funo social da propriedade, a (A) impossibilidade absoluta de desapropriao da pequena e mdia propriedade rural, para fins de reforma agrria. desapropriao para fins de reforma agrria, mediante indenizao em ttulos da dvida pblica, de glebas em que localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas. instituio de imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo, sucessivamente a parcelamento ou edificao compulsrios. usucapio de rea urbana de at cinquenta hectares, por quem a possua, ininterruptamente e sem oposio, por cinco anos. requisio de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. 11

(D)

prosseguir perante o Supremo Tribunal Federal, relativamente aos dois rus, em virtude da prerrogativa de foro determinada pela funo de um dos acusados, que atrai a competncia do rgo para o julgamento de ambos, sem que haja ofensa aos princpios do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal.

(B)

(C)

(E)

ser remetida ao juzo de primeira instncia pertencente regio da Justia Federal sobre a qual o Tribunal Regional exerce sua jurisdio, sob pena de ofensa aos princpios do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal.

(D)

(E)

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


54. Analise o seguinte excerto de ementa de julgado do Supremo Tribunal Federal: Possui repercusso geral a controvrsia relativa possibilidade, ou no, de cargo vago de Conselheiro do Tribunal de Contas cujo ocupante anterior fora nomeado mediante indicao da Assembleia Legislativa ser preenchido por membro do Ministrio Pblico de Contas, em observncia representatividade do rgo no aludido Tribunal. Diante da disciplina constitucional da matria, infere-se do quanto transcrito que se trata de deciso (A) em que o STF admitiu o processamento de recurso extraordinrio, interposto em face de deciso que julgou vlida lei local contestada em face de lei federal, relativamente s regras de composio dos Tribunais de Contas. prolatada em juzo de admissibilidade de recurso extraordinrio, no qual o recorrente logrou comprovar a existncia de repercusso geral da questo constitucional suscitada, em conformidade com o entendimento de quatro ou mais Ministros do STF. preparatria de smula vinculante, a ser adotada pelo voto de dois teros dos membros do STF, mediante provocao de qualquer dos legitimados para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade. em que o STF se manifestou sobre o mrito da questo relativa aplicao ou no, aos Tribunais de Contas estaduais, da regra do chamado quinto constitucional na composio de rgos do Poder Judicirio. dotada de eficcia erga omnes, em relao aos demais rgos do Poder Judicirio, aplicando-se a todos os recursos extraordinrios em andamento que tenham o mesmo objeto. (C) (D) 56. Direito Civil Interrompe-se a prescrio (A) se o credor vier a sofrer interdio, em virtude de incapacidade absoluta. somente por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor, ou pela citao vlida, desde que ordenada por juiz competente. por protesto judicial, mas no por protesto cambial. por despacho de juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual, ou por protesto judicial. se o credor se ausentar do Brasil, em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios.
o

(B)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

57.

(D)

A Lei n 2 disps sobre toda a matria de que tratava a Lei o o n 1; a Lei n 4 trouxe disposio incompatvel com a Lei o o n 3, a Lei n 6 expressamente revogou algumas disposio o es da Lei n 5 e a Lei Geral n 8 trouxe, sobre a mesma o matria, disposies a par da Lei Especial n 7. Pode-se, ento, afirmar que (A) (B) a Lei n 3 e a Lei n 7 sofreram revogao tcita. a Lei n 5 foi derrogada e a Lei n 7 no sofreu revogao parcial, nem total. a Lei n 5 foi ab-rogada e a Lei n 7 sofreu derrogao. a Lei n 7 foi revogada tacitamente e a Lei n 5 foi expressamente ab-rogada. as Leis n 1 e n 5 sofreram ab-rogao.
o o o o o o o o o o

(E)

_________________________________________________________

55.

Em fevereiro de 2013, foi apresentada Proposta de Emenda Constituio (PEC) Cmara dos Deputados, objetivando modificar a forma e os requisitos de investidura dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Do relatrio de conferncia de assinaturas respectivo, extrai-se que referida PEC foi subscrita por 166 dos 513 Deputados Federais. Nessa hiptese, a PEC em questo (A) no atende exigncia constitucional relativa apresentao de propostas de emenda Constituio por iniciativa de membros das Casas do Congresso Nacional. possui vcio de iniciativa, uma vez que a matria relativa organizao do Poder Judicirio de iniciativa exclusiva dos rgos daquele Poder e, nesse caso especfico, do Supremo Tribunal Federal. deveria iniciar seu trmite pelo Senado Federal, uma vez que apenas propostas de iniciativa do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores tm incio na Cmara dos Deputados. versa sobre matria vedada atuao do poder de reforma constitucional, por implicar ofensa ao princpio da separao de poderes. rene condies de admissibilidade quanto matria e iniciativa para proposio, devendo ser submetida apreciao das Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

(C)

(D)

(E) 58.

_________________________________________________________

(B)

Anglico, desejando criar uma entidade sem finalidades econmicas e com objetivo religioso imutvel, mediante dotao de bens livres e declarando a maneira de administr-la, (A) poder, por escritura pblica ou testamento, instituir uma fundao. dever criar uma sociedade sem fins lucrativos, por instrumento pblico ou particular. somente poder criar uma organizao religiosa. dever criar uma empresa individual de responsabilidade limitada. somente poder institu-la por testamento na forma de uma associao.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

(C)

(B)

(D)

(C) (D)

(E)

(E)

12

Caderno de Prova A01, Tipo 003


59. Considere: 61.

I. Quando se estipular a clusula penal para o caso


de total inadimplemento da obrigao, esta converter-se- em alternativa a benefcio do credor.

O empregador responsvel pela reparao civil, em decorrncia de atos praticados por seus empregados, (A) (B) em qualquer circunstncia, mesmo que o empregado no tenha agido com culpa. quando estes agirem estritamente no exerccio de trabalho que lhes competir, mas no apenas em razo do trabalho, porque a lei, neste caso, no comporta interpretao extensiva. somente se ficar provada culpa na escolha ou na vigilncia destes. sendo, porm, conjunta a obrigao destes e daquele. ainda que no haja culpa daquele.

II. A penalidade deve ser reduzida equitativamente


pelo juiz se a obrigao principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, tendo-se em vista a natureza e a finalidade do negcio.

III. Sendo indivisvel a obrigao, todos os devedores,


caindo em falta um deles, respondero solidariamente pela pena.

(C) (D) (E) 62.

IV. Ocorrendo o inadimplemento da obrigao, mesmo


que o prejuzo seja superior clusula penal, o credor no pode em nenhuma hiptese exigir indenizao suplementar, porque a clusula penal alternativa s perdas e danos, dispensando-se a prova do prejuzo.

_________________________________________________________

Quando o mandato contiver a clusula de irrevogabilidade, (A) (B) (C) (D) (E) se o mandante o revogar poder ter que pagar perdas e danos. ser sempre considerado como em causa prpria. ser nulo o ato pelo qual o mandante o revogar. a revogao ser sempre ineficaz. ele poder ser revogado somente se a clusula de irrevogabilidade for condio de um negcio bilateral.

V. Quando se estipular a clusula penal para o caso


de mora, ou em segurana especial de outra clusula determinada, ter o credor o arbtrio de exigir a satisfao da pena cominada, juntamente com o desempenho da obrigao principal. A clusula penal sujeita-se s regras (A) (B) (C) (D) (E) 60.

II, III e IV. I, II e V. I, II e IV. II, III e V. I, IV e V.

_________________________________________________________

63.

Na empreitada, (A) (B) presume-se a obrigao de o empreiteiro fornecer os materiais. quando o empreiteiro fornece os materiais, correm por sua conta os riscos at o momento da entrega da obra, a contento de quem a encomendara, mesmo que este esteja em mora de a receber. o empreiteiro contribuir para a obra, com o seu trabalho, e no poder contribuir com ele e os materiais. o que se mediu presume-se verificado, no podendo o dono da obra, qualquer que seja o tempo decorrido, denunciar vcios ou defeitos. o contrato para elaborao de um projeto no implica a obrigao de execut-lo, ou de fiscalizar-lhe a execuo.

_________________________________________________________

Podem os cnjuges ou a entidade familiar destinar parte de seu patrimnio para instituir bem de famlia, desde que no ultrapasse um tero do patrimnio lquido existente ao tempo da instituio, (A) mediante escritura pblica ou testamento, que apenas consistir do imvel de menor valor, entre os de propriedade do instituidor, compatvel com o padro de vida da famlia, e esse bem ficar livre de penhora, salvo em execues por dvidas de alimento, dbitos trabalhistas, indenizao por responsabilidade civil e para saldar hipoteca ou satisfazer obrigao decorrente de fiana locatcia. apenas por escritura pblica, e consistir em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, e poder abranger valores mobilirios, cuja renda ser aplicada na conservao do imvel e no sustento da famlia. mediante escritura pblica ou instrumento particular, sem prejuzo das regras sobre a impenhorabilidade do imvel residencial estabelecida em lei especial, que consistir em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, e poder abranger valores mobilirios, cuja renda ser aplicada na conservao do imvel e no sustento da famlia. mediante escritura pblica ou testamento, sem prejuzo das regras sobre a impenhorabilidade do imvel residencial estabelecida em lei especial, que consistir em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, e poder abranger valores mobilirios, cuja renda ser aplicada na conservao do imvel e no sustento da famlia. somente por testamento que consistir em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, mas no poder abranger quaisquer bens mveis de elevado valor, nem aplicaes financeiras, exceto para, com sua renda, conservar o imvel.

(C)

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

64.

No contrato de prestao de servio, (A) desde que a obrigao no seja personalssima, sempre poder o prestador de servio, mesmo sem aprazimento da outra parte, dar substituto que o preste. a retribuio pagar-se- antes de prestado o servio, salvo se por conveno ou costume tiver de ser paga depois de prestado o servio ou em prestaes. quando qualquer das partes no souber ler, nem escrever, o instrumento poder ser assinado a rogo e subscrito por duas testemunhas, independentemente de escritura pblica. no se poder convencion-lo por mais de quatro anos, salvo se o contrato tiver por causa o pagamento de dvida de quem o presta. se ele for prestado por quem no possua ttulo de habilitao ou no satisfaa os requisitos previstos em lei, em nenhuma hiptese ser devida remunerao, nem poder arbitr-la o Juiz. 13

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


65. Celebram contrato de sociedade (A) (B) (C) todas as pessoas que adquirem bens em condomnio. as pessoas que celebram contratos bilaterais, independentemente de seu objeto. apenas as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. somente pessoas fsicas que se obrigam a contribuir reciprocamente para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. Direito da Criana e do Adolescente 66. Relativamente aos Conselhos Tutelares, correto afirmar: (A) (B) As decises do Conselho Tutelar podero ser revistas ex officio pela autoridade judiciria. So rgos jurisdicionais, permanentes e autnomos, encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente. Para ser Conselheiro tutelar, o candidato precisa residir no mesmo Municpio em que instalado o rgo, ter reconhecida idoneidade moral, alm de ter atingido a maioridade civil. Em cada Municpio e em cada Regio Administrativa do Distrito Federal haver, no mnimo, um Conselho Tutelar como rgo integrante da administrao pblica local, composto de cinco membros, escolhidos pela populao local para mandato de quatro anos, permitida uma reconduo, mediante novo processo de escolha. Lei federal dispor sobre o local, dia e horrio de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto remunerao dos respectivos membros. 68. A respeito do trabalho educativo do adolescente, correto afirmar: (A) De acordo com o princpio da proteo integral, o adolescente ter direito profissionalizao e proteo no trabalho, respeitada a condio peculiar de pessoa em desenvolvimento e a capacitao profissional adequada ao mercado de trabalho. (B) Pode ser exercido somente a ttulo gratuito, sob pena de ser descaracterizado. (C) As exigncias pedaggicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando so equiparadas aos aspectos produtivos e prticos do programa a que estiver submetido. (D) Somente entidades governamentais possuem autorizao legal para desenvolver programas sociais relacionados ao trabalho educativo do adolescente. (E) Caso o programa social responsvel por trabalho educativo garanta que o educando desenvolva suas atividades em horrio compatvel com a escola, o trabalho poder ser realizado em minas de subsolo. Em matria de contrato de aprendizagem, limite de idade, extino e jornada de trabalho, INCORRETO afirmar: (A) A durao do trabalho do aprendiz poder exceder de seis horas dirias, podendo chegar ao limite de oito horas, para os aprendizes que j tiverem completado o ensino fundamental, se nelas forem computadas as horas destinadas aprendizagem terica. (B) No poder exceder o limite de dois anos, exceto em se tratando de aprendiz com deficincia. (C) A idade mxima de 24 (vinte e quatro) anos, para a contratao do aprendiz, no se aplica a aprendizes com deficincia. (D) A comprovao da escolaridade de aprendiz com deficincia mental deve considerar, para fins do contrato de aprendizagem, sobretudo, as habilidades e competncias relacionadas com a profissionalizao. (E) As indenizaes previstas nos artigos 479 e 480 da CLT, relativas resciso antecipada do contrato a termo, so aplicveis s hipteses de extino do contrato de aprendizagem, quando rescindido antes do termo inicialmente estipulado, por tambm se tratar de um contrato a prazo. O estgio, como ato educativo escolar, desenvolvido no ambiente de trabalho e para ser considerado vlido (A) sua durao no poder exceder dois anos na mesma parte concedente, inclusive quando se tratar de estagirio com deficincia, e a jornada de trabalho estar limitada a quatro horas dirias e vinte semanais, em se tratando de estudantes do ensino superior. (B) deve ser formalizado por meio de termo de compromisso firmado entre o educando, a parte concedente do estgio e a instituio de ensino, pressupondo, ainda, matrcula, frequncia escolar e compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estgio e aquelas previstas no compromisso. (C) o educando deve estar matriculado e frequentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissionalizante ou educao especial, no sendo admitido em qualquer outra modalidade educacional. (D) h necessidade de acompanhamento efetivo por professor orientador da instituio de ensino, prescindindo, porm, de superviso exercida pela parte concedente, bastando que o estagirio preencha relatrios das atividades realizadas e entregues instituio de ensino. (E) as instituies de ensino, tero participao na relao mantida entre estagirio e a parte concedente, em relao aos estgios de seus educandos, limitada sua interferncia exigncia de relatrio anual das atividades efetuadas.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

69.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

67.

Em matria de trabalho da criana e do adolescente, considere as seguintes afirmaes:

I. O trabalho da criana e do adolescente terminantemente proibido pelo ordenamento jurdico ptrio, sem qualquer exceo.

_________________________________________________________

70.

II. O contrato de trabalho em que menor de idade tenha figurado como empregado absolutamente nulo, no gerando qualquer direito ou obrigao.

III. As autorizaes para o trabalho de menor contempladas nos artigos 405 2 e 406 da CLT so atos administrativos discricionrios a serem submetidos anlise do Juiz competente, que poder, verificadas as condies oferecidas pelo empregador, autorizar, em carter excepcional e a ttulo precrio, a realizao de trabalho noturno.
o

IV. Verificado pela autoridade competente que o trabalho executado pelo menor prejudicial sua sade, ao seu desenvolvimento fsico ou sua moralidade, poder ela obrig-lo abandonar o servio.

V. possvel remunerar o menor aprendiz em funo


da venda de produto por ele confeccionado sem que haja a descaracterizao do contedo educativo do contrato. Esto corretas APENAS (A) (B) (C) (D) (E) 14

I e II. III e IV. IV e V. I e V. II e III.

Caderno de Prova A01, Tipo 003


74. Bloco III (A) Direito Processual Civil 71. O Ministrio Pblico tem legitimidade para propor ao (A) civil pblica, com exclusividade, quando o ato impugnado puder ser definido como crime, porque s ele tem a titularidade da ao penal. civil pblica e, quando no for parte, atuar como fiscal da lei. civil pblica somente quando tiver por objeto direito indisponvel e, no sendo parte, fica impedido de atuar no processo como fiscal da lei. civil pblica de conhecimento, no podendo ajuizar as medidas cautelares preparatrias, porque no lhe atribudo poder investigatrio. de improbidade administrativa, mas no a ao civil pblica quando r for pessoa jurdica de Direito Pblico. (B) (C) se verifica a existncia de litisconsrcio facultativo ou ocorrer a denunciao da lide. os pedidos so cumulados e compatveis entre si. a reconveno necessria para deduzir pretenso ilquida. os pedidos so genricos e a sentena depende de liquidao. o ru pode manifestar pretenso contra o autor, independentemente de reconveno. Consideram-se dplices as aes em que

(B) (C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(D)

75.

Os pedidos so interpretados restritivamente, (A) (B) no se admitindo pedidos alternativos ou sucessivos. sendo absolutamente vedada a cumulao deles se para cada um corresponder tipo diverso de procedimento. por isso neles no se compreendem os juros legais se no os pedir o autor, mas se compreendem as prestaes peridicas que se vencerem no curso do processo. entretanto, compreendem-se no principal os juros legais e, quando a obrigao consistir em prestaes peridicas, considerar-se-o includas no pedido, independentemente de declarao expressa do autor, aquelas que se vencerem no curso do processo. admitindo-se, porm, a cumulao deles independentemente de compatibilidade entre si e mesmo que para um deles o Juzo seja incompetente, dada a ocorrncia de prorrogao.

(E)

_________________________________________________________

72.

As partes podem modificar a competncia em razo (C) (A) do valor, do territrio e da hierarquia, podendo, entretanto, o juiz declarar, de ofcio, a nulidade de clusula de eleio, se sua hierarquia for superior, para o juzo originariamente competente. do territrio e da matria, podendo o juiz, nesses casos, declinar da competncia, de ofcio, para o juzo do domiclio do ru, nas aes reais. da matria e da hierarquia, no podendo o juiz declarar a nulidade da eleio de foro, exceto mediante exceo de incompetncia oposta pelo ru. do valor e do territrio, todavia o juiz pode, de ofcio, declarar a nulidade da eleio de foro em contrato de adeso, declinando da competncia para o juiz do domiclio do ru. apenas do territrio e o juiz em nenhuma hiptese pode declarar a nulidade da clusula de eleio se no for oposta exceo de incompetncia. (D)

(B)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

(E)

76.

Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer, (A) a indenizao por perdas e danos dar-se- sem prejuzo da multa cominatria, podendo, entretanto, o juiz, de ofcio, modificar o valor ou a periodicidade da multa, caso verifique que se tornou excessiva ou insuficiente. o juiz no pode conceder tutela especfica da obrigao, por violar a liberdade individual da parte e contrariar o princpio constitucional da dignidade da pessoa humana. a indenizao por perdas e danos dar-se- como alternativa multa cominatria, que no poder ser alterada, ainda que se mostre excessiva. o juiz no pode determinar medidas como busca e apreenso ou remoo de coisas, ainda que para assegurar o resultado prtico de sua deciso, porque ficar alterada a natureza do provimento para cumprimento de obrigao de dar. cabe imposio de indenizao por perdas e danos, que no cabvel quando o objeto cumprimento de obrigao de no fazer, hiptese em que somente se aplicar multa diria pelo descumprimento. 15

_________________________________________________________

73.

So, respectivamente, declaratrias, constitutivas e condenatrias as aes (A) de anulao de negcio jurdico em que ocorreu leso; para reconhecer a ineficcia de multa contratual, porque excessiva; de arresto, sequestro e de execuo. de anulao de negcio jurdico realizado em estado de perigo; objetivando o reconhecimento de nulidade de contrato simulado; de cobrana fundada no enriquecimento sem causa. em que se pretende o reconhecimento de nulidade do negcio jurdico; de anulao de negcio jurdico por vcio da vontade; objetivando o cumprimento de obrigao de fazer. civis de improbidade administrativa; pretendendo o reconhecimento de nulidade de negcio jurdico cujo objeto ilcito; de busca e apreenso de coisas, incidentalmente ao processo de conhecimento. de embargos do devedor; de revogao de doao; apenas de execuo. (B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


77. Na fase de cumprimento de sentena, a impugnao (A) ao seu cumprimento, independentemente de penhora, ser recebida no efeito suspensivo, se o juiz considerar relevantes os fundamentos da impugnao e que ser deduzida em dez dias, contados da intimao do advogado do devedor, podendo versar, apenas, sobre as causas extintivas da obrigao, ocorridas posteriormente ao trnsito em julgado da sentena proferida na ao de conhecimento. ao seu cumprimento independe de penhora ou de qualquer outra garantia do juzo, ser deduzida pelo devedor no prazo de quinze dias a contar da juntada do mandado de citao cumprido, e poder versar sobre qualquer matria que pudesse arguir na ao de conhecimento, caso o processo tenha corrido sua revelia. do devedor dever ser deduzida, no prazo de dez dias, contado da intimao pessoal da penhora, mesmo que tenha advogado constitudo nos autos e s poder versar sobre nulidade do processo de conhecimento posterior sentena ou extino da obrigao. ao seu cumprimento depender da oposio de embargos do devedor, como ao conexa mas autnoma, para desconstituir o ttulo exequendo. do devedor que tiver advogado poder ser oferecida no prazo de quinze dias contados da intimao da penhora, e versar sobre causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigao, desde que superveniente sentena. 80. A sentena que indeferir a medida cautelar (A) s impede o ajuizamento da ao de conhecimento se o juiz reconhecer que o autor carecedor da ao cautelar, porque ambas devem preencher os mesmos requisitos de admissibilidade. obsta a que a parte intente a ao de conhecimento se o juiz acolher a alegao de decadncia ou de prescrio do direito do autor. impede o ajuizamento da ao de conhecimento, se esta no for proposta antes do trnsito em julgado daquela sentena, qualquer que tenha sido o seu fundamento. em nenhuma hiptese obsta a que a parte intente a ao de conhecimento, porque no produz coisa julgada material. retira um dos pressupostos processuais da ao de conhecimento, se ela no for proposta em at trinta dias a partir do trnsito em julgado daquela sentena. Direito Internacional e Comunitrio 81. Em relao proteo internacional do trabalhador correto afirmar que a (A) Organizao Mundial do Comrcio e a OIT atuam em consonncia na busca de direitos fundamentais e um padro trabalhista mnimo aos trabalhadores. Organizao Mundial do Comrcio determina os padres trabalhistas mnimos que a OIT deve observar e proteger mediante suas convenes. chamada clusula social instrumento previsto nos tratados internacionais da OIT que regulam o comrcio internacional. eliminao da discriminao em matria de emprego e ocupao um dos direitos fundamentais no trabalho estabelecidos pela OIT. OIT tem como objetivo fundamental evitar o chamado dumping social e garantir o equilbrio no comrcio internacional entre seus Estados-membros.

(B)

(B)

(C)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

(D)

(E)

_________________________________________________________

(B)

78.

A prova deve incidir sobre fatos, entretanto, segundo disposio expressa da lei processual, o juiz pode determinar a prova (A) de direito municipal e desde que no se refira a municpio sobre o qual o juiz exera jurisdio, mas no de direito estadual ou estrangeiro. de direito consuetudinrio, mas no de direito estrangeiro. de direito municipal, estadual ou estrangeiro. de direito consuetudinrio ou estrangeiro, mas no de direito municipal. da vigncia de lei cuja revogao seja discutvel na doutrina ou na jurisprudncia.

(C)

(D)

(B) (C) (D) (E)

(E)

_________________________________________________________

82.

A respeito dos tratados internacionais no Brasil, correto afirmar que (A) os tratados internacionais tm hierarquia de norma supralegal e infraconstitucional, de acordo com o Supremo Tribunal Federal. qualquer tratado internacional solene pode ser ratificado pelo Presidente da Repblica aps aprovao por maioria simples e turno nico no Congresso Nacional. a vigncia nacional dos tratados internacionais ratificados pelo Brasil se d com a publicao do Decreto Legislativo que o aprove. os tratados internacionais sobre direitos humanos somente podem ser ratificados mediante prvia aprovao no Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. a denncia de tratado internacional que acarrete encargo ou compromisso gravoso ao patrimnio nacional deve ser feita mediante prvia aprovao do Congresso Nacional.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

_________________________________________________________

79.

Para que questo prejudicial seja coberta pela coisa julgada, a parte (A) nada necessitar requerer ao juiz que, de ofcio, e independentemente de qualquer referncia da partes, apreciar a lide em toda sua extenso. poder deduzir essa pretenso por meio de ao declaratria incidental. dever propor ao declaratria principal, que ser distribuda por dependncia. dever, apenas, referir essa circunstncia, na petio inicial ou na contestao, independentemente de formulao de pedido declaratrio, que, de ofcio, ser decidido pelo juiz. dever opor embargos de declarao, aps a prolao de sentena.

(B)

(B) (C) (D)

(C)

(D)

(E)

(E) 16

Caderno de Prova A01, Tipo 003


83. Quanto imunidade de jurisdio dos Estados e seus rgos de relao e representao internacional, correto afirmar: (A) (B) A imunidade de jurisdio do Estado deve ser sempre alegada em contestao, sob pena de precluso. A execuo de sentena condenatria contra embaixada ou consulado estrangeiro no Brasil deve ser precedida de deciso formal do Supremo Tribunal Federal. A renncia imunidade de jurisdio civil ou administrativa por um Estado no implica na possibilidade de execuo de sentena condenatria. Ao contrrio dos representantes consulares, os representantes diplomticos gozam, no mbito da imunidade de jurisdio civil, de imunidade em relao reconveno ligada ao principal. A inviolabilidade do local da misso diplomtica impede a execuo de sentena condenatria contra a residncia de membros do pessoal da misso. (B) 86. Direito Previdencirio Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: (A) irredutibilidade da base de financiamento e carter democrtico e centralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. uniformidade da base de financiamento e carter democrtico e centralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. diversidade da base de financiamento e carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. equidade da base de financiamento e carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto tripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores e do Governo nos rgos colegiados. seletividade da base de financiamento e carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

(C)

(D)

(E)

(C)

_________________________________________________________

84.

Em relao Organizao Internacional do Trabalho correto afirmar: (A) A recomendao, ao contrrio da conveno, no importa em qualquer obrigao para os Estadosmembros, seja de natureza material ou formal. O Comit de Liberdade Sindical mecanismo previsto para salvaguarda da liberdade sindical e de composio tripartida (trabalhadores, empregadores, governo), a exemplo do que ocorre com a Comisso de Peritos na Aplicao de Convenes e Recomendaes. A participao atuante do Brasil faz com que todas as convenes sobre direitos fundamentais no trabalho tenham sido ratificadas pelo pas. A Comisso de Peritos instncia criada para o controle da aplicao das convenes e recomendaes pelos Estados-membros, com a competncia de elaborar relatrios e impor sanes aos Estados que violem a normativa correspondente. Tanto as convenes quanto as recomendaes so aprovadas mediante dois teros dos votos dos presentes Conferncia geral dos representantes dos Estados-membros da OIT. (D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

87.

No mbito da seguridade social, a previdncia social tem por finalidade assegurar aos seus (A) beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem no dependiam economicamente. dependentes meios indispensveis de manuteno digna, por motivo de incapacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de capacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem no dependiam economicamente. beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. dependentes meios indispensveis de manuteno digna, por motivo de incapacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. 17

(E)

_________________________________________________________

85.

A respeito das normas internacionais de proteo dos menores no trabalho, correto afirmar: (A) A idade mnima para admisso a emprego ou trabalho nos pases que ratificarem a conveno da OIT referente a esse tema no deve ser inferior a quinze anos. Fazem parte dos direitos fundamentais da OIT os princpios relativos liberdade sindical e abolio efetiva do trabalho infantil, tendo o Brasil ratificado todas as convenes da OIT referentes a estes assuntos. Uma vez ratificadas, tais normas no permitem que o Estado determine por lei nacional os tipos de trabalhos que so suscetveis de prejudicar a sade ou segurana do menor. A proteo internacional aos menores aplicvel at os 16 (dezesseis) anos de idade. A abolio efetiva do trabalho infantil um dos direitos fundamentais considerados pela OIT, ao lado da eliminao de todas as formas de trabalho forado ou obrigatrio e segurana e sade dos trabalhadores.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D) (E)

(E)

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


88. O regime de previdncia privada, firmado pelo art. 202 da Constituio Federal, tem carter complementar, organizado de forma (A) vinculada em relao ao regime geral de previdncia social e ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, alm de regulado por lei ordinria. 90. exigida Certido Negativa de Dbito CND da empresa, fornecida pelo rgo competente, (A) apenas na contratao com o Poder Pblico Municipal e no recebimento de benefcios ou incentivo fiscal ou creditcio concedido por ele, bem como na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem mvel ou direito a ele relativo. na contratao com o Poder Pblico e no recebimento de benefcios ou incentivo fiscal ou creditcio concedido por ele, bem como na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem imvel ou direito a ele relativo. apenas na contratao com o Poder Pblico Federal e no recebimento de benefcios ou incentivo fiscal, bem como na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem mvel ou direito a ele relativo. apenas na contratao com o Poder Pblico Federal e Estadual e no recebimento de incentivo fiscal ou creditcio concedido por eles, bem como na alienao ou onerao, a qualquer ttulo, de bem imvel ou direito a ele relativo. na contratao com o Poder Pblico e no recebimento de benefcios ou incentivo creditcio concedido por ele, bem como apenas na alienao, a qualquer ttulo, de bem imvel ou direito a ele relativo.

(B) (B) vinculada em relao ao regime geral de previdncia social e ser obrigatrio, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, alm de regulado por lei complementar. (C) (C) paralela em relao ao regime prprio de previdncia social e ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, alm de regulado por lei complementar. (D) (D) autnoma em relao ao regime geral de previdncia social e ser obrigatrio, desvinculado da constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, alm de regulado por lei complementar. (E) (E) autnoma em relao ao regime geral de previdncia social e ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, alm de regulado por lei complementar.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

91.

No mbito federal, o oramento da Seguridade Social composto das seguintes receitas: (A) receitas da Unio; receitas das contribuies sociais das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio; das contribuies sociais incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos; alm de receitas de outras fontes. receitas federais, estaduais e municipais; receitas das contribuies sociais das empresas, incidentes sobre a remunerao paga aos beneficirios a seu servio; das contribuies sociais incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos; alm de receitas de outras fontes. receitas da Unio; receitas das contribuies sociais das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos beneficirios a seu servio; das contribuies sociais incidentes sobre a receita de jogos educacionais; alm de receitas de outras fontes. receitas federais, estaduais e municipais; receitas das contribuies sociais das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio; das contribuies de interveno no domnio econmico incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos; alm de receitas de outras fontes. receitas da Unio; receitas das contribuies sociais das empresas, incidentes sobre a remunerao paga aos segurados a seu servio; das contribuies de interveno no domnio econmico incidentes sobre a receita de jogos educacionais; alm de receitas de outras fontes.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

89.

As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: (A) descentralizao, com direo nica no governo federal; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; e participao dos Poderes Pblicos Municipal, Estadual e Federal.

(B)

(B)

descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; e participao da comunidade.

(C)

(C)

centralizao, com direo nica em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; e participao dos Poderes Pblicos Municipal, Estadual e Federal.

(D)

(D)

descentralizao, com direo pulverizada em cada esfera de governo; atendimento restrito, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios previdencirios; e participao da comunidade. (E)

(E)

centralizao, com direo nica em cada esfera de governo; atendimento restrito, com prioridade para as atividades combativas, sem prejuzo dos servios assistenciais; e participao da comunidade.

18

Caderno de Prova A01, Tipo 003


92. Exclusivamente para os casos do segurado empregado e do segurado trabalhador avulso, o salrio-de-contribuio a remunerao auferida em 93. Sob o contexto do Regime Geral de Previdncia Social, a aposentadoria especial ser devida, (A) (A) uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa. uma vez cumprida a carncia exigida em lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem apenas a sua integridade fsica, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos. uma vez cumprida a carncia exigida em lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem apenas a sua sade, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos. ainda que descumprida a carncia exigida em lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos. uma vez cumprida a carncia exigida em lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos. ainda que descumprida a carncia exigida em lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos.

(B)

(C)

(D) (B) uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms, destinados a retribuir apenas o trabalho sem vnculo empregatcio, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos eventuais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa.

(E)

_________________________________________________________

94.

Considere os seguintes atos:

I. Ato de agresso, sabotagem e terrorismo praticado


apenas por companheiro de trabalho.

II. Ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por


(C) uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos ou creditados a qualquer ttulo, durante a quinzena, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos eventuais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa. motivo de disputa, ainda que no relacionada ao trabalho.

III. Ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia


de terceiro ou de companheiro de trabalho.

IV. Ato de pessoa absolutamente incapaz. V. Desabamento, inundao, incndio e outros casos
fortuitos ou decorrentes de fora maior. Segundo a legislao vigente, equiparam-se tambm ao acidente de trabalho, o acidente sofrido pelo segurado no local e no horrio do trabalho, em consequncia, dentre outros, de (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

uma empresa, assim entendida a totalidade dos rendimentos devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms, destinados a retribuir apenas o trabalho com vnculo empregatcio, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa.

IV e V. I e II. III e V. II e IV. I e III.

_________________________________________________________

95. (E) uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer ttulo, durante o ms, destinados a retribuir o trabalho e o capital investido, quaisquer que sejam as suas formas, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa.

De acordo com a legislao em vigor, o auxlio-doena, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistir em uma renda mensal correspondente a (A) (B) (C) (D) (E) 91% (noventa e um por cento) da ltima remunerao auferida. 91% (noventa e um por cento) do salrio-de-benefcio. 50% (cinquenta por cento) do salrio-de-benefcio. 91% (noventa e um por cento) do salrio-de-contribuio. 50% (cinquenta por cento) do salrio-base. 19

TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 003


Direito Empresarial 96. Os contratos de franquia, para produzirem efeitos em relao a terceiros, devem ser registrados no (A) (B) (C) (D) (E) 97. Registro de Imveis. Registro Pblico de Empresas Mercantis. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Registro de Ttulos e Documentos.

_________________________________________________________

O plano de recuperao judicial poder prever, observada a legislao pertinente a cada caso, dentre outros meios de recuperao, (A) (B) a ineficcia dos contratos de alienao fiduciria. a alienao de bem objeto de garantia real, com a supresso da garantia, independente de aprovao expressa do credor titular da respectiva garantia. nos crditos em moeda estrangeira, o afastamento da variao cambial, independente de aprovao expressa do credor titular do respectivo crdito. a reduo salarial e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva. o parcelamento dos crditos tributrios no prazo mximo de quinze anos.

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

98.

Em relao sociedade limitada correto afirmar: (A) Na omisso do contrato, a destituio de scio nomeado administrador no contrato social, somente se opera pela aprovao de titulares de quotas correspondentes, no mnimo, a mais da metade do capital social. S pode adotar firma social, integrada pela palavra final "limitada" ou sua abreviatura. Na omisso do contrato, o scio pode ceder suas quotas, a quem j seja scio, ou a estranho, se houver expressa anuncia de todos os scios. A administrao da sociedade poder ser exercida por pessoas naturais ou jurdicas, scias da sociedade. vedada contribuio que consista em prestao de servios.

(B) (C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

99.

Em relao ao cheque correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) A pretenso de execuo do cheque prescreve em seis meses, contados da data de emisso. O pagamento do cheque pode ser garantido, no todo ou em parte, por aval. O cheque admite aceite. A morte do emitente invalida os efeitos do cheque. Salvo estipulao em contrrio, o endossante no garante o pagamento.

_________________________________________________________

100. Em relao sociedade annima correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) 20 a companhia pode adquirir as prprias aes para permanncia em tesouraria. a ao divisvel em relao companhia. a gesto dos administradores no pode ser garantida pelas prprias aes da companhia. a transferncia das aes nominativas opera-se por endosso em preto. as aes podem ser nominativas, endossveis e ao portador.
TRT6R-Juiz Trabalho Substituto-Prova Obj.Seletiva

You might also like