You are on page 1of 9

EDITAL N.

006/2014 Secretaria de Gesto Pblica do Estado de So Paulo Fundao do Desenvolvimento Administrativo (Fundap)

A Fundao do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) comunica que estaro abertas, no perodo de 14 de fevereiro de 2014 a 27 de fevereiro de 2014, as inscries para o Processo Seletivo Unificado para Estudantes que estejam matriculados e frequentando cursos de ensino superior, ensino mdio e educao profissional de nvel mdiopara realizao de estgios remunerados, em rgos e entidades da Administrao Pblica do Estado de So Paulo paraas reas dos cursos e cidades indicadas no ANEXO V, nos termos da Lei Federal n 11.788, de 25 de setembro de 2008,Decreto n. 52.756/08 e Resoluo SGP n. 20, de 18/8/2009. O estgio visa proporcionar ao estudante regularmente matriculado em instituio de ensino pblica ou privada esomente enquanto estiver cursando o exerccio de atividades correlatas sua formao profissional, emcomplementao aos conhecimentos tericos recebidos. 1. DO PROCESSO SELETIVO 1.1. O Processo Seletivo Unificado para estudantes, objetiva suprir a demanda de estgio existente e a que surgirdurante a validade do processo seletivo, oferecida pelo Programa de Estgio do Governo do estado de So Paulo, em rgos e entidades da Administrao Pblica Estadual, Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo e Tribunal Regional Federal da 3 Regio, e formar um banco de reserva de candidatos para suprir a demanda que possa ser gerada pelo desligamento dos estagirios. O prazo de validade da presente seleo pblica de doze meses, a contar da data de sua homologao,perodo durante o qual os estudantes cla ssificados podero ser convocados para atender demanda por estgios.
1.2.1. A validade da presente seleo pblica poder ser prorrogada, a critrio

1.2.

exclusivo da Fundap.
1.2.2. Tero prioridade na

convocao os candidatos classificados eventualmente remanescentes do processoseletivo anterior e assim su cessivamente, respeitada sua validade.

1.3.Um novo processo seletivo de credenciamento poder ser realizado a qualquer tempo. 2. DAS CONDIES DO ESTGIO 2.1. DOS ESTGIOS
2.1.1. As condies especficas das diferentes oportunidades de estgio

oferecidas bem como os requisitos necessrios esto definidos nos ANEXOS I, II, III e IV sendo:

2.1.1.1. Programa de Estgios do Governo do Estado de So Paulo e Assembleia Legislativa de So Paulo ANEXO I 2.1.1.2. Programa Residncia Educacional da Secretaria de Estado da Educao ANEXO II 2.1.1.3. Programa Aluno Empreendedor da Secretaria de Estado da Educao ANEXO III 2.1.1.4. Programa de Estgio do Tribunal Regional Federal da 3 Regio ANEXO IV
2.1.2. A presente seleo

pblica no gera obrigatoriedade de Fundap convocar ou contratar, no perodo de validade, todos os candidatos classificados. Os candidatos podero ser convocados ou no, adepender da efetiva oferta de estgios por nvel, por curso semestre, no municpio escolhido para estagiar.

a sua

2.1.3. O ANEXO V apresenta a situao atual das oportunidades de estgio

de nvel superior, de ensino mdio e de educao profissional de nvel mdio, por reas dos cursos e municpios, o qual poder sofrer alteraes durante a vigncia deste Edital.
2.1.4. A

quantidade de estgios listada no ANEXO V, bem como os rgos e entidades da Administrao Pblica, relacionados no ANEXO VI, podero ser alterados durante o prazo de validade da presenteseleo pblica. Administrao Pblica que venham a celebrar contrato com a Fundap podero, em consequncia, aderir a presente seleo pblica durante o seu prazo de validade, disponibilizando assim novas oportunidades de estgios aos estudantes classificados. podero, durante o prazo de validade da presenteseleo pblica, cancelar ou modificar suas ofertas de estgio.

2.1.5. Outros rgos e entidades da

2.1.6. Da mesma forma, rgos e entidades contratantes

2.1.7. As ofertas de estgio so decorrentes de novas vagas, de alterao nos

planos de estgio e do rodzio natural de estudantes nas vagas existentes.


2.1.8. O estagirio dever apresentar na data de incio de estgio o Termo de

Compromisso de Estgio assinado e carimbado por todas as partes e a documentao exigida pela Entidade Concedente do estgio.
2.1.9. Os estgios so remunerados, sendo necessria a abertura de conta

corrente individual em nome do estagirio, no Banco do Brasil ou outra instituio bancria a ser determinada pela entidade concedente, para recebimento da bolsa de estgio e/ou benefcios. 2.2. DA CARGA HORRIA E DO VALOR DA BOLSA-AUXLIO
2.2.1. A jornada do estgio e o valor da bolsa auxlio so estabelecidos pelas

entidades concedentes, conforme informaes contidas nos ANEXOS I, II, III e IV deste Edital.
2.2.2. A realizao de mais de um estgio simultaneamente, mesmo que em

rgos diferentes, dever respeitar a carga horria mxima semanal de 30 (trinta) horas. Conforme estabelecido na Lei 11.788/2008.

3. DAS INSCRIES PARA A SELEO PBLICA 3.1. O estudante dever estar regularmente matriculado, 2014, em instituio de ensino pblico ou privado, noscursos de superior ou ensino mdio ou educao profissional de nvel mdio.
3.1.1. Considera-se estudante de

em ensino

nvel superior aquele que frequenta cursos de educao superior de graduao ou sequenciais, incluindo cursos tecnolgicos de graduao e educao a distncia. que frequenta cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio.

3.1.2. Considera-se estudante de educao profissional de nvel mdio aquele 3.1.3. Considera-se estudante de ensino mdio aquele que frequenta o curso

ensino mdio regular oueducao de jovens e adultos de nvel mdio. 3.2. 3.3. 3.4. O estudante, no ato da inscrio, dever inscrever-se em apenas um nvel, no qual esteja matriculado e cursando em 2014. No poder se inscrever o estudante com concluso de curso previsto para junho de 2014. Para efetuar a inscrio, imprescindvel que o candidato possua o nmero do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) prprio.
3.4.1. Ser automaticamente excludo da presente seleo pblica o

candidato que informar CPF de terceiro (pai, mo ou outro) para realizar sua inscrio. 3.5. As inscries sero recebidas somente via internet, atravs do site www.fundap.sp.gov.br >> opo Estgio, no perodo das 8h do dia 14 de fevereiro de 2014 s 18h do dia 27 de fevereiro de 2014, incluindo sbados, domingos e feriados. No sero aceitas outras formas de inscries.
3.5.1. O candidato que no dispe de equipamentos de informtica poder

utilizar os computadores disponibilizados:


3.5.1.1.

na Fundap, situada na rua Alves Guimares, 429 bairro Cerqueira Csar So Paulo - SP, noperodo de 14 de fevereiro de 2014 at dia 27 de fevereiro de 2014 , das 9h s 16h, desegunda a sextafeira; nos postos do Programa Acessa SP, em funcionamento nos diversos Municpios do Estado de So Paulo. Edital para conhecer e estar ciente das regras da seleo pblica e das condies para se candidatar aos estgios, em conformidade com os ANEXOS I, II, III e IV. na completa cincia e tcita aceitao das normas e condies estabel ecidas neste Edital, sobre as quais o candidato no poder alegar desconhecimento;

3.5.1.2.

3.6.

Para efetuar a inscrio, o candidato dever:


3.6.1. ler atentamente o

3.6.2. a inscrio implicar

3.6.3. antes da realizao da inscrio o estudante dever certificar-se de que

sua Instituio de Ensino autoriza estgios vinculados a Agentes de Integrao; e no semestre em que est matriculado.
3.6.4. preencher

a ficha de inscrio disponibilizada www.fundap.sp.gov.br >> opo Estgio. cidade onde prefere realizar a prova;

no site:

3.6.5. indicar, na ficha de inscrio, dentre as opes oferecidas no item 4.3, a

3.6.6. imprimir o protocolo de inscrio;

3.7.

O preenchimento da ficha de inscrio ser de total responsabilidade do candidato.


3.7.1. As informaes da ficha de inscrio (nome, endereo, telefone, e-mail,

nvel, municpio de realizao de prova) podero ser alteradas/corrigidas pelo prprio candidato durante o perodo de inscrio. O candidato dever acessar o site www.fundap.sp.gov.br >>opo Estgio e com seu login e senha realizar as correes necessrias.
3.7.2. Nenhuma correo ser possvel vencido o perodo de inscrio.

3.8.

A Fundap no se responsabiliza por solicitaes de inscries no recebidas por motivo de ordem tcnica, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, falta de energia eltrica, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia dos dados. A lista com as inscries confirmadas ser divulgada a partir do dia 28 de fevereiro de 2014, no sitewww.fundap.sp.gov.br >>opo Estgio.
3.9.1. No ser deferida a inscrio que for efetuada fora do perodo fixado

3.9.

para inscrio; deforma incorreta, incompleta ou com dados insuficientes ou em desacordo com os requisitos deste Edital.

preenchida

3.10. As informaes referentes aos locais de prova estaro disponveis a partir de 18 de maro de 2014, no site da Fundap www.fundap.sp.gov.br opo Estgio e no Dirio Oficial do Estado de So Paulo a relao de candidatos com inscrio confirmada. 3.11. assegurado o direito de inscrio na presente seleo a pessoa com deficincia que pretenda fazer uso dodireito previsto no pargrafo 5 do art. 17 da Lei n. 11.788/2008, inciso VIII, do artigo 37 da ConstituioFederal de 1988 e na Lei Complementar Estadual n. 683/92.
3.11.1. Considera-se pessoa com deficincia aquela que se enquadra na

categoria do artigo 4o do Decreto n. 3.298/99 e alteraes.

3.11.2. As pessoas com deficincia participaro do concurso em igualdade de

condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo das provas, avaliao e aos critrios.
3.11.3. No ato da inscrio o candidato dever: 3.11.3.1. Informar na ficha de inscrio o tipo, o grau e/ou o nvel da

deficincia e o Cdigo correspondente Classificao Internacional de Doenas (CID), e


3.11.3.2. Encaminhar o Laudo Mdico at dia 28 de fevereiro de 2014,

para FUNDAP RUA ALVES GUIMARES, 429 CERQUEIRA CESAR SP/SP CEP 05410-000, indicando no envelope EDITAL 06/2014 LAUDO MDICO. a/c Comisso do Processo de Seleo do Estgio. No caso de remessa via Correios, a documentao somente ser considerada e analisada se a data de postagem for anterior ou coincidente com a data prevista neste item.
3.11.3.3. O laudo mdico (documento original ou cpia autenticada)

expedido no prazo mximo de 24 meses anteriores ao trmino das inscries, atestando a espcie e o grau ou nvel da deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente Classificao Internacional de Doena CID, assinatura e carimbo contendo o CRM do mdico

responsvel por sua emisso, bem como a provvel causa da deficincia, informando, tambm, o nome do candidato, o nmero do documento de identidade (RG) e o nmero do CPF. O laudo mdico apresentado ter validade somente para este Processo Seletivo e no ser devolvido.
3.11.3.4. A Fundap verificar a documentao e enviar, via e-mail do

candidato, o resultado da anlise.


3.11.3.5. No ser considerado pessoa com deficincia o candidato

que no atender o disposto em lei e dentro do prazo estipulado no item 3.11.3.2


3.11.4. Os

candidatos que necessitarem de condies especiais de acessibilidade e de aplicao da prova devero informar na ficha de inscrio, at o ltimo dia do perodo de inscrio. Aps esse prazo, no ter prova preparada, seja qual for o motivo alegado. o pargrafo 5 do art. 17 da Lein. 11.788/2008.

3.11.5. Os rgos e as entidades concedentes dos estgios devero observar

4. DA PROVA OBJETIVA 4.1. 4.2. 4.3. A realizao da prova est prevista para ocorrer no 2014, com incio s 13h e durao de trs horas. dia 23 de maro de

A presente Seleo Pblica constar de uma nica fase, com aplicao de uma prova objetiva. A prova ser realizada nas seguintes cidades do Estado de So Paulo: Adamatina, Apia, Araatuba, Araraquara, Assis, Avar, Barretos, Bauru, Bertioga, Botucatu, Cafelndia, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguet, Guarulhos, Ilha Solteira, Itanham, Itapecerica, Itaquaquecetuba, Jales, Jau, Jundia, Lins, Marlia, Miracatu, Mococa, Mogi-Mirim, Osasco, Ourinhos, Pariquera-Au, Penpolis, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeiro Preto, Santos, So Bernardo do Campo, So Joaquim da Barra, So Jos do Rio Preto, So Jos dos Campos, So Paulo, So Sebastio, Serra Azul, Sorocaba, Taboo da Serra, Taquaritinga, Taubat, Tup e Votuporanga. A Fundap no enviar nenhum tipo de correspondncia informando os locais, horrio da prova e confirmao de inscrio. de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgao pelos meios de comunicaodescritos nos itens 3.9 e 3.10. A prova ter carter, ao mesmo tempo, eliminatrio e classificatrio, nos termos do item 5 deste Edital. A prova ser objetiva, composta de trinta questes de mltipla escolha, com cinco alternativas, sendo apenas uma a correta. As questes tero peso igual na composio da nota. A prova ter como referncia a Matriz de Competncias e Habilidades do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) e os pressupostos e diretrizes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em relao formao geral, comum a todos os cursos. A prova abranger o domnio da norma culta da Lngua Portuguesa, Conhecimentos Matemticos e Conhecimentos Gerais (sociodiversidade, biodiversidade, globalizao, cidadania e problemas contemporneos), avaliando-se as habilidades do estudante para interpretar, analisar, sintetizar, construir hipteses, estabelecer relaes, estimar e calcular.

4.4.

4.5. 4.6.

4.7.

4.8.

4.9.

O candidato dever comparecer ao local designado para a prova com anteced ncia mnima de trinta minutos,munido de:
4.9.1. um dos seguintes documentos originais de

identificao: Carteira de Identidade (RG) ou CarteiraNacional de Habilitao com foto ou Cart eira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS) ou Passaporte.

4.9.2. caneta de tinta azul ou preta, lpis preto n. 2 e borracha;

4.10. Somente ser admitido na sala de prova o candidato que apresentar um dos documentos originais discriminados no item anterior, o qual dever estar em condio de permitir, com clareza, a sua identificao. 4.11. No sero aceitos protocolos, cpias dos documentos requeridos (ainda que autenticadas) ou quaisquer outrosdocumentos seno os anteriorme nte definidos. 4.12. No ser admitido na sala de prova o candidato que se apresentar aps o horrio estabelecido para o incio das provas. 4.13. No haver segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausncia do candidato, nem aplicao da prova em outro local, data e horrio que no sejam os preestabelecidos. 4.14. No ser admitido na sala de prova o candidato que se apresentar trajando: bons, chapus, gorros ou similares, culos escuros. As bolsas e sacolas devero ser colocadas em local indicado pelo Fiscal, antes do incio das provas. 4.15. Ser eliminado da seleo pblica o candidato que, durante a realizao da prova, for surpreendido comunicando-se com outro candidato ou com terceiros, seja verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicao. 4.16. Ser tambm excludo da prova o candidato que: se valer de meios ilcitos para sua execuo; fizer anotao de informaes relativas s respostas em qualquer material que no o fornecido; perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos; agir com incorreo ou descortesia para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicao da prova. 4.17. Durante a prova, no sero permitidas consultas bibliogrficas de qualquer espcie, nem a utilizao de mquina calculadora, agendas eletrnicas ou similares, telefone celular. 4.18. Os aparelhos eletrnicos devero permanecer desligados at a sada do candidato do local de realizao das provas. 4.19. O candidato somente poder retirar-se do local de aplicao da prova depois de transcorrida uma hora do incio da prova. 4.20. O candidato no poder ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal. 4.21. No haver prorrogao do tempo previsto para a aplicao da prova em virtude de afastamento, por qualquer motivo, de candidato da sala de prova. 4.22. No ato da realizao da prova, o candidato receber uma Folha Definitiva para marcao de Respostas e umCaderno de Questes.
4.22.1. A

Folha Definitiva de Respostas, cujo preenchimento de responsabilidade do candidato, o nico documento vlido para a correo eletrnica e dever ser assinada e entregue no final da prova ao fiscal de sala, juntamente com o Caderno de Questes. a da Folha Definitiva de Respostas, por erro do candidato. substituio

4.22.2. No haver, em hiptese alguma,

4.23. O gabarito ser disponibilizado no site www.fundap.sp.gov.br opo Estgio a partir das 16h, do dia 25 de maro de 2014.

>>

5. DO JULGAMENTO DA PROVA, DA CLASSIFICAO E DA PUBLICAO DO RESULTADO 5.1. A nota de corte ser obtida com base na mdia resultante da soma das notas dos candidatos de cada nvel.
5.1.1. Ser

automaticamente desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 50% da mdiaestabelecida para o nvel de ensino a que concorre. 5.2. 5.3. Em hiptese alguma haver vista, reviso de prova ou de resultado, seja qual for o motivo alegado. Sero elaboradas duas listas de candidatos aprovados para cada nvel de ensino: uma geral com todos oscandidatos, em ordem decrescente da nota final; uma especial, com a relao das pessoas com deficincia.

5.4.

Em caso de igualdade da nota final, sero aplicados, sequencialmente, os seguintes critrios de desempate para definio da classificao:
5.4.1. 1 critrio: maior nmero de acertos nas respostas s questes de

norma culta da Lngua Portuguesa;


5.4.2. 2 critrio: maior nmero de acertos nas respostas s questes de

Contedos Matemticos;
5.4.3. 3 critrio: maior nmero de acertos nas respostas s questes de

Contedos de Conhecimentos Gerais;


5.4.4. 4 critrio: data de nascimento candidato com maior idade; 5.4.5. 5 critrio: sorteio.

5.5.

O resultado e a lista geral de classificao dos aprovados sero divulgados no site www.fundap.sp.gov.br >> opo Estgio e publicados no Dirio Oficial do Estado de So Paulo a partir do dia 04 de abril de 2014.

6. DA CONVOCAO 6.1. No decorrer do perodo de vigncia desta seleo pblica, de acordo com a oferta de estgios disponibilizada pelos rgos, os candidatos classificados sero convocados para fazer a escolha dos estgios de seu interesse, obedecendo: a ordem de classificao e a correspondncia entre a rea do curso, o semestre em que est matriculado e os municpios informados pelos candidatos na sua inscrio e o atendimento aos requisitos especificados nos Anexos I, II, III e IV.
6.1.1.

O candidato convocado que no identificar nenhum estgio de acordo com o seu perfil e interesse dever assinalar a opo nenhum estgio me interessa, para continuar recebendo convocaes.

6.2.

Toda convocao ser feita, exclusivamente, por email, constante na ficha de inscrio preenchida pelocandidato. responsabilidade do candidato manter os seus dados cadastrais (dados pessoais, endereo, e-mail, telefone) atualizados. A Fundap no se responsabiliza por emails retornados em funo de caixa cheia,endereo eletrnico desatualizado

ou no localizado, bloqueada peloFirewall/Antivrus. 6.3.

incorreto,

desabilitado, mensagem

Somente sero convocados para escolha de planos de estgio os candidatos classificados que: a) Ainda tenham no mnimo seis meses de frequncia no curso at a sua concluso, a contar da data de incio prevista para o estgio para o qual est sendo convocado. b) Tenham informado ou confirmado o seu currculo escolar no SABE Sistema de Administrao de Estgio da Fundap (escola, curso, semestre, turno e previso de trmino de curso), associando o seu currculo escolar a este Edital. c) Tenha 16 anos completos na data prevista para incio do estgio.

6.4.

O candidato classificado poder realizar apenas um estgio pela presente Seleo Pblica. Uma vez confirmado o interesse pelo estgio e emitido o termo de compromisso de estgio, deixar o banco de classificados deste Edital. O candidato ser desabilitado (suspenso) para novas convocaes de escolha de planos de estgios na seguinte situao: 6.5.1 No escolher nenhum Plano de Estgio, por trs vezes, ao ser convocado para escolha de estgio, e no assinalar a opo nenhum estgio me interessa no SABE Sistema de Administrao de Estgio da Fundap. 6.5.2 O candidato desabilitado poder a qualquer momento informar o seu interesse em voltar a receber as convocaes.

6.5.

6.6.

O candidato ser encaminhado somente 3 vezes para obter informaes nos rgos sobre o estgio de sua prpria escolha. Aps o terceiro encaminhamento ser excludo da presente Seleo Pblica.

7. DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS, DAS IMPUGNAES E DOS RECURSOS 7.1. Os pedidos de esclarecimento, as impugnaes e os recursos devero ser feitos por escrito e protocolados na sede da Fundap Diviso de Estgios, localizada na Rua Alves Guimares n. 429 bairro Cerqueira Csar - So Paulo - SP, CEP: 05410-000, das 9h s 16h, obedecendo aos prazos estabelecidos, conforme assuntos descritos abaixo:
7.1.1. pedidos de esclarecimentos e impugnaes: at 2 (dois) dias teis

anteriores ao prazo final de inscrio.


7.1.2. recursos: at 2 (dois) dias teis, contados a partir da data de divulgao

da lista geral dos classificados na prova objetiva. 8. DAS DISPOSIES FINAIS 8.1. O presente Edital ser publicado, no Dirio Oficial do Estado de So Paulo, estando disponvel paradownload no site www.fundap.sp.gov.br >>opo Estgio e, ainda, para xerocpia, na sede da Fundap. na ntegra,

8.2.

A Comisso do Processo de Seleo de Estagirios foi designada pela Portaria n. 002/2014 da Diretoria Executiva da Fundap, publicada em 07/01/2014.

8.3.

O acompanhamento das publicaes, dos avisos e comunicados referentes ao presente processo de seleo pblica de responsabilidade do candidato. Os interessados podero acompanhar as publicaes referentes ao presente processo no site da Fundap e no Dirio Oficial do Estado de So Paulo. Nos termos da Lei Federal n. 11.788 de 25/9/2008, o estgio no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza. Qualquer comunicao decorrente da presente seleo pblica poder ser feita presencialmente, nos dias teis, das 9h s 16h, na Diviso de Estgios da Fundap: Rua Alves Guimares, n. 429, bairro Cerqueira Csar SoPaulo - SP, ou pelo telefone (0XX11) 3066-5660, das 9h s 17h. Os casos omissos ou excepcionais sero resolvidos pela Comisso do Process o de Seleo de Estagirios, nombito de suas atribuies. O no atendimento aos requisitos dispostos neste Edital ou a inexatido das afirmativas contidas em documentosapresentados, ainda que verificadas p osteriormente, eliminar o candidato da seleo pblica, anulando-se osatos decorrentes. So Paulo, 11 de fevereiro de 2014.

8.4. 8.5.

8.6. 8.7.

WANDERLEY MESSIAS DA COSTA Diretor Executivo

CARLOS ALBERTO MONTEIRO DE AGUIAR

Diretor Tcnico

You might also like