You are on page 1of 2

Fundao de Roma A origem lendria de Roma data de 754/753 a.C., tendo sido seus criadores os gmeos Remo e Rmulo.

Conta alenda que em Alba Longa, localizada no Latium, reinava Numitor, destronado e morto por seu irmo Amlio. Rhea Sylvia, filha de Numitor ento encerrada num convento de vestais onde deveria permanecer virgem. Contudo, de sua unio ilcita com o deus Marte, nascem os gmeos Remo e Rmulo, que para no ser mortos so abandonados numa floresta e so recolhidos e amamentados por uma loba. Mais tarde os dois voltam a Alba Longa e vingam o av Numitor, destronando Amlio. Em funo deste episdio, Remo e Rmulo recebem como prmio uma colina beira do Tibre, o Padino, onde edificam Roma. Os irmos, porm, disputam o privilgio divino de ser o fundador da cidade e Rmulo mata Remo, traando em seguida os limites da cidade. O direito Romano Podemos definir Direito como o conjunto de normas jurdicas que rege a vida de um povo. Os Romanos, porm, souberam ultrapassar a noo de Direito como simples soma de leis, fazendo dele uma cincia, que aperfeioaram de tal forma que ainda hoje o Direito Romano est vivo e actual. Foi a necessidade de manter o Imprio uno e prspero que conduziu os Romanos ao desenvolvimento do Direito. A administrao do seu vasto Imprio e a convivncia pacfica das suas gentes no seria possvel sem um conjunto de leis abrangente e organizado, que definisse as normas a seguir nos grandes e pequenos problemas da vida quotidiana. Inicialmente todo o procedimento jurdico se baseava no costume - Direito Consuetudinrio e era transmitido oralmente de gerao em gerao, o que dava origem a frequentes deturpaes e arbitrariedades. As normas eram vagas e imprecisas. Foi contra esta situao que, em meados do sculo V a. c., os plebeus, classe mais desfavorecida, se revoltaram.

Perante as exigncias plebeias, os nobres romanos encarregaram uma comisso de 10 membros, os decnviros, de dar forma escrita s leis correntes. Redigidas de forma clara e concisa, as leis foram gravadas em 12 tbuas, dando origem ao primeiro cdigo do Direito Romano que, segundo a tradio, comeou a vigorar em 452 a. C. Depois, tornaram-se claras e fceis de consultar. A Lei das XII Tbuas foi considerada, durante os 10 sculos que se seguiram, a fonte de todo o Direito pblico [compreende o Governo do Estado, organizao das magistraturas] e Direito privado [rege relaes entre particulares]. Foram compiladas durante a repblica. Mas rapidamente se mostraram insuficientes. Novas situaes exigiram novas leis. Sculo aps sculo, os Romanos foram redigindo um gigantesco Cdigo de leis, orientados por princpios claros de justia, capazes de dar resposta s questes mais complexas. Conscientes do valor e da grandeza do legado romano em matria de Direito, os ltimos imperadores procuraram preserv-lo, ordenando a sua compilao. A mais completa foi a ordenada pelo imperador Justiniano (482-565).

A comisso encarregada pelo imperador de reunir 10 sculos de leis escritas, harmonizando-as de forma a eliminar repeties e contradies, fez um trabalho exaustivo, que Justiniano considerou perfeito e completo. Conhecido, no seu todo, por Cdigo de Justiniano sobreviveu aos sculos servindo de alicerce ao Direito ocidental.

Extenso da cidadania A sociedade Romana organizava-se segundo uma estrutura complexa, que estabelecida, entre os homens livres, estatutos muito diversificados. Ser ou no ser cidado era o ponto de partida de todo o escalonamento social. A plena cidadania romana implicava um conjunto de direitos civis e polticos. De incio, a categoria de cidado romano estava reservada unicamente aos naturais de Roma e seus descendentes. Aos habitantes das terras conquistadas foi concedido um estatuto inferior, que variava de regio para regio. Normalmente, a condio jurdica de uma cidade estendia-se aos seus habitantes. No entanto era vulgar a atribuio do ttulo de cidado romano queles que se distinguiam pelo seu mrito ou pelos bons servios prestados. Este processo de progressiva elevao das provncias e dos e dos seus habitantes ao mesmo tempo estatuto dos seus dominadores concluiu-se, em 212 d.C., quando o Imperador Caracala concedeu a plena cidadania romana a todos os habitantes livres do Imprio. Este marco contribuiu como nenhum outro para a unidade do Mundo Romano. A escultura romana Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e prticos, as suas esculturas so uma representao fiel das pessoas e no a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade. Os romanos produziram na escultura figuras muito prximas da pessoa retratada. Como os gregos procuraram tambm manifestar nas suas obras um ideal de beleza. A preocupao dos escultores romanos em representar figuras de fcil identificao notada tambm nos relevos de monumentos comemorativos. A escultura era feita com: Mrmore Bronze Barro Pedra Madeira Metal

You might also like