You are on page 1of 19

FUNDAO ASTROJILDO PEREIRA PARTIDO POPULAR SOCIALISTA TERCEIRA TURMA MAIO 2014

O quanto voc quer saber daquilo que abrange a sua atuao diria no mundo da poltica?

O quanto na sua Agenda h espao para o ativismo poltico?


Para quem estiver satisfeit@ em ter apenas uma participao formal na poltica, tipo votar-e-adeus, o Curso de Formao Poltica Bsica poder no ser relevante, mas se voc quer participar ativamente da poltica, opinar, debater e, principalmente, mudar, ento aqui o seu lugar.

A ao poltica partidria depende diretamente do quanto somos ou no organizados; Ento, a organizao da poltica partidria no um amontoado de regras burocrticas, mas um dos elementos mais importantes para embasar a ao poltica; No h como organizar sem conhecer. O Curso de Formao Poltica Bsica um espao democrtico e interativo onde no s possvel obter todo um conjunto de informaes relevantes para a prtica poltica dentro do partido e no mundo da poltica, mas tambm debater a prpria prtica .

Com quantos debates se faz uma poltica? Responda voc -> Existe poltica sem debate?

Governana democrtica interna Governo e governana so palavras diferentes. A governana partidria democrtica implica na participao de todas e todos.

O processo de incluso interna dos militantes No h governana democrtica se no houver incluso interna dos militantes de base do partido.

O mundo da poltica e a militncia No mundo da poltica o ativista poltico s se afirma e se inclui no processo interno, se houver vontade de fazer, mas preciso informao.

A prtica poltica republicana e democrtica Uma prtica poltica republicana e democrtica exige ativistas polticos informados Voc discorda?

A formao poltica essencial para a prtica poltica republicana e democrtica? Voltando ao princpio...e, ento, como voc liga os pontos?

EMPODERAR O ativista poltico que esta na base do partido precisa estar presente no debate e ter voz ativa na estrutura interna de poder.

INFORMAR A informao central no processo interno de incluso e empoderamento.

MELHORAR O DESEMPENHO DO PPS Ativistas polticos informados melhoram o desempenho do PPS.

CONCRETIZAR NOSSO PROJETO DE TRANSFORMAO DO PAS O melhor desempenho do PPS viabiliza nosso projeto de transformao do Brasil.

Voc que ativista poltico da base do partido.

Voc que no atua no PPS, mas pretende entender melhor o que nos diferencia dos outros partidos.
Voc que no se liga em poltica, mas quer saber por qual razo somos o que somos. Ou mesmo voc, que de outro partido e quer nos conhecer melhor.

O curso tem dois nveis possveis de leitura:

O primeiro pela apresentao do contedo nas telas. Ele exposto de forma direta e objetiva; O segundo est no material de desenvolvimento e fornece uma abordagem mais aprofundada dos temas tratados. Um nvel ou outro... voc quem escolhe o que vai conhecer. O contedo procura expor de forma bem ampla toda a gama de questes que envolvem a administrao de um partido com as propostas do PPS, entretanto sem jamais perder de vista os vnculos com o dia a dia da poltica.

O curso de Formao Poltica Bsica oferecido na modalidade de Educao a Distncia, em ambiente atualizado e completo. um curso livre e gratuito. voluntrio. Est dividido mdulos que tratam desde a questo da cidadania at questes referentes Justia Eleitoral, passando pela questo programtica, organizao do partido nos municpios, estrutura interna de gesto etc. Cada mdulo tem um Seminrio para que os alunos possam debater entre si e com seu tutor. Cada mdulo tambm tem um questionrio elaborado de forma simples e direta, cuja finalidade alm de aferir o aprendizado, tambm ajudar a consolidar o conhecimento e estimular debates. Por ltimo h um teste final para avaliao do aprendizado global

Como meio de estmulo ao desempenho dos alunos, aps o fim do curso os trs melhores alunos, os mais destacados, de cada turma sero premiados Durante o curso, a cada mdulo, os alunos participaro do sorteio de livros da Editora da FAP

A partir das avaliaes objetivas e subjetivas teremos trs situaes possveis: ->Alunos que participaram das atividades de seminrios, concluram os testes dos mdulos e o teste final com sucesso: Certificado de Aprovao. Forma de clculo da nota final: -participao nos fruns, avaliao do tutor: 40% da nota; -atividade questionrio nos mdulos, de 0 10: 30% da nota; -teste final, de zero a 10: 30% da nota. Nota de corte: 7

->Alunos que participaram das atividades de seminrio, mas no tiveram sucesso tirando nota abaixo do corte, ou no fizeram os questionrios e/ou o teste final: Certificado de Participao ->Alunos que no participaram das atividades de seminrio, mesmo que tenham obtido bom desempenho nos questionrios e teste final: Certificado de Participao

A Educao a Distncia, EaD, tem uma dinmica toda especial: voc quem decide. H uma sequncia de atividades a serem realizadas, os mdulos tm data de abertura e fechamento, mas essencialmente voc quem decide em qual momento do dia, qual ou quais dias da semana e quanto tempo gastar no ambiente de estudo; O EaD trabalha com a lgica da inteligncia coletiva. Ou seja , duas pessoas dialogando criam mais conhecimento do que uma pessoa sozinha. Da o debate e a interao entre os alunos serem to valorizados. O EaD mostra que o debate democrtico no apenas uma questo de formalidade; Voc no estar sozinho. Durante todo o percurso do curso haver assistncia permanente, tanto das reas tcnica e pedaggica, como de seu tutor, que vai estar l para dialogar, debater e procurar contribuir no processo de formao do conhecimento.

1)

2)

3)

No EaD o tutor assume um papel relevante. Embora no seja exatamente a figura do professor no ensino presencial, j que o contedo dado, o tutor desempenha uma funo relevante como estimulador e orientador dos alunos O tutor estar l para apoiar e ser parceiro nessa caminhada de conhecimento. No tenha receio de incomodar. No se preocupe se sua questo ou no relevante. No ambiente de EaD toda dvida e toda proposta so relevantes.

So seis mdulos. Cada mdulo dura uma semana. Portanto, continuamente, o curso tem seis semanas.

Cronograma para a terceira turma: Apresentao das turmas: 2, 3 e 4 de maio O primeiro mdulo se inicia em 5 de maio Encerramento: 16 de junho

As inscries j esto abertas e se encerram no dia 2 de maio de 2014. Os formulrios de inscrio esto disponveis, on line, tanto clicando no banner do site da FAP ou diretamente no endereo: http://curso-fap.eaduc.com/ O preenchimento simples e direto. Uma vez que a inscrio esteja registrada no sistema voc ver uma tela de confirmao e receber uma mensagem de confirmao, nela estaro diversos contatos, caso necessite de novas informaes. Caso no veja a tela ou no receba a mensagem entre em contato conosco. Na data provvel de 2 de maio voc receber um e-mail informando o endereo de acesso ao ambiente, login e senha.

Importante: ao entrar no ambiente no deixe de acessar o tutorial que explica e orienta quanto aos procedimentos de operao do curso e do prprio ambiente ou se assim quiser veja agora mesmo o tutorial: https://docs.google.com/file/d/0B2PcKou0wuGmWnZZSi1nUU1ONlU/edit

Se estiver interessado em participar deste curso verifique antes sua disponibilidade real de horrios, pois a participao nos Fruns dos Mdulos obrigatria. No atividade exaustiva, mas preciso que voc possa dedicar um mnimo de tempo a ela, digamos 30 minutos por dia, para entrar no ambiente, ler as mensagens e interagir com colegas de turma e tutor. A omisso de participao nos Fruns pode levar excluso do curso.

Os filsofos pensam o mundo. Ns mudamos


Karl Marx

Coordenao de EaD FAP/PPS coordenacaoeadfap@fundacaoastrojildo.org.br 061.32242269 FUNDAO ASTROILDO PEREIRA www.fundacaoastrojildo.org.br PARTIDO POPULAR SOCIALISTA www.pps.org.br
Crdito da foto de abertura: http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/manifestacoes-populares-no-brasil.htm

You might also like