You are on page 1of 17

5336

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

N.o 225 29-9-1997

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Resoluo do Conselho de Ministros n.o 165/97 A Assembleia Municipal de Amarante aprovou, em 20 de Abril de 1996 e 10 de Maio de 1997, o seu Plano Director Municipal. Na sequncia desta aprovao, a Cmara Municipal respectiva iniciou o processo de ratificao daquele instrumento de planeamento, conforme dispe o n.o 5 do artigo 16.o do Decreto-Lei n.o 69/90, de 2 de Maro. Foram cumpridas todas as formalidades exigidas pelo Decreto-Lei n.o 69/90, de 2 de Maro, com a redaco que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.o 211/92, de 8 de Outubro, designadamente no que se refere ao inqurito pblico. Verifica-se a conformidade do Plano Director Municipal de Amarante com as demais disposies legais e regulamentares em vigor, com excepo: Do disposto na alnea f) do n.o 2 do artigo 1.o do Regulamento do Plano, por contrariar os Decretos-Leis n.os 14/77, de 6 de Janeiro, 172/88, de 16 de Maio, 173/88, de 17 de Maio, 175/88, de 17 de Maio, e 139/89, de 28 de Abril; Do disposto nas alneas a) e b) do n.o 2 e nos n.os 3 e 4 do artigo 20.o do Regulamento, uma vez que, coincidindo o espao natural com a Reserva Ecolgica Nacional, infringem o artigo 4.o do Decreto-Lei n.o 93/90, de 19 de Maro, com a redaco que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.o 213/92, de 12 de Outubro; Do disposto no n.o 2 do artigo 23.o do Regulamento, por violar o Decreto-Lei n.o 39 780, de 21 de Agosto de 1954, alterado pelo Decreto-Lei n.o 48 594, de 16 de Setembro de 1968, dado que as reas de servido das linhas frreas existentes s podem ser alargadas por decreto do Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administrao do Territrio. Cumpre mencionar que o financiamento de obras de ligao s redes pblicas referido na alnea a) do n.o 3 do artigo 8.o do Regulamento deve ser interpretado em articulao com os n.os 4 e 5 do artigo 63.o do Decreto-Lei n.o 445/91, de 20 de Novembro, com a redaco que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.o 250/94, de 15 de Outubro. Importa referir que as excepes ao regime de ocupao, uso e transformao dos solos integrantes da Reserva Agrcola Nacional so as constantes do Decreto-Lei n.o 196/89, de 14 de Junho, designadamente do seu artigo 9.o, pelo que as regras inseridas no n.o 2 do artigo 14.o do Regulamento devem ser articuladas com aquele diploma. Deve assinalar-se que s esto sujeitos a estudo de impacte ambiental os projectos ou empreendimentos previstos na lei, pelo que o disposto no n.o 4 do artigo 35.o do Regulamento deve ser aplicado de acordo com o preceituado no Decreto-Lei n.o 186/90, de 6 de Junho, e no Decreto Regulamentar n.o 38/90, de 27 de Novembro. Saliente-se, tambm, que aos espaos agrcola, agrcola complementar e florestal, referidos nos artigos 14.o, 16.o e 18.o do Regulamento, quando coincidam com reas afectas Reserva Ecolgica Nacional, se aplica o regime jurdico constante do Decreto-Lei n.o 93/90, de 19 de Maro, e dos diplomas que procederam sua alterao.

De referir ainda que o despacho conjunto referido na alnea d) do n.o 2 do artigo 20.o do Regulamento da competncia dos Ministros da Defesa Nacional e do Ambiente, nos termos da alnea b) do n.o 2 do artigo 4.o do Decreto-Lei n.o 93/90, de 19 de Maro, na redaco dada pelo Decreto-Lei n.o 213/92, de 12 de Outubro. Na aplicao prtica do Plano h ainda a considerar as servides e restries de utilidade pblica, constantes da planta de condicionantes, a qual, embora no seja publicada, constitui elemento fundamental do Plano. O Plano Director Municipal de Amarante foi objecto de parecer favorvel da comisso tcnica que, nos termos da legislao em vigor, acompanhou a elaborao daquele Plano. Este parecer favorvel est consubstanciado no relatrio final daquela comisso, subscrito por todos os representantes dos servios da administrao central que a compem. Considerando o disposto no Decreto-Lei n.o 69/90, de 2 de Maro, alterado pelo Decreto-Lei n.o 211/92, de 8 de Outubro, e pelo Decreto-Lei n.o 155/97, de 24 de Junho: Assim: Nos termos da alnea g) do artigo 202.o da Constituio, o Conselho de Ministros resolveu: 1 Ratificar o Plano Director Municipal de Amarante. 2 Excluir de ratificao a alnea f) do n.o 2 do artigo 1.o, as alneas a) e b) do n.o 2 e os n.os 3 e 4 do artigo 20.o e o n.o 2 do artigo 23.o do Regulamento do Plano. Presidncia do Conselho de Ministros, 4 de Setembro de 1997. O Primeiro-Ministro, Antnio Manuel de Oliveira Guterres.
REGULAMENTO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DE AMARANTE

CAPTULO I Disposies introdutrias


Artigo 1.o Princpios gerais 1 O presente diploma constitui o Regulamento do Plano Director Municipal de Amarante e tem por objectivos: a) Traduzir as propostas do planeamento territorial e urbanstico do territrio municipal; b) Proceder classificao do uso e destino do territrio; c) Definir o regime geral de edificao e parcelamento da propriedade rstica e urbana; d) Estabelecer as bases da administrao urbanstica municipal, e e) Garantir a conveniente utilizao dos recursos naturais, do ambiente e do patrimnio cultural. 2 As normas do Regulamento aplicam-se ao licenciamento e aprovao de projectos de obras, bem como prtica de quaisquer actos ou actividades do mbito dos objectivos do n.o 1, designadamente as que visem: a) Criao de novos ncleos populacionais ou extenso dos existentes, quer por iniciativa da administrao pblica central ou local, quer dos particulares; b) Construo, reconstruo, ampliao ou alterao de edifcios ou outras instalaes de qualquer natureza; c) Uso e destino dos solos e edificaes urbanas; d) Instalaes ou ampliao de exploraes industriais e minerais; e) A alterao, por meio de aterros e escavaes, da configurao geral dos terrenos; f) Derrube de rvores em macio e destruio do solo vivo e do coberto vegetal; g) Fraccionamento e destino dos prdios rsticos.

N.o 225 29-9-1997

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

5337

3 Na aplicao a cada caso das normas e princpios constantes deste Regulamento dever optar-se pelo sentido que, de acordo com as regras gerais de interpretao jurdica, melhor sirva os objectivos referidos no n.o 1. Artigo 2.o mbito territorial Toda a rea do municpio de Amarante fica abrangida pelas disposies constantes do presente Regulamento. Artigo 3.o Hierarquia das disposies As disposies do presente diploma prevalecem sobre quaisquer outros actos de natureza normativa emitidos pelos rgos do municpio, incluindo regulamentos e posturas que quelas se devem subordinar. Artigo 4.o Prazo de vigncia 1 O presente Regulamento entra em vigor na data da sua publicao no Dirio da Repblica, aps ratificao nos termos do disposto na legislao em vigor. 2 O Plano Director Municipal dever ser revisto antes de decorrido o prazo de 10 anos. Artigo 5.o Indicadores de ocupao do solo definies 1 Os indicadores de ocupao bruta do solo a ter em conta nas aces de transformao do uso do solo, quer das iniciativas do municpio, quer da iniciativa privada, so os constantes do anexo I ao presente Regulamento, que dele faz parte integrante. 2 Como ocupao bruta entende-se a rea total considerada excluindo os usos do solo de interesse geral afectos ao permetro urbano espaos-canais, estrutura verde e zonas e reas de servido. 3 O conceito de indicador de ocupao bruta do solo estabelecido exclusivamente aplicvel nos seguintes aspectos: a) Permitir a programao de equipamentos e infra-estruturas, e b) Enquadrar a elaborao dos instrumentos urbansticos de nvel inferior planos de urbanizao, planos de pormenor, operaes de loteamento e estudos ou traados de arruamentos, alinhamentos e crceas enquanto indicadores agregados de controlo da ocupao do solo. 4 A definio destes indicadores no confere, por si, quaisquer direitos aos particulares. 5 Para efeitos de aplicao dos indicadores de ocupao bruta so adoptadas as seguintes definies: ndice de utilizao (IU) valor mximo do quociente entre o total da rea de superfcie de pavimentos construda e a dimenso total do terreno; ndice de implantao (II) valor mximo do quociente entre o total da rea de superfcie de implantao da construo e a dimenso total do terreno; Crcea nmero total de pisos habitveis, acima e abaixo da cota de soleira; Densidade nmero de fogos, ou de habitantes, mximo por hectare de terreno.

2 Os limites dos espaos a que se refere o nmero anterior so os constantes das cartas escala de 1:10 000 carta de ordenamento anexas ao presente Regulamento e dele fazendo parte integrante. Artigo 7.o Espao urbano 1 Os espaos urbanos so constitudos pelas reas caracterizadas pelo elevado nvel de infra-estruturao e ou densidade populacional, destinadas predominantemente ao preenchimento, reestruturao e renovao urbanas. 2 As categorias em que se divide o espao urbano so as seguintes: a) reas consolidadas e de preenchimento, coincidentes com os espaos j ocupados na quase totalidade e que sero, principalmente, sujeitos a substituio ou renovao; b) reas de valor patrimonial constitudas por espaos consolidados, j infra-estruturados, se no na totalidade pelo menos em parte, e a conservar com as caractersticas tipolgicas actuais. Artigo 8.o Condicionamentos no espao urbano 1 As reas consolidadas e de preenchimento destinam-se localizao das actividades residenciais, comerciais e de servios, incluindo o turismo, sem prejuzo de outras que pela sua natureza ou isolamento sejam compatveis, como as de carcter oficinal e industrial. 2 Condicionamentos no espao urbano: a) A transformao dos usos do solo apoia-se nas infra-estruturas existentes e far-se- fundamentalmente por licenciamento da construo em lotes legalmente constitudos; b) Na falta de instrumentos urbansticos plano de urbanizao ou planos de pormenor, ou de estudos de alinhamento e crceas para reas especificas os loteamentos e as edificaes a licenciar ficam limitados pelas caractersticas dos edifcios vizinhos ou envolventes; c) Nomeadamente, devero as edificaes a que se refere o nmero anterior atender ao alinhamento das fachadas e crcea dominante no conjunto em que se inserem, no sendo invocvel a eventual existncia de edifcios que a excedam; d) Os projectos dos edifcios de que trata o presente artigo devem indicar em planta e alados as linhas gerais de implantao e volume dos edifcios adjacentes ao lote ou lotes do requerente; e) Na ausncia de instrumentos urbansticos planos de urbanizao ou planos de pormenor ou traados preestabelecidos , sero adoptados os ndices brutos de ocupao constantes do anexo I ao presente Regulamento como indicadores de referncia para a elaborao dos instrumentos urbansticos privados (operaes de loteamento). 3 As autorizaes a que se referem os nmeros anteriores dependem ainda da observao dos seguintes requisitos: a) Que, quando existam sistemas de infra-estruturas (rede domiciliria de abastecimento de gua, rede de esgotos ou rede elctrica), seja executada, por conta do interessado, a ligao s respectivas redes; b) Que, no caso de no haver rede pblica de saneamento bsico, seja garantida, pelo interessado, uma situao autnoma, a aprovar pela Cmara. Artigo 9.o Condicionamentos no espao urbano reas patrimoniais 1 Nas reas patrimoniais, podero ser autorizadas as seguintes actividades: habitao, comrcio, servios e equipamentos e indstria e oficinas. 2 Constitui excepo ao disposto no nmero anterior: a) A instalao de indstria e oficinas, que a Cmara Municipal, ouvidas as entidades competentes, considere tenha efeitos incompatveis com a habitao, ou seja susceptvel de pr em perigo a segurana e sade pblicas; b) A instalao de quaisquer actividades, com excluso da habitao, em vias com largura inferior a 4 m. 3 Para a realizao de obras so estabelecidos os seguintes condicionamentos: a) So admitidas obras de conservao, restauro, adaptao e remodelao, com possibilidades de alterao controlada das fachadas, desde que no resulte modificao significativa do traado anterior;

CAPTULO II Uso dominante do solo


Artigo 6.o Classes de espaos 1 Para efeitos de aplicao do presente Regulamento, o territrio do municpio de Amarante dividido nas seguintes classes de espaos: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) Espao urbano; Espao urbanizvel; Espao turstico; Espao agrcola; Espao agrcola complementar; Espao florestal; Espao natural; Espao industrial; Espaos-canais; Espao de indstria extractiva.

5338

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

N.o 225 29-9-1997

b) Nas obras de adaptao, remodelao e reconstruo no ser autorizado o aumento de volume exterior, relativamente edificao preexistente. c) Em qualquer obra de reconstruo no autorizada a alterao dos alinhamentos existentes, salvo se alinhamento diferente resultar de plano de pormenor ou estudo de alinhamento e crcea devidamente aprovados. 4 Para a realizao de obras de construo nova, so estabelecidos os seguintes condicionamentos: a) As obras de construo nova sero autorizadas nas reas expressamente indicadas em instrumento urbanstico adequado; b) A altura das edificaes a erigir no poder ultrapassar a da edificao preexistente ou, em alternativa: a altura dos edifcios imediatamente contguos ao lote; uma vez e meia a largura da rua ou praa onde se situe o lote; em qualquer caso, a altura mxima no poder exceder os dois pisos. 5 O licenciamento de obras dever considerar especialmente que: a) A defesa e valorizao das edificaes cabe, em primeira instncia, Cmara Municipal, de cuja licena depender qualquer mudana ao uso actual, ou obra de conservao, restauro, adaptao, remodelao, reconstruo e construo; b) Para o licenciamento de obras nas edificaes dever o requerente instruir o respectivo processo com o levantamento rigoroso do existente, acompanhado de documentao fotogrfica completa; c) A descoberta de quaisquer elementos arqueolgicos ou histricos poder justificar a suspenso, pela Cmara Municipal, das licenas de obras concedidas, para que se proceda ao respectivo estudo de identificao. Artigo 10.o Espao urbanizvel 1 Os espaos urbanizveis so aqueles em que se admite a edificao de novas reas urbanas e destinam-se expanso dos espaos urbanos. 2 As categorias em que se dividem os espaos urbanizveis so as seguintes: a) reas de expanso, quando se destinam dominantemente ao uso residencial, incluindo os respectivos equipamentos colectivos de comrcio e servios de apoio. Nestes espaos ainda admitida a localizao de empreendimentos tursticos, cuja concretizao dever regular-se pela normativa especfica em vigor; b) reas verdes, quando destinadas construo de espaos verdes urbanos orientados para o recreio e lazer da populao e tambm quando destinadas proteco de valores naturais ou a enquadramento paisagstico; c) reas de equipamentos colectivos, que integram ou se destinam a equipamentos colectivos. Artigo 11.o Condicionamentos no espao urbanizvel 1 Nas reas afectas ao espao urbanizvel so autorizadas as alteraes ao uso do solo de acordo com as respectivas categorias, salvo as actividades incompatveis com o uso respectivo, designadamente por razes de insalubridade, poluio sonora e segurana. 2 Condicionamentos no espao urbanizvel: a) A futura ocupao deve orientar-se a partir de instrumentos urbansticos planos de urbanizao e planos de pormenor e de acordo com os indicadores do anexo I; b) Na falta dos referidos instrumentos, ou de estudos de alinhamento e crceas para reas especficas, os loteamentos e as edificaes a licenciar ficam limitados pelas caractersticas dos edifcios das reas mais prximas ou envolventes; c) Nomeadamente, devero as edificaes a que se refere o nmero anterior atender ao alinhamento das fachadas e crcea dominante do conjunto em que se inserem, no sendo invocvel a eventual existncia de edifcios que a excedam; d) Os projectos dos edifcios de que trata o presente artigo devem indicar em planta e alados as linhas gerais de implantao e volume dos edifcios adjacentes ou mais prximos do lote ou lotes do requerente;

e) Na ausncia de planos de urbanizao, planos de pormenor ou de traados preestabelecidos, sero adoptados os ndices brutos de ocupao e utilizao constantes do anexo I ao presente Regulamento como indicadores de referncia para a elaborao dos instrumentos urbansticos privados (operaes de loteamento). 3 Nas reas de parque urbano equipado s permitida a edificao de construes destinadas sua manuteno, bem como de equipamentos colectivos complementares e aces de conservao, valorizao e proteco. 4 A transformao dos usos do solo nas reas urbanizveis supe, em regra, a realizao da respectiva infra-estrutura de servio e ou ligao segundo planos de pormenor ou traados definidos pelo municpio. Mediante a apresentao de operaes de loteamento, cabe aos promotores, nos termos legais, a realizao de infra-estruturas e cedncias previstas na legislao em vigor. 5 A possibilidade de aumento dos ndices referidos no n.o 2, alneas a) e e), do presente artigo fica sujeita elaborao de planos de pormenor e respectiva ratificao. Artigo 12.o Espao turstico 1 Esto includas nesta classe de solos as reas, exteriores aos permetros urbanos, identificadas escala de 1:10 000 carta de ordenamento , destinadas expanso das actividades tursticas e, preferencialmente, implantao de empreendimentos tursticos. 2 O estatuto destas reas tem como principal objectivo potenciar os recursos naturais vocacionados para o lazer, atravs da localizao criteriosa dos empreendimentos, atendendo aos impactes previsveis nas zonas de maior sensibilidade ecolgica. 3 Ficam definidas as seguintes reas: a) b) c) d) e) f) Frido I, freguesia de Frido; Frido II, freguesia de Frido; Cabo, freguesia de Carneiro; Covelas Golf, freguesia de Fregim e Louredo; Covelas Empreendimento, freguesia de Fregim; Arraiais So Gonalo, freguesia de Sanche.

4 As construes decorrentes da aplicao do disposto nos nmeros anteriores s podem ser autorizadas em projectos de empreendimentos tursticos de acordo com a definio e classificao dos estabelecimentos consagrados na legislao em vigor devidamente aprovados ou quando enquadrados por planos de pormenor. 5 Por razes ecolgicas ou de impacte paisagstico, a Cmara Municipal poder condicionar a viabilidade de pretenses de implantao dos novos empreendimentos nestas reas prvia associao de proprietrios confinantes, bem como a sua localizao dentro da rea referida. 6 Os indicadores a adoptar na avaliao das pretenses para empreendimentos tursticos so os seguintes: Densidade: 60 habitantes/ha; II: 0,15; IU: 0,20. 7 Nos espaos tursticos j existentes devero ser respeitados os condicionamentos estipulados nos respectivos processos. 8 Nos espaos referidos no nmero anterior podero ser autorizadas alteraes, mediante parecer prvio das entidades competentes em razo de matria. 9 Nas reas definidas no n.o 3, alneas a), b) e c), e at existncia de pretenses de actividades tursticas, esses espaos regem-se pelo estipulado para os espaos agrcola complementar e florestal, consoante a actividade a desenvolver. Artigo 13.o Espao agrcola 1 O espao agrcola destina-se preferencialmente actividade agrcola. 2 Integram o espao agrcola os solos que esto vocacionados para a produo agrcola e que correspondem s reas integradas na Reserva Agrcola Nacional. Artigo 14.o Condicionamentos no espao agrcola 1 Sem prejuzo do disposto na legislao em vigor, nos solos dos espaos agrcolas so proibidas todas as aces que diminuam ou destruam as suas potencialidades, nomeadamente obras hidrulicas, vias de comunicao e acessos, construo de edifcios, aterros e escavaes ou quaisquer outras formas de utilizao no agrcola.

N.o 225 29-9-1997

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

5339

2 So permitidas, para alm das excepes previstas na legislao, as seguintes aces: a) As obras com finalidade exclusivamente agrcola, quando integradas e utilizadas em exploraes que a justifiquem, e b) As habitaes para fixao dos agricultores, em regime de residncia permanente, quando integradas em exploraes que as justifiquem e desde que no existam alternativas vlidas em solos no includos nesta classe de espao. 3 As obras requeridas na alnea a) do n.o 2 no podero exceder a altura de 6,5 m, exceptuando-se silos, depsitos de gua e instalaes tecnicamente justificadas. 4 As construes requeridas na alnea b) do n.o 2 s sero autorizadas se a parcela tiver uma rea igual ou superior a 3000 m2. Artigo 15.o Espao agrcola complementar O espao agrcola complementar destina-se ao desenvolvimento das actividades agro-silvo-pastoris. Artigo 16.o Condicionamentos no espao agrcola complementar 1 No espao agrcola complementar poder ser autorizada a alterao do uso do solo para fins no agrcolas, nomeadamente residncia, comrcio, indstria e turismo, em situaes pontuais apoiadas em vias existentes. 2 Nos espaos de que trata o presente artigo podero ser autorizadas construes isoladas, em edifcio nico, at dois pisos, para habitao, ou comrcio e indstria, a edificar em rea igual ou superior a 3000 m2, ou nos casos de colmatao entre construes de habitao existentes, devidamente licenciadas e distanciadas entre si menos de 50 m. 3 Salvo no caso referido no nmero anterior, a construo isolada ou os empreendimentos s podem ser autorizados: a) Atravs de operaes de destaque, nos termos do disposto na lei em vigor; b) Relativamente ao licenciamento e s aces de transformao do uso do solo associadas aos empreendimentos industriais, de acordo com o disposto na lei; c) Para a implantao de empreendimentos tursticos, respeitando as disposies consagradas na lei. 4 Nas obras e actividades a que se refere o presente artigo so aplicveis as condicionantes estabelecidas no anexo I ao presente Regulamento. 5 A concentrao de construes resultantes dos empreendimentos referidos no n.o 4 s ser autorizada quando for reconhecido o interesse econmico e as caractersticas de paisagem o aconselhem. 6 Por razes ecolgicas ou de impacte paisagstico, a Cmara poder condicionar a viabilidade das operaes prvia associao de proprietrios confinantes, bem como a sua localizao. Artigo 17.o Espao florestal O espao florestal destina-se preferencialmente actividade florestal de produo e engloba as reas integradas no permetro florestal das serras da Meia Via e Maro e os solos e reas florestais existentes. Artigo 18.o Condicionamentos no espao florestal 1 No espao florestal poder ser autorizada a alterao do uso do solo para fins no florestais, nomeadamente residncia, comrcio, indstria e turismo, em situaes pontuais apoiadas em vias existentes, quando tais pretenses no possam ser satisfeitas pela oferta prevista de solo urbano e de acordo com a legislao em vigor. 2 Na rea do permetro florestal, qualquer alterao de uso ou pedido de licenciamento carece do parecer da entidade competente em razo de matria, nomeadamente do Instituto Florestal. 3 Nos espaos de que trata o presente artigo podero ser autorizadas construes isoladas, em edifcio nico, at dois pisos, para habitao, ou comrcio e indstria, a edificar em rea igual ou superior a 5000 m2.

4 Salvo no caso referido no nmero anterior, a construo isolada ou os empreendimentos s podem ser autorizados: a) Atravs de operaes de destaque, nos termos do disposto na lei em vigor, b) Relativamente ao licenciamento e s aces de transformao do uso do solo associadas aos empreendimentos industriais, de acordo com o disposto na lei; c) Para a implantao de empreendimentos tursticos, respeitando as disposies consagradas na lei. 5 Nas obras e actividades a que se refere o presente artigo so aplicveis as condicionantes estabelecidas no anexo I ao presente Regulamento. 6 A concentrao de construes resultantes dos empreendimentos referidos no n.o 4 s ser autorizada quando for reconhecido o interesse econmico e as caractersticas de paisagem o aconselhem. 7 Por razes ecolgicas ou de impacte paisagstico, a Cmara poder condicionar a viabilidade das operaes prvia associao de proprietrios confinantes, bem como a sua localizao. Artigo 19.o Espao natural Nesta classe de espao privilegia-se a proteco dos recursos naturais e a salvaguarda dos valores paisagsticos. Artigo 20.o Condicionamentos no espao natural 1 No espao natural so proibidas as aces que diminuam ou destruam as potencialidades dos recursos naturais, patrimoniais e paisagsticos a existentes. 2 Exceptua-se do disposto no nmero anterior o seguinte: a) A realizao de aces que pela sua natureza e dimenso sejam insusceptveis de prejudicar o equilbrio daquela rea; b) A realizao de aces de reconhecido interesse pblico, nacional, regional ou local, desde que seja demonstrado no haver alternativa econmica aceitvel para a sua realizao; c) A realizao de aces j previstas ou autorizadas data de entrada em vigor do Plano Director Municipal; d) As instalaes de interesse para a defesa nacional, como tal reconhecidas por despacho dos Ministros da Defesa Nacional e do Planeamento e da Administrao do Territrio; e) As operaes relativas florestao e explorao florestal, quando decorrentes de projectos aprovados ou autorizados pelas entidades competentes. 3 Constituem ainda excepo as remodelaes, beneficiaes e ampliaes de instalaes agrcolas e de habitaes para os proprietrios ou titulares dos direitos de explorao e trabalhadores permanentes e as destinadas ao turismo rural, turismo de habitao e agro-turismo, nos termos da legislao aplicvel. 4 As aces requeridas ao abrigo do nmero anterior s podero ser autorizadas desde que: a) As obras com finalidade exclusivamente agrcola se integrem em exploraes que as justifiquem e no excedam a altura de 6,5 m, exceptuando-se silos, depsitos de gua e instalaes tecnicamente justificadas; b) No caso de habitao dos agricultores, se integrem numa propriedade com uma rea igual ou superior definida pela legislao em vigor; c) Nas zonas declivosas com riscos de eroso, os aterros e escavaes que se tornem indispensveis para a implantao das construes e caminhos sejam acompanhados de medidas minimizadoras e de proteco contra a eroso. Artigo 21.o Espao industrial 1 O espao industrial constitudo pelas reas que se destinam ao uso e transformao do solo para implantao de actividades econmicas associadas indstria transformadora e ao comrcio e servios de apoio, que possuem, ou para as quais se prevem, sistemas prprios de infra-estruturas. 2 Condicionamentos nos espaos industriais: a) A futura ocupao deve orientar-se a partir de planos de pormenor e de acordo com os indicadores do artigo 29.o;

5340

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

N.o 225 29-9-1997 CAPTULO III

b) Na falta dos referidos instrumentos ou de planos de urbanizao, os loteamentos devero respeitar os indicadores do artigo 29.o Artigo 22.o Espaos-canais Ficam includos nesta classe de espao as infra-estruturas rodovirias e ferrovirias do concelho de Amarante que correspondem a vias que integram a rede rodoviria nacional e municipal, bem como as linhas de caminho de ferro do Douro e do Tmega. Artigo 23.o Condicionamentos nos espaos-canais 1 Para a rede de infra-estrutura rodoviria existente no municpio e representada na carta de ordenamento, escala de 1:10 000, so estabelecidas as condicionantes e servides constantes no anexo II. 2 Para a rede de infra-estruturas ferrovirias existente no municpio so estabelecidas as seguintes faixas de proteco: a) Interdio da construo de qualquer natureza ou plantao de rvores distncia inferior a 10 m, medida para um e outro do lado da aresta superior da escavao ou da aresta inferior do talude, do aterro ou da borda exterior dos fossos do caminho; b) Interdio construo de edifcios destinados utilizao industrial distncia inferior a 40 m, medida conforme definido na alnea anterior. Artigo 24.o Espao de indstria extractiva 1 Ficam includas nesta classe de espao as reas afectas actividade extractiva de superfcie existente pedreiras. 2 Estas pedreiras encontram-se identificadas na carta de ordenamento, escala de 1:10 000. Artigo 25.o Condicionamentos no espao de indstria extractiva 1 Nestes espaos apenas poder ser autorizada a edificao de construes de apoio s actividades licenciadas para cada concesso. 2 Os projectos de recuperao paisagstica podem incluir a construo de edifcios nos termos do estabelecido no presente Regulamento, com respeito pelas condies de edificabilidade definidas para os espaos envolventes da concesso. Artigo 26.o Unidades operativas de planeamento e gesto 1 As unidades operativas de planeamento e gesto identificadas na carta de ordenamento demarcam reas de interveno no territrio do municpio com uma planeada e pressuposta coerncia e esto a ser tratadas a um nvel de instrumento urbanstico mais detalhado. 2 Constituem-se como unidades operativas de planeamento e gesto no municpio, as seguintes: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) rea de interveno do plano de urbanizao de Amarante; rea de interveno do plano de urbanizao de Vila Me; PP do Arquinho/Queimado, Amarante; PSV do Centro Histrico, Amarante; PP Santa Luzia, Amarante; PP Campo de Feira, Amarante; PP Campismo/rea Recreativa e respectiva envolvente, Amarante; PP da Envolvente do Cemitrio de Atade, Vila Me; PP da rea Central de Atade, Vila Me; rea industrial de Amarante; rea industrial de Oliveira; Serra da Aboboreira; Bitopo do Maro.

Servides e restries de utilidade pblica


SECO 1 Condicionamentos comuns a vrias classes de espao
Artigo 27.o Redes e instalaes elctricas Na rede e instalaes elctricas existentes no municpio devero ser respeitadas as servides e restries de utilidade pblica, nos termos do disposto na legislao em vigor. Artigo 28.o Indstria extractiva 1 Nas reas do municpio afectas explorao de recursos minerais (e suas zonas envolventes) devero ser observadas todas as disposies legais, bem como as servides e restries de utilidade pblica que se encontrem em vigor. 2 Sero objecto de licenciamento municipal todas as exploraes de substncias minerais que venham a constituir-se, nos termos do disposto na legislao em vigor. obrigatria a apresentao de planos de recuperao paisagstica das reas afectadas pelas exploraes. Artigo 29.o Indstria transformadora e actividades comerciais de apoio 1 O licenciamento e as aces de transformao do uso do solo associados actividade industrial devero subordinar-se s disposies consagradas na legislao em vigor. 2 As unidades industriais que necessitam de mais de 3 ha de terreno para a sua implantao devero localizar-se fora dos permetros urbanos. 3 Para o planeamento e ordenamento das zonas industriais definem-se os seguintes tipos de rea: rea bruta de desenvolvimento rea total da mancha, destinada implantao de um parque, zona ou loteamento industrial, limitada por um contorno bem definido; rea comercializvel somatrio das reas dos lotes destinados implantao de actividades industriais ou actividades comerciais de apoio; rea verde rea total resultante da soma dos espaos verdes pblicos com os espaos verdes dos lotes; rea de circulao conjunto das reas ocupadas por arruamentos internos, caminhos de pees, estacionamento e acessos; rea de servios conjunto das reas ocupadas por edifcios de acolhimento a actividades de apoio s unidades industriais ou de reas em que se implantam infra-estruturas (ETAR, PT, terminal rodo-ferrovirio, etc.). 4 Como indicadores de apoio elaborao de instrumentos urbansticos e ou apreciao de pretenses conducentes criao de manchas industriais, estabelecem-se, com base nas definies anteriores, os seguintes valores mximos para ndices brutos de ocupao:
Valor tpico (percentagem)

Indicador

Definio

ndice de comercializao . . . .

rea comercivel (1) rea bruta . . . . . . . . . rea verde total . . . . . rea bruta . . . . . . . . . rea pavimentada (2) rea bruta . . . . . . . . .

60

ndice de rea verde . . . . . . . . .

30

3 Os condicionamentos ao uso e transformao do solo consagrados no presente Regulamento, de acordo com a classificao de solos realizada, constituem, nas unidades operativas de planeamento e gesto descritas, elementos indicativos de apoio gesto urbanstica corrente e de enquadramento da elaborao de instrumentos urbansticos de hierarquia inferior. 4 Logo que se encontrem em vigor os instrumentos urbansticos de hierarquia inferior planos municipais de ordenamento do territrio promovidos pelo municpio, devero ser observadas as disposies associadas ao novo estatuto daquelas reas.

ndice de pavimentao . . . . . .

Total . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

97

(1) Pode incluir rea afecta a servios de utilizao comum. (2) rea afecta a vias de circulao, estacionamento e percursos pedonais. Os 3 % adicionais so os afectos a infra-estruturas (ETAR, PT, etc.).

N.o 225 29-9-1997

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

5341

5 No mbito do lote, define-se um ndice de ocupao (afectao do solo) que se refere ao quociente entre a rea da projeco vertical dos edifcios e a rea total do lote. O seu valor mximo pode variar entre os 40 % e os 50 %, embora em casos particulares, como no dos armazns comerciais de apoio, se aceitem valores superiores, da ordem dos 60 % a 70 %.

A restante rea do lote corresponde circulao interna, estacionamento, armazenagem a descoberto e, eventualmente, a rea verde. O quadro seguinte indica os limites de variao das reas dos lotes:
Lotes (metros quadrados)

Tipo de mancha industrial

Empresas industriais a instalar Mnimo Mximo

Pequena (10 ha) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pequenas empresas (dominante) . . . . . . . . . . . . . . . . Algumas mdias empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Mdias empresas (dominante) . . . . . . . . . . . . . . . . . . Algumas pequenas empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Mdias empresas (dominante) . . . . . . . . . . . . . . . . . . Algumas grandes empresas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

250/1500

1500/3000

Mdia (10 a 50 ha) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2000/3000

8000/12 000

Grande (50 ha) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4000/5000

20 000/30 000

Artigo 30.o Patrimnio histrico-arqueolgico 1 O patrimnio histrico-arqueolgico do municpio de Amarante compreende as seguintes categorias de situaes: a) Imveis classificados: Anta da Aboboreira, Carvalho de Rei (MN); Senhora da Corba Ch, Candemil (IIP); Furnas, Carvalho de Rei (IIP); Lameiro do Espinheiro, So Simo (IIP); Barreiros, So Simo (IIP); Cabras, So Simo (IIP); Perredendo, So Simo (IIP); Rebol, So Simo (IIP); Mina do Simo, So Simo (IIP); Cabritos, So Simo (IIP); Castelo velho, Torredo; Conjunto megaltico da serra da Aboboreira (IIP); Mamoa de So Simo, So Simo (VC); b) Imveis em vias de classificao: nsula no rio Tmega, Amarante (VC); c) Imveis a classificar: Castros: Castelo velho, Louredo; Monte do Castro, Candemil; Ladrio, Gato; Ponte Nova, Vila Garcia; Castro de Pandes, Vrzea; Castro, Salvador do Monte; Fundo do cho do castelo (So Simo); Necrpoles galaico-romanas: Louredo das Almas, Salvador do Monte; Laboriz, Teles; Valinho, Bustelo; Lomba, Lomba; Vilarinho, Vila Caiz; So Gonalo de Amarante; Madalena; Sandre, Aboadela; Bostelo, Ovelhinha (freguesia de Gondar); Sepulturas rupestres: Salvador do Monte; Vila Cho do Maro; Ch do Castelo, Carvalho de Rei; Castro do Alto do Louredo; Fontelas; Paredes, Lufrei; Picoto, Salvador do Monte; Ermitrios rupestres: Furnas de Ch da M, lugar da Pvoa, Ansies; Furnas de Fervena, Ansies; Furnas de Candemil, Alto de Portela, Candemil;

Furnas do Chelo, Pedro de Carvalho, Candemil; Lugar da Torre, Padronelo; Gondar. 2 Nas reas afectas aos arqueosstios referidos na alnea a) do nmero anterior interdita a construo. 3 Nas reas afectas aos arqueosstios referidos na alnea b) do n.o 1, e de acordo com a legislao em vigor, o licenciamento de construes condicionado realizao de sondagens arqueolgicas prvias que, de forma inequvoca, recolham toda a informao cientfica necessria avaliao do interesse histrico e arqueolgico dos arqueosstios. 4 Nas reas de potencial interesse arqueolgico zonas no protegidas onde se admite poderem localizar arqueosstios ainda no identificados qualquer obra prevista no poder ser licenciada sem a prvia realizao de prospeco que permita avaliar o interesse cientfico do local. Da instruo dos processos que ocorrerem nestas reas dever ser enviada uma planta de localizao aos servios culturais do municpio com a delimitao da rea intervencionada. Artigo 31.o Patrimnio classificado 1 Os imveis classificados e identificados em cartografia especfica do mbito do Plano Director Municipal planta de condicionantes escala de 1:10 000 possuem, nos termos do disposto na legislao em vigor, uma zona de proteco que, no mnimo, abrange uma rea envolvente ao monumento, cujo permetro definido por uma linha de 50 m contados a partir dos seus extremos, enquanto no for fixada uma zona especial de proteco. 2 Nas zonas de proteco referidas no permitido executar alienaes ou quaisquer obras de demolio, instalao, construo, criao ou transformao de zonas verdes, bem como qualquer movimento de terras ou dragagens sem prvia autorizao das entidades competentes em razo de matria, nos termos da legislao em vigor. 3 Os imveis de que trata o presente artigo so os seguintes: a) Patrimnio classificado no concelho de Amarante: a1) Monumentos nacionais: Igreja de Freixo de Baixo localizao: lugar do Mosteiro, Freixo de Baixo. Decreto n.o 25 513, de 16 de Junho de 1935. ZP Dirio do Governo, 2.a srie, n.o 65, de 18 de Maro de 1971; Igreja de Gato, incluindo as pinturas murais a fresco que a decoram localizao: lugar da Igreja, Gato. Decretos n.os 30 762, de 26 de Setembro de 1940, e 33 587, de 27 de Maro de 1944. ZP Dirio do Governo, 2.a srie, n.o 38, de 16 de Fevereiro de 1951; Boletim, n.o 63, da DGEMN; Igreja de So Gonalo localizao: Praa da Repblica, Amarante. Decreto de 16 de Junho de 1910; Mosteiro de Travanca, incluindo a igreja e a torre localizao: Travanca. Decreto n.o 2199, de 27 de Janeiro de 1916, publicado a 29 de Janeiro de 1916; Boletim, n.o 15, da DGEMN;

5342

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

N.o 225 29-9-1997

Pao de Dona Loba localizao: lugar da Torre, freguesia de Padronelo. Decreto n.o 95/78, de 12 de Setembro; Ponte sobre o Tmega localizao da Praa da Repblica Rua de 31 de Janeiro, Amarante. Decreto de 16 de Junho de 1910; a2) Imveis de interesse pblico: Casa do Carvalho localizao: So Salvador, freguesia de Real. Decreto n.o 28/82, de 26 de Fevereiro; Casa de Pascoais localizao: a cerca de 2 km de Amarante, freguesia de Gato. Decreto n.o 129/77, de 29 de Setembro; Conjuntos definidos pelos arruamentos a seguir mencionados, bem como os espaos livres pblicos que os mesmos ligam: 1.o Ruas do Dr. Miguel Martins e de Teixeira de Vasconcelos e a parte nascente da Rua de 5 de Outubro; 2.o Praa da Repblica (Largo de So Gonalo) e Alameda de Teixeira de Pascoais (antigo mercado e as suas naturais extenses at variante da EN Porto-Vila Real); 3.o Rua de 31 de Janeiro (antiga Rua do Covelo) e Largo do Conselheiro Antnio Cndido. Localizao: freguesia de So Gonalo, Cepelos e Madalena cidade de Amarante. Decreto n.o 735/74, de 21 de Dezembro; Convento de Santa Clara (restos da capela) localizao: Largo de Santa Clara, Amarante. Decreto n.o 735/74, de 21 de Dezembro; Igreja de Gondar (igreja velha) localizao: lugar do Mosteiro/Gondar Velho, Gondar. Decreto n.o 95/78, de 12 de Setembro; Igreja de Jazente localizao: lugar da Igreja, Jazente. Decreto n.o 129/77, de 29 de Setembro; Igreja de Lufrei localizao: lugar da Igreja, Lufrei. Decreto n.o 516/71, de 22 de Novembro; Igreja de Mancelos localizao: lugar do Mosteiro, Mancelos. Decreto n.o 24 374, de 11 de Agosto de 1934. ZP Portaria n.o 332/79 Dirio da Repblica, 1.a srie, n.o 156, de 9 de Julho; Igreja romnica de Teles localizao: lugar do Mosteiro, Teles. Decreto n.o 129/77, de 29 de Setembro; Igreja de So Domingos localizao: Bairro de Santa Clara, Amarante. Decreto n.o 95/78, de 12 de Setembro; Igreja de So Pedro, incluindo a sacristia, bem como os retbulos de talha e os azulejos que revestem o interior localizao: Largo de So Pedro Amarante. Decreto n.o 28/82, de 26 de Fevereiro; Pelourinho de Ovelha localizao: lugar da Rua, freguesia de Aboadela. Decreto n.o 23 122, de 11 de Outubro de 1933; Pelourinho de Santa Cruz de Ribatmega (fragmentos na posse de um particular) localizao: Casa da Quinta, Largo de Carlos Freitas, Vila Me. Decreto n.o 23 122, de 11 de Outubro de 1933; Solar dos Magalhes localizao: Largo de Santa Luzia, Amarante. Decreto n. 516/71, de 22 de Novembro; Solar de Vila Garcia ou de Igreja localizao: lugar da Igreja, freguesia de Vila Garcia. Decreto n.o 28/82, de 26 de Fevereiro;
o

Conjunto megaltico da serra da Aboboreira, classificado. Decreto n.o 29/90, de 17 de Julho; b) Edifcios e conjuntos sob proposta de estudo e classificao: b1) Edifcios: Ponte romana, Aboadela; Casa de Tarrado, Travanca do Monte, Bustelo; Solar das Chousas, Frido; Casa de Souto Vedro, Louredo; Fbrica de Lanifcios Garcia Ribeiro, Padronelo; Igreja velha, Real; Ponte de arame, Rebordelo; Moinhos da Granja, Rebordelo; Igreja matriz, Vila Cho do Maro; Casa da Tardinhade, Vila Garcia; b2) Conjuntos: Rua, Aboadela; Vila Me, antigos Paos do Concelho, Real; Largo da Feira, Atade; Travanca do Monte, Bustelo; Ovelhinha, Gondar; Manhufe, Mancelos; Bairro Operrio, Padronelo; Mouquim, Rebordelo; Igreja, pelourinho e casa de cadeia, Vila Caiz. 4 Os imveis e conjuntos sob proposta de estudo e classificao no podero ser demolidos, no todo ou em parte, nem ser objecto de quaisquer obras sem parecer das entidades competentes em razo de matria, nos termos do disposto na legislao em vigor. 5 Todos os estudos e projectos de arquitectura referentes a obras de recuperao, conservao ou alterao de bens imveis classificados, de qualquer tipo, localizao ou uso, e nas respectivas zonas de proteco, so da responsabilidade do arquitecto, conforme o disposto na legislao em vigor. Artigo 32.o Bitopo do Maro 1 Na rea do municpio abrangida pelo bitopo do Maro, sero observados os condicionamentos que resultem das orientaes e disposies regulamentares especficas emanadas pela entidade competente em razo de matria, designadamente o Instituto da Conservao da Natureza. 2 A rea referida no nmero anterior encontra-se delimitada na carta escala de 1:10 000 carta de ordenamento. Artigo 33.o Reserva Ecolgica Nacional 1 Nas reas da Reserva Ecolgica Nacional dever-se-o fomentar as seguintes aces: Prticas agrcolas e ou florestais que contribuam para a proteco do solo e da gua: a) Nos leitos dos cursos de gua e zonas ameaadas pelas cheias o desenvolvimento da galeria ripcola, para proteco contra a eroso, e dotar estes ecotones aqutico-terrestres de vegetao capaz de funcionar como corredor de vida selvagem onde a fauna procura refgio e ou alimento; b) Nas faixas de proteco das lagoas, albufeiras, zonas de galeria, faixas amortecedoras e margens naturais dos cursos de gua; c) Nas zonas de cabeceira das linhas de gua; Aces que contribuam para a recarga dos aquferos, bem como prticas agrcolas e ou florestais extensivas em detrimento de intensificaes culturais consumidoras de fertilizantes e pesticidas/herbicidas qumicos e orgnicos: d) Nas reas de infiltrao mxima; Prticas agrcolas e ou florestais que impliquem mobilizaes mnimas do solo e com coberto vegetal dominantemente arbreo-arbustivo, para uma proteco mais eficaz do solo contra os agentes de eroso: e) Nas reas com riscos de eroso. 2 Nestes espaos so proibidas as aces que diminuam ou destruam as funes e potencialidades dos recursos a existentes, nomeadamente a construo de vias de comunicao e acessos, construo de edifcios de qualquer natureza ou rea, aterros e escavaes, destruio do coberto vegetal e vida animal, nomeadamente: a) Nos leitos dos cursos de gua e zonas ameaadas pelas cheias proibida a alterao do leito das linhas de gua, a des-

N.o 225 29-9-1997

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B


Artigo 37.o Controlo da poluio do ar

5343

b)

c)

d)

e)

truio total ou parcial da vegetao ribeirinha existente, bem como todas as intervenes ou actividades que contribuam para a poluio directa ou indirecta das suas guas ou que de algum modo dificultem ou impeam o regime de escoamento natural (normal ou extraordinrio) das mesmas, excepto operaes de limpeza e regularizao integradas em planos ou projectos aprovados pelas entidades competentes; bem como no permitida a construo de edifcios e infra-estruturas, com excepo de construes ligeiras de carcter no definitivo de apoio s actividades agrcolas tursticas e recreativas; Nas lagoas, albufeiras e faixas de proteco, so proibidas todas as aces de natureza industrial, urbana ou agrcola que influenciem negativamente a qualidade da gua; bem como no permitida a construo de edifcios e infra-estruturas, excepto as de apoio utilizao das albufeiras, nem a destruio da vegetao de proteco quando existentes; Nas cabeceiras das linhas de gua so proibidas todas as aces que dificultem ou impeam a infiltrao das guas pluviais ou que contribuam para aumentar a escorrncia superficial; Nas reas de infiltrao mxima so proibidas todas as aces que contribuam para reduzir a infiltrao das guas pluviais ou que provoquem a contaminao do lenol fretico atravs da infiltrao no solo de poluentes qumicos e orgnicos de origem industrial, urbana ou agrcola; Nas reas com riscos de eroso so proibidas todas as aces susceptveis de provocar ou agravar directa ou indirectamente a eroso do solo.

1 A concentrao de poluentes na atmosfera dever respeitar a legislao em vigor que fixe limites e valores guia para o dixido de enxofre, partculas em suspenso, dixido de azoto e o valor limite para o chumbo. 2 Os valores limites no podero ser ultrapassados, no territrio municipal, durante os perodos determinados e nas condies fixadas no artigo anterior. 3 Caso os valores limite tabelados na legislao em vigor sejam ultrapassados, sero apuradas as actividades responsveis por tal situao, podendo a entidade encarregue do controlo da poluio do ar aplicar multas ou mandar suspender, temporria ou definitivamente, a actividade das instalaes poluidoras. Artigo 38.o Controlo do rudo 1 Os nveis de rudo originados pela actividade humana tero de ser inferiores aos valores limite indicados no documento de aprovao do Regulamento Geral sobre o Rudo. 2 As infraces resultantes da falta de cumprimento das disposies constantes no referido documento sero punidas com coimas, por apreenso do objecto que serviu prtica da infraco ou pela perda do direito prtica da actividade causadora do rudo, conforme referido na legislao em vigor. Artigo 39.o Controlo da poluio do solo 1 As formaes geolgicas no saturadas que constituam substrato de zonas objecto de deposio de resduos slidos devero apresentar, no mnimo, os coeficientes de permeabilidade (k) seguidamente referidos: resduos urbanos ou equiparados: k=1,010-9 m/s; resduos inertes: k=sem valor limite. 2 Os valores apontados dizem respeito a uma espessura do substrato de 3 m, medida em condies de saturao. 3 Sempre que as condies referidas no presente artigo no existam naturalmente, devero ser efectuadas obras que garantam o mesmo nvel de segurana. 4 proibida, antes ou durante as operaes de deposio de resduos, a sua diluio com o objectivo de conform-los com as normas de admisso impostas pela lei.

3 As excepes permitidas nestas reas so as dispostas na legislao em vigor. Artigo 34.o Servides administrativas Na actividade licenciadora e na execuo dos planos de iniciativa do municpio devero ser respeitadas todas as servides administrativas impostas pela lei.

SECO 2 Controlo da poluio


Artigo 35.o Controlo da poluio disposies gerais 1 Sem prejuzo da legislao existente e at adopo, por parte de Portugal, das normas aprovadas na UE sobre esta matria, a emisso de poluentes no concelho de Amarante ficar condicionada de acordo com o estipulado no presente documento. 2 So condicionados os lanamentos na gua, no ar e no solo de substncias susceptveis de afectar de forma significativa a qualidade do ambiente, seja qual for o seu estado fsico. So ainda impostos limites aos nveis de rudo gerados pela actividade humana. 3 O organismo responsvel pelo controlo da poluio determinar quais as instalaes que devero equipar-se com dispositivos ou processos de medio que permitam detectar a responsabilidade que cada instalao tem na alterao do meio ambiente. 4 Os planos e projectos das instalaes que pretendam localizar-se no concelho e cujas caractersticas possam afectar de forma significativa o meio ambiente devero ser acompanhados de estudo de impacte ambiental, de acordo com a legislao em vigor. Artigo 36.o Controlo da poluio da gua 1 Nas linhas de gua so proibidos os lanamentos de efluentes capazes de violar as caractersticas mnimas de qualidade a que uma gua deve obedecer, em funo do seu tipo de utilizao, de acordo com a legislao em vigor referente s normas de qualidade da gua. 2 No solo proibido o lanamento de efluentes poluidores, de resduos slidos ou de quaisquer produtos que, por infiltrao, alterem a qualidade das guas subterrneas de forma a impedir a sua utilizao para os fins a que se destinam. 3 As concentraes de substncias poluidoras ou indesejveis nas guas residuais descarregadas tero de ser inferiores aos valores limite indicados na legislao em vigor, independentemente do tipo de utilizao do meio receptor. 4 A violao das normas de qualidade institudas por lei constitui contra-ordenao punvel com coima ou interdio do exerccio da actividade que esteve na origem da violao, conforme estipulado na legislao em vigor.

CAPTULO IV Procedimentos administrativos


Artigo 40.o Aplicao das regras gerais A aprovao de projectos, a autorizao, o licenciamento ou a emisso de pareceres sobre qualquer das intervenes a que se refere o n.o 2 do artigo 1.o, quando legalmente permitidos, esto sujeitos legislao geral aplicvel com as especializaes deste captulo. Artigo 41.o Loteamentos 1 Na ausncia de planos de urbanizao, planos de pormenor ou traados preestabelecidos, os projectos de loteamento devero respeitar os condicionamentos estabelecidos no presente Regulamento, para alm das disposies gerais aplicveis. 2 Cabe aos promotores de obras de transformao de uso do solo a realizao das infra-estruturas necessrias e a obrigao de proceder s cedncias previstas na lei. Artigo 42.o Apreciao de programas nas classes de espao agrcola complementar e florestal A Cmara Municipal pronunciar-se- sobre a viabilidade dos programas apresentados pelos requerentes destinados aos espaos agrcola complementar e florestal, adoptando-se para o efeito critrios de oportunidades e ou adequao aos programas de investimento do municpio, bem como a outros programas de nvel supramunicipal. Artigo 43.o Norma sancionadora A realizao de obras e a utilizao de edificaes ou do solo em violao do disposto no presente Regulamento constitui contra-ordenao, sancionada com as coimas previstas na legislao em vigor.

5344

ANEXO I Quadro sntese de indicadores de ocupao


Instrumento urbanstico Classe de espao Subcategoria Infra-estrutura Camarrio Privado Fogos IU Indicadores de ocupao Dimenso mnima da parcela

Crcea

Urbano . . . . . . . . . . . . . . . Amarante . . . . . . . .

Central . . . . . . . . . . Transio . . . . . . . . Residencial . . . . . . . Preenchimento . . . . Preenchimento . . . . Baixa densidade . . . Patrimonial . . . . . .

Existente ou a executar . . . . .

Regulamento ou PMOT . . . .

Licenciamento ou loteamento

170 100 35 40 30 1 25

1,2 0,7 0,3 0,6 0,5 Mx. 400 m2 0,5 1,2 0,7 0,3 0,4 0,3

(**)

(*) 5 3 3 3 3 2 (*) 5 3 3 3

Vila Me . . . . . . . . . Restantes permetros urbanos.

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

Urbanizvel . . . . . . . . . . . Amarante . . . . . . . .

Central . . . . . . . . . . Transio . . . . . . . . Residencial . . . . . . . Expanso . . . . . . . . Expanso . . . . . . . .

Existente parcialmente ou a definir no instrumento urbanstico.

Plano de urbanizao ou plano de pormenor.

Licenciamento ou loteamento

170 100 35 10 10

Vila Me . . . . . . . . . Restantes permetros urbanos. Industrial . . . . . . . . . . . . . . Agrcola complementar . . .

Existente ou a executar . . . . . Existente ou a executar . . . . .

Plano de pormenor . . . . . . . . .

Licenciamento ou loteamento Licenciamento ou destaque . . .

Regulamento do PDM. Mx. 400 m2 3 000 m2 2

Plano de pormenor . . . . . . . . .

Empreendimento turstico . . . Empreendimento industrial . . . Licenciamento ou destaque . . . Empreendimento turstico . . . Empreendimento industrial . . .

60 habitantes/ha. II:0,15 IU:0,2. Regulamento do PDM. 0,3 5 000 m2 2

Florestal . . . . . . . . . . . . . .

Existente ou a executar . . . . .

Plano de pormenor . . . . . . . . .

60 habitantes/ha. II:0,15 IU:0,2. Regulamento do PDM.

N.o 225 29-9-1997

(*) Crcea dominante. (**) Um fogo por cada unidade da matriz cadastral existente.

N.o 225 29-9-1997

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B


ANEXO II Condicionamentos nos espaos-canais rodovirios
Rede nacional Complementar

5345

Classificao das vias

Fundamental Itinerrios principais (IP)

Outras estradas Itinerrios complementares (IC) EN 1.a EN 2.a EN 3.a

Rede municipal

Faixa non aedificandi (largura em metros para cada lado da plataforma da estrada) (*).

Usos habitacionais . . . . . Instalaes de carcter industrial. Depsitos de sucatas . . . Feiras ou mercados . . . . Depsitos de lixo . . . . . . Exposio ou depsitos de artigos, objectos e produtos regionais ou agrcolas para venda. Depsitos de materiais para vendas. rvores ou arbustos . . . . Muros ou vedaes em alvenaria.

(**) 50 70 2 000 (***) 200 (***) 100 (***) 100

(**) 50 70 2 000 (***) 200 (***) 100 (***) 100

15 50 2 000 (***) 200 (***) 100 (***) 100

12 50 2 000 (***) 200 (***) 100 (***) 100

10 50 2 000 (***) 200 (***) 100 (***) 100

(**) 8 (**) 30 2 000 (***) 100 (***) 100 (**) 30

50 (***) 1 6,5

50 (***) 1 6,5

30 (***) 1 4

30 (***) 1 4

30 (***) 1 4

30 (***) 1 (***) 1,5

(*) Na falta de proteco no so permitidos quaisquer tipos de construo ou instalao de suportes publicitrios que constituam obstculo visibilidade das correspondentes reas. (**) Marcado para cada lado do eixo da estrada. (***) Marcada para cada lado da zona da estrada.

5346

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

N.o 225 29-9-1997

N.o 225 29-9-1997

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

5347

5348

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

N.o 225 29-9-1997

N.o 225 29-9-1997

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

5349

5350

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

N.o 225 29-9-1997

N.o 225 29-9-1997

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

5351

5352

DIRIO DA REPBLICA I SRIE-B

N.o 225 29-9-1997

Resoluo do Conselho de Ministros n.o 166/97 O Conselho da Unio Europeia adoptou a directiva n.o 93/76/CEE, de 13 de Setembro, relativa limitao das emisses de dixido de carbono atravs do aumento da eficincia energtica (SAVE). Para a obteno destes objectivos, a referida directiva estabelece, de forma enunciativa, um conjunto de pro-

gramas que os Estados membros devem pr em execuo. As polticas a desenvolver neste mbito devem, nomeadamente, incluir os programas de certificao energtica dos edifcios, a facturao das despesas de aquecimento, ar condicionado e gua quente sanitria com base no consumo real, o financiamento por terceiros de investimentos em eficincia energtica no sector

You might also like