You are on page 1of 4

||TELEBRAS13_012_24N816223||

CESPE/UnB TELEBRAS

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca dos sistemas de comunicao, julgue os itens a seguir.
51

O cancelamento de eco utilizado quando parte do sinal transmitido retorna ao receptor e apresenta-se como um rudo. Contudo, h situaes em que o nvel do sinal de recepo de 30 dB abaixo do eco e, ainda assim, o sinal de recepo recebido com taxa de erro suportvel. Entre os possveis elementos presentes em um transmissor de sistema de comunicao, incluem-se o codificador de fonte, o codificador de canal e o modulador. O receptor tem a funo de regenerar um sinal recebido utilizando diversas estruturas, tais como o equalizador, o recuperador de sincronismo, o demodulador, o scrambler e o phase sppliter. Geralmente, na ausncia de sinal, o transmissor continua ativo, garantindo a manuteno das condies de adaptao e sincronismo no receptor, e o bloco denominado embaralhador produz uma transmisso de espectro cheio. Em sistema full-duplex, a separao dos canais de transmisso e recepo feita apenas por multiplexao no tempo ou por multiplexao em frequncia.

Os sistemas de comunicaes apresentam limitaes fsicas, como largura de banda, capacidade de transmisso de canais e potncia mdia de sinal. A respeito dessas limitaes, julgue os prximos itens. Um canal caracteriza-se por sua capacidade intrnseca de transmisso, sendo sua capacidade mxima afetada pela largura de banda do canal, pela potncia mdia do sinal de transmisso e pela potncia mdia do rudo presente no canal. 64 A capacidade de um canal infinita na ausncia de rudo, tal que, nesse caso, possvel transmitir qualquer informao de um sinal com potncia e banda limitada.
63 65

52

53

A informao presente em um sinal contnuo no tempo, limitado frequncia fm, em Hz, pode ser completamente especificada por fm amostras por segundo do sinal, sendo necessria, para transmitir a informao do sinal, apenas a transmisso das amostras discretas.

54

Em relao aos esquemas de modulao e demodulao, julgue os itens que se seguem. Em um canal com jitter de amplitude, recomendada a utilizao de modulao AM. 67 A modulao em fase e a modulao em frequncia, exemplos de modulao angular, oferecem melhor discriminao contra rudo branco gaussiano do que a modulao em amplitude.
66

55

No que se refere informao transmitida em um sistema de comunicao, julgue os itens seguintes.


56

A quantidade de informao presente em um trecho de uma mensagem diretamente proporcional probabilidade de ocorrncia do acontecimento descrito na mensagem. Um codificador de fonte de informao representa a informao por meio de cdigos projetados, com base na probabilidade de ocorrncia de cada um dos eventos da fonte. Em relao a codificadores de fonte, caso a codificao de Huffman e a de Ziv-Lempel sejam aplicadas sobre um texto em ingls, usual obter-se compactaes mdias superiores na codificao de Huffman em comparao de Ziv-Lempel. A compactao da fonte, a despeito da eficincia do codificador de fonte, tem um limite inferior: a entropia da fonte. A entropia da fonte de informao funo das probabilidades dos eventos dessa fonte e atinge o mximo na situao em que a fonte apresenta eventos equiprovveis. A finalidade do projeto de codificador de canal reduzir o impacto do rudo presente no canal sobre o processo decisrio no receptor, bem como reduzir as redundncias do sinal de transmisso, tal como efetua o codificador de fonte. As principais fontes de informao do ambiente de telecomunicaes so fala, msica, imagens e dados de computador.

Os processos de modulao e demodulao so utilizados para ajustar o sinal em banda base faixa de frequncia adequada passagem pelo canal. 69 A seleo dos esquemas de modulao e demodulao para projetos de sistemas de comunicao deve ser feita com base nas particularidades do sinal modulante.
68

57

58

No esquema de modulao DSB-SC, somente as bandas laterais inferior e superior so transmitidas, ao passo que, no SSB, somente uma banda lateral (inferior ou superior) transmitida. No VSB, por sua vez, somente um vestgio de uma das bandas laterais e uma verso correspondente modificada da outra banda lateral so transmitidos. 71 A modulao AM bastante utilizada devido sua alta eficincia espectral e simplicidade de implementao de seu transmissor e receptor.
70

No que se refere aos sistemas de comunicao digital, julgue os itens subsequentes.


72

59

Independentemente do instante de amostragem, o pulso do tipo cosseno levantado, cuja utilizao garante a interferncia entre smbolos nula, um pulso prtico que atende ao critrio de Nyquist.

60

61

Dada a necessidade de o receptor amostrar o sinal recebido no momento adequado, necessrio que o recuperador de sincronismo mantenha o sincronismo dentro de limites satisfatrios e garanta uma taxa de erro suportvel e o instante timo de amostragem. 74 O efeito da interferncia intersimblica sobre o desempenho de sistemas de transmisso de pulso em banda base equivalente a um rudo de canal sobre o receptor do sistema.
73 75

62

O filtro casado considerado um detector linear timo em uma comunicao binria, caso as mensagens sejam transmitidas por apenas dois smbolos na presena de rudo branco gaussiano.
4

www.pciconcursos.com.br

||TELEBRAS13_012_24N816223||

CESPE/UnB TELEBRAS
RASCUNHO

A respeito da implementao de sistemas modernos de comunicao digital, julgue os itens que se seguem.
76

Os equalizadores com realimentao de deciso tm sido bastante utilizados, em virtude de no propagarem o erro de uma deciso errada e de proporcionarem um ganho significativo em comparao aos equalizadores lineares. O emprego de uma combinao de processos puros de modulao a exemplo do QAM garante melhor aproveitamento da capacidade do canal, maior robustez a distrbios do canal e menor taxa de erros. O TCM, que combina codificao e modulao em uma estrutura nica, proporciona ganhos de at 15 dB, em relao ao equivalente QAM, nas mesmas condies de rudo do canal.

77

78

Acerca de antenas e propagao, julgue os itens seguintes.


79

Considere que um radiotransmissor com potncia igual a 10 W seja conectado, por meio de um cabo de 6 m com perda de 0,5 dB/m, a uma antena omnidirecional com diretividade igual a 3 dB. Nesse caso, a EIRP (equivalent isotropically radiated power) ser igual a 37 dBm. Sinais transmitidos na banda HF (high frequency) entre 3 MHz e 30 MHz podem ser refletidos pela ionosfera, podendo, assim, serem transmitidos a longas distncias, contornando a curvatura da Terra. Refrao o fenmeno fsico mediante o qual as radiaes eletromagnticas contornam os obstculos fsicos. Na propagao em espao livre, para uma dada potncia de transmisso, a potncia recebida a uma distncia d pode ser obtida pela relao , em que PRX (d0)

80

81 82

a potncia recebida a uma distncia de referncia d0 e o expoente de perda de percurso. O expoente de perda de percurso aumenta com a frequncia, ento, quanto maior for a frequncia utilizada na transmisso, menor ser a potncia recebida. No que se refere a plataformas e sistemas de comunicao, julgue os itens a seguir.
83

Disperso modal o fenmeno que ocorre em fibras pticas devido s diferentes velocidades de propagao dos diferentes comprimentos de onda. O SS7 um protocolo de sinalizao usado para a inicializao e terminao de chamadas telefnicas em redes comutadas. No sistema de segunda gerao de telefonia celular GSM, emprega-se exclusivamente a tcnica TDMA (time division multiple access) como protocolo de mltiplo acesso. fundamental que os sistemas de comunicaes sem fio com base na tcnica CDMA possuam um controle de potncia rpido e preciso, especialmente no enlace reverso, dado o problema perto-longe (near-far). Em um enlace de transmisso por micro-ondas, devem-se evitar obstrues na primeira Zona de Fresnel, cujo raio em torno da linha de visada proporcional ao inverso da raiz quadrada da frequncia utilizada. No sistema de quarta gerao 3GPP-LTE, utiliza-se a tcnica OFDMA (orthogonal frequency division multiple access) tanto no enlace direto como no enlace reverso.
5

84 85

86

87

88

www.pciconcursos.com.br

||TELEBRAS13_012_24N816223||

CESPE/UnB TELEBRAS

Acerca de codificao e compresso de sinais, julgue os seguintes itens.


89

Considerando as legislaes profissionais pertinentes ao sistema CONFEA/CREA, julgue os itens subsequentes.


95

Considere que a figura abaixo represente um codificador convolucional binrio, em que z!1 significa um atraso discreto. Nesse caso, o cdigo no recursivo, no sistemtico, com taxa , e pode ser decodificado por meio de um

O acervo tcnico consiste nas atividades desenvolvidas ao longo da vida do profissional, que so compatveis com suas atribuies e registradas no CREA por meio de ART.

decodificador de Viterbi com trelia de 128 estados.


96

As pessoas jurdicas e organizaes estatais s podero exercer atividades de projetos, anlises, avaliaes, vistorias, percias, pareceres e divulgao tcnica com participao efetiva e autoria declarada de profissional legalmente habilitado e registrado pelo CREA.

97

Todo contrato, escrito ou verbal, para a execuo de obras ou para a prestao de quaisquer servios profissionais referentes engenharia, arquitetura e agronomia fica sujeito anotao de responsabilidade tcnica (ART).

90

O algoritmo Lempel-Ziv-Welch (LZW) utilizado, de maneira especfica, para a compresso com perdas de arquivos de msica. Considerando-se que uma fonte gere dados com um alfabeto ternrio a uma taxa de 1 kHz e que seu elementos tenham probabilidades de ocorrncia iguais a , e , correto

98

Atividades de vistoria, percia, avaliao, arbitramento, laudo e parecer tcnico referentes a sistemas de comunicao e de telecomunicaes so exercidas exclusivamente por

91

engenheiros devidamente habilitados, conforme resoluo especfica do CONFEA.


99

afirmar que essa fonte pode ser transmitida, teoricamente, sem perdas a uma taxa de 1,5 kbps.

Nos casos de desempenho de cargo ou funo tcnica que envolva atividades para as quais sejam necessrios a habilitao legal e os conhecimentos tcnicos nas profisses abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA, dispensa-se a ART, caso a atividade seja exercida em rgo pblico.

A respeito das topologias de redes de comunicao, julgue os itens a seguir.


100 Na topologia em anel, as estaes atuam como repetidoras e

Figura I

Figura II

retransmitem o sinal at o destinatrio, podendo ocorrer a interrupo de um segmento da rede por completo, caso haja

As figuras I e II acima representam as medies, em um analisador de espectro, de um sinal em banda passante na entrada e na sada de um amplificador, respectivamente. No eixo vertical, cada diviso representa 3 dB e o eixo horizontal tem um span de 20 Mhz. Com base nessas informaes, julgue os prximos itens.
92 93 94

falha em um n da rede.
101 O desempenho da rede um fator que deve ser considerado na

escolha do tipo de topologia de rede empregado.


102 Na topologia de barramento, o tempo e a frequncia de

A amplitude do sinal amplificada em mais de 10 vezes. A largura de banda de 10 dB do sinal maior que 10 MHz. A figura de rudo desse amplificador maior que 5 dB.

transmisso so parmetros de menor importncia. O parmetro mais importante a ser considerado em projeto a distncia.
6

www.pciconcursos.com.br

||TELEBRAS13_012_24N816223||

CESPE/UnB TELEBRAS 110 Caso o protocolo de roteamento OSPF esteja habilitado entre

dois roteadores ligados por um mesmo link e que aceitam os Considerando o esquema acima, que ilustra a ligao fsica de determinado segmento de uma rede fast ethernet, julgue os itens que se seguem.
103 Considere que o roteador seja capaz de suportar access lists

parmetros de comunicao do OSPF, esses roteadores passaro a ser vizinhos OSPF (OSPF neighbors).
111 O BGP no usa parmetros e pacotes de keepalive, devido ao

fato de ser um algoritmo de link state. (ACLs) de camada 4 e que ele bloqueie a porta 53 com o protocolo UDP. Nessa situao, a estao cliente s poder fazer consulta DNS no seu segmento de rede local.
104 Esse tipo de arquitetura para conexo Internet insegura,

No que se refere s configuraes bsicas de MPLS, julgue os itens seguintes.


112 Ao se configurar o MPLS, deve-se definir o protocolo de

transporte gerador das informaes de etiqueta do MPLS, sendo o UDP o padro indicado, dada sua velocidade de transmisso.
113 Ao ser habilitado no MPLS, o LDP (label distribution

pois o endereo MAC da estao ser propagado para a Internet, ao ser realizada consulta de varredura de IPs.
105 Se o switch dessa arquitetura for substitudo por um switch

protocol) altera o TOS (type of service) no protocolo IP em todos os ns no caminho. Considerando que uma rede IP com roteadores, switches e servidores esteja usando o protocolo SNMP v2 e que todos esses elementos tenham sido habilitados e configurados corretamente, julgue os itens subsequentes.
114 O SNMP v2, por padro, no usa comunidade e seu trfego

layer 3, a estao cliente ser incapaz de se conectar Internet sem saber previamente que o switch pode realizar o controle de traduo de endereos (NAT) em IPV6.

criptografado. Com base no esquema de topologia fsica de rede local fast-ethernet apresentado acima, julgue os itens subsecutivos.
106 Dado que suporta, por padro, VLAN tagging, o hub pode 115 Um switch camada 2 com 24 portas capaz de gerar

informaes de bytes de entrada e sada de todas suas portas, bem como de enviar essas informaes por SNMP v2.
116 A quantidade de pacotes processados e de pacotes descartados

priorizar o trfego ao considerar que a estao 2 tem prioridade de transmisso em relao estao 3.
107 Considere que a estao 1 tenha IP 10.10.10.1, opere no

uma informao que um administrador de rede pode receber de um roteador que processa essas informaes em uma estao de gerncia de rede por SNMP v2. Julgue os itens a seguir, referentes a WDM e DWDM.
117 No DWDM, obtm-se um nmero maior de canais pticos

sistema Windows 7 e integre a VLAN 100. Nesse caso, se o roteador tambm estiver com esse mesmo IP e integrar a VLAN 200, a estao 1 no acusar conflito de IP com o roteador.
108 Se a estao 1 estiver em segmento de rede isolado por VLAN

reduzindo-se a disperso cromtica de cada canal com o uso de laser de boa qualidade.
118 O WDM, em relao ao DWDM, permite o uso de maior

da porta em que est ligado o hub, correto afirmar que o protocolo IEEE 802.1x est sendo utilizado. Julgue os itens de 109 a 111, relativos a IPV4 e roteamento.

comprimento de onda, porque, nele, os sinais so empacotados utilizando o maior espaamento de onda permitido na banda B. A respeito dos tipos de fibra ptica, julgue os prximos itens.
119 A fibra ptica G.655 classificada como multimodo e pode ser

109 Ao se verificar a quantidade de saltos do comando traceroute com uma estao de origem Linux, os roteadores

utilizada em sistemas de curta distncia, de at 655 metros.


120 As fibras pticas multimodo 50/125 podem ser classificadas

no caminho devem permitir o trfego ICMP e responder a esse trfego para que sejam identificados os IPs pelos quais passaram os pacotes gerados pelo traceroute.

em OM1, OM2, OM3 e OM4, conforme a largura de banda, a aplicao em redes locais e a distncia do enlace de comunicao.
7

www.pciconcursos.com.br

You might also like