You are on page 1of 5

De

acordo

com

site

Wikipdia

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Internet), IP um acr nimo para a e!press"o inglesa #Internet Protocol# (ou Protocolo de Internet), $ue um protocolo usado entre duas ou mais m%$uinas em rede para encaminhamento dos dados. &s dados numa rede IP s"o en'iados em (locos re)eridos como pacotes ou datagramas (os termos s"o (asicamente sin nimos no IP, sendo usados para os dados em di)erentes locais nas camadas IP). *m particular, no IP nenhuma de)ini+"o necess%ria antes do host tentar en'iar pacotes para um host com o $ual n"o comunicou pre'iamente.

Segurana , maioria das solu+-es .oIP ainda n"o suportam criptogra)ia, o $ue resulta na possi(ilidade de se ou'ir chamadas alheias ou alterar seu conte/do. 0m mtodo de seguran+a dispon1'el atra's de codi)icadores de %udio patenteados $ue n"o s"o dispon1'eis para o p/(lico e!terno, di)icultando o entendimento do $ue est% sendo tra)egado e protegendo o consumidor. *ntretanto, outras %reas de seguran+a atra's de o(scuridade n"o t2m tido sucesso a longo pra3o de'ido 4 grupos de engenharia re'ersa. ,lgumas empresas usam compress"o de dados para tornar a escuta alheia mais di)1cil.

*ntretanto, seguran+a atra's de criptogra)ia e autentica+"o ainda n"o est% amplamente dispon1'el ao p/(lico.

Protocolos ,lguns dos protocolos utili3ados no .oIP para sinali3a+"o de chamadas s"o 5.676, 8IP, 9:;P, 5.7<=/9*:,;&, >ingle e I,? (usado na presen+a de ser'idores ,sterisk). ,lguns dos protocolos utili3ados no transporte de media incluem @AP e @A;P.

http://www.clu(edohardware.com.(r/artigos/BB Introduo De uns tempos para c% muitas empresas em todo o mundo est"o conseguindo economi3ar C e muito C nas tari)as de liga+-es interur(anas e internacionais. Audo gra+as a uma tecnologia chamada .oIP (.o3 so(re IP), $ue come+a a se tornar acess1'el tam(m no Drasil. * n"o 'ai demorar muito para $ue essas $uatro letras causem uma 'erdadeira re'olu+"o no modo de se pensar tele)onia. 9uitos E% ousam a)irmar at $ue o .oIP a rein'en+"o da tele)onia, tanto na )orma de prestar o ser'i+o, $uanto de utili3%Flo. 8ai(a mais so(re este ser'i+o. Mas como funciona o VoIP? , plata)orma .oIP trans)orma os sinais de 'o3 (analGgicos) em pacotes digitais para transmiss"o tanto na Internet $uanto na Intranet. *stes pacotes s"o compactados para transmiss"o a um segundo portal, no $ual eles ser"o no'amente compactados, dessa 'e3 em sinais de som analGgicos, e en'iados ao receptor.

;omo o .oIP processa uma chamada de 'o3H ,(ai!o, acompanhe um passoFaFpasso de como se esta(elece uma liga+"o tele) nica pela tecnologia .oIP:

I. & usu%rio, com um headset, ou'e a sinali3a+"o $ue indica tele)one )ora do gancho para a parte da aplica+"o sinali3adora da .oIP no roteador. *sta emite um sinal de discagem e aguarda $ue o usu%rio tecle um n/mero de tele)one. *sses d1gitos s"o acumulados e arma3enados pela aplica+"o da sess"o. 7. & gatewaJ compara estes d1gitos acumulados com os n/meros programados. Kuando h% uma coincid2ncia, ele mapeia o n/mero discado com o endere+o IP do gatewaJ de destino. 6. *m seguida, a aplica+"o de sess"o roda o protocolo de sess"o 5.7<L so(re A;P, a )im de esta(elecer um canal de transmiss"o e recep+"o para cada dire+"o atra's da rede IP. Kuando a liga+"o atendida, esta(elecido, ent"o, um )lu!o @AP (@ealFAime Aransport Protocol, ou Protocolo de Aransmiss"o em Aempo @eal) so(re 0DP (0ser Datagram Protocol, algo como Protocolo de Pacote de Dados do 0su%rio) entre o gatewaJ de origem e o de destino. <. &s es$uemas de compress"o do codi)icadorFdecodi)icador (;&D*;s) s"o ha(ilitados nas e!tremidades da cone!"o. , chamada, E% em 'o3, prossegue utili3ando o @AP/0DP/IP como pilha de protocolos. Mada impede $ue outras transmiss-es de dados ocorram

simultaneamente 4 chamada. 8inais de andamento de chamada e outros indicati'os $ue podem ser transportados dentro da (anda cru3am o caminho da 'o3 assim $ue um )lu!o @AP )or esta(elecido. ,pGs a liga+"o ser completada, poss1'el tam(m en'iar sinali3a+-es dentro da (anda como, por e!emplo, sinais DA9N ()re$O2ncias de tons) para ati'a+"o de e$uipamentos como 0nidade de @esposta ,ud1'el (0@,). Kuando $ual$uer das e!tremidades da chamada desligar, a sess"o encerrada, como em $ual$uer chamada de 'o3 (liga+"o tele) nica) con'encional.

& $ue 'oc2 precisa para usar a comunica+"o .oIP, integrando Internet e tele)oniaH Messa comunica+"o de 'o3, necess%rio $ue o usu%rio tenha instalado em seu computador um so)tware para trans)er2ncia de dados, no caso a 'o3. .ale lem(rar $ue, para usu)ruir desse ser'i+o, seu micro de'e possuir um kit multim1dia. *m seu primeiro est%gio, a .oIP podia ser entendida como uma con'ersa+"o tele) nica entre dois usu%rios de uma rede pri'ada usando con'ers"o de 'o3 para dados (e!clusi'amente em redes corporati'as). 9ais tarde esta tecnologia chegou ao seguinte conceito: uma con'ersa+"o tele) nica entre um usu%rio de Internet e um usu%rio da tele)onia con'encional, sem necessidade de acesso simultPneo. ,gora, o $ue chega ao mercado domstico uma idia muito mais completa e $ue promete resultados cada 'e3 melhores: uma con'ersa+"o tele) nica entre um usu%rio Internet e um usu%rio da tele)onia con'encional, am(os utili3ando apenas o tele)one.

Nonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/.oipQ.antagens

Vantagens do VoIP ,lgumas das 'antagens de se implantar o .oIP est"o na rela+"o custo/(ene)1cio: redu3ir signi)icati'amente o custo com tele)onia, e)etuar chamadas de longas distPncias a custos locais, integrar tele)onias mG'eis com tele)onias )i!as, s"o apenas algumas 'antagens encontradas nesta tecnologia. &utra 'antagem n"o ter de criar uma outra estrutura para apenas o tr%)ego de 'o3, podendo assim apro'eitar a estrutura E% e!istente na empresa. De'ido a isto o retorno do in'estimento mais r%pido. Dificuldades encontradas

8e a estrutura de rede e os e$uipamentos )orem antigos, as mudan+as podem causar um susto pelo pre+o alto na a$uisi+"o de no'os e$uipamentos como o ca(eamento, 5u(s, 8witches, @oteadores, Aele)ones IP e a m"o de o(ra especiali3ada. &utra di)iculdade encontrada em rela+"o ao custo dos e$uipamentos $ue ainda s"o (em altos, por e!emplo, um modelo de tele)one IP dos mais simples $ue se tem 4 'enda hoEe, n"o sai por menos de @R 7LS,SS. Aam(m e!iste a limita+"o das redes IP para se transmitir 'o3, desta )orma gerando atrasos )i!os na transmiss"oT umas das principais causas de atrasos )i!os s"o: compress"o, entre F processos, transmiss"o, rede, (u))er, descompress"o. &utra seria a perda e!istente na rede, para uma garantia maior seria necess%rio o aumento da (anda, (em como uma melhoria no aumento no tempo de processamento dos nGs.

You might also like