You are on page 1of 10

Notas sobre os clssicos da Sociologia e suas contribuies para os estudos sobre processos associativos

JESUS MARMANILLO PEREIRA*

Resumo O presente artigo visa expor os principais conceitos e perspectivas clssicas da Sociologia, e suas respectivas abordagens sobre processos de associao, ou seja, quais os fatores devem ser analisados nas situaes em que os indivduos se agrupam em determinadas formaes. Palavras chave: Processos associativos, classe social, diviso do trabalho social, ao social, interao social.

Abstract This article aims to explain the main concepts and classic perspectives of sociology, and their respective approaches approach to processes of association, in other words, what factors should be considered in situations where individuals are grouped in certain formations. Key words: associative processes, social class, division of labor, social action, social interaction.

JESUS MARMANILLO PEREIRA Doutorando em Sociologia pelo Programa de PsGraduao em Sociologia da Universidade Federal da Paraba. Professor substituto do Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranho.

149

1. Introduo Sobre a importncia dos clssicos, Jeffrey C. Alexander (1998) percebe que os tericos contemporneos secularizaram o modelo clssico, despojando-o da teleologia revolucionria e conservando sua teoria explicativa firmemente racional, distributiva e materialista. Dito de outra forma, os clssicos da sociologia so referncia importante para estudos sobre as condies de emergncia e funcionamento de agrupamentos. Buscamos no presente texto, expor alguns conceitos e noes dos tericos clssicos, Karl Marx, Max Weber, mile Durkheim e Georg Simmel, para a sistematizao de um estudo sobre processos associativos, ou seja, quais ferramentas analticas eles nos fornecem para uma abordagem sobre processos em que pessoas se agrupam e interagem, compondo organizaes, movimentos sociais, partidos etc.. 1.2. Classes Sociais: Proletrios de todos os pases uni-vos! Tomando como ponto de partida a frase Proletrios de todos os pases uni-vos! (MARX e ENGELS, 2007, p. 91) possvel indagar sobre aspectos fundamentais para a construo de uma definio de classe social, na perspectiva marxista. Forjada por meio do materialismo histrico, essa constitui-se na anlise das relaes sociais de produo historicamente construdas que caracterizam tipos de diviso do trabalho social. Essa abordagem associou as relaes humanas em funo da produo material, constituindo assim, a premissa de que o concreto

pensado torna-se uma forma de apreender o mundo.1 Nesse sentido, o autor expunha que suas anlises sempre partiam de bases reais fundamentadas aos indivduos reais, suas aes e condies materiais de vida. (MARX, 1998, p. 10). Para explicar o processo de formao da classe2 operria, ele considera os contextos revolucionrios do sculo XIX na Frana e Inglaterra, evidenciando que: o 18 brumrio de Luis Bonarparte resultou de um trabalho de coalizao temporria entre o proletariado parisiense e fragmentos da burguesia francesa e que na Inglaterra industrial, tais coalizes ocorreram de forma mais permanente. Em relao ao caso ingls, discorre sobre a forma como as indstrias conseguiam aglutinar indivduos que inicialmente no tinham vnculos entre si, mas que aos poucos apresentavam afinidades e interesses mtuos. Esses objetivos comuns construdos socialmente renem os trabalhadores num mesmo pensamento de resistncia e coalizo. (MARX e ENGELS, 2007). O interesse coletivo objetivado numa proposta comum, de resistncia, somado s similaridades nas condies de existncia, garantiram os primeiros ensaios de associao entre trabalhadores, sob a forma de coalizes e prottipos de sindicatos.
1

Dessa forma contrapem-se ao pensamento idealista hegeliano, que considera o real por meio de abstraes subjetivas. 2 trata-se da classe operria inglesa do sculo XIX, formada por aqueles que no dispunham dos meios de produo e que contavam unicamente com a venda da prpria fora de trabalho.

150

Para Marx (2007) as primeiras coalizes permanentes, constitudas pelo proletariado ingls, foram as Trade unions que serviam de estrutura fundamental, operacionalizada por operrios, nas lutas contra os patres. O autor percebeu que as Trades unions se uniram constituindo a national associations of united trades, cujo comit central contava com 80.000 membros. Essas formas associativas possuam uma dimenso poltica forte, j que se constituam atravs da mobilizao de vrios operrios em torno da defesa de posicionamentos frente aos interesses dos patres. Alm disso, importante considerar que a unio entre trabalhadores foi otimizada pela publicizao de seus objetivos, por meio da imprensa escrita. Assim,
Os operrios comeam a formar coalizes contra burgueses e atuam em comum na defesa de seus salrios; chegam a fundar associaes permanentes a fim de se precaverem de insurreies eventuais. Aqui e ali a luta irrompe em motim. De tempos em tempos os operrios triunfam, mas um triunfo efmero. Verdadeiro resultado de suas lutas no o xito imediato, mas a unio cada vez mais ampla dos trabalhadores. Esta unio facilitada pelo crescimento dos meios de comunicao criados pela grande indstria e que permitam o contato entre operrios de diferentes localidades. Basta, porm, este contato para concentrar as numerosas lutas, que tm o mesmo carter em toda parte, em uma luta nacional, uma luta de classes. (MARX e ENGELS, 2005, p. 48)

contato fornecido pela comunicao poderia unificar diversas lutas, no sentido de construir socialmente os objetivos comuns para a classe trabalhadora, fomentando, assim, uma conscincia de classe. O elemento identitrio que podemos analisar dentro de um processo de formao de conscincia de classe, pode ser discorrido por meio da explanao do que Marx (2007) chamava de classe em si e classe para si, ou seja, a primeira explicada nas similaridades de condies econmicas dos trabalhadores e da situao comum de explorao e dominao, na qual eram subjugados, e no segundo caso, caracterizada atravs do processo de luta no qual as reivindicaes defendidas geravam uma conscincia de classe. Sobre a relao entre as condies similares de vida e a formao de uma classe, Marx notou que,
As condies econmicas, inicialmente, transformaram a massa do pas em trabalhadores. A dominao do capital criou para esta massa uma situao comum, interesses comuns. Esta massa, pois, j, face ao capital, uma classe, mas ainda no para si. Na luta (...) esta massa se rene, se constitui em classe para si mesma. Os interesses que defendem se tornam interesses de classe. (MARX, 2007, p. 159)

Dessa forma, a utilizao do instrumento de comunicao de massa deve ser considerada na unio do operariado e quebra das barreiras impostas pelas distncias geogrficas. O

Se havia um aspecto estrutural expresso nas condies histricas dos modos de produo, esse foi materializado por meio da precarizao das condies de vida do trabalhador. Nesse contexto, as Trades unions ganhavam influncia em processos de reivindicao e produo de conscincias coletivas e possibilitavam uma ideia de classe objetivada historicamente na luta e em determinadas condies sociais de existncia.

151

Nesse sentido, as variveis priorizadas na anlise sobre a produo de conscincia so as organizaes como sindicatos e partidos polticos e sua capacidade de mobilizar os trabalhadores em torno de objetivos comuns historicamente construdos. Tal vis analtico fornece sentido e coerncia frase: que as classes dominantes tremam ideia de uma revoluo comunista! Nela os proletrios nada tm a perder, a no ser os seus grilhes. Tm um mundo a ganhar. Proletrios de todos os pases, uni-vos!. (MARX e ENGELS, 2007, p.91) Assim, os autores apresentam uma ideia de associativismo construda estruturalmente por meio de uma percepo comum sobre a conjuntura histrica de uma determinada classe social, sobre os modos de produo e os tipos de diviso social do trabalho que essa produz. Nesse sentido, a classe proletria foi pensada em relao a outras classes localizadas em um contexto histrico especifico3, o que garante a caracterstica de anlise estrutural sobre esse fenmeno associativo. Em outros termos, o contexto privilegiado para a anlise da relao entre modo de produo e classes sociais foi o sculo XIX, quando a produo econmica imprimiu maior concentrao e produo de capital, aumentando o fosso existente entre os detentores do meio de produo e aqueles que possuam apenas a prpria fora de trabalho, como nico requisito para insero no sistema capitalista.
Tal constatao d sentido a celebre frase, A histria de todas as sociedades at hoje existentes, a historia da luta de classes. (Marx e Engels, 2005, p. 40) que demonstra o carter externo e estruturante, pautado na historia e na relao entre classes, para a formao de classes especificas.
3

Dessa forma, outro ponto que deve ser avaliado o associativismo da classe burguesa entorno do lucro e do capital, uma vez que ao consumir a fora de trabalho do operrio, o capitalista aliena o trabalho e expropria os produtos resultantes do mesmo, produzindo assim a mais-valia. Grosso modo, logo que o trabalhador produz o necessrio para pagar os gastos gerados pelo consumo de trabalho e meios de produo, passa a produzir um excedente que apropriado pelo capitalista. Nesse sentido, Gorender (1996) percebe que a mais-valia a clula germinativa do modo de produo capitalista e possui como lcus principal a fbrica, onde ocorre o processo de produo e acumulao. A tese associativista contida na viso marxista engloba tambm as relaes mantidas entre os membros da classe burguesa com o objetivo de sustentar sua posio e manter para si os meios de produo. Guardando as devidas propores, a classe burguesa se uniu em torno da lgica do capital, e da mesma forma buscou criar mecanismos de coalizo como os monoplios, os aparelhos ideolgicos que reproduzem a lgica do capital. Se na perspectiva marxista, a classe e os fenmenos associativos podem ser explicados de acordo com variveis histricas e condicionantes sociais que caracterizam determinadas divises do trabalho social e relaes de produo existentes no mesmo, veremos a seguir que para mile Durkheim, tais fenmenos emergem do interior das prprias divises sociais do trabalho e dos princpios de coeso social caracterizados nas formas de solidariedades possveis em cada sociedade.

152

1.3. Solidariedade: Por mais ricamente dotados que sejamos, sempre nos falta alguma coisa... Segundo Durkheim (1999), o sentimento de insuficincia e a busca de habilidades e qualidades das quais somos desprovidos so condicionantes das associaes entre os indivduos, cujo objetivo seria diminuir o sentimento de incompletude e acrescentar potencialidades de atuao. As relaes estabelecidas durante esse processo caracterizam o que o autor chama de diviso do trabalho social, noo bastante ligada ao conceito de solidariedade, que para Durkheim (1999) no se constitui como valor moral, mas sim, como uma lgica de interao objetivada e materializada no direito, e que demonstra efeitos sociais importantes para a compreenso da coeso de determinados tipos de sociedade. Para exemplificar as dimenses da solidariedade social, o autor extrai um elemento comum em todas as regras jurdicas as sanes, explicando que os diferentes tipos de sanses correspondem a diferentes tipos de solidariedades. Atravs dessa anlise, o autor percebeu que os princpios associativos (ou princpios de unio) que fundamentam a coeso dos agrupamentos se pautam nas similitudes ou diferenas de caractersticas sociais dos envolvidos no agrupamento. Essas duas caractersticas so tipicamente relacionadas a dois tipos de solidariedades fundamentais na caracterizao de seus respectivos agrupamentos. A primeira a chamada Solidariedade Mecnica ou por Similitudes, onde o vinculo de solidariedade social que corresponde ao direito aquele que constitui o crime (DURKHEIM, 1999).

Para explicla, o autor trabalha as definies de crime e de pena, recorrendo a seu esquema terico, pautado fortemente na noo de fato social4 que para o autor caracterizado por trs caractersticas fundamentais para compreenso da relao entre indivduos e grupo, so essas, a externalidade, coercitividade e generalidade. Tais definies so sistematizadas em relao a uma conscincia coletiva, que determina sanes. Sobre esse tipo de Solidariedade, o autor explica:
[...] existe uma solidariedade social proveniente do fato de que certo nmero de estados da conscincia coletiva so comuns a todos os membros da mesma sociedade. ela que o direito repressivo figura materialmente, pelo menos no que ela tem de essencial. O papel que ela representa na integrao geral da sociedade depende, da maior ou menor, extenso da vida social que a conscincia abraa. (DURKHEIM, 1999, p. 83)

Pode-se entender que a integrao est ligada s dependncias e similitudes entre os indivduos, e que so relacionadas a uma conscincia coletiva e defendidas por meio de um direito repressivo. Para Durkheim, esse tipo de integrao social seria caracterstico das sociedades primitivas, onde a inovao e a diferena sinalizariam um tipo de ruptura com a coeso do grupo.
mile Durkheim exemplifica e caracteriza o fato social atravs de dois aspectos especficos, aqueles cristalizados em crenas e prticas constitudas (regras jurdicas, sistemas lingsticos, financeiros etc..) e outros chamados de correntes sociais, cuja expresso no possui forma cristalizada e/ou regular nesse caso so pensadas as manifestaes coletivas em assemblias e situaes de grande excitao Nesse esquema explicativo, aponta que em ambos os casos, h o elemento comum da presso externa ao individuo.
4

153

O segundo tipo de solidariedade descrito pelo autor pensado a partir das sociedades complexas, e denominado de solidariedade orgnica, cuja principal caracterstica a integrao por meio da interdependncia entre os diferentes atores. Nos agrupamentos caracterizados por esse tipo de solidariedade, a maior especializao dos atores inversamente proporcional conscincia comum compartilhada por todos. Em outras palavras, pode-se dizer que a maior diviso do trabalho gera maior dependncia entre pessoas e consequentemente maior necessidade de associativismo. Fazendo um resumo sobre os dois tipos de solidariedade, Durkheim (1999, p. 216) sintetiza que,
A vida social deriva de uma dupla fonte: A similitude das conscincias e a diviso do trabalho social. O indivduo socializado no primeiro caso, porque no tendo individualidade prpria confunde-se com seus semelhantes, no seio do mesmo tipo coletivo; No segundo, porque, tendo uma fisionomia e uma atividade pessoal que os distinguem uns dos outros, depende deles na mesma medida em que se distingue, por conseguinte, da sociedade que resulta de sua unio.

1.4. Associaes: compreenso dos interesses e sentidos... Diferente de Karl Marx e de mile Durkheim, o foco privilegiado de Max Weber desse autor, quando pensa formas associativas e instituies, recai sobre os interesses e motivaes dos indivduos quando executam uma ao, ou seja, buscam-se os sentidos que podem ser atribudos s aes. Assim, vale ressaltar que um conceito estruturador de seu esquema terico o de ao social, ou seja, toda conduta humana, cujos sujeitos vinculam a esta ao um sentido subjetivo e que seja referente e orientada em relao conduta de outros (WEBER, 2002). A importncia da interpretao dos sentidos atribudos as aes sociais est relacionada forma como Weber percebe a Sociologia enquanto Cincia da Cultura, influenciada por uma perspectiva semitica. Nesse sentido, longe de caracterizar uma mera descrio quantitativa ou funo prtica, as cincias sociais estariam preocupadas com os aspectos qualitativo dos fatos, por isto preocupada com a formao terica dos conceitos para a anlise da realidade cultural. Se fssemos pensar a existncia e manuteno de um grupo, de acordo com esse conceito, o foco analtico privilegiado cairia sobre uma explicao tpica a respeito das motivaes e sentidos atribudos aos processos de engajamento individuais, ou seja, quais os fins desejados em relao aos outros membros do grupo. Seguindo caminho distinto das explicaes estruturalistas sobre as aes individuais, Max Weber oferece a possibilidade de pensarmos as instituies associativas enquanto processos construdos e estruturados por aes e sentidos individuais compartilhados. Um exemplo disso pode ser observado atravs da anlise do

Nessa perspectiva, a semelhana, diferena e a diviso do trabalho social teriam uma funo social importantssima na manuteno e existncia da sociedade. Tais princpios podem ser pensados em relao a agrupamentos menores, na anlise dos mecanismos de organizao e estruturao interna, ou seja, quais tipos de solidariedades necessrias para existncia dos mesmos.

154

conceito de comunidade e relao social de sociedade, que para o autor seria:


[...] uma relao social na medida em que a orientao da ao social seja no caso individual, na mdia ou no tipo ideal baseia-se em um sentido de solidariedade: o resultado de ligaes emocionais ou tradicionais dos participantes. A relao social de sociedade por outro lado, o resultado de uma conciliao e de um equilbrio de interesses motivados por juzos racionais, quer valores, quer fins (WEBER, 2002, p. 71).

indivduos. Essas formaes sociais, para Weber (1994), no possuem existncia completa fora das orientaes individuais. Um ltimo conceito esclarecedor para uma anlise das associaes5, na perspectiva weberiana, pode ser a de vigncia, que significa a probabilidade de uma relao social ser orientada pelo lado dos participantes, por uma representao de uma ordem legtima. Tal representao pode ser interpretada de acordo com os interesses particulares dos indivduos, costumes, conjuntura histrica etc. Por meio desse conceito possvel pensar o processo de institucionalizao de um tipo de forma social, seja ele organizao sindical, movimento social partido poltico etc.. Diferentemente de Karl Marx, que explica os processos associativos de acordo com o contexto produtivo e histrico, de mile Durkheim que explica os processos associativos originados das necessidades e interdependncia existentes no interior das sociedades estudadas, Max Weber inicia sua anlise sobre os sentidos das aes sociais realizadas pelos indivduos e como essas se desdobram em relaes sociais, associaes e formaes sociais mais complexas. Seguindo caminho similar, veremos que Georg tambm
Se uma associao existe ou no, depende inteiramente da presena de uma pessoa com autoridade, reunido, possivelmente, um quadro administrativo. Mais precisamente, ela existe at onde h uma probabilidade de que certas pessoas designadas agiro de tal maneira cuja orientao pode ser proveniente de dedicao emocional, tradicional ou racional orientada a valores. Em outras palavras, a associao no existe fora da probabilidade de que um curso de ao orientado desta maneira tenha lugar. Se no h probabilidade deste tipo de ao por parte de um grupo particular de pessoas ou de um dado individuo, h, terminologicamente apenas uma relao social, mas nenhuma associao. (WEBER, 2002)
5

Primeiramente, a citao definiu comunidade como uma relao social, ou seja, uma situao em que uma ou mais pessoas agem, levando em conta o comportamento do outro. Dessa forma a comunidade seria resultado de um conjunto de aes orientadas por um princpio de solidariedade, legitimado por ligaes emocionais ou tradicionais, ao passo que a relao social de sociedade caracterizaria um tipo de relao racionalizada que emerge da conciliao de diferentes interesses. importante dizer que a solidariedade encontrada em grupos tradicionais, comunais e tambm em relaes fechadas que monopolizam as oportunidades e benefcios de seu prprio poder (WEBER, 2002). No mesmo raciocnio, Weber (1994) desenvolve a noo de relao associativa, onde destaca que existe na medida em que a ao social repousa em um ajuste ou unio de interesses orientados racionalmente com referncia a valores ou fins. Como j explicitado, a ao social o conceito dorsal em todo o esquema explicativo do autor. Nesse sentido, poderia se pensar associaes pequenas como grupos de reivindicao, ou at mesmo questes complexas como o Estado moderno, por meio da concatenao de aes especificas de

155

complexiza as relaes sociais e desenvolve uma epistemologia que valoriza os processos de abstrao e elaborao de um mtodo prprio para mapear os processos associativos. 1.5. Interao e Formas Sociais Se at agora a compreenso dos processos associativos esteve relacionada s concepes de sociologia defendidas pelos clssicos e respectivamente aos seus principais conceitos, com Georg Simmel no foi diferente. Ao defender um objeto de estudo da Sociologia esse autor afirmou:
A sociologia deve buscar seus problemas no na matria da vida social, mas em sua forma (...). Nessa considerao abstrata das formas sociais que se assenta todo o direito de existir da Sociologia; assim que a geometria deve sua existncia possibilidade de abstrair, das coisas materiais, suas formas espaciais, e a lingstica a sua possibilidade de isolar, dos pensamentos que os homens exprimem, a prpria forma da expresso. As formas que tornam os grupos de homens, unidos para viver uns ao lado dos outros, ou uns para os outros, ou ento uns com os outros- a est o domnio da Sociologia. Dizer a respeito dos fins econmicos, religiosos, polticos, etc... pelos quais essas sociaes comeam a existir, cabe a outras cincias. (SIMMEL, 1983, p. 47)

geometrizao do objeto de estudo, ou seja, Simmel combate a coisificao dos agrupamentos enquanto fato evidente. Para tanto, tais mapeamentos ou formas sociais so explicados de acordo com os processos de interao, ou seja, unidade entre indivduos- que metaforicamente nos remete ideia de construo de uma reta, valorizando o aspecto da forma e geometrizao das relaes sociais no plano da abstrao. Como percebe Costa (1999), essas formas puras de interao no so encontradas empiricamente, elas so construdas e funcionam como instrumentos analticos indispensveis ao pesquisador. Ao tratar dos processos de interao, a unidade analtica bsica desse autor, para compreender as formas sociais, recai sobre os indivduos, o aproximando de Max Weber e de uma perspectiva focalizada na agncia6 em detrimento da estrutura. Nesse sentido, quando associa os fins econmicos, religiosos, polticos da existncia das sociaes aos objetos de estudos de outras cincias, est afirmando que os condicionantes externos aos agrupamentos devem ser explicados por outras reas de estudo. Considerando as formas sociais e os processos de interao, Georg Simmel prope a anlise da sociao, que para Simmel (1983, p. 60):
S comea a existir quando a coexistncia isolada dos indivduos adota formas determinadas de cooperao e de colaborao, que caem sob o conceito geral da interao. A sociao , assim, a forma, realizada de diversas maneiras, na qual os indivduos constituem uma unidade dentro da
Tal conceito se refere capacidade dos ator social de intervir e transformar prticas e regras presentes numa determinada cadeia de acontecimentos. (GIDDENS, 1989)
6

Nesse sentido, a forma social caracteriza um mtodo mensurador pelo qual Georg Simmel mapeia os processos de formao de agrupamentos humanos. Trata-se de um processo de abstrao com o qual possvel delinear e decompor os agrupamentos buscando explicar seus processos de formao. Epistemologicamente, percebe-se uma aproximao com o que Bachelard (1996) chamou de processo de

156

qual se realizam seus interesses. E na base desses interesses tangveis ou ideais, momentneos ou duradouros, conscientes ou inconscientes, impulsionados casualmente ou induzidos teleologicamente que os indivduos constituem tais unidades.

relaes mais simples para as mais complexas, garantido uma perspectiva processual relacionada emergncia e institucionalizao da forma social. Mesmo quando considera variveis como nmero populacional, concentrao e disperso de pessoas, o foco da anlise recai sobre a interao e consequentemente sobre o indivduo,7 apresentando assim semelhanas com a perspectiva de Max Weber, e distanciamento das perspectivas de mile Durkheim e Karl Marx- no que tange a relao indivduo-sociedade. Consideraes finais Observando os processos associativos e formas sociais - por meio das estruturas econmicas e histricas, pelas divises sociais do trabalho social, ou interaes e motivaes individuais possvel aferir que todos os clssicos possuem contribuies importantssimas para anlises sobre construo de movimentos sociais. Percebeu-se que alguns autores privilegiam a influncia das estruturas histricas e sociais manifestadas no desenvolvimento de sistemas econmicos e instituies fundamentadas em determinadas conscincias coletivas, enquanto outros valorizavam mais as relaes entre indivduos, focando os contedos, sentidos e motivaes atrelados s aes sociais. Nesse sentido, o paradigma a respeito da influncia da estrutura ou do indivduo, para a formao de instituies e grupos, um ponto central em todos os autores aqui trabalhados e pode ser encarado como uma boa possibilidade de problematizar as diferentes condies
7

Se a forma social est vinculada abstrao e realizao de uma morfologia dos processos de interao que culminam na sociao, o contedo indica os interesses individuais relacionados a essa mesma. Para Simmel (2006), o contedo (matria da sociao) caracterizado em tudo que existe nos indivduos e locais concretos pertencentes a quaisquer realidades histricas, como impulso, interesses ou tudo que engendre efeitos de indivduos sobre outros indivduos, bem como receber efeitos. O autor percebe que esses aspectos motivacionais possuem natureza social e constituem-se enquanto fatores de sociao, pois transformam a mera agregao de indivduos em determinadas formas que podem ser pensadas por meio da ideia de interao. Assim, Simmel (2006) considera que a interao emerge com a busca de certas finalidades como, por exemplo: instintos erticos, interesses objetivos, impulsos religiosos, objetivos de defesa, ataque, jogo, conquista, ajuda, doutrinao e inmeros outros fazem com que o ser humano entre em contato com outros, em uma relao de convvio, de atuao com referncia ao outro, com e contra o outro. Os dois conceitos analticos (contedo e forma) seriam tipos de ferramentas para a realizao de uma abordagem sobre interao elemento fundamental na constituio das Sociaes. Considerando-as enquanto produtos das interaes sociais, a teoria de Simmel revela uma perspectiva que parte das

Para mais detalhes sobre essa abordagem ver: SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do esprito (1903). Mana [online]. 2005, vol.11, n.2, pp. 577-591. ISSN 0104-9313.

157

para os engajamentos individuais sejam estas relacionadas aos indivduos ou s estruturas. As diferentes perspectivas explicativas sobre a anlise dos fatores de associao e organizao entre os agentes sociais nos fazem crer que, o estudo do desenvolvimento das associaes a espinha dorsal da construo do objeto de estudos da sociologia e da legitimao dessa rea do conhecimento enquanto cincia. Por meio dos estudos a respeito dos fatores de associao e organizao, os clssicos desenvolveram um forte trabalho epistemolgico do qual retiraram dilogos tericometodolgicos que culminaram em definies fundamentais para objeto de estudo da Sociologia. Fosse pelo fato social, ao social, materialismo histrico ou formas sociais as explicaes trouxeram consigo a necessidade de elaborao de mtodos como as construes tpicas, objetivao da abordagem e observao dos objetos, mtodos interpretativos, histricos etc.. Pode-se afirmar que a epistemologia do corpo terico-metodolgico dos clssicos foi to forte que influenciou inclusive a consolidao de outras reas de conhecimento. Nesse sentido cabe destacar o historiador March Bloch cuja influncia de Durkheim pode ser observada na obra A Sociedade Feudal, a antropologia interpretativa de Clifford Geertz que sinaliza a influncia da sociologia compreensiva de Max Weber, a antropologia de Marcel Mauss cuja base firmou-se na sociologia do prprio tio mile Durkheim e tambm autores como Eric Wolf, Georges Balandier cujas preocupaes com os contextos macro sociais relacionados aos modos produtivos indicam a influncia de Karl Max

Tal como afirmou Jeffrey C. Alexander, os clssicos ainda continuam a orientar novos modelos analticos sobre objetos construdos em torno de fenmenos associativos. Autores contemporneos como Charles Tilly, Pierre Bourdieu, Daniel Gaxie so exemplos de retomada dos clssicos, sintetizando-os em esquemas explicativos amplos capazes de interpretar os fenmenos associativos contemporneos.
Referncias ALEXANDER, Jeffrey C.. Ao Coletiva, Cultura e Sociedade Civil: Secularizao, atualizao, inverso, reviso e deslocamento do modelo clssico dos movimentos sociais. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo, v. 13, n. 37, Junho 1998. BACHELARD, Gaston. Discurso preliminar, in: A Formao do Esprito Cientifico. Editora Contraponto, Rio de Janeiro, 1996. DURKHEIM, mile. Da diviso do trabalho social. So Paulo: Martins fontes, 1999. GEERTZ, Clifford. A Interpretao Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. das

GIDDENS, Anthony. A constituio da sociedade. So PAULO, Martins Fontes, 1989. GORENDER, Jacob. Apresentao, In: MARX, Karl O Capital. So Paulo: Editora: Nova Cultural, Coleo Os Economistas. 1996 MARX, Karl. A misria da Filosofia. So Paulo: Global, 1985. MARX, K e ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. So Paulo: Editora Escala, 2007. SIMMEL, G. Questes fundamentais da Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. WEBER, Max. Economia e sociedade. Braslia: UnB, 1994 ___________Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1982. ___________Conceitos Bsicos de Sociologia. So Paulo: Centauro, 2002.

158

You might also like