You are on page 1of 16

UFMG - Faculdade de Letras Introduo aos Estudos Lingusticos II Prof.

Eduardo Amaral AULAS 7-8

PERINI, Mrio A. Princpios de lingstica descritiva: introduo ao pensamento gramatical. So Paulo: Parbola, 2006.

CAPTULO 15 CLASSES
Para que classificar as formas lingsticas? De onde vem a importncia dessa classificao? Que princpios a norteiam? Uma das coisas que temos que fazer para compreender uma frase classificar suas partes. Para classificar as palavras, a ordem alfabtica til para alguns casos, como construir um dicionrio. O nmero de slabas importante para a poesia mtrica e assim por diante.

Para a morfologia verbal, as conjugaes e sua regularidade importante. Mas para a transitividade, no. Na memria do falante, o verbo comer tem as seguintes propriedades: um verbo; regular; da 2 conjugao; aceita objeto direto; no exige objeto direto; expressa um tipo de ao; etc. plida proparoxtono, nominal, feminino, singular, designa una qualidade, mas no o nome de uma coisa, nem tem pretrito perfeito.

Cada uma dessas propriedades servir a um propsito classificatrio. No faz sentido perguntar quais so as classes de palavras do portugus, pois uma classificao s faz sentido em funo de um objetivo especfico. No listamos todos os constituintes que podem ser sujeito. Formulamos uma regra que estipula que qualquer sintagma nominal pode ser sujeito.

CAPTULO 16 CLASSES E FUNES


As funes so relaes (de ordem, de concordncia, de papel temtico, etc.) que existem entre as unidades dentro de uma sentena especfica. Uma funo definida em termos de um contexto, ao contrrio de uma classe, que pode ser definida independentemente de contexto. Joo, um substantivo. Mas para saber a funo preciso um contexto. Uma classe um conjunto das formas da lngua que tm potencial funcional semelhante. Ela se define por potencialidades.

Sintagma Nominal: pode se referir a seres (animados ou inanimados), pode ser sujeito, objeto direto ou complemento de uma preposio. Sintagma Adjetivo: pode ocorrer como modificador ou como predicativo: 1. Compramos um carro amarelo. (modificador) 2. Este carro est sujo. (predicativo). (p. 139) 3. Ela mora na casa que fica logo depois da sapataria. (modificador)

O SAdj de (5) no pode ser predicativo. Mas como, semanticamente, o SAdj restringe o significado do SN, em (5) temos um sintagma adjetivo.

(7) Meu amigo vai telefonar s oito horas. (8) Eu sempre prefiro consultar um mdico amigo. A palavra amigo pode desempenhar mais de uma funo, mas isso no significa que possa pertencer a mais de uma classe. As palavras que podem ser ncleos ou modificadores constituem uma classe, distinta das que podem ser ncleos e das que podem ser s modificadores. Temos ento trs classes de palavras: a classe de palavras como mesa, a de palavras como estomacal e a de palavras como amigo.

QUESTES SOBRE PERINI (2006) 1. Como Perini (2006) define os seguintes itens? a) gramtica; b) regras sintticas; c) regras semnticas; d) sujeito;

e) sintagma nominal;
f) verbo.

gramtica: conjunto de instrues (regras) para construir e interpretar unidades: sintagmas, frases, oraes e perodos. (p. 59)
regras sintticas: regras que descrevem a organizao das sentenas. (p. 59) regras semnticas: regras que relacionam as formas descritas pelas regras morfolgicas e sintticas com seus respectivos significados. (p. 59) sujeito: termo com o qual o verbo concorda. (p. 60) sintagma nominal: sequncia de uma ou mais palavras que pode ser sujeito, objeto direto ou complemento de uma preposio. (p. 64) verbo: item que pertence a um lexema (um conjunto de palavras) cujos membros se diferenciam por terminaes de pessoa e tempo. (p. 65)

2. Com base na leitura de Perini (2006), responda: De que se ocupam a sintaxe e a semntica? Utilize as sentenas abaixo para exemplificar a sua argumentao: (1)Aquele cliente sempre compra mercadorias nesta loja. (2)O gato miou durante a noite.

3. Apresente possveis anlises de carter sinttico para as sentenas abaixo? (1) A pedra varreu a colher com a cadeira.
(2) Eles latiram quando viram que a rvore gritou alto. (3) Quer festa ele a organizar.

(4) Os alunos compraram os livros do professor.


(5) Do aluno leu o livro. (6) Os homens velhos faz.

LEITURA COMPLEMENTAR DI TULLIO, ngela. Manual de gramtica del espaol. Buenos Aires: La isla de la Luna, 2005.

UN X USADO COMO UM Y
Numa classificao ideal, cada elemento pertence a uma classe. Uns gramticos adotam a monocategorizao e outros partem da ideia de que h interseo entre as classes.

I. Bosque (apud Di Tullio, p. 61): Pertenecer a una clase significa poseer una o varias caractersticas estereotipadas que capacitan a ese elemento para ser aislado como entidad individual reconocible por los miembros de una comunidad. A GT fala de adjetivos usados como substantivos ou de substantivos usados como adjetivos, de advrbios usados como substantivos, de adjetivos usados como advrbios. Isso vago, pois no fica claro se, ao funcionar como Y, X deixa de pertencer sua classe ou se continua sendo X, mas incorporando traos da classe de Y.

Alguns casos:
1. viagem relmpago, camisa salmo. O segundo elemento restringe a extenso do primeiro, como um adj. Mas h claras diferenas entre esses exemplos e os seguintes: viagem repentina, camisa vermelha. Nestes casos, o adjetivo pode antepor-se (repentina viagem), graduar-se (viagem muito repentina) e ser usado predicativamente (A viagem foi repentina). Nos casos considerados, o fato de que substantivos ou advrbios cumpram a funo tpica dos adjetivos no significa que tenham passado a ser adjetivos.

2. (1a) o homem jovem (1b) um jovem atrativo (2a) um discurso claro (2b) falou claro (3a) Ele chegar amanh. (3b) O amanh parece infinito.

Nestes casos, trata-se de determinar se a mesma palavra com duas funes diferentes ou se existem dois lexemas diferentes. Para a autora, seriam casos de converso, em que se formam novos lexemas a partir de outros, por meio da mudana de categoria. Cada um dos membros dos exemplos pertence a uma classe distinta, com suas propriedades flexionais.

EXERCCIO Discuta as classificaes possveis para os itens destacados abaixo. a) Prenderam um jovem colombiano.

b) A mulher maravilha uma lenda. / Esta uma das sete maravilhas do mundo.
c) Leu meio livro. / Est meio cansada.

d) Eu o conheci. / Meu eu saiu fortalecido.

You might also like