You are on page 1of 5

Iniciando com o ScadaBR - CERTI - SCADABR

Page 1 / 5

CERTI - SCADABR
Pgina inicial minicursos Desenvolvimento API ScadaBR Checklist ScadaBR 0.8 Distribuio GUI Infra de TI Middleware Protocolos Testes de Performance Utilizao dos CLPs Video Aulas Documento de Referncia do ScadaBR Glossrio Mango Outros Scada's Open Source Mango OpenScada Testes Mango Sitemap Contedo 1 1. Conhecendo o ScadaBR 2 2. Como funciona o ScadaBR? 2.1 2.1 O ScadaBR no seu computador 2.2 2.2. Sua Aplicao no ScadaBR 3 3. Instale e comece a explorar 4 4. Como se aprofundar no ScadaBR 5 5. Alguns Exemplos de Aplicaes

Pesquisar o site

Pgina inicial > minicursos >

Iniciando com o ScadaBR

1. Conhecendo o ScadaBR
O ScadaBR um software do tipo SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition). Este software serve para automatizar processos de medio e automao, ou seja: atravs do ScadaBR voc pode acessar e controlar dispositivos fsicos como sensores, chaves, motores e outros tipos de mquinas. Entre outras funcionalidades, possvel salvar dados dos sensores continuamente em uma base de dados, visualizar os histricos, e tambm receber alarmes, controlar o processo por meio de scripts, etc. Para utilizar qualquer software SCADA, incluindo o ScadaBR, preciso conhecer um pouco sobre as partes que compem um Sistema Automatizado com Computador: 1) Processo Controlado 2) Barramentos de Comunicao 3) Servidor de Aquisio de Dados e Controle Supervisrio (SCADA) 4) Interface do Usurio ou HMI (Human-Machine Interface)

2. Como funciona o ScadaBR?


O ScadaBR deve ser instalado em um computador, que ser conhecido tambm como o "servidor da aplicao" ou "Servidor ScadaBR". Tanto as telas "HMI" quanto as configuraes do ScadaBR sero acessadas atravs de um navegador de Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome etc.).

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/iniciando-scadabr 13/12/2012

Iniciando com o ScadaBR - CERTI - SCADABR

Page 2 / 5

2.1 O ScadaBR no seu computador


O ScadaBR sempre executa a partir de um software conhecido como "Servidor de Aplicao Java". Normalmente escolhemos o Apache Tomcat, que o padro e j vem no instalador do ScadaBR para Windows. Usurios mais avanados podem rodar o ScadaBR em outros sistemas operacionais, ou usando outros servidores de aplicao. A partir do momento que o servidor de aplicao est no ar, ele vira um "endereo na Internet", que voc vai utilizar para acessar com o navegador. O acesso pode ser feito do mesmo computador onde o servidor estiver instalado, ou a partir de outros computadores que estiverem na mesma rede (Intranet). at possvel utilizar o ScadaBR diretamente na Internet, desde que voc tenha a experincia e os recursos de infra-estrutura para isto.

2.2. Sua Aplicao no ScadaBR


Em sua aplicao diversos aspectos precisam ser configurados. Os mais importantes so: 1) Datasources e Datapoints - so as "fontes" de informaes, isto , a configurao dos equipamentos que iro ser fisicamente controlados. Um Datasource pode ser um barramento de comunicaes, usando um protocolo do tipo ASCII, Modbus, SQL, OPC e assim por diante - dependendo do tipo de equipamento que voc vai conectar. Cada Datasource pode ter mltiplos Datapoints, ou "tags", que so os pontos de medio e controle - por exemplo, um controlador de temperatura (Datasource) pode incluir a diversos datapoints: Temperatura atual, Set-point (temperatura selecionada), potncia de sada, etc. Voc deve consultar o manual de comunicaes do seu equipamento, para identificar qual tipo de Datasource ser necessrio. 2) Telas ou representaes grficas - onde voc consegue criar seus prprios "painis de controle", ou interface de usurio para operao do sistema. As telas podem incluir monitoramento em "tempo-real" dos datapoints, bem como grficos, botes, diversos componentes HTML etc. Veja um exemplo simples de tela abaixo, onde acompanha-se o consumo de energia, e as temperaturas em um sistema de refrigerao:

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/iniciando-scadabr 13/12/2012

Iniciando com o ScadaBR - CERTI - SCADABR

Page 3 / 5

3) Tratadores de eventos (por exemplo, alarmes de mnimos e mximos) - permite o envio de notificaes em situaes de alerta, ou tomar aes automaticamente com base em ocorrncias no sistema. 4) Relatrios - so visualizaes do histrico do sistema, incluindo grficos e estatsticas. 5) Scripts - permite calcular variveis derivadas de outras, ou programar lgicas de automao. Existem muitas outras funcionalidades no ScadaBR, que voc vai aprender lendo a documentao completa, ou medida que explorar o sistema, utilizando-o experimentalmente. A melhor maneira de aprender a usar o ScadaBR, usando-o :-)

3. Instale e comece a explorar


O software ScadaBR fica disponvel no site do projeto, http://www.scadabr.org.br - procure dentro da seo Downloads. Alguns usurios vo preferir baixar diretamente no repositrio do Sourceforge, em http://scadabr.sourceforge.net A instalao no Windows bastante simplificada. Para usurios iniciantes ou para quem quiser experimentar o ScadaBR, basta clicar sobre o boto "Prximo" vrias vezes at finalizar, sem alterar as configuraes-padro. Todo o processo de instalao intuitivo e vem com vrias instrues na tela, mas pode ser visto em detalhes aqui caso necessrio: [1] Minicurso ScadaBR - Instalao (clique para abrir vdeo no Youtube)

Tela da Instalao do ScadaBR

Aps a instalao j possvel explorar o ScadaBR. No menu iniciar ser instalado um cone "Configurao do Tomcat", onde voc pode parar, iniciar o ScadaBR, ou definir que o mesmo inicie automaticamente ao ligar o computador. Em alguns computadores, voc deve clicar com o boto direito sobre "Configurao do Tomcat" e ento selecionar "Executar como administrador". Se ainda no estiver iniciado, clique "Start".

Tela de Configurao do Tomcat

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/iniciando-scadabr 13/12/2012

Iniciando com o ScadaBR - CERTI - SCADABR

Page 4 / 5

Com o ScadaBR rodando, abra um navegador (nossa recomendao o Mozilla Firefox) e digite o endereo: http://localhost:8080/ScadaBR/

Tela inicial do ScadaBR em um navegador

Entre com usurio admin, senha admin Na primeira vez que voc acessar o programa, ir abrir automaticamente a ajuda. Por favor leia atenciosamente a ajuda para conhecer as principais informaes tcnicas sobre o ScadaBR. Para voltar futuramente ajuda, basta clicar sobre o cone com ponto de interrogao.

Tela da Ajuda no ScadaBR

Como voc poder ver na figura acima, existe uma barra de cones na parte de cima da tela, junto ao logotipo do ScadaBR. Tanto na barra de icones, como na aplicao do ScadaBR em geral, os principais cones que voc precisa conhecer so:

Agora voc j pode explorar o ScadaBR vontade, ou continuar aprendendo com nossos vdeos: [2] Minicurso ScadaBR - DataSources e Watchlist

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/iniciando-scadabr 13/12/2012

Iniciando com o ScadaBR - CERTI - SCADABR

Page 5 / 5

[3] Minicurso ScadaBR - DataSource Modbus [4] Minicurso ScadaBR - Representaes Grficas [5] Minicurso ScadaBR - Alarmes [6] Minicurso ScadaBR - Relatrios

Se voc ainda no possui os equipamentos (sensores e controladores) compatveis com o ScadaBR, pode desejar iniciar seus estudos usando um Virtual Datasource. Basta clicar sobre "Data source" (veja cone acima), selecionar o tipo Virtual Datasource, clicar em Adicionar e comear a criar suas variveis, que sero simuladas. A partir da, sua aplicao ScadaBR ir comear a tomar forma, com base em sua criatividade e experincia. No esquea de clicar sobre o cone de interrogao em cada tela, para chamar a ajuda sempre que for necessrio.

4. Como se aprofundar no ScadaBR


Os documentos de referncia mais importantes so: 1) Manual do ScadaBR - est no menu "Iniciar - ScadaBR", includo na instalao do software. O Manual contm os principais procedimentos de instalao, operao e manuteno do ScadaBR. 2) Vdeos do ScadaBR para Integradores - Iniciante - busque por "scadabr" no youtube ou veja links acima. 3) Guia de Integradores - Intermedirio - para configurao de scripts, uso "distribudo" do ScadaBR, e integrao com sistemas externos. 4) Guia de Desenvolvedores I - para estender o ScadaBR em qualquer linguagem, fazendo uso da API do ScadaBR 5) Guia de Desenvolvedores II - para estender ou modificar o software ScadaBR em Java, com novos protocolos ou mtodos da API 6) Guia de Mantenedores - como fazer contribuies ao Projeto ScadaBR Open-Source.

5. Alguns Exemplos de Aplicaes

<em breve>

Comentrios
Voc no tem permisso para adicionar comentrios.

Fazer login | Denunciar abuso | Imprimir pgina | Remover acesso | Tecnologia Google Sites

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicursos/iniciando-scadabr 13/12/2012

You might also like