You are on page 1of 6

Sistema de Aplicaes Telemticas nas comunidades rurais em Angola ( projeto de incluso social)

Resumo: Neste artigo apresentado um estudo sobre a utilizao das aplicaes


telemticas nas comunidades rurais em Angola

Palavras Chaves: Tecnologias de informao e comunicao, Incluso Digital, Incluso Social, Informao, Conhecimento, servios e aplicaes web.

1. Introduo A Globalizao um processo multidimensional, envolvendo vrios fatores culturais, polticos, cientficos e servios, cuja a base da sua progresso a produo de contedos e promoo de servios baseados no conhecimento. A produo de servios, contedos e produtos baseados no conhecimento tendo como matria prima a informao, crucial no contexto atual da sociedade de informao e conhecimento. Os Pases que no se preocuparem com a produo de ativos intangveis (a informao e o conhecimento) sero susceptveis de fracassos nas suas polticas, economias e de aculturao do seu povo, porquanto passaro por meros consumidores de contedos e servios de outras naes. A globalizao, do nosso ponto de vista, deve e pode ser bidirecional, e no unidirecional, no s dos pases tecnologicamente avanados devem ser importados os contedos e servios consumidos nos pases menos avanados, mas sim tambm pode ser vice-versa. com esta preocupao que o nos proposemos a fazer um trabalho sobre a utilizao de Aplicaes Telemticas nas comunidades rurais em Angola (projeto de incluso social) a. Enquadramento

O presente trabalho visa fazer uma breve ilustrao dos servios web aplicando a utilizao de aplicaes telemticas nas comunidades rurais em Angola. Os referidos servios so classificados em funo das aplicaes web conhecidas, tais como o egov(governao electrnica em vrios nveis), e-health(tele-medicina), e-comerce (o comercio electrnico), e-agriculture, e-culture, e-learning (ensino a distancia) bem como as aplicaes de controlo de gado comunitrio, gesto de pastagem, fazer o monitoramento de gado, aplicaes da monitoramento de secas. Por necessidade de contextualizao das lnguas nacionais na web, neste trabalho adoptou-se a denominao dos portais e web sites destes servios em linguais nacionais.

b. Objectivos Os referidos servios so classificados em funo das aplicaes web conhecidas, tais como o e-gov(governao electrnica em vrios nveis), e-health(tele-medicina), ecomerce (o comercio electrnico), e-agriculture, e-culture, e-learning (ensino a distancia) bem como as aplicaes de controlo de gado comunitrio, gesto de pastagem, fazer o monitoramento de gado, aplicaes da monitoramento de secas.

c. Estrutura do trabalho 2. Anlise do Estado da Arte (ou trabalho relacionado) Foram identificados 4 portais com os seus respectivos websites, nomeadamente: 1. Portal e-OTCHOTO, o Ondjango electrnico de Angola, portal de e-Gov rural em Angola. a. Caracterizao um portal de autoridades tradicionais de Angola. portanto, um servio de espcie de uma rede social de sobas de Angola. Os Websites (Contedos) que integraro o portal e-Otchoto sero organizados por regies culturalmente e linguisticamente semelhantes. As regies etnoculturais e etnolingusticas semelhantes, neste trabalho, so denominadas de Clusters Etnoculturais e Linguisticos Semelhentes (CECLS). Os Websites dos CECLS so

denominados mediante a denominao comum dos soberanos nas regies destas CECLS. Os Websites dos CECLS mantero links entre si, pois tem regies de intercesso entre os CECLS. b. Objetivo Facilitar a interao e troca de experincias e melhor conhecimento entre autoridades tradicionais em Angola, promovendo a identidade cultural de Angola na Internet c. Plataformas virtuais de apoio Usar-se- como plataforma de suporte as aplicaes telemticas de VoIP mais concretamente o Facebook e o Skype, bem como e-mails e websites. d. Outros servios associados Os Servios de Apoio Segurana e Ordem pblicas nacionais, nomeadamente, apoiar a Policia Nacional local no que tange as comunicaes operacionais dirias, ou em caso de emergncia, permitindo-lhes a comunicao com o comando Provincial ou Nacional. e. Websites do Portal e-OTCHOTO por CECLS i. CECLS e-Ohamba: Namibe, Hula, Cunene e algumas regies ao sul de Benguela; ii. CECLS e-Osoma: Huambo, Benguela, Bie e algumas regies ao norte da Hula e ao sul do Kwanza Sul; iii. CECLS e-Mwene: Cuando - Cubango, Moxico, e algumas regies ao leste da Hula e sul do Bi; iv. CECLS e-Ngola: Luanda, Bengo, Kwanza-Norte, Malanje e Norte do Kwanza-Sul; v. CECLS e-Mwathianvua: Lundas Norte e Sul e Norte do Muxico; vi. CECLS e-Nthotila: Zaire, Uige, Cabinda, e algumas regies ao norte do Bengo e Kwanza Norte. Os contedos nestes websites por CECLS, sero em lnguas nacionais faladas nas respectivas CECLS e, naturalmente em Portugus e Ingls.

2. Portal e-TCHIMBANDA, o portal de sade rural em Angola. a. Caracterizao um portal de medicina tradicional e de apoio medico moderno atravs da tele medicina. b. Objetivo Facilitar a colheita, tratamento e armazenamento de frmacos e receitas medicas tradicionais bem como permitir ao diagnostico e tratamento de enfermidades nas populaes com recursos do exterior atravs da telemedicina(e-health); c. Plataformas virtuais de apoio Usar-se- como plataforma de suporte as aplicaes telemtica de VoIP mais concretamente o Facebook e o Skype, e - mails e websites, teleconferncia, BDs.

3. Portal e-ESHIVO, o portal do conhecimento tradicional em Angola. a. Caracterizao um portal do conhecimento tradicional por CECLS assim de apoio ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas e comunidades rurais por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs, e-Learning), Ensino a Distancia (EaD) por AVAs. b. Objectivo Facilitar a colheita, tratamento e armazenamento do conhecimento tradicional, tais como contos, histrias, adgios, poesia locais, bem como apoiar as escolares e comunidades locais no ensino e capacitao recorrendo os servios de EaD. c. Plataformas virtuais de apoio Usar-se- como plataforma de suporte as aplicaes telemtica de VoIP, AVAs, Facebook, Skype, e - mails e websites, teleconferncia.

4. Portal e-OMUKALO, o portal da Cultura tradicional: hbitos, costumes, gastronomia, danas, e trajes tradicionais em Angola por CECLS.

a. Caracterizao um portal da cultura tradicional por CECLS, permitindo o resgate de valores culturais dos povos de Angola como um contributo construo da cultura Angolana contempornea, o alicerce e alma da Nao. b. Objetivo Facilitar a colheita, tratamento e armazenamento de informaes sobre os artefatos, trajes, danas, cantos, motivos e gastronomia para sua divulgao na Web para apoio a produo musical, design, coreografia e dana, artes marciais e desenvolvimento da culinria angolana. c. Plataformas virtuais de apoio Usar-se- como plataforma de suporte as aplicaes telemtica de VoIP, Websites, Facebook, Skype e E - mails .

5. Portal e-OKULANDA, o portal do comrcio e da agricultura rurais. a. Caracterizao um portal de informaes sobre boas prticas de cultivo e tratamento da produo agropecuria rural, aplicaes de controlo de gado comunitrio, gesto de pastagem, fazer o monitoramento de gado, aplicaes da monitoramento de secas e

comercializao da mesma produo. Este portal, com apoio dos centros de recolha da produo agraria definidos pelas as autoridade, poder servir de base para rede de produtores tradicionais em Angola, promovendo o comrcio rural e o intercmbio comercial com a cidade, exterior e entre CECLS. b. Objetivo Facilitar a recolha, tratamento e armazenamento da produo agropecuria tradicional, e informaes sobre prtica da agropecuria nas condies de mudanas climticas globais, bem como de como encaminhar/vender a produo feita por CECLS. c. Plataformas virtuais de apoio Usar-se- como plataforma de suporte as aplicaes telemtica de VoIP, Websites, Facebook, Skype e E - mails.

You might also like