You are on page 1of 19

Ambientao ao Moodle

Joo Vicente Cegato Bertomeu

AMBIENTAO A O MOODLE

SAUDE
E S P E C I A L I Z A O

LIA da F A M I

E M

Sumrio

Ambientao ao Moodle .............................................................. 21


1. Introduo........................................................................................ 25 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Histrico da EaD............................................................................. 25 Utilizando as ferramentas do Moodle............................................... 26 Mensagens Privadas.......................................................................... 29 Um pouco mais sobre EaD............................................................... 32 Sincronia X Assincronia.................................................................... 32 Comunicao Assncrona: Frum..................................................... 33 Estudando a distncia....................................................................... 35 Conhecendo outras ferramentas do Moodle..................................... 36

10. Nosso curso no Moodle.................................................................... 38 11. Referncias....................................................................................... 39

AMBIENTAO AO MOODLE

Ambientao ao Moodle
Ol, bem vind@ ambientao plataforma Moodle. A partir de agora vamos conhecer e aprender a utilizar algumas funes e ferramentas da plataforma que abriga nosso ambiente virtual de aprendizagem alm de conhecer um breve histrico da Educao a Distncia (EaD). Vamos l?

1. Introduo
A grande inovao das ltimas dcadas na rea educacional foi a criao, implantao e aperfeioamento de uma nova gerao de sistemas de Educao a Distncia (EaD) que passa a abrir novas possibilidades de se promoverem oportunidades, tanto quantitativas como qualitativas para a educao. A EaD, em linhas gerais, surge da necessidade do preparo profissional e cultural de milhes de pessoas que, por diversos motivos, no apresentavam possibilidades de frequentar de forma presencial as escolas regulares. Dentre essas principais dificuldades encontradas, solucionadas em grande parte pela EaD, podemos apontar as dificuldades que o aluno apresentava em dispor de uma escola prxima a sua casa, ou de tempo disponvel para conciliar o horrio fixo das escolas convencionais com o perodo de trabalho.

2. Histrico da EaD
O ensino a distncia foi registrado pela primeira vez nos EUA, em Boston, na Gazette de Boston, em 20 de maro de 1728, pelo anncio de um novo mtodo de se ensinar a distncia ministrado por Caleb Philips. No Brasil, a Educao a Distncia foi oferecida pelo Instituto Monitor em 1939 e pelo Instituto Universal Brasileiro em 1941. Em 1996, a EaD passa a fazer parte oficialmente, como modalidade de educao, da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, artigo 80.

Especializao em Sade da Famlia

25

GUIA DO PARTICIPANTE

A evoluo da EaD no Brasil deu-se por vrios ciclos, que esto relacionados com o desenvolvimento das mdias e de suas diferentes linguagens: Ensino por correspondncia

Rdio-educao

Tele-educao

Internet e videoconferncias

Voc, por exemplo, est agora utilizando o Moodle, que, como vimos anteriormente, um Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA. Aqui voc encontrar diversas funcionalidades que o auxiliaro na construo de seu conhecimento e vivncia de diferentes situaes de aprendizagem que foram previamente planejadas e organizadas por uma equipe multidisciplinar. Podemos afirmar que este um curso em EaD mediado por tecnologia. Vamos agora iniciar nosso reconhecimento do Moodle nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem? Nesse ambiente virtual onde vamos aprender o contedo preparado por professores, desenvolvendo, coletivamente, os recursos pedaggicos e os materiais didticos.

3. Utilizando as ferramentas do Moodle


Assim que acessamos o ambiente, a primeira coisa a fazer editar nosso perfil, inserindo informaes e uma fotografia. Veja como fazer.

26

UNA-SUS | UNIFESP

AMBIENTAO AO MOODLE

1. No ambiente Moodle, procure o quadro Administrao.

2. A seguir, clique em Perfil. Uma nova janela se abrir.

Especializao em Sade da Famlia

27

GUIA DO PARTICIPANTE

3. Clique em Modificar Perfil.

4. Clique em Mostrar Avanados, no canto superior direito.

5. Preencha os campos solicitados.

28

UNA-SUS | UNIFESP

AMBIENTAO AO MOODLE

Em E-mail do tipo compilado, mantenha a opo Assuntos para receber resumos dirios das discusses em seu email. Em Monitoramento de frum, mantenha a opo Sim, ponha em evidncia as novas mensagens. Assim voc saber quando novas mensagens chegaram. 6. No campo dedicado redao de texto, redija uma apresentao informal, contando um pouco sobre voc. 7. Voc pode tambm inserir uma fotografia, buscando nos arquivos de seu computador. Prefira uma na qual aparea claramente seu rosto. 8. Ao final, no se esquea de clicar em Atualizar Perfil. 9. Desejando reeditar alguma coisa, basta refazer o mesmo processo, a qualquer momento. A seguir, aprenda a enviar mensagens privadas.

4. Mensagens Privadas
1. Para enviar mensagens privadas, clique em Participantes, no menu esquerda no ambiente. Em Participantes, como o prprio nome indica, voc ter acesso relao de todos os participantes do curso, seus respectivos perfis e papeis no ambiente Moodle.

Especializao em Sade da Famlia

29

GUIA DO PARTICIPANTE

2. Escolha um dos participantes do curso. Clique para acessar o perfil do participante e a seguir clique em Enviar Mensagem.

3. Redija a seu colega uma mensagem de boas vindas ou outro tema de seu interesse.

30

UNA-SUS | UNIFESP

AMBIENTAO AO MOODLE

4. Ainda no menu esquerda no ambiente Moodle, voc pode acessar as mensagens que outros participantes lhe enviaram. Basta clicar na mensagem escolhida.

SAIBA MAIs... No Moodle possvel selecionar seus contatos mais frequentes, o que facilita a visualizao e troca de mensagens alm de ser possvel recuperar o histrico de todas as mensagens trocadas com este contato. Quando voc recebe uma mensagem, ao lado da foto e nome da pessoa, aparece a opo Acrescentar contato. s clicar, e voc ir gradualmente formando sua lista de contatos!

Acompanhe seu desempenho no Moodle! Para saber o que voc j fez e o que no fez ainda, clique na aba Relatrio de Atividades dentro de seu Perfil!

Especializao em Sade da Famlia

31

GUIA DO PARTICIPANTE

5. Um pouco mais sobre EaD


Agora que voc j sabe um pouco sobre Moodle, vamos continuar com alguns conceitos de EaD. Vamos l? A EaD uma modalidade de educao em que professores e alunos esto separados, planejada por instituies e que utiliza tecnologias de comunicao (MAIA, 2007:06). Nesta modalidade identificamos uma separao geogrfica e espacial entre os participantes dos processos de ensino e de aprendizagem essa uma das principais diferenas entre essa modalidade e o ensino presencial. Se observarmos que na sociedade da informao o conhecimento no restrito sala de aula, poderemos compreender que possvel aprender e construir novos saberes utilizando um ambiente virtual. Para diminuir a sensao de distanciamento, importante que voc acesse o ambiente Moodle e participe das situaes propostas frequentemente; procure se comunicar com o seu tutor e tambm com todos os seus colegas. Voc identificar a riqueza que se constri a partir da troca de experincias, de conhecimentos e de pontos de vista diferentes.

6. Sincronia X Assincronia
Alm da separao fsica, os alunos e professores tambm experimentam uma separao temporal nos cursos a distncia. Tal separao permite que o participante estude e realize as atividades sem que necessariamente o tutor esteja no mesmo instante participando do processo.

SAIBA MAIs... Voc pode perceber que em funo dessa separao temporal, o participante tem uma maior flexibilidade de horrio para organizar seus estudos e suas tarefas.
Mesmo no existindo a obrigatoriedade de tutores e alunos estarem no mesmo instante interagindo no ambiente, importante esclarecer que poder acontecer de o tutor propor situaes chamadas sncronas. As situaes sncronas so aquelas em que a comunicao entre os participantes do processo acontece em tempo real. No mesmo instante tutor e aluno podero conversar em um chat ou at utilizar o recurso da Webconferncia. Voc poder ver, ouvir e conversar com os participantes.

32

UNA-SUS | UNIFESP

AMBIENTAO AO MOODLE

As situaes de comunicao que no acontecem em tempo real so chamadas de assncronas. Podemos citar o frum e o e-mail como exemplos dessa categoria. A separao fsica, geogrfica e temporal so caractersticas prprias da educao a distncia e, por esse motivo, voc deve prestar muita ateno e se organizar efetivamente para realizar o seu curso onde e quando voc quiser e puder. Em EaD, o aluno mais autnomo e tambm mais responsvel pela sua aprendizagem. Voc deve estar comprometido com o curso, realizar e participar realmente de todas as atividades, de modo a sentir-se inserido no processo de aprendizagem e poder aproveitar todo o potencial que essa modalidade oferece por meio das diferentes mdias e recursos.

7. Comunicao Assncrona: Frum


O frum ser o meio de comunicao para enviar suas dvidas, comentrios, relatos de experincias, alm de ler as mensagens dos colegas e tutores. 1. Para enviar mensagens ao frum, clique no frum disponvel de acordo com o assunto:

Especializao em Sade da Famlia

33

GUIA DO PARTICIPANTE

2. O frum poder ter vrios tpicos que sero abertos pela equipe do curso, e servem para direcionar e organizar as mensagens por assunto. Selecione o tpico que desejar.

3. Aps acessar o tpico desejado e ler as postagens, clique em Responder para adicionar um comentrio.

34

UNA-SUS | UNIFESP

AMBIENTAO AO MOODLE

4. Nessa tela voc redigir sua mensagem e se o frum permitir poder anexar um arquivo. Em seguida, clique no boto Enviar mensagem ao frum. Veja:

O aluno que se matricula em um curso na modalidade a distncia, normalmente j adulto, e j possui certa maturidade e experincias de trabalho e de vida que podero contribuir com os estudos e as discusses propostas no curso. Procure participar ativamente dos fruns e dialogue com o tutor para trocar idias, compartilhar saberes e construir novos conhecimentos.

8. Estudando a distncia
Muitas vezes, os alunos que iniciam um curso a distncia sentem muita ansiedade e solido. Conhea algumas situaes que podero amenizar esses sentimentos e contribuir para o seu bom desempenho no curso: Leia todo o material disponvel com ateno e faa alguns registros destacando as ideias que voc considera mais relevantes; Organize seu dia de trabalho e sua semana. A EaD permite a flexibilidade no horrio dos estudos, mas voc deve destinar um horrio para seus estudos e para realizao das atividades e tarefas;

Especializao em Sade da Famlia

35

GUIA DO PARTICIPANTE

Faa uma agenda de trabalho e organize seu tempo em relao a suas responsabilidades e s solicitaes do curso; V alm, na medida do possvel, explore o material complementar, navegue na Internet e nos sites sugeridos, busque o conhecimento; Dedique-se ao curso e aos estudos, o sucesso est em suas mos e o bom desempenho depende muito de voc; Vivencie esta experincia com toda intensidade, porque ela nica em sua vida e com certeza voc ser uma pessoa diferente quando o curso terminar.

9. Conhecendo outras ferramentas do Moodle


Agora, vamos conhecer outras ferramentas e funcionalidades do Moodle. Algumas, como o Glossrio e a Wiki, no obrigatoriamente sero utilizadas em nosso curso, mas valem a pena ser conhecidas. Comecemos, ento, pela ferramenta Tarefa. Como o nome j diz, a ferramenta Tarefa serve para envio de respostas via texto online ou envio de arquivos. Ao entrar em uma tarefa do curso (elas sero disponibilizadas pelos tutores) voc encontrar o campo para edio do texto on-line ou envio de arquivos. Ferramenta Questionrio O Questionrio no Moodle pode apresentar diversos tipos de questes. Neste nosso curso foram elaboradas questes do tipo verdadeiro-falso, mltipla escolha e associao entre colunas. H a possibilidade de configurar o questionrio de inmeras maneiras, no curso optamos por permitir que cada participante responda e envie cada questionrio por trs vezes, sendo que ser registrada a nota mais alta obtida nas tentativas realizadas. Note que as alternativas podem ser embaralhadas a cada tentativa, fique atento! Tambm poder ser apresentado um comentrio (feedback) em algumas questes aps o envio das respostas.

36

UNA-SUS | UNIFESP

AMBIENTAO AO MOODLE

Conhea agora o Glossrio. O Glossrio do Moodle colaborativo, isto : todos podem inserir itens, inclusive os alunos. Aqui os participantes precisam de um alto nvel de organizao, um esforo de sntese, uma postura investigativa e colaborativa, alm de esprito crtico. 1. Para participar, voc deve clicar em Inserir novo item. 2. Digite o termo que deseja inserir em conceito e escreva sua contribuio. 3. Voc pode tambm comentar as postagens dos colegas. Chegou a vez da ferramenta Dirio. O Dirio um espao para construo de textos de reflexo ou de sntese de aprendizagem. As anotaes so pessoais e no sero vistas por outros participantes. O tutor poder adicionar comentrios e avaliaes a cada anotao no Dirio. Voc pode utilizar o Dirio para realizar apontamentos e guardar informaes que julgar interessantes. No se preocupe, seus colegas no tero acesso ao contedo do seu dirio. Ateno: no use o Dirio para colar dos textos do curso. Alm de o espao disponvel ser limitado, voc corre o risco de se confundir com a autoria dos textos.

Especializao em Sade da Famlia

37

GUIA DO PARTICIPANTE

Por ltimo, conhea a Wiki. A ferramenta Wiki permite a construo de um texto conjuntamente, com vrios participantes, no qual todos podem editar e dar contribuies. Ela favorece a aprendizagem colaborativa, na medida em que obrigatoriamente realizado em grupos ou parcerias. Agora que voc j conhece algumas ferramentas do Moodle, pode navegar vontade, explorando todos os links e espaos. Se tiver dvidas, conte sempre com seu tutor. Voc deve ter reparado que h vrias outras ferramentas, que voc ir conhecendo pouco a pouco, sempre com o apoio de nossos tutores.

10. Nosso curso no Moodle


Vamos entender agora como seu curso est disposto no Moodle? Conhea agora algumas opes que voc encontrar nos menus do ambiente. Quadros laterais Nos quadros laterais esquerda esto outras interfaces auxiliares ao processo ensino aprendizagem.

38

UNA-SUS | UNIFESP

AMBIENTAO AO MOODLE

Conhea algumas delas: Aviso: Nesse espao sero divulgadas algumas informaes de interesse geral e sobre temas tcnicos e de secretaria. Participantes: Como vimos, a lista de todos os participantes do curso. Clicando no nome de cada um possvel visualizar seu perfil e enviar mensagens privadas. Mensagens: Com esta ferramenta possvel enviar mensagens privadas aos participantes, e ler as recebidas. A cada mensagem recebida, possvel adicionar o remetente a uma lista de contatos. Toda vez que h mensagens novas desses contatos, elas aparecem automaticamente nesse espao. Atividades: Todas as tarefas, fruns, questionrios, ou outras atividades, inseridas nos quadros centrais, so aqui organizadas por tipo de atividade. Administrao: Nesta opo o participante pode visualizar suas notas ou visualizar/ modificar seu perfil. Calendrio: Voc tem mo um calendrio para consultar datas e organizar seus estudos. Usurios Online: Saiba quais participantes do curso esto ou estavam conectados nos ltimos 5 minutos. Voc pode visualizar o perfil e enviar mensagens aos usurios online. Basta clicar sobre o nome do participante.

SAIBA MAIs... A Educao a Distncia no melhor nem pior do que o ensino presencial, ela diferente e por isso voc dever aproveitar todas as situaes para aprender, crescer e fazer descobertas. Vivemos na sociedade da informao, no mundo do conhecimento e voc tem acesso ao saber, utilize o da melhor forma para transformar-se e transformar a sua comunidade.

11. Referncias
MAIA, C.; MATTAR, J. Abc da ead a educao a distncia hoje. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. NUNES, I. A histria da ead no mundo. In LITTO, F.; FORMIGA, M. (org.) Educao a distncia: o estado da arte. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Especializao em Sade da Famlia

39

You might also like