You are on page 1of 21

26 de junho de 2009

DO DIREITO DAS COISAS (Livro III) Direitos Reais Da Propriedade (Ttulo III)
DIREITO DE PROPRIEDADE
O proprietrio possui os poderes de usar, gozar/fruir, dispor ou reivindicar a sua coisa. Estes so os direitos de propriedade (constantes do art. 1.228, CC). Quando reunidos todos estes poderes pelo proprietrio, ele adquire neste momento a propriedade plena em relao com a coisa.
Art. 1.228, CC - O proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha . 1 O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei esp ecial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas (delimitao Constitucional imposta pelo princpio da funo social da propriedade) . 2 So defesos os atos que no trazem ao proprietrio qualquer comodidade (abuso do direito de propriedade) , ou utilidade, e sejam animados pela inteno de prejudicar outrem (elemento subjetivo) .
o o

Este pargrafo trata do abuso de direito de propriedade. Como foi visto anteriormente na aula de responsabilidade civil, quando o Cdigo Civil previu o 1

abuso de direito na parte geral, o conceituou exigindo apenas o elemento objetivo para a sua formao. O elemento subjetivo no foi tratado no art. 187, CC.
Art. 187, CC - Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc -lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes (abuso de direito configurado mediante a ao do indivduo, no importando a sua omisso) .

Mas, para o Professor Pablo Stolze entende que o legislador d um passo para trs quando coloca o elemento subjetivo na parte final deste pargrafo segundo do artigo 1.228, CC. O doutrinador Daniel Boulos diz que na verdade deveria ser aplicado o art. 187, CC, com mais propriedade, a esta situao do abuso de direito da propriedade. Observao: comparado o 2 do art. 1.228 e o art. 187, CC da parte geral, conclui-se ter havido um retrocesso na medida em que o legislador ao cuidar do abuso da propriedade (ato emulativo), exigiu a prova da inteno de prejudicar outrem.
3 O proprietrio pode ser privado da coisa , nos casos de desapropriao, por necessidade ou utilidade pblica ou interesse social, bem como no de requisio, em caso de perigo pblico iminente (institutos de direito administrativo) . 4 O proprietrio tambm pode ser privado da coisa se o imvel reivindicado consistir em extensa rea (conceito vago) , na posse ininterrupta e de boa-f, por mais de cinco anos, de cons idervel nmero de pessoas, (conceito vago) e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e servios considerados pelo juiz de interesse social e econmico relevante (conceito vago) . 5 No caso do pargrafo antecedente, o juiz fixar a justa indenizao devida ao proprietrio (quem pagar o proprietrio?); pago o preo, valer a sentena como ttulo para o registro do imvel em nome dos possuidores.
o o o

As normas analisadas dos 4 e 5 trazem conceitos vagos e grande discusso, trazendo o questionamento se seria uma forma de desapropriao (em razo do interesse social e porque h pagamento de indenizao) ou se seria caso de uma usucapio especial (associada com a espcie de usucapio coletiva urbana, prevista no Estatuto da Cidade). Opta pelo entendimento de uma espcie de usucapio especial o professor Pablo Stolze, porque para ele, complicado se falar em qualquer desapropriao que tenha o elemento posse como um elemento para a configurao do instituto. Professor Pablo Stolze tambm entende que, mesmo sendo uma espcie de usucapio especial, esta norma est com a eficcia trancada; pois h o seguinte questionamento: afinal, quem dever pagar a indenizao devida ao proprietrio prevista no 5? A doutrina divide-se em duas correntes: 1 corrente

Este entendimento utiliza a interpretao literal do pargrafo quinto e posiciona-se no sentido de que a indenizao ser paga pelo grupo que possui a rea (doutrina de Arruda Alvim, Eduardo Gambi, Teori Zawaski), ou seja, pelos prprios possuidores da rea. Socialmente, para o professor Pablo, esta corrente no poder ser admitida, j que normalmente o grupo que ir possuir o terreno j age neste sentido por no possuir qualquer condio de adquirir com recursos outra propriedade. 2 corrente Para a professora Mnica Aguiar, Juza Federal, quem dever pagar a indenizao do 5 a Administrao Pblica. Tambm o professor Pablo Stolze se posiciona contra este entendimento porque em no havendo norma especfica para que a pessoa jurdica da Administrao Direta pague, impondo esta responsabilidade a ela, e nem qualquer norma Constitucional, no h justificao por esta espcie de pagamento. Tal conduta no poder ser exigida nem pelo Tribunal de Contas, nem ter o ente pblico como se justificar diante este pagamento segundo a lei de responsabilidade fiscal. Professor Pablo Stolze, em suma, rechaa as duas correntes e diz que os enunciados 84 e 308 das Jornadas de Direito Civil, apesar de tentarem responder o questionamento sobre o pagamento da indenizao e a ocupao deste grupo, no so de entendimento satisfatrio.
Enunciado 84, I Jornada de Direito Civil Art. 1.228: A defesa fundada no direito de aquisio com base no interesse social (art. 1.228, 4 e 5, do novo Cdigo Civil) deve ser argida pelos rus da ao reivindicatria, eles prprios responsveis pelo pagamento da indenizao (entendimento do enunciado perfilhado com a primeira corrente) . Enunciado 308, IV Jornada de Direito Civil Art.1.228. A justa indenizao devida ao proprietrio em caso de desapropriao judicial (Professor Pablo ressalva que, apesar de mencionar a figura da desapropriao, no h posicionamento pacfico na doutrina) (art. 1.228, 5) somente dever ser suportada pela Administrao Pblica no contexto das polticas pblicas de reforma urbana ou agrria, (enunciado se alinha neste momento com a seg unda corrente, vistos os requisitos do grupo que ir se ocupar da rea) em se tratando de possuidores de baixa renda e desde que tenha havido interveno daquela nos termos da lei processual. No sendo os possuidores de baixa renda, aplica-se a orientao do Enunciado 84 da I Jornada de Direito Civil.

Professor Pablo, ainda aconselha a criticar estes pargrafos em uma prova oral, especialmente quando tratar-se de prova das Procuradorias; mas tambm adotar o posicionamento dos enunciados ou dos autores citados, da doutrina majoritria, em uma questo aberta, se preciso for dar o posicionamento.

CARACTERSTICAS DO DIREITO DE PROPRIEDADE


So as principais de caractersticas do direito de propriedade, sendo considerado ele um direito: 3

1) COMPLEXO A Propriedade complexa porque rene uma srie de poderes que o proprietrio poder exercer sobre a coisa: usar, gozar/fruir, dispor e reivindicar de quem quer que seja, onde quer que esteja. 2) ABSOLUTO O direito de propriedade absoluto, no porque o proprietrio poder fazer com a coisa o que bem entende (em razo das limitaes), mas sim porque ela oponvel erga omnes. 3) PERPTUO O direito de propriedade perptuo porque a propriedade no se extingue caso o proprietrio no vier a us-la por determinado perodo de tempo. E poder a propriedade ser passada de gerao para gerao. 4) EXCLUSIVO O direito de propriedade ser exclusivo de uma pessoa apenas, como regra, no podendo ser proprietrio outra pessoa que simplesmente desejar tal fato. Salvo se for constitudo o condomnio sobre a coisa. 5) ELSTICO O direito de propriedade elstico porque ele pode ser distendido ou at mesmo contrado, sem que haja a perda de sua essncia. Exemplo: o proprietrio, possuindo a sua propriedade plena, poder constituir outros direitos reais com base em seu poder de propriedade, como por exemplo, dar a outrem o poder tambm de usufruto.

EXTENSO DA PROPRIEDADE
Art. 1.229, CC - A propriedade do solo abrange a do espao areo e subsolo correspondentes, em altura e profundidade teis ao seu exerccio , no podendo o proprietrio opor-se a atividades que sejam realizadas, por terceiros, a uma altura ou profundidade tais, que no tenha ele interesse legtimo em impedi-las. Art. 1.230, CC - A propriedade do solo no abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais, os potenciais de energia hidrulica, os monumentos arqueolgicos e outros bens referidos por leis especiais . Pargrafo nico. O propr ietrio do solo tem o direito de explorar os recursos minerais de emprego imediato na construo civil, desde que no submetidos a transformao industrial, obedecido o disposto em lei especial.

PRINCIPAIS LIMITAES DO EXERCCIO DA PROPRIEDADE


Professor Pablo Stolze enumera em seu material de apoio as duas maiores limitaes ao exerccio do direito de propriedade: 1. Princpio da funo social da propriedade (art. 5, XXII e XXIII, CF);
Art. 5, CF XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social;

Este princpio ser, de melhor forma, abordado quando do seu estudo especfico no intensivo III. 2. Direito de Vizinhana.

DIREITO DE VIZINHANA
Trata-se do conjunto de regras que disciplina a convivncia harmnica entre vizinhos. Estes direitos de vizinhana decorrem da lei, no importando quem seja o dono da propriedade, todos devero respeit-la. Por isso, quem for o titular da propriedade dever respeitar os direitos de vizinha, que foram institudos para que fosse alcanada a harmonia entre os vizinhos. uma espcie de obrigao propter rem (em razo da coisa), segundo o professor Pablo Stolze. Sero aqui abordadas as questes mais polmicas do direito de vizinhana, constando ao final do tpico as contidas no material de apoio do professor Pablo Stolze. DO USO ANORMAL DA PROPRIEDADE Nos termos do art. 1277, CC o direito de propriedade deve ser exercido segundo uma funo social, de maneira a no prejudicar o vizinho.
Art. 1.277, CC - O proprietrio ou o possuidor de um prdio tem o direito de fazer cessar as interferncias prejudiciais segurana, ao sossego e sade dos que o habitam, provocadas pela utilizao de propriedade vizinha. Pargrafo nico. Probem-se as interferncias considerando-se a natureza da utilizao, a localizao do prdio, atendidas as normas que distribuem as edificaes em zonas, e os limites ordinrios de tolerncia dos moradores da vizinhana.

Observao: Para efeito de aferio do uso da propriedade, abandonada a teoria da pr-ocupao, deve prevalecer os aspectos de localizao, segundo o zoneamento urbano, segundo o pargrafo nico do art. 1277, CC.

O que ao de dano infecto? A idia de dano infecto a de dano iminente. Tenta-se resguardar atravs desta ao o titular/proprietrio de sofrer um possvel dano em sua propriedade, nos termos do art. 1280, CC.
Art. 1.280, CC - O proprietrio ou o possuidor tem direito a exigir do dono do prdio vizinho a demolio, ou a reparao deste, quando ameace runa, bem como que lhe preste cauo pelo dano iminente.

PASSAGEM FORADA Conceito A passagem forada, direito de vizinhana, concedida ao dono de prdio encravado, para reclamar que o vizinho lhe d acesso via pblica, nascente ou porto, mediante indenizao. Observao: a passagem forada no se confunde com a servido estabelecida. A passagem forada decorre da prpria lei, e direito de vizinhana; enquanto a servido constituda, mormente por contrato. Tambm a servido no pressupe que o imvel esteja encravado como na passagem forada; na servido basta que haja o interesse na dependncia de passagem que ela poder ser acordada pelas partes.
Art. 1.285, CC - O dono do prdio que no tiver acesso a via pblica , nascente ou porto, pode, mediante pagamento de indenizao cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem, cujo rumo ser judicialmente fixado, se necessrio . 1 Sofrer o constrangimento o vizinho cujo imvel mais natural e facilmente se prestar passagem. 2 Se ocorrer alienao parcial do prdio, de modo que uma das partes perca o acesso a via pblica, nascente ou porto, o proprietrio da outra deve tolerar a passagem. 3 Aplica-se o disposto no pargrafo antecedente ainda quando, antes da alienao, existia passagem atravs de imvel vizinho , no estando o proprietrio deste constrangido, depois, a dar uma outra.
o o o

Observao: No caso de alienao, nos casos do 2 e 3 do art. 1.285, CC, o adquirente (responsvel pelo encravamento), dever ceder a passagem ao alienante. Em outras palavras, se o vendedor ficar preso porque vendeu parte de seu imvel, ficando ele encravado, obrigatoriamente o comprador desta parte dar a passagem a ele. Se a passagem existente inadequada, inspita ou de difcil trnsito, na perspectiva da funo social da propriedade, reconhecido o direito de passagem forada.
Enunciado 88, I Jornada de Direito Civil Art. 1.285: O direito de passagem forada, previsto no art. 1.285 do CC, tambm garantido nos casos em que o

acesso via pblica for insuficiente ou inadequado, consideradas, inclusive, as necessidades de explorao econmica.

DIREITO DE CONSTRUIR O direito de construir, inserido como um dos direitos de vizinhana, regulado a partir do art. 1.299, do Cdigo Civil.
Art. 1.299, CC - O proprietrio pode levantar em seu terreno as construes que lhe aprouver, salvo o direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos . Art. 1.300, CC - O proprietrio construir de maneira que o seu prdio no despeje guas, diretamente, sobre o prdio vizinho. Art. 1.301, CC - defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terrao ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho . 1 As janelas cuja viso no incida sobre a linha divisria, bem como as perpendiculares, no podero ser abertas a menos de setenta e cinco centmetros.
o

Janelas com vidros opacos, desde que preservem a privacidade do vizinho, podem ser abertas a menos de um metro e meio.
Smula 120, STF - PAREDE DE TIJOLOS DE VIDRO TRANSLCIDO PODE SER LEVANTADA A MENOS DE METRO E MEIO DO PRDIO VIZINHO, NO IMPORTANDO SERVIDO SOBRE ELE.

Probem-se as aberturas com viso frontal. A janela que d viso indireta possui um regramento especfico; a smula 414, STF corretamente proibia tambm abertura que conferisse viso obliqua:
Smula 414, STF - NO SE DISTINGUE A VISO DIRETA DA OBLQUA NA PROIBIO DE ABRIR JANELA, OU FAZER TERRAO, EIRADO, OU VARANDA, A MENOS DE METRO E MEIO DO PRDIO DE OUTREM .

O art. 1.301, 1 derrubou a smula admitindo a abertura desde que respeitado o limite de 75 centmetros. Professor Pablo critica veementemente esta nova disposio do CC que derruba a smula.
2 As disposies deste artigo no abrangem as aberturas para luz ou ventilao, no maiores de dez centmetros de largura sobre vinte de comprimento e construdas a mais de dois metros de altura de cada piso.
o

Qual ao dever ser proposta quando o indivduo percebe que seu vizinho ir realizar obra que ir prejudic-lo? a ao de nunciao de obra nova. Observao: se a obra j foi concluda, o proprietrio prejudicado deve ajuizar ao demolitria no prazo decadencial de ano e dia, nos termos do artigo 1.302, CC. 7

Art. 1.302, CC - O proprietrio pode, no lapso de ano e dia aps a concluso da obra, exigir que se desfaa janela, sacada, terrao ou goteira sobre o seu prdio; escoado o prazo, no poder, por sua vez, edificar sem atender ao disposto no artigo antecedente, nem impedir, ou dificultar, o escoamento das guas da goteira, com prejuzo para o prdio vizinho. Pargrafo nico. Em se tratando de vos, ou aberturas para luz, seja qual for a quantidade, altura e disposio, o vizinho poder, a todo tempo, levantar a sua edificao, ou contramuro, ainda que lhes vede a claridade. Art. 1.303. Na zona rural, no ser permitido levantar edificaes a menos de trs metros do terreno vizinho .

MODOS DE AQUISIO DA PROPRIEDADE IMOBILIRIA


So modos de aquisio da propriedade imobiliria: 1. Usucapio 2. Acesso 3. Registro Primeiramente sero tratados os temas da acesso e do registro; posteriormente ser analisada a usucapio. REGISTRO O registro imobilirio modo de adquirir a propriedade, firmando como regra, presuno relativa de veracidade, nos termos do art. 1.245, CC:
Art. 1.245, CC - Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do ttulo translativo no Registro de Imveis (modo de aquisio da propriedade imobiliria) . 1 Enquanto no se registrar o ttulo translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imvel. 2 Enquanto no se promover, por meio de ao prpria, a decretao de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a s er havido como dono do imvel.
o o

Parte-se da mxima to conhecida da expresso quem no registra no dono da propriedade. Para que seja dono de uma propriedade, no basta que o proprietrio possua o ttulo, ou seja, tenha a escritura lavrada no tabelionato (como no direito Francs), mas preciso que haja o registro deste ttulo no cartrio de registro de imveis. Observao: existe um registro imobilirio que desde que constitudo de forma regular, firma presuno absoluta de propriedade. o denominado 8

REGISTRO TORRENS, restrito a imveis rurais (ver artigos 277 a 288 da lei de registros pblicos, cercados de muitos requisitos). Ver na apostila os trechos da doutrina. ACESSO Tambm uma forma de aquisio de propriedade imobiliria. A acesso opera a unio fsica de uma coisa a outra aumentando o volume do bem principal. As espcies de acesso esto descritas no artigo 1.248, CC, podendo ser acesso natural ou acesso artificial:
Art. 1.248, CC - A acesso pode dar-se: I - por formao de ilhas (acesso natural);

Observao: dever haver um rio particular dividindo duas propriedades, de dois proprietrios distintos.
Art. 1.249, CC - As ilhas que se formarem em correntes comuns ou particulares pertencem aos proprietri os ribeirinhos fronteiros, observadas as regras seguintes: I - as que se formarem no meio do rio consideram -se acrscimos sobrevindos aos terrenos ribeirinhos fronteiros de ambas as margens, na proporo de suas testadas, at a linha que dividir o lveo e m duas partes iguais; II - as que se formarem entre a referida linha e uma das margens consideram -se acrscimos aos terrenos ribeirinhos fronteiros desse mesmo lado; III - as que se formarem pelo desdobramento de um novo brao do rio continuam a pertencer aos proprietrios dos terrenos custa dos quais se constituram. II - por aluvio (acesso natural);

uma forma lenta de adquirir a propriedade, formando-se a propriedade na margem do rio, pelo acmulo de elementos e substncias que para a margem so levados.
Art. 1.250, CC - Os acrscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depsitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das guas destas, pertencem aos donos dos terrenos marginais, sem indenizao. Pargrafo nico. O terreno aluvial, que se formar em frente de prdios de proprietrios diferentes, dividir -se- entre eles, na proporo da testada de cada um sobre a antiga margem.

O que seria aluvio imprpria? A denominada aluvio imprpria decorre da retrao de guas dormentes a exemplo de uma lagoa que comea a secar.
III - por avulso (acesso natural); Art. 1.251, CC - Quando, por fora natural violenta, uma poro de terra se destacar de um prdio e se juntar a outro, o dono deste adquirir a proprieda de do acrscimo,

se indenizar o dono do primeiro ou, sem indenizao, se, em um ano, ningum houver reclamado. Pargrafo nico. Recusando-se ao pagamento de indenizao, o dono do prdio a que se juntou a poro de terra dever aquiescer a que se remova a parte acrescida.

Avulso est prevista neste artigo 1.251, CC, diferentemente da aluvio que lenta, a avulso se d quando uma fora natural destaca uma poro de terra de um imvel agregando-a a outro.
IV - por abandono de lveo (acesso natural);

Est no art. 1.252, CC a redao sobre o lveo abandonado. o leito do rio que seca, produzindo uma nova propriedade.
Art. 1.252, CC - O lveo abandonado de corrente pertence aos proprietrios ribeirinhos das duas margens, sem que tenham indenizao os donos dos terrenos por onde as guas abrirem novo curso, entendendo -se que os prdios marginais se estendem at o meio do lveo.

A propriedade de A avana at o meio do rio, e ao mesmo tempo a propriedade de B (separadas por um rio). 28 de junho de 2009
V - por plantaes ou construes (acesso artificial). Art. 1.253, CC - Toda construo ou plantao existente em um terreno presume-se feita pelo proprietrio e sua custa, at que se prove o contrrio . Art. 1.254, CC - Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno prprio com sementes, plantas ou materiais alheios , adquire a propriedade destes; mas fica obrigado a pagar-lhes o valor, alm de responder por perdas e danos, se agiu de m-f.

O solo parece neste artigo 1.254, CC, ter uma fora atrativa das edificaes e das plantaes.
Art. 1.255, CC - Aquele que semeia, planta ou edifica em terreno alheio (situao inversa do artigo anterior) perde, em proveito do proprietrio, as sementes, plantas e construes; se procedeu de boa-f, ter direito a indenizao. Pargrafo nico. Se a construo ou a plantao exceder consideravelmente o valor do terreno, aquele que, de boa-f, plantou ou edificou, adquirir a propriedade do solo, mediante pagamento da indenizao fixada judicialmente, se no houver acordo.

Analisando os dois artigos anteriores, regra geral, tradicional no direito brasileiro, reconhece a fora atrativa do solo: a construo e a plantao passam a ser de propriedade do dono do terreno que poder ser compelido a indenizar nos termos dos artigos 1.254, CC a 1.256, CC.

10

Art. 1.256, CC - Se de ambas as partes houve m-f, adquirir o proprietrio as sementes, plantas e construes, devendo ressarcir o valor das acesses (compensao). Pargrafo nico. Presume-se m-f no proprietrio, quando o trabalho de construo, ou lavoura, se fez em sua presena e sem impugnao sua.

No decorrer do sculo XX percebeu-se que o valor da construo poderia ser muito maior que o valor do terreno que a sustenta. Ento no parece mais ser to justo que o dono do solo fosse considerado o dono de qualquer plantao ou construo que em seu solo estivessem, mesmo que no as tivesse realizado, utilizando-se apenas de sua fora atrativa. Observao: situao especial a da chamada ACESSO INVERTIDA (p. nico do art. 1.255, art. 1.258 e art. 1.259, todos do Cdigo Civil. Neste caso, considerando-se o valor do empreendimento, o dono da construo ou da plantao poder adquirir a propriedade do solo
Art. 1.257, CC - O disposto no artigo antec edente aplica-se ao caso de no pertencerem as sementes, plantas ou materiais a quem de boa -f os empregou em solo alheio. Pargrafo nico. O proprietrio das sementes, plantas ou materiais poder cobrar do proprietrio do solo a indenizao devida, quando no puder hav-la do plantador ou construtor. Art. 1.258, CC - Se a construo, feita parcialmente em solo prprio, invade solo alheio em proporo no superior vigsima parte deste , adquire o construtor de boa-f a propriedade da parte do solo invadid o (ACESSO INVERTIDA) , se o valor da construo exceder o dessa parte, e responde por indenizao que represente, tambm, o valor da rea perdida e a desvalorizao da rea remanescente . Pargrafo nico. Pagando em dcuplo as perdas e danos previstos neste artigo, o construtor de m-f adquire a propriedade da parte do solo que invadiu, se em proporo vigsima parte deste e o valor da construo exceder consideravelmente o dessa parte e no se puder demolir a poro invasora sem grave prejuzo para a construo. Art. 1.259, CC - Se o construtor estiver de boa-f, e a invaso do solo alheio exceder a vigsima parte deste , adquire a propriedade da parte do solo invadido (ACESSO INVERTIDA), e responde por perdas e danos que abranjam o valor que a invaso acrescer construo, mais o da rea perdida e o da desvalorizao da rea remanescente; se de m-f, obrigado a demolir o que nele construiu, pagando as perdas e danos apurados, que sero devidos em dobro .

USUCAPIO Introduo Professor Pablo Stolze recomenda que seja utilizada a expresso no feminino, como a usucapio utilizada no Cdigo Civil. Embora haja muita discusso quanto ao gnero, sendo considerado como masculino a palavra, mostra-se de bom uso utiliz-la no feminino em uma prova de concurso pblico.

11

A usucapio o modo de adquirir propriedade imobiliria ou mobiliria (como ser visto logo abaixo). Tambm a usucapio poder servir para adquirir outros direitos reais que no a propriedade. Mas, neste estudo ser abordada apenas a usucapio da propriedade imobiliria, regida pelo Cdigo Civil. Professor Pablo Stolze recomenda a obra Usucapio de bens mveis e imveis de Jos Carlos Moraes Sales para estudo mais aprofundado da matria. Conceito de usucapio Trata-se de um modo originrio de aquisio de propriedade (prescrio aquisitiva), por meio da posse contnua pacfica com animus domini e segundo o decurso do tempo estabelecido na lei. A teoria subjetiva de Savigny, no prevalece na sistemtica dos direitos das coisas sendo sobrepujada sobre a teoria objetiva de Ihering, mas acaba influenciando certos pontos deste sistema e em especial no tocante ao regramento da usucapio. Requisitos So os requisitos gerais ou os elementos que devem ser preenchidos para que se d a usucapio: 1. Coisa suscetvel de ser usucapida As coisas em geral, suscetveis de serem usucapidas, so as coisas que esto no chamado comrcio jurdico. Professor Pablo Stolze lembra neste tpico que, regra geral, os bens pblicos no podero ser usucapidos. A exceo paira sobre a possibilidade da usucapio de terras devolutas, onde h muita discusso sobre o tema. O professor Arruda Alvim diz que bens pblicos no podem ser usucapidos, embora possam ser eles objetos de posse. Observao: Existe forte entendimento (JTJ1 157/198) no sentido de condmino poder usucapir rea comum, desde que esteja exercendo posse exclusiva sobre o bem. Se o condomnio no toma nenhuma reao quanto a esta espcie de posse realizada por um dos condminos junto a um bem comum, posteriormente poder ele usucapi-lo. 2. Posse contnua, pacfica e com animus domini Vale lembrar a possibilidade da acessio possessionis, nos termos do artigo 1.243, CC:

Repositrio de jurisprudncia.

12

Art. 1.243, CC - O possuidor pode, para o fim de contar o tempo exigido pelos artigos antecedentes, acrescentar sua posse a dos seus antecessores (art. 1.207), contanto que todas sejam contnuas, pacficas e, nos casos do art. 1.242, com justo ttulo e de boa-f.

Pode-se somar a posse do antecessor com a do sucessor para o tempo de contagem da usucapio, caracterizando-se a acessio possessionis, pacfica, contnua e de boa-f com justo ttulo (no caso da usucapio extraordinria). 3. Tempo Em cada espcie de usucapio h um prazo especfico para que a coisa seja regularmente usucapida. Cada espcie de usucapio e seus correspondentes prazos sero tratados a seguir neste estudo. Sentena da ao de usucapio
Art. 1.241, CC - Poder o possuidor requerer ao juiz seja declarada adquirida (sentena declaratria da usucapio) , mediante usucapio, a propriedade imvel. Pargrafo nico. A declarao obtida na forma deste artigo constituir ttulo hbil para o registro no Cartrio de Registro de Imveis.

Tambm corrobora o entendimento que a sentena que determina a usucapio de uma propriedade em favor do usucapiente declaratria a seguuinte smula do STF:
Smula 237, STF - O USUCAPIO PODE SER ARGDO EM DEFESA (pode ser argido porque situao j existente, passvel de declarao, no precisando ser constituda em sentena) .

Usucapio de coisa criminosa possvel usucapir coisas criminosas? A referncia desta questo a doutrina exposta no livro A usucapio e o crime de Raul Chaves, publicado pela Editora Saraiva, ano de 1981. A despeito da polmica, respeitvel entendimento na doutrina (como o admirvel Pontes de Miranda) admite-se a usucapio extraordinria de coisa obtida criminosamente: o ladro pode usucapir; o terceiro usucape de boa ou m f a coisa furtada nas palavras do insigne doutrinador. Professor Pablo Stolze diz que se a ao penal estiver extinta, o agente criminoso poder usucapir a coisa do antigo proprietrio, vtima do delito. O professor ressalva que tal corrente de entendimento absurda frente a esta possibilidade de usucapio sobre coisa derivada de crime. Mas, a doutrina consente com o entendimento favorvel a esta espcie de usucapio de coisa criminosa, como se verifica no julgado TJ/RS 1900.127.99, que admite a usucapio de um automvel furtado; e tambm dentro do Superior Tribunal de Justia, no REsp 247345/MG h questionamento, mas por no admitir a hiptese da usucapio do automvel furtado. 13

EMENTA: USUCAPIAO DE COISA MOVEL - VEICULO FURTADO - REGISTRO ANTERIOR - TREFEGABILIDADE NORMAL - VARIOS POSSUIDORES VISTORIA POSTERIOR POR INICIATIVA DO AUTOR - APREENSAO DO VEICULO - NAO INTERRUPCAO DO PRAZO PRESCRICIONAL - SOMA DAS POSSES. CARENCIA DE ACAO E JUIZO DE IMPROCEDENCIA - ANALISE DO MERITO - CASO CONCRETO. UM VEICULO QUE PASSA, PELA TRADICAO, POR VARIOS POSSUIDORES, INCLUSIVE COM ANTERIOR E RESPECTIVO REGISTRO NO NOME DE UM DELES, NA REPARTICAO DE TRANSITO, E DEPOIS, ADQUIRIDO PELO AUTOR, ESTE AO PROVIDENCIAR EM LEVA-LO PARA OUTRA VISTORIA COM OBJETIVO DE TRANSFERENCIA, SE VE FRENTE A UMA APREENSAO POR ADULTERACAO DO NUMERO DO CHASSI, TAL ATO NAO TEM A CONSISTENCIA PARA DESCARACTERIZAR A PRETENSAO USUCAPIENDA, INTERROMPENDO O PRAZO PRESCRICIONAL QUE DEVE SER VISTO EM FAVOR DO ADQUIRENTE QUE E TERCEIRO DE BOA-FE E PODE SOMAR AS POSSES PORQUE AMPARADO NO DIREITO. E SABIDO QUE O CODIGO DE PROCESSO CIVIL ADOTA A TEORIA DE LIEBMAN, MARCANDO AS CONDICOES DA ACAO ENTRE OS PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS E O MERITO DA CAUSA. TAMBEM E CONHECIDA A DISCUSSAO SOBRE A APLICACAO DA CARENCIA DE ACAO FACE A IMPOSSIBILIDADE JURIDICA DO PEDIDO, QUANDO SIGNIFICA O PROPRIO ENVOLVIMENTO DE UM JUIZO DE IMPROCEDENCIA, RESOLVENDO A LIDE ENTRE AS PARTES, PELO JUIZO DE VALOR QUE FOI EMITIDO A RESPEITO DO PEDIDO FORMULADO. CABIVEL AO TRIBUNAL APRECIAR O MERITO DA CAUSA, SE A SENTENCA, EMBORA, PRONUNCIANDO UM JUIZO DE CARENCIA DA ACAO, NA VERDADE, NO CASO CONCRETO, EFETIVOU UMA CONCLUSAO DE IMPROCEDENCIA, PELA ANALISE DA PROVA REALIZADA. APELO PROVIDO. (Apelao Cvel N 196096911, Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Alada do RS, Relator: Silvestre Jasson Ayres Torres, Julgado em 29/08/1996) Recurso Especial. Usucapio ordinrio de bem mvel. Aquisio originria. Automvel furtado. - No se adquire por usucapio ordinrio veculo furtado. Recurso Especial no conhecido. (REsp 247345/MG, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 04/12/2001, DJ 25/03/2002 p. 272)

Espcies de usucapio Professor Pablo Stolze analisar em aula as espcies de usucapio tpica do Cdigo Civil; ver as demais espcies no material de apoio: A) USUCAPIO EXTRAORDINRIA
Art. 1.238, CC - Aquele que, por quinze anos , sem interrupo, nem oposio, possuir como seu um imvel, adquire -lhe a propriedade, independentemente de ttulo e boa-f (maior caracterstica da usucapio extraordinria); podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentena (natureza declaratria da sentena) , a qual servir de ttulo para o registro no Cartrio de Registro de Imveis.

A sentena que declara a usucapio DECLARATRIA. O Cdigo Civil deixa clara esta natureza da sentena, no sendo ela constitutiva, como entendiam alguns processualistas.
Pargrafo nico. O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se- a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imvel a sua moradia hab itual, ou nele realizado obras ou servios de carter produtivo (posse-trabalho, segundo Miguel Reale, exteriorizando a funo social da propriedade) .

14

Este pargrafo nico novidade no Cdigo Civil de 2002 e tal modificao foi capitaneada pelo grande doutrinador Miguel Reale. B) USUCAPIO ESPECIAL RURAL Professor Pablo Stolze diz que este artigo e o prximo so cpias do texto da Constituio.
Art. 1.239, CC possua como sua, rural no superior sua famlia, tendo Aquele que, no sendo proprietrio de imvel rural ou urbano, por cinco anos ininterruptos, sem oposio, rea de terra em zona a cinqenta hectares, tornando -a produtiva por seu trabalho ou de nela sua moradia, adquirir -lhe- a propriedade.

Chamada esta espcie de usucapio rural tambm de usucapio pro labore ou usucapio rstica. C) USUCAPIO ESPECIAL URBANA Tambm reproduo do texto constitucional o regramento da usucapio urbana dentro do Cdigo Civil de 2002:
Art. 1.240, CC - Aquele que possuir, como sua, rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir -lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro im vel urbano ou rural. 1 O ttulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. 2 O direito previsto no pargrafo antecedente no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.
o o

Esta usucapio constitucional urbana possui tambm outro nome, conhecida como a usucapio pro misero. Esta espcie de usucapio tambm est prevista, alm de dentro do texto constitucional, no Estatuto da Cidade:
Art. 9 , Estatuto da Cidade - Aquele que possuir como sua rea ou edificao urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados , por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir -lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rura l. o 1 O ttulo de domnio ser conferido ao homem ou mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil (princpio da isonomia). o 2 O direito de que trata este artigo no ser reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez (mesmo regramento da CF e do CC) . o 3 Para os efeitos deste artigo, o herdeiro legtimo continua, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que j resida no imvel por ocasio da abertura da sucesso (continuao de posse para efeitos da co ntagem do prazo).
o

Se a rea a ser usucapida maior que 50 hectares, no caso da usucapio rural, o Juiz poder conced-la? E se a rea for de 260 m na 15

usucapio urbana, com limite acima do permitido para a usucapio urbana? A doutrina civilista vem entendendo, a despeito da polmica, que se a rea for superior ao limite legal, o pedido dever ser indeferido (enunciado 313, IV Jornada de Direito Civil). Mas, professor Pablo Stolze diz que esta norma deve ser vista com ressalvas, frente ao princpio da proporcionalidade.
Enunciado 313, IV Jornada de Direito Civil Arts.1.239 e 1.240. Quando a ocorre sobre rea superior aos limites legais , no possvel a aquisio pela usucapio especial, (deve, deste modo, o prescribente aguardar um maior temporal para usucapir a rea de forma extraordinria ou ordinria) ainda pedido restrinja a dimenso do que se quer usucapir . posse via da lapso que o

Quer se evitar, com este entendimento da Jornada de Direito Civil, que uma parte da propriedade que excede o limite da usucapio especial fique inutilizada caso fosse apenas concedida a parte que Constitucionalmente permitida, desprezando-se este restante. Observao: o RE 305416/RS, tendo como relator o Ministro Marco Aurlio, defende a possibilidade de se aplicar a regra da usucapio urbana para o apartamento.
Usucapio de Apartamento Iniciado julgamento de recurso extraordinrio em que se discute a possibilidade de usucapio de apartamento. Trata-se, na espcie, de recurso interposto contra acrdo do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul que, ao fundamento de que o dispositivo constitucional que instituiu a usucapio urbano (CF, art. 183) destina-se somente a lotes e no a unidades de um edifcio, mantivera sentena que extinguira o processo sem julgamento de mrito por impossibilidade jurdica do pedido (CF: "Art. 183. Aquele que possuir como sua rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural."). O Min. Marco Aurlio, relator, deu parcial provimento ao recurso para afastar o bice ao julgamento do mrito, por entender que o imvel em questo est enquadrado no art. 183 da CF. Asseverou que, neste preceito, no se distingue a espcie de imvel e que os requisitos nele previstos tm por objeto viabilizar a manuteno da moradia. Aduziu que, no caso, a recorrente pretende usucapir a unidade autnoma e no todo o prdio, no estando a propriedade, unidade condominial, vinculada rea global em que ocorrida a edificao, mas somente frao de terreno a ela correspondente, conforme escritura constante do registro de imveis, cuja rea inferior a duzentos e cinqenta metros quadrados. No ponto, citou as Leis 4.591/64 - que dispe sobre o condomnio em edificaes e as incorporaes imobilirias - e 6.015/73 (Lei de Registros Pblicos), as quais prevem a necessidade de se averbar a individualizao de cada unidade condominial; a Lei 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), que admite a usucapio de rea ou edificao urbana, sem ressalvar a unidade condominial; e a Lei 10.406/2002 (Cdigo Civil), que tambm dispe sobre usucapio de rea urbana, sem qualquer restrio. Aps, pediu vista dos autos o Min. Carlos Britto. RE 305416/RS, rel. Min. Marco Aurlio, 25.5.2006. (RE-305416

D) USUCAPIO ESPECIAL URBANA COLETIVA Segundo o professor Marcus Vincius (Damsio de Jesus), esta espcie de usucapio especial urbana coletiva foi introduzida no ordenamento jurdico pela lei 16

10.257/2001, a partir do artigo 10 do Estatuto da Cidade. Ou seja, a espcie de usucapio mais nova. Assevera o professor Marcus Vincius que esta espcie de usucapio se d em cortios, em favelas, em que um grupo se apropria de um terreno de qualquer forma, sem qualquer infra-estrutura e ademais todas as irregularidades, podero usucapir o terreno utilizado. Professor Marcus Vincius e tambm Professor Pablo Stolze (em seu material de apoio) criticam esta forma de usucapio, por entenderem muitos doutrinadores (como Dabus Maluf e M. Salles) que ela somente protelaria a regulamentao da rea; melhor seria se o legislador promovesse modos instantneos de regularizao da rea ocupada por este grupo.
Art. 10, Estatuto da Cidade - As reas urbanas com mais de duzentos e cinqenta metros quadrados (por cada um do grupo, segundo professor Marcus Vincius) , ocupadas por populao de baixa renda para sua moradia (requisito especfico da usucapio coletiva) , por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio , onde no for possvel identificar os terrenos ocupados por cada possuidor (outro requisito que especfico desta espcie de usucapio) , so susceptveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores no sejam proprietrios de outro imvel urbano ou rural.

Professor Marcus Vincius diz que o requisito mais peculiar o requisito da populao de baixa renda que deve ser entendida, segundo a jurisprudncia, como o grupo que recebe at trs salrios mnimos (critrio utilizado do IBGE).
1 O possuidor pode, para o fim de contar o prazo exigido por este artigo, acrescentar sua posse de seu antecessor, contanto que ambas sejam contnuas (regramento da acessio possessionis de contagem do prazo somado) . 2 A usucapio especial coletiva de imvel urbano ser declarada pelo juiz, mediante sentena (mesmo efeito da sentena das demais espcies de usucapio) , a qual servir de ttulo para registro no cartrio de registro de imveis. 3 Na sentena (elemento/efeito da sentena especfico para esta espcie de usucapio), o juiz atribuir igual frao ideal de terreno a cada possuidor, independentemente da dimenso do terreno que cada um ocupe , salvo hiptese de acordo escrito entre os condminos, estabelecendo fraes ideais diferenciadas . 4 O condomnio especial constitudo indivisvel , no sendo passvel de extino, salvo deliberao favorvel tomada por, no mnimo, dois teros dos condminos, no caso de execuo de urbanizao posterior constituio do condomnio (no se aplica a regra geral de extino de qualquer condomnio) . 5 As deliberaes relativas administrao do condomnio especial sero tomadas por maioria de votos dos condminos presentes, obrigando tambm os demais, discordantes ou ausentes . Art. 11, Estatuto da Cidade - Na pendncia da ao de usucapio especial urbana, ficaro sobrestadas quaisquer outras aes, petitrias ou possessrias, que venham a ser propostas relativamente ao imvel usucapiendo.
o o o o o

17

Art. 12, Estatuto da Cidade - So partes legtimas para a propositura da ao de usucapio especial urbana (Professor Marcus Vincius diz que causa aqui de legitimao extraordinria) : I o possuidor, isoladamente ou em litisconsrcio originrio ou superveniente; II os possuidores, em estado de composse; III como substituto processual, a associao de moradores da comunidade, regularmente constituda, com personalidade jurdica, desde que explicitamente autorizada pelos representados. o 1 Na ao de usucapio especial urbana obrigatria a interveno do Ministrio Pblico. o 2 O autor ter os benefcios da justia e da assistncia judiciria gratuita, inclusive perante o cartrio de registro de imveis . Art. 13, Estatuto da Cidade - A usucapio especial de imvel urbano poder ser invocada como matria de defesa (argumento que torna a sentena de usucapio como uma sentena declaratria) , valendo a sentena que a reconhecer como ttulo para registro no cartrio de registro de imveis. Art. 14, Estatuto da Cidade - Na ao judicial de usucapio especial de imvel urbano, o rito processual a ser observado o sumrio .

E) USUCAPIO ORDINRIA A usucapio ordinria a usucapio concedida em favor do possuidor que possui justo ttulo e boa-f, e por estes requisitos mais exigentes, possui prazo menor que as demais modalidades de usucapio:
Art. 1.242, CC - Adquire tambm a propriedade do imvel aquele que, contnua e incontestadamente, com justo ttulo e boa -f, o possuir por dez anos. Pargrafo nico. Ser de cinco anos o prazo previsto neste artigo se o imvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartrio , cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econmico (possetrabalho).

O prazo de 10 anos, no caso da usucapio ordinria, poder cair para 5 anos se o possuidor tiver adquirido onerosamente o imvel e pratica a possetrabalho (de acordo com a funo social da propriedade). F) USUCAPIO INDGENA A usucapio indgena est prevista no art. 33 do Estatuto do ndio (lei 6001/1973). Esta questo muito importante para a prova de Ministrio Pblico Federal.
Art. 33, Estatuto do ndio - O ndio, integrado ou no , que ocupe como prprio, por dez anos consecutivos , trecho de terra inferior a cinqenta hectares, adquirir -lhe- a propriedade plena.

18

Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica s terras do domnio da Unio, ocupadas por grupos tribais, s reas reservadas de que trata esta Lei, nem s terras de propriedade coletiva de grupo tribal.

Trata-se de um modo de aquisio de propriedade em favor do ndio integrado ou no com a exigncia da posse da propriedade pelo prazo de 10 anos.

MODOS DE AQUISIO DA PROPRIEDADE MOBILIRIA


A propriedade mobiliria, de modo diverso, com regime tambm previsto no Cdigo Civil, poder ser adquirida das seguintes maneiras: 1. Usucapio
Art. 1.260, CC - Aquele que possuir coisa mvel como sua, contnua e incontestadamente durante trs anos, com justo ttulo e boa-f, adquirir-lhe- a propriedade. Art. 1.261, CC - Se a posse da coisa mvel se prolongar por cinco anos , produzir usucapio, independentemente de ttulo ou boa -f. Art. 1.262, CC - Aplica-se usucapio das coisas mveis o disposto nos arts. 1.243 e 1.244.

2. Ocupao
Art. 1.263, CC - Quem se assenhorear de coisa sem dono para logo lhe adquire a propriedade, no sendo essa ocupao defesa por lei .

A ocupao se d quando h apropriao de uma coisa de ningum (res nullius) por outrem. Exemplo: pedregulho encontrado na praia. Observao: A coisa que for de outrem, mas que estiver perdida, posteriormente dever ser devolvida, no importando em ocupao lcita, como forma de aquisio da propriedade mobiliria. 3. Achado de tesouro
Art. 1.264, CC - O depsito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono no haja memria, ser dividido por igual entre o proprietrio do prdio e o que achar o tesouro casualmente. Art. 1.265, CC - O tesouro pertencer por inteiro ao proprietrio do prdio, se for achado por ele, ou em pesquisa que ordenou, ou por terceiro no autorizado. Art. 1.266, CC - Achando-se em terreno aforado, o tesouro ser dividido por igual entre o descobridor e o enfiteuta, ou ser deste por inteiro quando ele mesmo seja o descobridor.

4. Tradio 19

Tradio o modo de transferncia voluntria de bens mveis.


Art. 1.267, CC - A propriedade das coisas no se transfere pelos negcios jurdicos antes da tradio. Pargrafo nico. Subentende-se a tradio quando o transmitente continua a possuir pelo constituto possessrio; quando cede ao adquirente o direito restituio da coisa, que se encontra em poder de terceiro; ou quando o adquirente j est na posse da coisa, por ocasio do negcio jurdico. Art. 1.268, CC - Feita por quem no seja proprietrio, a tradio no aliena a propriedade, exceto se a coisa, oferecida ao pblico, em leilo ou estabelecimento comercial, for transferida em circunstncias tais que, ao adquirente de boa -f, como a qualquer pessoa, o alienante se afigurar don o. o 1 Se o adquirente estiver de boa-f e o alienante adquirir depois a propriedade, considera-se realizada a transferncia desde o momento em que ocorreu a tradio. o 2 No transfere a propriedade a tradio, quando tiver por ttulo um negcio jurdico nulo.

5. Especificao A especificao ocorre quando se trabalha com uma matria prima transformando-a em obra acabada.
Art. 1.269, CC - Aquele que, trabalhando em matria-prima em parte alheia, obtiver espcie nova, desta ser proprietrio, se no se pu der restituir forma anterior. Art. 1.270, CC - Se toda a matria for alheia, e no se puder reduzir forma precedente, ser do especificador de boa -f a espcie nova. o 1 Sendo praticvel a reduo, ou quando impraticvel, se a espcie nova se obteve de m-f, pertencer ao dono da matria -prima. o 2 Em qualquer caso, inclusive o da pintura em relao tela, da escultura, escritura e outro qualquer trabalho grfico em re lao matria-prima, a espcie nova ser do especificador, se o seu valor exceder consideravelmente o da matria prima. Art. 1.271, CC - Aos prejudicados, nas hipteses dos arts. 1.269 e 1.270, se o ressarcir o dano que sofrerem, menos ao especificador d e m-f, no caso do 1 do artigo antecedente, quando irredutvel a especificao.

6. Da confuso, da comisso e da adjudicao


Art. 1.272, CC - As coisas pertencentes a diversos donos, confundidas, misturadas ou adjuntadas sem o consentimento deles, conti nuam a pertencer-lhes, sendo possvel separ-las sem deteriorao. o 1 No sendo possvel a separao das coisas, ou exigindo dispndio excessivo, subsiste indiviso o todo, cabendo a cada um dos donos quinho proporcional ao valor da coisa com que entrou para a mistura ou agregado. o 2 Se uma das coisas puder considerar -se principal, o dono s-lo- do todo, indenizando os outros. Art. 1.273, CC - Se a confuso, comisso ou adjuno se operou de m -f, outra parte caber escolher entre adquirir a propriedade do todo, pagando o que no for

20

seu, abatida a indenizao que lhe for devida, ou renunciar ao que lhe pertencer, caso em que ser indenizado. Art. 1.274, CC - Se da unio de matrias de natureza diversa se formar espcie nova, confuso, comisso ou adjuno aplicam -se as normas dos arts. 1.272 e 1.273.

Professor Pablo Stolze, em seu material de apoio, faz a distino entre os trs institutos, separando-os e conceituando-os como: a) Confuso: opera-se quando h a mistura de lquidos; b) Comisso/comisto: opera-se quando h a mistura de slidos; c) Adjuno: opera-se quando h justaposio de uma coisa a outra.

PERDA DA PROPRIEDADE MOBILIRIA


Art. 1.275, CC - Alm das causas consideradas neste Cdigo, perde -se a propriedade: I - por alienao; II - pela renncia; III - por abandono; IV - por perecimento da coisa ; V - por desapropriao. Pargrafo nico. Nos casos dos incisos I e II, os efeitos da perda da propriedade imvel sero subordinados ao registro do ttulo transmissivo ou do ato renunciativo no Registro de Imveis . Art. 1.276, CC - O imvel urbano que o proprietr io abandonar, com a inteno de no mais o conservar em seu patrimnio, e que se no encontrar na posse de outrem, poder ser arrecadado, como bem vago, e passar, trs anos depois, propriedade do Municpio ou do Distrito Federal , se se achar nas respectivas circunscries. 1 O imvel situado na zona rural, abandonado nas mesmas circunstncias, poder ser arrecadado, como bem vago, e passar, trs anos depois, propriedade da Unio, onde quer que ele se localize . 2 Presumir-se- de modo absoluto a inteno a que se refere este artigo, quando, cessados os atos de posse, deixar o proprietrio de satisfazer os nus fiscais .
o o

Observao: no material de apoio o Professor Pablo Stolze expe a inconstitucionalidade deste pargrafo segundo pois cria uma presuno absoluta de abandono, como uma espcie de confisco velado em dissonncia com o art. 150, IV, CF. Nesta mesma linha, o enunciado 243, III Jornada de Direito Civil afirma que:
Enunciado 243, III Jornada de Direito Civil Art. 1.276: A presuno de que trata o 2o do art. 1.276 no pode ser interpretada de modo a contrariar a norma princpio do art. 150, IV, da Constituio da Repbl ica.

21

You might also like