You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO DEPARTAMENTO DE CINCIAS AMBIENTAIS E TECNOLGICAS CURSO: ENGENHARIA DE ENERGIA

FRANCISCO MAGNO MONTEIRO SOBRINHO

SENSORES DE DISTNCIA (SEM CONTATO)

Mossor-RN 2014

FRANCISCO MAGNO MONTEIRO SOBRINHO

SENSORES DE DISTNCIA (SEM CONTATO)

Trabalho a ser apresentado a disciplina Medidas Eltricas e instrumentao pela Universidade Federal Rural do Semi-rido UFERSA. Prof : Mcs. Bruno Emmanuel de Oliveira barros Luna

Mossor-RN 2014

1. SENSOR INDUTIVO OU DE POSIO SEM CONTATO


Os sensores indutivos so componentes eletrnicos capazes de detectar aproximao de objetos sem a necessidade de um contato fsico entre os sensores e o acionador. Dessa forma, aumenta significativamente a vida til do componente por no utilizar peas mveis sujeitas a desgastes mecnicos. Eles tambm no necessitam de energia mecnica para operar e so imunes a vibrao e choques mecnicos. Graas elevada resistncia dos componentes de alta tecnologia utilizados em seu circuito eletrnico, os sensores so particularmente capazes de operar em condies severas de trabalho, como a presena de lubrificantes, leos, imersos na gua, etc. Tm largas aplicaes em mquinas operatrizes, injetoras de plstico, indstria cermica, mquinas de embalagens, indstria automobilstica (HUDSON, 2008).

1.1 PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO


Os sensores de proximidade indutivos funcionam gerando um campo eletromagntico sua frente. Eles consistem de uma bobina sobre um ncleo de ferrite, um oscilador, um circuito de disparo de sinais de comando e um circuito de sada como mostra a figura 1. Quando um objeto-alvo metlico ferroso ou no-ferroso penetra no campo, a perda de energia ocasionada pelas correntes de fuga no objeto resulta numa amplitude de oscilao menor. O circuito de disparo ento reconhece esta mudana especfica de amplitude e, dependendo da magnitude da mudana, gera um sinal de comando para o circuito de sada (dispositivo de estado slido). A figura 2, ilustra o funcionamento deste tipo de sensor.

Figura 1: Sensor indutivo

Figura 2: Funcionamento do sensor de induo

A principal aplicao deste sensor, a deteco de objetos metlicos, pois o campo emitido eletromagntico. A figura 3, ilustra o campo eletromagntico gerado.

Figura 3: Gerao do campo eletromagntico

1.2 BLINDAGEM
Os sensores blindados permitem que o campo eletromagntico fique concentrado na superfcie frontal do sensor. A fabricao blindada inclui uma banda de metal que reveste o ncleo de ferrite e o sistema da bobina. Os sensores no-blindados no possuem esta banda de metal. Devido a blindagem o sensor consegue um alcance maior, como ilustra a figura 4.

Figura 4: Alcance do sensor blindado e no blindado

1.3 HISTERESE
A distncia linear entre os pontos de ativao e de desativao de um sensor chamada de histerese ou curso (deslocamento) diferencial. A histerese necessria para ajudar a evitar a trepidao de contatos (ligando e desligando rapidamente) quando o sensor fica sujeito a choque e vibrao ou quando o alvo fica imvel no alcance do valor nominal valor.

As amplitudes de vibrao devem ser menores do que a banda de histerese para evitar oscilaes de acordo com a figura 5.

Figura 5: Histerese

2. PARMETROS DE ESCOLHA DO SENSOR 2.1 Alvo padro


A face ativa de um detector de proximidade indutivo a superfcie frontal, por onde se irradia um campo eletromagntico de alta frequncia. O alvo padro uma plaqueta quadrada de ao doce, com 1 mm de espessura, com comprimentos dos lados iguais ao dimetro da face ativa (L=D, caso 3xSn < Dimetro) ou 3 vezes o alcance nominal (L=3xSn, caso 3xSn > Dimetro). Como mostra a figura 6.

Figura 6: Alvo padro

2.2 Fator de correo


usado para determinar o alcance quando se quer detectar outros materiais que no o ao carbono padro. A composio do alvo causa um grande efeito no alcance de sensores de proximidade indutivo. Diante disso deve-se utilizar um fator de correo para alguns materiais em que o alvo projetado, esses fatores podem ser determinado pela tabela 1.

Tabela 1: Fator de correo

Para determinar o alcance especifico utiliza-se:

) (

2.3 DISTNCIA SENSORA REAL (SR)


E o valor influenciado pela industrializao, especificado em temperatura ambiente (20 C) e tenso nominal, com desvio de 10%.

2.4 DISTNCIA SENSORA EFETIVA (SU)


Valor influenciado pela temperatura de operao. Possui um desvio mximo de 10% sobre a distncia sensora real.

2.5 DISTNCIA OPERACIONAL (SA)


E a distncia em que seguramente se pode operar o sensor, considerando todas as variaes de industrializao, temperatura e tenso de alimentao.

2.6 RELAO ENTRE ALVO E ALCANCE DE DETECO


O tamanho e a forma do alvo tambm podem afetar o alcance. Os seguintes pontos devem ser usados como orientao geral quanto ao tamanho e forma de um objeto: a) Alvos planos so preferveis; b) Alvos arredondados podem diminuir o alcance; c) Materiais no-ferrosos normalmente diminuem o alcance (vlido somente para as verses de sensores que detectam todos os metais);

d) Alvos menores que a face ativa tipicamente reduzem o alcance; e) Alvos maiores que a face ativa podem aumentar o alcance; f) Pelculas, folhas e filmes metlicos podem aumentar o alcance.

3. APLICAES DOS SENSORES DE PROXIMIDADES INDUTIVOS


Os sensores indutivos podem ser aplicados nos seguintes ramos:

a) Ferramentas e maquinrios b) Linha de revestimento metlico c) Industria de madeira d) Esteira transportadora e) Industria do petrleo f) Ferrovias

A figura 7 ilustra com detalhes essa aplicao:

Figura 7: Aplicao dos sensores indutivos

You might also like