You are on page 1of 23

PROJETO DE LEI No _________, DE 2013

Dispe sobre o financiamento das campanhas eleitorais e o sistema das eleies proporcionais, alterando a Lei no 4.737, de 15 de julho de 1965 (Cdigo Eleitoral), a Lei n o 9.096, de 19 de setembro de 1995 (Lei dos Partidos Polticos), e a Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleies), e sobre a forma de subscrio de eleitores a proposies legislativas de iniciativa popular, alterando a Lei no 9.709, de 18 de novembro de 1998.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1o Esta Lei dispe sobre aes e mecanismos que assegurem transparncia no exerccio do direito de voto, sobre financiamento democrtico dos partidos e campanhas eleitorais, bem como sobre o controle social, a fiscalizao e a prestao de contas nas eleies, alterando a Lei no 9.096 de 19 de Setembro de 1995 (Lei dos Partidos Polticos), a Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997 (Lei das Eleies) e a Lei n o 9.709, de 18 de novembro de 1998 (Lei da Democracia Direta). Art. 2o Os artigos adiante enumerados da Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997, que tratam do registro e substituio de candidatos, do financiamento, da fiscalizao das eleies e do horrio gratuito, passam a vigorar com os seguintes acrscimos e alteraes: Art. 5oA. Nas eleies proporcionais ser obedecido o sistema de votao em dois turnos, os quais se realizaro nas oportunidades definidas no art. 1 o desta Lei. 1o No primeiro turno de votao, os eleitores votaro em favor de siglas representativas dos partidos ou coligaes partidrias. 2o Cada sigla estabelecer o contedo do seu programa partidrio, em consonncia com as diretrizes estatutrias, e compor uma lista preordenada formada por candidatos em nmero mximo correspondente ao dobro das cadeiras parlamentares em disputa, os quais sero definidos em eleies primrias internas, realizadas de acordo com o disposto nesta lei e nos estatutos partidrios. 3o A lista, que dever ser registrada perante a Justia Eleitoral at o dia 5 de julho do ano da eleio, ser composto segundo o critrio da alternncia de sexo, respeitando a paridade.

4o As eleies internas de cada partido devem obrigatoriamente ser acompanhadas por servidor estvel da Justia Eleitoral designado pelo Juiz eleitoral competente, sendo aberta participao de representante do Ministrio Pblico Eleitoral. 5o O quociente partidrio ser determinado pela diviso do nmero de votos vlidos pelo nmero de vagas em disputa. 6o O partido ou coligao obter uma vaga a cada vez que alcanar o quociente partidrio. 7o As vagas restantes sero preenchidas em ordem decrescente pelos partidos ou coligaes que tiverem maior nmero de votos no computados para conquista de um mandato no parlamento, includos nessa distribuio as agremiaes que no conquistaram vagas. 8o O partido ou coligao apresentar no segundo turno candidatos em nmero correspondente ao dobro das vagas obtidas, respeitada a ordem da lista registrada para a disputa. 9o Se for verificado que o nmero de candidatos disponveis na lista preordenada menor do que o dobro das vagas conquistadas pelo partido, as vagas remanescentes sero recalculadas e redistribudas junto com as sobras previstas no 7o desse artigo. 10o Sero considerados eleitos os candidatos mais votados no segundo turno, por ordem decrescente do nmero de votos, de forma a se completar a totalidade das vagas destinadas a cada partido ou coligao. ... Art. 5oB. Verificados abusos de poder poltico, econmico, fraude, dolo, coao, captao ilcita de sufrgio ou a prtica de condutas vedadas a agentes pblicos no processo interno de composio da lista definida nas eleies primrias, sero cassados os registros ou diplomas eleitorais de todos os candidatos beneficiados, observado o procedimento para apurao do ilcito o rito previsto no art. 22 da Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990. ... Art. 5o-C. As despesas decorrentes da realizao das eleies primrias correro conta do Fundo Especial de Assistncia Financeira aos Partidos Polticos a que alude o art. 38 da Lei no 9.096, de 19 de setembro de 1995.

www.eleicoeslimpas.org.br

... Art. 5o-D. Somente diretrios devidamente constitudos podero, pelo voto direto e secreto dos filiados, autorizar a formao de coligaes e da lista partidria para eleies proporcionais. ... Art. 7o 1o As candidaturas sero sempre definidas em eleies primrias para as quais sero convocados todos os filiados. 2o As coligaes submeter-se-o ao disposto no seu regimento interno, aprovado pelo voto dos filiados a todos os partidos dela participantes e registrado na Justia Eleitoral no prazo de 5 (cinco) dias. 3o Ocorrendo vacncia na lista de candidatos, por qualquer motivo, ocorrer o preenchimento pela ascenso dos demais nomes dela constantes, na ordem inicialmente definida, devendo o nome do substituto ser inserido na ltima posio. 4o As regras sobre distribuio e administrao das verbas de campanha, bem como regras de distribuio do espao disponibilizado na mdia para propaganda eleitoral, sero previstas no estatuto partidrio ou, havendo coligao, no respectivo regimento. 5o Se a conveno partidria de nvel inferior se opuser, na deliberao sobre coligaes, s diretrizes legitimamente estabelecidas pelo rgo de direo nacional, nos termos do respectivo estatuto, poder esse rgo anular a deliberao e os atos dela decorrentes, assegurado o direito de reviso do ato decisrio pela Justia Eleitoral. 6o Se, da anulao de que trata o pargrafo anterior, surgir necessidade de registro de novos candidatos, observar-se-o, para os respectivos requerimentos, os prazos constantes dos 1o e 3o do art. 13. 7o As anulaes de deliberaes dos atos decorrentes de conveno partidria, na condio acima estabelecida, devero ser comunicadas Justia Eleitoral no prazo de 5 (cinco) dias aps a data limite para o registro de candidatos.

www.eleicoeslimpas.org.br

8o Se, da anulao, decorrer a necessidade de escolha de novos candidatos, o pedido de registro dever ser apresentado Justia Eleitoral nos 10 (dez) dias seguintes deliberao, observado o disposto no art. 13. ... Art. 11. 1o IV - declarao de bens, de teor idntico da constante da Declarao do Imposto de Renda da Pessoa Fsica apresentada Receita Federal; VII - todas as certides hbeis a comprovar a no incidncia em qualquer hiptese de inelegibilidade e o preenchimento das condies de elegibilidade; IX - propostas defendidas pelo candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da Repblica e pelos partidos polticos e coligaes no primeiro turno das eleies proporcionais. ... Art. 13. 3o Nas eleies majoritrias e proporcionais, a substituio do candidato s se efetivar se o novo pedido for apresentado at 60 (sessenta) dias antes do pleito, salvo em caso de morte ou invalidez permanente. ... Art. 15. IV os candidatos s Cmaras Municipais concorrero com o nmero do partido ao qual estiverem filiados acrescido de trs algarismos direita; 1o Os partidos devero apresentar lista de candidatos proporcionais, com seus respectivos nmeros, conforme a ordem predefinida nas eleies primrias, homologadas em Conveno. 2o O nmero em eleies proporcionais deve referir-se ordem na lista preordenada, que dever ser definido em eleies internas primrias, no havendo direito de candidatos a nmeros, mesmo que j tenham concorrido em outras eleies.

www.eleicoeslimpas.org.br

... Art. 16-B. O mandato pertence ao partido poltico. Pargrafo nico. Perder o mandato aquele que se desfiliar do partido poltico pelo qual foi eleito. ... Art. 17. As campanhas eleitorais sero financiadas por doaes realizadas por pessoas fsicas e pelo Fundo Democrtico de Campanhas, gerido pelo Tribunal Superior Eleitoral e constitudo de recursos do Oramento Geral da Unio, multas administrativas e penalidades eleitorais. 1o A lei oramentria correspondente ao ano eleitoral conter, em rubricas prprias, dotaes destinadas ao financiamento das campanhas eleitorais de primeiro e segundo turnos, em valores a serem propostos pelo Tribunal Superior Eleitoral. 2o O Tesouro Nacional disponibilizar os recursos ao Fundo, correspondentes totalidade das dotaes previstas para as eleies de primeiro e segundo turnos, at 1o de julho e 1o de outubro, respectivamente. 3o A Justia Eleitoral formar, no mbito da circunscrio em que ocorrem as eleies, frum de controle social do Fundo Democrtico de Campanhas, do qual participaro representantes dos partidos polticos, do Ministrio Pblico Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e das entidades e organizaes da sociedade civil regularmente constitudas que justifiquem interesse no monitoramento das eleies. 4o O funcionamento do frum de controle social ser regrado por regimento definido pelo Tribunal Superior Eleitoral. ... Art. 17-A. As pessoas jurdicas so proibidas de efetuar, direta ou indiretamente, doaes para as campanhas eleitorais. Pargrafo nico. A no observncia ao disposto neste artigo implicar:

www.eleicoeslimpas.org.br

a) a cassao do registro dos candidatos beneficiados, independentemente da existncia de impacto sobre o resultado do pleito; b) a inabilitao da pessoa jurdica responsvel para contratar com o poder pblico pelo prazo de 5 (anos) e aplicao de multa no valor de 10 (dez) vezes a quantia indevidamente doada, decretada a sua extino em caso de reincidncia. ... Art. 17-B. Cada eleitor poder doar aos partidos polticos para as campanhas eleitorais at o valor total de R$ 700,00 (setecentos reais). 1o As doaes s podero ser realizadas por meio de pgina oficial do Tribunal Superior Eleitoral na internet, assegurada divulgao do ato em tempo real, bem como a comunicao Receita Federal. 2o A infringncia ao disposto neste artigo acarretar a cassao do registro dos candidatos beneficiados, independentemente da existncia de impacto sobre o resultado do pleito. 3o O desrespeito ao limite imposto no caput acarretar ao eleitor a inabilitao para contratar o com o poder pblico pelo prazo de 5 (anos), a aplicao de multa no valor de 10 (dez) vezes ao valor doado indevidamente e a proibio, pelo prazo de 5 (cinco) anos, de prestar concursos pblicos, e de assumir funo ou cargo de livre provimento na administrao pblica, direta ou indireta, ou ainda em empresas de economia mista. ... Art. 17-C. O limite para arrecadao de doaes individuais e para a realizao de despesas com o uso desses valores ser correspondente a quarenta por cento da quota do Fundo Democrtico de Campanhas que cabe ao maior partido. ... Art. 17-D. Somente diretrios devidamente constitudos podero receber recursos provenientes de doaes de pessoas fsicas e do Fundo Democrtico de Campanhas. Pargrafo nico. Em casos de desconstituio do diretrio por renncia, morte

www.eleicoeslimpas.org.br

ou incapacidade civil dos seus membros ser excepcionalmente admitida a utilizao de verbas do Fundo Democrtico de Campanhas por uma comisso provisria, hiptese em que o partido dever comprovar a constituio de novo diretrio no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de devoluo em dobro dos valores recebidos por parte dos responsveis pela omisso. ... Art. 18. Os recursos do Fundo Democrtico de Campanhas sero distribudos entre os partidos polticos na seguinte proporo: a) 10% (dez por cento) divididos igualitariamente entre os partidos registrados perante a Justia Eleitoral que no possuam representao na Cmara dos Deputados; b) 15% (quinze por cento) divididos igualitariamente entre os partidos polticos com representao na Cmara dos Deputados; c) 75% (setenta e cinco por cento) divididos entre os partidos polticos de forma proporcional em relao ao nmero de deputados federais eleitos no pleito anterior. 1o Fica limitado o valor nominal recebido por cada partido referente alnea a ao montante recebido pelo partido com menor representao na Cmara dos Deputados. 2o A dotao do Fundo Democrtico de Campanha destinado aos partidos ou coligaes ser majorada em trs por cento sempre que o partido ou coligao apresentar candidato ou candidata includo em segmentos sociais subrepresentados. 3o Os critrios para a observncia ao disposto no pargrafo anterior sero estabelecidos em Resoluo a ser baixada pelo Tribunal Superior Eleitoral, ouvido previamente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE. ... Art. 18-A. Os recursos do Fundo sero assim distribudos entre os partidos que registrarem candidaturas: I nas eleies presidenciais, federais e estaduais:

www.eleicoeslimpas.org.br

a) 16% (dezesseis por cento), para a eleio de presidente e vicepresidente da Repblica; b) 20% (vinte por cento), para as eleies de governador e vicegovernador; c) 8% (oito por cento), para as eleies de senador; d) 28% (vinte e oito por cento), para as eleies de deputado federal; e e) 28% (vinte e oito por cento), para as eleies de deputado estadual e distrital; II - nas eleies municipais: a) 50% (cinquenta por cento), para a eleio de prefeito e viceprefeito; b) 50% (cinquenta por cento), para as eleies de vereadores. 1o Nas eleies federais, estaduais e municipais, os recursos destinados a cada partido poltico ou coligao sero distribudos aos respectivos diretrios estaduais e municipais, na proporo do nmero de eleitores de cada circunscrio. 2o vedado aos partidos polticos usarem os recursos de forma diversa da que estabelecida nos incisos I e II deste artigo. ... Art. 18-B. Os candidatos que concorrem ao segundo turno das eleies proporcionais tm direito diviso igualitria da quota do Fundo Democrtico de Campanhas e do espao disponibilizado na mdia para propaganda eleitoral que cabe ao partido ou coligao. 1o A movimentao das verbas de campanha ser realizada exclusivamente pelos partidos polticos ou coligaes, respeitando-se a diviso prevista no caput. 2o O candidato que movimentar recursos financeiros individualmente ter seu registro cassado.

www.eleicoeslimpas.org.br

... Art. 19. A partir do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleies, o Tribunal Superior Eleitoral far a distribuio de dois teros dos recursos, destinados ao primeiro turno das eleies, depositando-os diretamente nas contas especficas de campanha dos partidos. 1o Os recursos restantes, destinados aos partidos polticos que seguirem para o segundo turno, sero repassados at vinte e quatro horas aps a proclamao do resultado do primeiro turno e distribudos igualitariamente entre todos os candidatos. 2o O Tribunal Superior Eleitoral divulgar, at o dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleies, relao indicando o total de recursos destinados a cada partido, para cada cargo em disputa, em cada circunscrio. ... Art. 20. At cinco dias aps a conveno em que sero homologados os nomes dos candidatos escolhidos nas eleies primrias, o partido constituir comits financeiros com a finalidade de administrar os recursos de campanha. 1o Os comits financeiros sero registrados at dez dias aps sua constituio, nos rgos da Justia Eleitoral aos quais compete fazer o registro dos candidatos, devendo ser informados nesse ato os dados das contas de que trata o art. 22 desta Lei. 2o Os comits financeiros faro a administrao financeira das campanhas, usando unicamente os recursos oramentrios e doaes individuais previstos nesta Lei. 3o As receitas e despesas de campanha sero lanadas, em at vinte e quatro horas da sua realizao, no Sistema de Prestao de Contas Eleitorais (SPCE), no stio eletrnico do Tribunal Superior Eleitoral, com acesso on line ao extrato da conta especfica da campanha. 4o Considera-se realizada a despesa, para os efeitos desta lei, no momento do fornecimento do produto ou servio. ...

www.eleicoeslimpas.org.br

Art. 21. As despesas de campanha sero pagas com carto de dbito ou transferncia bancria. Pargrafo nico. Caso no seja possvel a utilizao de nenhuma das duas hipteses ser permitido o uso de cheque nominal cruzado, no endossvel. ... Art. 22. A Justia Eleitoral promover junto a instituio financeira federal oficial a abertura de conta especfica, titularizada pelos partidos ou coligaes, para registrar todo o movimento financeiro da campanha. 1o Os bancos so obrigados a acatar, em at 3 (trs) dias, o pedido de abertura de conta formulado pela Justia Eleitoral, sendo-lhes vedado condicion-la depsito mnimo e cobrana de taxas e/ou outras despesas de manuteno. 2 Os partidos polticos s podero movimentar os recursos de campanha mediante carto de dbito, transferncia bancria ou, nas cidades com menos de vinte mil eleitores, cheque nominal vinculados conta bancria aberta por determinao da Justia Eleitoral. 3o O uso de recursos financeiros para pagamentos de gastos eleitorais que no provenham da conta especfica de que trata o caput deste artigo implicar a desaprovao da prestao de contas do partido ou candidato, com a negativa de outorga de diploma aos eleitos ou cassao, observado o disposto no art. 30-A desta Lei, e a remessa dos autos apurao das infraes de natureza penal. 4o A contratao de pessoal para a campanha ser precedida de contrato escrito, em modelo disponibilizado no stio eletrnico da Justia Eleitoral, em que se discriminem a qualificao completa das partes, a atividade a ser desempenhada pelo contratado, o horrio e local do trabalho e o perodo da contratao. 5o Os nomes e as funes das pessoas contratadas nos termos do pargrafo anterior sero comunicados em trs dias Justia Eleitoral por meio de sistema eletrnico que possibilite sua imediata publicao na internet. 6o Na contratao de pessoal para as atividades de propaganda somente podero ser utilizados recursos provenientes do Fundo Democrtico de Campanhas ou das doaes individuais realizadas na forma desta Lei.

www.eleicoeslimpas.org.br

7o A contratao de pessoal realizada sem contrato escrito e sem comunicao Justia Eleitoral dar ensejo aplicao do disposto no art. 41A desta Lei. ... Art. 22-A. Comits Financeiros esto obrigados inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica - CNPJ. 2o Cumprido o disposto no 1o deste artigo e no 1o do art. 22, ficam os comits financeiros autorizados a promover a arrecadao de recursos financeiros e a realizar as despesas necessrias campanha eleitoral. ... Art. 23. So vedadas as doaes de pessoas jurdicas, direta ou indiretamente, em dinheiro ou bens e servios estimveis em dinheiro, para partidos ou candidatos. Pargrafo nico. Em caso de infrao, a pessoa jurdica, alm da aplicao do art. 17-A, ficar proibida de receber benefcios fiscais e creditcios de estabelecimentos financeiros controlados pelo Poder Pblico, pelo perodo de 5 (cinco) anos, por determinao da Justia Eleitoral. ... Art. 23-A. Constitui infrao eleitoral receber ou empregar, direta ou indiretamente, recursos de qualquer natureza, inclusive bens ou servios, que no provenham do Fundo Democrtico de Campanhas ou das doaes individuais realizadas na forma desta Lei. Pargrafo nico. O diretrio do partido beneficiado, no mbito da circunscrio em que ocorrem as eleies, ser extinto, sendo vedada a sua reconstituio pelo prazo de 5 (cinco) anos. ... Art. 24. Constitui crime eleitoral dar, oferecer, prometer, solicitar, receber ou empregar, direta ou indiretamente, recursos de qualquer natureza, inclusive bens ou servios, que no provenham do Fundo Democrtico de Campanhas ou das doaes individuais realizadas na forma desta Lei. Pena recluso, de dois a cinco anos.

www.eleicoeslimpas.org.br

1o Se os recursos provm de governo estrangeiro, de rgo ou entidade pblica, concessionria ou permissionria de servio pblico, ou de organizaes no governamentais que recebam recursos pblicos ou declaradas de utilidade pblica, ou so de origem no identificada. Pena recluso, de trs a oito anos. 2o Respondem pelo crime os integrantes do comit financeiro, o candidato que de qualquer forma participar da movimentao do recurso e o autor da doao ilegal. ... Art. 25. Constitui crime eleitoral a apropriao ou o desvio, em proveito prprio ou alheio, de recursos recebidos por partido poltico ou coligao para custeio de campanha eleitoral. Pena recluso, de dois a cinco anos. Pargrafo nico. Entende-se como apropriao ou desvio, a aquisio de produtos ou servios de forma simulada ou com sobrepreo. ... Art. 26. So considerados gastos eleitorais lcitos: II - propaganda e publicidade direta ou indireta, por qualquer meio de divulgao, inclusive na internet, destinada a conquistar votos; IV - despesas com transporte ou deslocamento de candidato e de pessoal a servio das candidaturas, vedada a doao de combustveis para eleitores; Pargrafo nico: Em nenhuma hiptese ser tolerada a realizao de gastos de campanha no dia das eleies, aplicando-se contratao de agentes para esse fim o disposto no art. 41-A desta Lei. ... Art. 28. 1o As prestaes de contas dos candidatos s eleies majoritrias e proporcionais sero feitas pelo partido poltico;

www.eleicoeslimpas.org.br

2o As prestaes de contas sero sempre acompanhadas dos extratos das contas bancrias referentes movimentao dos recursos financeiros usados na campanha e dos comprovantes dos pagamentos efetuados. 3o Os partidos polticos, as coligaes e os candidatos so obrigados, durante a campanha eleitoral, a divulgar, pela rede mundial de computadores (internet), em tempo real, a movimentao financeira realizada com a discriminao dos gastos realizados, em stio criado pela Justia Eleitoral para esse fim, nos termos da Lei no 12.527/11. 4o As prestaes de contas sero realizadas por profissional habilitado com registro vlido no respectivo conselho de profisso regulamentada. 5o As informaes descritas neste dispositivo devero ser disponibilizadas em diversos formatos eletrnicos, inclusive abertos e no proprietrios, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a anlise das informaes, nos termos da Lei no 12.527/11; ... Art. 30. 8o vedada a expedio de certido negativa de quitao eleitoral ao candidato que no prestar contas ou que as tiver reprovadas pelo rgo competente da Justia Eleitoral. ... Art. 30-A: Qualquer partido poltico, coligao, eleitor, candidato ou o Ministrio Pblico Eleitoral poder representar Justia Eleitoral, no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da prestao de contas final, relatando fatos e indicando provas, e pedir a abertura de investigao judicial para apurar condutas em desacordo com as normas desta Lei, relativas arrecadao e gastos de recursos. ... Art. 36. 6o No ser considerada propaganda eleitoral, para o fim previsto neste dispositivo, a difuso de programas e a defesa ou crtica de candidaturas em qualquer meio, inclusive na internet, desde que realizada de forma gratuita.

www.eleicoeslimpas.org.br

... Art. 36B. Entende-se como propaganda eleitoral a manifestao realizada em meios pagos que leve ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, futura candidatura, ao poltica que se pretende desenvolver ou razes que levem a inferir que o beneficirio seja o mais apto para a funo pblica. ... Art. 36C. livre, a qualquer tempo, a manifestao da opinio e crtica poltica por parte do eleitor. 1o A expresso da manifestao artstica, acadmica e intelectual sobre partidos ou candidatos ainda que implique em abordagem cmica, na forma de stiras e pardias, ou crtica no ser submetida a qualquer forma de censura administrativa ou judicial. 2 O eleitor pode se valer de qualquer meio para expressar sua opinio poltica, sendo permitido o uso de montagens, gravaes e edies de imagens, salvo se veicularem fatos inverdicos. 3o Em todos os casos, a deciso de que uma declarao baseada em fatos verdicos eximir o acusado de qualquer responsabilidade. 4o Ao ofendido compete comprovar a falsidade de declaraes sobre fatos de interesse pblico por ele considerados difamatrios. ... Art. 41-B. proibida a conquista de apoio poltico por meio da oferta, promessa, entrega ou doao de bens ou vantagens, aplicando-se a essa conduta o disposto no art. 41-A desta Lei. ... Art. 41-C. irrelevante a demonstrao do possvel impacto no resultado do pleito para aplicao de sanes em matria eleitoral. ... Art. 47.

www.eleicoeslimpas.org.br

2o Os horrios reservados propaganda de cada eleio, nos termos do pargrafo anterior, sero distribudos entre todos os partidos e coligaes que tenham candidato e representao na Cmara dos Deputados, sendo vedado o somatrio de tempo, considerado, no caso de coligao, apenas o tempo destinado ao partido que dispuser do maior nmero de representantes, observados os seguintes critrios: I - metade do tempo, igualitariamente; II - metade, proporcionalmente ao nmero de representantes na Cmara dos Deputados. 7o Apenas faro jus ao rateio do tempo de propaganda eleitoral no rdio e na televiso os partidos ou coligaes que efetivamente apresentarem candidatos disputa. ... Art. 57-A. permitida a propaganda eleitoral paga na internet, nos termos desta Lei, aps o dia 5 de julho do ano da eleio. ... Art. 57-B. A propaganda eleitoral na internet, quando feita em stio de partido ou candidato, ser realizada apenas por meio de provedores de contedos e de servios estabelecidos no Pas. 1 Os partidos, coligaes e candidatos podero cadastrar seus perfis ou pginas em redes sociais perante a Justia Eleitoral a fim de facilitar a demonstrao de sua autenticidade contra eventuais fraudes. 2 Quando os partidos e candidatos houverem procedido o registro a que se refere o pargrafo anterior, as pginas e perfis falsos sero removidas, mediante provocao do partido ou candidato, por determinao administrativa da Justia Eleitoral. 3 Ser considerado falso o perfil ou pgina na internet que busque indevidamente induzir o usurio a crer tratar-se de uma publicao oficial do partido, coligao ou candidato. ...

www.eleicoeslimpas.org.br

Art. 57-C. Na internet vedada a veiculao de propaganda eleitoral, ainda que gratuita, em: a) stios mantidos por empresas de comunicao social na internet e stios de notcias; b) stios oficiais ou hospedados por rgos ou entidades da administrao pblica direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; c) pginas de acesso a correio eletrnico. Pargrafo nico. A violao do disposto neste artigo sujeita o responsvel pela divulgao da propaganda e, quando comprovado seu prvio conhecimento, o beneficirio multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), valor que ser duplicado a cada reincidncia. ... Art. 57-F. Os provedores de contedos e de servios multimdia que hospedem a propaganda eleitoral onerosa de candidato, partido ou de coligao somente sero responsabilizados se, no prazo determinado pela Justia Eleitoral, contado a partir da notificao de deciso judicial que a considere irregular, no tomarem providncias para, no mbito e nos limites tcnicos do seu servio, tornar indisponvel o contedo apontado como infringente. Pargrafo nico. A deciso judicial a que se refere o caput deve identificar, de modo preciso, o endereo eletrnico e o contedo cuja divulgao deva ser suspensa. ... Art. 58. 3 IV em propaganda eleitoral na internet: a) deferido o pedido, a divulgao da resposta dar-se- no mesmo veculo, espao, local, horrio, pgina eletrnica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce usados na ofensa, em at quarenta e oito horas aps a entrega da resposta do ofendido;

www.eleicoeslimpas.org.br

... Art. 73. VI b) (revogado); IX - com exceo da propaganda de produtos e servios que tenham concorrncia no mercado, autorizar, de janeiro a outubro do ano da eleio, publicidade institucional dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administrao indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pblica, assim reconhecida pela Justia Eleitoral; ... Art. 105-B. As medidas temporrias especiais aplicadas nesta Lei visando acelerar a instaurao de uma igualdade de fato entre os homens e as mulheres includos em segmentos sociais sub-representados devem ser revogadas quando os seus objetivos tiverem sido atingidos. Art. 3o Os artigos adiante enumerados da Lei no 4.737, de 15 de julho de 1965 passam a vigorar com os seguintes acrscimos e alteraes: Art. 42. 1o Considera-se domiclio eleitoral o lugar de moradia do requerente. 2o Havendo pluralidade de moradias, o eleitor dever declar-la e comprovla por meio da apresentao de documentos originais, optando por uma delas. 3o A declarao falsa de moradia constitui infrao administrativa que acarreta o cancelamento da inscrio, a negativa de quitao de dbitos eleitorais por 4 (quatro) anos e a imposio de multa entre R$ 1.000,00 (mil reais) e R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Art. 4o Os artigos adiante enumerados da Lei no 9.096, de 19 de setembro de 1995, passam a vigorar com os seguintes acrscimos e alteraes: Art. 3o

www.eleicoeslimpas.org.br

1o assegurada autonomia aos diretrios estaduais, distrital e municipais, no mbito de suas circunscries, sobre temas de interesse regional e local, ficando vedada interveno, dissoluo e destituio de seus dirigentes, sem observncia do devido processo legal e sem justa causa. 2o As comisses provisrias sero convertidas em diretrios no prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados da data em que o partido fizer comunicao ao rgo competente da Justia Eleitoral, sob pena de dissoluo automtica e proibio de nova instalao pelo prazo de seis meses. ... Art. 31. O financiamento dos partidos ser realizado por meio do Fundo Partidrio e de doaes individuais mensais que no podero ultrapassar a quantia de R$ 700,00 (setecentos reais). 1o Os estatutos partidrios podero definir contribuio em valor maior por parte de mandatrios eleitos que integrem a agremiao. 2o vedada a doao de empresas privadas aos partidos polticos. 3o A pessoa jurdica que se valer de terceiros para simular doaes individuais a partidos ser aplicado o disposto nos artigos 23, 23-A e 24 da Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997. 4o Aplica-se o disposto nos artigos 23-A e 24 da Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997 na hiptese de desvio de recursos partidrios para campanhas eleitorais. ... Art. 32-A. Os Partidos Polticos mantero registro contbil relativo s receitas e despesas, observadas as normas editadas pelo Tribunal Superior Eleitoral que garantam a identificao e a segregao das receitas e despesas por destinao do recurso, de forma padronizada entre todos os Partidos Polticos. ... Art. 32-B. O Tribunal Superior Eleitoral manter sistema de registro eletrnico centralizado das informaes referentes ao oramento dos Partidos Polticos, includa sua execuo pormenorizada, da qual ser garantido amplo acesso pblico em meio eletrnico.

www.eleicoeslimpas.org.br

1o O Sistema de Informao sobre Oramento dos Partidos Polticos (SIOPP) ser desenvolvido com observncia dos seguintes requisitos mnimos, sem prejuzo de outros fixados pelo Tribunal Superior Eleitoral mediante regulamento: I - obrigatoriedade de registro e atualizao diria dos dados pelos Partidos Polticos beneficiados por recursos de natureza pblica transferidos ao Fundo Partidrio; II execuo pormenorizada das receitas e despesas de qualquer natureza, evidenciando inclusive a origem e a destinao do recurso, que deve ser classificado por fonte ou indicador equivalente definido de forma padronizada pelo Tribunal; III disponibilizao de processo eletrnico de declarao, armazenamento e exportao dos dados; IV ampla visibilidade das informaes, de forma a incentivar o controle social. 2o Atribui-se ao gestor do Partido Poltico declarante a responsabilidade pelo registro das informaes no SIOPP, assim como pela fidedignidade dos dados homologados, aos quais se conferir f pblica para todos os fins previstos nesta Lei e demais legislaes concernentes. 3o O Tribunal Superior Eleitoral estabelecer as diretrizes para o funcionamento do sistema informatizado, bem como os prazos para registro e homologao das informaes no SIOPP. 4o O SIOPP dispor de mdulos especficos para registro padronizado de informaes essenciais fiscalizao por parte dos Tribunais de Contas, dos Ministrios Pblicos e do Poder Judicirio. ... Art. 32-C. O gestor do Partido Poltico elaborar relatrio detalhado, o qual conter, no mnimo, as seguintes informaes: I - montante e origem das receitas auferidas, detalhando, necessariamente, os recursos pblicos provenientes do Fundo Partidrio e o total das doaes de pessoas fsicas, distinguindo, neste ltimo caso, as filiadas das no-filiadas; II as despesas, por categoria econmica e grupo de natureza de despesa, segregadas nos termos deste artigo, sem prejuzo de outros detalhamentos

www.eleicoeslimpas.org.br

fixados pelo Tribunal Superior Eleitoral mediante ato prprio: a) despesa com pessoal; b) despesas com pagamento de multas judiciais; c) outras despesas realizadas. ... Art. 32-D. O Tribunal Superior Eleitoral instituir programa educativo de forma a orientar a sociedade civil a exercer o controle social sobre as campanhas eleitorais e a aplicao dos recursos pblicos destinados ao Fundo Partidrio. ... Art. 38. III doaes de pessoa fsica, efetuadas por intermdio de depsitos bancrios diretamente na conta do Fundo Partidrio; ... Art. 39. Ressalvado o disposto no art. 31, o partido poltico pode receber doaes de pessoas fsicas para constituio de seus fundos. ... Art. 44. III no alistamento e nas primrias de escolha de candidatos e autorizao de coligaes. Art. 5o Os artigos adiante enumerados da Lei no 9.709, de 19 de setembro de 1995, passam a vigorar com os seguintes acrscimos e alteraes: Art. 3-A. A convocao de plebiscito e referendo ser realizada quando presentes questes de grande relevncia nacional. Pargrafo nico. vedada a realizao de plebiscitos e referendos que possam resultar em reduo ou extino de direitos fundamentais, em especial aqueles previstos no Ttulo II da Constituio Federal.

www.eleicoeslimpas.org.br

...

Art. 3-B. O povo decide soberanamente em plebiscito:

I - a criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Estados ou Municpios, bem como a criao de Territrios Federais, a sua transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem;

II - a execuo de servios pblicos e programas de ao governamental, nas matrias de ordem econmica e financeira, bem como de ordem social, reguladas nos Ttulos VII e VIII da Constituio Federal;

III - a concesso administrativa de servios pblicos, em qualquer de suas modalidades, bem como a alienao de controle de empresas estatais;

IV - a mudana de qualificao dos bens pblicos de uso comum do povo e dos de uso especial;

V - a alienao, pela Unio Federal, de jazidas, em lavra ou no, de minerais e dos potenciais de energia hidrulica.

Pargrafo nico. Os plebiscitos mencionados nos incisos IV e V deste artigo so obrigatrios, e realizar-se-o previamente edio de leis ou celebrao dos atos neles indicados, sob pena de invalidade. ... Art.8o. Aprovado o ato convocatrio do referendo ou plebiscito, o Presidente do Congresso Nacional dar cincia Justia Eleitoral, a quem incumbir, nos limites de sua circunscrio: II tornar pblica a cdula respectiva e os meios eletrnicos de votao; ... Art. 8-A. As campanhas dos plebiscitos e referendos tero a participao na sua criao, coordenao e execuo, de organizaes da sociedade civil, juntamente com partidos polticos e frentes parlamentares.

www.eleicoeslimpas.org.br

Pargrafo nico. Ser assegurada a igualdade entre as organizaes da sociedade civil em relao aos partidos polticos e frentes parlamentares participantes na criao, coordenao e execuo das campanhas referidas no caput. ... Art. 8-B. As despesas das campanhas dos plebiscitos e referendos sero realizadas exclusivamente de verbas provenientes de dotaes do Oramento da Unio, destinando-se ao custeio de debates, material informativo, campanhas em rdio e televiso, manuteno de stios na internet para divulgao da matria submetida a consulta e o que mais seja necessrio para proporcionar a exposio democrtica das questes relacionadas matria. ... Art. 12. Os projetos de plebiscito e referendo tero urgncia de tramitao no Congresso Nacional. ... Art. 13. A iniciativa popular consiste na apresentao de proposio legislativa Cmara dos Deputados, subscrita, no mnimo, pelo percentual de eleitores exigido pela Constituio Federal. 1 A proposio legislativa de iniciativa popular dever circunscrever-se a um s assunto. 2o A proposio legislativa de iniciativa popular no poder ser rejeitado por vcio de forma, cabendo Cmara dos Deputados, por seu rgo competente, providenciar a correo de eventuais impropriedades de tcnica legislativa ou de redao. 3o Sero rejeitados as proposies legislativas de iniciativa popular que possam resultar em reduo ou extino de direitos fundamentais, em especial aqueles previstos no Ttulo II da Constituio Federal. ... Art. 13-A. A subscrio da proposio de iniciativa popular poder ser feita por meio de formulrio impresso, urnas eletrnicas vistoriadas pela Justia Eleitoral, bem como por assinatura digital na internet realizada em qualquer ambiente passvel de auditoria.

www.eleicoeslimpas.org.br

1o Para a subscrio de iniciativa popular, sero exigidos o nome completo do eleitor e a data de nascimento do eleitor, acrescidos de outras informaes que permitam sua identificao e localizao. 2o Fica a Justia Eleitoral, por meio de seus rgos, responsvel pela conferncia das assinaturas coletadas. 3o A declarao de conformidade formulada, sob as penas da lei, por trs dirigentes de organizaes legitimadas para a propositura da ao declaratria de inconstitucionalidade gera presuno de autenticidade das assinaturas de projetos de lei de iniciativa popular em formulrios impressos, dispensando a conferncia a que se refere o pargrafo anterior. ... Art. 14. Uma vez alcanado o nmero mnimo de subscries, contabilizado nos termos desta Lei, a Cmara dos Deputados dar seguimento imediato tramitao da proposio, consoante s normas de seu Regimento Interno, conferindo regime de urgncia de tramitao, prevalecendo sobre todos os demais projetos tratando do mesmo assunto, em relao aos quais ter tramitao autnoma, sendo vedado o apensamento. ... Art. 15. As propostas de iniciativa popular devero estar acompanhadas pela prestao de contas dos custos efetuados em todo o processo de elaborao, divulgao e coleta de assinaturas, devendo demonstrar a origem dos recursos arrecadados para o financiamento das atividades. ... Art. 16. No ser declarada a inconstitucionalidade de lei proveniente de iniciativa popular, salvo quando formada maioria absoluta no mbito do Supremo Tribunal Federal, no sendo admitida a adoo de outros critrios legais ou regimentais para o desempate. Art. 6o Ficam revogados os arts. 105, 106, 107, 108, 109 e 111, os 3o, 4o e 5o do art. 100 e os arts. 324, 325, 326 e 327 da Lei no 4.737, de 15 de julho de 1965, o 5o do art. 39 da Lei no 9.096 de 19 de setembro de 1995, e o art. 10, caput, 1 o, 2o e 3o, e o art. 105-A da Lei no 9.504, de 30 de setembro de 1997. Art. 7o Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

www.eleicoeslimpas.org.br

You might also like