You are on page 1of 8

REGRAS BSICAS PARA UMA BOA INSTALAO DE ABASTECIMENTO DE GUA POTVEL

O presente documento visa servir o interesse do cliente da EPAL, dando a conhecer algumas das condies ideais de construo, de instalao das redes prediais e respectivos equipamentos. Desde j se pressupe que a obra deve decorrer de acordo com o projecto, o qual deve ser desenvolvido com base no Manual de Redes Prediais da EPAL, englobando aspectos ambientais relacionados com a qualidade e solues de reaproveitamento de gua. Sugere-se tambm a consulta do Manual de Redes Prediais da EPAL e do site EPAL/Novos Abastecimentos em www.epal.pt, bem como a participao nas Aces de Informao a Instaladores de Redes Prediais-Sistema EPAL, oferecidas por esta Empresa.

CONDIES DE INSTALAO
Como regra geral devem ser tidas em conta as condies de aplicabilidade adequadas para a instalao de cada tipo de material, dependendo das suas caractersticas. Deve estar presente, aquando da execuo do projecto, que os materiais propostos pelo projectista so, em cada situao especfica, o tipo de material que melhor se adequa. Devem ser cumpridas algumas regras gerais de instalao e salvaguardadas na execuo do projecto, a saber: 1.1 A montante das unidades de contagem: a) Tubagem instalada vista: ser necessariamente de natureza metlica; b) Em solo vegetal aconselha-se canalizao de plstico, caso seja metlica dever ser devidamente tratada contra a corroso. Em zonas com circulao de veculos automveis aconselha-se material metlico; c) Tubagem instalada embutida: i. Na parede: situaes em que a tubagem circula pelo muro at ao contador; ii. Na camada de enchimento do pavimento: em caleira tcnica para garantir acessibilidade e no caso de ser material metlico acresce a proteco anti-corrosiva; iii. Em ducto acessvel. 1.2 A jusante das unidades de contagem: a) Courette; b) Ducto;

Figura 1

c) Tecto Falso; d) Roo nas paredes; e) Enterrada no solo (preferncia ser plstico, caso seja metal acresce a proteco anti-corrosiva); f) Embutida no pavimento - somente sistemas de materiais flexveis embainhados e com caixas de colectores. 1.3 Acessrios de aperto (ranhurado) No permitida a instalao em redes de ferro galvanizado utilizanFigura 2

do acessrios de aperto (ranhurado), para instalaes que estejam a ser directamente abastecidas a partir da Rede Geral de Abastecimento da EPAL. 1.4 Materiais Materiais aceites para as redes prediais de gua para consumo humano, pela EPAL: 1.4.1 Tubos de parede Tricomposta (Plstico-AL-Plstico); 1.4.2 Tubos em Polietileno reticulado (PEX); 1.4.3 Tubos em Polipropileno ( PPR );

Figura 3

1.4.4 Tubos em PEAD e PVC; 1.4.5 Tubos em Ferro Galvanizado (FG); 1.4.6 Tubos em cobre (Cu); 1.4.7 Tubos em ao inox (AI) 1.4.8 Tubos em Polibutileno (PB); 1.4.9 Tubos em Ferro Fundido Dctil (FFD) para DN50mm. Todas as tubagens que abasteam redes de incndio e que no se encontrem enterradas, devem ser na sua ntegra, em material no combustvel. A EPAL aceita sistemas de tubagem em plstico que sejam objecto

Trs exemplos de uma boa instalao de canalizaes a jusante das unidades de contagem: Figura 1: Em roo na parede e suspenso, com abraadeiras com isolamento, no tecto, sobre tecto falso; Figura 2: Em roo na parede ou instalao vista; Figura 3: Embutido no pavimento - somente sistemas de materiais flexveis embainhados e com caixas de colectores.

de Normas Europeias adoptadas em Portugal e certificados por uma entidade acreditada pelo Instituto Portugus de Acreditao, Laboratrio Nacional de Engenharia Civil ou entidade aprovada no estado membro onde tiverem sido fabricados. Finalmente refere-se que por via das boas regras de construo, devero ser cumpridos todos os requisitos expostos nas normas europeias e nos documentos de certificao/homologao e indicaes do fabricante.

CONTADORES
2.1 Baterias Standard Devero ser respeitados todos os requisitos para instalao de baterias de contadores, conforme Manual de Redes Prediais e/ou folheto Instalao de Contadores em Bateria. As baterias standard e respectivos acessrios aceites pela EPAL, pela sua qualidade na estanquidade e compatibilidade para instalao de contadores, so do tipo: Gatell, Filtube, Buca, ABB, Sureste, Flaconde, ou outras que sejam propostas pelos fabricantes EPAL e devidamente aceites. As bichas metlicas flexveis a instalar aps as vlvulas de corte de jusante, devem ter a seguinte correspondncia relativamente ao calibre do contador: a) Contador DN15 => Bicha Flexvel 3/4 b) Contador DN20 => Bicha Flexvel 1 c) Contador DN25 => Bicha Flexvel 11/4 A instalao de contadores de calibre DN25mm em baterias standard, s poder ser efectuada desde que aprovado no projecto de redes prediais da EPAL, atendendo a que o respectivo abastecimento seja apenas a servios comuns ou a reservatrios para redes de combate a incndios. A sua instalao deve ser prevista na fila inferior da bateria e no caso de serem dois contadores, os mesmos devem ser previstos intercalados.

Contador para Depsito de Servio de Incndios Contador para Servios Comuns

HIPTESE 1

HIPTESE 2

2.2 Baterias tipo EPAL As baterias tipo EPAL devero ser instaladas apenas como recurso, em alternativa ao ponto 2.1. As mesmas devero ir ao encontro do estabelecido para as baterias standard (ver Manual de Redes Prediais da EPAL e o folheto Condies Tcnicas de Instalao de Contadores em Bateria). Apresenta-se de seguida o esquema para baterias tipo EPAL, salientando-se que o material a aplicar em instalaes deste tipo dever ser em ferro galvanizado ou ao inox (excepto sistema bicone).

BATERIA DE CONTADORES (Tipo EPAL)

0.30

3 2

4 5

1 0.30

1.50

ALADO

PLANTA

L 0.25

1 2 3 4

0.30

0.30

0.30

CASQUILHO DE REDUO (M/M) OLHO DE BOI (F/F) VLVULA DE SECCIONAMENTO (F/F) SUPORTE MACRO

5 6 7 8

UNIO SIMPLES (F/F) CASQUILHO SIMPLES (M/M) ABRAADEIRA COM ISOLAMENTO UNIO ELSTICA (DO SUPORTE)

NOTA | Dever ser prevista iluminao elctrica, tomada 230V e Ficha R.I.T.A.

Para contadores de calibre DN15 a DN40 e que no sejam instalados em situao standard, devem ser cumpridas as distncias mximas entre unies devidamente recolhidas:

A
Calibre DN 15 DN20 DN25 DN30 DN40 A (mm) 185/190 200 280 280 330 Unies (polegadas)
3/4

1
3 5

11/4 11/2
1

2
VLVULA DE SECCIONAMENTO (F/F) SUPORTE MACRO UNIO ELSTICA (DO SUPORTE) UNIO SIMPLES (F/F) CASQUILHO SIMPLES (M/M)

2 3 4 5

A - Medida mxima entre unies

SISTEMAS DE FILTRAGEM
Os sistemas de filtragem a serem instalados nas Redes Prediais da EPAL devero garantir as caractersticas ideais de estanquidade, de qualidade da gua e de garantia da continuidade de abastecimento aquando da sua manuteno. Os mesmos devero apresentar parecer favorvel da EPAL. A ordem de instalao de um conjunto de sistema de filtragem a montante das baterias de contadores deve ser conforme a representada:

F F BATERIA

Sistema de Filtragem

Junta de Desmontagem

Vlvula de Reteno

REDES DE INCNDIO
Os manpulos dos dispositivos da Rede de Incndio Armada bem como as canalizaes a montante dos mesmos, no podero ser de material combustvel. Os mesmos devem apresentar furao de 1mm para que se possa proceder sua selagem por parte da EPAL.

S possvel aceitar a instalao em redes de ferro galvanizado utilizando acessrios de aperto (ranhurado), para instalaes de redes de incndio que no estejam a ser directamente abastecidas a partir da Rede Geral de Abastecimento da EPAL.

PONTOS DE LIGAO
Para alm de toda a obra de redes prediais ter que estar de acordo com as normas da EPAL, os pontos de ligao devero respeitar a localizao do projecto aprovado pela EPAL e atender ao disposto nos esquemas que se apresentam de seguida, devendo os pontos de ligao estarem vista aquando da fiscalizao por parte da EPAL. 5.1. Condies tcnicas de execuo de Pontos de Ligao Roscados destinados a ramais de ligao de dimetros de 32mm e 50mm em PEAD, localizados acima do pavimento e embutidos na fachada ou muro delimitador da propriedade.

PONTO DE LIGAO - Para ramal de 32 mm em PEAD


Parede de fachada/muro Tubagem de 1", 3/4" ou 1/2", em ferro galvanizado devidamente tratado Porca de reduo de 1 1/4" (macho)
0.15 a 0.20m 0.10m 0,15 a 0,20 m 0.20m

Arruamento/passeio

0,60 m

PONTO DE LIGAO - Para ramal de 50 mm em PEAD


Parede de fachada/muro Unio simples para tubagem de 1 1/2" (fmea) Unio de reduo para tubagem de dimetro superior
0.15 a 0.20m 0.10m 0.20m

0,15 a 0,20 m

Arruamento/passeio

0,60 m

NOTA | Sempre que aprovado no projecto, dever ser instalado um T tamponado de 1 ou 1 1/2, no troo de introduo a 0,50 m do nvel do pavimento exterior.

0.60mm

0.60mm

NOTA | Para Pontos de Ligao Roscados e no caso de a fachada se constituir, neste ponto, por ornamentao fixa, como por exemplo pedra mrmore, dever ser previsto que a mesma seja aplicada num sistema de aparafusamento, possibilitando, caso necessrio, a sua rpida remoo sem causar danos mesma. 5.2. Condies tcnicas de execuo de Pontos de Ligao Flangeados destinados a ramais de dimetro nominal a partir de 63mm, inclusiv, em PEAD, devendo, sempre que no local destinado ao ponto de ligao no existir qualquer elemento estrutural, onde a caixa do ponto de ligao possa ser embutida, deve ser construda uma caixa em beto. Posteriormente execuo do ramal de ligao pela EPAL, a caixa do ponto de ligao deve ser selada com material imputrescvel de forma a proteger a ligao flangeada.

Limite da propriedade/fachada Tubagem com proteco anti-corrosiva Arruamento/passeio

PORMENOR (CORTE) Selagem da caixa aps ligao rede geral

0.60 0.05 0.15 0.15 0.15 0.15 0.15 0.15 0.15

Parede em alvenaria ou material imputrescvel

Ramal de ligao rede geral de abastecimento

Caixa quadrada

CORTE (m)

ALADO (m)
d
De

DIMENSES
Dimenses em mm Ramal 63 90 110 160 200 Flange 50 80 100 150 200 Di 50 80 100 150 200 D 125 160 180 240 285 De 165 200 220 285 340 d 18 18 18 23 23 e 20 22 24 26 26

Flange de 50 mm

d
De

LEGENDA
D - Distncia entre centros de furos De - Dimetro exterior Di - Dimetro interior d - Dimetro dos furos e - Espessura
Flanges superiores a 50 mm NOTA | Sempre que aprovado no projecto, dever ser instalado um T tamponado de 1 ou 1 1/2, no troo de introduo a 0,50 m do nvel do pavimento exterior.

S/ESCALA

D
Di

D
Di

Para edifcios de remodelao, qualquer interveno em que seja necessrio interromper o abastecimento, dever ser solicitado servio de fecho de gua EPAL, podendo para o efeito ser contactado o nmero 21 322 11 11.

PEDIDOS DE FISCALIZAO
Os pedidos de fiscalizao devero ser efectuados atempadamente para os contactos abaixo descriminados: Fax: 21 325 13 97 Tel: 21 325 25 79 e-mail: geral@epal.pt Av. da Liberdade, n24, 1250-144 Lisboa Nota: Identificar o n do processo de abastecimento, o contacto e nome para quem a EPAL poder comunicar a data da realizao da respectiva vistoria. Mais se informa que: 1.A EPAL no proceder respectiva fiscalizao no caso de a cpia aprovada do processo de abastecimento no se encontrar em obra; 2. A primeira fiscalizao a realizar dever ser efectuada com os roos abertos; 3. Em qualquer fiscalizao devero estar sempre presentes o Dono de Obra e/ou Instalador; 4. No caso de Urbanizaes, em que a execuo da obra tenha um planeamento faseado, dever ser solicitada uma primeira fiscalizao ao andar modelo, de roos abertos, devendo para o efeito o projecto de redes prediais se encontrar devidamente aprovado pela EPAL. Para esclarecimentos adicionais poder ser solicitado atravs do Atendimento presencial, telefnico, fax, ou atravs do website da EPAL.

ACES DE INFORMAO A INSTALADORES DE REDES PREDIAIS


Para participar nas Aces de Informao a Instaladores de Redes Prediais - Sistema EPAL, contacte esta Empresa, ou inscreva-se no site atravs do campo Sugestes/Exposio, dentro do tema Novos Abastecimentos.

CONTACTOS EPAL
Linhas EPAL
Atendimento a Clientes Comunicao de Roturas na Via Pblica 213 221 111 800 201 600
chamada gratuita

Comunicao de Leituras Faltas de gua

800 201 101


chamada gratuita

Fax

213 251 397

800 222 425


chamada gratuita

Site EPAL | www.epal.pt

verso 1/2007
8

You might also like