You are on page 1of 3

A Construo de identidades e a poltica de representao

-Para Kanavillil Rajagopalan, o fato de que a identidade, seja dos indivduos, seja das naes ou dos objetos de anlise, um construto e no algo que se encontra por a in natura j se transformou em um lugar comum nos crculos acadmicos (Hobsbawn, Giddens, Taylor, Bhabha, etc.). Mas isso nao significa que essa nova percepo no tenha sido uma guinada radical na forma como a identidade era pensada at ento. -A identidade do indivduo a mais difcil de se pensar sob tal perspectiva, uma vez que nossa cultura marcadamente individualista e a crena na prpria individualidade entendida como a primeira garantia de sobrevivncia. Ele exemplifica como vrios estudiosos colocam o conhecimento de si em uma posio central. Ele afirma que esseato conhecimento de que tanto se falava requer que sua identidade permanea imutvel durante, ao menos, o processo de auto-reconhecimento. -Pesa nesse caso sobre ns a forte tradio do realismo ingnuo, de que os objetos existem por si s e apesar de ns. O que nos escapa muitas vezes o fato de que a diviso binria natureza/cultura sobre a qual repousa um dos pilares do realismo extremamente tnue, em especial em sua zona fronteiria. (RAJAGOPALAN, ?, p. 78) Construo de identidades essencialistas e suas limitaes: -Rajagopalan declara que o sculo XIX foi altamente frtil no que diz respeito formao e ao cultivo de uma srie de identidades de cunho geopoltico. De acordo com Hobsbawm e tambm com Oakeshott, a ideia do que vem a ser uma nao surgiu e se consolidou nessa poca. Viam-se as naes como fruto de um determinismo naturalista, isto , suas identidades eram asseguradas graas a uma srie de fatores que as caracterizavam como distintas e diferentes umas das outras. As noes eram, via de regra, concebidas em termos essencialistas. (p. 79) -Junto com as ideias de naes, surgiram tambm as noes de ptria e de lngua associada ptria. Ele observa que at hoje os linguistas no so capazes de definir o que uma lngua particular, como o portugus, a no ser que se utilizem critrios de ordem geopoltica. -Segundo o autor, o conceito de nacionalismo que mais vigora o que Brennan (1990) caracteriza como nacionalismo romntico, um nacionalismo que vem acompanhado de saudosismo histrico, que faz com que as pessoas se transportem para um passado glorioso que no existe mais, ou melhor, que existiu apenas no imaginrio coletivo. -O nacionalismo romntico teria surgido durante o perodo marcado pela busca de riquezas alheias e pela colonizao e escravizao de povos da frica e da sia. Foi ai que o conceito de nacionalismo adquiriu conotaes de superioridade racial e auto-estima calcada em mitos de civilizao mais avanada. -A Alemanha, aps a derrota na primeira guerra , com sua economia em ruinas, estava procura de uma nova identidade que encobrisse todo o passado que se gostaria de esquecer.

Surgia, nesse momento, o movimento nazista, que logo se aproveitou do vazio, oferecendo ao povo, em estado de baixa auto-estima, um novo orgulho de ser (ou melhor, de querer ser) e, com isso, uma nova identidade. -O grande arquiteto dessa nova identidade foi, sem dvida, o ditador, Adolf Hitler. No calor de uma retrica cuidadosamente planejada e executada com mestria, com o objetivo de manipular os sentimentos de seus pares, Hitler atropela at o senso comum, ao observar que a natureza veda a hibridizao no reino animal que, pelo contrrio, sabidamente o segredo da vitalidade da natureza. -Homi Bhabha, em oposio ao ditador alemo, destaca justamente a hibridez, a mestiagem como fator responsvel pela sobrevivncia dessas coletividades, principalmente nos momentos mais crticos da histria, quando sua identidade se encontra mais ameaada.

Identidade e o papel da representao: -Segundo o autor, o que os estudos culturais e pos-coloniais tem provado o carter performativo da constituio de identidades. Sobretudo a partir da segunda grande guerra, quando a ordem mundial baseada em concepes historicistas e essencialistas das identidades nacional, tnica, lingustica e assim por diante, se revelou demasiadamente reducionista e mope. -Se a segunda guerra e a revelao dos horrores do holocausto fizeram desmoronar o sonho iluminista baseado na f na auto-emancipaao do ser-humano por meio da razo, os desdobramentos dessa experincia traumtica foram no s o abandono do conceito do Homem (com H maisculo) mas tambm o reconhecimento do papel da representao na criao de identidades. (RAJAGOPALAN, ?, p. 83) -O prprio construto da Raa Superior inventada por Hitler foi resultado de uma representao, da representao de uma identidade em estado de total desorientao. Sabemos tambm que a grande alavanca, o contrapeso, do qual se valeu o demagogo para erguer a nova identidade ariana foi a figura do judeu. O judeu serviu de contraponto para que ele pudesse moldar a raa ariana como a rala escolhida para reinar no mundo. Nesse sentido, a figura do judeu um artefato nas mos de Hitler, pois o que ele estava querendo imlantar era uma nova viso do mundo. A importncia de identificar um Outro para, em seguida demoniz-lo como condio essencial para dar a si prprio uma nova identidade e uma nova razo de ser foi destacada por Edward Said em seu j clssico livro Orientalismo: O oriente como inveno do Ocidente. (SAID, 1978 [1990]). E com muita perspiccia, Said (idem, p. 32) chama a ateno para o papel da representao nessa empreitada. (RAJAGOPALAN, ?, p. 85) Uma poltica de representao -Crise de identidade no cenrio acadmico: no se pode conceituar a prpria noo de identidade com o mnimo de rigor e consistncia. Os tericos do hibridismo (Bhabha), do

transnacionalismo (Gilroy), das fronteiras evanescentes (Anzaldua) da subalternidade (Spivak) etc. so com frequncia submetidos critica de que, ao tentar escapar do relativismo, acabam se submetendo a uma espcie de essencialismo estratgico, entendendo-se por esse termo a tese de que, no obstante sua precariedade ontolgica, certas identidades atendem a metas ideolgico-polticas interessantes e portanto devem ser cultivadas. O termo antiessencialismo crtico usado por alguns para designar a posio complementar de expurgar todas as identidades, conceitos e categorias que no servem a nenhum proposito a no ser ratificar ideologias nocivas, porem tam bem incrustadas a ponto de parecerem parte da prpria ordem natural. -\a insistncia no hibridismo, na mestiagem, na heterogenia, no entanto, no , em si e por si s nem uma bandeira poltica nem um slogan vazio pelo contrario, trata-se de algo que sempre foi e sempre ser a forma mais espontnea de a natureza evoluir. No entanto, consequncias politicas importantes decorrem dela. A tese da homogeneidade, da pureza e da inviolabilidade e imutabilidade das identidades posta em cheque. - nesse sentido que a questo da poltica da representao adquire suma importncia, pois atravs da representao que novas identidades so constantemente afirmadas e reivindicadas. S se tem identidades quando h quem as reivindique com empenho e fervor contnuos.

You might also like