You are on page 1of 50

2009

CURSO VCAD

Recursos Educacionais
Introduo ao Uso da Tecnologia IntelliCAD

RCTASK Janeiro/2009

Captulo

1
O que CAE/CAD/CAM ?

Introduo

O que VCAD, o que faz, onde se aplica ? Computer Aided Engineering / Computer Aided Design ou Drafting / Computer Aided Manufacturing, que em portugus se traduzem por: Projeto Auxiliado por Computador / Engenharia Auxiliada por Computador / Manufatura Auxiliada por computador. A palavra projeto, neste caso, deve ser interpretada como projetos e desenhos em vrios segmentos da atividade tcnica, como : arquitetura, engenharia civil, eltrica, mecnica, mapeamentos, etc. Tendo, cada um desses segmentos de mercado, suas peculiaridades, as ferramentas CAE, CAD e CAM, assumem importncias relativas e so geradas as mais variadas solues verticalizadas, tornando esses ambientes tecnolgicos extremamente especializados. VCAD, utilizando Tecnologia IntelliCAD, o produto CAD 2D/3D multidisciplinar da RCTASK, em substituio ao IntelliCAD by RCTASK, e lanado oficialmente no mercado em 2007, na verso 2009. VCAD disponvel para diferentes aplicaes, sendo : VCAD Professional, produto CAD 2D/3D multidisciplinar, completo, na tecnologia IntelliCAD; VCAD Lite, produto bsico, sem os recursos de Slidos ACIS, Renderizao, Manipulao de Imagens Raster e Programao interna em MS-VBA; VCAD Viewer; destinado a visualizao e impresso, completo nessas atribuies; VCAD ADE, produto Professional acrescido do Mdulo ADE Advanced Data Extension, para link com banco de dados e funes de Geo-Processamento e Gerenciamento de Utilidades; IntelliMAP, produto especial para mapeamento e Geo-Processamento. A linha de produtos CAD RCTASK, baseados na Tecnologia IntelliCAD, serve todos os segmentos econmicos visto que possui todos os recursos tpicos de criao, modificao ou edio, personalizao, impresso e vrios outros. Aplicaes especiais, por meio de sistemas ou rotinas especialmente escritas para operarem internamente ao software, completam o universo de recursos funcionais e operacionais dos produtos, aumentando seu horizonte de aplicao, semelhana do AutoCAD. A figura abaixo mostra o VCAD, com quatro desenhos abertos, ao mesmo tempo, de vrias aplicaes diferentes. VCAD porta compatibilidade, sem paralelo, com desenhos do formato DWG/DXF, bem como comandos e aplicativos escritos em LISP/DCL e ADS/SDS do AutoCAD. VCAD o programa CAD mais compatvel com o AutoCAD, em comparao a qualquer outro produto, incorporando algumas ferramentas com caractersticas avanadas e tendo profunda integrao com Microsoft Windows. Esse poderoso programa dotado de soberba combinao de caractersticas para usurios CAD 2D/3D. VCAD compatvel com AutoCAD, em quatro reas cruciais : 1- quanto ao formato DWG, 2- comandos, 3- customizao e 4- programao interna.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

Usando desenhos DWG existentes


VCAD suporta inteiramente desenhos existentes no formato DWG/DXF. VCAD l a grava arquivos DWG/DWF nativos sem qualquer perda de dados, desde a verso 2.5 at a 2009. Nenhuma espcie de traduo externa requerida.

Compatibilidade total com Windows


VCAD tem total compatibilidade com o sistema operacional Windows. O desenvolvimento do VCAD se iniciou j na plataforma Windows, por isto no existe adaptao para o ambiente Windows e por isto pode-se afirmar que todos os recursos/comandos disponveis tem 100% de compatibilidade com Windows 95/98/NT/2000/XP/VISTA;

A. Voc pode personalizar o menu superior; B. Voc pode personalizar a barra de ferramentas, mudando e adicionando itens; C. Voc pode digitar comandos na rea (janela) de comandos. rea mvel para outro local na tela; D. Voc pode visualizar o desenho nesta janela (rea grfica); E. O sistema de coordenadas do usurio - UCS, exibe a orientao no espao Tridimensional; F. A barra de status mostra informaes da configurao atual; G. Voc pode mover uma barra de ferramentas e fix-la em algum lugar na tela; Barra de Ttulo (Title Bar) - Aplicativo: Indica o nome do aplicativo no Windows (VCAD).

Barra de Ttulo (Title Bar) - Arquivo: Indica o nome do desenho (arquivo) corrente.

Barra de Menus (Pull-down menus) : Contm os menus suspensos, tambm chamados verticais, onde cada opo de menu agrupa uma srie de submenus e comandos.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

- File: Manipulao de arquivos; - Edit: Interface Windows; - View: Recursos de visualizao do desenho; - Insert: Insero (criao) de novos objetos/entidades; - Format: Configurao do desenho; - Tools: Recursos (ferramentas) adicionais - Draw: Cria elementos grficos; - Dimensions: Dimensiona o desenho; - Modify: Alterao do desenho; - Qtools: ferramentas customizadas; - Windows: Acesso aos desenhos j abertos; - Help: Consulta a documentao dos comandos e identificao do produto.

Barra de ferramentas Standard : Contm os cones dos comandos mais utilizados.

Barras de ferramentas flutuantes - Existem vrias barras de ferramentas flutuantes, sendo que cada uma contm cones dos comandos do VCAD relativos a uma determinada tarefa (desenho, edio, visualizao, etc). As barras de ferramentas flutuantes so acionadas pelo comando "Toolbar" (Menu : View > Toolbars) que ser visto adiante com mais detalhes.

Verificar no anexo 2, todas as barras de ferramentas disponveis no VCAD. cone do sistema de coordenadas : Indica o sistema de coordenadas do plano de trabalho corrente.

rea de comandos - Permite a interao de forma alfanumrica com o usurio, seja aguardando entrada de dados via teclado ou enviando informaes dos passos a serem seguidos. Para acionar esta rea, o usurio pode usar o menu vertical (Menu : View > Prompt History Window) ou acionar a tecla F2.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

Barra de status : Apresenta as coordenadas X e Y do cursor, cor atual, camada corrente, e botes do tipo liga/desliga relativos aos modos de desenho GRID, SNAP, ORTHO, MODEL e TILE (Tilemode).

onde : A. Informao sobre o comando corrente (Help String); B. Coordenadas do cursor; C. Configurao do Snap. Duplo click para alterar; D. Configurao do Grid. Duplo click para alterar; E. Configurao atual do Ortho. Duplo click para alterar F. Configurao atual do Polar. Duplo click para alterar G. Configurao do Esnap Entity snap; H. Configurao da Espessura da Linha Corrente (Current Line Weight); I. Espao do modelo ou papel; J. Modo mesa digitalizadora; Barras de rolagem ( Scroll bars ) : Como todo aplicativo Windows, esta barra permite a movimentao da tela grfica atravs das setas ou botes de rolagem.

Cursor grfico : usado para selecionar comandos, objetos ou pontos. importante destacar que o cursor grfico pode assumir tamanhos diferentes dependendo da sua configurao (Menu : Tools > Options > Crosshair). Menu de cursor : VCAD acessa menus atravs do cursor do mouse. Uma das opes selecionar a entidade antes de selecionar o comando, apertar a tecla direita do mouse e ento aparecer o menu abaixo :

Menu auxiliar, Boto direito do Mouse.

Menu auxiliar ESNAP, Shift+boto direito do mouse

rea grfica : a rea onde podemos elaborar desenhos e visualiz-los. o plano coordenado (X,Y,Z) em relao a uma determinada origem onde so elaborados os desenhos 2D e 3D. Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 4

COMBINAO DE TECLAS : CTRL+SHIFT+TECLA ESQUERDA DO MOUSE: ZOOM DINMICO (ZOOM REALTIME) CTRL+SHIFT+TECLA DIREITA DO MOUSE: PAN DINMICO (PAN REALTIME) CTRL+TECLA ESQUERDA DO MOUSE: ORBIT (3D REALTIME) CTRL+TECLA DIREITA DO MOUSE: VIEW 3D EM TORNO EIXO Z (REALTIME) F1: Help F2: Ativa a janela de histrico de comandos; F3: rea de comandos F4: Comando Regen F5: Isomtrico, planos direita, esquerda, de cima; F6: Coordenadas: On /off / relativo; F7: Grid: On / Off F8: Ortogonal (ORTHO): On / Off F9: Snap: On / Off F10: Tablet: On / Off

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

Captulo

Entrada de Comandos

Na rea de comandos, a configurao default do VCAD apresenta o prompt ":", significando que o usurio pode acionar algum comando. Caso desejar, o usurio pode configurar esta aparncia: por "command :", ento ele deve acionar o comando cmdlntext que permite que o usurio configure estes caracteres. Pode-se acionar um comando do VCAD via teclado, ou via menu com o auxlio de um dispositivo apontador (mouse ou mesa digitalizadora). Dependendo do comando acionado, o software executar uma determinada operao ou solicitar informaes complementares. Depois de concluda a execuo do comando, ser mostrada novamente na linha de comando a mensagem: (ou COMMAND:), aguardando novas instrues. Comando: OPEN (Menu : File > Open) utilizado para abrir um arquivo de desenho. VCAD abre arquivos nas extenses : DWG e DXF. O VCAD consegue abrir vrios arquivos de desenho, com apenas um executvel aberto, isto permite ao usurio visualizar dois ou mais desenhos ao mesmo tempo, para isto utilize no menu superior Window > Tile Horizontally ou Tile Vertically. Comando SAVE (Menu : File > Save) Este comando usado para fazer as atualizaes peridicas em disco, sempre com o mesmo nome de arquivo. Quando um desenho esta aberto, toda alterao feita no mesmo, est armazenada somente em memria, o comando Save serve para fazer a atualizao em disco. Toda vez que atualizado um arquivo em disco com o comando Save, o VCAD guarda a verso anterior do mesmo arquivo com a extenso .BAK. Caso o usurio necessite abrir este arquivo, dever renome-lo com a extenso. DWG. Ateno, como j existe o mesmo arquivo com este nome e extenso, que o desenho atual, ento o usurio deve utilizar um outro diretrio ou outro nome para o arquivo. Comando SAVEAS (Menu : File > SaveAs) Este comando usado para fazer as atualizaes em disco, do arquivo aberto, com outro nome, com a opo de armazenamento em outra verso de formato DWG ou DXF, tal como DWG R14, DWG R13, DWG R12, DXF R14, DXF R13. Etc. Este recurso tambm possvel no comando Save.

Opes de exportao em vrias verses.

Comando CLOSE (Menu : File > Close) Possibilita o fechamento do arquivo aberto. Se o mesmo foi alterado e no foi atualizado em disco, ento o VCAD pergunta se o usurio deseja fazer a atualizao antes da realizao efetiva do fechamento do arquivo. Comando EXIT (Menu : File > Exit) Possibilita o fechamento do aplicativo VCAD Se existe arquivos de desenhos abertos que no foram salvos em disco, ento o VCAD pergunta se o usurio deseja fazer a atualizao antes da realizao efetiva do fechamento do aplicativo. Comando DXFIN (Menu : File > Open abrir arquivos com extenso .dxf) Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 6

Importa arquivos no formato DXF. O formato DXF um padro de arquivo vetorial (pontos) que facilita o intercmbio de informaes grficas CAD, entre diferentes softwares e aplicativos. O comando Open tambm tem este recurso de abrir um arquivo no formato. DXF. Comando DXFOUT (Menu : File > SaveAs salvar arquivos com extenso .dxf) Exporta arquivos no formato DXF. O formato DXF um padro de arquivo vetorial (pontos) que facilita o intercmbio de informaes grficas CAD entre diferentes softwares e aplicativos. Os comandos Save e Save As tambm podem exportar arquivos no formato. DXF, com o recurso adicional de seleo do formato : DXF R2000, DXF R14, DXF R13, DXF R12, etc. Salvamento Automtico: O VCAD tem recurso para fazer o salvamento automtico, a cada 15 minutos por exemplo. Este tempo configurvel, bem como a extenso do arquivo, em Menu : Tools > Options . A configurao default com tempo de 60 minutos e extenso. SV$. Comando ZOOM (Menu : File > View > Zoom) Este comando controla a visualizao do desenho. possvel visualizar qualquer parte do desenho, com boa aproximao ou no. Existem vrias opes para uso do comando Zoom. O mais comum o Zoom Windows (Zoom Janela), onde o usurio define a janela (parte do desenho) a ser visualizada. Uma opo prtica para o usurio digitar a letra Z, e o comando Zoom ser acionado; O comando Zoom tem as seguintes opes: In/Out/All/Center/Extents/Left/Previous/Right/Window/<Scale (nX/nXP)>: In: Aproximao visual do desenho, em relao ao ponto central da rea grfica; Out: Afastamento visual do desenho, em relao ao ponto central da rea grfica; All: Todas as entidades so visualizadas, considerando o limite do desenho; Extents: Melhor aproximao visual, mostrando todas as entidades; Left: Utiliza um ponto esquerda como referencia; Previous: Volta para a visualizao anterior; Right: Define uma visualizao a partir de um ponto a direita; Window: O usurio marca dois pontos, definindo uma janela para a ampliao; Scale: O usurio informa um valor de ampliao visual;

Zoom In

Zoom Out

A primeira visualizao mostra um ponto (A) que foi definido como o centro para a realizao do zoom usando o fator de escala 2x.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

Visualizao inicial

Visualizao com Zoom Extents

Comando ZOOM Dinmico (Zoom em tempo real) Uma opo prtica para o usurio utilizar o Zoom Dinmico, onde o usurio aciona simultaneamente as teclas: CTRL + SHIFT + boto esquerdo do mouse.

Comando Pan (Menu > View > Pan) Desloca visualmente o desenho em relao tela sem modificar as coordenadas anteriormente definidas, como se uma mo invisvel puxasse a folha de papel em que se desenha.
Comando Pan Dinmico (Pan em tempo real)

Uma opo prtica para o usurio utilizar o Pan Dinmico, onde o usurio aciona simultneamente as teclas: CTRL + SHIFT + boto da direita do mouse.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

Captulo

Recursos de Visualizao e Consulta

Comando: Redraw - Redesenha (atualiza) o desenho na tela; Comando: Regen - Regenera todo o desenho na vista corrente; Comando: Regen All - Regenera todo o desenho em todas as vistas;

Consulta de informaes do desenho: O VCAD contm vrios comandos que possibilitam a consulta de informaes geomtricas, tais como : Distncia entre dois pontos, clculo de rea, consulta dos dados de entidades, clculo de projees em X e em Y, ngulos, etc. Todos estes comandos so localizados no menu : Tools > Inquiry. Comando: Distance (Menu : Tools > Inquiry > Distance). Calcula a distncia entre dois pontos.

Usando o comando distance para calcular a distncia (A) entre os pontos (B) e (C), so apresentados os valores do ngulo (D), e os valores das projees (E) e (F).

Comando: Area (Menu: Tools > Inquiry > Area) Possibilita o clculo de rea de um polgono fechado. O resultado informar a rea e o permetro do polgono em questo. O usurio pode informar os vrtices do polgono ou selecionar uma entidade (polilinha ou polgono). As opes deste comando so: Entity/Add/Subtract/<First point>: Entity: selecione uma entidade; Add: Adicione valores de rea; Subtract: Subtrair a rea selecionada do clculo; First Point: Primeiro ponto de uma serie de pontos para o clculo da rea entre os vrtices;

Selecione os pontos (A, B, C) que definem um polgono, e o Vcad apresenta os valores de permetro.

rea

Comando: ID (Menu: Tools > Inquiry > ID Coordinates). Possibilita a identificao das coordenadas absolutas de um ponto qualquer, tornando este ponto referncia para as prximas coordenadas relativas a serem utilizadas. Comando: List (Menu: Tools > Inquiry > List Entity Info) Possibilita a obteno de informaes relativas s entidades. As informaes obtidas sero listadas na tela de texto e dependero do tipo da entidade. As informaes so apresentadas no formato configurado no comando Units (sistema de unidades e ngulos). Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

Comando : Time (Menu : Tools > Inquiry > Time Variables) Mostra as informaes relativas ao tempo gasto no desenho em questo. Current Time - mostra o dia e a hora; Created - dia e hora de quando o desenho foi criado; Last Updated - registra data e hora de toda a atualizao do desenho. Estes dados so atualizados todas as vezes que for usado o comando Exit; Total Editing Time - informa o tempo gasto no desenho desde sua criao. continuamente atualizado aps o comando Exit; Elapsed Timer - informa o tempo gasto desde que o editor grfico foi ativado. Este pode ser zerado pelo usurio; On - Liga o elapsed timer Off - Desliga o elapsed timer Display - Repete o comando com atualizao Reset - Zera o elapsed timer Interface com o Windows (Menu : Edit) : Undo - Desfaz comandos; Redo - Refaz o ltimo comando undo; Os comandos UNDO / REDO no VCAD so ilimitados; Cut - Recorta entidades do desenho e envia para a rea de transferncia do windows; Copy - Copia entidades para a rea de transferncia e continua a exib-los no desenho atual; Paste - Insere o contedo da rea de transferncia; Paste Special - Insere o contedo da rea de transferncia no documento como uma figura. Este contedo ser atualizado sempre que o objeto externo for atualizado; Delete - Apaga figuras inseridas na rea grfica; Links Apresenta quadro de dilogo mostrando as aplicaes ActiveX utilizadas; Repetio de Comandos Quando o vcad estiver solicitando um comando (:) na rea de comandos, o usurio pode repetir o ltimo comando j executado, pressionando a barra de espao ou a tecla Enter, independente do mtodo utilizado para acion-lo. Encerrar um comando Para interromper um comando em andamento deve-se pressionar a tecla ESC. Comandos Transparentes So aqueles comandos que podem ser utilizados durante a execuo de outro comando, sem que este seja cancelado. Quando a instruo transparente terminar, o vcad continuar com o comando eventualmente interrompido no ponto em que o deixou. A utilizao do comando transparente deve ser feita utilizando o caracter '(apstrofo) antes do nome do comando. Geralmente os comandos mais utilizados so feitos da seguinte forma: 'Zoom, 'Pan, 'Redraw

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

10

Captulo

Controle de unidades

Comando: Grid (Menu > Format > Drawing Settings > Coordinate Input > Snap and Grid) ou F7 Apresenta uma retcula (grade) de pontos, o seu espaamento configurvel pelo comando GRID. Estes pontos apresentados pelo GRID so apenas para auxlio visual, como se tivssemos desenhando em papel vegetal, com um papel qradriculado embaixo. Os pontos do grid no so plotados. Comando: Snap (Menu > Format > Drawing Settings > Coordinate Input > Snap and Grid) ou F9 um recurso disponvel, como atrao para o dispositivo apontador, para os pontos definidos. Podemos entender como o valor do "passo". Comando: Limits (Menu : Format > Drawing Settings > Coordinate Input > Limits) Especifica os limites da rea de GRID, atravs da informao de dois pontos (vrtices opostos de um retangulo). Limits = On: s permitido ao usurio desenhar na rea definida pelo comando. Limits = Off : permite ao usurio desenhar fora da rea determinada pelas coordenadas.

CONTROLE DE UNIDADES E ANGULOS


Comando : DDUNITS (Menu : Format > Drawing Settings > Drawing Units). A configurao pode ser executada atravs de uma caixa de dilogo pelo comando DDUNITS, que quer dizer Dynamic Display Units. As configuraes podem ser feitas a qualquer instante do trabalho, ou at us-lo como comando transparente (linha de comando : DDUnits) ou via menu : Menu : Format > Drawing Settings > Drawing Units. No quadro Units, define-se o sistema como Decimal e no campo Angles, como Decimal Degrees. As precises dos dois campos podem ser alteradas de acordo com a necessidade atual, porm vale lembrar que ela alcana at oito casas decimais. Em toda consulta de valores de coordenada, distncia, ngulo, no vcad, a formatao dos valores apresentados, esto obedecendo a configurao atual, estes valores podem ser alteradas pelo comando Units ou DDUnits. Unidades - Scientific: Sistema Cientfico: unidades no formato exponencial (nmero multiplicado por uma potncia na base 10). Exemplo: 1.55E+01 - Decimal: Sistema Decimal: Formato de nmero com ponto decimal (mais utilizado). Exemplo: 1.5500 - Engineering: Sistema de Engenharia: Padro americano de engenharia, unidades em polegadas. Exemplo: 1' -3.50" - Fractional: Sistema Fracionrio: Os nmeros decimais so representados como fraes. Exemplo: 15 1/2 - Architetural: Sistema de arquitetura: Padro americano de arquitetura, unidades em polegadas fracionais. Exemplo: 1' -3 1/2"

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

11

Display precision: Aqui configurado (formatado) o nmero de casas decimais para as unidades decimais. ngulos - Decimal Degree: ngulos em graus decimais: Exemplo: 45.0000 - Degrees/Minutes/Seconds: ngulos em graus, minutos e segundos. Explo: 45d0'0". - Grads: ngulo em grados. Exemplo: 50.0000g - Radians: Angulo em radianos. Exemplo: 0.7854r - Surveyor's Units: ngulo em converses topogrficas (rumo e quadrante). Explo: N 45d0'0" E.

Display precision: Aqui configurado (formatado) o nmero de casas decimais para ngulos; Angle Direction: Define a direo positiva para ngulos : Clockwise : Sentido Horrio Counter-Clockwise : Sentido Antihorrio. Base: ngulo base de referncia. O valor default zero, similar ao eixo trigonomtrico;

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

12

Captulo

Sistema de coordenadas e entrada de dados

Sempre que o VCAD, atravs do prompt , solicitar que o usurio especifique um ponto no plano ou no espao, este ponto poder ser dado com o dispositivo apontador (mouse) na tela grfica, ou digitando valores x,y ou x,y,z na linha de comando. ATENO: No VCAD, 4,5 diferente de 4.5 . Uma coordenada de um ponto X, Y utiliza sempre a vrgula para separar o valor de X com o de Y. Porm um nmero decimal utiliza sempre o ponto, e no vrgula para separar a parte inteira da parte decimal. Ponto: 4,5 onde x=4 e y=5 Nmero: 4.5 Exemplo: 10.45,12. 82 onde x=10.45 e y=12.82 Coordenadas Cartesianas: A rea grfica do VCAD um sistema cartesiano (X, Y e Z). Desta forma, o usurio pode definir um ponto no plano ou no espao, digitando suas coordenadas X, Y e Z (sempre nesta ordem). Caso a coordenada Z seja omitida, o VCAD assumir o valor de Z do ponto anterior (ver tambm comando elevation ou elev).

Os tres eixos perpendiculares no sistema cartesiano.

Coordenadas Absolutas: Esse tipo de coordenada denominada absoluta porque se baseia no sistema de coordenadas do tipo X,Y em 2D (sistema cartesiano). As coordenadas partem sempre do ponto (0,0) origem da tela. Coordenadas Relativas: Relacionam-se ao ltimo ponto desenhado. Voc caracteriza as coordenadas relativas digitando o smbolo @ na frente dos pontos de coordenada, ex: @2,5 (estes valores implicam no lanamento de um ponto, em relao ao ponto anterior, com acrscimo de 2 unidades em X e 5 unidades em Y. Lembre-se de que devemos sempre usar vrgula para separar as coordenadas X e Y. No VCAD, o ponto utilizado para definir casas decimais. Coordenadas Polares : Podem ser tanto absolutas quanto relativas, so do tipo @comprimento<ngulo, ex: @10<45, coordenada polar relativa (em relao ao ponto atual, comprimento=10 e ngulo igual a 45 graus. Como padro no VCAD, os ngulos aumentam no sentido anti-horrio e diminuem no sentido horrio (configurao padro que pode ser alterada - ver comando Units ou DDUnits).

Comando Line (Menu > Draw > Line) Permite a criao de segmentos de reta (linha). solicitado os pontos de incio e fim. Neste comando, possvel a utilizao do recurso de coordenadas absolutas, relativas, polares e retangulares. As opes deste comando linha, so Angle/Lenght/Follow/Close/Undo/<End Point>: Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

13

O usurio deve selecionar uma das letras maisculas : A,L,F,C,U ou apontar com o mouse o prximo ponto : onde : Angle : Define o valor do ngulo para o prximo ponto; Lenght : Valor do comprimento; Follow : Continuao do ltimo segmento, mantendo o valor do ngulo; Close : Cria uma linha fechando ao ponto inicial; Undo : Desfaz o ltimo ponto informado; End Point : Digitar uma coordenada absoluta ou relativa, ou apontar com o mouse, um ponto na rea grfica.

Desenha uma linha entre os pontos (A) e (B).

Comando Rectangle (Menu > Draw > Rectangle) Desenha retngulos, como polgonos fechados de quatro lados. Para desenhar um retngulo necessrio especificar seus cantos opostos.

Especificando os cantos opostos (A) e (B).

Resultando o retngulo.

Comando Circle (Menu > Draw > Circle) Desenha um crculo, de diferentes maneiras. Aps a seleo do comando solicitado : 2Point/3Point/RadTanTan/TTT/Arc/Multiple/<Center of circle>: 2Point : Constri o crculo a partir de dois pontos (diametralmente opostos); 3Point : Crculo a partir de 3 pontos; Rad/Tan/Tan : Constri um crculo tangente a duas entidades e com raio definido pelo usurio ; TTT : constri crculo tangente a 3 entidades. Arc : Transforma um arco existente em crculo; Multiple : Cria multiplos crculos; Center point : Consti um crculo informando centro e raio, ou centro e dimetro;

Ponto central (A) e raio (B).

Comando Arc : possvel a criao de segmentos de arcos (arcos de circunferncia), de diferentes maneiras, em funo da necessidade do usurio. Geometricamente possvel definir um arco combinando 3 informaes, das possveis : ponto de incio, ponto final, centro, comprimento da corda, ponto do centro, ngulo de incluso, etc. A sintaxe apresentada para o comando Arc : ENTER to use last point/Center/Follow/<Start of arc> :

Ponto inicial (A), centro (B) e ponto final (C).

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

14

Po n t o in icial (A), seg u n d o p o n t o (B) e p o n t o f in al (C).

Comando InsertObj (Menu: Insert > Object) Permite a insero de objetos j instalados no Windows, ou a insero de imagens (BMP, JPG, etc)

Exerccio : - Fazer o desenho a seguir :

Consultar nos desenhos : - Valor de uma diagonal de cada poligono; - Comprimento das linhas desenhadas; - Dados dos circulos inseridos;

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

15

Captulo

6 Recursos de modificao de desenho e Mtodos de


seleo de objetos
Comando : Erase ou Delete (Menu : Edit > Delete) Apaga entidades selecionadas pelo usurio. Como em todos os comandos de alterao no vcad, o usurio dispe de todos os recursos de seleo (Window, Crossing, Remove, etc). Comando : Move (Menu : Modify > Move) Desloca entidades selecionadas pelo usurio. So solicitados : Select objects: Use um mtodo de seleo de entidades; Base point or displacement: Especifique um ponto de referncia; Second point of displacement: Especifique um ponto ou digite o deslocamento relativo (exemplo @3,4). A figura abaixo ilustra o deslocamento do crculo (A) do ponto (B) ao ponto (C).

Para mover uma entidade (A) de um ponto base (B) e um deslocamento para o ponto ( C ).

Resultado.

Comando : Copy (Menu : Modify > Copy) Copia entidades selecionadas de um ponto de referncia a outro. A sintaxe de uso do comando copy similar ao do comando move (descrito acima). Select objects: Use um mtodo de seleo de entidades; Base point or displacement: Especifique um ponto de referncia; Second point of displacement: Especifique um ponto ou digite o deslocamento relativo (exemplo @2,4). A figura abaixo ilustra a cpia do retngulo (A) do ponto (B) ao ponto (C).

Copiar entidade (A), de um ponto base (B), com um deslocamento para o ponto (C)

Resultado

Mtodos de seleo de objetos : O VCAD dispe de vrios mtodos para a seleo de entidades. Um opo comumente usada pelo usurio apontar o objeto a ser selecionado. Geralmente nos comandos disponveis para alterao o usurio ter a necessidade de utilizar este recurso, exemplo : selecionar um objeto para ser apagado (eliminado) do desenho. Em alguns casos, o usurio necessita selecionar vrios objetos, ento VCAD dispe de vrias alternativas (atravs de uma janela por exemplo) para a seleo de objetos, que so elas : - Single Esta a opo que podemos chamar de simples, ou seja, o usurio aponta o objeto individual a ser selecionado;

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

16

- Auto Esta a configurao default e inteligente do vcad, pois se o usurio selecionar (apontar) uma entidade e ela for indentificada e destacada (Highligh:pontilhada), como se fosse uma seleo "Single", que a opo acima, porm se o usurio aponta um local que no existe objeto para ser selecionado, automaticamente disponibilizado a opo janela, que pode ser aberta para qualquer lado (acima, abaixo, esquerda e direita), permitindo o usurio selecionar objetos com Window Crossing (ver opes abaixo). - Window Seleo de objetos atravs da definio de uma janela (retngulo), atravs de dois pontos, sendo o primeiro ponto, a esquerda (canto acima ou abaixo) e o segundo ponto a direita. Sero selecionados todos os objetos que estejam totalmente inseridos nesta janela, definida pelo usurio.

Seleo de entidades totalmente internas a janela entre os pontos (A) e (B).

Resultado da seleo (entidades em tracejado)

- Crossing Seleo de objetos atravs da definio de uma janela (retngulo), atravs de dois pontos, sendo o primeiro ponto, a direita (canto acima ou abaixo) da rea a ser selecionada e o segundo ponto a esquerda. Sero selecionados todos os objetos que estejam totalmente ou parcialmente inseridos nesta janela definida pelo usurio.

Seleo de entidades utilizando uma janela entre os pontos (A) e (B).

Resultado da seleo (entidades em tracejado)

- Outside Window Seleo de objetos que estejam totalmente fora (outside) do retngulo definido como janela (Window). - WP : Window Polygon Seleo de objetos atravs de um polgono fechado, desenhado pelo usurio, indicando assim uma rea. Sero selecionados os objetos que se localizam totalmente dentro desta rea definida pelo polgono.

Seleo de entidades pelo desenho de um polgono.

Resultado da seleo.

- CP : (Crossing Polygon) Seleo de objetos atravs de um polgono fechado, desenhado pelo usurio, indicando assim uma rea. Sero selecionados os objetos que se localizam totalmente ou parcialmente dentro desta rea Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 17

definida pelo polgono. - Outside Polygon Seleo de objetos atravs de um polgono fechado, desenhado pelo usurio, indicando assim uma rea. Sero selecionados os objetos que se localizam totalmente fora (outside) desta rea definida, pelo polgono. - Window Circle Esta opo permite a seleo de objetos que se localizam internamente (totalmente) um crculo; - Crossing Circle Permite a seleo de objetos que estejam total ou parcialmente a um crculo definido pelo usurio. - Outside Circle Permite a seleo de objetos que estejam fora do crculo definido pelo usurio. - Fence (definio de uma "cerca") O usurio desenha um polgono, no necessariamente fechado, para a seleo de todas as entidades que tenham interseco com este polgono;

Seleo de entidades Resultado da seleo. utilizando uma linha (cerca) entre os pontos A, B e C. - Remove Aps selecionado alguns objetos, o usurio pode remover alguns destes objetos selecionados, utilizando inclusive as opes acima para fazer a remoo (Window, Crossing, WP, CP, etc). Aps a ativao desta opo, o vcad continua solicitando entidades para serem removidas. - Add O usurio tambm tem o recurso de voltar a adicionar objetos a serem selecionados. Esta opo somente ser importante quando a opo acima (Remove) for ativada. -Obs: Habilitar menu auxiliar (Menu: Toos > Options > Display > Menus > Diplay Prompt Boxes)

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

18

Captulo

Modificao de entidades (Parte II)

Comando : Grips (Menu : Format > Drawing Settings > Display > Grips) Quando o vcad est solicitando um comando, e o usurio aponta uma entidade, esta apresentar alguns pontos de destaque como ilustrado abaixo :

Exemplos de localizao de "grip".

Estes pontos destacados podemos chamar de Grips. So pontos estratgicos na entidade. A localizao destes pontos depende de cada entidade, como podemos perceber na figura acima. Aps selecionada a entidade, o usurio pode selecionar um destes pontos e desloc-los para o local de seu interesse. Esta operao similar ao uso do comando Stretch, que ser visto posteriormente. Este recurso do grip pode ser utilizado pelo usurio para alterar as propriedades da entidade selecionada, ou seja, quando o usurio apontar uma entidade e aparecer o grip, ento ele pode acionar a tecla direita do mouse, e aparecer um menu auxiliar com as principais opes de alterao (move, copy, delete,..) e a ltima opo aparece a palavra Properties, que acionada possibilita a alterao de cor, tipo de linha camada, etc.

Comando : BLIPS Comando Blipmode pode ser On ou Off, quando blipmode=on, na identificao dos pontos, aparece uma marca (Blip). Caso o usurio execute o comando Redraw (View -> Redraw) estas anotaes desaparecem. (Ateno : BLIP diferente de GRIP)

Blips On

Blips Off

Recursos de modificao do desenho Comando : Parallel ou Offset (Menu : Modify > Parallel) Este comando permite executar cpias paralelas de um objeto escolhido, definindo-se a distncia e o lado da cpia. ENTER for Thorugh point/<Distance>: distncia entre as cpias Select entity: selecione a entidade para cpia Both sides/,Side for parallel copy>: Ambos os lados /Lado para cpia;

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

19

Para fazer uma copia paralela, digite o valor da distncia, ou selecione dois ponto (A e B); selecione a entidade a ser copiada (C) e especifique o lado para fazer a cpia.

Resultado

Comando : Mirror (Espelhar) Select entities to mirror: Use um mtodo de seleo de objeto <enter> Start of mirror line: Especifique o ponto de incio da linha de espelhamento End of mirror line: Especifique o ponto final da linha de espelhamento Delete the original entities <N>: Deletar a entidade original (entidades selecionadas para espelhamento) sim ou no : Y ou N;

Para criar o espelho de uma entidade (A), onde a linha de espelho passa pelos pontos (B e C)

Resultado

Comando : Break (Menu : Modify > Break) Quebra (apaga) partes dos objetos ou divide um objeto em dois. Select entity to break : Selecione a entidade para ser quebrada; First break point/<Second break point>: marque o segundo ponto para quebrar ou digite F (first) para identificar o primeiro ponto. Para apagar uma das extremidades de um segmento de reta, arco ou polilinha, especifique o segundo ponto a partir da extremidade a ser removida. Para dividir um objeto em dois sem apagar uma das partes, digite o mesmo ponto como primeiro e segundo pontos. Isto pode ser feito digitando @ para especificar o segundo ponto. Se voc especificar o segundo ponto, o vcad apaga o segmento entre o primeiro e o segundo ponto. Se o segundo ponto no estiver em um objeto, vcad seleciona o ponto mais prximo do objeto. Se voc selecionar um objeto por um outro mtodo de seleo ou se digitar F no aviso First break point/<Second break point>:, o vcad solicita: First break point: Especifique o primeiro ponto; Second break point: Especifique o segundo ponto; Segmentos de reta, arcos, polilinhas 2D e 3D, elipses, torides e vrios outros tipos de objetos podem ser divididos em dois objetos ou ter uma de suas extremidades removidas. O VCAD converte um crculo em um arco removendo um segmento do primeiro ao segundo ponto, em sentido anti-horrio.

Selecione a entidade (A) e especifique o segundo ponto (B).

Resultado

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

20

Comando : Scale (Menu : Modify > Scale) Altera o tamanho as entidades, informando um ponto base de referncia e um fator de escala. solicitado : Select entities to scale: Use um mtodo de seleo de objetos. Base point: Especifique o ponto base (referncia) Base scale/<Scale factor>: Especifique um valor de escala ou digite B, e em seguida especifique a proporo para alterao de escala.

Para alterar o tamanho (escala), selecione a entidade (A), especifique um ponto base (B) e informe o valor de escala.

Resultado

Comando : Rotate (Menu : Modify > Rotate) Altera o ngulo de rotao das entidades selecionadas. A sintaxe do comando : Select entities to rotate: Use um mtodo de seleo de objetos. Rotation point: Especifique o ponto base (referncia); Base scale/<rotation angle>: Especifique o valor do ngulo de rotao ou digite B, e em seguida especifique o ngulo base e o novo valor.

Para rotacionar uma entidade, selecione-a (A), especifique um ponto de referncia (B) e um ngulo de rotao (C)

Comando : Fillet (Menu : Modify > Fillet) Cria um raio de concordncia.Une duas entidades de desenho ou dois segmentos de uma polilinha, com um suave arco de raio especfico. Fillet (radius=0.500) : Settings/Polyline/,Select first entity: Selecionar as duas entidades para a execuo do raio de concordncia, onde o valor do raio neste exemplo igual a 0.500. Ou o usurio pode digitar R para informar o novo raio de concordncia, ou S para configurao, ou P para fazer em todos os vrtices da polilinha selecionada como objeto. Comando : Chamfer (Menu : Modify > Chamfer) Chamfra as arestas dos objetos ou as linhas de dois segmentos de reta que se interceptam, numa distncia especificada a partir de sua interseco. Chamfer (dist1=0.75, dist2=0.65) : Settings/Polyline/,Select first entity:Selecionar as duas entidades para a execuo do chamfro, onde o valor das distncias neste exemplo so 0.75 para a primeira entidade selecionada e 0.65 para a segunda. O usurio tambm pode digitar D para informar os novos valores de distncia (recuo), ou S para configurao, ou P para fazer em todos os vrtices da polilinha selecionada como objeto.

Comando : Explode (Menu : Modify > Explode) Um objeto no VCAD que composto por vrios objetos pode ser desmembrado. Um bloco por exemplo um objeto composto. Voc pode desmembrar tambm outros objetos, tais como : hachuras, dimensionamento, malhas 3D, slidos 3D, malhas polifacetadas, malhas poligonais e polilinhas. Select entities to explode: Use um mtodo de seleo de objetos, para selecionar entidades a serem explodidas. O resultado do desmembramento depende do tipo de objeto composto que voc estiver desmembrando. Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 21

Comando : EditLen (Menu > Modify >Edit Length) Altera o tamanho das entidades.

Selecione a entidade (A), e ento selecione o novo ponto final (B). Comando : Join (Menu : Modify > Join) Junta duas entidades em uma s. O usurio no pode juntar linha e arco ou vice-versa.

Selecione primeiro arco ou linha (A) e ento selecione o segundo arco ou linha(B).

Resultado

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

22

Captulo

Desenhando com preciso e utilizando o recurso de camadas

Desenhando com preciso ( Entity Snap) chamado de ESNAP ou OSNAP. O VCAD tem habilidade para a identificao de pontos de referncia em entidades existentes. Um exemplo desta aplicao, a seleo dos pontos finais ou o ponto mdio de uma linha. Estes recursos podem ser acessados atravs do menu Settings > Entity Snap ou atravs da barra de ferramentas Entity Snaps, so os comandos de preciso, utilizados quando necessrio pegar um ponto especfico de uma entidade do desenho . Na barra de status existe a palavra ESNAP que acessa a configurao deste recurso. O usurio j pode deixar gravado algumas opes, por exemplo : endpoint e midpoint; neste caso, sempre que for solicitado um ponto na tela grfica, quando o usurio apontar uma linha ou arco, o VCAD identificar o ponto final ou o ponto mdio, o que for mais prximo. ENDpoint - (Ponto Final) Encontra o ponto final de uma entidade mais prximo do ponto selecionado pelo usurio.

Para encontrar o ponto final, selecione qualquer lugar da entidade(A) MIDpoint - Localiza o ponto mdio de uma linha ou arco :

localizado o ponto mdio, quando o usurio seleciona qualquer lugar na entidade (A). INTersection - Localiza o ponto de interseo entre duas entidades.

Localizado ponto de inteco (A) encontro entre arestas (vrtices) cruzamento de linhas.
CENter - Localiza o centro de um crculo ou arco

Para localizar o centro, selecione uma parte do circulo(A).

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

23

QUAdrant - Localiza o quadrante de um crculo ou arco mais prximo de seleo;

Para localizar o quadrante, selecione um lugar prximo ao quadrante (A);

TANgent - Localiza um ponto tangente a um crculo ou arco;

Para localizar o ponto de tangncia, selecione a entidade(A).


PERpendicular - Desenha uma reta perpendicular a uma reta selecionada;

Para traar uma linha, com ngulo perpendicular (A), a uma entidade (B).

INSert - Localiza o ponto de insero de um texto ou bloco inserido no desenho. Obs: A tecla Tab Alterna a seleo do Esnap

Utilizao de Camadas (Layers) Camadas (Layers) - So utilizadas para facilitar a visualizao e organizao de seu desenho. Voc pode ter diferentes tipos de camadas, por ex: construo, contorno, hachura, cotas... e trabalhar de modo independente com cada uma delas. Toda entidade de um desenho contm propriedades : Camada(layer), cor e tipo de linha. Um desenho pode ter infinitas camadas. Podemos entender as camadas como se elas fossem transparentes e que nos auxiliassem na organizao do desenho. Vamos imaginar em um desenho de uma planta de uma residncia, onde colocaramos todas as informaes de arquitetura em uma camada, todas as informaes da instalao hidrulica em outra camada e assim sucessivamente para : eltrica, portas, janelas, mobilirio, etc. Com este recurso ns poderamos ligar e desligar qualquer camada para uma melhor interpretao do desenho. O recurso de atribuir uma cor para cada camada/elemento, nos ajuda a identificar objetos semelhantes. Os tipos de linhas nos ajudam a distinguir elementos similares no desenho.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

24

Recomendao : Os nomes dados aos layers no podem ser compostos, ou seja, separados por espaos. Assim, sempre que voc quiser criar um layer de nome composto, separe as partes por um trao (por ex:, Linhas de centro incorreto, Linha_de_centro correto). Para renomear um layer, basta dar um clique com boto direito do mouse sobre seu nome, tornando-o destacado (preenchimento azul) e escolher a opo RENOMEAR. Depois escreva o novo nome, pressionando ENTER em seguida. Na linha de comando,as opes apresentadas, so : ? to List/New/Make/Set/Color/Ltype/ON/OFF/Freeze/Thaw/LOck/Unlock: New - Cria uma nova camada; Make - Cria uma nova camada e a torna atual; Set - Define a camada(layer) selecionada como sendo a atual (toda nova entidade pertencer a esta camada); Color - Muda a cor de uma camada; Ltype - Muda o tipo de linha de uma camada; On - Ativa a camada selecionada OFF - Desativa a camada selecionada Freeze - Congela a camada selecionada, tornando invisveis as entidades criadas nesta camada e ignoradas durante a regenerao; Thaw - Descongela a camada selecionada, tornando visveis as entidades pertencentes a mesmma; Lock - Bloqueia a camada selecionada para facilitar a seleo de objetos. Objetos em camadas bloqueadas no podem ser alterados; Unlock - Desbloqueia a camada selecionada; A figura abaixo ilustra o formulrio no VCAD do Explorer Layers (Menu : Tools > VCAD Explorer) , onde a esquerda aparece os elementos de um desenho (Layers, Linetypes, Styles, ..) e a direita aparece as camadas do desenho :

Tipos de Linhas (LineTypes) Este recurso define caractersticas para os segmentos de reta e arco, combinando : linha, ponto, letras(caracter), espao branco. Linetype um comando do VCAD.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

25

A.Linha contnua; B.Linha tracejada (dashed); C.Linha com pontos (dots); D.Linha de centro (Center Line - padro americano); E.Linha de Seo (Divide) Traduo para ajuda no entendimento dos tipos de linhas : dash= tracejado , dot=ponto, dashdot=trao e ponto, Phantom=Fantasma. Load (ou Edit new line) : Carrega um tipo de linha utilizando um arquivo externo ICAD.LIN que contm as definies; outro arquivo disponvel no VCAD o ICADISO.LIN . Set : Define o tipo de linha atual, para a insero de novos objetos; A varivel que faz o controle desta nova escala LTSCALE. LTSCALE : Este comando usado para mudar o comprimento relativo dos tipos de linhas. armazenado um fator de escala para os tipos de linhas que no so contnuos. (Menu: Format > Drawing Settings > Entity Creation > Global Linetype Scale)

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

26

Captulo

Criao de entidades (Parte II)

Comando : Freehand ou Sketch : (Menu : Draw> Freehand) Desenho a mo livre. Consiste na criao de muitos segmentos similares a entidade linha ou polilinha. O tamanho do segmento configurado pelo usurio.

Desenho a mo livre, o resultado final o conjunto de linhas ou uma polilinha.

Comando : Ellipse (Menu : Draw > Ellipse) Desenha uma elipse a partir da definio de dois pontos (eixo principal) e o eixo secundrio, ou a definio pelo usurio do ponto de centro da elipse e os dois semi eixos. Apresentamos abaixo dois casos :

Desenha uma elipse, informando as extremidades do eixo principal (A e B) e metade do tamanho do outro eixo (C).

Desenha uma elipse com : primeira extremidade (A), segunda extremidade (B), metade do tamanho do outro eixo (C) e ngulo entre (D) e (E).

Observao : Existe uma varivel que controla o tipo de ellipse (Menu : Insert > Ellipse); Comando : Polygon ( Menu : Draw > Polygon) Polgonos so polilinhas fechadas compreendidas de no mnimo trs lados. O mtodo default de criao solicita a especificao do centro do polgono, e a distncia de cada lado:

Especifica o centro (A), e um vrtice (B).

Resultando um polgono.

Comando : Bhatch : (Menu : Draw > Hatch) VCAD permite a incluso de hachuras em qualquer desenho, atravs da definio de entidades de divisa, ou o apontamento interno a uma rea, onde identificado automaticamente a divisa. possvel escolher o padro da hachura, escala, ngulo de insero e associatividade.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

27

Boundary : Definio do local para insero da hachura. Select Area : Delimita a rea a ser hachurada. aconselhvel fazer uma hachura em uma rea totalmente fechada.

Pattern Properties : Define parmetros de aplicao da hachura escolhida; Pattern Type : O usurio pode usar parmetros pr-definidos de hachuras; Scale : Permite a configurao da escala da hachura; Angle : Controla o ngulo de aplicao da hachura; Spacing : Controla o espaamento das linhas paralelas que compem a hachura, disponvel quando USER DEFINED estiver selecionada no quadro PATTERN TYPE. Associative : A hachura inserida associada aos elementos internos como divisa. Quando alterarmos a divisa, a hachura se ajustar nova divisa. A associatividade pode ser eventualmente desfeita por ao de um comando de edio.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

28

Pattern : Aqui esto os padres disponveis para cada tipo de material, textura, etc. Estes padres so armazenados no arquivo ICAD.PAT . possvel criar novos padres de hachura.

Comandos : Mtext, Dtext e Text (Menu : Draw -> Text) Cria uma entidade texto. A sintaxe do comando : Style/Align/Fit/Center/Middle/Right/Justify/<Start point>: Style : Muda o estilo (fonte) de texto atual; Align : Cria um texto entre dois pontos definidos pelo usurio. A proporo base e altura mantida; Fit : O usurio define : ponto inicial, ponto final e altura do texto. Center : O ponto de referncia na insero o ponto mdio da linha base do texto; Right : O ponto de referncia (alinhamento do texto) a direita do texto; Justify :O usurio tem vrias alternativas para alinhar o texto : - TL : Top Left (acima esquerda) - TC : Top Center (acima e centro) - TR : Top Right (Acima a direita) - ML : Middle Left (Mdio esquerda) - MC : Middle Center (Mdio e central) - MR : Middle Right (Mdio direita) - BL : Botton Left (Abaixo e esquerda) - BC : Botton Center (Abaixo e central) - BR : Botton Right (Abaixo e direita) Start Point : Ponto de insero esquerda do texto;

A. Top left B. Middle left C. Left D. Bottom left E. Center F. Bottom center G. Bottom right Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 29

H. Baseline I. Right J. Middle right K. Top right L. Middle M. Middle center N. Top center Texto Simples - So as inseres de texto de modo rpido e simples. No caso do comando Dtext, onde permitido a visualizao do texto ao mesmo tempo em que digitado. Texto Multilinha - O usurio abre uma janela, onde ser inserido o texto. Aps esta definio da janela, o quadro de dilogo Multiline Text Editor aparece.

No quadro acima, na pasta Text, podemos definir o tipo de fonte e al tura da letra. Nos botes B, I, U, temos a possibilidade de negrito, itlico e sublinhado. A pasta PROPERTIES permite mudar o estilo de texto, a justificao, a largura da rea de atuao do texto e rotao. Uso de caracteres especiais que se iniciam com 2 sinais de (%) e servem de atalho para o comando texto : _____ %%o Traa uma linha sobre o texto - Exemplo : %%o45.32 , resultado : 45.32 %%u Traa uma linha sob o texto - Exemplo : %%u45.32 , resultado : 45.32 %%d Sinal de graus - Exemplo : %%d45.32 , resultado : 45.32 %%p Sinal de mais e menos para tolerncia de medidas - Exemplo : %%p45.32 , resultado : 45.32 %%c Smbolo de dimetro - Exemplo : %%c45.32 , resultado : 45.32 %%% Caracter do percentual - Exemplo : %%%45.32 , resultado : %45.32 %%nnn Desenha o caracter especial nnn (Tabela ASCII). Exemplo : %%188, resultado : O VCAD Explorer permite que o usurio possa criar e editorar estilos de texto, definindo para cada estilo, vrias caractersticas, como segue : - Height (Altura) : Quando o estilo tem altura igual a zero, na insero de texto solicitada a altura, porm quando o estilo tem altura definida maior que zero, todo texto inserido neste estilo, a altura no solicitada, pois j est fixada no estilo; - Width (Largura) : Controla a proporo base e altura; - Oblique : ngulo de incliinao; - Font Name : Nome do fonte do texto, usando arquivos externos .SHX , .SHP, e TTF (True Type Font) do Windows. - Font Size : Tamanho do fonte;

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

30

Font Size : Tamanho do fonte; Backwards : Espelhado para traz; UpsideDown : Espelhado para baixo;

Comando PLINE (polilinhas) (Menu : Draw > Polyline) O VCAD pode criar entidades chamadas de polilinha, que consiste numa sequncia de linhas e arcos que juntos resultam em uma s entidade, esta aplicao importante pois na utilizao do comando List, o usurio tem a informao do comprimento do segmento de reta. Este um recurso muito importante, visto que, em alguns desenhos, necessitamos que uma entidade s tenha vrias direes, como por exemplo o desenho de uma estrada, que um conjunto de linhas em uma s entidade. A polilinha pode ser desenhada ou alterada, onde cada segmento pode ter larguras diferentes, tamanhos diferentes, etc. A polilinha pode ser fechada ou aberta.

Polilinha com segmento como curva.

polilinha com segmentos retos.

Polilinha fechada.

Polilinha com ponto inicial (A) e final (B) de um segmento de reta, e com continuado com arco at o ponto (C).

Polilinha com ponto inicial (A), e segmentos definidos pelos pontos finais (B).

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

31

Open/Close Polilinhas

Fechando ou abrindo segmentos de polilinha.

Resultado

Ajustar uma curva a uma polilinha

Original

Depois de aplicado

Depois de aplicado Spline

Observao : A varivel plinetype controle o tipo de polilinha (0 = polyline , 2 = lwpolyline);

Comando SPLINE (Menu : Draw > Spline) Uma Spline uma curva suave que definida por um conjunto de pontos. Voc pode usar splines para criar formas curvas tal como a seo de uma turbina ou a asa de uma avio.

Spline

Spline com incio em um ponto de tangncia (A) e com ponto final de tangncia (B).

Comando INFLINE (linhas infinitas) (Menu : Draw > Infinite Line) O usurio pode construir linhas que se prolongam ao infinito em uma ou em ambas as direes. Estas linhas so utilizadas como linhas de referncia na construo de desenhos. Independente da visualizao, sempre aparecero as linhas infinitas. Porm estas entidades no interferiro no Zoom Extents ou Zoom All. As opes de uso de linhas infinitas, so : Bisect/Horizontal/Vertical/Angle/Parallel/<Point along Line> Bisect : Cria um linha infinita parcial (somente em uma direo); Horizontal : Cria linha horizontal; Vertical : Insere uma linha vertical; Angle : O usurio define o ngulo e insere a linha; Parallel : Cria uma cpia paralela de uma outra linha (infinita ou no) Point along Line : O usurio define os dois pontos.

A linha infinita (A) em duas direes

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

32

Comando RAY - linhas infinitas no espao 3D (Menu : Draw > Ray) Ray uma linha infinita no espao tridimensional que comea num ponto e tem extenso infinita em apenas uma direo.

Ponto inicial (A) e direo (B)

Comando DONUT (Menu : Draw > Donut) Donuts so slidos, com crculos preenchidos ou anis. Voc pode desenhar um Donut usando vrios mtodos. O mtodo default especificando os dimetros : interno e externo.

Dimetro interno (A) e externo (B).

Comando BOUNDARY - Poligonais de divisa (Menu : Draw > Boundary) Com o comando Boundary, pode-se designar uma rea interna especfica de um desenho, para a gerao de uma poligonal interna, que facillitar a insero de hachura e dimensionamento. A partir da identificao de um ponto dentro de uma rea fechada, o VCAD cria automaticamente uma polilinha nos seus limites internos, como mostra a figura abaixo :

Selecione o ponto (A).

Boundary resultante.

Comandos : Plane ou SOLID - Planos preenchidos (Menu : Draw > Plane) Com o VCAD pode-se criar reas preenchidas definidas por pontos numa sequncia definida pelo usurio.

Depois de selecionado os primeiros dois pontos (A) e (B), a sequncia na qual o usurio seleciona o terceiro (C) e quarto (D) pontos determinam a forma da rea preenchida. O comando fillmode configura a visualizao do preenchimento (On : visualizao preenchida)

Comandos : Fillmode - Planos preenchidos ou no. Este recurso importante para todos os comandos que preenchem uma rea, tais como : Donut, Solid, Polilinha com largura, etc.

Fillmode=On

Fillmode=Off

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

33

Captulo

10

Modificao de objetos (Parte III)

Comando : Array - cpias mltiplas (Menu : Modify > Array) Faz mltiplas cpias de objetos selecionados, tanto no modo retangular (linhas e colunas) quanto polar ou tambm chamado de circular (repetio em torno de um ponto central). Opo R (retangular) Para o padro retangular, ser solicitado o nmero de linhas e colunas, e o espaamento entre as mesmas. Valores positivos indicam linhas para cima do ponto de referncia e colunas a direita do original. Select entities to array: Use um mtodo de seleo de objeto <enter> Type of array: Polar/<Rectangular>: R Number of rows in the array <1>: nmero de linhas Number of columns <1>: nmero de colunas Vertical distance between rows: Distncia horizontal entre colunas; Horizontal distance between columns: Distncia horizontal entre colunas;

Repetio retangular do elemento (A), 2 linhas, 3 colunas, distncia entre linhas (B), distncia entre colunas (C).

Opo P (polar) No padro polar, voc deve fornecer o ponto central, o nmero de objetos e o ngulo para serem distribuidos os objetos. Valores positivos copiaro os objetos no sentido ANTIHORRIO. O usurio pode opcionalmente rotacionar os objetos, em relao ao ponto central, enquanto so copiados. Select entities to array : Use um mtodo de seleo de objeto <enter> Polar/<Rectangular>:P Base/Center of polar array: Identifique o ponto central da repetio; Enter to specify angle between items/<Number of items to array>: Digite <enter> para especificar o ngulo entre tens, ou digite o nmero de tens Center point of array: ponto central; Number of items: nmero de tens Angle to array (+ for ccw, - for ccw) <360>: ngulo de preenchimento Rotate entities around the array? No<Yes>: Roda as entidades enquanto elas so copiadas, sim ou no : Y ou N.

Repetio circular (polar) de uma entidade (A) em torno do ponto (B)

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

34

Comando : Stretch - Esticar entidades (elstico) (Menu : Modify > Stretch) Select objects: Use os mtodos de seleo de objeto. O VCAD estica arcos, arcos elpticos, segmentos de reta, segmentos de polilinha, linhas semi-infinitas e splines que cruzam a janela de seleo. STRETCH move os pontos extremos que ficam dentro da janela, deixando intactos os que ficam fora dela. As polilinhas so manuseadas segmento por segmento, como se fossem arcos ou retas primitivas. STRETCH no modifica a largura de polilinhas, tangentes ou informaes de ajuste de curvas. Select entities to stretch by crossingwindow or crossing-polygon: Selecione entidades para serem esticadas, utilizando janela de seleo ou definindo um polgono.

Para esticar (comando stretch) entidades, selecione uma janela (crossing) (A) ou um polgono, a especifique o ponto base (B) e o deslocamento(C).

Comando : Trim - Corta objetos (Menu : Modify > Trim) Cortar objetos a partir de uma divisa (outra entidade de divisa). Desenhos que contm entidades que necessitam eliminar excedentes a uma outra entidade, tais como arcos, crculos, arcos elpticos, segmentos de reta, polilinhas 2D e 3D abertas e splines. Select cutting edges: (Projmode = UCS, Edgemode = No extend) Select cutting entities for trim <enter to select all>: Selecione entidade(s) de divisa; Edge mode/Fence/Projection/<Select entity to trim>: Selecione entidade para ser cortada.

Comando : Extend - Estender ou prolongar entidades. (Menu : Modify > Extend)) Algumas entidades as vezes necessitam ser prolongadas - Entre os objetos que podem ser prolongados incluem-se os arcos, arcos elpticos, segmentos de reta, polilinhas 2D e 3D abertas e arcos. Select boundary entities for extend <ENTER to select all>: Selecione entidade de divisa, indicando o limite do prolongamento. Edge mode/Fence/Projection/<Select entity to extend>: Selecione a(s) entidade(s) a serem prolongada(s).

Comando : Divide (Menu : Modify > Divide) Voc pode dividir uma linha, arco, crculo ou polilinha em um nmero de segmentos iguais. Esta entidade marcada com pontos ou blocos. Estes blocos podem ficar alinhados ou no com a entidade selecionada.

Comando : Measure (Menu : Modify > Measure) Voc pode dividir uma linha, arco, crculo ou polilinha em medidas de igual valor, a partir de uma extremidade selecionada pelo usurio.A identificao dos locais calculados, podem ser feitas por entidades pontos ou blocos.

Measured com blocos no alinhados.

Measure com blocos alinhados.

Entidade selecionada a ser marcada (A), pontos (B) calculados.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

35

Captulo

11

Impresso de desenhos ( plotagem)

Comando : Plot ou Print (Menu : File > Print)


VCAD permite a impresso ("plotagem") de qualquer desenho elaborado, e o mesmo pode ser impresso em qualquer dispositivo, desde que instalado corretamente no Windows. Contando com inmeros recursos de configurao tais como : tamanho, posio, espessura de linhas, cores, etc. A caixa de dilogo para impresso dividida em : Scale/View : Configurao de tamanho e pr-visualizao Color/Width Map : Especificao de cores e espessura de linhas; Advanced : Origem, rodap e cabelho, salvar configurao, posio do papel;

SCALE/VIEW - Print rea : Definio da rea no desenho a ser impressa; - Current view : Visualizao atual do desenho - Extents : Toda a extenso; - Limits : Imprime a rea configurada no comando Limits; - Window : O usurio define uma janela; - Print only area within specified window : Imprime somente a rea especificada; - Print Scale : Tamanho do desenho a ser impresso; - Fit print area to size of page : Ajusta a rea a ser impressa para o tamanho do papel; - Print units = Drawing units : O usurio especifica a escala (reduo ou aumento) Unidades impressas=Unidades do Desenho; - Inches/Milimeters : Considerar unidades em Polegadas ou Milmetros; - Print Preview : Apresenta uma pr-visulizao da plotagem. - Print Setup : Apresenta o formulrio de configurao da impressora/plotter, permitindo alterao : Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 36

- Seleo de qualquer impressora instalada no Windows. - Orientao : retrato ou paisagem; - Papel : Tamanho (Carta, A4, A3, A2...) - Print : Faz a impresso. Color/Width Map Permite ao usurio configurar cor e espessura para a impresso, em funo das cores das entidades : Sceren Color : Cor das entidades no desenho (tela) Output Color : Cor de sada na impresso; Line Width : Espessura das linhas;

Advanced Header and Footer : Definio de textos de cabealho e rodap; Origin of Print rea : Orgem da rea de impresso; Center On Page : Centraliza o desenho na pgina; Configuration File : Salvar ou Carregar a configurao de plotagem.

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

37

Captulo

12

Dimensionamento (Cotas)

Dimensionamento (Menu : Dimensions ) Os dimensionamentos de um desenho, tambm chamados de cotas, mostram as medidas geomtricas dos objetos, tais como distncia entre dois pontos, ngulos entre linhas ou objetos. Basicamente o VCAD tem trs tipos de dimensionamento : - Linear : Cota entre dois pontos (tamanho) - Angular : Cota o valor do ngulo entre dois objetos; - Radial : Cota o raio ou dimetro de um circulo, ou arco;

A. Dimensionamento de um raio; B. Dimensionamento Vertical; C. Dimensionamento Angular; D. Dimensionamento linear contnuo ; E. Dimensionamento alinhado; F. Dimensionamento de dimetro; G. Dimensionamento linear horizontal; H. Dimensionamento linear, com linha base; Configurao do Dimensionamento : (Menu : Dimensions > Style) O programa VCAD pode ser aplicado em vrios segmentos na elaborao de desenhos tcnicos, tais como : mecnico, civil, arquitetura, mapeamento, etc, no entanto necessrio configurar a apresentao das cotas de dimensionamento (tipo de seta, nmero de casas decimais, texto acima da linha de dimensionamento ou no, altura do texto, etc). Todas as configuraes adotadas pelo usurio, so armazenadas em variveis do VCAD (ver comando setvar ).

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

38

Um dimensionamento dividido em : texto, linha de cota, linha de chamada, seta, como mostra a figura acima : O dimensionamento associado aos pontos de insero definidos pelo usurio. - Dimensionamento Linear So anotaes de dimensionamento de distncia linear ou comprimentos que podem ser orientados verticalmente, horizontalmente ou paralelo a uma entidade existente. - Dimensionamento Vertical e Horizontal Faz a anotao da projeo vertical ou horizontal; - Dimensionamento Contnuo e por linha base Dimensionamento contnuo so vrios dimensionamentos consecutivos inseridos entre as extermidades. Dimensionamento por linha base so vrios dimensionamentos emididos a partir de uma mesma linha, chamada de base. - Dimensionamento de ngulos Medem o ngulo entre duas linhas ou tres pontos definidos pelo usuio; - Dimensionamento de raio e dimetro Dimensionamento de raio ou dimetro so anotaes de crculos e arcos, inseridos no desenho. O usurio pode opcionalmente incluir linha de centro ou marca de centro (Insert > Dimensions > Center Lines) Para inserir a cota de dimetro, proceda : No menu : Insert > Dimensions > Diameter :

Selecione o crculo A, e especifique o local da linha de dimensionamento (B)

Resultado

- Dimensionamento de Ordenadas Esta opo anota as distancias da origem ou ponto base. O dimensionamento Ordenado mede a distncia do ponto selecionado pelo usurio ao eixo x ou ao eixo y. Dimensionamento de ordenadas mede a distncia ao eixo x ou ao eixo y.

Selecione o ponto (A), e ento especifique o ponto final (B).

- Tolerncias Geomtricas Podemos aplicar tolerncias para fabricao, que muito utilizado em desenhos mecnicos; - Linhas Guias (anotaes) (Leader) Uma linha guia uma linha que faz a ligao de um elemento a uma anotao (texto explicativo) - Linhas de centro Nas entidades geomtrica tais como crculo, arco, podemos inserir marcas de centro automaticamento, atravs deste recurso. Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 39

Dimensionamento Oblquo :
As linhas de extenso geralmente so criadas perpendiculares linha de dimensionamento. O usurio pode mudar o ngulo das linhas de extenso. No menu, escolha : Insert -> Dimensions -> Make Oblique.

Selecione o dimensionamento (A) e ento digite o ngulo oblquo.

Resultado

- Criao de estilos de dimensionamento (configurao) O usurio pode formatar o dimensionamento, de acordo com a sua necessidade, quanto a localizao da seta, linhas de extenso e dimensionamento e o texto. Existem vrias combinaes possveis para estes elementos. Abaixo ilustramos alguns casos possveis de configurao . Quando o espao pequeno para a insero da linha de dimensionamento e do texto, o VCAD pode ser configurado para atuar de diferentes maneiras, como mostra a figura abaixo :

Texto e seta colocado para fora.

texto colocado entre as linhas e as setas no lado de fora.

Texto acima da linha de dimensionamento com uma linha conectando o texto com a linha de dimensionamento.

Controlando as linhas de extenso do dimensionamento.

A. Extenso da linha de chamada (varivel : Dimexe); B.Espaamento (varivel Dimdli); C.Deslocamento da orgem da linha de chamada (varivel : Dimexo);

Controlando os textos do dimensionamento. O usurio pode formatar a aparncia das unidades do texto do dimensionamento, como apresentado abaixo alguns casos, para a mesma distncia entre dois pontos, podemos configurar o arredondamento para o valor do texto :

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

40

Exemplos de configurao de arredondamentos de valor.

Dimensionamento Angular
O dimensionamento angular anota o ngulo medido entre duas linhas, ou o ngulo de um arco :

Selecione o arco (A) e apontado o local para o dimensionamento do ngulo.

Resultado

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

41

Captulo

13

Simbologia e Atributos

VCAD contem diversos recursos para o controle de objetos. Com o objetivo de organizar e aumentar a produtividade na elaborao de desenhos, possvel criar e utilizar blocos (smbolos), ou seja, um conjunto de objetos que podem ser agrupados para tornar um s objeto, que no VCAD chamado de bloco. Na verdade cada desenho (arquivo .DWG) pode ser inserido em qualquer outro desenho, de duas maneiras, utilizando o comando Insert ou Xref. Apresentamos a seguir estes comandos. Comando Insert - Inserir Smbolos - (Menu : Insert > Insert Block). Insere uma cpia de uma entidade bloco, ou insere um outro desenho como um bloco no desenho atual. O bloco (desenho externo) aps a insero, fica independente do original. Quando usado na linha de comando, o comando Insert apresenta as seguintes opes : Digite ? para apresentar uma lista dos blocos atualmente definidos no desenho. Digite um til (~) para apresentar o quadro de dilogo Select. Se o nome do bloco for precedido com o caracter asterisco (*), ento o bloco inserido j desmembrado (explodido). O comando explode realiza esta tarefa para blocos no explodidos. A tela abaixo mostra o quadro de dilogo do comando DDInsert :

Outra opo para a insero de smbolos internos, o uso do VCAD Explorer (Menu : Tools > VCAD Explorer > Blocks), que apresentado a seguir. Esta opo auxilia o usurio na visualizao dos blocos existentes, facilitando a seleo e insero :

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

42

Comando :XREF - Insero de referncia externa (Menu : Tools > External Reference) Insere uma referncia visual de um desenho externo, no desenho atual. O bloco inserido fica dependente do original. Qualquer alterao no desenho (bloco) original, quando abrirmos o desenho onde ele foi inserido, a atualizao visualizada. Comando Block - Cria blocos internos (Menu : Tools > Create Block) Agrupa entidades a serem usados somente no desenho atual; - Informe o nome do novo bloco; - Ponto base de insero; - Selecione os objetos que faro parte do bloco; Comando WBlock - Cria blocos externos (Menu :Tools > Save block to disk) Agrupa entidades em um arquivo externo (.dwg). - Informe o nome do novo bloco; - Ponto base de insero; - Selecione os objetos que faro parte do bloco;

ATRIBUTOS Este recurso possibilita o uso de textos variveis no uso de blocos (smbolos). Sempre que se insira um bloco que contenha atributo varivel, o VCAD solicitar o valor para aquele atributo. Comandos : DDAttdef e Attdef (Menu > Tools > Define Attributes ) Invisible - Especifica que os valores do atributo no aparecero quando voc inserir o bloco. Constant - D aos atributos um valor fixo para as inseres de blocos. Verify - Pede para verificar se o valor do atributo esta correto quando voc insere o bloco. Preset - Define o atributo para seu valor padro quando voc insere um bloco que contm um atributo pr-definido. Tag - Especifica a identificao do atributo ou seja, identifica cada ocorrncia de um atributo no desenho. A identificao pode conter quaisquer caracteres, exceto espaos. VCAD substitui as letras minsculas e Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 43

maisculas. Prompt - Especifica o aviso do atributo que aparece quando voc insere um bloco que contm esta definio de atributo. Se a rea do aviso estiver vazia, a entrada Tag torna-se o aviso. A seleo de Constant na rea Mode desativa o quadro Prompt. Value - Especifica o valor do atributo padro. Voc pode digitar at 256 caracteres nos quadros de texto. Se precisar de espaos em branco esquerda do aviso ou o valor padro, inicie a string com uma barra invertida (\). Se for necessrio que o primeiro caracter seja uma barra invertida, inicie a string com duas barras invertidas (\\). Status - Esta opo faz uma listagem na tabela texto, referindo-se a caracterticas do arquivo de desenho atual e sobre o sistema operacional. Set Variable Configura as variveis.

A. Digite o nome do atributo; B. Entre com o identificador (pergunta), que ser exibida na insero do smbolo com atributos; C. Entre com o valor fixo; D. Especifique as coordenadas x,y,z de insero do atributo; E. Selecione para criar Atributo Invisvel(Hidden); F. Selecione para criar um valor fixo para atributo; G. Selecione para fazer pergunas de confirmao (validao) dos valores dos atributos; H. Selecione para criar um atributo que o valor fixo, porm aps inserido o smbolo, possvel alterar o seu valor; I. Cria o atributo e mantm a caixa de dilogo ativa para outro atributo; J. Cria o atributo e finaliza o comando; K. Especifica o ngulo de rotao do texto do atributo; L. Especifica a altura do texto do atributo; M. Escolhe a justificao do texto (alinhamento); N. Escolhe o estilo de texto, j definido neste desenho; O. Selecione o ponto de insero do atributo

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

44

Captulo

14

Personalizao do ambiente de trabalho

Comando : Customize - Personalizao (Menu : Tools > Customize) O usurio pode personalizar o VCAD de diferentes maneiras. Por exemplo, pode mudar a aparncia de muitos aspectos do programa e modificar os menus e caixas de ferramentas exitentes, ou criar novas caixas. As possibilidades de personalizao so : - Menus : Menu superior; - Barras de ferramentas : Agupamento de cones; - Aliases (atalhos) : Letras de atalho; - Teclado : Cria macros , combinando teclas; . Customerizao de Menus O usurio pode personalizar menus e salv-los em arquivos externos, armazenando as alteraes. O VCAD importa menu nos formatos : .ICM, *.MNU e *.MNS. O quadro de dilogo abaixo apresenta os botes : Insert, Delete e Rename que permitem a manuteno do menu : - Insert : Acrescentar opes ao menu; - Delete : Remover opo j implementada; - Rename : Alterar o nome de alguma opo existente; - Close : Fecha este formulrio (quadro de dilogo); - Import : Importar menus : .icm, .mnu, .mns . - Export : Salvar o menu existente. - Reset : Voltar opes originais. Para cada opo do menu, devemos associar um comando do VCAD.

. Customerizando Toolbars O usurio pode criar e modificar as barras de ferramentas existentes. Este recurso permite criar cones que agrupados podem formar uma nova barra de ferramentas, que ser visualizada e poder ser Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 45

arrastada e fixada em qualquer local da tela. Para cada cone criado ou alterado, devemos associar um comando do VCAD . Customerizando Keyboard O usurio pode atribuir macros para teclas especiais que certamente ajudaro o usurio no acesso rpido a grande quantidade de comandos do VCAD, exemplo F6 : coordenadas ligadas ou no, F7 : Ortogonal. . Customerizando Toolbars O usurio pode criar e modificar as barras de ferramentas existentes. Este recurso permite criar cones que agrupados podem formar uma nova barra de ferramentas, que ser visualizada e poder ser arrastada e fixada em qualquer local da tela. Para cada macro devemos associar um comando do VCAD. . Customerizando Atalhos Para facilitar a entrada de comandos via teclado, o usurio pode digitar o nome do comando e teclar Enter ou barra de espaos. O formulrio abaixo mostra as opes de personalizao, por exemplo, a letra E est configurada para executar o comando Erase. Para cada atalho criado ou alterado, devemos associar um comando do VCAD.

Alguns comandos podem ser executados digitando um "apelido/atalho" ao invs do nome. Estes "apelidos" so definidos com grande facilidade utilizando : Customize > Aliases do VCAD, como mostrado acima. Toda a configurao de atalhos de comando pode ser armazenada em arquivo atravz da opo Export. Normalmente, alguns destes "apelidos" so: L : LINE EX : EXTEND TX : TEXT A : ARC CO : COPY Z : ZOOM MI : MIRROR TR : TRIM M : MOVE C : CIRCLE PL : POLYLINE E : ERASE

Variveis do VCAD Comando : Setvar O VCAD armazena internamente a configurao de todo o ambiente de trabalho em variveis que podem ser alteradas a qualquer instante. Para acessar estas variveis, basta digitar o comando Setvar, a pergunta feita : Variable name or ? :, nesta solicitao o usurio pode digitar o nome de uma Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 46

varivel, ou digitar ? para listar as variveis e seus valores atuais. Paper Space / Layout Quando comeamos um desenho, a rea grfica inicial de trabalho chamada de Model Space. Mode Space uma rea na qual o usurio pode criar entidades 2D e 3D, baseados no WCS (World Coordinate System). Podemos visualizar na rea grfica uma simples janela enxergando todo o desenho.

VCAD tem um recurso adicional na rea de trabalho chamado de Paper Space (espao do papel). Paper Space representa o layout de seu desenho em papel. Nesta rea de trabalho, voc pode criar e rearanjar visualizaes do desenho, de diferentes maneiras, inclusive com o recurso de fazer anotaes, criando bordas e ttulos, como mostra a tela abaixo :

Indicador TILE MODEL PAPER

rea de trabalho Model Space, com tile viewports; Model Space, com floating viewports; Paper Space;

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

47

Captulo

15

Programao Lisp

O VCAD possui recurso de uso de funes em AutoLISP, permitindo ao usurio construir uma grande variedade de rotinas no VCAD, facilitando a elaborao de desenhos repetitivos, melhorando a padronizao, e facilitando a personalizao do VCAD. A melhor traduo de Lisp lista, por isso perceberemos adiante que toda linha de programao usando AutoLISP, deve estar entre parnteses. Aqui apresentaremos algumas funes bsicas principais. Algumas funes so usadas com mais de uma finalidade. recomendado que o usurio conhea lgica de programao para ter sucesso no pleno uso do AutoLISP no VCAD.. Para utilizar o recurso do AutoLISP o usurio pode usar a rea de comando para digitar uma funo, ou criar um arquivo texto, que ser carregado e interpretado pelo VCAD. Exemplo de uso na rea de comando : (/ 25.0 5), o resultado 5. Exemplo de criao de programa em arquivo texto : - Abrir o NotePad (Incio > Programas > Acessrios > Notepad) Podemos tambm utilizar outro editor de texto tal como : WordPad, Microsoft Word, StarOffice etc. A seguir criaremos um programa em AutoLISP que solicita dois pontos na rea grfica, calcula a distncia e ngulo entre estes pontos, e imprime os valores calculados. Digitar a sequncia de linhas de programao : (defun c:meuprog1() (setq pt1 (getpoint "Selecione o primeiro ponto : ")) (setq pt2 (getpoint "Selecione o segundo ponto : ")) (setq distancia (distance pt1 pt2)) (setq angulo (angle pt1 pt2)) (print "Distancia e Angulo ") (print distancia) (print angulo) ) Observe que para cada parenteses aberto existe um parenteses correspondente fechando a funo. Salvar o arquivo texto como o nome prog1.lsp. No VCAD, usar no menu : Tools > Load Lisp > Add Files, selecionar o arquivo texto digitado no Notepad (prog1.lsp), selecionar a opo Load para carreg-lo no desenho atual. Observar aqui se alguma mensagem de erro foi apresentada, se isto ocorreu, por que o seu arquivo texto tem algum erro de digitao. Aps o programa estar carregado corretamente, basta agora execut-lo,digitando-se na linha de comando meuprog1. Agora vamos alterar o programa j digitado, acescentando algumas linhas : (defun c:meuprog1() (setq pt1 (getpoint "Selecione o primeiro ponto : ")) (setq pt2 (getpoint "Selecione o segundo ponto : ")) (setq distancia (distance pt1 pt2)) (setq angulo (angle pt1 pt2)) (print "Distancia e Angulo ") (print distancia) (print angulo) (setq ang_graus (/ (* angulo 180) pi)) (print "Angulo em graus :") (print ang_graus) ) Criando um segundo programa que desenha uma linha entre os dois pontos informados. Solicita o valor do raio do crculo e desenha um crculo, onde o centro o ponto pt1. (defun c:meuprog2() (command "line" pt1 pt2) Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br 48

(setq raio (getreal "Valor do raio do crculo : ")) (command "circle" pt1 raio) (command "zoom""e") ) Observaes : - Toda linha que tiver o caracter ; (ponto e vrgula) os caracteres a direita sero considerados como comentrio, ou seja, no sero executados pela rotina Lisp. - Todas as funes do Lisp devem estar entre parnteses ALGUMA FUNES A funo 1+ exemplo : (1+ 5) A funo 1exemplo : (1- 4)

o resultado 6 o resultado 3

Funes aritmticas, exemplos : (+ 1 2) o resultado 3 (- 6 2) o resultado 4 (/ 8 4) o resultado 2 (* 5 7) o resultado 35 ABS : traz como resultado o valor absoluto (positivo) exemplo : (abs -5) o resultado 5 COS : Traz como resultado o co-seno do argumento exemplo : (cos -1.57076) o resultado 0 (zero) SIN : Traz como resultado o seno do argumento exemplo : (sin -1.57076) o resultado -1 (zero) SQRT : Calcula a raiz quadra do arqumento; exemplo : (sqrt 49) o resultado 7 GETINT GETPOINT GETREAL GETSTRING ANGLE DISTANCE CAR CADR : Espera que o usurio informe um valor inteiro; : Espera que o usurio informe um ponto na tela grfica : Espera que o usurio informe um nmero real (com ponto decimal) : Espera que o usurio informe um ou mais caracteres; : Calcula o angulo entre os dois argumentos (pontos) : Calcula a distancia entre os dois argumentos (pontos) : Traz como resultado o primeiro tem da lista. exemplo : (car (1 4 2 5)) o resultado (1) : Traz como resultado o segundo e demais tens da lista. exemplo : (cadr (1 4 2 5)) o resultado (4 2 5) : Concatena (junta) duas ou mais strings exemplo : (strcat "AB" "HG") o resultado "ABHG" : Obtm parte de uma string exemplo : (substr "VCAD" 8 3) o resultado "CAD" : Converte dado string para inteiro exemplo : (atoi "157") o resultado 157 : Converte dado inteiro para string exemplo : (itoa 76) o resultado "76" : Converte dado real (decimal) para string exemplo : (rtos 1.57) o resultado "1.57"

STRCAT SUBST

ATOI ITOA RTOS

Av. Botafogo, 227 Jardim Prof. Beno - 06.502-005 Santana de Parnaba - SP http://www.rctask.com.br

49

You might also like