You are on page 1of 14

RESUMO

O narrador Z Fernandes pretende demonstrar ao leitor a tese segundo a qual a vida no campo superior vida urbana. Para comprov-la, relata a trajetria de seu amigo, Jacinto. Herdeiro de grande fortuna obtida atravs da explorao de propriedades agrcolas de Portugal, Jacinto nasceu em Paris e adorava a cidade. Segundo ele, a capital francesa era o exemplo perfeito de civilizao, o nico espao em que o ser humano poderia ser plenamente feliz. Chegou a criar uma frmula, que mostrava que a Suma Cincia (tecnologia e erudio) multiplicada a Suma Potncia (capacidade humana), conduzia Suma Felicidade. Jacinto e Z Fernandes se conheceram na Universidade em Paris, mas este ltimo teve que retornar a Portugal por motivos familiares e eles se separaram. Durante sete anos, Z se dedicou administrao da propriedade rural de sua famlia em Guies, nas serras portuguesas. Resolvido a tirar um tempo para descansar, foi a Paris rever o amigo. Encontrouo entristecido e corcunda, muito distante da vivacidade da juventude. Seu estado de esprito causava espanto, porque Jacinto tinha transformado seu palacete, no nmero 202 da Avenida dos Campos Elsios, em uma verdadeira demonstrao de sua frmula juvenil, dotando-o dos maiores avanos tecnolgicos da poca e de uma vasta biblioteca. Baixe o livro A Cidade e as Serras, de Ea de Queirs. A despeito dessa maquinaria do conforto, Jacinto era infeliz. As amizades eram falsas e superficiais, a tecnologia de que se cercava no funcionava a contento e, por fim, os livros que lia lhe causavam aborrecimento. Ao receber a notcia de um desabamento em sua propriedade em Tormes, localidade prxima a Guies, Jacinto decidiu ir at l. Depois de ordenar reformas no lugar, partiu com o amigo. O atraso e a rusticidade de Tormes surpreenderam Jacinto no primeiro contato. Aos poucos, porm, a natureza o encantou e ele resolver ficar. Reencontrando a antiga disposio, dedicouse a algumas reformas na propriedade, melhorando as condies de vida dos empregados e estabelecendo com eles novas relaes de trabalho. Apaixonado por Joaninha, prima de Z Fernandes, instala-se definitivamente nas serras. Da modernidade parisiense, admite apenas a instalao do telefone, que lhe parece til ali. Assim, Jacinto encontra a Suma Felicidade bem distante da civilizao. E Z Fernandes d sua tese por comprovada.

CONTEXTO
Sobre o autor Ea de Queirs dividia sua obra em trs fases. Em seus primeiros livros, ainda apresentava grande influncia romntica. Em um segundo momento, abraou a causa realista-naturalista e escreveu narrativas exemplares da esttica. Na terceira fase, sem abandonar o realismo, permitiu-se voos de imaginao que o conduziram s fronteiras do estilo. Essa fase final bem representada em A Cidade e as Serras, uma de suas ltimas obras. Importncia do livro A obra foi publicada um ano depois da morte do autor, em 1901, e seguiu a ideia principal do conto Civilizao, tambm escrito por Ea de Queirs e publicado em 1892. A Cidade e as Serras marca a reconciliao do escritor com a sociedade portuguesa, depois de obras polmicas como O Crime do Padre Amaro e Primo Baslio. Na narrativa possvel identificar a comparao entre campo e cidade, comum nas histrias do autor, assim como a relao entre a elite e a classe trabalhadora. uma importante obra que marca a terceira fase de Queirs, mais ps-realista. O romance apresenta, na verdade, um notvel sincretismo esttico. Convivendo com o realismonaturalismo, temos, por exemplo, o expressionismo, na descrio chocante da vida urbana, e o impressionismo, na suavidade e no colorido da paisagem campestre. Perodo A narrativa remonta ao incio do sculo XIX, quando viveram os antepassados do protagonista. Mas o ncleo da ao se desenvolve no final do sculo, sendo, portanto, contempornea publicao da obra. O sculo foi marcado, em Portugal, pela vitria dos liberais, partidrios de uma monarquia moderada, sobre os absolutistas, que desejavam manter no trono o rei D. Miguel.

ANLISE
Suma Cincia X Suma Potncia = Suma Felicidade, esta a frmula criada por Jacinto na juventude e que servir de eixo narrativo. Z Fernandes desenvolve seu relato no sentido de mostrar que a frmula um equvoco. O romance A Cidade e as Serras especular, isto , funciona como um espelho: de um lado, a vida na cidade, de outro, a vida na serra. A cidade em questo Paris, que funciona como metonmia da civilizao. A residncia de Jacinto, o 202, rene tecnologia e erudio, que so os dois pilares da Suma Cincia. O trabalho do narrador demonstrar que ambos so falhos: a tecnologia funciona precariamente e a erudio tratada como modismo e como instrumento de inatividade, de recusa ao. A Suma Potncia com que sonhava Jacinto se reduzia melancolia e angstia existencial preconizada por filsofos pessimistas. Convidado por Z Fernandes a avaliar a situao do patro, o empregado Grilo acerta no alvo: Sua Excelncia sofre de fartura. De fato, entediado, Jacinto no encontra na cincia e na civilizao a felicidade que esperava. Tormes, de sua parte, funciona como metonmia de Portugal, com seu atraso e seu apego pelas tradies, como a espera pelo salvador da ptria, um novo D. Sebastio que reconduzisse o pas glria. Ali, Jacinto entra em contato com suas razes familiares e delas retira a seiva necessria ao seu rejuvenescimento. Admirando a beleza e a variedade da natureza serrana, percebe o quanto tinha estado iludido pela mesmice e repetio da vida parisiense. Confira uma anlise em vdeo do livro Aos poucos, o entusiasmo de Jacinto encontra seu ponto de equilbrio. De fato, a vida nas serras no feita s de flores primaveris. H a pobreza de seus moradores, as pssimas condies em que vivem e a explorao cruel de que so vtimas. Ao oferecer novas condies de trabalho aos seus empregados, Jacinto no faz mais que reformar a propriedade para dela obter ainda mais lucro ao inserida na lgica capitalista que ele supe tratar-se de simpatia pelo socialismo. Sua esposa Joaninha sintetiza a ptria portuguesa, com sua vitalidade e sua fora procriadora. O encontro com ela representa, para Jacinto, a coroao de seu contato com a terra de seus antepassados. Mais uma vez chamado a opinar, Grilo sentencia: Sua Excelncia brotou! De fato , na serra, Jacinto renasce. Aparentemente, temos a constatao do fiasco da frmula de Jacinto e, consequentemente, a vitria da tese de Z Fernandes. Mas preciso atentar para um detalhe final: Jacinto no despreza a civilizao como um todo. Aceita dela a cultura e certas modernidades teis, como o telefone, que manda instalar em Tormes. Assim, a concluso do livro no corrobora a tese de Z Fernandes, nem a posio juvenil de Jacinto. Na verdade, o romance prega o equilbrio: a preservao das tradies serranas convivendo com um projeto modernizador. Tal equilbrio expresso j no ttulo do romance, que, longe de opor cidade e serra, une-os por uma partcula conciliadora: e.

PERSONAGENS
- Jacinto: francs rico que reencontra a felicidade em Portugal, terra de seus antepassados. - Z Fernandes: narrador e testemunha das mudanas que se operam no amigo Jacinto. - Amigos de Jacinto em Paris: formam um grupo caracterizado pela hipocrisia; entre eles, destaca-se Madame dOriol, amante de Jacinto. - Madame Colombe: prostituta de luxo com quem Z Fernandes mantm um trrido caso amoroso. - Amigos da serra: comportam-se com sinceridade, rejeitando Jacinto por associ-lo ao absolutismo miguelista. - Joaninha: prima de Z Fernandes, torna-se esposa de Jacinto. - Grilo: empregado de Jacinto por toda a vida, mostra grande perspiccia em suas opinies a respeito do amo.

ltimo livro de Ea de Queirs, A Cidade e as Serras foi publicado em 1901, um ano aps a morte do autor portugus. A obra no estava inteiramente acabada. Faltava a meticulosa reviso que Ea dedicava a seus romances antes de public-los. Ainda assim, considerado um dos mais importantes livros do escritor, concentrando as principais caractersticas do perodo de sua maturidade artstica. Nessa fase, Ea ameniza o rigor do mtodo realista e reconcilia-se com seu pas, Portugal, to duramente criticado em romances anteriores, como O Crime do Padre Amaro e O Primo Baslio. TEMPO E ESPAO O narrador-personagem, Jos Fernandes, quem conta a histria do amigo Jacinto. A narrativa se passa no sculo XIX, quando Paris era considerada a capital da Europa e o centro do mundo. Portugal, no entanto, mantinha-se como um pas agrrio e decadente. Havia grande entusiasmo, nos meios intelectuais da poca, pelas teorias positivistas de Augusto Comte, criador do sistema que ordena as cincias experimentais, considerando-as o modelo por excelncia do conhecimento humano, em detrimento das especulaes metafsicas ou teolgicas. ENREDO A narrativa inicia-se com a histria de dom Galio, grande proprietrio que, ao escorregar numa casca de laranja, socorrido pelo infante dom Miguel. Desse dia em diante, o rechonchudo velho torna-se partidrio fantico do prncipe. Em 1831, dom Pedro retorna do Brasil para assumir o trono portugus, destronando seu irmo, dom Miguel. Indignado, dom Galio muda-se de Portugal para Paris, levando consigo Grilo, futuro criado de Jacinto. Em Paris, o filho de dom Galio, Cintinho, torna-se uma criana doente e tristonha. Quando adulto, seu aspecto no melhora. Em sua nica deciso mencionada no livro, prefere ficar em Paris e casarse com a filha de um desembargador a ir tratar-se no campo. Concluso: morre trs meses antes de nascer Jacinto, seu nico filho. Jacinto cresce como um menino forte, saudvel e inteligente. Na faculdade, seu colega Z Fernandes (o narrador) o apelida de Prncipe da Gr-Ventura. Em Paris, andavam em voga as teorias positivistas, das quais o protagonista se revela entusiasta. Jacinto elabora uma filosofia de vida: A felicidade dos indivduos, como a das naes, se realiza pelo ilimitado desenvolvimento da mecnica e da erudio. O resultado desse entusiasmo de Jacinto por Paris, porm, se revela desastroso. Z Fernandes retrata dessa forma a decadncia do protagonista, de quem se havia separado durante sete anos: Reparei ento que meu amigo emagrecera; e que o nariz se lhe afilara mais entre duas rugas muito fundas, como as de um comediante cansado. Os anis de seu cabelo langero rareavam sobre a testa, que perdera a antiga serenidade de mrmore bem polido. No frisava agora o bigode, murcho, cado em fios pensativos. Tambm notei que corcovava. Z Fernandes, ento, tambm se deixa levar por Paris, ao ser dominado por uma paixo carnal pela prostituta Madame Colombe. O caso contraria as teorias de Jacinto, expostas no comeo do livro, segundo as quais o homem se tornava um selvagem no campo. Nesse caso, foi a cidade de Paris que transformou Z Fernandes num escravo de seus instintos. Segue-se uma srie de episdios que ilustram o ridculo que se escondia sobre a pretensa superioridade dos parisienses. Jacinto torna-se entediado, doente, chega a lembrar seu pai, Cintinho. Ento ocorre uma reviravolta: a igreja onde estavam enterrados os avs de Jacinto vem abaixo durante uma tormenta. Ele manda que se reconstrua tudo, sem se importar com os gastos. Na viagem de volta a Portugal, Jacinto perde quase toda a bagagem. Seu pas, no entanto, devolve a sade ao protagonista, que, revigorado, promove diversas melhorias em Tormes. Finalmente, ele se casa com Joaninha, camponesa e prima de Z Fernandes. Na ltima cena do livro, Z Fernandes, tambm enfastiado de Paris, parte para Tormes o castelo da gr-

ventura

com

Jacinto

Joaninha.

CAMPO E CIDADE A temtica do campo versus cidade recorrente nas obras do escritor portugus o cerne do romance A Cidade e as Serras, como o prprio ttulo indica. Na tradio da literatura ocidental, o gnero buclico ou pastoral sempre tratou da oposio entre a vida tranqila e sbia do campons e a vida urbana, cheia de agitao ftil. Para diferenciar o que ocorre no gnero pastoral e nesse romance, preciso entender os pressupostos daquela oposio. Por que a vida no campo seria mais sbia que a vida na cidade? O gnero buclico, cultivado por inmeros autores desde a Antiguidade, caracteriza-se pela criao de um personagem lrico um pastor fictcio cujo conhecimento provm da contemplao minuciosa da natureza. Sua expresso potica ser tanto mais eficaz quanto mais transmitir o efeito de possuir duas qualidades principais: sabedoria e simplicidade. O conceito de sabedoria mudou muito no decorrer da histria. Sem a pretenso de aprofundar aqui os vrios significados que a palavra teve, interessante mostrar como esse conceito se torna problema na obra de Ea. O terico Walter Benjamin definiu sabedoria como a teoria entretecida na experincia, frmula que desvaloriza tanto a ao que se promove sem o governo da razo, limitada pela ignorncia (simbolizada na figura do selvagem), quanto a teoria desvinculada das aes e da vida sensvel (simbolizada principalmente pela informao). MODERNIDADE No romance, um exemplo de como a questo aparece est na cena em que Z Fernandes, aps ter passado sete anos em Portugal, reencontra Jacinto em Paris. Depois de verificar que o amigo parecia mais magro e abatido e admirar-se com as inovaes do 202 (nmero da casa de Jacinto na capital francesa), Z Fernandes observa espantado o funcionamento de um telgrafo, que transmite a Jacinto a informao de que a fragata russa Azoff entrara em Marselha com avaria. Enquanto isso, Jacinto est ocupadssimo ao telefone. O visitante pergunta ento ao anfitrio se o prejudicava diretamente aquela avaria da Azoff. A resposta do entediado Jacinto : Da Azoff?... a avaria? A mim... No! uma notcia. Trata-se de um dado que no tem importncia para Jacinto, pois sua existncia est completamente afastada do destino da embarcao russa. A informao, porm, estabelece um falso vnculo entre ambos os eventos. Jacinto assiste a tudo, mas no pode tomar nenhuma atitude. A constatao que o homem informado assiste a um jogo complexo de acontecimentos que se desenrolam por todos os lugares do mundo, muitos sem nenhuma relao aparente entre si, e fica como Jacinto diante do telgrafo: agoniado e entediado. Quando o protagonista volta a Portugal, encontra o mundo da experincia alheia teoria. Se em Paris ele tinha um milho de instrumentos incapazes de proporcionar uma vida saudvel, em Portugal falta-lhe at uma cama confortvel, sendo preciso improvisar uma entre as pedras. Vale lembrar que Jacinto fora chamado a Tormes sua propriedade em Portugal para reconstruir o tmulo de seus ancestrais, o que pode ser interpretado como uma religao do protagonista com suas origens, citadas no incio do livro. Porm, o Jacinto que retorna um homem muito informado e pode agora aplicar parte da grande carga terica que adquiriu ao contexto portugus. preciso primeiro livrar-se da complexidade intil do jogo das informaes e articul-las de modo eficiente. Em resumo: agir com simplicidade. O protagonista, ento, torna-se sujeito de uma ao bem direcionada, conseguindo promover muitas melhorias em Tormes, lugar atrasado e pobre. A idia de sabedoria encontrada nesse romance, portanto, se desvincula do que determina o gnero buclico, em que a contemplao da natureza a responsvel pela produo do saber. O que vemos aqui uma idia muito mais prxima de nossa modernidade, na qual h uma ruptura entre a informao e a experincia pessoal. CONCLUSO As obras de Ea de Queirs podem ser agrupadas em trs fases: a primeira, experimental, em que o autor publicou artigos irregulares em folhetins; a segunda, fortemente realista,

que vai desde a publicao de O Crime do Padre Amaro, em 1875, at a de Os Maias, em 1888; e a terceira, ps-realista, na qual o autor se reconcilia com a sua Portugal. Nessa, destaca-se A Ilustre Casa de Ramires, de 1900, alm de A Cidade e as Serras. A temtica tratada, campo versus cidade, vem de uma longa tradio literria e recorrente na obra do autor. Nesse romance, ele se dedica a mostrar a futilidade reinante em Paris e a satirizar as idias positivistas que deslumbravam a juventude intelectual da poca.

A Cidade e as Serras um romance de Ea de Queirs, pertencente ltima fase do escritor, onde se afasta do realismo e abandona a crtica pesada que fazia sociedade portuguesa da poca. O prprio ttulo j indica sobre o enredo. Nesse livro, Queirs faz uma comparao entre a vida mdica e agitada de Paris e a vida tranquila e pacata na cidade serrana de Tormes.
ndice
[esconder]

1 Enredo 2 Anlise da obra e intertextualidade 3 Estrutura da obra 4 Ver tambm 5 Ligaes externas

Enredo[editar | editar cdigo-fonte]


Aviso: Este artigo ou se(c)o contm revelaes sobre o enredo.

O romance A Cidade e as Serras, publicado em 1901, desenvolvimento do conto "Civilizao", de Ea de Queirs. Uma personagem, Jos ("Z") Fernandes, relata a histria do protagonista Jacinto de Tormes. Na composio so destacados os episdios directamente relacionados com a personagem principal, ficando os factos da histria de Z Fernandes apenas como elos da histria vivida por Jacinto. Desde o incio, o narrador apresenta um ponto de vista firme, depreciando a civilizao da cidade.
"O meu amigo Jacinto nasceu num palcio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura, de vinhedo, de cortia e de olival. No Alentejo, pela Estremadura, atravs das duas Beiras, densas sebes ondulando por e vale, muros altos de boa pedra, ribeiras, estradas, delimitavam os campos desta velha famlia agrcola que j entulhava o gro e plantava cepa em tempos de el-rei D.Dinis. A sua Quinta e casa senhorial de Tormes, no Baixo douro, cobriam uma serra. Entre o Tua e o Tinhela, por cinco fartas lguas, todo o torro lhe pagava foro. E cerrados

pinheirais seus negrejavam desde Arga at ao mar de ncora. Mas o palcio onde Jacinto nascera, e onde sempre habitara, era em Paris, nos Campos Elsios, n. 202. Seu av, aquele gordssimo e riqussimo Jacinto a quem chamavam em Lisboa o D. Galio, descendo uma tarde pela travessa da Trabuqueta, "()

A Cidade e as Serras

Publicado em 1901, no ano seguinte ao da morte de Ea de Queirs, o romance A Cidade e as Serras foi desenvolvido a partir da ideia central contida no conto Civilizao, datado de 1892. um romance denso, belo, ao longo do qual Ea de Queirs ironiza ferrenhamente os males da civilizao, fazendo elogio dos valores da natureza. uma obra das mais significativas de Ea de Queirs. Nela o escritor relata a travessia de Jacinto de Tormes, um ferrenho adepto do progresso e da civilizao - da cidade para as serras. Ele troca o mundo civilizado, repleto de comodidades provenientes do progresso tecnolgico, pelo mundo natural, selvagem, primitivo e pouco confortvel, no sentido dos bens que caracterizam a vida urbana moderna, mas onde encontra a felicidade, mudando radicalmente de opinio. Por meio do personagem central, Jacinto de Tormes, que representa a elite portuguesa, a obra critica-lhe o estilo de vidaafrancesado e desprovido de autenticidade, que enaltece o progresso urbano e industrial e se desenraza do solo e da cultura do pas. Na obra, a apologia da natureza no pode ser confundida com o elogio da mesmice e da mediocridade da vida campestre dePortugal. Ao contrrio, trata-se de agigantar o esprito lusitano, em seu carcter activo e trabalhador. Assim, pode-se afirmar que depois da tese (a hipervalorizao da civilizao) e da anttese (a hipervalorizao da natureza), o protagonista busca a sntese, ou seja, o equilbrio, que vem da racionalizao e da modernizao da vida no campo. Um argumento para tal interpretao est no facto de que, quando se desloca para a serra, Jacinto sente um irresistvel mpeto empreendedor, que luta inclusive contra as resistncias dos empregados ao trabalho. Concluindo, Jacinto de Tormes, ao buscar a felicidade, empreendeu uma viagem que o reencontrou consigo mesmo e com o seu pas. Tal viagem, que concomitantemente exterior e interior, abarca a ptria portuguesa e se reveste de uma significao particular, pode ser lida como um processo de auto-conhecimento: um novo Portugal e um novo portugus se percebem nas serras que querem utilizam da cidade o necessrio para se civilizarem sem se corromperem. Pode-se considerar A Cidade e as Serras um romance no qual se destaca a categoria espao, na medida em que os ambientes so fundamentais para a compreenso da

histria, destacando-se os contrastes por meio dos quais se contrapem. Assim, a amplido da quinta de Tormes contrasta com a estreiteza do universo tecnolgico do 202, o que aponta para a oposio entre o espao civilizado e o espao natural, presente em todo o romance.

A casa de Tormes na actualidade

Um dia, Jacinto, aborrecido da vida urbana, participa a Z Fernandes sua partida para Portugal, a pretexto de transladar os restos mortais de seus avs, deslocando para l os confortos do palcio. Entretanto, o criado Grilo perde-se com as bagagens,que, por engano, foram remetidas para Alba de Tormes, Espanha. Assim o supercivilizado Jacinto chega a Tormes apenas com a roupa do corpo. Em contacto estreito com a natureza, Jacinto renova-se, primeiro liricamente, numa atitude de encantamento; nessa fase da narrativa mostrado o maior contraste entre as cidades e as serras, e o autor descreve todos os detalhes daquela regio do Douro. Integrando-se depois na vida produtiva do campo, aplica seus conhecimentos tcnicos e cientficos situao concreta de Tormes planeia construir queijarias, plantar lavouras, etc. Sem romper totalmente com os valores da "civilizao", Jacinto adapta o que pode ao campo. Modernizam-se dessa forma as serras. At essa parte da narrativa Jacinto v a serra como um lugar perfeito e ideal. Apresentado aos problemas e a pobreza de alguns decide tomar uma atitude. Compadecido da situao de uma senhora enferma, traz mdico e boticrio para cuidar dela. Desse ponto em diante, Jacinto passa a ser visto como um verdadeiro "pai dos pobres". Ao prncipe da Gr-Ventura, s faltava um lar, o que ocorre em seguida, por meio de seu casamento com a prima de Z Fernandes, Joaninha, com quem tem dois filhos. Assim completamente feliz, no quotidiano das serras, Jacinto no volta mais a Paris, ao contrrio de Z Fernandes, que vai mais uma vez a Paris e entende o motivo da tristeza de Jacinto quando estava l, a pressa, a falsidade, a degenerao do esprito da cidade e das pessoas que nela vivem como o gr-duque Casimiro, a condessa de Trves, o conde de Trves, o banqueiro judeu Efraim, madame Oriol e outros. Enfim Z Fernandes volta a Tormes onde esperado por Joaninha, Jacinto e os filhos deles e nesse momento Z Fernandes percebe que Tormes o Castelo da Gr-Ventura de que seu princpe precisava para ser feliz. uma obra das mais significativas de Ea

de Queirs. Nela o escritor relata a travessia de Jacinto de Tormes, um ferrenho adepto do progresso e da civilizao - da cidade para as serras. Ele troca o mundo civilizado, repleto de comodidades provenientes do progresso tecnolgico, pelo mundo natural, selvagem, primitivo e pouco confortvel, no sentido dos bens que caracterizam a vida urbana moderna, mas onde encontra a felicidade, mudando radicalmente de opinio. A Cidade e as Serras preconiza uma relao entre as elites e as classes subalternas na qual aquelas promovessem estas socialmente, como faz Jacinto ao reformar sua propriedade no campo e melhorar as condies vida dos trabalhadores. Por meio do personagem central, Jacinto de Tormes, que representa a elite portuguesa, a obra critica-lhe o estilo de vida afrancesado e desprovido de autenticidade, que enaltece o progresso urbano e industrial e se desenraiza do solo e da cultura do pas.
Aviso: Terminam aqui as revelaes sobre o enredo.

Anlise da obra e intertextualidade[editar | editar cdigo-fonte]


Este romance pertence 3 fase de Ea de Queirs, que caracterizada pela pacificao do artista, pela sua viso mais optimista da ptria pelos momentos de esperana e reconciliao dele com o carcter do homem lusitano. Essa viso esperanosa do autor veio do interior de Portugal, onde as pessoas ainda no estavam contaminadas pelos falsos valores tecnolgicos do mundo urbano. Somente no campo que se encontrava bons ares da regio serrana, boa comida tpica do interior, bons vinhos e a proximidade com o interior. A Cidade e as Serras, 1901, o desenvolvimento do conto Civilizao (conto), tambm escrito por Ea de Queirs, que traz Z Fernandes, personagem-narrador, contando a histria de Jacinto, o protagonista. O romance dividido em duas partes: a primeira passa-se em Paris, na qual Jacinto vive no meio da civilizao, e de onde no pretende sair. A segunda revela um outro Jacinto, que mora no campo e descobre a alegria de viver nas coisas simples. Apesar de o protagonista encontrar o seu refgio nas serras, o ncleo do romance a oposio entre a cidade e o campo; a vida em cada um desses ambientes o centro da anlise do autor, deixando o material humano de lado. Ea de Queirs deixa marcados os seus traos pessoais nas suas obras, como por exemplo, sua ironia corrosiva, seu forte pessimismo social, sua espontaneidade e o emprego de estrangeirismos (principalmente franceses). Como realista ele pretendia somente retratar a realidade, sem falso moralismo. O romance traz descries minuciosas das cenas, parecendo colocar o leitor dentro deles, e os seus personagens caracterizam-se como meros tipos sociais, assim os quadros em que se passam as aces tornam-se vivos quando se l o livro. Percebese algo de autobiogrfico no romance, j que o modo de vida do autor est presente nos personagens principais, ele que viu os cenrios descritos, tambm foi viver em

Paris, levado pela iluso do progresso, e se desiludiu com o que encontrou e vivenciou l. Os frequentadores do 202 representam um artificialismo social, so caricaturas que ajudam a tornar a vida de Jacinto insuportavelmente tediosa. J os personagens do campo demonstram apelos emocionais, como a ternura e a compreenso dos defeitos e dificuldades humanos. Conclumos que a crtica vida moderna e aos confortos tecnolgicos (suas falhas) feitos pelo autor levam-nos a acreditar que a felicidade no conquistada apenas por meio de mquinas, que no devem e no podem preencher a vida humana, mas sim ser complemento ao estado de realizao que vem de dentro do indivduo.

Estrutura da obra[editar | editar cdigo-fonte]


O romance tem o seu contedo dividido em duas partes, como j tratado anteriormente. Ainda destacamos: a) Foco narrativo: narrado na primeira pessoa, pelo personagem-narrador Z Fernandes, que conta a histria do seu amigo protagonista, Jacinto. b) Espao: apresenta dois espaos vitais para a compreenso do enredo, Paris e Portugal (Tormes). c) Tempo: este cronolgico, estabelecido entre 1834 e 1893. d) Personagens: os principais so Jacinto e Z Fernandes, temos ainda os frequentadores do 202, em Paris (Madame de Oriol, Gro-duque) e os da serra (Joaninha e tia Vicncia).

O clssico autor portugus Ea de Queirs lanou em 1901, um ano depois de seu falecimento, esta obra ento inconclusa, carente de sua tradicional reviso, mas que se converteria em um de seus mais significativos trabalhos, por abrigar as maiores conquistas de seu amadurecimento literrio. Esta etapa de sua carreira literria traduz um congraamento mais estreito com sua terra natal, Portugal, acidamente desfavorecido em suas publicaes iniciais. Nesta obra o narrador Jos Fernandes, tambm personagem do enredo, discorre sobre a trajetria de seu amigo Jacinto. A histria de "A Cidade e as Serras" transcorre no sculo XIX, quando Paris, a cidade-luz, era vista como a capital europeia e Portugal como uma nao subdesenvolvida e em pleno declnio. Nesta poca o positivismo de Auguste Comte celebrado, e a metafsica desbancada. Jacinto a personificao dos ideais cultivados neste perodo, pois ele glorifica a vida urbana e civilizada, e despreza a existncia rural. Jos Fernandes, independente do que pensa o companheiro, vai para Guies, residncia dos tios, localizada nas serras. Por conta desta deciso, ambos permanecem distanciados durante sete anos. Ao voltar para Paris, hospeda-se na

casa de Jacinto, mas, contrariando a tese do amigo, que cr estar a felicidade vinculada presena da civilizao, depara-se com um ser desalentado e aborrecido, entre inmeras obras literrias, um relgio sofisticado, um elevador, e outros representantes do progresso. Mergulhado no tdio, Jacinto segue cansado cada evento de sua vida, desde a destruio do jazigo familiar, a edificao de outro recanto para os mortos, at as festas incessantes empreendidas em honra do Gro Duque. Um dia ele resolve partir para Tormes, situada nas serras, em companhia de Jos Fernandes e de Grilo, para testemunhar o ritual de inaugurao do novo monumento funerrio. Para que ele no se despojasse de suas modernidades, a casa que o abrigaria foi provida de todos os objetos civilizatrios. Quando os amigos chegam em seu destino, descobrem que nada foi preparado e nem mesmo sua vinda fora prevista. Para piorar, sua bagagem havia se extraviado. Sem outra sada, eles se acomodam como podem em sua pousada. O narrador volta para Guies, herdade contgua a Tormes, e envia ao amigo os trajes que lhe permitiriam voltar para a cidade, mas no obtm retorno de Jacinto. Preocupado, retorna para sua casa nas Serras e encontra o companheiro ocupado em modificar sua residncia, livre do tdio. Totalmente modificado, ele se fixa definitivamente na nova morada, com conforto, mas sem os smbolos da civilizao moderna. Jacinto se dedica a melhorar a vida de seus serviais, a providenciar o necessrio para que o povo desta localidade viva com um maior bem-estar, ou seja, uma biblioteca, farmcia e creche, convertendo-se no dolo da populao. Logo ele conhece Joana, prima do amigo, e com ela se casa. Sua nica passada por Paris s reafirma sua deciso de permanecer nas Serras.

Este ltimo romance de Ea de Queirs foi publicado em 1901, um ano aps sua morte. Retirado do conto "Civilizao", tem sido considerado, junto com as obras "A Ilustre Casa de Ramires" e "Correspondncia de Fradique Mendes", uma trilogia, cujo ponto comum a crtica ao ambiente social e urbano de Portugal. Como o prprio nome da obra revela (a cidade se ope ao campo), pretende criticar o progresso tcnico, urgente e rpido, na virada do sculo 19 para o 20. Ea de Queirs julgava, ao fim da vida, que o homem s era feliz longe da civilizao. Por isso, a temtica mais forte da obra contra a ociosidade dos que tm dinheiro na cidade, e sua vida burguesa, ou seja, o acmulo irrefletido de dinheiro.

Um interessante foco narrativo Dizem os crticos que neste romance Ea aproveita para fazer seus personagens "olharem" as imagens que ele mesmo via quando criana. um bucolismo romntico que volta e contamina seu romance. Na verdade, porm, quem conta a histria e as aventuras por que passa o personagem principal Jacinto Galio, um amigo seu,Jos Fernandes, que tambm est na histria, mas sente-se menos ilustre que Jacinto, herdeiro rico e personagem central de crtica de Ea de Queirs riqueza. O romance comea assim: "O meu amigo Jacinto nasceu num palcio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura, de vinhedo, de cortia e de olival". Esse foco narrativo (ou seja, essa maneira de contar a histria) tem um nome tcnico,"eu-como-testemunha", e muito apropriado para obras que desejam ser crticas, pois o personagem-narrador acompanhar o protagonista em suas aventuras; e, como contar a histria tempos depois, pode ser bem crtico e analisar melhor o que aconteceu. No caso, o apego de Fernandes ao protagonista tem ainda outra razo: este narrador quer entender o que faz um homem rico (nascido em Paris, capital daFrana) trocar tudo pelo campo, no interior de Portugal.

Enredo: a Vida fcil no campo Embora muito inteligente e capaz, Jacinto vive do dinheiro herdado da famlia. Desde pequeno tudo dava certo em sua vida. J adulto, elegante e culto, parece achar que os males humanos seriam curados com a volta das pessoas vida no campo.

muito fcil pensar assim, quando, tendo muito dinheiro, no se precisa plantar, nem colher, nem viver as privaes do trabalho agrcola. H, portanto, um moralismo simplificador nesta obra, que faz com que alguns crticos julguem o personagem um pouco tolo, e Ea de Queirs um tanto superficial. De incio, a maior preocupao de Jacinto era defender o progresso, a civilizao e a cidade grande. Achava ele que ser civilizado era enxergar adiante, ver o futuro. Jos Fernandes (narrador e seu amigo) fica espantado quando reencontra Jacinto em Paris, em sua manso na Avenida Campos Elsios (Les Champs Elyses), nmero 202. H todo o tipo de modernidade e luxo, alm de uma biblioteca com milhares de ttulos dos principais escritores e cientistas do mundo. Convidado por Jacinto a morar em Paris, o narrador percebe (e nos conta) que Jacinto vai-se decepcionando com a superficialidade das pessoas com quem convive. Ele passa a conviver mal com o barulho da cidade, com o movimento e burburinho das pessoas em festas e reunies e com a tecnologia, que sempre o deixa na mo.

A ida para o campo Os incidentes da vida moderna davam, na verdade, tdio em Jacinto. Seu criado fiel,Grilo, conta ao narrador que o mal de seu patro "era fartura". "O meu Prncipe sente abafadamente a fartura de Paris...", diz ele. Jacinto, numa mudana existencial, passou a achar que Paris era uma iluso, tudo era abafado e no havia grandeza na cidade: comerciantes, cortess, famlias desagregadas era a nica realidade. Comea a filosofar, e o narrador nos conta o que ele dizia: "o burgus triunfa, muito forte, todo endurecido no pecado - e contra ele so impotentes os prantos dos humanitrios..."

Um dia Jacinto decide: mudar para Tormes, sua propriedade rural, onde seus avs estavam enterrados. Ambos os amigos partem ento de Paris para as serras. Nosso narrador ainda diz que Jacinto afirmava que "encontrariam o 202 no interior", contando, claro, com o conforto daquela propriedade, um castelo. As coisas no do to certo: o advogado do milionrio no o esperava chegar to cedo, as malas da viagem ficaram perdidas e os dois amigos ficaram a p para atravessar a serra. Pior: ningum da casa sabia que eles viriam. Por isso no havia conforto, nada estava preparado.

O milagre da comida caseira Irritado, sem saber viver sem conforto, Jacinto afirmou que iria a Lisboa. MasMelchior, o caseiro, arranjou-lhes uma comida simples, sem taas de cristal nem porcelana. Comea a mudana do protagonista: "Diante do louro frango assado no espeto e da salada (...) a que apetecera na horta, agora temperada com um azeite da serra digno dos lbios de Plato, terminou por bradar: ' divino'." Apaixonado pela nova vida, o dono da manso do "202" em Paris ficar em Tormes, mesmo sozinho, pois seu amigo, o narrador, havia partido para outra cidade. Intrigado com essa espantosa deciso do amigo, Jos Fernandes volta a visit-lo e o encontra forte, corado, "parecia um campons".

O campo muda o homem Conhecendo a pobreza que h nos campos, Jacinto comea a cuidar dos humildes. Queria fazer benfeitorias, trazer certa "civilizao" ao interior de Portugal. Numa das festas desse mundo interiorano, conheceremos tambm a ignorncia e o atraso em que viviam os camponeses. Havia (nos conta o narrador) uma "mentalidade poltica

atrasada, absolutista", enquanto nas cidades havia novas doutrinas e teorias (como o positivismo, com o qual simpatizavam por ambos, Jacinto e Jos Fernandes). Numa das visitas famlia do amigo, Jacinto conhecer a prima de Fernandes,Joaninha, uma camponesa tpica. Apaixonado, o rico rapaz acaba casando-se com ela, tem dois filhos sadios e alegres. Depois de cinco anos de felicidade, o dilema existencial entre a "cidade e as serras" se resolver, finalmente, pois chegaro fazenda os caixotes antes embarcados em Paris e perdidos h anos. Jacinto aproveitar muito pouco do que h de "civilizao" nas malas. E o narrador, depois de passar mais algum tempo em Paris, volta ao campo definitivamente, convencido de que Jacinto estava certo: era bem melhor a vida no campo.

You might also like