You are on page 1of 15

METAFSICA DO COMPORTAMENTO E DA PERSONALIDADE Principais conceitos: CONSCINCIA: tudo que percebo aqui e agora.

. Percepo: a quantidade de sensaes que coloco ateno. Elas so limitadas. Sensaes: o resultado da estimulao de nosso sistema perceptor. Ela limitada. Qualidade de Conscincia: tudo o que se d ateno ganha vida, e a que se tira ateno morre. Eu ou Ego: o centro da conscincia e precebedor, com o poder de: a) Controlar a ateno. A fora de controle chama-se vontade; b) Escolher; c) Dar importncia ou no.

OBSERVAO: a capacidade da conscincia de focalizar a ateno. Capacidade de escolher um ponto no mundo interior ou exterior e fixar. A melhor observao aquela que se utiliza das qualidades bsicas que so: Identificao = envolvimento Desidentificao = sem envolvimento

DIFERENAS ENTRE JULGAR E DISCERNIR Julgamento: a atitude de julgar os outros conforme o seu quadro de valores, adquirindo culturalmente (sem

vivncia), qualificando suas atitudes. Isto , rotulando o outro, dando um veredicto de certo ou errado. Portanto ver o outro segundo a sua tabelinha, como um juiz, guiado pelos valores sociais estabelecidos chegando a absolver ou a condenar. No caso da condenao, punio (imposio de dor) incentivada como repressora. Acredita-se na represso como forma de mudar o comportamento. Discernimento: assumir a atitude de compreenso e educao, agir com inteligncia. distinguir, apreciar as coisas como elas so, sem se preocupar a qualificar um comportamento como certo ou errado. simplesmente uma postura de compreenso e discriminao dos detalhes e caractersticas que qualificam o fenmeno observado, com o objetivo de fazer uma sntese final a qual damos o nome de conceito. Podendo da participar da vida de uma forma facilitadora do progresso. CONDENAR: dramatizar negativamente o fato de no agirmos em concordncia com os nossos modelos ideolgicos. H sempre um exagerado agravamento das consequncias do ato, transformando fantasiosamente a situao em atividade perigosa CULPA: o sentimento de raiva por ns mesmos, advindo do julgamento. Se voc no fizer as coisas conforme os modelos o juiz o ameaa, Como? Sentindo culpa. DISCRIMINAR: diferenciar, ver os contrastes, e com isso realizar uma sntese, partindo-se da observao. INSEGURANA: Tpico de pessoa pr-conceituosa e inflexvel. quando a pessoa se segura em falsos valores e julgamentos.

viver sem saber o que melhor para si e no segurar-se em si mesmo. negar-se e ver-se com menos qualificao que os outros. SEGURANA: Resulta na capacidade de olhar para trs e verificar o que houve com tranquilidade, sem dramas. o resultado de fazer um mundo cheio de conceitos abertos e flexveis, vindos da prpria vivncia. segurar-se em si mesmo, e em sua prpria capacidade de discernimento. TEM QUE: o parente do juiz. o dominador.Ele aparentemente nos oferece um senso de direo, de como agir, mas sempre promete coisas terrveis para ns, caso no fizermos nossas obrigaes. Atravs dos tem que estamos sempre nos julgando e, consequentemente, nos culpando ou condenando se algo as de forma inesperada, classificando como errado. Ela alimentada pela crena voc ruim e precisa de vigilncia o tempo todo. A pessoa que se sente vigiada o tempo todo apresenta os seguintes sintomas: aflio, medo, desnimo, tenso, insegurana, aprisionamento, etc. O tem que obrigao, e no responsabilidade. DOMINADOR: a forma-pensamento criada por ns com a finalidade de impor, obrigar, pressionar algo ou algum, sendo que a verdadeira pessoa no interessa (seus pensamentos e sensaes no contam). O objetivo dele nos moldar a uma personalidade idealizada para obter aprovao do mundo externo. Ao conjunto de denominadores de um grupo, chamamos mente social. DOMINADO: quem vive sob presso dos tem que. Toda vez que existe um dominador, imediatamente surge um breque uma reao dominada e ela vem da essncia, tem por objetivo

sabotar o dominador. O dominado se sente vigiado, e apresenta reaes como esquecimento, adiamento, preguia, vitimismo, pseudo-impotncia e doena. RESPONSABILIDADE: a capacidade de causar efeitos no mundo externo e interno. poder escolher no que acreditar, imprimindo-lhe f e causando efeitos. Todas as pessoas so capazes de provocar este ou aquele tipo de situao em suas vidas. Elas podem estar mais ou menos conscientes do seu poder. Responsabilidade o poder de ser como . Pensa-se que ela obrigao (tem que), mas no . Responsabilidade no nem obrigao nem dever. Responsabilidade a habilidade de se criar respostas. DEVER: So regras que decidimos participar ou no, para atingirmos determinado objetivo. Ex: trnsito se no responder a esse dever,estou falhando comigo e com os outros, isto falta de conscincia das coisas. IRRESPONSABILIDADE: a falta de conscincia de nossas habilidades. Isso causa abandono, solido, angstia, aflio, vitimizao, complexo de inferioridade sensao de que falta alguma coisa que no se sabe o que . COMPARAO: a melhor maneira de se machucar. Quando nos comparamos, sempre o fazemos com algum que consideramos excepcional (ex: Cristo), e nos colocamos sempre em posio de subtrao resto, menos, pequeno isso gera vergonha de si mesmo e abandono interior. EGOSMO: Manifesta-se quando o indivduo desrespeita os nos e os sins da sua essncia. Vive em funo do mundo e no de si mesmo. querer que os outros faam para ns o que ns nos negamos fazer.

INDIVIDUALIDADE: no isolamento, solido ou limite. estar centrado no si mesmo, na essncia, que por ser csmica se d bem com os outros, relacionando-se verdadeiramente com o essencial. SENSIBILIDADE: O indivduo sensvel aquele que tem maior capacidade de discernimento. Voc sempre mais sensvel naquilo que convive mais, pois presta ateno e discerne melhor. SENTIR: o registro das sensaes captadas, em que se coloca ateno. AMOR: o estado de estar na essncia; e quando se est nele, funciona-se melhor. Ele aumenta o poder em todos os nveis. EU SUPERIOR: tambm conhecido por Essncia, alma, Esprito, Eu mesmo, A fonte do poder, Deus, A inteligncia da natureza, etc. Dentro do aspecto inconsciente de nossa mente, ele um centro de pura perfeio. No se toca, mas se sente e a fonte de nossos sentimentos, inteligncia, poder e sabedoria. Ele criou um cinema para projetar no que hoje conhecemos como conscincia, e um olho para v tudo o que projetado. Foi a que esse EU em ns, humano e consciente, apareceu. Isto , esta foi a maneira e o momento que o homem foi criado. Por isso todos ns estamos no cinema da conscincia, onde cada um um olho a ver, e tudo que percebemos vai para a Essncia. Consequentemente, tudo o que percebemos a prpria Essncia. Ento nos somos a Essncia do Universo se conhecendo. Ela nos colocou fora do seu mago, mas dentro da conscincia para podermos observ-la, por isso temos a ideia de que em alguma

poca remota nos separamos dela. Na realidade, isso apenas uma impresso. Somos sim ela mesma se olhando. Para facilitar esse processo, ela criou telas de projees especiais para cada aspecto seu. Essas telas so corpos. Em volta de ns, o Ego, esto os corpos fsico, astral e mental. importante notar que os olhos (os EUs) so diferentes e nicos, pois a Essncia jamais se repete. Ela nica, indivisvel e perfeita. como uma luz com infinitos raios, em que cada raio um EU, porm todos tm o mesmo centro. Minha Essncia sua Essncia, apenas eles se expressam para mim de forma original. Sensaes: So todos os reflexos, nessas telas ou corpos, que a Essncia produz.

Referencial verdadeiro: Quando o EU faz tudo de acordo com a Essncia, ela projeta nos corpos sensaes de prazer e prosperidade; e quando o EU fica preso por iluses e age inadequadamente em relao a ela, projetado para o EU, atravs dos corpos e do meio ambiente, sensaes de dor e sofrimento.

Concluses: Nossos corpos so a materializao da Essncia. A carne mente densa. Na tela pode se projetar tudo, e tudo semelhante Essncia.

Ns nunca sentimos o mundo ou o outro, s sentimos as respostas que a Essncia cria para o Ego. Na verdade ao prprio mundo no passa de menos estmulos que a Essncia produz. Se fizer algo pela minha Essncia, na verdade estou atingindo a todos. Por mais que me perceba na superfcie e distante uns dos outros, na realidade, estamos unidos pela mesma luz, conscientemente ou no. Contato com a Essncia o centro de orientao Csmico.

AMADURECER: o poder de nos dar exatamente aquilo que necessitamos. SER BONZINHO: quando a pessoa se impe obrigaes s para ser aceita socialmente, sem pensar se realmente isso ir faz-la sentir-se bem. Esta pessoa s reclama e no consegue perceber o que sua alma sente. SOLIDO: quando existe uma iluso a cegar o Ego, dando-lhe uma impresso de separao entre ele e o si mesmo. Isto , quando paramos de dar ateno ao que sentimos para preferir o que pensamos isto abandonar-se. BEM: a liberdade Csmica que pode ser sentida quando em contato com a minha Essncia; o real e eterno. MAU: a iluso temporria; ele no existe. apenas o rtulo para algo que fazemos sem emoo sem estar ligado com o si mesmo. Ele a ausncia da nossa conscincia e ateno ao bem.

APEGO: quando desloco para outro o meu poder, criando a iluso de que tal poder est no outro. Eu fao dos outros o meu centro de abastecimento, e me prendo fsica e energeticamente a eles. Com ele o indivduo sofre: Fluxos das cargas negativas, caso a pessoa a que se apegue estiver carregada negativamente, chamado de mau olhado. As impresses, expectativas, demandas e crticas. Aumento da rejeio, que causada pelo desapego de mim por mim mesmo solido.

DESAPEGO: ligar-se em si mesmo, assumindo sua prpria fora e responsabilidade, deixando libertar-se dos outros, sentindo-se cada vez mais livre e solto no esperando absolutamente nada do outro. DESTINO Aspectos imutveis: Voc vai sempre mudar; Voc vai sempre escolher. O que relativo a capacidade de reconhecer ou identificar como o seu melhor. O impulso sempre o melhor, mas a pessoa pode ignorar e ter dificuldades em perceber que o seu melhor. Aspectos mutveis: O livre arbtrio da pessoa entra em como fazer isso ou aquilo; a pessoa que escolhe crenas e atitudes a serem tomadas;

Tudo o que seu o tenho fruto das minhas crenas, e eu seleciono minhas atitudes conforme o que creio.

AGRESSIVIDADE: o nome dado energia de destruio mal dirigida. Por ser energia de destruio, usada como defesa; pessoas suscetveis so sempre agressivas. SUSCETIBILIDADE: o grau de irritao das pessoas orgulhosas. Ttica das formas de orgulho tais como arrogncia e mimo. QUERER: a interpretao, nem sempre adequada, das nossas necessidades, bem como de satisfaz-las. NECESSIDADE: quantidade de expresso do EU superior que o eu consciente deve ajudar a realizar. Quando o EU superior cria uma necessidade, cria tambm os meios para o eu consciente realiz-la simultaneamente. Necessidade a parte do EU superior que desloca para a conscincia (por isso experienca-se uma sensao de falta), que viaja por ela at que ela perceba integralmente (realizar-se). S ento ela volta ao EU superior. ORGULHO: um estado de conscincia formado pelo conjunto de iluses. Tipos de orgulho: Mimo: criar dificuldades ilusrias e fazer-se de fraco para no realizar o que precisa ser feito. Enfraquece e atrofia a pessoa. Timidez: orgulho porque o indivduo no quer fazer o que gosta, para manter a aparncia de estar sempre certo.

Arrogncia: se fazer plano para o futuro e para os outros, idealizar a vida e depois querer forar as coisas para esta direo. Obs: Caprichosa a pessoa que gosta das coisas bem feitas. Arrogante a pessoa que quer tudo perfeito (na iluso de perfeio). Inferioridade: a iluso de que somos imperfeitos, portanto no bons o suficiente em algo. a crena que Deus errou em fazer-nos assim. Superioridade: a maneira de compensar a inferioridade. a iluso de que valemos mais que os outros por termos alguma capacidade diferente dos demais. Pretenso: quando o indivduo mantm a iluso de poder ou de ser algo que realmente no . imprimir-se mritos que realmente no possui. diferente de se ter objetivo de melhorar, com o p no cho. Preocupao: a iluso de, e se puder, controlar o futuro na imaginao. Primeiro se imagina as possibilidades catastrficas do futuro, depois tenta-se mentalmente control-las. Falta de f na vida. Vaidade: a iluso de que somos o que os outros acham. Os 99% de nossas defesas so movidas para manter a nossa imagem intacta. Quando a pessoa se sente exposta, na verdade, ela est com medo do julgamento do outro. Culpa: exigir o impossvel e machucar-se quando a realidade aparece.. Captar invertido: coisa da iluso, a pessoa quer ser o que no .

MODELO: Todo modelo iluso. O projeto divino nico e desconhecido. S deixando-se ser espontneo que sabemos quem realmente somos e qual caminho devemos seguir. Cada um nico, e portanto, diferente dos outros. Cobrana: Ela sempre orgulho, e todo orgulho gera culpa, e a culpa cobrar uma iluso. Ter que: tambm vaidade. o departamento dentro da mente, feito por ns, cheio de regras autoritrias, forando-nos e objetivando criar uma imagem social para obter do meio o apoio necessrio. conhecido como Dominador. Humildade: o estado formado pelo conjunto das percepes da realidade. 1. Simples, desinibido, forte, caprichoso e alegre; 2. Aprender com facilidade; 3. Viver em paz consigo mesmo; 4. Compreensivo; 5. Inteligente; 6. Amoroso; 7. Lcido e presente; 8. Reconhece suas virtude e necessidades. RECALCAR: guardar para dentro de si algo desagradvel que experimentamos apertando-se para dentro, e desviando a ateno. a crena em no vejo, logo no existe. Todo o material permanece vivo no inconsciente e tentar de todas as maneiras reaparecer para a conscincia. STRESS: ficar sempre tenso para manter o material recalcado sempre na inconscincia.

CARTER: Dureza rigidez que temos ao ver as coisas, seguindo sempre tabelinhas. Falta de espontaneidade e criatividade. PROJEO: o nome do reaparecimento do material recalcado fora da conscincia cotidiana. Ela surge nos sonhos, na imaginao (arte), no corpo (doena/fentipo), nos objetos (casa, carro), nas pessoas com quem vivemos. Atravs das projees podemos saber exatamente o que necessrio para ns trabalharmos interiormente agora em nossa vida, pois a projeo s acontece quando j temos condies de resolvermos adequadamente aquele problema. INTROJEO: o contrrio da projeo. trazer de volta para si o que nos chama a ateno nos outros (paixo), e tomar conscincia de como aquilo se manifesta em ns. PAIXO: o sentimento intranquilo que surge ao vermos o outro as nossas virtudes recalcadas, fazendo-nos sentir vontade de segurar a pessoa ou coisa em ns. Nos vemos no outro. Gostamos no outro exatamente aquilo que negamos ver em ns, tornando-se desgastante e passageiro. TRANSFERNCIA: quando uma pessoa conta algum fato e voc se coloca no lugar dela. Voc supe e transfere para o outro suas necessidades, frustraes e desejos. Ex: transferir para os outros o que voc espera ou recalca em si. SEDUO: uma atitude de manipulao dos outros. Surge a partir da iluso de que o outro ir satisfazer necessidades. a viso desfocada de que o poder est nos outros e por isso teremos de obt-lo atravs de manobras que entorpeam as pessoas, tais como falso objetivo, vitimismo, falsa superioridade, sensualidade, falsa meiguice, etc. Uma outra iluso acharmos que estamos controlando os outros, mas na verdade estamos

numa posio muito vulnervel e insegura, que sempre resulta em ferimento. Esperar que o outro preencha nossas necessidades rejeitar as prprias possibilidades de faz-lo por si mesmo. SUBCONSCIENTE OU CORPO CRSTICO: o aparelho materializado que funciona segundo o poder do corpo mental. Conforme as crenas estabelecidas por ns, ele imediatamente executa. Neste caso conhecido como subconsciente. o computador que age sobre o mundo atmico. inconsciente e responsvel pela vida fsica, dentro e fora de ns, e pela vida do corpo astral. dele que vm os fenmenos de materializao, aura espiritual, transporte, etc. ERRO: O erro no errado. Todo erro uma iluso. Ns percebemos as coisas pelos contrastes. atravs do conhecimento dos extremos que se conhece o meio termo equilbrio. Sem errar ao se aprende. O conceito de certo e errado surge em funo dos objetivos da pessoa, e se eles so atingidos ou no.. Para atingirmos qualquer objetivo, precisamos acionar determinadas leis corretamente. Se assim fizermos atingiremos nossas metas, caso contrrio, significa que as leis que utilizamos no foram adequadas para o objetivo desejado, podendo ser adequado quando se tem outro objetivo. Ex: se eu quero gua quente e coloco gua na geladeira, no consigo gua quente, mas percebo que quando quiser gua gelada j sei como proceder. A gua ao ser colocada na geladeira, no significa que seja um ato errado, e sim inadequado para o meu propsito. SISTEMA IMUNOLGICO: o aparelho responsvel por manter o seu melhor. Ele vai se atualizando conforme sua vivncia. Ele se

retrai quando voc no se d o melhor, e o nome dessa retrao doena. KARMA: O ponto central do nosso ser o eu. Ele est na conscincia e na inconscincia. Na inconscincia ns chamamos de si mesmo, alma, essncia, etc. Apesar de aparentemente ns acharmos que possumos dois eus, na verdade ele um s. Ele, na conscincia ou eu consciente, aquele que observa - a capacidade de tomar conscincia lucidez e auto-conscincia. Ele o dono da verdade e tem o poder de sntese e escolha. O nosso crebro recebe milhes de sensaes por segundo, mas a grande parte fica no inconsciente, pois s permanece na conscincia aquelas em que colocamos ateno. AFIRMAES Quem manda em mim sou eu mesmo; O importante no exigir nada, tudo ser correto e bom; Eu deixo o juiz que existe em mim descansar; Alegria, doura, meiguice, compreenso e os sentimentos de fraternidade habitam em mim por todo o tempo; O Eu Superior est em mim. Em todo momento de minha vida ele atua, me mostrando o meu melhor; Os outros nos parecem grandes por que estamos ajoelhados; Eu no tenho que nada. Eu sou livre para alimentar atitudes favor do eu dentro de mim, sem crticas do passado; Eu sou 100% responsvel por mim e pelo que acontece comigo; S somatizamos o que temos condio de fazer melhor; S existe um ponto no universo: eu;

Eu est sempre com tudo; Eu sou livre para sentir; Eu sou livre para escolher; Tudo o que ruim desaparece. Eu deixo ir todo o mau de mim; Eu sou o autor dos fatos de minha vida. E eu fao tudo com amor; O Universo est pronto para me dar tudo aquilo que eu necessito. Basta que eu queira. Eu me abro para tudo o que o meu melhor; Ns somos raios da mesma luz. Eu sou a luz agora; O que fizer para a minha essncia, automaticamente fao para a essncia dos outros; Universo tem um mente s nica e eu sou essa mente; Eu sou Deus se vendo; Deus no existe sem mim, logo eu influencio o mundo e o Universo. Eu no sou nada sem ele, logo ele me guia; Eu sou cada vez mais digno; Quando falo Deus fala por mim; Quando eu sinto, Deus sente por mim; Eu sou perfeito para a minha idade astral; Deus s age atravs de mim. Eu s consigo agir atravs de Deus.

You might also like