You are on page 1of 27

Ovides.

Iremos ver aqui:

Ovides
pela fixao mental de uma s ideia, denominada de Monoidesmo, que tem como consequncia o atrofiamento, e posterior aniquilamento, dos atributos fisio-motores dos corpos de manifestao da conscincia. Essa fixao exacerba o sentimento de posse, de domnio, de poder. O orgulho, enfim.

(...) desencarna-se a alma, sem que se lhe desagarrem os pensamentos, enovelados em situaes, pessoas e coisas da Terra. A mente, por isso, continua encarcerada nos interesses quase sempre inferiores do mundo, cristalizada e enfermia em paisagens inquietantes, criadas por ela mesma.

Ovides
E a conseqncia inevitvel na queda no Monoidesmo, pois s um desejo lhe prende a ateno, criando com isso uma verdadeira couraa fludica que o Ser constri para si. Nela ele se fecha para o mundo exterior. As engrenagens de sua mente s se movimentam para realizar um s propsito: satisfazer a si, e unicamente a si.

Ovides

Ovoidizao

Simulao em imagens...

O corpo Mental sem atributos prprios funde-se ao Astral, como se apenas um fosse.

Est, a partir desse ponto, no mundo que construiu para si, uma bolha. Um ovide !

Ovides.
O vdeo completo sobre o processo de ovoidizao, pode ser visto no site http://www.ibbis.org/ Nele voc vai encontrar muitos vdeos de animao. Vale a pena visitar e v-los.

Ovides

Ovoidizao

Dentro dessa conformao fisiolgica, resultante de seu processo ideoplstico, a criatura se transforma no mais renitente e prejudicial parasita. Suas aes se limitam a sugar a vitalidade de outros Seres, e de preferncia de encarnados, j que por si mesma no consegue metabolizar alimentos que a sustenham. Alm de sugar a vitalidade alheia, infunde na pessoa que a hospeda sua radiao nociva e degenerativa. Verdadeiro estado de mrbida hipnose cuja ligao provoca a simbiose na qual a mente encarnada, - o hospedeiro - ela ligada, vai perdendo a vontade prpria e passa a ser o instrumento daquela conscincia encerrada no ovide. Num estgio mais avanado desse parasitismo o encarnado alm de instrumento se torna propriedade do ovide, tal o enraizamento entre ambos.

Ovides
Elucidando que o parasita ovide se imanta ao campo psicosfrico das pessoas, cujas emanaes mentais os atrai. Descrevendo acontecimento obsessivo, Andr Luiz no livro Libertao, nos relata comeando a dizer que ligadas a algumas pessoas haviam umas formas esferoidais. Destas, algumas apresentavam algum movimento em torno dos indivduos, e outras estavam estacionadas. Todas, porm, ligadas s auras de seus hospedeiros, e nelas se vitalizando. Assim diz o autor: Semelhavam-se a pequenas esferas ovides (...) ao jeito de grandes amebas, respirando naquele clima espiritual (...) A figura ao lado faz essa representao, onde vemos as manchas ovides impregnando a aura da pessoa. A seguir para falar da origem dessas metamorfoses que transformam o corpo Astral em forma ovide, o autor informa que (...) os ignorantes e os maus, os transviados e os criminosos tambm perdem, um dia, a forma perispiritual. Pela densidade da mente, saturada de impulsos inferiores, no conseguem elevar-se e gravitam em derredor das paixes absorventes que por muitos anos elegeram em centro de interesses fundamentais. (Livro Libertao, pgina 86)

Ovides
Como comentamos antes, os casos de monoidesmo levam fixao mental, prendendo a conscincia nas paixes absorventes, que foram os seus atos habituais durante a ltima vida humana. Nesta classe de pessoas esto as que Andr Luiz enumerou. Em razo da fixao da mente em propsitos inferiores perdem a forma perispiritual humana. Sem a forma humana, de seus corpos Astrais, e para atender suas necessidades de vitalizao, como tambm para satisfazer os apetites grosseiros a que estavam habituados quando na Terra viviam, se imantam s auras dos que ainda permanecem no plano Fsico e que, por idnticos prazeres lhes franqueiam o campo psquico. Na abaixo damos um singelo exemplo dessa imantao entre uma entidade ovoidizada e um ser encarnado. Em um trecho da pgina 115 onde ele descreve outra situao inclusa no mesmo processo parasitrio: A vampirizao era incessante. As energias usuais do corpo pareciam transportadas s formas ovides, que se alimentavam delas, automaticamente, num movimento indefinvel de suco.

O trecho acima informa, precisamente, sobre a questo da imantao e absoro da vitalidade do humano pelo ovide. Todavia, h uma razo para que esse estado simbitico se estabelea, e esta se origina da igualdade dos desejos e vontades.

Imantao

Ovides
Para acrescentar mais esclarecimentos citamos a seguir o mesmo Andr Luiz, desta feita no seu outro livro por ttulo Evoluo em Dois Mundos, pgina 117. assim que ele descreve as entidades que se imantam s auras de encarnados: (...) assemelhando-se a ovides, vinculados s prprias vtimas que, de modo geral, lhes aceitam, mecanicamente, a influenciao, face dos pensamentos de remorso ou arrependimento tardio, dio voraz ou egosmo exigente que alimentam no prprio crebro, atravs de ondas mentais incessantes.
Esse trecho confirma que a simbiose se efetiva a partir de desejos e vontades consagradas em pensamentos egosticos, em sentimentos vingativos e desregramentos luxuriosos, que, muitas vezes, se despertaram no chamado vtima muito antes das primeiras aproximaes dos chamados algozes. Como vemos, se todo e qualquer processo obsessivo merece ateno, cuidados e muito respeito dentro das linhas da tica csmica, o caso particular onde haja incidncia de parasitas ovides exige providncias mais acuradas.

E para que fique bem claro a gravidade de situaes como as citadas, vamos reproduzir duas perguntas e suas respostas que extramos da segunda parte do livro Evoluo em Dois Mundos, que so:

Ovides
- Existem parasitas ovides vampirizando desencarnados ? -Sim, nos processos degradantes da obsesso vindicativa, nos crculos inferiores da Terra, so comuns semelhantes quadros, sempre dolorosos e comoventes pela ignorncia e paixo que os provocam. [pgina 215] Com essa resposta Andr Luiz no s confirma que existem parasitas ovides como tambm comum v-los como participantes nos casos de obsesses mais violentas.

- Como compreendermos a situao dos centos vitais no caso dos ovides ? -Entendereis facilmente a posio dos centros vitais do corpo espiritual, restritos na (ovoidizao) apesar de no terdes elementos terminolgicos que a exprimam -, pensando na semente minscula que encerra dentro dela os princpios organognicos da rvore em que se converter de futuro. [pgina 175]

Para o caso especfico do parasita ovide, seus centros vitais, isto , os chacras, de seu corpo Astral morfologicamente modificado, permanecem como sementes que aguardam a devida oportunidade de plantio, quando ento desabrocharo para outra etapa de atividade.
Esse plantio se refere na generalidade das reencarnaes, que so das mais dolorosas e impeditivas de aes no mbito da sociedade.

Ovides
Para o caso especfico de cura de uma conscincia ovoidizada, a soluo faz-la retornar ao incio do percurso que a levou quele estado. Em outras palavras, o processo de ovoidizao foi iniciado a partir de um momento na vida do indivduo quando seus atos convergiam para atitudes prejudiciais e, unicamente, egosticas. Logo, ter que retornar ao princpio da conscientizao, para que, desta vez, esta lhe induza conceitos de fraternidade.

A convergncia para atitudes prejudiciais, (excesso de fora egostica), no s paralisou a mente em um nico propsito como, tambm, causou a atrofia dos corpos, levando-os forma rudimentar de um ovo. Reverter esse processo, como dissemos, significa fazer voltar a percorrer o mesmo caminho antes trilhado, de quando na fase transformativa animal/hominal. Com uma substancial diferena, de que na primeira vez havia simplicidade e ignorncia no despertar daquela conscincia, e agora existe perversidade. Neutralizar esta o objetivo. Tal que, como da primeira vez, o caminho deve ser palmilhado a partir do corpo Fsico, para que deste desenvolva-se, regenerativamente, o corpo Astral e o Mental. Logo, o recurso nico a reencarnao.

Ovides
Ser, sem dvida, uma reencarnao cheia de tropeos. Os mais acerbos, porque, como se sabe, o corpo Astral o molde pr-existente para o corpo Fsico e tendo ele perdido sua caracterstica forma humana, no poder consolidar um corpo Fsico perfeito.

So os nascimentos de crianas teratolgicas. Portadoras de anomalias as mais horrendas. Faltando membros, ou membros atrofiados. No andam, no falam, cegas, surdas e tantas outras deficincias. Algumas, verdadeiros vegetais em corpos quase humanos. Obviamente, o citado acima no generaliza tais nascimentos, induzindo a pensar que, nesses casos, todos seriam espritos reencarnando em situaes de correo ovide. Muitas outras circunstncias podem ocasionar encarnaes deficitrias no que concerne constituio fisiolgica do nascituro.
Nesse contexto de nascimentos deficitrios juntam-se, carmicamente, uma me culposa e o condenado. Ela, apenas para gestacionar com sua fisiologia um corpo quase sem mecanismos. S para permitir a entrada no plano Fsico de um esprito a regenerar-se. Embora tudo isso seja doloroso, entretanto, essas conscincias, perversas, no poderiam ter um corpo Fsico normal, pois se o adquirissem voltariam a ser os mesmos tiranos de antes. Afinal, com a morte do anterior corpo Fsico, suas mentes no se modificaram. Ainda esto prisioneiros do monoidesmo.

Ovides
O recurso de lhes impor um corpo Fsico defeituoso, teratolgico, o sinal crmico da caminhada que se reinicia. No desconforto de uma fisiologia imprestvel, no que concerne ao lado humano, aquela conscincia, perversa, comea a despertar para o verdadeiro sentido da vida. E nos milhes de anos terrestres futuros, clula a clula fsica, astral e mental executar o rduo trabalho de reconstruir seus instrumentos de evoluo.

A Teratologia (teratos = monstro; logus = estudo) consiste no estudo das malformaes congnitas, ou seja, das anomalias de desenvolvimento que provocam alteraes morfolgicas presentes ao nascimento.
Feto diencfalo, ou seja, com dois encfalos. Devido ao nascimento de aberraes como esta que surgiu a disciplina Teratologia. Vemos aqui uma criana que, durante a organognese, desenvolveu um segundo feto em seu abdmen.

Em rpidos minutos achvamo-nos em pequena cmara, onde magro doentinho repousava, choramingando. Cercavam-no duas entidades to infelizes quanto ele mesmo, pelo estranho aspecto que apresentavam. O menino enfermo inspirava piedade. paraltico de nascena, primognito de um casal aparentemente feliz, e conta oito anos na existncia nova informou Calderaro, indicando-o ; no fala, no anda, no chega a sentar-se, v muito mal, quase nada ouve d esfera humana; psiquicamente, porm, tem a vida de um sentenciado sensvel, a cumprir severa pena, lavrada, em verdade, por ele prprio. (...)

Captulo 7. Processo Redentor.

(...) Viveu nas regies inferiores, apartado da carne, inominveis suplcios. Inmeras vtimas j lhe perdoaram os crimes; muitas, contudo, seguiram-no, obstinadas, anos afora... A malta, outrora densa, rareou pouco a pouco, at que se reduziu aos dois ltimos inimigos, hoje em processo final de transformao. Com as lutas acremente vividas, em sombrias e dantescas furnas de sofrimento, o desgraado aprestou-se para esta fase conclusiva de resgate; conseguiu, assim, a presente reencarnao com o propsito de completar a cura efetiva, em cujo processo se encontra, faz muitos anos. A paisagem era triste e enternecedora. O doente, de ossos enfezados e carnes quase transparentes, pela idade deveria ser uma criana bela e feliz; ali, entretanto, se achava imvel, a emitir gritos e sons guturais, prprios da esfera sub-humana. CONTINUA

Com o respeito devido dor e com a observao imposta pela Cincia, verifiquei que o pequeno paraltico mais se assemelhava a um descendente de smios aperfeioados. Sim, o esprito no retrocede em hiptese alguma explicou Calderaro ; todavia, as formas de manifestao podem sofrer degenerescncia, de modo a facilitar os processos regenerativos. Todo mal e todo bem praticados na vida impem modificaes em nosso quadro representativo. Nosso desventurado amigo envenenou para muito tempo os centros ativos da organizao perispiritual. (...)

Captulo 7. Processo Redentor.

Como desejasse ver-me suficientemente esclarecido, acrescentou: Espiritualmente, este pobre doente no regrediu. Mas o processo de evoluo, que constitui o servio do esprito divino, atravs dos milnios, efetuado para glorioso destino, foi por ele mesmo (o enfermo) espezinhado, escarnecido e retardado. Semeou o mal, e colhe-o agora.

FIM

Ovides
Conscincias encarceradas em corpos deficientes. Desta forma, at que uma nova encarnao no acontea, os chacras permanecem inativos. isso que faz desses indivduos seres parasitrios, pois s pela ao parasitria conseguem assimilar a vitalidade que necessitam. Os chacras, que so de comum os vitalizadores do corpo, nos ovides esto inanimados. Repetindo no que foi descrito antes, ser um difcil e doloroso caminho de recuperao. Entretanto, aqueles que nele ingressam no tero outra alternativa, seno segui-lo. S o tempo, depois que laboriosa e dolorosamente tecerem com as prprias mos novas roupagem de vida, permitir germinar esperanas de renovao.

E como diz o ditado: A Semeadura livre, porm a colheita obrigatria.

Vejam por exemplo neste caso com um suicida, o que dito a ele. E imaginem nos casos mais graves como o dos ovides!

O Suicida diz estar pronto para a reencarnao, para o resgate de suas faltas...

Preldios de Reencarnao

" Sim! Reconheo-te sincero e forte para o resgate, plenamente arrependido do passado culposo! Realmente, esse ser o recurso aconselhvel para o teu caso, medida drstica que te mover com muito menor morosidade reabilitao honrosa que de ti exige a conscincia! Pondera, no entanto, que foste tambm suicida e, por isso, necessariamente, as condies precrias em que se encontra tua presente organizao, teu envoltrio fludico, modelador que ser da tua futura estruturao carnal, levar-te- a receberes, com o renascimento, um corpo enfermo, debilitado por achaques irreparveis no plano objetivo ou terreno..."

FIM

A ovoidizao uma das mais pungentes enfermidades que pode acometer o esprito depois da morte. Consiste na perda da conscincia ativa, quando o eu consciente desmorona-se completamente, em decorrncia de atrozes e insuportveis sofrimentos, voltando-se sobre si mesmo, anulando-se e perdendo todo o contato com a realidade. A atividade consciente da alma entra em letargia, refugiando-se nas camadas do subconsciente. O pensamento contnuo se fragmenta, perdendo seu fio de conduo, e a estrutura perispiritual se desfigura completamente, desfazendo sua natural conformao humana, adquirindo o formato aproximado de um ovo, cujas dimenses se aproximam de um crnio infantil.

Captulo 2 Ovoidizao

O processo em tudo semelhante ao das bactrias que se encistam diante de condies adversas de vida, aguardando novas oportunidades para retornarem atividade normal.

A ovoidizao processo incurvel no Plano Espiritual, sendo uma das mais graves enfermidades de nosso mundo, e somente pode ser revertido em reencarnaes expiatrias, quando o esprito reencontra-se com novo ambiente de manifestao e pode refazer o metabolismo do seu consciente.
Vrias reencarnaes, porm, se consomem em tentativas frustradas, de modo que a perda evolutiva imensa para estes infelizes seres.
CONTINUA

Muitos regridem a condies to primrias da vida humana que necessitam reencarnar entre povos primitivos, a fim de que a rudeza dos organismos ainda involudos possam suportar-lhes a grave patologia, sem se desfazerem em mal formaes congnitas (defeitos anatmicos na formao dos embries) incompatveis com a biologia humana. Por isso, existe em Portais do Vale (Colnia/Cidade do Plano Espiritual, prxima ao Vale dos Suicidas) um departamento de servios que se empenha em estudar e tratar pre-ventivamente a ovoidizao, onde eu (Adamastor) situava naquela poca os meus singelos esforos de servios e pesquisas.

Captulo 2 Ovoidizao

Os suicidas que dormem nas Cavernas do Sono so os candidatos naturais ovoidizao. Permanecem em sono reparador, em baixssima atividade consciencial, por anos a fio. Ao iniciarem, no entanto, o despertamento, a rpida percepo da amarga realidade que lhes assedia pode deflagrar, de imediato, mediante reflexo de defesa, a retirada apressada para camadas ainda mais profundas do inconsciente inferior. Esse reflexo no somente inibe totalmente o despertar, como retrai o metabolismo mental, motivado por novo impulso de contrao, estabelecendo-se a ovoidizao de forma incondicional. Por isso, quando o servio de vigilncia de nossa colnia identifica almas em tais condies, com indcios de ovoidizao, somos convocados em regime de urgncia. Neste instante ainda podemos atuar, antes que o suicida deflagre a contrao do "eu", tornando o processo tardio demais para ser revertido em nosso mundo. CONTINUA

O suicdio possvel tambm no Plano do Esprito e no somente na carne. Quando encarnado, pode o ser danificar sua veste orgnica de tal modo a torn-Ia incompatvel com a vida na matria. Na Esfera Espiritual, no entanto, o perisprito possui mecanismos regeneradores muito mais eficazes, de modo que destru-lo por dano fsico praticamente impossvel. Mediante a contrao da atividade consciente, no entanto, permitido ao ser continuar negando a sua existncia, fugindo de si mesmo. Desta forma, podemos considerar de fato a contrao ovoidal como um autocdio espiritual.

Captulo 2 Ovoidizao

Como se v, temos tambm nossos suicidas. Suicdio que, naturalmente, pressupe mera tentativa de fuga da realidade que envolve o esprito depois do tmulo e no a destituio da individualidade, pois tal no possvel no plano em que nos projetamos. As causas do encistamento da alma so as mesmas que motivam o auto-extermnio na Carne: o desespero diante de sofrimentos intolerveis, somados falta de preparo para a existncia no Plano Espiritual. Sofrimentos, a bem da verdade, aparentemente intolerveis, pois a sabedoria das Leis divinas no nos proporciona nunca dores que sobrepassem nossa capacidade de suport-Ias. Se parecem aniquilar-nos, porque nossa revolta diante delas incomensurvel e indevida.
CONTINUA

O mais forte indutor de tais barbaridades, no entanto, est na falta de preparo para a vida espiritual, sendo o materialismo o seu mais poderoso protagonista. Materialismo que se desenvolve diante do enfraquecimento do pensamento religioso do homem moderno, desgastado na ideao de frmulas mentais arcaicas, no lhe proporcionando mais subsdios para a crena no esprito. Os apelos de um ser que aprendeu a raciocinar e a crer na razo no podem mais ser satisfeitos por uma f cega que macula o conhecimento, genuna conquista da Cincia.

Captulo 2 Ovoidizao

Como se v, urge lutarmos contra tal situao a fim de que a penria do esprito seja desterrada do Planeta e banidos os riscos do mergulho na inconscincia. No destituindo as conquistas modernas que representam valores reais e no podem ser questionadas, mas renovando o pensamento religioso do homem terreno, para que o seu frio racionalismo no sufoque a alma que anseia pelos genunos bens da eternidade. Semeemos novamente as verdades que consolam, verdades que nos foram reveladas desde que aprendemos a pensar, mas que acabaram esquecidas e que precisam ser relembradas e reestruturadas, compatibilizando-se com o nosso avano intelectual. Por isso a implantao do Espiritismo na Terra, protagonizando a f alicerada na razo, pode ser vista como uma das maiores vitrias do Plano Espiritual Superior na atualidade.
CONTINUA

Os ovides, espritos em fuga de si mesmos, como se pode deduzir, aumentam assustadoramente nos dias atuais. Permanecem espalhados pelo Vale dos inconscientes, atados a rochas ou troncos de rvores, pois podem segregar substncia pegajosa que os fixam a qualquer superfcie. No entanto, preferencialmente, aderem-se a outros seres vivos, encarnados ou no. Tristemente temos que considerar que o ovide se torna, na verdade, um parasita.

Captulo 2 Ovoidizao

Como todo ser vivo, seu metabolismo, embora baixssimo devido s suas reduzidas necessidades, precisa da absoro de seivas vitais para a sua subsistncia. No dispondo de meios para produzi-Ias, a manuteno de sua exgua vitalidade somente pode ser levada a efeito mediante a aquisio de recursos vitais externos, provenientes de outros seres. A anatomia e a fisiologia dos ovides adquirem assim todas as caractersticas prprias dos parasitas da Terra, especializados na assimilao e metabolismo de foras vitais roubadas de outros seres vivos. Embora qualquer tipo de energia vital possa servir-lhes para este fim, aquelas que melhor se adaptam s suas necessidades e para as quais eles se especializaram so as energias do psiquismo. Por isso, o hospedeiro natural do ovide a mente humana.
CONTINUA

Devido a esta caracterstica, os ovoides comumente so colhidos por espritos dedicados ao mal, que os utilizam como instrumentos de torturas humanas. Eles podem at-los aos crebros de inditosos obsediados, minando suas foras e deteriorando suas resistncias psquicas atravs do escoamento de suas foras mentais. Induzem assim, no somente a depresses, mas demncia e loucura, desequilbrios de difcil remisso, tanto na carne quanto no mundo espiritual.
Captulo 2 Ovoidizao

Sendo os ovides joguetes nas mos desses infelizes, natural que este seja outro motivo para se lhes evitar, a qualquer custo, a proliferao no Vale dos Suicidas.

A ovoidizao, contudo, no uma adulterao das leis perispirituais, pois est subordinada aos mesmos princpios da miniaturizao ou restringimento, fenmeno a que est submetido o esprito no processo reencarnatrio, quando a tessitura plasmtica do perisprito, antecedendo nova descida carne, sofre uma contrao involutiva, retomando aos patamares da evoluo biolgica, para abraar um novo vulo fecundado e elev-lo, rapidamente, condio das ltimas conquistas no campo da vida carnal, atravs do milagre do desenvolvimento embrionrio.

CONTINUA

A ovoidizao, portanto, em ltima anlise, apenas uma contrao ou miniaturizao patolgica, pois ocorre distante do momento reencarnatrio.
No encontrando o reservatrio uterino, meio indutor, mantenedor e protetor de tal processo, o ser, em franco processo de contrao, estaciona-se na fase ovide deste percurso, restringindo sua conscincia s etapas mais elementares da vida biolgica.
Captulo 2 Ovoidizao

Alguns observadores do nosso plano referem-se ao ovide como sendo a segunda morte do esprito.

Fenmeno este muito pouco divulgado na literatura dos espritos, dirigida aos homens, por tratar-se de tema de natureza ainda muito complexa e que poderia causar maiores dvidas e questionamentos entre os pesquisadores da Terra. De fato, a morte ovoidal pode ser considerada a segunda morte, porm, para o perfeito esclarecimento do estudioso, devemos compreender que se trata apenas de um dos patamares onde pode estacionar a contrao perispiritual. O ovide ainda traz um metabolismo vital, embora bastante reduzido, mostrando, ademais, resduos de atividade consciencial, sendo portanto apenas um dos limiares em que estagia o ser rumo segunda morte.
CONTINUA

Na realidade, esta o resultado de aprofundamento em nvel ainda mais inferior da condensao involutiva, acometendo espritos com alto quilate de rebeldia e maldade, levando-os completa estagnao da conscincia, com a total perda da atividade vital, fenmeno rarssimo e conhecido tambm como a petrificao perispiritual. Isto, entretanto, pressupe apenas o limiar do mergulho do ser no abismo da inconscincia e no a anulao de sua individualidade.

Captulo 2 Ovoidizao

FIM

Ovides.
Vamos dar uma parada por aqui, e continuaremos depois!

You might also like