You are on page 1of 42

Obsess o.

Vamos continuar falando aqui sobre o nosso assunto da desobssesso.

Desobsesso

ortanto, este um trabalho assistencial que deve ser executado com muito conhecimento causa. Isto , conhecer-se do que existe no outro lado da vida, do por qu das pessoas se galfinharem tanto, e de amais subestimar qualquer dos contendores.

onsiderar, tambm, que o respeito e a ordem devem ser a t"nica de qualquer trabalho esobsessivo. #lm disso, deve ser executado em equipe composta, se poss$vel, por diverso olaboradores possuidores das variadas categorias de mediunidade, tais como, incorporador dentes, psic%grafos, etc.

mais importante, entretanto, a equipe humana estar associada, e perfeitamente ntoni'ada, com um competente grupo de entidades mentoras. (stas, efetivamente, que arantiro resultados benficos e a seguran)a de todos. *o con unto, a equipe humana ser+ instrumental necess+rio ao tratamento, e os mentores sero os verdadeiros operadores.

,alemos agora do primeiro procedimento...

!&*-I*.#

Desobsesso
Primeiro Procedimento

ma ve' que o processo obsessivo se estabeleceu, a partir da primeira forma-pensamento q raiu as entidades de igual pensar / no esquecer desse pormenor para no incorrer no erro e, afoitamente, condenar um em benef$cio de outro / os cuidados iniciais devem ser os de s oncentrar na forma ideopl+stica geradora do dist0rbio.

ara se chegar a ela, utili'ar o recurso de conversar com o paciente. *essa conversa quase empre ele ir+ externar as impress1es que o incomodam. Vai-se untando as partes para form quadro que permita compreender a extenso e a gravidade que o caso apresenta, bem com a incidncia da fixa)o mental que afeta aquela pessoa.

eralmente os mentores atendentes so extremamente cautelosos nesses primeiros contato empre informam ao interessado que antes de qualquer providncia iro fa'er averigua)1es so significa verificar as causas.

m do que, esse di+logo inicial serve para relaxar o paciente. *essa tranquili'a)o ele deixa u campo +urico aberto, em condi)1es de ser analisado. Isso necess+rio porque existem ssoas que vivem um constante estado de alerta. 3empre desconfiadas. Por si ou indu'idas os obsessores. #ssim, quando investigadas, procuram disfar)ar as verdadeiras causas do s incomodam.

so acontece, principalmente, com aquelas que se fa'em passar por v$timas. (sses disfarces o comuns, pois, de envolto 4 psicosfera do paciente, como dissemos acima, esto poderos eligncias sugestionando-o, e at sub ugando-o.

Desobsesso

ra evitar esses engodos, os mentores prolongam a conversa)o e marcam outra visita. (nt ta e a pr%xima sesso fa'em suas investiga)1es. #lm disso, esse intervalo de tempo a uda angariar a confian)a dos envolvidos na trama. -empo em que, repetimos, quase sempre os sessores estaro acompanhando os mdiuns que participam da equipe.

5e qualquer forma, porm, + no primeiro contato o paciente recebe assistncia.

!onforme a figura abaixo exemplifica, o 6passe7 ministrado.


,orma Pensamento(ste

ter+ o condo de iniciar um contra-ataque 4s formas mentais que orbitam em torno do paciente, desintegrando-as. #p%s essa transfuso de fluidos regeneradores quase sempre o paciente informar+ estar se sentindo aliviado. 6- 5ormi bem esses dias, me alimentei melhor.7 - Informa na segunda visita.

#gresso

Para o terapeuta isso %bvio. #final a transfuso de energia desintegro a forma-pensamento negativa que atra$a entidades malvolas. ,ormas-pensamento negativa desintegrada ocasiona a desimanta)o dos obsessores, advindo, ento, a diminui)o da presso ps$quica que o paciente vivenciava.

Desobsesso

davia, ainda no o momento de se entusiasmar. (ssa desimanta)o proporcional a cad so, significando que, dependendo das causas envolvidas, a harmoni'a)o completa dos gantes poder+ demandar algumas outras encarna)1es.

exemplo que apresentamos com a figura abaixo de casos simples, relacionados apenas 4 esen)a de entidades no maldosas, acopladas at por engano, 4 aura de uma pessoa.
,orma Pensamento

Ve amos, a seguir, situa)1es mais complexas, daquelas onde, deliberadamente, os contendores se engalfinham de unhas e dentes, em processos movidos por muito %dio e vingan)a.

,orma Pensamento

#gresso

#gresso

*o importa, aqui, determinar quem obsediado e quem obsessor. !omo temos repetidamente comentado, todos que procuram uma assistncia espiritual, no importando o que tra'em na alma, devem receber idnticas aten)1es.

9ogo ap%s, um colaborador de nosso plano franqueou acesso a nume-rosas entidades sofredoras e perturbadas, que se postaram, diante da assembleia, formando legio. *enhuma delas vinha at n%s, constran-gidamente. 5ir-se-ia que se aglomeravam, em derredor dos amigos encarnados em prece, quais mariposas inconscientes, rodeando grande lu'. #tencioso, ;ulus <Instrutor de #ndr 9ui'= notificou> : 3o almas em turva)o mental, que acompanham parentes, amigos ou desafetos 4s reuni1es p0blicas da institui)o, e que se desligam de-les quando os encarnados se deixam renovar !ap$tulo 8 pelas ideias salvadoras, expressas na palavra dos que veiculam #nte o 3ervi)o o ensinamento doutrin+rio. 6?odificado o centro mental daqueles que habitualmente vampiri'am, essas entidades ve-em-se como que despe adas de casa, porquanto, alterada a elabora)o do pensamento na-queles a quem se afei)oam, experimentam s0bitas reviravoltas nas posi)1es em que falsa-mente se equilibram. 6#lgumas delas, rebeladas, fogem dos templos de ora)o como este, detestandolhes tem-porariamente os servi)os e armando novas persegui)1es 4s suas v$timas, que procuram at o reencontro@ contudo, outras, de algum modo tocadas pelas li)1es ouvidas, demoram-se no local das predica)1es, em ansiosa expectativa, famintas de maior esclarecimento.7
FIM

Desobsesso

figura abaixo ilustra o atendimento para os casos complexos. *ela vemos um mdium em ntonia com o mentor espiritual, criando uma faixa magntica de vibra)1es protetoras. (sta ixa envolve o paciente. 3eu efeito o de impedir a aproxima)o dos obsessores, repelindo mbm, suas radia)1es deletrias. (sse campo magntico criado pela mente do mdium to poderoso que provoca a desintegra)o das imanta)1es mais fortes. A o resultado da associa)o de vontades soberanamente pensando no bem, tanto do<s= mdium<uns= como, e principalmente, do<s= mentor<es= espirituais que dirigem a<s= sesso<1es=.

Ncleo Centro Templo

?entor

?dium

!ap$tulo BC 3ervi)o de Passes

Obsidiados ganhavam ingresso no recinto, acompanhados de frios verdugos, no entanto, com o toque dos mdiuns sobre a regio cortical, depressa se desligavam, postandose, porm, nas vizinhanas, como que espera das vtimas,

FIM

Desobsesso

(ssa a)o mais severa se ustifica naqueles casos em que os contendores se aniquilam mutuamente. Para separ+-los somente atravs de vibra)1es protetoras, lembrando, entreta que os indispens+veis cuidados devem vir das orienta)1es dadas pelos mentores.

ara que tenham uma idia do potencial das vibra)1es protetoras, elas causam pDnico aos sp$ritos que estiverem imantados a uma pessoa.

s vibra)1es protetoras, que so faixas magnticas, tem a mesma caracter$stica do passe, co diferen)a significativa da intensidade energtica. (xplica-se> !omo ela oriunda do con unt e mentes formado pelos mentores espirituais e dos mdiuns, ela est+ carregada, unicament m fluidos adequados 4 re-harmoni'a)o do psiquismo tanto do paciente quanto dos vasores, sem violent+-los. sa a)o impactante das vibra)1es protetoras, que existem nas casas esp$ritas propiciam, n sos mais graves, a desinfec)o mais r+pida do campo da aura do paciente, sem contudo, rmoni'+-la totalmente. *o obstante, e bom que se esclare)a, essas providncias, a o passe ou as vibra)1es, o resultado benfico ter+ dura)o tempor+ria, pois a composi)o do campo +urico de qualquer pessoa est+ na dependncia direta do que ela nsa.

mbrando do estudo da #ura Eumana, ela a psicosfera, ou atmosfera ps$quica das criatur ela que atrai os assemelhados.

ara a harmoni'a)o definitiva de todo aquele quadro, envolvendo paciente e invasores, utras providncias precisaro ser tomadas. Veremos estas no pr%ximo slide.

Desobsesso
Segundo Procedimento

ecapitulando parte de slides anteriores, lembramos que os primeiros socorros efetuaram a esintegra)o das formas-pensamentos / ideoplastias monoide$sticas / que infestavam a ura do paciente, ense ando a simbiose obsessiva na qual padecia tormentos que pareciam find+veis.

sim, uma ve' interrompidas as correntes mentais da m%rbida simbiose, como segundo ocedimento deve-se iniciar o mtodo de persuaso, ou se a, a doutrina)o. *ada com r+ter de religiosidade. -rata-se da conversa)o amistosa a ser estabelecida entre as partes volvidas e o terapeuta.

esta conversa)o dever+ se firmar uma confian)a geral. Para tanto o mediador, que o apeuta, dever+ utili'ar somente de argumentos l%gicos, embora que com palavras simples, is, por detr+s desses infaustos acontecimentos quase sempre existem mentes poderosas e eligentes. #ssim sendo, no ser+ qualquer conversinha que convencer+ os litigantes sobre us equ$vocos. -ambm no se deve usar de argumentos padroni'ados, como comum de r em reuni1es de desobsesso, cunhadas em chav1es religiosos.

argumenta)o deve girar em torno da espec$fica questo que envolve o caso, e amais part ra a generalidade de aconselhamento. (ssas generalidades utili'adas por doutrinadores uco h+beis ficam limitadas a di'er, por exemplo> 6?eu irmo, compreenda que Gesus comendou perdo7, etc, etc, e vo por a$ a fora.

Desobsesso

odavia, embora em que pese a boa inten)o do doutrinador, for)oso reconhecer que ali st+ uma conscincia pe ada pela sensa)o de algum ato arbitr+rio consoante ao que ela hama de sofrimento in usto. (ssa conscincia est+ obscurecida pelas trevas do infort0nio vido. Por isso, for)oso tambm reconhecer que alguma ra'o ela tenha.

oncordamos que um erro no ustifica outro, entretanto, na lei dos homens o mais perverso os criminosos tem assegurado seu direito de defesa. 3endo assim na lei dos homens, leis mperfeitas que so, perante as 9eis !%smicas os direitos assegurados so ainda maiores.

ortanto, considerando essas ra'1es, o doutrinador deve entender que sua fun)o ali no e impositor de f%rmulas salvacionistas, mas de um ponderado conselheiro. Para s-lo ecisar+, primeiro, aprender a ouvir. 5o que ouvir criar+ sua argumenta)o, fa'endo-a numa onversa franca e amiga.

aber ouvir importante porque as entidades podero se mostrar incompreendidas, ou norantes, meramente como formas de disfar)ar suas verdadeiras inten)1es. #lm disso, odem ser ex$mias manipuladoras de energias, com as quais seviciam suas v$timas. &uvir, ortanto, a udar+ o doutrinador a fa'er uma avalia)o do quadro, ao untar suas impress1es s intui)1es.

esta forma, mais do que nunca, o doutrinador deve se mostrar sinceramente interessado p er o apa'iguamento entre os contendores, e no, simplesmente, falar por falar, indiferente os resultados.

Desobsesso

!ompreenda, o doutrinador, que os interlocutores estaro, alm de ouvindo, tambm vendo identificando o real sentimento de quem com eles conversa. (ssa a ra'o para que a onversa)o, e no o di+logo padroni'ado, siga orientada pela l%gica exigida pelo caso, e pe entimento de verdadeira solidariedade. 5o contr+rio, amais o doutrinador ser+ convincente

lm da doutrina)o do, ou dos, desencarnados, necess+rio dispensar igual aten)o ao ncarnado. # conversa)o com o encarnado deve ser mais prolongada, repetindo-se, se ecess+rio, por v+rios dias. ( quando o caso requerer, orient+-lo a participar de reuni1es de studo. (ssas orienta)1es sero as leis da moral c%smica, dentre as quais a lei de !ausa e feito. Intenta-se com essas instru)1es modificar-lhe o centro de interesse que at ali o tem ominado. Hue o seguinte>

ara bem instruir, o terapeuta deve ter em lembran)a que a origem desses desarran os se d+ ela emana)o de formas-pensamentos, que possam ter ocorrido em vidas passadas como n ual, originadas, porm, pelo pr%prio dese o daquele que ali se intitula v$tima. #ssim sendo, bom senso aconselha que se a 6v$tima7 no modificar o teor de suas emana)1es mentais, o , no se corrigir, formas idnticas 4s anteriores retornaro 4 psicosfera do reclamante e clo de uma nova fase obsessiva se instalar+.

Desobsesso

omo usamos a palavra v$tima, preciso recordar que na realidade no existem v$timas. # da caso analisado, se f"ssemos remontar 4s suas mais long$nquas origens, ver$amos que clamante de ho e comportou-se, outrora, como provocador. (ntretanto, num trabalho sistencial no se trata de fa'er bisbilhotices, e o passado, + di' a sabedoria popular, 6a 5e ertence7. #ssim, esses detalhes se tornam irrelevantes na maior parte das ve'es. & portante mesmo estender a mo 4 reconcilia)o, recomendando o saud+vel compreende e que a disc%rdia s% tra' sofrimento, e amais vit%ria alguma.

5iante da mulher a ser apedre ada o sublime ?estre demonstrou a bela li)o> Perguntou-lhe> mulher, onde esto teus acusadoresI *ingum te condenouI Fespondeu ela, ningum, 3enhorJ 6(nto, lhe disse Gesus, nem (u tampouco te condeno@ v+ e no peques maisK.
<Goo L> B-BB=

*esse di+logo do qual participou o grande doutrinador, ficam evidentes duas partes> *o imiscuir no passado de quem quer que se a, a menos que, terapeuticamente, isso se bsoluta e beneficamente necess+rio@ *o ulgar, se a absolvendo ou condenando, mas ficar no caminho da coerncia com as 9e %smicas que a ningum punem, mas que concedem oportunidades de reconstruir a vida.

Desobsesso

esta forma, a conversa com o paciente deve ser, como se v, fraterna, mas muito ob etiva, ois aquela mente que ouve o doutrinador, presa, talve', de preconceitos, ou sentindo ainda brar em seu corpo #stral os reflexos do processo obsessivo em que se via ligada, poder+ se ostrar manhosa, e pretender que um 6milagre7 se fa)a em seu favor. #lgo, assim, como de gum vir a carregar por ela a sua cru'.

esclarecimento, repetimos, deve ser l0cido, determinando bem as responsabilidades para ue o paciente envide esfor)os para consolidar a cura definitiva. -odavia, o terapeuta no de e afligir por esses resultados.

erecer socorro, sim, deve ser feito, mas sem esquecer que a cura definitiva s% ser+ alcan)a o paciente colaborar compreensivamente e, se a incurso c+rmica a que est+ ligado, para da humana presente, o permitir. 9embramos que a 6v$tima7 de ho e, pode ter se mpromissado com infelicita)1es para o futuro.

odemos di'er que isso come)ou naquele per$odo em que, vivenciando sua evolu)o na scalada humana, ela deixou-se corromper pelo orgulho da rique'a e pela vol0pia do poder, aticando atos que vieram culminar com os chamados desarran os de agora. Portanto, com emos, uma complexidade de fatos destrutivos que se escondem sob a cortina do squecimento tempor+rio da reencarna)o.

Desobsesso

e a l+ o que for, entretanto, no cabem acusa)1es nem ulgamentos, mas seguro conselhamento. -odavia, pode acontecer de apesar do aconselhamento amigo e sensato o aciente continuar renitente na sua opinio de se considerar v$tima. ( muito mais, insolente, uerendo por toda maneira que o livrem daquela situa)o sem que, para isso, envide um m$nimo de esfor)o pessoal. #penas pelo desempenho assistencial do mdium.

uando assim for, preciso que o mdium se resguarde, ciente de que sem o esfor)o pesso o paciente muito pouco poder+ ser feito. #lm disso, por esse descaso, o ciclo de atra)o ental negativa voltar+ a se instalar, em condi)o pior que a anterior.

oncluindo, podemos di'er que o segundo procedimento assistencial tem uma fase mais olongada e baseada nos princ$pios de encaminhamento das pessoas 4 nova perspectiva de da. A um procedimento a ser desdobrado pela a)o do companheirismo, com o qual o div$duo ver-se-+ atra$do por seguir novo rumo na vida.

ta a l%gica irrefut+vel, pois, se em tempos idos ele mesmo distorceu a diretri' de uma vid nrada e respons+vel, enredando-se pelas pr+ticas de atos conden+veis, agora ter+ de ser e esmo a refa'er sua destina)o.

E por que no separar de vez o algoz da vtima? 6/ !alma, <...= / ponderou o #ssistente. #inda no examinamos o assunto em sua estrutura b+sica. -oda obsesso tem alicerces na reciprocidade. Fecordemos o ensinamento de nosso 5ivino ?estre. *o basta arrancar o oio. A preciso saber at que ponto a rai' dele se entranha no solo com a rai' do trigo, para que no venhamos a esmagar um e outro. *o h+ dor sem ra'o. #tendamos, assim, 4 lei da coopera)o, sem o prop%sito de nos nateciparmos 4 Gusti)a 5ivina.7 6/ #nalisando o pretrito, ao qual todos nos ligamos, atravs de lembran)as amargas, somos enfermos em assistncia rec$proca. *o seria l$cito guardarmos a pretenso de lavrar senten)as definitivas pr% ou contra ningum, porque, na posi)o em que ainda nos achamos, todos possu$mos contas maiores ou menores por liquidar.7

!ap$tulo MN ,ascina)o

FIM

Desobsesso

equipe socorrista, mentores e mdiuns, o suporte a auxili+-lo na aceita)o pac$fica da rmula 0nica de regenera)o prescrita pela 9ei do !arma, no obstante, ele mesmo, e to % ele mesmo, arcar+ com o processo de sua reconstru)o.

esta maneira, para que ha a perfeita l%gica na aplica)o desse segundo procedimento ssistencial, os terapeutas devero conhecer do mundo oculto e das encru'ilhadas nas quais os deixamos nos perder.

ra tanto, s% o estudo e a vivncia de acompanhamento dos fatos que se repetem nas ss1es assistenciais, capacitam o terapeuta 4 condi)o de condutor de almas aos campos d blimidade. 2rave e +rdua responsabilidade.

Em uma doutrinao, no plano espiritual. Vejam o que um doutrinador fala para um esprito que obsediava um encarnado( !...
<O= & crime cometido pelo encarnado foi em uma existncia do passado.

!ap$tulo BL. &bsesso.

6<...= em todos os desastres que nos ocorram, devemos examinar serenamente a percentagem de nossa co-participa)o. #penas em situa)1es rar$ssimas, poder$amos exibir, de fato, o t$tulo de v$timas. *a maioria dos acontecimentos dessa nature'a, porm, temos a nossa parte de culpa. *o podemos evitar que a ave de rapina cru'e os ares, sobre a nossa fronte, mas podemos impedir que fa)a ninho em nossa cabe)a.7 6<...= *em sempre a nossa viso incompleta nos deixa perceber a altura da d$vida que nos pr%pria. (, na d0vida, licita a absten)o.7

FIM

Vejam a"ora o que o Instrutor #le$andre nos fala sobre a doutrinao que % feito no plano espiritual, e que nos serve de aprendi&ado.

/ & trabalho de esclarecimento espiritual, depois da morte, entre as criaturas, exige de n%s outros muita aten)o e carinho.
!ap$tulo BL. &bsesso.

6A preciso saber semear na 6terra abandonada7 dos cora)1es desiludidos, que se afastam da !rosta sob tempestades de %dio e ang0stia desconhecida.7 65i' o 9ivro 3agrado que no princ$pio era o Verbo... -ambm aqui, diante do caos desolado dos (sp$ritos infeli'es, necess+rio utili'ar o verbo no princ$pio da verdadeira ilumina)o.7 6*o podemos criar sem amor, e somente quando nos preparamos devidamente, edificaremos com xito para a vida eterna.7

FIM

'ma outra "rande lio do Instrutor #le$andre sobre a doutrinao. Vamos ver abai$o.

/ (stamos aqui numa escola espiritual. 6& doutrinador humano encarrega-se de transmitir as li)1es.7
!ap$tulo BL. &bsesso.

6Voc pode registrar, porm, que, para ensinar com xito, no basta conhecer as matrias do aprendi'ado e ministr+-las.7

6#ntes de tudo, preciso senti-las e viver-lhes a substancialidade no cora)o.7 6& homem que apregoa o bem deve pratic+-lo, se no dese a que as suas palavras se am carregadas pelo vento, como simples eco dum tambor va'io.7

6& companheiro que ensina a virtude, vivendo-lhe as grande'as em si mesmo, tem o verb carregado de magnetismo positivo, estabelecendo edifica)1es espirituais nas almas que o ouvem.7 63em essa caracter$stica, a doutrina)o, quase sempre, v. 6
FIM

!rioridade..."

63empre se deve ter em mente, durante os processos de atendimento de desencarnados, conforme ocorre nas respeit+veis (ntidades (sp$ritas dedicadas 4 desobsesso, que a terapia essencial dever+ ser proporcionada ao ho e obsessor e no somente direcionada em favor da liberdade do obsidiado. 5o ponto de vista moral, o maior sofredor o desencarnado que prossegue em ang0stia, desespero e %dio em rela)o que o defraudou... Porque vis$vel, o encarnado, ho e na condi)o de v$tima, inspira compaixo e parece merecer a alforria. A compreens$vel, mas no usto. & enfermo portador de maior gravidade o outro, sua v$tima que, desde o momento em que foi infelicitado, sofre at este momento, experienciando tormentos inimagin+veis.

P+gina BPQ e BPB.

# afli)o que imp1e ao seu antigo algo' no representa uma expressiva percentagem do que o combure interiormente.7
FIM

Como deve processar-se a doutrinao dos desencarnados nas reunies medinicas?


Raul - # doutrina)o, ou esclarecimento, dirigida aos companheiros desen-carnados, que se apresentam nas reuni1es de intercDmbio medi0nico, deve ser processada dentro de um clima de entendimento e respeito, estando cer-to o doutrinador, ou esclarecedor, de estar dialogando com um ser humano, cu a diferen)a mais not+vel a estar 5outrina)o o esp$rito despo ado do corpo f$sico. Fefletindo sobre tal verdade, o doutrinador no ignorar+ que o desencarnado continua com possibilidades de sentir simpatia ou antipatia, de nutrir amor ou %dio, alegria ou tris-te'a, euforia ou depresso. Hue ele pode ainda ser l0cido ou embotado, 'ombeteiro, leviano, emotivo ou frio de senti-mentos. # doutrina)o, a partir dessa reflexo, se desenvolver+ como um di+logo com outro ser hu-mano, quando pelo menos um dos conversadores nobre e atencioso. #ssim, evitar-se-o, por parte do doutrinador, amea)as, chantagens, irrita)o ou desdm. (m tudo, o bom senso. & doutrinador deixa a entidade falar, di'er a que veio, o que dese a, e, da$, vai conversando, perguntando sem agresso, chamando o desencarnado 4 medita-)o, 4 compreenso, admitindo, contudo, que, nem sempre, ser+ tarefa muito f+cil ou ime-diata, como entre pessoas encarnadas que tm dificuldade de entender as coisas, por m0l-tiplas ra'1es, e passam longos meses ou mesmo anos, 4s ve'es, para reformar uma opinio FIM ou abrir mo de determinados costumes ou procedimentos.

Obsess o.

Vamos acompanhar agora uma informa)o que o Instrutor #lexandre passa para #ndr 9ui'.

Obsess o.

# d0vida seria> se uma pessoa obsediada poderia obter 6prote)o diferenciada7, em alguns casos de obsesso.

Obsess o.
Vamos acompanhar a resposta de #lexandre.

& instrutor sorriu e esclareceu> / *o se trata de prote)o, mas de esfor)o pr%prio. & obsidiado, alm de enfermo, representante de outros enfermos, quase sempre tambm uma criatura repleta de torturantes problemas espirituais.

63e lhe falta vontade firme para a auto-educa)o, para a disciplina de si mesma, quase certo que prolongar+ sua condi)o dolorosa alm da morte.7
!ap$tulo BL. &bsesso.

6Hue acontece a um homem indiferente ao governo do pr%prio larI Indubitavelmente ser+ assediado por mil e uma quest1es, no curso de cada dia, e acabar+ vencido, convertendo-se em oguete das circunstDncias.7

magine agora que esse homem indiferente este a cercado de inimigos que ele mesmo criou dvers+rios que lhe espreitam os menores gestos, tomados de sinistros prop%sitos, na maior as ve'es...7

e no desperta para as realidades da situa)o, empunhando as armas da resistncia e vando-se do auxilio exterior que lhe prestado pelos amigos, ra'o+vel que permane)a esagado.7

(sta, a defini)o da maior percentagem dos casos espirituais de que estamos tratando.7
!&*-I*.#

*o representa, porm, a caracter$stica exclusiva das obsess1es de ordem geral.7

6(xistem igualmente os processos laboriosos de resgate, em que, depois de afastados os elementos da perturba)o e da sombra, perseveram as situa)1es expiat%rias.7

6(m todos os acontecimentos dessa espcie, porm, no se pode prescindir da adeso dos interessados diretos na cura.7

!ap$tulo BL. &bsesso.

63e o obsidiado est+ satisfeito na posi)o de desequil$brio, h+ que esperar o trmino de sua cegueira, a redu)o da rebeldia que lhe pr%pri ou o afastamento da ignorDncia que lhe oculta a compreenso da verdade.7

6#nte obst+culos dessa nature'a, embora se amos chamados com fervo por aqueles que amam particularmente os enfermos, nada podemos fa'er, seno semear o bem para a colheita do futuro, sem qualquer expectativa de proveito imediato.7

FIM

Obsess o.

Vamos ver agora o que uma pessoa obsidiada, neste caso o do livro, est+ fa'endo para seu pr%prio melhoramento.

/ # ovem a que me referi est+ procurando a restaura)o das for)as ps$quicas, por si mesma@ tem lutado incessantemente contra as investidas de entidades malignas, mobili'ando todos os recursos de que disp1e no campo da prece, do autodom$nio, da medita)o. 6*o est+ esperando o milagre da cura sem esfor)o e, no obstante terrivelmente perseguida por seres inferiores, vem aproveitando toda espcie de a uda que os amigos de nosso plano pro etam em seu c$rculo pessoal.7
!ap$tulo BL. &bsesso.

6# diferen)a, pois, entre ela e os outros, a de que, empregando as pr%prias energias, entrar+, embora vagarosamente, em contacto com a nossa corrente auxiliadora, ao passo que os demais continuaro, ao que tudo fa' crer, na impassibilidade dos que abandonam voluntariamente a luta edificante.7

/ (sta irm / disse o orientador / permanece, de fato, no caminho da cura. Percebeu a tem que a medica)o, qualquer que se a, no tudo no problema da necess+ria restaura)o do equil$brio f$sico. G+ sabe que o socorro de nossa parte representa material que deve ser apr eitado pelo enfermo dese oso de restabelecer-se. Por isso mesmo, desenvolve toda a sua apacidade de resistncia, colaborando conosco no interesse pr%prio. &bserve.

!&*-I*.#

(fetivamente, sentindo-se amparada pela nossa extensa rede de vibra)1es protetoras, a ovem emitia vigoroso fluxo de energias mentais, expelindo todas as idias malss que os desventurados obsessores lhe haviam depositado na mente, absorvendo, em seguida, os pensamentos regeneradores e construtivos que a nossa influencia)o lhe oferecia #provando-me o minucioso exame com um gesto significativo, #lexandre tornou a di'er>
!ap$tulo BL. &bsesso.

/ #penas o doente convertido voluntariamente em mdico de si mesmo atinge a cura positiva. *o doloroso quadro das obsess1es, o principio an+logo. 3e a v$tima capitula sem condi)1es, ante o advers+rio, entrega-se-lhe totalmente e torna-se possessa, ap%s transformar-se em aut"mato 4 merc do perseguidor.

3e possuir vontade fr+gil e indecisa, habitua-se 4 persistente atua)o dos verdugos e viciao circulo de irregularidades de muito dif$cil corrigenda, porquanto se converte, aos poucos, m p%los de vigorosa atra)o mental aos pr%prios algo'es. (m tais casos, nossas atividades e assistncia esto quase circunscritas a meros trabalhos de socorro, ob etivando resultaos long$nquos.7

Huando encontramos, porm, o enfermo interessado na pr%pria cura, valendo-se de nosso ecursos para aplic+-los 4 edifica)o interna, ento podemos prever triunfos imediatos.7
FIM

# tambm no livro..." 6<...= procurava penetrar no Dmago do vingador para despert+-lo para a felicidade que adiava apenas por capricho, ignorDncia ou rebeldia. #costumado, no entanto, ao abandono que se permitira ou ao sofrimento a que se deixara arrastar, esse irmo do !alv+rio relutava em acreditar nos meus sentimentos, sempre supondo que eu guardava motivos subalternos, qual o de afast+-lo do encarnado e semelhantes, sem qualquer considera)o pela sua dor. (vitando discuss1es estreis, sempre busquei irradiar simpatia e compreenso pelo seu drama, conseguindo sensibili'ar um expressivo n0mero de equivocados.7

P+gina MPN e MP8.

*a trama da obsesso, portanto, no apenas se encontra em desalinho o que chora e se esespera, mas tambm aquele que aplica o l+tego, o verdugo aparentemente insens$vel, ue sempre algum que perdeu o rumo de si mesmo, por conseqRncia, a identifica)o om a vida. #cercar-se da sua situa)o penosa, mediante sincera emo)o, de significado rofundo, porque a irradia)o mental mais poderosa do que a verbali'a)o que pode ser estitu$da da vibra)o de legitimidade. & amor, por conseqRncia, o mais poderoso ecurso ao nosso alcance, expresso ou no, para ser utili'ado, do que quaisquer argumento em urdidos, porm, escassos do recurso vitali'ador que necess+rio a todo aquele que se ncontra em carncia afetiva. ( os perseguidores so, invariavelmente, (sp$ritos em grande arncia, desconfiados e +ridos, porque foram v$timas de enleios e trai)1es relacionados co s seus sentimentos de nobre'a e de sinceridade.7
FIM

Desobsesso

ada a ineg+vel importDncia de que se revestem tais acontecimentos, esse assunto nos leva profundas reflex1es quando, diante dos in0meros casos de obsesso que se depara no tidiano da vida encontramos pessoas sub ugadas por vontades maldosas e destruidoras.

ssas reflex1es nos levam a pensar que o a uste ps$quico obtido via educa)o medi0nica tor a ser considerado com muita seriedade. (ste a uste d+ ao seu portador, o controle das mo)1es e situa)1es, distinguindo de onde vm os impulsos ps$quicos que o envolvem.

2eralmente as 6v$timas7 possuem seus ve$culos #strais e ?entais em desalinho com o corpo $sico, o que facilita o assdio dos obsessores. (sse desalinho viria de condutas desregrada m vidas anteriores que, na vida atual, em forma de tendncias, teimam em emergir do por e suas conscincias, propiciando, assim, atrair os obsessores.

ndo as pessoas feito seus a ustamentos ps$quicos, medi0nicos, o processo de persegui)o ssa. E+, portanto, nisso tudo uma l%gica que no pode ser despre'ada@ a de que o ucand+rio medi0nico deve ser feito dentro dor princ$pios da tica c%smica.

o admira, pois, que certos casos de obsesso se tornem insol0veis na vida atual, + que o rincipal implicado, o humano, no se interessa, perseverantemente, por corrigir os rumos da ua vida.

/ *a (spiritualidade, os servidores da medicina penetram, com mais seguran)a, na hist%ria do enfermo para estudar, com o xito poss$vel, os mecanismos da doen)a que lhe so particulares. #$, os exames nos tecidos psicossom+ticos com aparelhos de preci-so, correspondendo 4s inspe)1es instrumentais e !ap. BS 3egunda parte Predisposi)1es ?%rbidas laboratoriais em voga na -erra, podem ser enriquecidos com a ficha c+rmica do pa-ciente, a qual determina quanto 4 reversibilidade ou irreversibilidade da molstia, antes de nova reencarna)o, motivo por que numerosos doentes so trat+-veis, mas somente cur+veis mediante longas ou curtas interna)1es no campo f$sico, a fim de que as causas profundas do mal se am extirpadas da mente pelo contato direto com as lutas em que se configuraram. !urial, portanto, que o mdico espiritual se utili'e ainda, de certa maneira, da medica)o que vos conhecida, no socorro aos desencarnados em sofrimento, porque, mesmo no mundo, todo remdio da farmacopia humana, at certo ponto, pro e)o de elementos quimioeltricos sobre agrega)1es celulares, estimulandolhes as fun)1es ou corrigindo-as, segundo as disposi)1es do desequil$brio em que a enfermidade se expresse.
!&*-I*.#

Quais os principais mtodos usados na Espiritualidade para o tratamento das leses do corpo espiritual?

!ontudo, imperioso reconhecer que na (sfera 3uperior o mdico no se ergue apenas com o pedestal da cultura acadmica, qual ocorre freqRentemente entre os homens, mas sim tambm com as qualidades morais que lhe confiram valor e pondera)o, humildade e devotamento, visto que a psicoterapia e o magnetismo, largamente usados no plano extraf$sico, exigem dele grande'a de car+ter e pure'a de cora)o.
!ap. BS 3egunda parte Predisposi)1es ?%rbidas

FIM

Obsess o.

Vamos fa'er uma pergunta bem intrigante sobre o animismo. #ssunto esse que + estudamos.

Obsess o.

( quando no processo obsessivoTdesobssessivo est+ o animismoI !omo devemos agirI

Obsess o.

Ve am a resposta do assunto estudado no livro 6?ecanismos da ?ediunidade7.

Desobsesso e animismo
*enhuma ustificativa existe para qualquer recusa no trato generoso de personalidades median$micas provisoriamente estacionadas em semelhantes prova)1es, de ve' que so, em si pr%prias, (sp$ritos so-fredores ou conturbados quanto quaisquer outros que se manifes-tem, exigindo esclarecimento e socorro. & amparo espontDneo e o aux$lio genuinamente fraterno lhes rea- ustaro as ondas mentais, concurso esse que se estender+, inevit+-vel, aos companheiros do pretrito que lhes !ap$tulo MN #nimismo assediem o pensamen-to, operando a reconstitui)o de caminhos retos para os sensitivos corporificados na -erra, to importantes e to nobres em sua estru-tura quanto aqueles que os doutrinadores encarnados se prop1em tra)ar para os amigos desencarnados menos feli'es. #li+s, preciso destacar que o esfor)o da escola, se a ela o recinto consagrado 4 instru)o prim+ria ou a instituto corretivo, funciona como recurso renovador da mente, equilibran-do-lhe as oscila)1es para n$veis superiores. *o h+ novidade alguma no impositivo da acolhida magnDnima aos obsessos dessa natu-re'a, hipnoti'ados por for)as que os comandam espiritualmente, a distDncia.
FIM

Obsess o.

G+ que citamos este livro, vamos falar tambm das in0meras pessoas que se encontram ho e nos manic"mios e nas penitenci+rias, em virtude de processos obsessivos. ( especificamente neste trecho do livro, dos casos de animismo.

nimismo e criminalidade
&s manic"mios e as penitenci+rias esto repletos de irmos nossos obsidiados que, alcan)ando o ponto espec$fico de suas recapitula-)1es do pretrito culposo, 4 falta de providncias reeducativas, nada mais puderam fa'er que recair na loucura ou no crime, porque, em verdade, a aliena)o e a delinquncia, na maioria das ve'es, expres-sam a queda mental do (sp$rito em reminiscncias de lutas pregres-sas, 4 semelhan)a do aluno que, voltando 4 li)o, com recursos de-ficit+rios, incorre lamentavelmente nos mesmos erros.

!ap$tulo MN #nimismo

& ressurgimento de certas situa)1es e a volta de marcadas criaturas ao nosso campo de a-tividade, do ponto de vista da reencarna)o, funcionam em nossa vida $ntima como refle-xos condicionados, comprovando-nos a capacidade de supera)o de nossa inferioridade, antigamente positivada. 3e estivermos desarmados de elementos morais suscet$veis de alterar-nos a onda mental para a assimila)o de recursos superiores, quase sempre tornamos 4 mesma perturba)o e 4 mesma crueldade que nos assinalaram as experincias passadas.
!&*-I*.#

!ap$tulo MN #nimismo

*esse fen"meno reside a maior percentagem das causas de insDnia e criminalidade em todos os setores da civili'a)o terrestre, porquanto a$, nas chamadas predisposi)1es m%rbidas, que se rearticulam ve-lhos conflitos, arrasando os melhores prop%sitos da alma, sempre que descure de si mesma. !onvenhamos, pois, que a tarefa esp$rita chamada, de maneira particular, a contribuir no aperfei)oamento dos impulsos mentais, favorecendo a solu)o de todos os problemas suscitados pelo ani-mismo.

#travs dela, so eles endere)ados 4 esfera iluminativa da educa)o e do amor, para que os sensitivos, estagnados nessa classe de acontecimentos, se am devidamente amparados nos desa ustes de que se ve am portadores, impedindo-se-lhes o mergulho nas sombras da perturba)o e recuperando-se-lhes a atividade para a sementeira da lu'.

FIM

Obsess o.
Vamos continuar depois.

P)riclis Roberto pericliscb*outloo+$com

!ttp"##vivenciasespiritualismo$net#inde%$ !tm

You might also like