You are on page 1of 55

Obsesso.

Voltamos com o nosso assunto:

Obsesso.
Voltaremos tambm com a nossa leitura do livro Missionrios da Luz.

Quem sabe, mano, est voc sob a influenciao de entidades menos esclarecidas? considerou a jovem, com boas maneiras.

Sim suspirou o rapaz , por isso mesmo, venho tentando o desenvolvimento da mediunidade, a fim de localizar a causa de semelhante situao.
Nesse instante, o orientador murmurou, desveladamente: Ajudemos a este amigo atravs da conversao. Sem perda de tempo, colocou a destra na fronte da menina, mantendo-a sob vigoroso influxo magntico e transmitindo-lhe suas idias generosas. Captulo 5. Reparei que aquela mo protetora, ao tocar os cabelos encaracolados da Influenciao. jovem, expedia luminosas chispas, somente perceptveis ao meu olhar. A menina, a seu turno, pareceu mais nobre e mais digna em sua expresso quase infantil e respondeu firmemente: Neste caso, concordo em que o desenvolvimento medinico deve ser a ltima soluo, porque antes de enfrentar os inimigos, filhos da ignorncia, deveramos armar o corao com a luz do amor e da sabedoria. Se voc descobrisse perseguidores invisveis, em torno de suas atividades, como benefici-los cristmente, sem a necessria preparao espiritual? A reao educativa contra o mal sempre um dever nosso, mas antes de cogitar dum desenvolvimento psquico, que seria talvez prematuro, deveremos procurar a elevao de nossas idias e sentimentos. No poderamos contar com uma boa mediunidade sem a consolidao dos nossos bons propsitos; e para sermos teis, nos reinos do Esprito, cabe-nos aprender, CONTINUA em primeiro lugar, a viver espiritualmente, embora estejamos ainda na carne.

A resposta, que constitura para mim valiosa surpresa, no provocou maior interesse em ambos os interlocutores, quase neutralizados pela atuao dos vampiros habituais. Me e filho deixavam perceber funda contrariedade, em face das definies ouvidas. A palavra da menina, cheia de verdadeira luz, desconcertava-os.

Captulo 5. Influenciao.

Definio de vampiro pelo Instrutor Alexandre Sem nos referirmos aos morcegos sugadores, o vampiro, entre os homens, o fantasma dos mortos, que se retira do sepulcro, alta noite, para alimentar-se do sangue dos vivos. No sei quem o autor de semelhante definio, mas, no fundo, no est errada. Apenas cumpre considerar que, entre ns, vampiro toda entidade ociosa que se vale, indebitamente, das possibilidades alheias e, em se tratando de vampiros que visitam os encarnados, necessrio reconhecer que eles atendem aos sinistros propsitos a qualquer hora, desde que encontrem guarida no estojo de carne dos homens.

Captulo 4. Vampirismo.

Identificando os dois casos de Influenciao...


O amigo que se uniu nossa irm foi seu marido terrestre, homem que no desenvolveu as possibilidades espirituais e que viveu em tremendo egosmo domstico. Quanto aos dois infelizes, que se apegam to fortemente ao rapaz, so dois companheiros, ignorantes e perturbados, que ele adquiriu em contato com o meretrcio.
Captulo 5. Influenciao.

FIM

O Obsessor Era infortunado solteiro desencarnado que no guardava conscincia da prpria situao. Incapaz de enxergar os vigilantes que o traziam (para a casa de tratamento), caminhava maneira de um surdo-cego, impelido por foras que no conseguia identificar.
um desventurado obsessor, que acabam de remover do ambiente a que, desde muito tempo, se ajusta informou ulus, compadecido. Desencarnou em plena vitalidade orgnica, depois de extenuar-se em festiva loucura. Letal intoxicao cadaverizou-lhe o corpo, quando no possua o menor sinal de habilitao para conchegar-se s verdades do esprito. Reparem. algum a movimentar-se nas trevas de si mesmo, trazido ao recinto sem saber o rumo tomado pelos prprios ps, como qualquer alienado mental em estado grave.

Captulo 6 Psicofonia Consciente

Desenfaixando-se da veste de carne, com o pensamento enovelado a paixo por irm nossa (a obsediada), hoje torturada enferma que sintonizou com ele, a ponto de ret-lo junto de si com aflies e lgrimas, passou a vampirizar-lhe o corpo. A perda do veculo fsico, na deficincia espiritual em que se achava, deixou-o integralmente desarvorado, como nufrago dentro da noite.
CONTINUA

Entretanto, adaptando-se ao organismo da mulher amada que passou a obsidiar, nela encontrou novo instrumento de sensao, vendo por seus olhos, ouvindo por seus ouvidos, muitas vezes falando por sua boca e vitalizando-se com os alimentos comuns por ela utilizados. Nessa simbiose vivem ambos, h quase cinco anos sucessivos, contudo, agora, a moa subnutrida e perturbada acusa desequilbrios orgnicos de vulto.
A Obsidiada Para que se cure das fobias que presentemente a assaltam como reflexos da mente dele, que se v apavorado diante das realidades do esprito, necessrio o afastamento dos fluidos que a envolvem, assim como a coluna, abalada pelo abrao constringente da hera, reclama limpeza em favor do reajuste.

Captulo 6 Psicofonia Consciente

Todos os dramas obscuros da obsesso decorrem da mente enfermia.

Este caso no termina aqui... Vamos ver mais adiante no livro, no captulo 14... E vamos ver a seguir, no prximo slide...

FIM

O pensamento da irm encarnada que o nosso amigo vampiriza est presente nele, atormentando-o. Acham-se ambos sintonizados na mesma onda. um caso de perseguio recproca. Os benefcios recolhidos no grupo esto agora eclipsados pelas sugestes arremessadas de longe. Temos ento aqui (...) um smile perfeito do que verificamos comumente na Terra, nos setores da mediunidade torturada. Mdiuns existem que, aliviados dos vexames que recebem por parte de entidades inferiores (foram afastadas de alguma forma), depressa como que lhes reclamam a presena, religando-se a elas automaticamente, embora o nosso mais sadio propsito de libert-los.

Captulo 14 Em Servio Espiritual

Sim aprovou o orientador , enquanto no lhes modificamos as disposies espirituais, favorecendo-lhes a criao de novos pensamentos, jazem no regime da escravido mtua, em que obsessores e obsidiados se nutrem das emanaes uns dos outros. Temem a separao, pelos hbitos cristalizados em que se associam, segundo os princpios da afinidade, e da surgem os impedimentos para a dupla recuperao que lhes desejamos. O doente (o obsessor) fizera-se mais angustiado, mais plido. Parecia registrar uma tempestade interior, pavorosa e incoercvel.

Tudo indica a vizinhana da irm (a vtima) que se lhe apoderou da mente. Nosso companheiro se revela mais dominado, mais aflito...

CONTINUA

Mal acabara o orientador de formular o seu prognstico e a pobre mulher, desligada do corpo fsico pela atuao do sono, apareceu nossa frente, reclamando feroz: E grita chamando por ele... Que vemos? (...) No ser esta a criatura que o servio desta noite pretende isolar das ms influncias? Deus de bondade! Mas no est ela interessada no reajustamento da prpria sade? No roga socorro instituio que frequenta?
Captulo 14 Em Servio Espiritual

Isso o que ela julga querer explicou ulus, cuidadoso , entretanto, no ntimo, alimenta-se com os fluidos enfermios do companheiro desencarnado e apega-se a ele, instintivamente.

Milhares de pessoas so assim. Registram doenas de variados matizes e com elas se adaptam para mais segura acomodao com o menor esforo. Dizem-se prejudicadas e inquietas, todavia, quando se lhes subtrai a molstia de que se fazem portadoras, sentemse vazias e padecentes, provocando sintomas e impresses com que evocam as enfermidades a se exprimirem, de novo, em diferentes manifestaes, auxiliando-as a cultivar a posio de vtimas, na qual se comprazem. Isso acontece na maioria dos fenmenos de obsesso.
CONTINUA

Encarnados e desencarnados se prendem uns aos outros, sob vigorosa fascinao mtua, at que o centro de vida mental se lhes altere.
por esse motivo que, em muitas ocasies, as dores maiores so chamadas a funcionar sobre as dores menores, com o objetivo de acordar as almas viciadas nesse gnero de trocas inferiores.

Captulo 14 Em Servio Espiritual

FIM

Outro caso...
(...) desencarnara muito cedo, em razo dos excessos que lhe minaram a fora orgnica. Tentou, em vo, obsidiar a esposa, cujo concurso reclamava qual se lhe fora simples serva. Reconhecendo-se incapaz de vampiriz-la, excursionou, alguns anos, no domnio das sombras, entre Espritos rebelados e irreverentes, at que as oraes da companheira, coadjuvadas pela intercesso de muitos amigos, conseguiram demov-lo. Curvara-se, enfim, evidncia dos fatos.
Captulo 14 Em Servio Espiritual

Reconheceu a impropriedade da intemperana mental em que se comprazia e, depois de convenientemente preparado pela assistncia do grupo de amigos que acabvamos de deixar, foi admitido numa organizao socorrista, em que passou a servir como vigilante de irmos desequilibrados. Entretanto, (...) religou-se mulher? Perfeitamente. Nela encontra valioso incentivo ao trabalho de auto-recuperao em que estagia.

Mas, na posio de Esprito desencarnado, chega a partilhar-lhe o templo domstico?


Tanto quanto lhe possvel.
FIM

Ajudar ou No?
H (...) quem afirme que em todos os processos da obsesso funciona, implacvel, a lei de causa e efeito, e que, por isso, no vale interferir em favor da mediunidade atormentada... Mera argumentao do egosmo bem nutrido. (...) Isso seria o mesmo que abandonar os doentes, sob o pretexto de que so devedores perante a Lei. (...) Todos lutamos por ressarcir compromissos do pretrito, compreendendo que no h dor sem justificao; e se sabemos que s o amor puro e o servio incessante so capazes de garantir-nos a redeno, uns frente dos outros, como desprezar o companheiro que sofre, em nome de princpios a cujo funcionamento estamos submetidos por nossa vez?
Captulo 29 Anotaes em Servio

(...) Hoje, o vizinho que amarga as consequncias de certas aes efetuadas a distncia, amanh seremos ns a colher os resultados de gestos que nos desabonavam o passado e que agora nos afligem o presente.

FIM

Entre variadas vtimas da demncia, relegadas a reajuste cruel, a posio de Jorge era de lamentar. Encontramo-lo de bruos, no cimento gelado de cela primitiva. Mostrava as mos feridas, coladas ao rosto imvel.
No era, contudo, o rapaz tresloucado e abatido quem mais inspirava compaixo. Agarradas a ele, ligadas ao crculo vital que lhe era prprio, a mezinha e a esposa desencarnadas absorviam-lhe os recursos orgnicos. Jaziam igualmente estiradas no cho, letrgicas quase, como se houvessem atravessado violento acesso de dor.

Captulo 12 Misso de amor.

Irene, a suicida, trazia a destra jungida garganta, apresentando o quadro perfeito de quem vivia sob dolorosa aflio de envenenamento, ao passo que a genitora enlaava o enfermo, de olhos parados nele, exibindo ambas sinais iniludveis de atormentada introverso. Fluidos semelhantes a massa viscosa cobriam-lhes todo o crebro, desde a extremidade da medula espinhal at os lobos frontais, acentuando-se nas zonas motoras e sensitivas. Concentradas nas foras do infeliz, como se a personalidade de Jorge representasse a nica ponte de que dispunham para a comunicao com a forma de existncia que vinham de abandonar, revelavam-se integralmente subjugadas pelos interesses primrios da vida fsica.
FIM

A casa da pobre viva localizava-se em rua modesta e, embora relativamente confortvel, parecia habitada por muitas entidades de condio inferior, o que observei sem dificuldade, pelo movimento de entradas e sadas, antes mesmo de nossa penetrao no ambiente domstico. Emtramos sem que os desencarnados infelizes nos identificassem a presena em virtude do baixo padro vibratrio que lhes caracterizava as percepes. O quadro, porm, era doloroso de ver-se. A famlia, constituda da viva, trs filhos e um casal de velhos, permanecia mesa de refeies, no almoo muito simples. Entretanto, um fato, at ento indito para mim, feriu-me a observao: seis entidades envolvidas em crculos escuros acompanhavam-nos ao repasto, como se estivessem tomando alimentos por absoro.

Captulo 11. Intercesso.

meu Deus! exclamei, aturdido, dirigindo-me ao instrutor ser crvel? Desencarnados mesa? Alexandre replicou, tranqilo: Meu amigo, os quadros de viciao mental, ignorncia e sofrimento nos lares sem equilbrio religioso, so muito grandes. Onde no existe organizao espiritual, no h defesas da paz de esprito. Isto intuitivo para todos os que estimem o reto pensamento. Aps ligeira pausa em que fixava, compadecido, a paisagem interior, prosseguiu:
CONTINUA

Os que desencarnam em condies de excessivo apego aos que deixaram na Crosta, neles encontrando as mesmas algemas, quase sempre se mantm ligados casa, s situaes domsticas, aos fluidos vitais da famlia. Alimentam-se com a parentela e dormem nos mesmos aposentos onde se desligaram do corpo fsico.

Mas chegam a se alimentar, de fato, utilizando os mesmos acepipes de outro tempo? indaguei, espantado, ao ver a satisfao das entidades congregadas ali, absorvendo gostosamente as emanaes dos pratos fumegantes.
Alexandre sorriu e acrescentou:
Captulo 11. Intercesso.

Tanta admirao, somente por v-los tomando alimentos pelas narinas? E ns outros? Desconhece voc, porventura, que o prprio homem encarnado recebe mais de setenta por cento da alimentao comum atravs de princpios atmosfricos, captados pelos condutos respiratrios? Voc no ignora tambm que as substncias cozidas ao fogo sofrem profunda desintegrao. Ora, os nossos irmos, viciados nas sensaes fisiolgicas, encontram nos elementos desintegrados o mesmo sabor que experimentavam quando em uso do emvoltrio carnal. No entanto ponderei , parece desagradvel tomar refeies, obrigando-nos companhia inevitvel de desconhecidos e, mormente desconhecidos da espcie que temos sob os olhos.

CONTINUA

Mas voc no pode esquecer aduziu o orientador que no se trata de gente annima. Estamos vendo familiares diversos, que os prprios encarnados retm com as suas pesadas vibraes de apego doentio. Alexandre pensou um momento e continuou: Admitamos, contudo, a sua hiptese. Ainda que a mesa domstica estivesse rodeada de entidades indignas, estranhas aos laos consangneos, resta a certeza de que as almas se renem obedecendo s tendncias que lhes so caractersticas e circunstncia de que cada Esprito tem as companhias que prefere. E, desejoso de fornecer bases slidas ao meu aprendizado, considerou:
Captulo 11. Intercesso.

A mesa familiar sempre um receptculo de influenciaes de natureza invisvel. Valendo-se dela, medite o homem no bem e os trabalhadores espirituais, nas vizinhanas do pensador, viro partilhar-lhe o servio no campo abenoado dos bons pensamentos; conserve-se a famlia em plano superior, rendendo culto s experincias elevadas da vida, e os orientadores da iluminao espiritual aproximar-se-o, lanando no terreno da palestra construtiva as sementes das idias novas, que ento se movimentam com a beleza sublime da espontaneidade. Entretanto, pelos mesmos dispositivos da lei de afinidade, a maledicncia atrair os caluniadores invisveis e a ironia buscar, sem dvida, as entidades galhofeiras e sarcsticas, que inspiraro o anedotrio menos digno, deixando margem vastssima leviandade e perturbao.
CONTINUA

Indicando o grupo mesa, Alexandre acentuou: Aqui, os tristes inveterados atraem os familiares desencarnados de anloga condio. o vampirismo recproco.

Captulo 11. Intercesso.

FIM

Obsesso.
Acompanhem este caso agora que ser bastante til para o nosso aprendizado.

Ento, o irmo (...) explicou-se razoavelmente: conhecera Raul, de perto, auxiliara-o muitas vezes, prestando-lhe continuada assistncia espiritual; todavia, no pudera, nem ele e nem outros amigos, evitar-lhe o suicdio friamente deliberado. Suicdio? interrogou Alexandre, procurando informar-se de maneira completa. A viva acredita em assassnio. Entretanto ponderou o novo amigo , ele soubera dissimular com cuidado. Meditara por muito tempo o ato infeliz e, no ltimo dia, fizera a aquisio de um revlver para o fim desejado. Alvejando a regio do corao, atirou a arma pequena distncia, depois de utiliz-la, cautelosamente, para evitar as impresses digitais e, desse modo, conseguira burlar a confiana dos familiares, fazendo-os supor tivesse havido doloroso crime.

Captulo 11. Intercesso.

E chegou a v-lo nos derradeiros minutos da tragdia? indagou Alexandre, paternal.

Sim esclareceu o interlocutor , alguns amigos e eu tentamos socorr-lo, mas, em vista das condies da morte voluntria, friamente deliberada, no nos foi possvel retir-lo da poa de sangue em que se mergulhou, retido por vibraes pesadssimas e angustiosas. Permanecamos em servio com o fim de ampar-lo, quando se aproximou um bando de algumas dezenas, que abusou do infeliz e deslocou-o, facilmente, em virtude da harmonia de foras perversas. Como pode compreender, no nos foi possvel CONTINUA arrebat-lo das mos dos salteadores da sombra, que o carregaram por a...

Determinada indagao, todavia, atormentava-me o crebro. No a comtive por muitos instantes, dirigindo-me ao generoso orientador: Um bando? Mas o que significa? interroguei. Alexandre, que me parecia agora mais preocupado, esclareceu: O bando a que se refere o informante a multido de entidades delinqentes, dedicadas prtica do mal. Embora tenham influenciao limitada, em virtude das defesas numerosas que rodeiam os ncleos de nossos irmos encarnados e as nossas prprias esferas de ao, levam a efeito muitas perturbaes, concentrando os impulsos de suas foras coletivas.

Captulo 11. Intercesso.

Porque fosse muito grande a minha estranheza, o instrutor aduziu: No se surpreenda, meu amigo. A morte fsica no banho milagroso, que converta maus em bons e ignorantes em sbios, dum instante para outro. H desencarnados que se apegam aos ambientes domsticos, maneira da hera s paredes. Outros, contudo, e em vultoso nmero, revoltam-se nos crculos da ignorncia que lhes prpria e constituem as chamadas legies das trevas, que afrontaram o prprio Jesus, por intermdio de obsidiados diversos. Organizam-se diabolicamente, formam cooperativas criminosas e ai daqueles que se transformam em seus companheiros! Os que caem na senda evolutiva, pelo descaso das oportunidades divinas, so escravos sofredores desses transitrios, mas terrveis poderes das sombras, em cativeiro que pode caracterizar-se por longa durao.
FIM

Obsesso.
Surge ento uma dvida para o Andr Luiz: Se os missionrios do auxlio no poderiam ter defendido/ajudado o suicida infeliz. Vejam o que Alexandre responde...

Se ele fosse vtima de assassnio, sim respondeu o instrutor , porque, na condio real de vtima, o homem segrega determinadas correntes de fora magntica suscetveis de p-lo em contato com os missionrios do auxlio; mas no suicdio previamente deliberado, sem a intromisso de inimigos ocultos, como este sob nossa observao, o desequilbrio da alma inexprimvel e acarreta absoluta incapacidade de sintonia mental com os elementos superiores. Mas indaguei, assombrado as sentinelas espirituais no poderiam socorrer independentemente? Esboou Alexandre um gesto de tolerncia fraterna e acentuou:

Captulo 11. Intercesso.

Sendo a liberdade interior apangio de todos os filhos da Criao, no seria possvel organizar precipitados servios de socorro para todos os que caem nos precipcios dos sofrimentos, por ao propositada, com plena conscincia de suas atitudes. Em tais casos, a dor funciona como medida de auxlio nas corrigendas indispensveis. Mas... E os maus que parecem felizes na prpria maldade? Perguntar voc, naturalmente. Esses so aqueles sofredores perversos e endurecidos de todos os tempos, que, apesar de reconhecerem a decadncia espiritual de si mesmos, criam perigosa crosta de insensibilidade em torno do corao. Desesperados e desiludidos, abrigando venenosa revolta, atiram-se onda torva do crime, at que um novo raio de luz lhes desabroche no cu da conscincia.
FIM

Andr Luiz faz uma pergunta ao Instrutor Alexandre: Todo obsidiado um mdium, na acepo legtima do termo? O instrutor sorriu e considerou: Mdiuns, meu amigo, inclusive ns outros, os desencarnados, todos o somos, em vista de sermos intermedirios do bem que procede de mais alto, quando nos elevamos, ou portadores do mal, colhido nas zonas inferiores, quando camos em desequilbrio. O obsidiado, porm, acima de mdium de energias perturbadas, quase sempre um enfermo, representando uma legio de doentes invisveis ao olhar humano. Por isto mesmo, constitui, em todas as circunstncias, um caso especial, exigindo muita ateno, prudncia e carinho.

Captulo 18. Obsesso.

Lembrando as conversaes ouvidas entre os companheiros encarnados, cooperadores assduos do esforo de Alexandre e outros instrutores, acrescentei: Pelo que me diz, compreendo as dificuldades que envolvem os problemas alusivos cura; entretanto, recordo-me do otimismo com que nossos amigos comentam a posio dos obsidiados que sero trazidos a tratamento...
CONTINUA

O generoso mentor fixou um sorriso paternal e observou: Eles, por enquanto, no podem ver seno o ato presente do drama multissecular de cada um. No ponderam que obsidiado e obsessor so duas almas a chegarem de muito longe, extremamente ligadas nas perturbaes que lhes so peculiares. Nossos irmos na carne procedem acertadamente entregando-se ao trabalho com alegria, porque de todo esforo nobre resulta um bem que fica indestrutvel na esfera espiritual; no entanto, deveriam ser comedidos nas promessas de melhoras imediatas, no campo fsico, e, de modo algum, deveriam formular julgamento prematuro em cada caso, porquanto muito difcil identificar a verdadeira vtima com a viso circunscrita do corpo terrestre. Depois de pequena pausa, continuou: Tambm observei o exagerado otimismo dos companheiros, vendo que alguns deles, mais levianos, chegavam a fazer promessas formais de cura s famlias dos enfermos. Claro que sero enormes os benefcios a serem colhidos pelos doentes; todavia, se devemos estimar o bom nimo, cumpre-nos desaprovar o entusiasmo desequilibrado e sem rumo.

Captulo 18. Obsesso.

FIM

Obsesso.
Mas ai vem uma pergunta: Ser que todas as pessoas que passam por um processo obsessivo querem, e podem, ser realmente ajudadas?

Obsesso.
Essa pergunta no foi por acaso. Vejam a situao a seguir...

Andr Luiz percebeu que aps todo o trabalho desobsessivo, atravs da doutrinao aos espritos obsessores... (...) os (...) obsidiados, naqueles momentos, ficavam livres da influncia direta dos perseguidores; entretanto, (...) esses ex-obsidiados apresentavam singular inquietude, ansiosos de se reunirem de novo ao campo de atrao dos algozes. Auxiliares nossos haviam arrebatado os verdugos, expulsando-os daqueles corpos enfermos e atormentados; todavia, os interessados nas melhoras fsico-psquicas primavam pela ausncia ntima, conservando-se a longa distncia espiritual dos ensinamentos que o doutrinador encarnado, ao influxo dos mentores de Mais Alto, ministrava com admirvel sentimento. A atitude deles era de insatisfao e ansiedade. Dir-se-ia que no suportavam a separao dos obsessores invisveis.

Captulo 18. Obsesso.

Habituado a enfermos que, pelo menos aparentemente, demonstravam desejo de cura, estranhei a posio mental daqueles que se reuniam em pequenino grupo, nossa frente, to lamentavelmente desinteressados do remdio que a Espiritualidade lhes oferecia, por amor. Alexandre percebeu-me a surpresa e observou-me: Em geral, noventa por cento dos casos de obsesso que se verificam na Crosta constituem problemas dolorosos e intricados. Quase sempre, o obsidiado padece de lastimvel cegueira, com relao prpria enfermidade. CONTINUA

E, porque no atende ao chamamento da verdade pela cristalizao personalista, torna-se presa fcil e inconsciente, embora responsvel, de perigosos inimigos das zonas de atividades grosseiras. Comumente, verificam-se casos dessa natureza em vista de ligaes vigorosas e profundas pela afetividade mal dirigida ou pelos detestveis laos do dio que, em todas as circunstncias, a confiana desequilibrada convertida em monstro.

Captulo 18. Obsesso.

O orientador amigo fez longa pausa, verificando os trabalhos em curso, mas como quem desejasse socorrer-me, com lies inesquecveis na luta prtica, prosseguiu, apesar das absorventes obrigaes da hora:

Por este motivo, Andr, ainda mesmo para o psiquiatra esclarecido luz do Espiritismo cristo, a maioria dos casos desta ordem francamente desconcertante. Em virtude dos ascendentes sentimentais, cada problema destes exige soluo diferente. Alm disso, importa notar que os nossos companheiros encarnados observam somente uma face da questo, quando cada processo desse teor se caracteriza por aspectos infinitos, com vistas ao passado dos protagonistas encarnados e desencarnados. Diante do obsidiado, fixam apenas um imperativo imediato o afastamento do obsessor. Mas, como rebentar, de um instante para outro, algemas seculares, forjadas nos compromissos recprocos da vida em comum? Como separar seres que se agarram uns aos outros, ansiosamente, por compreenderem que na dor de semelhante unio permanece o preo do resgate indispensvel? CONTINUA

Efetivamente, no faltam os casos, raros embora, de libertao quase instantnea. A, porm, vemos o fim de laborioso processo redentor, ou ento encontramos o doente que, de fato, faz violncia a si mesmo, a fim de abreviar a cura necessria. Examinando a extenso dos obstculos ao restabelecimento completo dos enfermos psquicos, considerei:

Depreende-se ento que...


Captulo 18. Obsesso.

Alexandre, porm, no me deixou terminar. Cortando-me a frase inoportuna, respondeu:

J sei o que vai dizer. Verificando as dificuldades que relaciono para o seu aprendizado natural, voc pergunta se no ser infrutfero o nosso trabalho e se no ser melhor entregar o obsidiado prpria sorte. Esta observao, contudo, um contrasenso. Se voc estivesse na Terra, ainda na carne, e visse um filho amado, em condies pr-agnicas, totalmente desenganado pela medicina humana, teria coragem de abandon-lo ao sabor das circunstncias? No confiaria nalgum recurso inesperado da Providncia Divina? No aguardaria, ansioso, a manifestao favorvel da Natureza? Quem est firmemente no mago do corao de um homem, nosso irmo, para dizer, com certeza matemtica, se ele vai reagir contra o mal ou deixar de faz-lo, se pretende o repouso ou o trabalho ativo? No podemos, desse modo, mobilizar qualquer argumento intelectual para fugir ao nosso dever de assistncia fraterna ao ignorante e sofredor. Urge atender nossa parte de obrigao imediata, compreendendo que a construo do amor tambm uma obra de tempo. Nenhuma palavra, nenhum gesto ou pensamento, nos servios do bem, permanece perdido.

Obsesso.
Mas uma outra pergunta: Ser que todas as pessoas que passam por um processo obsessivo e so ajudadas, e para os casos que ocorreram a doena tambm do corpo, alm da mente, elas conseguem um restabelecimento integral?

Obsesso.
Vejam a pergunta feita pelo Andr Luiz e vejam a resposta dada pelo Instrutor Alexandre...

Convenhamos, porm, que os perseguidores se convertam, que se afastem definitivamente do mau caminho, depois de seviciarem o organismo das vtimas, durante longo tempo... Nesse caso, no tero elas o restabelecimento imediato? No recuperaro o equilbrio fisiolgico integral?
Com a bondade que lhe peculiar, Alexandre respondeu: J observei acontecimentos dessa ordem e, quando se verificam, os antigos verdugos se transformam em amigos, ansiosos de reparar o mal praticado. Por vezes, conseguem, recebendo a ajuda dos planos superiores, a restaurao da harmonia orgnica naqueles que lhes suportaram a desumana influncia; no entanto, na maioria dos casos, as vtimas no mais restabelecem o equilbrio do corpo.

Captulo 18. Obsesso.

E permanecem de sade incompleta at ao sepulcro? perguntei, fortemente impressionado. Sim elucidou Alexandre, tranqilamente. Observando-me, porm, o espanto enorme, o orientador acrescentou:

CONTINUA

Seu assombro prende-se ainda deficiente anlise humana.

O perseguidor, reconhecido como tal, entre os companheiros encarnados, pode revelar modificaes, mas talvez a suposta vtima no esteja convertida.
Na obsesso, as dificuldades no so unilaterais. O eventual afastamento do perseguidor nem sempre significa a extino da divida. E, em qualquer parte do Universo, Andr, receberemos sempre de acordo com as nossas prprias obras.
Captulo 18. Obsesso.

FIM

Obsesso.

Para aquelas pessoas que ainda tenham dvida sobre a tecnologia no mundo astral (mundo espiritual) dos implantes, sobre os chips, e de outras ferramentas, usadas em processos obsessivos, traremos a seguir um relato do esprito Joseph Gleber sobre o assunto.

Muitos irmos nossos do movimento espiritualista ainda pensam que, do lado de c da vida, permanecemos como entidades areas, levando uma vida de sonhos, esvoaando como nuvens que desfilam entre os humanos mortais. A realidade bem outra. Um mundo todo cheio de vida, criaes, tecnologia, universidades, laboratrios e um manancial inesgotvel de fluidos esto disposio das mentes libertas da carne.
Captulo 19 Outros Elementos do Plano Astral

Assim como na Terra a tecnologia cresce a cada dia diante do gnio inventivo dos homens de cincia, do lado de c, alm da matria, no mundo das causas, temos tambm a nossa cincia.

Em comparao com o momento da vida na Terra, podemos afirmar que nossa tecnologia est mais ou menos 500 anos frente daquelas que so consideradas modernas descobertas cientficas por meus irmos. Com esse manancial de recursos disposio de mentes experientes, deles tambm se utilizam aquelas almas endurecidas, ou cujos propsitos no se encontram em sintonia com a necessidade de evoluo. Como na Crosta, imensa rede de laboratrios, no mundo invisvel, atua como base de pesquisa para a mente inventiva e criativa do esprito.
CONTINUA

Fluidos e energias obedecem livremente ao pensamento, que flui mais livre na esfera em que nos encontramos. Aparelhos so criados para facilitar a tarefa de imensas legies de seres que vivem, trabalham e se movimentam nas dimenses prximas Crosta. Somente nos mundos mentais, ou nas dimenses alm da dimenso astral, tais aparelhos so dispensveis.
Captulo 19 Outros Elementos do Plano Astral

Mas nos planos prximos ao mundo fsico todo um aparato tecnolgico utilizado, de acordo com a necessidade, capacidade de entendimento e recursos mentais dos espritos.

Dentro dessa viso que possvel entender que espritos cientes de sua capacidade de manipulao mental, conhecedores profundos de certos mecanismos tecnolgicos, utilizam aparelhos e os fixam nos elementais criados pela mente do homem terrestre.
Consideram que, se a mente humana j formou o escafandro vazio de sentimentos, porm rico de vitalidade, podem utiliza-Io como roupagem para seus experimentos e invenes. Como tais elementos vagam em torno da psicosfera de muitos ambientes ou prximos de algumas pessoas so, simplesmente, aproveitados por espritos com inteligncia arguta.

CONTINUA

Entretanto, bom que se considere que as energias nocivas resultantes de cmulos energticos elementais s atingem aqueles em cujo campo magntico, emotivo e mental houver material capaz de responder vibratoriamente. Ou seja, aqueles em que houver sintonia.

Captulo 19 Outros Elementos do Plano Astral

FIM

Obsesso.
Podemos dizer que o relato bastante assustador!!! Mas o texto no termina por ai... Como o prprio Joseph Gleber nos fala, o contrrio tambm ocorre. Vamos ler...

Tambm ocorre o contrrio. Espritos mais esclarecidos e conscientes de sua ao no bem aproveitam os elementais criados artificialmente, porm com contedo energtico positivo. As mentalizaes e ideoplastias realizadas em reunies especficas ou atravs de irradiaes individuais tambm podero formar elementos cheios de energias benficas, que sero utilizados pelas equipes socorristas do lado de c da vida.
Captulo 19 Outros Elementos do Plano Astral

Quando so criados um clima saudvel, hbitos de orao e auxlio ao prximo e quando o ambiente fica impregnado desse energismo superior, so estruturadas formas fludicas de durao to permanente quanto mais intensas, salutares e persistentes forem as irradiaes mentais que as geraram.

Nesses casos, tais elementos, que pairam em volta da atmosfera psquica, so tambm manipulados e deles se extrai o contedo emotivo, sentimental ou mental que os gerou. Tais contedos podem ser sabiamente aproveitados pelos tcnicos do mundo espiritual para auxlio a encarnados e desencarnados.
CONTINUA

Um ambiente cuja aura esteja intensa de bondade, amor, pensamentos alegres, emoes sadias, otimismo e altrusmo certamente povoado por tais recursos mentais, criaes e elementais que podem ser aproveitados integralmente em benefcio geral.

Acreditamos que com o tempo meus irmos podero pesquisar a respeito de muitas coisas que ocorrem nas dimenses extrafsicas.
H falta de verdadeiros cientistas do esprito, de pesquisadores que possam ampliar as fronteiras j desbravadas do mundo impondervel.
Captulo 19 Outros Elementos do Plano Astral

Por ora, fica aqui a nossa pequena contribuio, para estmulo daqueles que se deixam apaixonar pela realidade do mundo oculto, dedicando-se a estudos mais amplos.

FIM

Obsesso.
Vejam agora uma outra situao onde vemos um relato dos danos causados por alguns suicidas quando ficam prximos aos homens nos processos obsessivos, consciente e inconscientemente.

(Estes suicidas citados abaixo encontram-se confinados no manicmio, da Colnia Espiritual.) (...) so portadores dos mais nefandos perigos no s para homens encarnados, mas at para Espritos no ainda imunizados pelas atitudes mentais sadias e vigorosas , razo pela qual temo-los separados de vs outros, mantendo-os isolados. Seus deplorveis estados vibratrios, rebaixados a nvel superlativo de depresso e inferioridade, so de tal sorte prejudiciais que, se se aproximassem de um homem encarnado, junto dele permanecendo vinte e quatro horas, e se esse homem, ignorante em assuntos psquicos, lhes oferecesse analogias mentais, prestando-se passividade para o domnio das sugestes, poderia suceder que o levassem ao suicdio, inconscientes de que o faziam, ou o prostrassem gravemente enfermo, alucinado, mesmo louco!

O Manicmio

Junto a uma criana podero mat-la de um mal sbito, se o pequenino ser no tiver ao redor de si algum que, por disposies naturais, para si atraia to perniciosas irradiaes, ou uma teraputica espiritual imediata, que o salvaguarde do funesto contgio, que, no caso, ser o efeito lgico de uma peste que se propagou..."

CONTINUA

Mas surge uma dvida: Como pode isso acontecer a uma pessoa? E a uma criana?

A resposta ...
Tais casos, como os de que tratamos, tm possibilidades de se verificar e so resultantes de infraes cometidas pelos nossos estados de imperfeio, prejuzos desagradveis e constantes da inferioridade do planeta em que se do. Convm notificar, porm, que no estou afirmando que tais casos sejam freqentes, mas que podero acontecer, tm mesmo acontecido! E assim acontecer quando exista semelhana de tendncias afinidades entre as duas partes, ou seja, entre o desencarnado e o encarnado.

O Manicmio

Quanto criana, ser melindroso e impressionvel por excelncia, convenhamos que ser suscetvel de molestar-se por bem insignificantes fatores, bastando no estejam estes concordes com sua delicada natureza. No ignoramos, por exemplo, que um susto, uma impresso forte, um sentimento dominante, como a saudade de algum muito querido, podero igualmente lev-la a adoecer e abandonar o pequeno fardo carnal!

CONTINUA

Para aquele que se deixou vencer pelo assdio da entidade desencarnada, os males da resultantes sero a conseqncia da invigilncia, da inferioridade de costumes e sentimentos, do acervo de atitudes mentais subalternas, do alheamento da idia de Deus, em que se prefere estagnar, esquecido de que a idia de Deus o manancial imarcescvel a fornecer elementos imprescindveis ao bem-estar, vitria, em qualquer setor em que se movimente a criatura! Para o causador "inconsciente" do mal positivado, ser o demrito de um nus a mais, derivado do seu ato de suicdio, e cuja responsabilidade ir juntar-se s demais que o sobrecarregam...

O Manicmio

FIM

Obsesso.
Vamos agora dar o tratamento para esses casos. Mas que na verdade o prprio livro nos d...

A mesma Lei, sob a contradita da qual aquelas possibilidades podero subsistir, tambm faculta aos homens meios eficazes de defesa! Atravs da higienizao mental, no reajustamento dos sentimentos prtica do verdadeiro Bem, assim como no cumprimento do Dever; nas harmoniosas vibraes originadas da comunho da mente com a Luz que do Alto irradia em tonos de beneficncia para aqueles que a buscam, poder a individualidade encarnada imunizar-se de tal contgio, assim como o homem se imuniza de males epidmicos, prprios do fsicoterrestre, com as substncias profilticas apropriadas organizao carnal, isto , vacinas... Em se tratando de um vrus psquico, claro que o antdoto ser anlogo, harmonizado em energias opostas, tambm psquicas...

O Manicmio

Por nossa vez, existindo, na Lei que orienta a Ptria Invisvel, ordens perenes para que calamidades de tal vulto sejam evitadas o mais possvel, todos os esforos empregamos a fim de bem cumpri-las, constituindo dever sagrado, para ns, o preservarmos os homens em geral, e a criana em particular, de acidentes dessa natureza.

FIM

Obsesso.
Vamos agora mostrar uma tcnica utilizada nas salas de doutrinao e de esclarecimento. a de Regresso da Memria dos Espritos comunicantes.

Depois de vrias tentativas para obtermos a regresso da memria dos espritos comunicantes, optamos pelo mtodo magntico que rarssimamente nos falhou, de aplicao simples, prtica e de efeito rpido trs a cinco minutos: sentados ou em p, defronte do mdium incorporado pelo Esprito comunicante, colocamos as mos em volta da cabea do mdium, maneira dum capacete, envolvendo-a em toda a sua superfcie craniana.
Captulo V Das Experincias do Coronel A. Rochas DAiglun

As mos aplicam-se pelas suas faces palmares, dedos moderadamente afastados para melhor abranger a quase totalidade da regio considerada.

Os polegares fixados na raiz do nariz, entre as sobrancelhas; as faces palmares das mos e dos outros dedos abrangendo as regies laterais (parietais), assentando os quatro ltimos dedos em plena regio occipital, podendo ou no ficarem unidas as extremidades homnimas dos dedos similares, fato dependente do volume da cabea do mdium e da amplitude e extenso das mos e dedos do magnetizador. Durante a aplicao das mos, exercemos um certo esforo volitivo magntico contnuo, mas no demasiado forte ou intermitente, a fim de projetarmos o fluido magntico sobre o Esprito comunicante atravs do duplo etrico do mdium.
CONTINUA

nossa firme convico de que s podemos atuar sobre o perisprito do Esprito comunicante por intermdio do crebro etrico do mdium, pois s assim se pode estabelecer uma escala regular, gradativa, de vibraes magnticas sem soluo de continuidade. (...) Durante esta aplicao magntica esttica (sem passes) fazemos uma prece mental para que o Esprito comunicante possa ver a vida anterior que mais relao tenha tido com a sua ltima vida terrestre, que em 98% dos casos a sua mltipla vida planetria.

Captulo V Das Experincias do Coronel A. Rochas DAiglun

Este nosso mtodo prescinde de todas a espcie de passes, de sugestes ou contra-sugestes, de frices no vertex (o ponto mais elevado da abboda craniana, situado no vrtice da regio occipital), processo usados por vrios magnetizadores. Terminada a viso panormica da vida ou vidas anteriores relacionadas com a ltima vida terrestre do Esprito comunicante, resta apenas ao magnetizador retirar as mos da cabea do mdium; salvo, claro, a desmagnetizao do mdium desde que o Esprito comunicante seja de inferior categoria moral, empregando-se os passes magnticos transversais conjugados com os sopros magnticos frios.
CONTINUA

Os Espritos comunicantes que necessitam da aplicao do mtodo da regresso da memria para conjurar a sua confuso, revolta, desespero ou descorajamento e desnimo fortes barreiras para o seu progresso espiritual , pertencem a categorias muito diversas sob o ponto de vista moral. Em nossos trabalhos experimentais, que realizamos durante mais de vinte anos sucessivos, encontramos alguns casos muito interessantes e elucidativos de Espritos comunicantes (...)

Captulo V Das Experincias do Coronel A. Rochas DAiglun

Fato curioso: um dos grupos de Espritos comunicantes mais recalcitrantes e revoltados eram precisamente almas devotas, consagradas e vrias religies confeccionais, que, no obstante a sua extrema devoo e j animadas de certo progresso espiritual, sofreram na Terra grandes desgostos e inclemncias e, em vez de irem encontrar depois do seu falecimento o almejado paraso, encontraram uma situao astral muito inferior s suas esperanas, situao que mais piorava devido sua revolta, desespero e desnimo.

Para estes Espritos sofredores a regresso da memria operava uma cura maravilhosa, entrando logo depois em franca evoluo espiritual, compreendida a causa determinante do seu desapontamento na vida astral.
CONTINUA

Por vezes, depois de examinarem a vida ou vidas passadas que determinaram, pela lei inflexvel do carma, os seus sofrimentos, injustias, inclemncias, perseguies, etc., na sua ltima vida terrestre, prostravam-se espontaneamente de joelhos pedindo perdo a Deus e orando fervorosamente por aqueles que tinha agredido e lesado em vidas anteriores.
Captulo V Das Experincias do Coronel A. Rochas DAiglun

Uma nova aurora, ridente e bela, justa e compreensiva, despontava nas suas almas!

A regresso da memria, atravs das vidas passadas, j obtida por muitos experimentadores, desde o coronel Rochas dAiglun at Charles Lancelin e Colavida, leva-nos concluso de que nas camadas mais quintessenciadas e permanentes do perisprito que est registrado o arquivo precioso de todas as nossas vidas passadas, atravs de milnios incontveis, repositrio de todos os nossos conhecimentos morais e intelectuais, resultantes dos nossos esforos, evolutivos, estendal de todos os nossos vcios e crimes, num atavismo ancestral onde esto inscritos todas as nossas quedas e triunfos, atravs do calvrio das nossas inmeras reencarnaes crmicas.

Captulo XII Do Duplo Humano


FIM

Os fenmenos de incorporao so, pois, sempre resultantes da dissociao e exteriorizao do duplo do mdium, desintegrando a sua essncia anmica do seu corpo fsico para que nele se integre uma alma estranha, venha donde vier, que fica animando e dirigindo todo o seu invlucro fsico. Por este mecanismo se explicam os casos de obsesso, fascinao e subjugao (dissociao de personalidade, estado segundo), que constituem grande parte da populao dos manicmios, renitentes aos tratamentos clssicos da psiquiatria, mas facilmente curveis pelo Espiritismo, pelo menos, em certos casos, sempre que se obtenha a iluminao do Esprito obsessor (doutrinao).

Captulo VI Experincias de Hector Durville e de L. Lefranc

Tendo a patologia das doenas nervosas e mentais por etiologia a ao manifesta dos desencarnados (falecidos) sobre os encarnados (vivos), por processos nefastos de sugesto e magnetismo, provocando desde a obsesso simples subjugao, ser, num futuro no longnquo, um dos captulos mais interessantes da neuropatologia e da psiquiatria, que necessariamente ho de recorrer ao estudo do Espiritismo para a colherem os elementos indispensveis para fundamentarem uma teraputica causal de efeitos seguros, por intermdio da catequese dos Espritos obsessores e das correntes fludicas inerentes s sesses espritistas, quando orientadas num elevado sentido moral e com pleno conhecimento da tcnica esprita, sem esquecer as preces fervorosas em benefcio do Esprito obsessor, que muito facilitam a sua regenerao.
FIM

Obsesso.
Em um trecho do livro Nosso Lar existe uma informao a respeito da tcnica empregada nas lembranas de vidas passadas, vejamos...

Apenas para nos situarmos, Dona Laura est explicando a Andr Luiz como foi que ela e seu marido tiveram acesso a algumas recordaes de suas vivncias passadas...
(...) Depois de longo perodo de meditao para esclarecimento prprio, e como surpresas indescritveis, fomos submetidos a determinadas operaes psquicas, a fim de penetrar os domnios emocionais das recordaes. Os espritos tcnicos no assunto nos aplicaram passes no crebro, despertando certas energias adormecidas... Ricardo e eu ficamos, ento, senhores de trezentos anos de memria integral. Compreendemos, ento, quo grande ainda o nosso dbito para com as organizaes do planeta!...

Captulo 21 Continuando a Palestra

FIM

A Influncia do Ambiente.
Veremos a seguir:

Priclis Roberto pericliscb@outlook.com

http://vivenciasespiritualismo.net/index.htm Luiz Antonio Brasil

You might also like