You are on page 1of 4

FORMAO DO CORPOMENTE A tradio indica componentes de influncia na formao do corpomente humano: Hereditariedade; Atividade e exposio fsica; Atividade e exposio

posio emocional e psicolgica; Nutrio; Meio-ambiente.

Hereditariedade Inclui todos aqueles fatores que esto conosco por ocasio do nascimento. Essa informao e estrutura so transmitidas atravs dos pais, constituindo-se um fator crtico na formao de corpomentes singulares. muito difcil isolar o self-fsico e psicolgico aqueles aspectos pelos quais apenas a hereditariedade responsvel.

Atividade Fsica Inclui todas as aes, atividades e encontros fsicos que se expermenta ao longo da vida. Andar, dormir, andar de bicicleta, pregar coisas, sentar, dar a luz, tocar piano, so todas atividades que, independente de seus componentes hereditrios e psicoemocionais, servem para moldar os corpomentes. O que fizemos com nosso self, o modo pelo qual o fizemos, com qual frequncia, que sensaes acompanharam ao faz-lo, so aspectos que esto todos refletidos no modo como se desenvolvem os msculos, ossos e coordenao neuromuscular. Embora seja muitas vezes por meio da atividade fsica que temos

oportunidade de crescer e desenvolver de forma saudvel, vital, s vezes a atividade fsica pode tambm ser responsvel por limitaes ao nvel timo de desenvolvimento do corpomente.

Atividade e Exposio Emocional e Psicologia a mais fascinante. H um acordo entre a maioria das pessoas de que sentimentos, atividades e experincia afetam as condies do corpomente, pormno se sabem o quanto fluem. Se estou nervoso e sinto borboletas na barriga, naturalmente associo os sintomas fsicos a situao de estresse emocional. Ou se tenho discusso com algum e reparo na rigidez do meu pescoo, uma dor de cabea se insinuando, provavelmente admitirei para mim mesmo que aquela discusso causou toda essa tenso? Todavia at onde so feitas essas associaes psicossomticas? A dor de garganta, associada a uma raiva entalada? A toro no tornozelo, ocorre a percepo de que ela acontece numa poca em que emocionalmente sente-se desarticulado? Quando da crise asmtica, h o reconhecimento da dificuldade de responsabilizar-se pela raiva que o peito contm? Sofrimento com as hemorroidas, associada a conteno dos sentimentos com excessiva persistncia? A sensao do estado d bemaventurana e felicidade, no ser devido ao fato de o corpomente estar saudavelmente descontrado e integrado? A maior probabilidade que a maioria de ns no associe todas as atitudes e experincias emocionais a sintomas e s condies fsicas especficas. Quantos de ns traduzem a estrutura corporal em sintomas e s condies fsicas especficas? No obstante h um grupo crescente de evidncias no sentido de que os

sentimentos e atitudes afetam de maneira muito direta o modo como nos portamos, movemos, respiramos, crescemos, sendo tanto parte de ns mesmos, quanto atividade fsica, de tal sorte que nos moldamos segundo atividades e experincias emocionais seletivas. A estimulao emocional dos msculos pode ter sobre o corpo o mesmo efeito que a atividade puramente fsica, exceto que, em geral, mais difcil detectar a fonte de estimulao e a maneira pela qual foi seletivamente e, em muitos caso, inconscientemente praticada. O corpo comea a se formar segundo os sentimentos que o animam,e, por sua vez estes tornam-se viciados e aprisionados dentro do prprio tecido do corpo. Quando se considera desta perspectiva, o corpomente , at certo ponto, o produto continuamente regenerado de encontros emocionais, atividades psicolgicas e preferncias psicossomticas de uma vida toda.

Nutrio O quarto componente na criao do corpomente a Nutrio, ela compreedida por todo combustvel, tanto psicolgico, quanto fsico, que o corpomente assimila e digere a fim de se suprir dos elementos necessrios para sua regenerao e contnuo crescimento. Embora haja uma discrdia sobre quais combustveis so mais saudveis ou apropriados, existe um acorda taxativo a respeito da importncia do papel desempenhado pela nutrio na criao e na manuteno do corpomente.

Meio Ambiente O Meio ambiente o ltimo dos principais componentes que influem na formao do corpomente humano. Considera-se como maio ambiente todas as estruturas fsicas, sociais e psicolgicas em cujo interior conduzimos nossas vidas. semelhana da hereditariedade, os fatores ambientais so dados que recebemos ao entrar na vida num local determinado, mas difere daquela pois temos a possibilidade de modific-los e, por conseguinte, sua influncia sobre o desenvolvimento pessoal pode ser mudada na medida em que os alteramos ou simplesmente mudamos de lugar. Em resultado disso, o relacionamento com o meio ambiente um processo dinmico que est continuamente aberto a mudanas, reorganizaes e recriaes. extremamente difcil destacarmo-nos de nosso meio ambiente, pois em certo sentido, vive tanto em nosso interior quanto nossa volta.

You might also like