You are on page 1of 10

OBJECTO QUASE & O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA JOS SARAMAGO

Quando, em 1997, foi posta a hiptese do Prmio Nobel de Literatura ser dado pela primeira vez a um escritor de lngua portuguesa, apenas dois nomes foram mencionados como reais candidatos: o do brasileiro Jorge Amado e o do portugus Jos Saramago. Jorge Amado acima de ser visto como escritor de lngua portuguesa, era tido como latino americano, e o prmio Nobel j tinha contemplado vrios autores da Amrica Latina, como Gabriel Garcia Mrquez. Considerando que Portugal encerrava o milnio com grande prestgio poltico internacional, caberia ao escritor lusitano arrebatar to cobiado e indito prmio na lngua de Cames. Considerado um dos maiores romancistas portugus da atualidade, Jos Saramago autor das obras: Memorial do Convento (1982), O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1992) e Todos os Nomes (1997), dentre outros. Apesar de ser o romance a sua obra maior, como contista que vamos analis-lo aqui. Tomaremos como base os livros Objecto Quase (3 edio - Editorial Caminho - 1986) e O Conto da Ilha Desconhecida (1 edio - Pavilho de Portugal Expo98/ Assrio & Alvim - 1997). As incurses de Jos Saramago atravs do conto no deixam de ser to brilhantes quanto s feitas ao romance. Jos Saramago o retrato da literatura portuguesa no final de sculo XX e incio do sculo XXI. Compreender a sua obra tambm compreender a histria mais recente de Portugal.

Transio de Portugal no Decorrer da Produo da Obra de Saramago

A primeira edio do livro de contos, Objecto Quase, data de 1978. Tendo publicado os seus primeiros livros na segunda metade da dcada de sessenta, ser na dcada seguinte que a carreira do escritor tomar um novo flego, e, o reconhecimento maior, de pblico e crtica, vir na dcada de oitenta. A obra de Jos Saramago faz-se imprescindvel no fim da ditadura de Salazar, atravessa a Revoluo dos Cravos, em 25 de Abril de 1974, passando pelo perodo de transio dos primeiros anos da restaurao da democracia aos anos da adeso de Portugal Comunidade Europia. Em 1968 o estado de sade de Antnio Salazar era grave. Uma queda afastaria o ditador do poder at a sua morte, dois anos depois. O regime estava podre e esgotado. Surgia Marcelo Caetano como o homem que deveria fazer a transio do regime. Mas por medo ou por vontade da histria, no o fez. Sero os militares a restiturem a democracia e a enterrar de vez antigo regime, em 1974. A dcada de setenta foi profundamente abalada pela crise do petrleo, pelo domnio rabe do ouro negro. Tambm a Guerra do Vietn chegava ao fim de uma maneira humilhante para os Estados Unidos, longe de alcanar os resultados da Guerra da Coria. A Guerra Fria assumia outras batalhas, a chamada Guerra das Estrelas dos anos oitenta. Portugal deixava a frica e encerrava a Guerra Colonial, procurando um caminho para a Europa. Em 1986 feita a adeso Comunidade Econmica Europia (CEE), atual Unio Europia. Em 1985 o arquiteto Toms Taveira d a Lisboa as famosas Torres das Amoreiras, a paisagem da cidade muda, dando os primeiros passos para a invaso dos hipermercados do fim dos anos oitenta. Portugal estava pronto para entrar de vez na Europa, concretizando a adeso s normas e aos moldes da economia do oeste europeu nos anos noventa.

A Metonmia de Salazar

Objecto Quase uma sntese crtica e bem elaborada que descreve a transio do Estado

Novo

e os primeiros tempos ps 25 de Abril. Aqui Jos Saramago

revela-se um crtico social mordaz, com um teor poltico acentuado, quase a indagar a histria do pas. O primeiro conto do livro, Cadeira, o reflexo do fim de um ciclo. No conto, atravs da descrio lenta, elaborada, quase cientfica da queda de uma cadeira que, por ter sido indolentemente corroda pelos bichos da madeira (representao simblica da corrupo do sistema antigo), faz com que o velho ditador (Salazar) caia e frature o crnio. O ditador socorrido por sua fiel governanta Eva (outra coincidncia histrica? No, era a prpria Maria, que acompanhara e servira Salazar nas dcadas que esteve no poder). A anlise de Jos Saramago , como j disse, mordaz, irnica, quase sarcstica, quase que a cobrar as dvidas da histria:

O corpo ainda aqui est, e estaria por todo o tempo que quisssemos. Aqui, na cabea, neste stio onde o cabelo aparece despenteado, que foi a pancada. vista, no tem importncia. Uma ligeirssima equimose, como de unha impaciente, que a raiz do cabelo quase esconde, no parece que por aqui a morte possa entrar. Em verdade, j l est dentro. Que isto? Iremos ns apiedar-nos do inimigo vencido? a morte uma desculpa, um perdo, uma esponja, uma lixvia para lavar crimes? O velho abriu agora os olhos e no consegue reconhecer-nos, o que s a ele espanta, mas a ns no, que nos no conhece. Tremelhe o queixo, quer falar, inquieta-se como ali chegmos, julga-nos autores do atentado. Nada dir. Pelo canto da boca entreaberta corre-lhe para o queixo um fio de saliva. Que faria a irm Lcia neste caso, que faria se aqui estivesse, de joelhos, envolta no seu triplo cheiro de bafio, saias e incenso? Enxugaria reverente a saliva, ou, mais reverente ainda, se inclinaria toda para diante, prosternada, e com a lngua apararia a santa secreo, a relquia, para guardar numa ampola? No o dir a histria sacra, no o dir, sabemos, a profana, nem Eva domstica reparar, corao aflito, na injria que o velho pratica babando sobre o velho.

Nota-se no pargrafo a aluso, ainda que simblica e muito sutil, a personagens ligadas a igreja e poltica portuguesa. o momento de crtica histria, do acerto de contas entre o ditador e o povo submisso, resumidos numa queda de cadeira. Percebe-se neste conto o estilo de narrao de Jos Saramago, a presena do narrador na narrao, onde projetada a sua subjetividade de uma forma objetiva, ou seja, o texto no escapa s intruses do narrador, as situaes narrativas vo das

circunstncias ideolgico-culturais que inspiram uma introspeco quase cientfica. H uma situao narrativa de relao do autor com a histria, Jos Saramago relata as histrias de uma forma que estranho a ela, porque no a integra nem integrou como personagem, sendo um narrador heterodiegtico. Para melhor explicar o que digo, sito a definio de Carlos Reis em O Conhecimento da Literatura - Introduo aos Estudos Literrios (Livraria Almedina - 1995), que diz sobre o narrador heterodiegtico:

Estrutura-se uma situao narrativa cujas as linhas de foras so as seguintes: polaridade entre narrador e universo diegtico, acentuando-se entre ambos umaalteridade em princpio irredutvel; por fora dessa polaridade, o narrador heterodiegtico tende a adotar uma atitude demirgica em relao a histria que conta, surgindo dotado de uma autoridade que normalmente no posta em causa; predominantemente, o narrador heterodiegtico exprime-se na terceira pessoa, traduzindo esse registro a alteridade mencionada.

Realidades Contemporneas

Compreendendo melhor a forma narrativa, voltamos ao universo de Jos Saramago, atravs do seu conto Embargo. Nele encontramos a preocupao social dos anos setenta com a maior crise da dcada, a do petrleo. A personagem principal um homem que ao sair de casa, tem uma obsesso: pr gasolina no carro, pois esta poderia faltar devido a um embargo. A sua obsesso pelo carro tamanha que se torna uma espcie de fbula paranica. O homem passa toda a manh nas filas das bombas de gasolina, para que no lhe falte o precioso combustvel. No meio da obsesso torna-se prisioneiro do prprio carro, como uma Juno presa ao trono de Vulcano, ele no consegue sair do automvel. Est preso pela gabardina, pela roupa, pela pele. Comea a andar por estradas desesperadamente, a

tentar libertar-se, at acabar a gasolina. S a morte liberta-o do automvel:

Hora e meia mais tarde estava a atestar, e trs minutos depois arrancava. Um pouco preocupado porque o empregado lhe dissera, sem qualquer expresso particular na voz, de to repetida a informao, que no haveria ali gasolina antes de quinze dias. No banco, ao lado, o jornal anunciava as restries rigorosas. Enfim; do mal o menos, o depsito estava cheio. Que faria? Ir directamente ao escritrio, ou passar primeiro por casa de um cliente, a ver se apanharia a encomenda? Escolheu o cliente. Era prefervel justificar o atraso com a visita, a ter de dizer que passara hora e meia na fila da gasolina quando lhe restava meio depsito. O carro estava ptimo. Nunca se sentira to bem a conduzi-lo. Ligou a rdio e apanhou um noticirio. Notcias cada vez piores. Estes rabes. Este estpido embargo.

Talvez a narrativa que mais descreve a mudana dos tempos, os jogos de poder, a poltica como centralizao dos meios econmicos, as grandes obras e as cidades que giram em torno delas, seja a do conto Refluxo. Neste texto deparamos-nos com um rei louco, que quer construir um nico e mega cemitrio no seu reino. Quando o faz, transporta para l todos os cadveres dos outros cemitrios. Depois parte procura desesperada de todos os corpos enterrados pelo pas, em quintais, em valas, em capelas, em montanhas. Terminada a grande obra, toda a economia do pas gira em torno do cemitrio. sua volta desenvolvese quatro cidades. Aqui a ironia ao progresso desenfreado, ao comrcio ao redor dos grandes santurios. Talvez o mais irnico e sarcstico dos contos de Jos Saramago, mas de um humor mrbido irresistvel. Ao ler este conto como se estivssemos a retratar a nova sociedade de consumo que viria com os anos noventa e a tudo esmagaria, sem nenhum escrpulo:

(..) A fiscalizao andava ento muito menos activa e abundavam funcionrios que consentiam em deixar-se subornar. O servio geral de estatstica informou, de acordo com os registos oficiais, que estava a verificar-se uma acentuada baixa da mortalidade, o que, logicamente, comeou por ser levado a crdito da poltica sanitria do governo, sob a suprema autoridade do rei. As quatro cidades do cemitrio sentiram as consequncias do menor fluxo de mortos. Certos negcios sofreram prejuzos, houve no poucas falncias, algumas fraudulentas, e quando enfim se reconheceu que a real poltica de sade, por excelente que fosse, no ia a caminho de conceder a imortalidade, foi baixado um decreto ferocssimo para reconduzir as populaes obedincia. No serviu de muito: aps um breve fogacho de animao, as cidades estagnaram e decaram. Devagar, to devagar, o reino comeou a repovoar-se de mortos. O grande cemitrio central, por fim, recebia apenas cadveres das quatro cidades circundantes, cada vez mais abandonadas, mais silenciosas. A isto, porm, j o rei no assistiu.

Menos interessante o conto Coisas. A narrativa mais parece um filme de Stanley Kubrik, ou um conto mal elaborado de George Orwell. Uma fico pobre e pouco convincente, futurista, mas que no revela o escritor engenhoso e talentoso que Jos Saramago, limita-se a escrever um filme que j se viu. Ainda encontramos outros contos como Centauro e Desforra, este ltimo mostra-nos a represso sexual transposta para o ato milenar da castrao de animais, aqui representado por um porco. Chegamos ao fim do livro com uma estranheza de idias, mas com a sensao de que foram poucas as pginas, que leramos quantas mais fossem.

Um Conto Feito Para a Expo98

Com a realizao da Feira Internacional da Expo98 em Lisboa, em 1998, que trazia a temtica dos oceanos, e as comemoraes dos 500 anos dos descobrimentos martimos portugueses, Jos Saramago presenteou-nos com O Conto da Ilha Desconhecida. Novamente vamos mergulhar no seu universo fantstico, crtico aguado do sistema em que estamos inseridos. Surge-nos retratado um reino burocrtico e de fantasia, onde um homem persegue o seu sonho e o seu ideal: encontrar a Ilha Desconhecida. Num discurso brilhante, mais amadurecido em relao a Objecto Quase, a personagem convence o governo a dar-lhe um barco. Tambm convence algumas pessoas, entre elas a mulher da limpeza do reino, a acompanh-lo nessa aventura quase utpica e sem destino:

(...) Ento o homem trancou a roda do leme e desceu ao campo com a foice na mo, e foi quando tinha cortado as primeiras espigas que viu uma sombra ao lado da sua sombra. Acordou abraado mulher da limpeza, e ela a ele, confundidos os corpos, confundidos os beliches, que no se sabe se este o de bombordo ou o de estibordo. Depois, mal o sol acabou de nascer, o homem e a mulher foram pintar a proa do barco, de um lado e do outro, em letras brancas, o nome que ainda faltava dar caravela. Pela hora do meio-dia, com a mar, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, procura de si mesma.

Mas como todo sonho tem o seu preo, aos poucos o homem abandonado por todos, s lhe fica a mulher. O autor revela-nos uma histria no s de sonhos utpicos, mas tambm de amor. Com o homem parte a mulher da limpeza, os dois seguem na busca dos sonhos, o amor j o tm. A ilha desconhecida era o grande sonho portugus do fim do segundo milnio: o mergulho na Expo98. Um sonho que fechava o sculo XX no universo histrico lusitano de uma forma espetacular, que rumava para o

terceiro milnio a refletir um futuro que trouxesse de volta a poca da grande aventura, a poca dos descobrimentos, poca que a nao sonhava com o Quinto Imprio. Com a Expo98 vinha a segurana do reencontro de Portugal com a Europa. A esperana de um mercado nico, de uma moeda nica, de um futuro que espelhasse pouco o passado mais recente, do qual voltaram cidados desfeitos pela guerra colonial, fsica e mentalmente. justamente o no esquecimento de uma histria recente, nem sempre gloriosa, porque a histria tambm feita de erros e humilhaes, que a obra de Jos Saramago muitas vezes atira-nos cara. Jos Saramago conduziu neste conto os nossos sonhos rumo fico do sculo XXI.

Jos Saramago

Um dos maiores escritores de lngua portuguesa, Jos de Sousa Saramago tem no seu registro de nascimento a data de 18 de novembro de 1922, apesar de ter nascido no dia 16 daquele ms, na aldeia da Azinhaga, concelho da Goleg. Ainda criana, aos trs anos, mudou com a famlia para Lisboa, onde viveu a maior parte da sua vida. Por dificuldades econmicas, Saramago interrompeu os estudos na capital portuguesa, exercendo, durante a vida, vrias profisses, entre elas: serralheiro mecnico, funcionrio da sade, desenhista, editor, tradutor e jornalista. Apesar de ter publicado o seu primeiro livro, o romance "Terra do Pecado", em 1947, s voltaria a publicar outra obra em 1966. Seu reconhecimento como escritor viria com o romance Memorial do Convento, de 1982. Jos Saramago ficou conhecido por suas posies de esquerda, militante histrico do Partido Comunista Portugus, por seu atesmo declarado, convices que sempre refletiram na sua obra. Dono de uma literatura muitas vezes polmica, foi o primeiro e nico escritor de lngua portuguesa a ser galardoado com o Prmio Nobel de Literatura, em 1998. Atualmente Jos Saramago vive em Lanzarote, Ilhas Canrias, casado com a espanhola Pilar Del Rio.

OBRA:

Poesia:

1966 Os Poemas Possveis 1970 Provavelmente Alegria 1975 O Ano de 1993

Romance:

1947 Terra do Pecado 1977 Manual de Pintura e Caligrafia 1980 Levantado do Cho 1982 Memorial do Convento 1984 O Ano da Morte de Ricardo Reis 1986 A Jangada de Pedra 1989 Histria do Cerco de Lisboa 1991 O Evangelho Segundo Jesus Cristo 1995 Ensaio Sobre a Cegueira 1996 A Bagagem do Viajante 1997 Cadernos de Lanzarote 1997 Todos os Nomes 2000 A Caverna 2002 O Homem Duplicado 2004 Ensaio Sobre a Lucidez

2005 As Intermitncias da Morte 2006 As Pequenas Memrias

Contos:

1978 Objecto Quase

1979 Potica dos Cinco Sentidos O Ouvido 1997 O Conto da Ilha Desconhecida

Crnicas:

1971 Deste Mundo e do Outro 1973 A Bagagem do Viajante 1974 As Opinies Que o DL Teve 1976 Os Apontamentos

Peas de Teatro:

1979 A Noite 1980 Que Farei Com Este Livro? 1987 A Segunda Vida de Francisco de Assis 1993 In Nomine Dei 2005 Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido

Viagens:

1981 Viagem a Portugal

CRONOLOGIA:

1922 Nasce a 16 ou 18 de novembro, na Azinhaga, Goleg, Portugal, Jos Saramago. 1924 Muda-se com a famlia para Lisboa. 1944 Casa-se com Ilda Reis. 1947 Nasce-lhe a filha Violante. Publica o seu primeiro livro, o romance Terra do Pecado. 1955 Para aumentar os rendimentos, faz tradues de Hegel, Tolstoi e Baudelaire. 1966 Publica o segundo livro, Os Poemas Possveis. 1970 Separa-se de Ilda Reis. 1972 Faz parte da redao do jornal Dirio de Lisboa, como comentarista poltico. 1975 Torna-se, de abril a novembro, diretor-adjunto do jornal Dirio de Notcias. 1976 Passa a viver exclusivamente do seu trabalho literrio. 1982 Publica o romance Memorial do Convento, conquistando definitivamente a crtica e os leitores. 1988 Casa-se com a jornalista e tradutora espanhola Mara Del Pilar Del Ro Snchez. 1995 Galardoado com o Prmio Cames pelo conjunto da sua obra. 1998 Galardoado com o Prmio Nobel de Literatura. 2003 Em visita ao Brasil, declara ao jornal O Globo, que os judeus no mereciam simpatia pelo que passaram na poca do Holocausto. 2007 Defende, em entrevista ao Dirio de Notcias, que Portugal deveria integrar-se Espanha.

You might also like