You are on page 1of 26

1 FACULDADES SOUZA MARQUES Faculdade de Cincias Contbeis e Administrao de Empresas Curso de Administrao

NORMAS ABNT 2012/2013 MODELO ORIENTADOR PARA OS ALUNOS DE TCC

Coordenao do Trabalho de Concluso de Curso Prof. MsC. Antonio Portugal

Rio de Janeiro 2013

2 NORMAS ABNT 2012/2013 MODELO ORIENTADOR PARA OS ALUNOS DE TCC Normas vigentes da ABNT: NBR 6023, 6027, 6028, 10520, 14724. Objetivo - caracterizar uniformidade na apresentao dos trabalhos acadmicos dos alunos de graduao do Curso de Administrao da FCCAE das Faculdades Souza Marques; - instrumento norteador para auxiliar o processo de elaborao dos trabalhos. 1- ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADMICOS A estrutura composta por trs partes: a) pr-textuais; b) textuais; c) ps-textuais. Observao: - Algumas dessas partes so consideradas obrigatrias de acordo com as Normas e outras opcionais; - Devem obedecer a ordem abaixo especificada. 1.1 PR-TEXTUAIS 1.1.1 Capa (obrigatrio) 1.1.2 Folha de rosto (obrigatrio) 1.1.2.2 Verso da folha de rosto ou aps para verso digital - Ficha Catalogrfica (obrigatrio) 1.1.3 Errata (opcional) 1.1.4 Folha de aprovao (obrigatrio) 1.1.4.1 Declarao Anti-Plgio (obrigatrio) 1.1.5 Dedicatria (opcional) 1.1.6 Agradecimentos (opcional) 1.1.7 Epgrafe (opcional) 1.1.8 Resumo em portugus / Resumo em ingls (obrigatrio) 1.1.9 Lista de ilustraes, Tabelas, Abreviaturas e siglas, Smbolos(opcional) 1.1.9.1 Apresentao de ilustraes no texto 1.1.9.2 Apresentao de tabelas e quadros no texto 1.1.10 Sumrio (obrigatrio) 1.2 TEXTUAIS 1.2.1 Introduo 1.2.2 Desenvolvimento 1.2.3 Concluso

3 1.3 PS-TEXTUAIS 1.3.1 Referncias (obrigatrio) 1.3.2 Obras consultadas (opcional) 1.3.3 Glossrio (opcional) 1.3.4 Anexo ou Apndice (opcional) PROCEDIMENTO DA ABNT DE CONTEDO: 2 CITAO NO TEXTO 2.1 Sistemas De Chamada Da Citao No Texto 2.2 Sistema Autor-Data 2.3 Sistema Numrico 2.4 Citao Direta Ou Textual 2.5 Citao Indireta 2.6 Citao De Citao 2.7 Citao De Canais Informais (Aula, Conferncia, E-Mail, Depoimentos, Entrevista.) 2.8 Citao Com Um Autor 2.9 Citao Com Dois Autores 2.10 Citao Com Trs Autores - Cita-Se Os Trs Citao Com Mais De Trs Autores CitaSe O Primeiro Seguido De At Al 2.11 Citao De Vrios Autores Uma Mesma Idia 2.12 Citao De Autores Com Mesmo Sobrenome 2.13 Citao De Um Mesmo Autor Com Datas De Publicaes Diferentes 2.14 Citao De Um Mesmo Autor Com Mesmas Datas De Publicao 2.15 Citao Cujo Autor Uma Entidade Coletiva 2.16 Citao De Trabalhos Em Vias De Publicao (No Prelo) 2.17 Citao De Homepage Ou Web Site 2.18 Citao De Obras Clssicas 2.19 Citao Com Omisso De Parte Do Texto 2.20 Numerao 3 REFERNCIAS

4 1.1 PR-TEXTUAIS 1.1.1 Capa (obrigatrio) Deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm). recomendado o padro de fonte Times New Roman ou Arial. Ordem da capa: - nome da instituio (Times New Roman ou Arial/16/negrito); - faculdade(Times New Roman ou Arial/16/negrito); - curso(Times New Roman ou Arial/16/negrito); - nome do autor(Times New Roman ou Arial/16/negrito); - ttulo(Times New Roman ou Arial/16/negrito); - subttulo (se houver); - local (cidade da instituio) (Times New Roman ou Arial/16/negrito); - ano da entrega(Times New Roman ou Arial/16/negrito).

FACULDADES SOUZA MARQUES FACULDADE DE CINCIAS CONTBEIS E ADMINISTRAO DE EMPRESAS CURSO DE ADMINISTRAO DE EMPRESAS

JOO DA SILVA

A GESTO DE MARCAS NO PROCESSO COMPETITIVO

RIO DE JANEIRO 2013

Figura 1 Modelo de capa

Observao: A ttulo de sugesto para que no fique confuso para o aluno e no corra o risco de equvocos utilize Times New Roman ou Arial/16/negrito, em todo o texto da capa.

5 1.1.2 Folha de rosto (obrigatrio) Contm os elementos indispensveis identificao do trabalho. - Formato A4 (21 cm x 29,7 cm); - Recomendado o padro de fonte Times New Roman ou Arial. - Ordem: nome do autor; ttulo; subttulo(se houver); natureza (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso, monografia e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio, faculdade, curso; rea de concentrao; nome do orientado (se houver nome do co-orientador); local (cidade da instituio); - ano da entrega.

JOO DA SILVA

A GESTO DE MARCAS NO PROCESSO COMPETITIVO

Monografia apresentada para obteno do grau de Bacharel no curso de graduao em Administrao de Empresas das Faculdades Souza Marques. Orientador: Professor .......

RIO DE JANEIRO 2013

Figura 2 Folha de Rosto

1.1.2.2 Verso da folha de rosto ou aps para verso digital - Ficha Catalogrfica (obrigatrio) No verso da folha de rosto constar a ficha catalogrfica, instrumento de identificao padro do trabalho a para ser catalogado na biblioteca das Faculdades Souza Marques, seguindo padres internacionais de acordo com o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano AACR2. A biblioteca responsvel pela elaborao da ficha catalogrfica para todos os alunos, e para tanto, os alunos devero procurar a bibliotecria responsvel.

Figura 3 Modelo de verso de folha de rosto

1.1.3 Errata (opcional) Utiliza-se para indicao de erros porventura cometidos e sua respectiva correo, acompanhados de sua localizao no texto. Esta lista dever constar aps a folha de rosto. Observao: Este recurso dever ser utilizado pelo aluno em ltimo caso, consultando antes seu orientador.

Figura 4 Modelo de errata

7 1.1.4 Folha de aprovao (obrigatrio) Esta folha no recebe ttulo. Contem informaes essenciais aprovao do trabalho: - nome do autor(es), ttulo e subttulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituio a que submetido, rea de concentrao, data de aprovao, nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituio a que pertencem. Observao: A data de defesa/ aprovao, o resultado e assinatura dos membros da banca colocada aps a aprovao do trabalho.

JOO DA SILVA A GESTO DE MARCAS NO PROCESSO COMPETITIVO

Monografia

apresentada

para

obteno do grau de Bacharel no curso de graduao em

Administrao de Empresas das Faculdades Souza Marques.

Regulamento de Iniciao Cientfica

Antnio Mariano Prof. Dr. ____________________ Faculdades Souza Marques Lenice Cavalcanti Prof Ms. ____________________ Faculdades Souza Marques Geraldo Avelar Prof. Ms. ____________________ Faculdades Souza Marques

Figura 5 Folha de aprovao

Observao: reas de concentrao de acordo com Regulamento do Programa de Iniciao Cientfica do Curso de Administrao de Empresas: I - Planejamentos Empresariais e Administrao Estratgica: Linhas de pesquisa: Processo de Administrao Estratgica; Marketing para a administrao estratgica; Gesto de sistemas de operaes e gesto da qualidade, para a administrao estratgica; Estratgias, em aes locais, para administrao social e terceiro setor. II - Organizao e Gesto Humana: Linhas de pesquisa: Gesto humana e social nas organizaes; Gesto do conhecimento, da inovao e transformao no trabalho; Gesto da responsabilidade social e da tica.

8 1.1.4.1 Declarao Anti-Plgio (obrigatrio) Esta folha recebe ttulo e uma pea de incluso Institucional, conforme modelo abaixo, mantendo as mesmas indicaes de margens da Figura 5.

DECLARAO ANTI-PLGIO

Eu, ____________________________________________________________, matrcula: ______________, aluno do curso de Bacharelado em Administrao de Empresas das Faculdades Souza Marques, declaro, para os devidos fins e efeitos, e para fazer prova junto a Instituio, que, sob as penalidades previstas no art. 299 do Cdigo Penal Brasileiro, que de minha criao o Trabalho de Concluso de Curso que ora apresento.

Art. 299 do Cdigo Penal Brasileiro, que dispe sobre o crime de Falsidade Ideolgica: Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia estar escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento pblico, e recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa, se o documento particular. Pargrafo nico. Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificao ou alterao de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte. Este crime engloba plgio e compra fraudulenta de documentos cientficos. Por ser verdade, e por ter cincia do referido artigo, firmo a presente declarao.

____________________________________________________________ Assinatura do aluno:

Figura 6 Declarao anti-plgio

1.1.5 Dedicatria (opcional) Esta folha no recebe ttulo e a formatao (projeto grfico) fica a critrio do aluno (a) autor(a), devendo apenas manter a coerncia com o mesmo projeto grfico desenvolvido no trabalho. Folha em que o aluno(a) autor(a) poder prestar homenagem ou dedicar o seu trabalho a algum. 1.1.6 Agradecimentos (opcional) Esta folha receber ttulo AGRADECIMENTOS. A formatao grfica fica a critrio do aluno (a) autor(a), devendo apenas manter a coerncia com o mesmo projeto grfico desenvolvido no trabalho. Devem ser dirigidos s pessoas ou instituies que contriburam de maneira relevante e expressiva elaborao do trabalho, restringindo-se ao mnimo necessrio.

1.1.7 Epgrafe (opcional) Esta folha no recebe ttulo. A formatao grfica fica a critrio do aluno (a) autor(a), devendo apenas manter a coerncia com o mesmo projeto grfico desenvolvido no trabalho. Frase, pensamento ou versos no qual o aluno(a) autor(a) apresente como citao seguida de autoria. Importante que esteja relacionada matria tratada no corpo do trabalho. De acordo com a normativa ABNT, tambm podem ser apresentadas epgrafes nas folhas iniciais dos captulos ou sees.

1.1.8 Resumo em portugus / Resumo em ingls (obrigatrio) Texto que sintetize o que inclui as ideias principais do trabalho. Uma viso sucinta do todo, realando as questes de maior importncia, principalmente as concluses a que se tenha alcanado. feito na lngua de origem e em outra lngua de larga difuso (sugerimos ingls). O ttulo ser centralizado, em maiscula, Times New Roman ou Arial/12/ negrito, dando dois espaos de 1,5 cm, antes do texto e sem indicativo numrico. Deve ser redigido em pargrafo nico, em espao simples. Em monografias e outros trabalhos acadmicos, o resumo ter no mximo, 250 palavras. Em teses e dissertaes ter no mximo, 500 palavras. As palavras-chave devem estar logo abaixo do resumo (dois espaos de 1,5 cm). Mnimo de trs e mximo de cinco palavras. Os resumos (nas duas lnguas) devem estar em folhas separadas, e devem obedecer a seguinte ordem: - folha do resumo portugus e folha do resumo em ingls (ABSTRACT).

1.1.9 Lista de ilustraes, Tabelas, Abreviaturas e siglas, Smbolos(opcional) Enumerao na ordem de apresentao dos elementos caracterizados no texto, como datas, ilustraes (figuras), exemplos e tabelas, cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Esta folha exige ttulo, que deve ser centralizado, sem indicativo numrico obedecendo ordem em que aparecem no texto, exceto para abreviaturas e siglas. As abreviaturas e siglas devem estar relacionadas em ordem alfabtica. Caso existam trs ou menos ilustraes, tabelas, abreviaturas e smbolos em todo trabalho este item totalmente dispensvel. As listas devem estar em folhas separadas obedecendo a seguinte ordem: - Lista de ilustraes ou figuras, 2 - Tabelas, 3 - Abreviaturas e siglas, 4 - Smbolos.

10

Figura 7 Modelo de lista

1.1.9.1 Apresentao de Ilustraes no Texto Entende-se como ilustrao os grficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, etc. que complementam visualmente o texto.

Figura 8 - Modelo de figura no Texto

11

1.1.9.2 Apresentao de Tabelas e Quadros no Texto As tabelas apresentam informaes tratadas estatisticamente, e, os quadros possuem informaes textuais agrupadas em colunas.

Figura 9 - Modelo de tabelas e Quadros no Texto

1.1.10 Sumrio (obrigatrio) Onde dever ser enumerada os captulos, divises e sees, na ordem em que foi apresentada no corpo do trabalho. De acordo com as normas tcnicas, caso o trabalho seja apresentado em mais de um volume, em cada um deles dever constar o sumrio completo do trabalho.

12

Figura 10 - Modelo de sumrio

1.2 TEXTUAIS Composto de trs partes principais: introduo, desenvolvimento e concluso. Parte do trabalho em que exposta a pesquisa desenvolvida pelo aluno(a) autor(a). A apresentao no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), utilizando-se os padres de fonte Times New Roman ou Arial, margens (esquerda, direita, inferior e superior) iguais as partes pr-textuais, espaamento 1,5 entre linhas. Em caso de citaes diretas com mais de trs linhas e legendas de tabelas e ilustraes, usa-se espao simples. Os ttulos e subttulos das sees e subsees que compem o texto devem ser alinhados esquerda, precedidos de seus indicativos numricos grafados em algarismos arbicos e separados entre si por um espao. Os ttulos devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaos duplos. Cada captulo deve ser iniciado em folha nova, em maiscula e em negrito.

13

1 ANTECEDENTES HISTRICOS

No incio do processo de industrializao os mecanismos eram extremamente confusos porque no existiam processos normativos, fato atestado por ......

1.1 RELAO HOMEM MQUINA

Sempre esta relao foi de difcil conhecimento e trata-se de uma constante fonte de pesquisa......

1.1.1 A Mquina de Clculo Numrico

Este semprte foi um dos equipamentos mais sofisticados e de difcil.....


Figura 11 Modelo de textual

1.2.1 Introduo Esta a pgina em que se inicia a numerao visual. Todas as pginas a partir da introduo devem ser numeradas inclusive referncias, anexos etc, e o nmero deve vir no canto superior direito, a 2 cm da borda superior. Na introduo deve constar: - os elementos j formulados no Projeto de Pesquisa; - deve caracterizar sua motivao para escolha do tema proposto; - deixar claro para o leitor quanto a importncia, relevncia, e contextualizao do tema escolhido; - informaes sobre a natureza e importncia do problema, sua relao com outros estudos sobre o mesmo assunto; - o problema de pesquisa levantado; - o objeto geral e seus desdobramentos nos objetivos especficos, bem como a estrutura que pretende adotar no trabalho de forma a responder ao objetivo da pesquisa.

14 A Introduo o momento de apresentar ao leitor, a pesquisa que j foi realizada, que estar detalhada ao longo dos captulos. Tem por finalidade fornecer ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho, assim como enfocar o assunto a ser abordado. Deve ser abrangente sem ser prolongada. Um discurso de abertura em que o pesquisador oferece ao leitor uma sntese dos conceitos da literatura; expressa sua prpria opinio contrastando-a ou no - com a literatura; estabelece as razes de ser de seu trabalho sumariando comeo, meio e fim de sua proposta de estudo. De que forma: - Apresentao do tema do trabalho de pesquisa; - Especificar os objetivos que pretende alcanar com a pesquisa; - Descrever a organizao do trabalho, especificando o que foi abordado em cada captulo; - Mencionar a metodologia utilizada no trabalho (pesquisa bibliogrfica, levantamento estatstico, pesquisa de campo, ...).

Figura 12 - Modelo de Introduo

1.2.2 Desenvolvimento Parte principal de seu trabalho que dever conter a exposio de sua pesquisa. Pode ser dividida em sees e subsees, que variam em funo do tema e da abordagem do mtodo. Dever discutir o que constitui a seo ao mesmo tempo em que justifica os meios que usou

15 para a obteno dos resultados atravs de referenciais bibliogrficos, pesquisas de campo, dados estatsticos etc. A liberdade do desenvolvimento se caracteriza na busca de demonstrar as dedues que iro conduzir o leitor naturalmente s concluses. importante no desenvolvimento apresentar as seguintes etapas: - estabelecer relaes entre causas e efeitos; - apontar as generalizaes e os princpios bsicos, que tenham comprovaes nas observaes experimentais ou bibliogrficas; - esclarecer as excees, modificaes e contradies das hipteses, teorias e princpios diretamente relacionados com o trabalho realizado (caso existam); - indicar as aplicaes tericas ou prticas dos resultados obtidos, bem como, suas limitaes; - elaborar, quando possvel, uma teoria ou um modelo para explicar certas observaes ou resultados obtidos; - sugerir, quando for o caso, novas pesquisas tendo em vista a experincia adquirida no desenvolvimento do trabalho ou em habilidades tcnicas adquiridas atravs de outros estudos ou de prtica profissional. 1.2.3 Concluso Importante observao com relao a concluso. Mesmo que atravs da pesquisa se obtenham vrias concluses, o autor dever usar sempre o termo no singular, pois, se trata da concluso do trabalho. Nunca escrever no ttulo Concluses. A Concluso uma recapitulao dos resultados que foram obtidos no desenvolvimento da pesquisa. Devero ser ressaltadas as dedues lgicas que correspondem aos objetivos propostos. Nenhum objetivo constante da Introduo dever ser esquecido ou desprezado. Caso algum objetivo no tenha sido atingido atravs da pesquisa, na concluso dever ser justificado o motivo que impossibilitou a anlise de resultados. Sendo assim, a Concluso dever ser contemplada com um breve resumo do trabalho; deixar claro a grande concluso do trabalho; fazer referencia a concretizao de todos os objetivos propostos ou justificar o motivo de no ter concludo algum objetivo proposto; apresentar a importncia que o trabalho teve para o seu crescimento acadmico e/ou profissional. 1.3 PS-TEXTUAIS So informaes que complementam o trabalho acadmico. 1.3.1 Referncias (obrigatrio) Conjunto de elementos (bibliografias, revistas tcnicas, artigos, teses, dissertaes, sites etc) que permitem a identificao, no todo ou em parte, de materiais e referenciais que foram mencionados explicitamente no corpo do trabalho. No dever constar nas referencias elementos que no foram citados no corpo do texto (obras consultadas) As referncias devero ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor, usar espaamento entre linhas simples e entre as referncias, duplo espao e alinhados esquerda. O ttulo deve ser centralizado e sem indicativo numrico.

16

1.3.2 Obras consultadas (opcional) So materiais que foram utilizados para compor um ideia e no foi citado no corpo do texto. 1.3.3 Glossrio (opcional) um vocabulrio explicativo dos termos tcnicos, conceitos, palavras, expresses, frases utilizadas no decorrer do trabalho e que podem dar margens a interpretaes errneas ou que sejam desconhecidas de uma maioria e no tenham sido explicados no corpo do texto. A nota de rodap uma alternativa para evitar a elaborao do glossrio e que oferece maior conforto ao leitor. 1.3.4 Apndice e Anexo (opcional) Segundo a NBR 14724, a diferena entre Anexo e Apndice se caracteriza da seguinte forma: - Anexo um texto ou documento no elaborado pelo autor do Trabalho Cientfico (TC) (monografia, tese, etc.); - Apndice um texto ou documento elaborado pelo autor do TC, ou seja, se foi necessrio criar uma entrevista, um relatrio, ou qualquer documento com o escopo de complementar sua argumentao. Tanto o Anexo quanto o Apndice so anexados no final do trabalho com a finalidade de abonar ou documentar dados ou fatos citados no decorrer de seu desenvolvimento.

PROCEDIMENTO DA ABNT DE CONTEDO: 2 CITAO NO TEXTO Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) - NBR10520 - Citao a meno, no corpo do texto, de uma informao extrada de outra fonte". 2.1 SISTEMAS DE CHAMADA DA CITAO NO TEXTO Segundo a ABNT, as citaes devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: autor-data ou numrico. Qualquer mtodo adotado dever ser seguido consistentemente em todo o texto. 2.2 SISTEMA AUTOR-DATA Esse estilo de citao permite identificar, a fonte de informao na lista de referncias, em ordem alfabtica no final do trabalho. So feitas da seguinte forma: - pelo sobrenome do autor; - pela instituio responsvel; - pelo ttulo de entrada (caso a autoria no esteja declarada). Todas seguidas da data de publicao e da pgina do documento, separados por vrgula e entre parnteses.

17 2.3 SISTEMA NUMRICO Neste sistema, a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, em algarismo arbicos, remetendo a lista de referencias no final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. A indicao da numerao pode ser feita entre parnteses, alinhada ao texto, ou situada um pouco acima da linha do texto em expoente linha do mesmo, aps a pontuao que fecha a citao EX.: Diz Rui Barbosa: " Tudo viver, previvendo."(15) Diz Rui Barbosa: "Tudo viver, previvendo15." Observao: De acordo com o Manual de elaborao de TCC do Curso de Administrao foi priorizado o sistema autor-data, no sendo utilizado nas monografias dos Trabalhos de Concluso de Curso o sistema numrico. 2.4 CITAO DIRETA OU TEXTUAL - de at trs linhas: (as citaes diretas, no texto, de at trs linhas, devem estar contidas entre aspas duplas). Exemplo: Dornelas(2008, p.19) descreve: interessante observar que o empreendedor de sucesso leva consigo ainda uma caracterstica singular, que o fato de conhecer como poucos o negcio. - de mais de trs linhas: (as citaes diretas, no texto, de mais de trs linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda com letra menor (Times New Roman ou Arial/11), com espaamento simples e sem as aspas). Exemplo:
O processo empreendedor envolve todas as funes, atividades e aes associadas com a criao de novas empresas. Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de criao de algo novo, de valor. Em segundo, requer a devoo, o comprometimento de tempo e o esforo necessrio para fazer a empresa crescer. E em terceiro, que riscos calculados sejam assumidos e decises crticas tomadas; preciso ousadia e nimo apesar de falhas e erros.

(DORNELAS, 2008, P.23)

2.5 CITAO INDIRETA Transcrio de conceitos do autor consultado, porm descritos com as prprias palavras do redator. Na citao indireta o autor tem liberdade para escrever com suas palavras as ideias do autor consultado. Exemplo: Outra abordagem relevante refere-se ao estudo de Kotler (1982) das caractersticas relativas aos gerentes gerais, que procura.... ou Outra abordagem relevante refere-se ao estudo de (KOTLER, 1982) das caractersticas relativas aos gerentes gerais, que procura.... (Dentro do parnteses o nome do autor deve estar em letras maisculas, s se usa minscula no texto).

18 2.6 CITAO DE CITAO a transcrio direta ou indireta de uma obra ao qual no se teve acesso, isto , o pesquisador teve acesso atravs da citao direta ou indireta de um determinado autor. -Emprego da expresso latina "apud" (junto ), ou o equivalente em portugus "citado por", para identificar a fonte secundria que foi efetivamente consultada. Exemplo: A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e comea algo novo. Antes de partir para definies mais utilizadas e aceitas, importante fazer uma anlise histrica do desenvolvimento da teoria do empreendedorismo, assim caracterizado o entendimento de Hisrish (1986 apud DORNELAS, 2008, p.14) 2.7 CITAO DE CANAIS INFORMAIS (AULA, CONFERNCIA, E-MAIL, DEPOIMENTOS, ENTREVISTA.) Os dados obtidos atravs de fontes de informao verbal (palestras, debates, comunicaes) A expresso informao verbal, dever ser indicada mencionando os dados disponveis em nota de rodap. Exemplo: Inovar e fazer um bom atendimento que faz a diferena. Ns temos que gostar das pessoas temos que atender 100% bem e 24 horas do dia tratar as pessoas como queremos ser tratados (*1) Na nota de rodap no final da pgina: *1 - Afirmativa de Luiza Helena Trajano, proprietria
do Magazine Luiza, em palestra para lojista do Piau, em abril/2010, no auditrio da Novafapi.

2.8 CITAO COM UM AUTOR Exemplo: - (autor como parte do texto): Como afirma Almeida (1988, p. 14) "As novas tecnologias so o resultado prtico de cruzamentos entre as diversas faces do triangulo da comunicao contempornea: a tv, o satlite e o computador. - (autor no faz parte do texto) "As novas tecnologias so o resultado prtico de cruzamentos entre as diversas faces do triangulo da comunicao contempornea: a tv, o satlite e o computador. (ALMEIDA, 1988, p. 14) OBS.: trata-se de citao direta, por isso o trecho retirado da obra consultada digitado entre aspas duplas e a pontuao do autor citado fielmente reproduzida. 2.9 CITAO COM DOIS AUTORES Devem ser apresentados pelos sobrenomes dos autores ligados por ( ; ) quando apresentados entre parnteses. Exemplo: (autor no faz parte do texto e no exemplo o texto possui mais do que trs linhas)
As estratgias de oportunidades como sendo a adotada por empresas que enfrentam grandes variaes no nvel de atividade em seus mercados. Ela consiste basicamente na manuteno de mnimo esforo durante os perodos de baixa intensidade e na minimizao do esforo em perodo de pico. (ZACCARELLI; FISCHMANN, 1994, p.58)

19 Devem ser apresentados pelos sobrenomes dos autores ligados por e. Exemplo: (autor como parte do texto) Zaccarelli e Fischmann (1994, p.58) identificam a estratgia de oportunidades como sendo a adotada por empresas que enfrentam grandes variaes no nvel de atividade em seus mercados. Ela consiste basicamente na manuteno de mnimo esforo durante os perodos de baixa intensidade e na minimizao do esforo em perodo de pico. 2.10 CITAO COM TRS AUTORES - CITA-SE O PRIMEIRO SEGUIDO DE et al Exemplo: (autor como parte do texto) Lotufo Neto et al (2001) afirmam que os gerentes com depresso emocional no conseguem assumir seus papis de lderes de equipe, porque no conseguem se auto motivar. Exemplo: (autor no faz parte do texto) Os gerentes que esto sob processo de depresso motivacional perdem o controle de sua auto motivao, prejudicando assim, suas capacidades de comportamentais em relao a suas habilidades humanas de lderes. (LOTUFO NETO et al., 2001) 2.11 CITAO DE VRIOS AUTORES UMA MESMA IDEIA Deve ser respeitada a ordem alfabtica de seus sobrenomes aos fazer a citao. Exemplo: Essas proposies foram testadas dentro dos limites estreitos da pesquisa sobre projetos do trabalho e empowerment. Dessa forma Jackson, Parker e Wall ( 1997) e Zarker (2000) demonstraram como autonomia e deciso so positivamente relacionadas com comportamentos proativos, iniciativas, flexibilidades e internalizaes de estratgias organizacionais por parte dos empregados. Do mesmo modo, Clegg e Cordery, Leach, Jackson (2000), Parker (1998),Wall (2000) . 2.12 CITAO DE AUTORES COM MESMO SOBRENOME Havendo dois autores com o mesmo sobrenome e mesma data de publicao, acrescentamse as iniciais de seus prenomes. Exemplo: Os dados para a amostra dessa pesquisa foram coletados no banco de dados International Finance Corporation. Conforme salientam Costa J.R. e Costa M.R (1994). 2.13 CITAO DE UM MESMO AUTOR COM DATAS DE PUBLICAES DIFERENTES Exemplo: Recentemente, Tavares (1994, 1995, 1998) comprovou que o aprimoramento das tcnicas na implementao de processos organizacionais e o treinamento in company dos colaboradores representam a base de sustentao do controle de qualidade total. A seqncia das citaes obedece a ordem cronolgica das publicaes.

20 2.14 CITAO DE UM MESMO AUTOR COM MESMAS DATAS DE PUBLICAO EX.: De acordo com Robins (1973a, 1973b, 1973c) o nmero de manifestao de conflitos organizacionais corresponde a poltica organizacional e a caracterstica cultural da empresa. Neste caso ao elaborar as referncias, as mesmas letras identificadoras dos documentos devero ser apresentadas. 2.15 CITAO CUJO AUTOR UMA ENTIDADE COLETIVA Exemplo: Segundo a ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, (2002) todo autor citado no texto deve ser relacionado nas referncias. Observao: As prximas vezes que a entidade for citada no corpo do texto desenvolvido, poder ser utilizada apenas a sigla. Segundo a ABNT... 2.16 CITAO DE TRABALHOS EM VIAS DE PUBLICAO (NO PRELO) Exemplo: Segundo Carneiro (no publicado), todo comportamento humano decorre da concepo que ns temos da realidade e nessa realidade existem trs plos distintos: ns e aquilo que ns somos, ns e aquilo que nos cerca, ns e as outras pessoas. Nossa postura na vida depende do modo como estabelecemos esta relao. Observao: Caso o texto esteja redigido em ingls, utiliza-se a expresso" in the press" 2.17 CITAO DE HOMEPAGE OU WEB SITE Cita-se o autor pelo sobrenome, como se faz na citao tradicional. Quando no houver autor cita-se a primeira palavra do ttulo em (caps lock). A ABNT orienta fazer a citao da mesma forma que a do autor-livro e autor revista. Da mesma forma, orienta a ABNT, que no se faz meno do site na nota de rodap, pois existe uma referncia prpria para documentos retirados da Internet. Exemplo: Ao tratar de biblioteca digital, Cunha (1999) esclarece que ela tambm conhecida como biblioteca eletrnica (principalmente no Reino Unido), biblioteca virtual (quando utiliza recursos da realidade virtual), bibliotecas sem paredes e biblioteca virtual. Observao: Somente na lista de referncias cita-se o nome completo do autor, o nome do site e a data do acesso. 2.18 CITAO DE OBRAS CLSSICAS Exemplo: Homero exulta o povo "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ningum ceda ao sono..." (Ilada, 10, p.173). O volume deve ser indicado em arbico e deve-se colocar a designao da pgina " p. " 2.19 CITAO COM OMISSO DE PARTE DO TEXTO Omisses em citaes so permitidas quando no alteram o sentido do texto. So indicadas pelo uso de reticncias no inicio ou no final da citao. Quando houver omisses, no meio da citao, usam-se reticncias entre colchetes. As reticncias indicam interrupo de um pensamento ou omisso intencional de algo que se devia ou que podia dizer e que apenas se sugere, por estar facilmente subtendido.

21 Exemplo: - (no inicio da citao) "...alguns dos piores erros na construo organizacional tem sido cometidos pela imposio de um modelo mecanicista de organizao ideal" ou "universal" a uma empresa viva" (CASTRO, 1976, p.41) - (no meio da citao) O poder tributrio [...] base de aplicao de qualquer categoria de tributos" (FOUROUGE, 1973, p. 41) - (no final da citao)
Em relao a este tema Muraro (1983) no seu estudo com mulheres brasileiras da classe burguesa, afirma que uma das preocupaes mais importantes destas mulheres centrava-se na prpria aceitao como gerentes empreendedoras atuando em nveis estratgicos, onde seus subordinados eram somente pessoas do sexo masculino, com baixo nvel de escolaridade e posio na cadeia social... (MURARO, 1983,

p.62) Observao: o exemplo (no final da citao) excede trs linhas, sendo assim, deve ser destacado o recuo de 4cm da margem esquerda com letra menor (Times New Roman ou Arial/11), com espaamento simples e sem as aspas).

2.20 NUMERAO A numerao das notas explicativas feita em algarismo arbico, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina. Ibdem - ibd [ na mesma obra] - Usado quando se faz vrias citaes seguidas de um mesmo Documento. 5 Silva, 1980, p.120 6 Ibid, p. 132Idem - Id [ do mesmo autor] - Obras diferentes do mesmo autor. 5 Silva, 1980, p. 132 6 Id, 1992, p. 132 Opus citatum - op. cit. [obra citada] - Refere-se obra citada anteriormente na mesma pgina, quando houver intercalao de outras notas. 5 Silva, 1980, p. 23 6 Pereira, 1991, p. 213 7 Silva, op. cit., 93Locus citatum - loc cit [lugar citado] - Refere-se a mesma pgina de uma obra citada anteriormente, quando houver intercalao de outras notas. 5 Silva, 1995, p120 6 Pereira, 1994, p.132 7 Silva, loc. Cit Nota: As expresses latinas somente podem ser usadas em notas de rodap. Das expresses latinas, a expresso apud a nica que pode ser usada no texto tambm. 3 REFERNCIAS Tipos de referncias e sua ordem exata conforme norma vigente da ABNT NBR 6023.

22

Pnf: facilitao muscular conceptiva

ARBEX JUNIOR, J. Nacionalismo: o desafio da nova ordem pssocialista. So Paulo:Scipioni, 1993.104p (histria em abert,1)

23

SANTANA, J.V. A formao do administrador educacional: uma reflexo. So Bernardo do Campo, 2000.182p. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao e Letras, Universidade Metodista de So Paulo, So Bernardo do Campo, 2000.

24

ABORGENES. In: Novo Aurlio : dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000.

25
3.14 LEIS E DECRETOS BRASIL. Decreto lei n. 2.425, de 7 de abril de 1988. Estabelece critrios para pagamento de gratificaes e vantagens pecunirias aos titulares de cargos e empregos na Administrao Federal. Dirio oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, v.126, n. 66, p.6009, 08 de abril. Seo 1, pt 1 3.15 ACRDOS DECISES E SENTENAS DE CORTES OU TRIBUNAISNOME DO PAS, ESTADO OU MUNICPIO. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de extradio. Extradio n. 410. Estados Unidos da Amrica e Jos Antnio Hernandez. Relator: Ministro Rafael Mayer. 21 mar. 1984. Revista Trimestral de Jurisprudencia, Brasilia, v. 109, p. 870-879, set. 1984. 3.16 PARECERES, RESOLUES E INDICAES AUTORIA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO. Resoluo n. 16 de 13 de dezembro de 1984. Dispes sobre reajustamento de taxas, contribuies e semestralidades escolares e altera e altera a relao do artigo 5 da da resoluo n. 1 de 14/1/83. Relator: Lafayete de Azevedo. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 13 dez. 1984. Sc. 1, p. 190-191. 3.17 ATAS DE REUNIES Universidade Metodista de So Paulo. Conselho de Ensino e Pesquisa, So Bernardo do Campo. Ata da sesso realizada no dia 10 out. 2002. Livro 30, p. 10 verso.
3.18 ARQUIVOS ELETRNICOS UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO. Sistema de Bibliotecas. Normas.doc. Manual para apresentao de trabalhos cientficos. Biblioteca Central. So Bernardo do Campo, 16 out. 2002. 2 disquetes. Word 5.0. SILVA, L.L. B. Apostila.doc. So Bernardo do Campo, 16 out. 2001. Arquivo (605 bytes); disquetes 3 Word for Windows 6.0. UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO. Biblioteca Central. Manual de referencia. So Bernardo do Campo, 2002. 1 disquete.

SANTOS, J. J. Discusses sobre normalizao de trabalhos [mensagem pessoal]. Mensagem recebida porbiblioteca@metodista.br em 12 out. 2002.

Observao: Segundo a ABNT, as mensagens que circulam por intermdio do correio eletrnico devem ser referenciadas somente quando no se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discusso. Mensagens trocadas por e-mail tem carter

26 informal, interpessoal e efmero, e desaparece rapidamente, no sendo recomendvel seu uso como fonte cientifica ou tcnica de pesquisa.
3.19 DOCUMENTOS ELETRNICOS (disponveis em meio tradicional e que tambm se apresentam em meio eletrnico) a- Livro no todo: QUEIRS, Ea de. A relquia. In: BIBLIOTECA virtual do estudante brasileiro. So Paulo: USP, 1998. Disponvel em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em: 11 nov. 2002. b- Evento no todo: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO MOVIMENTO, 35., 2002, So Paulo. Anais... So Paulo, SP: UMESP. 1 cd-rom.

ABORGENES. In: Novo Aurlio : dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000. Disponvel em <http://www.dicionariodalinguaportuguesa.com.br >. Acesso em: 12 nov. 2002. f- Jornal Estado de So Paulo. So Paulo, ano 126, n. 39401, nov. 2002. Disponvel em: < http://www.estadao.com.br >. Acesso em: 12 nov. 2002. g- Artigo de jornal COMRCIO, eletrnico. O Povo On-line, Fortaleza, 18 nov. 1989. Disponvel em: < http://www.opovo.com.br >. Acesso em: 18 nov. 2002. h- Artigo de revista SANTOS, Lineu. O bibliotecrio de referencia. Cincia da Informao. Braslia : IBICT, v. 26, n. 3, 1997. Disponvel em <http://www.ibict.br/cionline/ >. Acesso em: 18 nov. 2002. 3.20 DOCUMENTOS TRADUZIDOS Pode-se indicar a fonte da traduo quando mencionada. CARRUTH, J. A nova casa do Bebeto. Desenho de Tony Hutchings. Traduo Ruth Rocha. So Paulo: Circulo do Livro, 1993. 21p. Traduo de: Moving House.

You might also like