You are on page 1of 4

DECRETO N 8.

468, de 08 DE SETEMBRO DE 1976 Art 19-A - Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente podero ser lanados em sistema de esgotos, provido de tratamento com capacidade e de tipo adequados, conforme previsto no 4 deste artigo se obedecerem s seguintes condies: I - pH entre 6,0 (seis inteiros) e 10,0 (dez inteiros); II - temperatura inferior a 40 C (quarenta graus Celsius); III - materiais sedimentveis at 20 ml/l (vinte mililitros por litro) em teste de 1 (uma) hora em "cone Imhoff"; IV - ausncia de leo e graxas visveis e concentrao mxima de 150 mg/l (cento e cinqenta miligramas por litro) de substncias solveis em hexano; V - ausncia de solventes, gasolina, leos leves e substncias explosivas ou inflamveis em geral; VI - ausncia de despejos que causem ou possam causar obstruo das canalizaes ou qualquer interferncia na operao do sistema de esgotos; VII - ausncia de qualquer substncia em concentrao potencialmente txicas a processos biolgicos de tratamento de esgotos; VIII - concentraes mximas dos seguintes elementos, conjuntos de elementos ou substncias: a) arsnico, cdmio, chumbo, cobre, cromo hexavalente, mercrio, prata e selnio - 1,5 mg/l (um e meio miligrama por litro) de cada elemento sujeitas restrio da alnea e deste inciso; b) cromo total e zinco 5,0 mg/l (cinco miligramas por litro) de cada elemento, sujeitas ainda restrio da alnea e deste inciso; c) estanho - 4,0 mg/l (quatro miligramas por litro) sujeita ainda restrio da alnea e deste inciso; d) nquel - 2,0 mg/l (dois miligramas por litro), sujeita ainda restrio da alnea e deste inciso; e) todos os elementos constantes das alneas "a" a "d" deste inciso, excetuando o cromo hexavalente - total de 5,0 mg/l (cinco miligramas por litro; f) cianeto - 0,2 mg/l (dois dcimos de miligramas por litro); g) fenol - 5,0 mg/l (cinco miligramas por litro); h) ferro solvel - (Fe2+) - 15,0 mg/l (quinze miligramas por litro) i) fluoreto - 10,0 mg/l (dez miligramas por litro) j) sulfeto - 1,0 mg/l (um miligrama por litro); l) sulfato - 1.000 mg/l (mil miligrama por litro); IX - regime de lanamento contnuo de 24 (vinte e quatro) horas por dia, com vazo mxima de at 1,5 (uma vez e meia) a vazo diria; X - ausncia de guas pluviais em qualquer quantidade. 1 - Desde que no seja afetado o bom funcionamento dos elementos do sistema de esgotos, a entidade responsvel pela sua operao poder, em casos especficos, admitir a alterao dos valores fixados nos incisos IV e VIII, deste artigo, devendo comunicar tal fato CETESB.

2 - Se a concentrao de qualquer elemento ou substncia puder atingir valores prejudiciais ao bom funcionamento do sistema, entidade responsvel por sua operao ser facultado, em casos especficos, reduzir os limites fixados nos incisos IV e VIII deste artigo, bem como estabelecer concentraes mximas de outras substncias potencialmente prejudiciais, devendo comunicar tal fato CETESB. 3 - Se o lanamento dos efluentes se der em sistema pblico de esgotos, desprovido de tratamento com capacidade e de tipos adequados, sero aplicveis os padres de emisso previstos no artigo 18 e nos incisos V, VI, VIII, alneas "j" e "l" e X, deste artigo, e, ainda, nas normas decorrentes deste Regulamento. 4 - Para efeito de aplicao do disposto neste artigo, considera-se o sistema pblico de esgotos provido de tratamento com capacidade e de tipo adequados quando, a critrio da CETESB, tal tratamento atender s finalidades pretendidas, ou existir plano e cronograma de obras j aprovados pelo Governo Federal ou Estadual. Art. 51 - No permitido depositar, dispor, descarregar, enterrar, infiltrar ou acumular no solo resduos, em qualquer estado da matria, desde que poluentes, na forma estabelecida no art. 3 deste Regulamento. Art. 52 - O solo somente poder ser utilizado para destino final de resduos de qualquer natureza, desde que sua disposio seja feita de forma adequada, estabelecida em projetos especficos de transporte e destino final, ficando vedada a simples descarga ou depsito, seja em propriedade pblica ou particular. Pargrafo nico - Quando a disposio final, mencionada neste artigo, exigir a execuo de aterros sanitrios, devero ser tomadas medidas adequadas para proteo das guas superficiais e subterrneas, obedecendo-se normas a serem expedidas pela CETESB.

ABNT NBR 10007:2004 - Amostragem de resduos slidos 4.2.5 Amostragem em leitos de secagem, lagoas secas e solos contaminados 4.2.5.1 A rea onde o resduo estiver acumulado deve ser dividida em quadrculas imaginrias, conforme recomendado na tabela A.4 (Dividir a superfcie em uma rede quadriculada imaginria. De cada quadrcula retirar uma amostra representativa da rea contaminada) NOTA O nmero de quadrculas determinado pelo nmero desejado de amostras a serem coletadas, as quais, quando combinadas, do uma amostra representativa dos resduos. 4.2.5.2 Para a retirada de amostras de at 20 cm, pode-se utilizar uma p ou trado, conforme o estabelecido nas instrues do anexo B. 4.2.5.3 Para a retirada de amostras de profundidades superiores a 20 cm, pode-se utilizar trado ou amostrador similar, conforme as instrues do anexo B. NOTA Quando no for conhecida a espessura da camada de resduos e os resduos estiverem muito pastosos, pode ser necessria a construo de pranchas ou tablados para possibilitarem a retirada de amostras mais centrais da rea de secagem. B.4 P Este amostrador um tipo de p de jardineiro, com lmina normalmente afiada. Um desenho desta p mostrado na figura B.4. Esta p pode ser usada para coletar amostras de materiais granulares, amostras em recipientes rasos e amostras superficiais de solo.

Figura B.4 P

B.4.1 Procedimentos para utilizao Proceder da seguinte maneira: a) verificar se a p est descontaminada e/ou estril; b) usar os equipamentos de proteo individual adequados e executar os procedimentos de amostragem; c) introduzir a p no material a ser amostrado, retirando um volume de amostra suficiente; d) transferir a amostra para um frasco de amostragem com o auxlio de uma esptula; e) preservar a amostra, se necessrio; f) tampar o frasco de amostragem, identific-lo, preencher a ficha de coleta e enviar a amostra para o laboratrio; g) limpar a p e embal-la em saco plstico. B.5 Trado Este amostrador normalmente utilizado em sondagens de solo, podendo ser utilizado para amostragem de resduos. O seu acionamento pode ser manual ou mecnico, e a preservao ou destruio do perfil do material a ser amostrado depende do tipo de broca utilizada. O trado particularmente til na coleta de amostras a profundidades maiores que 20 cm. Um esquema de um trado mostrado na figura B.5.

Figura B.5 Trado B.5.1 Procedimentos para utilizao Proceder da seguinte maneira: a) verificar se o trado est descontaminado e/ou estril; b) usar os equipamentos de proteo individual adequados e executar os procedimentos de amostragem; c) selecionar a broca adequada; d) colocar o trado sobre o ponto de amostragem; e) cravar at a profundidade de amostragem desejada; f) retirar o trado e transferir a amostra coletada para um frasco de amostragem; g) transferir a amostra para um frasco de amostragem com o auxlio de uma esptula; h) preservar a amostra, se necessrio;

i) tampar o frasco de amostragem, identific-lo, preencher a ficha de coleta e enviar a amostra para o laboratrio; j) limpar o trado e embal-la em saco plstico.

You might also like